Sei sulla pagina 1di 58

Fsica III Prof. Dr. Cludio S.

Sartori - CAPTULO V Campo Magnticoe Fontes de Campo magntico 1

Introduo ao Magnetismo A que se deve o magnetismo? Os antigos gregos j sabiam que algumas rochas, procedentes de uma cidade da sia Menor chamada Magnsia, atraam pedaos de ferro. Essas rochas eram formadas por um mineral de ferro chamado magnetita. Por extenso, diz-se dos corpos que apresentam essa propriedade que eles esto magnetizados, ou possuem propriedades magnticas. Assim, magnetismo a propriedade que algumas substncias tm de atrair pedaos de ferro.
Figura 1 Imantao por contato (a) e por influncia (b). Fora de atrao em ms (c) e entre ms e objetos que contm ferro (d). (a)

(d)

Os ms: m um corpo formado de material magntico. Os ms podem ser naturais, como a magnetita, ou artificiais, como o ferro doce (gusa) ou o ao aos quais tenham sido conferidas as propriedades atrativas da magnetita. Costumam ter a forma reta, de ferradura ou de agulha metlica (bssola). Os corpos podem ser magnetizados por diferentes mtodos. Ao atritar um objeto de ao, sempre no mesmo sentido e com a mesma extremidade de um m, obtm-se um m por atrito. Se aproximarmos um m de uma agulha de costura, o m a atrair, e a agulha, em seguida, atrair limalhas de ferro. Nesse caso, ela se comporta como um m, mesmo separada do m primitivo. que a agulha foi imantada por contato. Os ms artificiais so permanentes ou temporrios. ms de ao so permanentes: mantm a imantao mesmo depois de haver cessado a sua causa. Os ms de ferro so temporrios, se desmagnetisa com o tempo. A atrao de um m sobre outros corpos mxima nas extremidades e nula em sua parte central. As extremidades do m so os plos, e o centro chamamos de linha neutra. Cada um dos plos _ norte (N) e sul (S) _ distinto. A maneira mais prtica de reconhec-los aproximar uma bssola, cuja parte mais escura coincide com o plo norte: este apontar para o plo sul do m, enquanto a outra ponta da bssola, o plo sul, se orientar para o plo norte do m. Se permitirmos que a agulha da bssola se alinhe com o campo magntico terrestre, veremos que a parte escura da bssola (plo norte) se orienta aproximadamente com o norte geogrfico. Isto porque o Plo Norte geogrfico est prximo ao plo sul magntico e vice-versa.

(b)

(c)

Fsica III Prof. Dr. Cludio S. Sartori - CAPTULO V Campo Magnticoe Fontes de Campo magntico 2
Figura 2 Orientao de uma bssula no campo magntico terrestre:

condutor, de modo que o polegar aponte no sentido da corrente convencional, os outros dedos dobrados fornecero o sentido das linhas do campo magntico.
Figura 3 Ilustrao das linhas de campo magntico de um m (a) e m em forma de U (b). (a)

(b)

Campo magntico Chama-se campo magntico de um m a regio do espao onde se manifestam foras de origem magntica.Um m cria ao redor de si um campo magntico que mais intenso em pontos perto do m e se enfraquece medida que dele se afasta como o campo gravitacional. Para representar graficamente um campo Figura 4 Ilustrao da experincia de ersted. Em (a) no magntico, utilizam-se as linhas de fora. Se colocarmos h corrente. Em (b) e (c) as correntes causam deflexes na bssula. sobre um m, como o da figura a seguir, uma folha de papel com limalhas de ferro, estas se orientaro de acordo com o campo magntico. Na representao acima, por exemplo, as linhas de fora so linhas imaginrias que reproduzem a forma como se alinharam as limalhas. O sentido das linhas, mostrado por uma ponta de seta, escolhido de maneira arbitrria: saem do plo norte e entram pelo plo sul. Eletromagnetismo Os fenmenos eltricos e magnticos possuem aspectos semelhantes. Em 1820, o fsico dinamarqus Hans C. Oersted (1777-1851) demonstrou a relao existente entre eles. Aproximou uma bssola de um circuito de corrente contnua (ao que parece, acidentalmente) e observou como a agulha da bssola se desviava, colocandose numa posio perpendicular direo da corrente. Ao conectar os plos do gerador ao contrrio para mudar o sentido da corrente, a agulha tambm se desviava em sentido contrrio. Dessa experincia, concluiu que: um condutor pelo qual circula uma corrente eltrica gera um campo magntico. Determinar o sentido das linhas de campo assim formadas, utiliza-se uma regra conhecida como regra da mo direita. Colocando-se a mo direita sobre o fio

Para visualizar o campo magntico gerado por um fio condutor retilneo, a experincia a seguinte: atravessa-se uma cartolina com um fio condutor ligado aos plos de um gerador; espalham-se limalhas de ferro ao redor do fio e elas se orientam formando crculos concntricos de acordo com as linhas de fora. A mesma regra da mo direita, tambm conhecida como regra do saca-rolhas, usada para determinar o sentido das linhas de fora.. Imagine um saca-rolhas avanando. Para tanto, ele girado num sentido. Se o sentido do avano coincide com o sentido da corrente eltrica, ento o sentido das

Fsica III Prof. Dr. Cludio S. Sartori - CAPTULO V Campo Magnticoe Fontes de Campo magntico 3

linhas de fora coincide com o sentido de giro do sacarolhas. Disso se conclui: 1) Uma carga eltrica gera um campo eltrico; 2) Uma carga eltrica em movimento cria tambm um campo magntico; 3) Para expressar a existncia dos dois campos, diz-se que a corrente eltrica gera um campo eletromagntico. O eletromagnetismo estuda as relaes entre correntes eltricas e fenmenos magnticos. A fonte do campo magntico estacionrio pode ser um im permanente, um campo eltrico variando linearmente com o tempo ou uma corrente contnua. Vamos ignorar o im permanente e deixar o campo eltrico variante no tempo para uma discusso posterior. Nossas relaes atuais dizem respeito ao campo magntico produzido por um elemento diferencial de corrente contnua no espao livre. Podemos imaginar este elemento diferencial de corrente como uma seo diminuta de um condutor filamentar, onde um condutor filamentar o caso limite de um condutor cilndrico de seo reta circular com o raio tendendo a zero. Consideramos uma corrente I fluindo em um vetor de comprimento diferencial dL do filamento. A lei de Biot-Savart' afirma que, em qualquer ponto P, a magnitude da intensidade do campo magntico produzido pelo elemento diferencial proporcional ao produto da corrente pela magnitude do comprimento diferencial e pelo seno do ngulo entre o filamento e a linha que une o filamento ao ponto P onde se deseja conhecer o campo; ainda, a magnitude da intensidade de campo magntico inversamente proporcional ao quadrado da distncia do elemento diferencial ao ponto P. A direo da intensidade do campo magntico normal ao plano que contm o filamento diferencial e a linha desenhada a partir do filamento ao ponto P. Das duas normais possveis, a escolhida deve ser aquela que est no sentido de progresso de um parafuso direito ao giramos a partir de L atravs do menor ngulo at a linha do filamento a P. Usando as unidades do sistema mks, a constante de proporcionalidade 1/4 . A lei de Biot-Savart, descrita acima com cerca de 150 palavras, pode ser escrita concisamente usando a notao vetorial como:

As unidades da intensidade do campo magntico H so evidentemente ampres por metro (A/m). A geometria est ilustrada na Figura 4. ndices podem ser usados para indicar o ponto ao qual cada uma das grandezas em (l) se refere. Se localizarmos o elemento de corrente no ponto l e descrevermos o ponto 2 como o ponto P no qual o campo deve ser determinado, ento:

dH 2

R12 I ' dl' a 4 R122

Induo Magntica B: Definimos o vetor induo por:

dB2
Aqui, do vcuo.
0

H R12 dl' a
2 4 R12

chamado de permeabilidade magntica

4 km
T

4 10 7
N A m
Gauss:

N A2

Unidade: Tesla T

1G 10 4 T

dH

Figura 5 Ilustrao da geometria para calcular o campo devido a um elemento de corrente.

