Sei sulla pagina 1di 15

Aprender Economia

Captulo 1: Dos preos ao valor


Singer, Paul. Aprender Economia, in: Dos Preos ao Valor, So Paulo, Editora Contexto, !" Edio, ##$. Pages % & $'.

As leis do mercado
(este primeiro t)pico conclu*mos +ue geralmente numa economia de mercado +uem ,ixa o preo - o .endedor, ca/endo ao comprador decidir +uanto comprar. 0am/-m encontramos em uma economia de mercado .1rios .endedores, segundo um ramo de produo, ou ind2stria. Com isto .eri,ica3se +ue o monop)lio tende a ser opcional4 di.ersos pa*ses t5m leis +ue pro*/em o monop)lio a/soluto, podendo 6a.er alguns casos em +ue o monop)lio tende a ser natural. C6amamos de oligoplio uma situao de poucos competidores, por-m com mais de um4 monoplio ento - considerado uma situao onde s) .eri,icamos um 2nico .endedor. A situao de concorrncia - +uando 61 di.ersos produtores.

Tipos de mercadorias
Para entendermos como os preos surgem de.emos con6ecer os tipos de mercadorias +ue existem4 As mercadorias elsticas aos preos so a+uelas cu7a produo pode ser aumentada con,orme o seu consumo aumente, so /asicamente os ser.ios e produtos de ind2stria. As mercadorias inelsticas so outro tipo, sua +uantidade no pode ser modi,icada com ,acilidade.
Se o consumo de automveis cresce de 5 a 1 ! ao ano" a ind#stria automo$ilstica em geral tem possi$ilidade de e%pandir a sua produ&o em 5 ou 1 !' A maior parte dos produtos industriais ( dessa nature)a"'''* 8el1stica9 '''ou se+a" a produ&o pode aumentar ou diminuir con,orme a procura'* 8p. ''9 Esse tipo de produto ( $asicamente o produto agrcola -ue depende da col.eita'''* 8p. ' 9

/inelsticos0

Os preos dos produtos elsticos


:s preos dos produtos el1sticos so ,ormados atra.-s dos custos de produo, +ue determina +uanto a empresa co/rar1 por determinado produto, pedindo mais pelo mesmo4 da* tem3se o lucro. : preo ento - um .alor atri/u*do ao custo de produo acrescido de uma margem de lucro, o mar1 up.

Os preos dos produtos inelsticos


Conclu*mos +ue neste tipo de mercadoria o preo - ,ixado so/ ,orma de leilo, - di;er, os preos so criados pela disposio dos compradores em compr13lo, os mesmos o determinam. :correm ,lutua<es nos produtos agr*colas +ue se transacionam no mercado internacional, no re,letindo pois ento seu custo de produo. :s preos ento so resultado dessas especula<es, com +uantidade dispon*.el para a .enda e +uantidade +ue se dese7a consumir.
2eoricamente" se se arma)enasse o e%cesso de produ&o nos anos $ons" poder3se3ia tornar essa produ&o ,le%vel" ou se+a" elstica aos preos'* 8p. '$9

Os preos polticos
: petr)leo - um produto no el1stico e sua produo no pode ser altera com rapide;, e seu preo - ,ormado /asicamente por uma ao pol*tica, dependendo das rela<es de ,ora entre os Estados compradores e os Estados .endedores. Seus custos de produo so .ari1.eis.

Os preos dos produtos padronizados

A mat-ria3prima - tipicamente o produto padroni;ado. Entre as mat-rias3primas, uma grande +uantidade de produtos - praticamente padro, ou se7a, sua +ualidade tem de ser a mesma. Entram tam/-m nessa categoria alguns produtos de uso ,inal, como a+ueles comprados em ,eiras, alimentos +ue .em da agricultura, por exemplo, pois os mesmos no t5m marcas. =uando 61 um grande n2mero de .endedores, e poucos compradores ocorre um tipo de mercado c6amado oligops4nico' E +uando 61 um 2nico comprador no mercado designamos como monops4nico. (esses mercados +uem ,ixa o preo - o comprador. Por exemplo, de uma ,1/rica ,ornecer material e recursos para um produtor, toda a tecnologia de produo - determinada pelo comprador, ou se7a, ele ,ixa o preo. A ,ormao de preos de produtos padroni;ados implica geralmente numa margem pe+uena de lucro. > o comprador +ue possuiu uma grande .antagem.

