Sei sulla pagina 1di 40

Unidade 11 Geometria Plana I

Congruncia e semelhana de figuras planas Relaes mtricas do tringulo retngulo Tringulo qualquer

Congruncia e Semelhana de Figuras Planas

TRINGULOS SEMELHANTES
Dois polgonos so semelhantes quando satisfazem, simultaneamente, duas condies: os ngulos so respectivamente congruentes e os lados correspondentes so proporcionais. Os tringulos, no entanto, constituem um casos especial. Para que dois tringulos sejam semelhantes, basta que verifiquem uma das duas condies de semelhana; se essa condio for satisfeita, a outra ser automaticamente vlida. Portanto, dois tringulos so semelhantes quando tm os ngulos respectivamente congruentes ou lados homlogos correspondentes proporcionais.

TRINGULOS SEMELHANTES

PROPRIEDADES

EXEMPLO 1

EXEMPLO 2

Para voc fazer p. 33


Pela proporo, temos : 2 3 m = = 5 n 10 2 3 15 1) = 2n = 5.3 2n = 15 n = n = 7,5 5 n 2 2 m 20 2) = 5m = 10.2 5m = 20 m = m=4 5 10 4

n = 7,5 e m = 4

POLGONOS SEMELHANTES
Para que duas figuras sejam semelhantes, necessrio que tenham ngulos correspondentes de mesma medida e as medidas dos segmentos correspondentes proporcionais. Consideremos os polgonos QRSTU e ABCDE das figuras seguintes:

POLGONOS SEMELHANTES

POLGONOS SEMELHANTES

POLGONOS SEMELHANTES
Os valores obtido chama-se razo de semelhana do pentgono QRSTU para o pentgono ABCDE. Dois polgonos com o mesmo nmero de lados so de semelhantes quando possuem ngulos respectivamente congruentes e lados correspondentes proporcionais. A razo entre qualquer lado de um pol[igono e o lado correspondente do outro chama-se razo de semelhana.

POLGONOS SEMELHANTES

PROPRIEDADES

PROPRIEDADES

EXEMPLO 1

CONTINUAO

Para voc fazer p. 35

Pela proporo, temos : AC 3 5 3 = = DF 2 DF 2 3DF = 10

10 DF = cm 3

Relao Mtricas do Tringulo Retngulo


A c h b n a=m+n Os tringulos HBA, HAC e ABC so semelhantes

m c = a.m = c 2 (1) c a

m H

c = am
C

n b = a.n = b 2 (2) b a

b = an

Relao Mtricas do Tringulo Retngulo


A c m h HH Somando as equaes (1) e (2) n C h b

a ( m + n) = b 2 + c 2

a =b +c

Relao Mtricas do Tringulo Retngulo


A c h B m H A c B h n a=m+n h H n b C b C

m h = h n

h = m.n
A rea do tringulo ABC pode ser calculada por:

a .h b .c = 2 2

m H

a.h = b.c

Resoluo de Atividades
Pgina 37 e 38

Tringulo qualquer e suas propriedades


O estudo de tringulos um dos assuntos mais importantes na Geometria. Isso ocorre porque eles podem ser associados a figuras geomtricas circulares, possibilitando relaes importantes, alm de serem elementos bsicos constituintes de figuras poligonais com mais de trs lados. A seguir, apresentaremos algumas propriedades geomtricas e generalidades sobre tringulos.

Elementos principais de um tringulo


Os principais elementos de um tringulo so os lados, os vrtices, os ngulos internos e externos: Considerando o tringulo ABC ao lado, temos:

Os lados so os segmentos AB, AC e BC, ; eC Os ngulos internos so formados , B

,B eC Os ngulos externos so os ngulos A e e e

Soma dos ngulos internos de um tringulo


Vamos relembrar agora uma propriedade que relaciona os ngulos internos de um tringulo. Observe: Se, pelo vrtice C, traarmos uma reta paralela ao lado AB, obteremos ngulos congruentes aos ngulos A e B. Os trs ngulos destacados no vrtice C, juntos, correspondem a um ngulo de 180. Logo, podemos concluir que:

Portanto, em qualquer tringulo, a soma dos ngulos internos sempre igual a 180. Essa relao conhecida como Teorema Angular de Tales.