R Idl a 2 4 R

Idl R 4 R3

R a

Nikola Tesla: Nascido em 07/10, 1856 em Smiljan, Lika (ustria-Hungria) - janeiro em 7, 1943 em New York City, (EUA) Treinando para uma carreira da engenharia, atendeu universidade tcnica em Graz, em ustria, e na universidade de Praga. Em Graz que o viu primeiramente o dynamo do grama, que se operou como um gerador e, quando invertido, se transformou um motor eltrico, e conceived uma maneira usar a corrente alterna vantagem. Mais tarde, em Budapest, visualizou o princpio do campo magntico girando e desenvolveu plantas para um motor de induo que se transformasse sua primeira etapa para a utilizao bem sucedida da corrente alterna. Em 1882 Tesla foi trabalhar em Paris para os Continental Edison Companhia, e, quando na atribuio a Strassburg em 1883, construiu, em apstrabalhe horas, seu primeiro motor de induo. Tesla sailed para Amrica em 1884, chegando em york novo, com quatro centavos em seu bolso, em alguns de seus prprios poemas, e em clculos para uma mquina do vo. Encontrou primeiramente o emprego com Thomas Edison, mas os dois inventores eram distantes distantes no fundo e nos mtodos, e sua separao era inevitvel. Em maio 1885, George Westinghouse, cabea do Westinghouse Eltrico Companhia em Pittsburgh, comprou as direitas de patente ao sistema polifsico de Tesla de dynamos, de transformadores, e de motores da corrente alternada. A transao precipitated um esforo titanic do poder

Fsica III Prof. Dr. Cludio S. Sartori - CAPTULO V Campo Magnticoe Fontes de Campo magntico 4

entre sistemas de Edison de corrente contnua e a aproximao da corrente alternada de Tesla-Tesla-Westinghouse, que ganhou eventualmente para fora. Tesla estabeleceu logo seu prprio laboratrio, onde sua mente inventive poderia ser dada a rdea livre. Experimentou com os shadowgraphs similares queles que deviam mais tarde ser usadas por Wilhelm Rntgen quando descobriu raios X em 1895. As experincias incontveis de Tesla incluram o trabalho em uma lmpada da tecla do carbono, no poder do resonance eltrico, e em vrios tipos de lighting. Tesla deu exhibitions em seu laboratrio em que iluminou lmpadas sem fios permitindo que a eletricidade corra atravs de seu corpo, para allay medos da corrente alterna. Foi convidado frequentemente lecture no repouso e no exterior. A bobina de Tesla, que inventou em 1891, usada extensamente hoje em jogos do rdio e de televiso e no outro equipamento eletrnico. Que ano marcado tambm a data do citizenship unido dos estados de Tesla. Westinghouse usou o sistema de Tesla iluminar a exposio columbian do mundo em Chicago em 1893. Seu sucesso era um fator em ganh-lo o contrato para instalar a primeira maquinaria do poder nas quedas de Niagara, que furam nmeros do nome e da patente de Tesla. O projeto carregou o poder ao bfalo por 1896. Em Tesla 1898 anunciado sua inveno de um barco teleautomatic guiado pelo controle remoto. Quando o skepticism foi exprimido, Tesla provou suas reivindicaes para ele antes de uma multido no jardim quadrado de Madison. Em Colorado salta, Colo., onde permaneceu de maio 1899 at 1900 adiantado, Tesla feito o que considerou como sua descoberta mais importante -- ondas estacionrias terrestrial. Por esta descoberta provou que a terra poderia ser usada como um condutor e seria to responsiva quanto uma forquilha ajustando s vibraes eltricas de alguma freqncia. Tambm iluminou 200 lmpadas sem fios de uma distncia de 25 milhas (40 quilmetros) e criou o relmpago sinttico, produzindo os flashes que medem 135 ps (41 medidores). Em uma vez estava certo que tinha recebido sinais de um outro planeta em seu laboratrio de Colorado, uma reivindicao que fosse encontrada com com o derision em alguns jornais cientficos. Retornando a york novo em 1900, Tesla comeou a construo no console longo de uma torre transmitindo do mundo wireless, com o capital $150.000 do financeiro americano J. Pierpont Morgan. Tesla reivindicouele do fixou o emprstimo atribuindo 51 por cento de suas direitas de patente o telephony e o telegraphy a Morgan. Esperou fornecer uma comunicao worldwide e fornecer facilidades para emitir retratos, mensagens, avisos do tempo, e os relatrios conservados em estoque. O projeto foi abandonado por causa de um pnico financeiro, de uns problemas labour, e de uma retirada de Morgan da sustentao. Era a derrota a mais grande de Tesla. O trabalho de Tesla deslocou ento to as turbinas e os outros projetos. Por causa de uma falta dos fundos, suas idias remanesceram em seus cadernos, que so examinados ainda por coordenadores para indcios unexploited. Em 1915 foi decepcionado severamente quando um relatrio que e Edison deviam compartilhar do prmio de Nobel provou errneo. Tesla era o receptor da medalha em 1917, a honra a mais elevada de Edison que o instituto americano de coordenadores eltricos poderia bestow. Tesla permitiu-se somente alguns amigos prximos. Entre eles eram os escritores Robert Underwood Johnson, marca Twain, e Francis Marion Crawford. Era completamente pouco prtico em matrias financeiras e em um excntrico, dirigido por compulsions e por um phobia progressivo do germe. Mas teve uma maneira intuitively de detetar segredos cientficos escondidos e de empregar seu talent inventive para provar suas hipteses. Tesla era um godsend aos reprteres que procuraram a cpia do sensational mas um problema aos editores que eram incertos como seriamente seus prophecies futuristic devem ser considerados. O criticism custico cumprimentou seus speculations a respeito de uma comunicao com outros planetas, suas afirmaes que poderia rachar a terra como uma ma, e sua reivindicao de ter inventado um raio da morte capaz de destruir 10.000 avies em uma distncia de 250 milhas (400 quilmetros). Aps a morte de Tesla o curador da propriedade estrangeira impounded seus troncos, que prenderam seus papis, seus diplomas e outras honras, suas letras, e suas notas do laboratrio. Estes foram herdados

eventualmente pelo nephew de Tesla, Sava Kosanovich, e abrigados mais tarde no museu de Nikola Tesla em Belgrado. As centenas arquivaram na catedral da cidade de york novo de St. John o divine para seus servios funeral, e uma inundao das mensagens reconheceu a perda de um gnio grande. Trs receptores premiados de Nobel dirigiram-se a seu tributo a "um dos intellects proeminentes do mundo que pavimentou a maneira para muitos dos desenvolvimentos technological de pocas modernas." (I.W.H.)

Invenes: transformador um repetidor do telefone, um princpio girando do campo magntico, um sistema polifsico da corrente alternada, um motor de induo, uma transmisso de poder da corrente alternada, de uma bobina de Tesla, uma comunicao wireless, rdio, luzes fluorescentes, e mais de outras 700 patentes.