Os preos dos produtos no-padronizados


Essas mercadorias 8no3padroni;adas9 t5m como caracter*sticas di,erena de apresentao, de cor, etc. > tipicamente o produto industrial .oltado para o consumo indi.idual, como por exemplo, roupas. A pu/licidade - essencial na .enda destes produtos, tentando ,a;er com +ue o consumidor es+uea o nome do produto e passe a adotar a marca, criando assim um monop)lio arti,icial.
Ent&o" em$ora o produto possa praticamente ser o mesmo" no sentido de satis,a)er as mesmas necessidades" os ,a$ricantes d&o um +eito de di,erenciar" d&o um nome de ,antasia ao produto" e usam em grande escala a pu$licidade" tentando 5 e conseguindo" em geral 5 convencer os consumidores de -ue a-uele produto ( di,erente de todos os demais'* 8p. '?9

=uando os consumidores es+uecem +ue existem outros produtos, os preos deste podem ser muito di,erentes, e /em di,erentes dos custos de produo. So os custos de comerciali;ao +ue entram pesadamente. (os produtos industriali;ados, de consumo ,amiliar, indi.idual, se o/ser.a este ,en@meno. : +ue ocorre - a c6amada concorr5ncia monop)lica, a concorr5ncia entre poucos e grande produtores, +ue usam mensagens de pu/licidade para se isolarem no mercado como principais .endedores. Ama das .antagens +ue uma empresa tira de um grande in.estimento em pu/licidade e em comerciali;ao, al-m de

co/rar um preo alto e ter uma /oa margem de lucro, - +ue a mesma pode explorar consumidores ricos e po/res.

Os vrios tipos de preos


Perce/emos ento +ue a maior parte dos produtos - el1stica aos preos e por isso estes so determinados pelos custos de produo, acrescidos por um mar1 up' Produtos el1sticos padroni;ados t5m, por .ia de regra" mar1 up redu;ido por+ue a concorr5ncia +ue se esta/elece entre os .endedores - do tipo preo e +ualidade, o +ue signi,ica +ue os compradores .o dar pre,er5ncia a +uem .ender produtos de /oa +ualidade pelo menor preo. Produtos el1sticos no padroni;ados marB up, alto por+ue cada produtor des,ruta de um semimonop)lio so/re uma parte do mercado, o +ue l6e permite co/rar preos muito maiores do +ue seus custos de produo. :s produtos inel1sticos t5m preos ,ormados em ,uno da o,erta presente e ,utura, de ,orma especulati.a. :s preos tendem a ,lutuar e no guardam relao com os custos de produo, o +ue pode causa pre7u*;o aos produtores e aos consumidores, em momentos de /aixa ou alta, respecti.amente.
Em resumo s&o as caractersticas dos produtos e dos mercados -ue determinam as maneiras como se ,ormam os preos' 6 -ue interessa entender ( a rela&o entre os preos e custos" ou se+a" o taman.o do mar1 up'* 8p. 9

O Valor
: preo relati.o - a ess5ncia do .alor. : preo +ue enxergamos - o c6amado preo cotado numa moeda. : .alor - o preo de cada produto em relao aos outros. A teoria do .alor prop<e uma explicao do por +ue um 2nico produto custa o e+ui.alente a trinta unidades de outro produto. Assim a teoria do .alor tenta explicar a distri/uio da renda, por +ue algumas economias acumulam capital, e outras decaem. As teorias do .alor so os pontos de partida dos con7untos de ,en@menos +ue em geral interessa C an1lise da economia.

A teoria do valor-trabalho

A teoria do .alor tra/al6o pressup<e mercadorias el1sticas aos preos4 a mesma no se aplica Cs mercadorias +ue no possam ser produ;idas em grande escala em um determinado tempo considerado curto. (o se aplica aos produtos cu7a o,erta - muito limitada, aplica3se ,undamentalmente aos produtos el1sticos, industriais, etc. A mesma prop<e uma explicao dos custos de produo, +ue so ,undados nos sal1rios dos tra/al6adores +ue produ;em as mercadorias e as despesas com mat-rias3primas, m1+uinas e e+uipamentos e instala<es em geral. 0udo +ue se - produ;ido em ,orma de mercadoria - ,ruto direto ou indireto de tra/al6o 6umano. A mesma de,ende +ue o .alor - uma mani,estao do 2nico custo real de produo, ou se7a, do tra/al6o 6umano.
6 .omem participa da produ&o ao lado de ,oras da nature)a" -ue ele domina" atrav(s do seu prprio tra$al.o'* 8p. D9