= 180 +C +B

Soma dos ngulos externos de um tringulo


Observe, no tringulo ABC abaixo, que a soma de qualquer ngulo interno de um tringulo com correspondente ngulo externo sempre igual a 180.

+B = 180 B e +C = 180 C e

Assim, podemos escrever as seguintes relaes. +A = 180 A


e

Soma dos ngulos externos de um tringulo


Somando, membro a membro, essas
e e e

= 540 +C +B e e = 540 +B +C 180 + A e e e


e

trs ltimas equaes, temos : +C = 180 +180 +180 +A +B +B +C A

)+ A +B +C (A

= 540 180 +B +C A e e e

A e + B e + C e = 360

Resoluo de Atividades
Pgina 39

Classificao dos tringulos


Os tringulos podem ser classificados de acordo com dois critrios principais: quanto aos lados e quanto aos ngulos. Quanto aos lados: Tringulo Equiltero: apresenta os lados e os ngulos com a mesma medida. Tringulo Issceles: apresenta dois lados e dois ngulos com a mesma medida. Tringulo escaleno: apresenta os trs lados e os ngulos com medidas diferentes.

Classificao dos tringulos


Quanto aos ngulos: Tringulo acutngulo: apresenta os ngulos internos agudos, ou seja, de medidas menores que 90; Tringulo retngulo: apresenta um ngulo reto, ou seja, com medida igual a 90; Tringulo obtusngulo: apresenta um ngulo interno obtuso, ou seja, de medida maior que 90.

Condio de existncia de um tringulo


Para a existncia de um tringulo cujos lados tenham medidas a, b, e c devem ser verificadas as seguintes condies: A medida de cada lado deve ser menor que a soma das medidas dos outros dois lados: a>b+c b>a+c c>a+b

Condio de existncia de um tringulo


A medida de cada lado deve ser maior que o mdulo da diferena das medidas dos outros dois lados: a > |b c | b > |a c | c > |a b | Para qualquer lado de medida a de um tringulo, necessariamente, devemos ter: |b c | < a < b + c Essa ltima expresso denominada desigualdade triangular.

Outros elementos de um tringulo


Alm dos chamados elementos principais de um tringulo, que so os lados, os vrtices, os ngulos internos e externos, existem outros elementos cujo conhecimento ser importante no desenvolvimento da Geometria. Estudaremos, agora, no contexto de tringulos, as alturas, as medidas, as mediatrizes e as bissetrizes. Cada um desses elementos determinar um ponto notvel distinto de um tringulo:

Outros elementos de um tringulo

Altura
Uma altura de um tringulo um segmento de reta que tem extremidades em u vrtice e no lado oposto a esse vrtice, sendo perpendicular a esseAlado.
H o ortocentro do tringulo ABC ha hb

hc

Altura
A

Tringulo Obtuso

ha hc C B

hb H o ortocentro do tringulo ABC

Mediana
Mediana em um tringulo um segmento de reta que tem extremidades no ponto mdio de um lado e no vrtice oposto a esse lado.
G o baricentro A do tringulo ABC M2 M3

M1

VOC LEMBRA?
Mediatriz de um segmento a reta que passa pelo ponto mdio desse segmento sendo perpendicular a ele. A mediatriz de um segmento traduz o lugar geomtrico dos pontos equidistantes dos vrtices do segmento: Bissetriz de um ngulo a reta que divide esse ngulo em duas partes iguais. A bissetriz o lugar geomtrico dos pontos equidistantes dos lados de um ngulo.

Mediatriz
Todo tringulo admite um circunferncia circunscrita a ele que passa pelos vrtices desse tringulo. O centro dessa circunferncia, chamado circuncentro, obtido pela interseco das mediatrizes dos lados do tringulo.
A

Bissetriz
Todo tringulo admite uma circunferncia inscrita que tangencia internamente os trs lados. O centro dessa circunferncia, chamada de incentro, obtido pela interseco das bissetrizes dos ngulos internos do tringulo.

Potrebbero piacerti anche