Hans Christian Oersted agosto nascido 14, 1777, Rudkbing, Dinamarca - maro 9, 1851, Copenhaga Hans Christian Oersted nasceu na Dinamarca, era filho de um farmacutico e estudou Filosofia na Universidade de Copenhague. Depois de viajar pela Europa, retomou quela universidade e ali trabalhou como professor e pesquisador, desenvolvendo vrias pesquisas no campo da Fsica e da Qumica.

Exemplo 1 - Dados os seguintes valores para P1, P2, e I1l1, calcular H2 em: (a) P1(0, 0, 2) e P2( 4, 2, 0) 2azA/m. (b) P1(0, 2, 2) e P2( 4, 2, 3) 2azA/m. (c) P1(1, 2, 3) e P2( 3, -1, 2) 2(-ax+ay+az )A/m. (a) P1(0, 0, 2) e P2( 4, 2, 0) 2azA/m.

x 2a y 2a z R12 P2 P 4a 1 2 R12 R12 42 22 2 24 R12 4 2 2 R12 x y z a a a a R12 24 24 24 R12 I ' dl ' a dH 2 4 R122

Fsica III Prof. Dr. Cludio S. Sartori - CAPTULO V Campo Magnticoe Fontes de Campo magntico 5

dH 2

z a

4 24
4

x a 4

2 24 24
2 24
2

y a

2 24

z a

Chamando:

tg

dH 2

dH2

48

24

y a

x a

dz

x 17,01 y nA m 8,05a a

Exemplo 2 Um filamento de corrente conduzindo 15A na direo z est situado ao longo do eixo z. Determine H em coordenadas cartesianas se: (a) PA( 20 , 0, 4); (b) PB( 2, -4, 0).

dH r r R
R

R Idl a 2 4 R z za

Idl R 4 R3

x 20a r r
20
2

z 4a
x 20a
(4
2

z (4 z )a
z )2

z 4 20tg 20 20sec2 d 3 20 sec 2 d y H a 32 16 1 tg 2 3 20 sec 2 d H a 32 y 16 sec 2 3 20 sec 2 d y H a 16 sec 3 3 20 d y H a 16 sec 3 20 y H cos d a 16 3 20 y H sen zz a 16

4 z

Como:

Idl dH

20 (4 z )

sen
sec

1 cos 2
1 tg 2

dH
dH H
H 15 20 4

z 15dz a Idl R 4 R3 z 15dz a

cos

1 1 tg 2

x 20a 4 z
2 32

z 4 z a
2 32

sen

4 20
4 20 15 20 4 4 z 20
dz 20 3 2 1 H 15 20 4 20 20 1 4 4

1 1 tg 2
tg 1 tg 2 4 z

15dz 20 dz 4 z
2

y a y a

sen

2 32

tg

20
4 z

32

y a

z 20

3 20 16 1

20 4 z 20
4 z 20 (4 z ) 2
2

y a

dz z 20
2

a 32 y

3 20 16

y a

Fsica III Prof. Dr. Cludio S. Sartori - CAPTULO V Campo Magnticoe Fontes de Campo magntico 6

3 20 16

lim
z

4 z 20 (4 z )
2

lim
z

4 z 20 (4 z ) 2

y a

3 20 y 1 1a 16 6 20 y H a 16 3 5 y H a 4 A y m H 0,53a

6
O solenide comporta-se, em seu exterior, como um m reto, com seus dois plos. Do plo norte saem as linhas de fora que retornam ao solenide por seu plo sul e, em seu interior, elas se fecham deslocando-se de sul a norte. Diferentemente do que ocorre num m reto, somando-se todos os efeitos das espiras gera-se, no interior da bobina, um campo magntico muito intenso e uniforme. Em seu interior, a agulha de uma bssola se orienta paralelamente ao eixo da bobina. Da mesma forma que um m, o solenide atrair objetos de ferro. Assim, se o pendurarmos para que possa girar livremente, ele se orientar no campo magntico da Terra como uma agulha magntica. Os solenides exercem uns sobre os outros foras de atrao e repulso como as que existem entre os ms. Eletroms

Campo magntico gerado por um condutor circular Um condutor de forma circular chama-se tambm espira. Pode-se comprovar experimentalmente que as linhas de fora so como as descritas para o condutor reto em cada uma das intersees do condutor com o plano perpendicular ao eixo. Uma espira, figura ao lado, se comporta como um pequeno m
Figura 6 Ilustrao da regra da mo direita .

Se observarmos sua face dianteira, comprovaremos que todas as linhas entram por ela. Como nos ms, diremos que a face sul e a corrente circula no mesmo sentido que os ponteiros do relgio. A face posterior ser a face norte. Dela saem as linhas de fora e a corrente circula no sentido contrrio aos ponteiros do relgio. Outra regra prtica para reconhecer os plos de uma espira consiste em desenhar um N ou um S; as pontas de seta das extremidades das letras indicam o sentido da corrente. Solenides ou Bobinas Se em vez de uma nica espira pegarmos um fio condutor, de cobre, por exemplo, e o enrolarmos em espiral formando um conjunto de espiras iguais e paralelas e nele estabelecermos uma corrente eltrica, obteremos um solenide ou bobina.
Figura 7 Solenide.

Se colocarmos uma barra de ferro chamada ncleo no interior de um solenide, teremos um eletrom. Com a passagem da corrente, o conjunto age como um poderoso m. O aumento do campo magntico acontece porque o ferro doce imanta-se, por estar no campo magntico produzido pelo solenide, e produz seu prprio campo magntico, que somado ao do solenide. Ao cessar a passagem da corrente, o campo magntico do solenide desaparece. Da por que o eletrom um m temporrio. Os eletroms tm muitas aplicaes no dia-adia como nas campainhas eltricas.
Figura 8 Esquema de uma campainha.

Fsica III Prof. Dr. Cludio S. Sartori - CAPTULO V Campo Magnticoe Fontes de Campo magntico 7

No esquema de uma campainha eltrica percebe-se seu funcionamento. Com o circuito aberto, no passa corrente e o eletrom no atua. Ao fechar o circuito com um aperto do boto, a corrente passa a circular por ele, acionando o eletrom que atrai a vareta metlica que golpeia a campainha. Assim, o circuito se abre, cessa a atrao e a vareta metlica volta sua posio inicial, fechando novamente o circuito. O processo se repetir enquanto o interruptor estiver apertado. (b ) Correntes induzidas e correntes alternadas Uma corrente eltrica produz magnetismo. O efeito contrrio possvel? O fsico ingls Michael Faraday demonstrou que sim. Em determinadas condies, um campo magntico gera corrente eltrica: ele ligou uma bobina a um ampermetro e, ao introduzir rapidamente um m na bobina, o ampermetro assinalava passagem de corrente. a induo eletromagntica. Um m em movimento gera uma corrente eltrica em um fio condutor: a corrente induzida. Se em vez de introduzir o m o retirarmos, a corrente assume o sentido inverso. Se aproximarmos ou afastarmos a bobina em vez do m, o resultado ser idntico. A aplicao mais importante da induo a produo de corrente eltrica. Se fizermos girar a espira no interior do campo magntico do m, produz-se uma corrente induzida. Conforme a figura, a cada meia-volta da espira, a corrente muda de sentido: uma corrente alternada. Os alternadores, componentes do sistema eltrico dos carros, so geradores de corrente alternada. Funcionam com base (b) na descoberta de Faraday. Modificaes na montagem dos coletores e escovas (contatos entre a espira mvel e o circuito no qual vai circular a corrente induzida) podem originar os geradores de corrente contnua, como so os dnamos de bicicletas. Linhas de Fora do campo Magntico