: .alor das mercadorias, +ue se tradu; em preos - tempo de tra/al6o social, de tra/al6o inserido na di.iso de tra/al6o. : tra/al6o +ue produ;ir1 mercadorias - parte da c6amada di.iso social do tra/al6o. : tra/al6o, despendido na di.iso social do tra/al6o, d1 origem a todas as mercadorias e por isso origina o .alor. (o 61 proporcionalidade entre tra/al6o e preos relati.os, por uma ra;o ,undamental: por +ue so ,ormados os preos. Esta teoria no explica preos indi.iduais, no no capitalismo, onde a produo dominada pelo capital, +ue exige lucrati.idade. Ela permite ,undar uma macroeconomia, permite analisar grandes mo.imentos das rela<es econ@micas. Sendo assim entendemos o acumulo de capital num determinado pa*s ou de +ue maneira se d1 a distri/uio da renda.

A teoria do valor-utilidade
Esta t)ria /aseia3se nas mercadorias +ue no se a7ustam Cs oscila<es da procura, onde o preo - criado num sistema de leilo especulati.o. Ela parte da ideia de +ue cada consumidor sa/e +uanto uma mercadoria .ale para ele. Assim, os preos relati.os re,letem as utilidades relati.as para os consumidores de grande .ariedade de mercadorias +ue esto dispon*.eis. Parte do pressuposto de +ue a mercadoria tem uma utilidade para o comprador +ue - decrescente em relao C sua +uantidade. : .alor +ue atri/u*mos aos produtos depende da +uantidade +ue podemos ter deles4 maior +uantidade, menor o .alor. (esta teoria o

consumidor tem a deciso ,inal. Ele pr)prio atri/ui +uanto +uer pagar por uma mercadoria, e os .endedores .eriam +uanto .ale a pena produ;ir ao preo +ue o consumidor admite pagar. : preo e a +uantidade dos produtos seriam esta/elecidos num ponto de encontro entre .ontades de consumidores e de produtores. > totalmente li/eral, e no admite inter,er5ncia do go.erno. Conclui3se +ue a mesma tem de,ici5ncias em certos casos, so/retudo no +ue di; respeito aos custos crescentes e decrescentes. Por exemplo, nos casos de custos decrescentes, onde +uando se produ; mais, tornando o produto cada .e; mais /arato, so os c6amados custos de escalas. :utra de,ici5ncia - acreditar +ue 61 independ5ncia entre compradores e .endedores, ou se7a, 61 consci5ncia dos compradores de tudo +ue 61 para .ender, tem total con6ecimento dos preos, compraro as mercadorias mais /aratas e de mel6or +ualidade, +ue iro l6es satis,a;er por completo.
De -ual-uer ,orma" ( uma teoria -ue" tanto como a teoria do valor3tra$al.o" o,erece um princpio e%plicativo geral3 -ue a produ&o de mercadorias depende de decis7es su$+etivas de -uem vai us3 las3" a partir do -ual se procura entender a reparti&o da renda" a acumula&o de capital etc'" etc' S&o dois princpios e%plicativos -ue v&o dar interpreta7es di,erentes e opostas de todos os ,en4menos econ4micos'* 8p. ! 9

Ideao:
Este primeiro cap*tulo apresenta de ,orma clara e o/7eti.a como se ,ormam os di,erentes tipos preos, esta/elece a de,inio de mercadoria, no produ;indo nen6uma d2.ida so/re estes temas propostos. Em seu t)pico As leis do mercado, Paul Singer prop<e um sentido claro de concorr5ncia, oligop)lio e monop)lio. Em monop)lio surge a de,inio de monop)lio natural, ,a;endo meno aos ser.ios de tele,onia, como um exemplo4 esta exempli,icao poderia tornar a leitura um pouco con,usa para um leitor +ue no associasse a -poca de pu/licao do li.ro, 71 +ue 6o7e - imposs*.el .i.ermos so/ o regime de uma 2nica compan6ia de tele,onia, at- mesmo por conta da e.oluo tecnol)gica. So/re as teorias do .alor o autor exp@s ,ielmente o +ue prop<e cada uma, de uma ,orma pr1tica. Para a+ueles +ue pretendem con6ec53las mel6or sugiro a leitura da primeira aula do li.ro Curso de 8ntrodu&o 9 Economia :oltica*" tam/-m ela/orado por Paul Singer' Este li.ro - produto de uma re,lexo so/re notas do curso dado, em '%E?, para

estudantes de Ci5ncias Sociais e desen.ol.e3se uma comparao entre as teorias em di.ersos aspectos, contri/uindo /astante para o con6ecimento de +ual+uer leitor.
;&o ,altam manuais de introdu&o 9 economia" nem <marginalistas31e=nesianos>" nem mar%istas?5

escre.e Singer & ?o -ue ,alta" ao -ue parece" ( uma e%posi&o comparativa e crtica das duas
correntes?' E%istem" na cincia econ4mica moderna" duas maneiras completamente di,erentes de se de,inir valor: uma delas retira o valor de uma rela&o do .omem com a nature)a" ou do .omem com as coisas' Ela parte da id(ia de -ue o .omem sente uma s(rie de necessidades e ( na procura da satis,a&o dessas necessidades -ue ele se enga+a na atividade econ4mica' :ortanto" o -ue ele cria na atividade econ4mica" ou se+a" o valor" ( o grau de satis,a&o ou a utilidade derivada dessa atividade' De acordo com esta a$ordagem" a atividade econ4mica se d essencialmente entre o .omem e o meio ,sico e o .omem atri$ui valor aos o$+etos ou aos servios" na medida em -ue estes satis,a)em suas necessidades' A a$ordagem oposta retira o valor n&o das rela7es do .omem com as coisas" mas do .omem com outros .omens" isto (" das rela7es sociais' 6 valor" neste caso" ( o ,ruto das rela7es -ue se criam entre os .omens na atividade econ4mica' E ele se mede pelo tempo do tra$al.o produtivo -ue os .omens gastam na atividade econ4mica' A primeira ( a teoria do valor3utilidade e a segunda" a teoria do valor3tra$al.o* 3 Paul Singer. 8Singer, Paul & Curso de introduo C

economia pol*ticaF Paul Singer. & '#" Ed. & Gio de Haneiro: Iorense3Ani.ersit1ria. '%?E & p. ' . Aulas pro,eridas em '%E?, no 0eatro de Arena, em So Paulo9

Aprender Economia
Captulo @: Aoeda e Cr(dito
Singer, Paul. Aprender Economia, in: Joeda e Cr-dito, So Paulo, Editora Contexto, !" Edio, ##$. Pages $ & K%.

O que dinheiro?
Apresentam3se dois assuntos muito importantes na economia: moeda e cr-dito. Especialistas e o po.o entendem por din6eiro como coisas di,erentes, o mesmo - o +ue numa economia de mercado usamos para ,a;er compras, e para isso de.emos gan613lo4 a moeda ento - um meio de troca.
''' vendemos uma parte de ns" nossa ,ora de tra$al.o" com isso gan.amos din.eiro so$ a ,orma de salrio" e" depois" com esse din.eiro" compramos outras coisas'* 8p. $!9

Conclu*mos +ue a moeda - lao essencial numa economia de mercado, por-m podem existir tam/-m economias de escam/o, onde as trocas so diretas, ou se7a, troca3se uma mercadoria por outra. A moeda originou3se numa di,iculdade em generali;ar as trocas sem din6eiro. Para 6a.er troca direta, - preciso um encontro de necessidades coincidentes, o +ue di,*cil, em alguns casos at- imposs*.el, de se encontrar.
A especiali)a&o de uma mercadoria para servir de meio de troca ,acilita enormemente a generali)a&o das trocas em -ual-uer economia de mercado'* 8p. $$9

voluo hist!rica da moeda


Com a multiplicao dos produtos +ue eram le.ados ao mercado surgiu uma mercadoria +ue passou a ser aceita, no para consumo pr)prio, mas para ser trocada no.amente. Este - o primeiro ind*cio 6ist)rico de moeda, con6ecido como moeda3