(a)

A figura abaixo mostra a disposio de limalhas de terrestre (b). ferro colocadas em um papel prximo a um m. As linhas O campo Magntico Terrestre: de fora esto mostradas na figura abaixo. Veja a situao em que h dois plos iguais (repulso) e dois plos H no interior do Planeta, um movimento de diferentes (atrao). magma complicado, constitudo de diversos elementos derretidos a altas temperaturas, que atuam como se fossem Figura 9 Linhas de fora do campo magntico de um m um magneto, com o plo norte magntico com plos iguais (a) e plos opostos (b). aproximadamente prximo ao plo Sul geogrfico e o

Figura 10 Partculas espiralando (a) no campo magntico

Fsica III Prof. Dr. Cludio S. Sartori - CAPTULO V Campo Magnticoe Fontes de Campo magntico 8
Figura 12 O vento Solar.

plo sul magntico aproximadamente prximo ao plo Norte Geogrfico. A figura ilustra o campo magntico Terrestre. O momento de dipolo magntico terrestre, tem um valor aproximadamente de 8,0.1022 J/T. O eixo do dipolo faz um ngulo de aproximadamente 11,50 com o eixo de rotao Terrestre. Devido s aplicaes em navegao, o campo magntico Terrestre tem sido estudado por vrios anos. As quantidades de interesse, so a magnitude e direo do campo terrestre em diferentes localidades. Estudos mostram que h reverso na polaridade aproximadamente a cada milho de anos. A interao com partculas provenientes do chamado vento solar (prtons, eltrons provenientes de exploses solares), com o campo magntico terrestre, provoca modificaes espaciais na forma do campo magntico Terrestre. As partculas so armazenadas no campo magntico Terrestre, formando os chamados cintures de radiao de Van Allen, que esto acima da atmosfera Terrestre, entre os plos norte e sul magnticos. As partculas so armadilhadas nesses cintures, e nas regies prximas aos plos Norte e Sul Geogrficos, como as linhas de campo so mais intensas, estando a uma altitude mais baixa, cerca de 100 km, as partculas chocamse com as molculas de N2 e a tomos de O, gerando luz de cores rosa e verde, respectivamente. Tal fenmeno chamado de aurora boreal.

O campo semelhante ao de um m de barra, mas essa semelhana superficial. O campo magntico de um man de barra, ou qualquer outro tipo de m permanente, criado pelo movimento coordenado de eltrons (partculas negativamente carregadas) dentro dos tomos de ferro. O ncleo da Terra, no entanto, mais quente que 1043K, a temperatura de Curie em que a orientao dos orbitais do eltron dentro do ferro se torna aleatria. Tal aleatorizao tende a fazer a substncia perder o seu campo magntico. Portanto, o campo magntico da Terra no causado por depsitos magnetizados de ferro, mas em grande parte por correntes eltricas do ncleo externo lquido. Outra caracterstica que distingue a Terra Figura 11 Componentes do campo magntico terrestre (a) e magneticamente de um man em barra sua magnetosfera. aurora boreal (b). A grandes distncias do planeta, isso domina o campo (a) magntico da superfcie. Correntes eltricas induzidas na ionosfera tambm geram campos magnticos. Tal campo sempre gerado perto de onde a atmosfera mais prxima do Sol, criando alteraes dirias que podem deflectir campos magnticos superficiais de at um grau. A intensidade do campo na superfcie da Terra neste momento varia de menos de 30 microteslas (0.3 gauss), numa rea que inclui a maioria da Amrica do Sul e frica Meridional, at superior a 60 microteslas (0,6 (b) gauss) ao redor dos plos magnticos no norte do Canad e sul da Austrlia, e em parte da Sibria. Magnetmetros detectaram desvios diminutos no campo magntico da Terra causados por artefatos de ferro, fornos para queima de argila e tijolos, alguns tipos de estruturas de pedra, e at mesmo valas e sambaquis em pesquisa geofsica. Usando instrumentos magnticos adaptados a partir de dispositivos de uso areo desenvolvidos durante a Segunda Guerra Mundial para detectar submarinos, as variaes magnticas atravs do fundo do oceano foram mapeadas. O basalto - rocha vulcnica rica em ferro que compe o fundo do oceano contm um forte mineral magntico (magnetita) e pode distorcer a leitura de uma bssola. A distoro foi percebida por marinheiros islandeses no incio do sculo XVIII. Como a presena da magnetita d ao basalto

Fsica III Prof. Dr. Cludio S. Sartori - CAPTULO V Campo Magnticoe Fontes de Campo magntico 9

propriedades magnticas mensurveis, estas variaes magnticas forneceram novos meios para o estudo do fundo do oceano. Quando novas rochas formadas resfriam, tais materiais magnticos gravam o campo magntico da Terra no tempo. Em Outubro de 2003, a magnetosfera da Terra foi atingida por uma chama solar que causou uma breve, mas intensa tempestade geomagntica, provocando a ocorrncia de auroras boreais. O campo magntico da Terra revertido em intervalos que variam entre dezenas de milhares de anos a alguns milhes de anos, com um intervalo mdio de aproximadamente 250.000 anos. Acredita-se que a ltima ocorreu 780.000 anos atrs, referida como a reverso Brunhes-Matuyama.

(http://pt.wikipedia.org/wiki/Campo_magn%C3%A9tico_terrestre)
O mecanismo responsvel pelas reverses magnticas no bem compreendido. Alguns cientistas produziram modelos para o centro da Terra, onde o campo magntico apenas quase-estvel e os plos podem migrar espontaneamente de uma orientao para outra durante o curso de algumas centenas a alguns milhares de anos. Outros cientistas propuseram que primeiro o geodnamo pra, espontaneamente ou atravs da ao de algum agente externo, como o impacto de um cometa, e ento reinicia com o plo norte apontando para o norte ou para o sul. Quando o norte reaparece na direo oposta, interpretamos isso como uma reverso, enquanto parar e retornar na mesma direo chamado excurso geomagntica. A intensidade do campo geomagntico foi medida pela primeira vez por Carl Friedrich Gauss em 1835 e foi medida repetidamente desde ento, sendo observado um decaimento exponencial com uma meia-vida de 1400 anos, o que corresponde a um decaimento de 10 a 15 % durante

os ltimos 150 anos.


Cintures de radiao Texto extrado de: www-spof.gsfc.nasa.gov/Education/Iradbelt.html Radiation Belts