mercadoria, isto -, uma moeda +ue - uma mercadoria com ,un<es de din6eiro, meio de troca. Assim ,oram criados di.ersos mercados, cada um especiali;ado em uma determinada mercadoria, ou se7a, cada um com o seu pr)prio din6eiro. Por-m com a intercomunicao dos mercados esta/eleceram3se trocas, por exemplo, numa economia troca.a3se gado e numa outra, sal, por-m cria.a3se um pro/lema de cam/ia e muitas .e;es uma moeda no era aceita por outro mercado.
Bma $oa moeda3mercadoria (" portanto" a-uela -ue se+a n&o3perecvel" durvel" -ue se+a divisvel .omogeneamente" e" al(m disso" de ,cil transporte'* 8p. $D9

Dadas algumas condi<es +ue tornam uma moeda mercadoria mais pr1tica do +ue a outra, ,ormou3se um consenso ao longo do tempo, onde em +uase todo o mundo a moeda mercadoria seria de metal precioso, /asicamente, ouro e prata.

O crdito
: din6eiro, ou moeda, no - s) um agente de trocas, desempen6a tam/-m outra ,uno: passa3se a usar a moeda para ,a;er pagamentos e com isso pode3se separar no tempo a transao comercial e a sua li+uidao. A exist5ncia da moeda a/re camin6o para o surgimento do cr-dito, +ue - a con,iana no de.edor. : cr-dito - geralmente implementado atra.-s de um instrumento, +ue - um papel em +ue o de.edor declara sua d*.ida e assina. =uando a d*.ida - ,eita em moeda, o credor pode usar esse papel para pedir din6eiro ou mercadorias adiantadas de um terceiro. Com o surgimento da moeda ,eita em metal precioso, de transporte ,1cil, surgiu tam/-m o perigo de a moeda ser perdida ou rou/ada. Para e.itar perdas, o cr-dito permite +ue se su/stitua a moeda3mercadoria por instrumentos de cr-dito. Assim o papel passou a circular em lugar do ouro, criando uma segunda moeda, representando a primeira, uma moeda3s*m/olo.

A moeda e o stado
As moedas de metal precioso corriam o risco de serem ,alsi,icadas, ento o go.erno passou a cun613las para e.itar perdas. =uando a cun6agem passou a ser o/rigat)ria, a emisso da moeda tornou3se um monop)lio do Estado. =uando algu-m +uisesse pagar suas d*.idas,

tin6a de ,a;53lo em moedas cun6adas pelo Estado. =uando um de.edor deixa de pagar suas d*.idas, o credor recorre aos tri/unais, +ue se encarregam de co/rar as d*.idas. Com isso implica ao Estado a ,uno de impor o cumprimento das o/riga<es assumidas em contratos pri.ados, mas tam/-m tem o direito de especi,icar em +ual moeda as d*.idas de.em ser pagas, con,erindo a certas moedas curso ,orado. Ama pessoa pode se endi.idar numa moeda +ual+uer, mas se deixa de pagar e - le.ado C 7ustia ele con.erter1 a d*.ida em outra moeda e o credor ter1 de aceitar esta moeda como ,orma de pagamento. Larantindo ao Estado o monoplio da emiss&o de moeda" ou se7a, - o 2nico +ue pode emitir moedas.

O banco
:s ou.ires ,oram os primeiros a emitirem cr-dito, eram artesos +ue tra/al6a.am com ouro, prata e outros metais preciosos. Possu*am em suas casas co,res e algumas .e;es guardas, para e.itar rou/os. Assim, com a segurana +ue possu*am, algumas pessoas passaram a guardar seu ouro com eles, pagando3l6es uma taxa. Ento os depositantes rece/iam um instrumento de cr-dito +ue l6es garantiam +ue com o ou.ire esta.a determinada +uantia de ouro. Para e.itar ,alsi,ica<es e pro/lemas, os ou.ires emitiam aos depositantes tantos pap-is +uantos ,ossem as moedas depositadas, e o depositante usa.a esses pap-is para comprar. =uando todos passaram a usar esse mecanismo, por ser mais seguro, os ou.ires ,icaram com a guarda de todo o ouro da cidade. : +ue realmente circula.a eram os pap-is emitidos pelos ou.ires. :s ou.ires perce/eram +ue o ouro no sa*a dos seus co,res e +ue circula.am eram os pap-is. Sendo assim ocorreu a ideia de emitirem mais notas do +ue o ouro +ue realmente tin6am guardado, e empresta.am din6eiro a 7uros. A partir da* os ou.ires deixaram de exercer suas ,un<es e passaram a ser /an+ueiros.
A essncia do negcio $ancrio ( reemprestar din.eiro" ou se+a: guardar din.eiro das pessoas" das empresas" do Estado e reemprestar esse din.eiro" ,icando com a moeda3mercadoria e colocando em seu lugar as suas notas" -ue se c.amam papel3moeda'* 8p. D'9

Em ess5ncia, o /anco est1 sempre insol.ente. Ele no necessariamente no tem o .alor depositado, a insol.5ncia pro.-m do ,ato de +ue o /anco rece/e din6eiro a .ista e empresta a pra;o. : /anco no pode tam/-m emprestar a .ista por+ue isso no - aceit1.el para seus clientes, +ue precisam contar co um pra;o certo durante o +ual podem utili;ar o empr-stimo.

;o s(culo CD888" ( -ue se desco$riu pela primeira ve)" em -ue termos socialmente signi,icativos" -ue n&o ( preciso -ue a mercadoria3moeda circule ,isicamente' ;&o se precisa pegar o ouro" coloc3lo no $olso e sair para se ,a)er compras' :ode3se dei%ar o ouro no co,re de algu(m -ue a comunidade respeite e o$ter deste algu(m" -ue pode ser um $an-ueiro" notas em -ue ele di) <Eulano de 2al tem depositado comigo uma certa -uantidade de moeda>' E o indivduo ,a) os pagamentos com estes pap(is'* 3 Paul Singer. 8Singer, Paul & Curso de introduo C economia pol*ticaF Paul Singer. &

'#" Ed. & Gio de Haneiro: Iorense3Ani.ersit1ria. '%?E & p. %K. Aulas pro,eridas em '%E?, no 0eatro de Arena, em So Paulo9

O banco e o stado
: go.erno para +ue no 6ou.esse pro/lemas do po.o para com a ,- nos /an+ueiros passou ento a inter.ir nos /ancos. Era preciso de uma +uantidade de notas +ue os /an+ueiros emitissem ti.esse relao com a +uantidade de din6eiro e,eti.o +ue o mesmo possu*a. Ento o go.erno passou a controlar os /ancos atra.-s de um /anco pr)prio, c6amado Manco Central, ou se7a, um /anco superior a todos, +ue o/riga os demais a colocar uma parte de seus dep)sitos nele. =uando um /anco tem di,iculdades, o Manco Central l6e ,ornece din6eiro para +ue possam 6onrar com seus compromissos, com isso ocorre um controle so/re o montante de cr-ditos a pra;o +ue o /anco pode conceder em relao a seus dep)sitos a .ista. : go.erno ,ixa a +uantidade de din6eiro .i.o +ue cada /anco particular tem de reter, ,a;endo com +ue esse din6eiro se7a depositado no Manco Central. Anteriormente o encaixe era moeda3mercadoria, mas aos poucos, o Estado ,oi se apossando de todo metal precioso e su/stituindo3o por notas emitidas por ele mesmo ou algum /anco por ele autori;ado. A moeda legal - a 2nica +ue tem curso ,orado e somente pode ser emitida pelo Estado. Dentro de cada pa*s a moeda legal - constitu*da por pedaos de papel +ue no t5m .alor nen6um em si e +uem representa certa +uantidade de metal precioso.

O valor da moeda
: .alor da moeda - explicado pela seguinte e+uao: J N = x P V

:nde P so os preos, e = a +uantidade de mercadorias +ue so compradas e .endidas no pa*s num determinado per*odo. = x P - o .alor das transa<es +ue se e,etuam no pa*s. V a .elocidade m-dia de circulao, isto -, o n2mero de .e;es e +ue a mesma unidade monet1ria ,oi usada para alguma transao durante um determinado per*odo. J - a +uantidade de moeda +ue 61 durante um per*odo para ,a;er transa<es. A e+uao +ue surge - c6amada e+uao +uantitati.a do .alor moeda. A mesma - uma identidade, ou se7a, - a proporo do .alor das transa<es, o .olume da moeda e a .elocidade m-dia de circulao. :s economistas da Escola Jonetarista di;em +ue esta e+uao de.e ser escrita da seguinte maneira: J x V N P = Para os monetaristas com esta ,)rmula mostra3se +ue o n*.el de preos - resultante da +uantidade de moeda. S e V ,orem mais ou menos constantes e se a +uantidade de transa<es =, +ue depende do n*.el de produo do pa*s, ,or dada, o aumento de J ,a; com +ue necessariamente o n*.el de preos P su/a, explicando a in,lao. A in,lao seria uma conse+uencia da expanso exagerada de J, do .olume de meios de pagamentos.