ao longo dessas linhas, dando para as partculas uma trajetria espiral. Em linhas de campo tpicas, volta-se para a Terra at o final das linhas, e tal movimento conduz as partculas a seguir na atmosfera onde elas colidiriam e perderiam a energia. Porm, uma caracterstica adicional de movimento apanhado normalmente impede isto de acontecer: o movimento corredio reduz a velocidade como os movimentos de partcula em regies onde o campo magntico forte, pode parar e at mesmo inverter o movimento. como se as partculas fossem repelidas de tais regies, um contraste interessante com ferro para o 9 qual atrado onde o campo magntico forte. A fora magntica muito mais forte perto da Terra que longe, e em qualquer linha de campo est maior nos fins onde a linha entra na atmosfera. Assim eltrons e ons podem permanecer apanhados por muito tempo e podem saltar de um lado para outro de um hemisfrio para o outro (veja quadro acima, no escalar a espiral atual, que se encontra muito perto de Terra). Deste modo a Terra se agarra a seus cintos de radiao. Alm de espiralar e saltar, as partculas apanhadas tambm lentamente vo de uma linha de campo para outra, indo todo o modo gradualmente ao redor de Terra. ons acumulam um modo ( direita, do norte), eltrons o outro, e em qualquer movimento, a carga de eltricas equivalente a uma corrente eltrica que circula a Terra direita. Isso a corrente de anel denominada cujo campo magntico debilita o campo ligeiramente observada em cima da maioria da superfcie da Terra. Durante tempestades magnticas a corrente de anel recebe muitos ons adicionais e eltrons do lado escuro " forma fileira " da magnetosfera e seu efeito aumenta, entretanto, superfcie da Terra, sempre um efeito muito pequeno e raramente excede s 1% da intensidade de campo magntica total. Descoberta do Cinto de Radiao Antes de 1958 os cientistas estavam bastante atentos em ons e eltrons que pudessem ser apanhados pelo campo magntico da Terra, mas no se comprovou de fato se tais partculas existiram. No mximo foi proposto que durante tempestades magnticas uma populao apanhada temporria criava um anel atual e se deteriora novamente com o final da tempestade. Os anos 1957-8 foram designados como o Ano Geofsico Internacional (IGY), e o EUA e a Unio Sovitica (a Rssia) prepararam lanamentos de satlites artificiais. A Rssia prosperamente conseguiu colocar em rbita seu primeiro satlite Sputnik em 4 de outubro de 1957, mas o satlite dos EUA, Vanguard, falhou em seu lanamento, retardando assim a entrada oficial dos EUA. Os EUA construram um foguete alternativo que levava um satlite diferente, o Explorer 1, pequeno e construdo

Figura 13 Trajetria de partcula aprisionada pelo campo magntico terrestre.

O movimento de ons energticos e eltrons no espao regido fortemente pelo campo magntico local. O movimento bsico a rotao das linhas de campo magntico em fileira, enquanto deslizando ao mesmo tempo

Fsica III Prof. Dr. Cludio S. Sartori - CAPTULO V Campo Magnticoe Fontes de Campo magntico 10

por James Van Allen e o time dele na Universidade de necessria. Uma lei fundamental de estados da natureza Iowa. Rapidamente foi lanado 31 janeiro, 1958. a que diz que a energia nunca desaparece, s muda sua forma: por exemplo, pode ser convertida a energia de luz solar em eletricidade por uma clula solar, ou a energia do vento convertida por um moinho de vento. Fenmenos do espao envolvem energia em duas balanas muito diferentes. Uma balana envolve a energia de ons individuais e eltrons que freqentemente movem Figura 14 Lanamento do Explorer 1. O Explorer 1 levava um instrumento, um detector a uma frao respeitvel da velocidade de luz (um limite pequeno de partculas energticas, um contador Geiger superior que eles nunca podem alcanar). Quanto mais projetado para observar raios csmicos (ons de energia rpido a partcula se move, mais alto sua energia e maior muito alta e de origem desconhecida, chegando a Terra do a espessura de material necessrio para det-las. As espao). A experincia se realizou muito bem a baixas Energias de partculas gostam estes so medidas 10 em altitudes, mas ao topo da rbita no foi contada nenhuma eltrons-volt (eV): eltrons da aurora tm 1000-15,000 eV, partcula. O Explorer 3 que seguiu dois meses depois prtons no cinto interno talvez 50 milhes de eV, gravou em fita um registro contnuo de dados que enquanto a energia de ons de raio csmicos podem revelaram que as contas 0 na verdade representaram um alcanar muitos bilhes. Em contraste, molculas de ar na nvel muito alto de radiao. Tantas partculas energticas atmosfera s tm aproximadamente 0.03 eV, elevando o bateram no contador s altitudes mais altas que seu modo que poderia ser a pergunta mais fundamental em pesquisa de operao foi subjugado e nada registrou. No s era de espao: como algumas partculas adquirem tanta estava presente o cinto de radiao a todo o momento, energia? como era notavelmente intenso. A outra balana um fenmeno espacial global: tempestades magnticas, nas regies boreais exibem correntes eltricas que unem Terra e espao. Quem Os Cintures de Radiao da Terra A Terra tem duas regies de partculas rpidas caminha a conta de energia ? A fonte principal de energia apanhadas. O cinto de radiao interna descoberto por Van parece ser o vento solar, mas a maneira pelos quais esta Allen relativamente compacto e estende talvez um raio de energia transportada e distribuda na magnetosfera no Terra sobre o equador (1 RT = 6371 km ou so contudo completamente claro. aproximadamente 4000 milhas). Consiste de prtons muito energticos, um subproduto de colises por ons de raios rbita sncrona csmicos com tomos da atmosfera. O nmero de tais ons Provavelmente o maior nmero de satlites relativamente pequeno, e o cinto interno acumula operacionais, mais que 200, habitam a rbita sncrona lentamente, mas porque apanhando perto de Terra so denominada, uma rbita circular sobre o equador da Terra alcanadas intensidades muito estveis, bastante altas, com um rdio de 6.6 RT (raio de Terra), aproximadamente embora a formao deles possa ocupar anos. 42,000 km ou 26,000 milhas. Mais para fora a regio grande do anel atual e A acelerao orbital de qualquer satlite depende contm ons e eltrons de muita mais baixa energia (o mais de sua distncia da Terra. Em uma rbita circular fora da enrgico entre eles tambm conhecido como o " cinto " de atmosfera densa, um satlite precisa de s 90 minutos para radiao exterior). Distinto o cinto interno, esta populao uma rbita completa, mas satlites mais distantes movem flutua amplamente e sobe quando tempestades magnticas mais lentamente, e a um rdio de 6.6 RT o perodo est injetam partculas frescas do rabo do magnetosfera e caem perto de 24 horas e emparelha o perodo de rotao da gradualmente. O anel de energia atual principalmente Terra. Um satlite a esta distncia, sobre o equador, levado pelos ons, a muitos dos quais so prtons. sempre fica sobre a mesma mancha na Terra, e quando se Porm, h tambm no anel partculas alfa (que so v da Terra (diga-se, por uma TELEVISO) sempre est ncleos de tomos de hlio, que perdeu os dois eltrons), na mesma direo no cu. um tipo de on que abundante na radiao proveniente do Isto faz a rbita sncrona o lugar perfeito para vento solar; uma certa porcentagem a de ons de O+ satlites dedicados a comunicaes e para radiodifuso, e (oxignio), semelhante aos que existem na ionosfera da tambm usado para monitorar o tempo no mundo inteiro, Terra, entretanto, muito mais energtico. Esta mistura de por exemplo, pelo VAI srie de satlites de NOAA ons sugere que as partculas do anel provavelmente vm (Administrao Ocenica e Atmosfrica Nacional). A de mais de uma fonte. rbita sncrona tambm til para trabalhos cientfico, porque mapeia totalmente o anel da magnetosfera noite Energia e Partculas Energticas Energia a moeda corrente na quais processos da Terra. naturais devem ser custeados: acelerar movimentos, virar A Anomalia Magntica do Atlntico Sul, uma mquina, para fazer o sol lustrar ou dirigir uma AMAS ou SAA (do ingls, South Atlantic Anomaly) corrente eltrica por um arame, uma quantidade de energia uma regio onde a parte mais interna do cinturo de Van

10

Fsica III Prof. Dr. Cludio S. Sartori - CAPTULO V Campo Magnticoe Fontes de Campo magntico 11

Allen tem a mxima aproximao com a superfcie da Terra. O resultado que para uma dada altitude, a intensidade de radiao mais alta nesta regio do que em qualquer outra. A AMAS produzida por um "mergulho" no campo magntico terrestre nesta regio, causada pelo facto de que o centro do campo magntico terrestre esta deslocado em relao ao centro geogrfico por 450 km.