O controle da o"erta de moeda


A +uantidade de moeda circulando - controlada pelas c6amadas autoridades monet1rias, isto -, pelo ministro da Ia;enda e pelo presidente do Manco Central, no Mrasil. Eles t5m o direito de decidir /asicamente +uanto de moeda legal .ai circular e +uanto de dep)sitos /anc1rios podero ser criados pelos /ancos, atra.-s da ,ixao do encaixe. Esses so os dois instrumentos ,undamentais +ue o go.erno usa para controlar J. : go.erno tam/-m emite instrumentos de cr-dito, t*tulos da d*.ida p2/lica +ue o go.erno assume com +uem l6e empresta din6eiro. Para os monetaristas se 61 in,lao - por+ue as autoridades monet1rias no t5m moral e esto emitindo moeda C .ontade ou esto deixando os /ancos multiplicarem exageradamente os dep)sitos /anc1rios. A responsa/ilidade pela in,lao seria das autoridades monet1rias.

A moeda e os preos

Com o intento go.ernamental de redu;ir a expanso de J, todos reclamam, pois se ,or menor +ue P pressiona a .ida econ@mica de um pa*s capitalista. : cr-dito - ,undamental para a acumulao de capital. Para ,ormar esto+ues ou ampliar a capacidade produti.a, os empres1rios recorrem ao cr-dito, caso este se contraia a acumulao para. :s preos no crescem por causa de J, e tam/-m por+ue a economia capitalista no - plane7ada.
F uma economia 8capitalista0 -ue ,unciona atrav(s de trocas em -ue a o,erta e demanda se a+ustam por um processo de tentativa e erro'''* 8p. E'9

Veri,ica3se +ue a economia capitalista no pode ser plane7ada, C proporo +ue cada empres1rio, pe+ueno, m-dio e grande - cioso da sua autonomia, da sua li/erdade, de aumentar produo ou empregar mais. Assim, a economia ,unciona pouco ao acaso, dando lugar as especula<es. (uma economia +ue est1 em pleno desen.ol.imento e +ue di.ersi,ica, onde surgem di.ersos ramos industriais o tempo todo e se produ; a+uilo +ue se antes importa.a, mito pro.1.el, at- mesmo ine.it1.el, +ue 6a7a dese+uil*/rios entre setores, pontos de estrangulamento.
6s preos aumentam por press7es do lado real da economia" e n&o do lado monetrio'* /p' G@0

O controle monetrio da in"lao


0oda in,lao tem sua rai;, e +uase sempre guerras as causam, pois isso signi,ica uma situao descon,ort1.el para +ual+uer economia. Ia; com +ue 6a7a ,alta de tudo e os preos so/em, e muito. Poderio /-lico - totalmente aumentado, e isto no - pre.isto em nen6um oramento. Para ,inanciar uma situao como essas um go.erno no pode co/rar mais impostos, - imposs*.el +ue o po.o paga a mais tri/utos. : +ue ocorre - +ue o go.erno imprime din6eiro, ou ,a; com +ue o Manco Central l6e a7ude com um cr-dito ilimitado e compra o +ue pode. (estes casos no pode ,a;er pro7e<es so/re as .aria<es dos preos, portanto em -pocas de guerra +uase sempre 61 in,lao. A in,lao tam/-m pode ocorrer em -pocas de con,litos de classes, por causa da espiral preo3sal1rio. :corre +ue 61 um setor na economia +ue - monopoli;ado, produ;indo mercadorias no3padroni;adas, como a ind2stria metal2rgica, por exemplo. (esta 1rea econ@mica 61 uma mel6or organi;ao operacional, onde em todo o mundo os metal2rgicos so postos como a classe mais alta entre os oper1rios, pois tra/al6am em empresas grandes e