Campo magntico total da Terra, sobre o Brasil na rea azul mais escura existe a AMAS, Anomalia Magntica do Atlntico Sul, observar que as linhas de campo formam na regio uma figura que se assemelha uma cabea de um pato, por isso chamada "El Pato" A anomalia do Atlntico Sul afecta satlites e outras espaonaves com rbitas a algumas centenas de quilmetros de altitude e com inclinaes orbitais entre 35 e 60. Nessas rbitas, os satlites passam periodicamente pela AMAS, ficando expostos durante vrios minutos s fortes radiaes que ali existem. A International Space Station, orbitando com uma inclinao de 51.6, necessitou de um revestimento especial para lidar com o problema. O Hubble Space Telescope no faz observaes enquanto est passando pela regio. A AMAS sofre um deslocamento para a direo oeste, cuja velocidade de deslocamento de 0.3 por ano. A taxa de deslocamento muito prxima da rotao diferencial entre o ncleo da Terra e sua superfcie, estimada estar entre 0.3 e 0.5 por ano.
A dana do magnetismo terrestre, artigo de Marcelo Gleiser Marcelo Gleiser professor de fsica terica do Dartmouth College, em Hanover (EUA), e autor do livro "O Fim da Terra e do Cu". Artigo publicado na ?Folha de SP?: Os plos magnticos da Terra passam por inverses: de vez em quando, o que norte vira sul, e vice-versa. Em suas notas autobiogrficas, Einstein conta como ele ganhou uma bssola de presente de seu pai quando tinha cinco anos: "Ainda me lembro ou acredito que me lembro que essa experincia causou um profundo efeito sobre mim. Algo de fundamental tinha de estar escondido por trs das coisas". A bssola de Einstein, como qualquer outra, apontava para o norte, independentemente de onde estivesse: o metal da agulha tende a se alinhar com o campo magntico da Terra, que corre na direo norte-sul. Essa observao, to bvia quanto a volta do Sol a cada dia, que marinheiros e pssaros usam para se orientar em suas viagens, no tem nada de trivial. O fato de a Terra ser um gigantesco m se deve a uma confluncia de fatores, que s agora comeam a ser entendidos. Dentre as descobertas relativamente recentes, a mais chocante a de que os plos magnticos da Terra -quase alinhados com seus plos geogrficos (da a utilidade da bssola)- passam por inverses: de vez em quando, o que norte vira sul, e vice-versa. A questo quando

ser a prxima. A ltima inverso de polaridade ocorreu h 780 mil anos, bem mais tempo do que a mdia de 250 mil anos. Por alguma razo, os intervalos entre elas vm encolhendo nos ltimos 120 milhes de anos. Sabemos disso porque cada inverso deixa uma assinatura nas rochas magnticas, suscetveis a mudanas de orientao do magnetismo terrestre quando aquecidas. Ao resfriarem, mantm a nova orientao, reproduzindo no tempo a coreografia dos plos magnticos. Portanto, a prxima inverso est bem atrasada. Vivemos num perodo de relativa estabilidade que no durar para sempre. E os primeiros sinais esto j aparecendo. Dados colhidos por satlites em 1980 e em 1999 mostram que ilhas de polaridade oposta no campo magntico terrestre esto crescendo. Imagine uma bola de futebol com o hemisfrio sul pintado de azul e o norte de vermelho. 11 As medidas indicam que dentro da regio vermelha existem manchas azuis, e vice-versa, e que essas manchas aumentaram nos ltimos 20 anos. A suspeita que elas sejam os precursores da prxima inverso. O campo magntico terrestre se reduziu em 10% desde 1830. O centro da Terra uma esfera de metal lquido, principalmente ferro, com volume seis vezes maior que o da Lua inteira. Devido enorme presso exercida pela crosta e pelo manto, 2 milhes de vezes maior no centro do que na superfcie, a temperatura l chega a 5.000 C, comparvel superfcie do Sol. Como em uma sopa, bolhas de metal mais quente e, portanto, menos denso, tendem a subir. Na subida, elas se resfriam e voltam a afundar. Esse processo, chamado de conveco, transporta calor do centro da Terra para a regio entre o centro e o manto. O metal lquido conduz eletricidade. Quando adicionamos a rotao da Terra, temos uma esfera de metal lquido e borbulhante girando, essencialmente um gerador eltrico, ou dnamo. Em geradores comuns, o que gira so fios metlicos que transportam corrente. Desse movimento nasce um campo magntico que varia ao longo do tempo. A Terra um gigantesco dnamo. Sua corrente muda ocasionalmente de direo, invertendo a polaridade de seu campo magntico. Simulaes em computadores e experimentos em laboratrio tm ajudado no estudo das inverses. Um satlite internacional est tomando novas medidas. Mesmo assim, no podemos ainda prever quando a prxima ir ocorrer. No meio tempo, bom ficar de olho nos pssaros e nas bssolas. (Folha de SP, 17/7)

Lei de Lorentz e Movimento de uma partcula na regio de um campo magntico Uniforme. Uma carga em movimento quando em uma regio onde atua um campo eltrico E e um campo magntico B est sujeita chamada fora de Lorentz:

q E q v B

Regra da mo esquerda: O sentido da fora F dado pela regra da mo esquerda (para carga q positiva ((a)): INDICADOR NO SENTIDO DE B, O DEDO MDIO NO SENTIDO DE v E O POLEGAR DAR O SENTIDO E DIREO DE F. Quando a carga q negativa (b) , o sentido ao contrrio. Escreve-se a fora magntica

Fm

i q vx Bx

j vy By

Fm k

q v B

vz Bz

11

Fsica III Prof. Dr. Cludio S. Sartori - CAPTULO V Campo Magnticoe Fontes de Campo magntico 12

B
B.

Onde

aqui,

vy vx i j vz k

By Bx i j Bz k F q v B sen , onde o ngulo entre v e

, B vi

Exemplo 6 Campo saindo,carga positiva :

Bk

qvB j
B

, B vi

i k Exemplo 7 Campo saindo,carga positiva :

Bk

qvB j
B

12
+ k j i

+ Nos exemplos abaixo indicamos diversas situaes onde uma partcula de carga q penetra na regio de um campo magntico B, com velocidade v, dando a fora F que aparece.

v
F

, B vi

Exemplo 8 Campo saindo,carga negativa :

Bk

qvB j
B

j i

: v

, B vi

Exemplo 3 Campo entrando no campo do papel

Bk

F F

papel :

Exemplo 9 Campo entrando no campo do

, B vi

qvB j B
j

F
+

Bk

qvB j

, B vi

i k Exemplo 4 Campo entrando, carga negativa :

Bk

v j, B

i k Exemplo 10 Campo entrando, carga negativa :

Bk

qvB j
B
j i k

qvBi B

i k Exemplo 11 Campo entrando no campo do papel, carga negativa:

, B vi

Exemplo 5 Campo saindo,carga positiva :

Bk

v j, B

qvB j B
j i k

v
-

Bk B
F

qvBi

j i k

12

Fsica III Prof. Dr. Cludio S. Sartori - CAPTULO V Campo Magnticoe Fontes de Campo magntico 13 Exemplo 12 Campo entrando no campo do papel, carga positiva:

v j, B

v
F
-

Bk

qvBi

j k i

Exemplo 13 Partcula com carga positiva entrando no campo do papel:

, B vk

Bi

qvB j
B

F Exemplo 14 Partcula com carga negativa entrando no campo do papel:

Quando uma partcula carregada penetra 13 na regio de um campo magntico uniforme, ela descreve um movimento circular uniforme na regio de campo magntico uniforme, como mostram as figuras a seguir.
Figura 16 Movimento de uma partcula carregada numa regio de campo magntico uniforme.

, B vk

Bi
F

qvB j
B

Quando a partcula penetra numa direo v qualquer, somente a componente perpendicular ao campo causar a fora magntica. Ento necessrio decompor a velocidade nas componentes perpendicular e paralela ao campo:

v//

Observe que uma partcula carregada que entra numa regio de campo magntico uniforme no sofre atuao de fora magntica. Uma partcula neutra tambm no sofre atuao de fora nenhuma. A figura ilustra uma partcula entrando numa direo qualquer.
Figura 15 Componentes da velocidade (a) e movimento de uma partcula numa regio onde h um campo eletromagntico (b) e (c).

13

Fsica III Prof. Dr. Cludio S. Sartori - CAPTULO V Campo Magnticoe Fontes de Campo magntico 14
Figura 17 Dispositivo de Thomson para determinar a razo e/m de um raio catdico (a) mostrando os campos B e E cruzados; dispositivo original usado por Thomson (b).

Assim, a resultante centrpeta a fora magntica: v2 mv Fcp m qvB R R qB R o raio da rbita. Se quisermos calcular o perodo: 2 R v 2 m v m qB T T R qB A freqncia desse movimento :

14

1 T

q B 2 m
Espectrmetros de massa. Tcnicas semelhantes s usadas na experincia de Thomson de e/m podem ser empregadas para medir a massa de ons e, portanto, massas atmicas e massas moleculares. Em 1919, Francis Aston (1877 1945), um aluno de Thomson, construiu a primeira verso de um instrumento conhecido como espectrmetro de massa. Uma variante construda por Bainbridge indicada na figura 18.
Figura 18 O espectrmetro de massa de Bainbridge utiliza um seletor de velocidades para produzir partculas com velocidade constante v. Na regio de campo magntico, as partculas com maiores velocidade produzem trajetrias de raios maiores.

Tubos de Raios Catdicos J.J. Thomson (1856 1940), realizou uma experincia que possibilitou medir a razo entre a carga e a massa do eltron. Usando o dispositivo indicado na Figura 17, no recipiente de vidrro onde h vcuo, os eltrons provenientes de um catodo so acelerados e agrupados em um feixe por uma diferena de potencial V entre os anodos A e A. A velocidade v dos eltrons determinada pelo potencial V que os acelera:

1 m v2 2

eV

2 e V m

Os eltrons passam entre as placas P e P e colidem com a tela no final do tubo, que recoberto por um material que se torna fosforescente (cintila) no ponto onde ocorre a coliso. Os eltrons passam pelo tubo ao longo de uma trajetria retilnea, pois os campos eltricos e magnticos so perpendiculares, assim:

Fe Fm

e E e v B 0 E v B
e m E2 2 V B2
a

Assim:

E B

2 eV m

Assim, atribuu-se a Thomson descoberta da primeira partcula subatmica, o eltron.

14

Fsica III Prof. Dr. Cludio S. Sartori - CAPTULO V Campo Magnticoe Fontes de Campo magntico 15

ons positivos provenientes de uma fonte passam atravs das fontes S1 e S2, formando um feixe estreito. A seguir o feixe passa por um seletor de velocidades com campos E e B ortogonais entre si., a fim de bloquear todos os ons, exceto aqueles com velocidades v = E/B. Finalmente, os os passam por uma regio onde h um campo magntico B perpendicular ao plano da figura, onde eles se movem em uma trajetria semi-circular com raior R dado por:

m v q B

Assim, ons com massas diferentes colidem com a placa em diferentes pontos. Supomos que cada tomo perdeu um eltron, de modo que o on possua carga igual a +e. Conhecendo-se os valores de todas grandezas na equao acima, exceto m, podemos calcular a massa m de um on. Um dos primeiros resultados desse trabalho, foi a descoberta de istopos de elementos. Os espectrmetros de massa utilizados atualmente podem medir massas com uma preciso da ordem de 1 parte em 10000. A placa fotogrfica substituda por um detector de partculas mais sofisticado que faz uma varredura na regio onde ocorre o impacto. Cyclotrons e Sincrotrons. Existem aparelhos com aplicaes em alta Tecnologia, como Cyclotrons e Sincrotrons. Tais aparelhos sofisticados produzem partculas a altas velocidades com objetivo de provocar radiao por meio da desacelerao dessas articulas. A interao dessa radiao com a matria de fundamental importncia para estudar as propriedades fsicas e qumicas de novos materiais. Na fsica de partculas, cclotron um equipamento no qual um feixe de partculas sofre a ao de um campo eltrico com uma frequncia alta e constante e um campo magntico perpendicular esttico. Foi inventado em 1929 por Ernest Lawrence que o usou em experimentos com partculas com 1 MeV (Um Mega eltron-Volt). O cclotron possui dois eletrodos com a forma de um "D", estes so ocos e semicirculares. Sua montagem numa cmara de vcuo entre os plos de umeletromagneto. Os prtons, duterons (Ncleo de um tomo de deutrio, constitudo por um prton e um nutron), comeam a se locomover no interior dos eletrodos em forma de D.No incio da locomoo, injetada uma diferena de

potencial alternada de alta freqncia e potncia nos eletrodos ("Ds") cuja freqncia de ressonncia prxima da circulao inica, produzindo assim saltos de aumento de velocidade. Cada vez que as partculas passam de um eletrodo para o outro subseqente estas adquirem uma trajetria em forma de espiral. Em seguida ocorre com as partculas uma trajetria em forma hipide, ou de semi-crculos, cujos raios so crescentes havendo ento uma perda do foco do feixe No Brasil, o IPEN fornece radioistopos de ciclotron para uso em medicina nuclear e pesquisa bsica por meio de irradiao por cclotrons. Radiofrmacos so substncias emissoras 15 de radiao utilizadas em medicina para radioterapia e para exames de diagnstico por imagem. A Medicina Nuclear permite observar o estado fisiolgico dos tecidos de forma no invasiva, atravs da marcao de molculas participantes nesses processos fisiolgicos com istopos radioactivos. Estes, denunciam sua localizao com a emisso de particulas detectveis, sob a forma de raios gama (fton). A deteco localizada de muitos ftons gama com uma camara gama permite formar imagens ou filmes que informem acerca do estado funcional dos rgos. A maioria das tcnicas usa ligaes covalentes ou inicas entre os elementos radioactivos e as substncias alvo, mas hoje j existem marcadores mais sofisticados, como o uso de anticorpos especificos para determinada protena, marcados radioactivamente. A emisso de particulas beta ou alfa, que possuem alta energia, pode ser til do ponto de vista terapeutico, para destruir clulas ou estruturas indesejveis. Um radiofrmaco incorpora dois componentes. Um radionclido, ou seja, uma substncia com propriedades fsicas adequadas ao procedimento desejado (partcula emissora de radiao beta, para teraputica; ou partcula emissora de radiao gama, para diagnstico) e uma vector fisiolgico, isto , uma molcula orgnica com fixao preferencial em determinado tecido ou rgo. Essencialmente, os radionclidos so a parte radioactiva dos radiofrmacos. Mas estes tambm possuem uma molcula (no radioactiva) que se liga ao radionclido (marcao radioactiva) e o conduz para esse rgo ou estrutura que se pretende estudar. Tecncio-99-metaestvel: um radionclido artificial, criado pelo homem. Tem vida-mdia de aproximandamente 6 horas, isto , a sua Actividade, ou "quantidade de radioactividade" reduz-se para metade a cada 6 horas. Emite um fton gama com 140.511keV de energia, ideal para a Camara Gama. muito reactivo quimicamente, reagindo com muitos tipos de molculas orgnicas. Esta grande versatilidade qumica permite que hoje em dia a grande maioria dos estudos em Medicina Nuclear sejam efectuados com base no uso de radiofrmacos Tecneciados.