possuem /oas c6ances de sal1rios atrati.os. Assim, as empresas passam os sal1rios aos preos, e 71 em setores onde 61 mais di.ersidade de empresar, como na agricultura, os aumentos de sal1rios no costumam ser passados aos preos, mas um setor monopoli;ado pode o,erecer maiores sal1rios, aumentando ento os preos de seus produtos. A e%pans&o monetria" em #ltima anlise" acompan.a o aumento dos preos" mas n&o ( a causa dele" como a escola monetarista sustenta' 8negavelmente . uma rela&o entre preos e moeda' Aas n&o ( correto a,irmar -ue o com$ustvel monetrio causa o incndio da in,la&o' F e%atamente o contrrio" s&o as contradi7es da anar-uia de mercado" de uma economia n&o3plane+ada -ue geralmente levam os preos para cima e" como resultado" imp7em a e%pans&o correspondente do volume de meios de pagamento' Huando a o,erta de moeda n&o est sintoni)ada com os preos" . uma crise'* 8p. ED9 Conclui3se +ue ,rear a in,lao de ,orma monet1ria no - uma soluo, pois logo ap)s ela .olta. : correto seria aprender a .i.er com a in,lao. Pode a,irmar +ue a in,lao adia o a7uste de contas, permitindo +ue a economia cresa por mais tempo, em/ora 6a7a o pensamento de +ue a mesma atrapal6a o pensamento econ@mico.

A correo monetria
Para nos ade+uarmos C experi5ncia in,lacion1ria +ue ti.emos, criou3se uma no.a moeda por meio da indexao, tam/-m con6ecida como rea7ustamento dos preos. :s rea7ustamentos puderam ento ser resumidos por meio da Anidade Padro de Capital, a mesma - uma moeda de conta +ue o go.erna utili;a para a7ustar as :G(0s.
A 6I;2 ( um ttulo ad-uirido por algu(m -ue emprestou din.eiro para o governo" -ue dever ser devolvido" digamos" um ano depois'* 8p. EE3EK9

#onetaristas e estruturalistas
Atri/u*mos C economia dois grupos distintos +uando relacionamos o +ue representa moeda. O1 um grupo +ue respeita a ideia de +ue a moeda - a /alana de um pa*s, medindo sua

prosperidade ou sua ,ra+ue;a, se ocasiona ou no uma in,lao, por exemplo. : outro lado prop<e +ue - ,undamental o +ue se produ;, se uma empresa o,erece mais ou menos oportunidades de tra/al6o, como est1 distri/u*da a renda etc.

Ideao:
> um cap*tulo /astante interessante do ponto de .ista 6ist)rico da moeda e do cr-dito. : autor desen.ol.e o surgimento da moeda e o seu .alor, a criao do cr-dito, o papel do Estado perante a estes assuntos e controle da in,lao. 0am/-m se .eri,icam +uest<es como: moeda3mercadoriaFmoeda3s*m/oloFpapel3moeda, encaixeFmoeda legalF moeda escritural e monetaristasFestruturalistas. Em seu t)pico Correo monet1ria o autor menciona a :G(0 8:/riga<es Gea7ust1.eis do 0esouro (acional) +ue era uma modalidade de t*tulo p2/lico ,ederal +ue ,oi emitida entre '%E$ e '%?E com a caracter*stica de pagar uma remunerao corrigida e e.itar a corroso da in,lao so/re as aplica<es ,uturas. Por-m - um assunto distante da realidade atual, +ue pode criar uma d2.ida a respeito se a mesma ainda est1 em .igor 8a :G(09, e como - ,eita a correo monet1ria atualmente. :/.iamente +ue a+uele interessado em tal assunto, ao /uscar complementos para seu estudo encontraria a Atuali;ao Jonet1ria, +ue - o nome +ue se d1 para os a7ustes cont1/eis e ,inanceiros, reali;ados com o intuito de se demonstrar os preos de a+uisio em moeda em circulao no pa*s 8atualmente o Geal9, em relao ao .alor de outras moedas 8a7uste cam/ial9 ou *ndices de in,lao ou cotao do mercado ,inanceiro 8atuali;ao monet1ria propriamente dita9.

Potrebbero piacerti anche