15

Fsica III Prof. Dr. Cludio S. Sartori - CAPTULO V Campo Magnticoe Fontes de Campo magntico 16

Iodo-123 ou Iodo-131: importantes no estudo da Tiroideia. Tm emisso de radiao gama e beta, respectivamente. Semi-vida de 8 dias para o I131, 13 horas para o I123. Tlio-201: tem propriedades qumicas semelhantes ao Potssio, tendo sido utilizado durante muitos anos para imagiologia cardaca (integrava a bomba de sdio-potssio). Os seus ftons gama tm energias baixas, mas as imagens eram menos ntidas e a sua interpretao mais complexa. Semi-vida de 3 dias. Actualmente os estudos com Tlio-201 tm cado em desuso, face ao apareciamento de novos radiofrmacos marcados com Tc-99m. Glio-67: tem propriedades semelhantes ao io Ferro. um emissor gama de mdia energia e apresenta semi-vida de 3 dias. utilizado em estudos de Infeco e em Oncologia. ndio-111: semi-vida 3 dias. um emissor de radiao gama de mdia energia. Xenon-133 e Cripton-81m: gases nobres radioactivos que podem ser usados na cintigrafia de ventilao pulmonar. No entanto, a maior parte dos estudos de ventilao pulmonar so feitos com um aerossol marcado com Tc-99m. Flor-18: emite psitrons. usado no exame PET. A tomografia por emisso de psitrons (PET) um exame imagiolgico da medicina nuclear que utiliza radionucldeos que emitem um psitron aquando da sua desintegrao, o qual detectado para formar as imagens do exame. Utiliza-se glicose ligada a um elemento radioativo (normalmente Fluor radioativo) e injeta-se no paciente. As regies que esto metabolizando essa glicose em excesso, tais como tumores ou regies do crebro em intensa atividade aparecero em vermelho na imagem criada pelo computador. Um exemplo de um grande utilizador de glicose o msculo cardaco - miocrdio. Um computador produz uma imagem tridimensional da rea, revelando quo ativamente as diferentes regies do miocrdio esto utilizando o nutriente marcado. A tomografia por emisso de psitres produz imagens mais ntidas que os demais estudos de medicina nuclear. A PET um mtodo de obter imagens que informam acerca do estado funcional dos rgos e no tanto do seu estado morfolgico como as tcnicas da radiologia propriamente dita. A PET pode gerar imagens em 3D ou imagens de "fatia" semelhantes Tomografia computadorizada. Os radionucldeos usados na PET so necessariamente diferentes dos usados nos restantes exames da medicina nuclear, j que para esta ltima importante a emisso de ftons de radiao gama, enquanto a PET se baseia no decaimento daqueles ncleos que emitem psitrons. Flor-18: marca a Fluorodeoxiglicose (FDG) radioactiva que um anlogo da Glicose. usado para

estudar o metabolismo dos rgos e tecidos. Semi-vida de 2 horas. Nitrognio-13: usado para marcar amnia radioactiva que injectada no sangue para estudar a perfuso sangunea de um rgo (deteco de isquemia e fibrose por exemplo). Carbono-11 Oxignio-15: usado em estudos do crebro. Rubdio-82: usado em estudos de perfuso cardacos. Imagem de corpo inteiro obtida atravs do exame PET PET oncolgico: injectado FDG com Flor18 no sangue do paciente. O F18-FDG, um anlogo 16 da Glicose, transportado para dentro das clulas pelo mesmo transportador na membrana celular do acar, contudo dentro da clula ele no completamente metabolizado mas transformado em uma forma que conservada (fixada) no interior da clula. Assim ele pode ser utilizado para detectar clulas com alto consumo de glicose e que portanto contenham muitos transportadores membranares (hiperexpresso destes genes), como acontece nas clulas dos tumores de crescimento rpido, os quais so frequentemente malignos (cancro). usado para distinguir (estadiar) massas benignas de malignas no pulmo, clon, mama, linfomas e outras neoplasias, e na deteco de metstases. Esta tcnica constitui 90% dos PET feitos actualmente. PET do crebro: usado Oxignio-15. Usado para avaliar perfuso sangunea e actividade (consumo de oxignio) de diferentes regies do crebro. A F18-DOPA est em estudo enquanto anlogo do precursor de neurotransmissor DOPA. PET cardaco: FDG-F18 usado para detectar reas isqumicas e fibrosadas, mas o seu benefcio-custo em comparao com a tcnica de SPECT Cintigrafia de Perfuso (discutida em medicina nuclear) duvidoso. Tambm so usados PET em investigao em farmacologia. O frmaco marcado com radionucldeo de modo a estudar a sua absoro, fixao e eliminao. O PET foi desenvolvido por Edward Hoffman e Michael E.Phelps em 1973 na Universidade de Washington em St. Louis, EUA. O exame PET ficou limitado a usos de investigao mdica at cerca de 1990. Hoje em dia frequente a combinao dos exames PET e TAC do mesmo rgo. Existem equipamentos que permitem efectuar ambos os exames simultaneamente, inventados por David Townsend e Ron Nutt. O exame de PET uma tcnica intensiva apenas practicada nos hospitais centrais. necessrio um ciclotron para produzir continuamente o Flor-18, que tem uma semi-vida curta de apenas algumas horas.

16

Fsica III Prof. Dr. Cludio S. Sartori - CAPTULO V Campo Magnticoe Fontes de Campo magntico 17
Figura 19 O Cyclotron (a) e o Cern (b). O Fermilab (c) e o LNLS (d)

(a)

17
Na fsica de partculas, sncrotron um acelerador de partculas cclico no qual os campos eltrico, responsvel pela acelerao das partculas, e o magntico responsvel pela mudana de direo das partculas esto cuidadosamente sincronizados com o feixe de partculas. O desenvolvimento dos sncrotrons foi necessrio para melhorar as solues de acelerao de partculas cujas trajetrias so de raios fixos. Estes, da mesma forma que os cclotrons, aceleram as partculas eletricamente e as confinam em campos magnticos. A diferena que o sncrotron utiliza o princpio da estabilidade de fase, mantendo desta forma o sincronismo entre campo eltrico aplicado e a freqncia de revoluo da partcula. O funcionamento se d atravs de um campo magntico que causa a deflexo da partcula para uma rbita circular, e cuja intensidade do campo modulada de forma cclica, mantendo assim rbitas cujo raio bastante estvel e constante, apesar do ganho de energia e massa conseqentemente. Uma vez que se usa o campo magntico para manter a rbita ao invs de aceler-la, as linhas de campo magntico s so necessrias na regio anular que definida pela rbita. O campo gerado por um eletromagneto anular. Os sncrotrons de prtons so os aceleradores de partculas que atingem a maior energia chegando a 800 GeV, enquanto o sncrotron de eltrons alcana no mximo 12 GeV. A velocidade do prton s chega prxima da velocidade da luz no vcuo com uma energia acima de 1 GeV. O prton acelerado no perde energia por radiao, ou se perde muito pouco. Os eltrons adquirem uma velocidade muito alta a energias relativamente baixas, e quando defletidos por campos magnticos irradiam energia eletromagntica prxima do comprimento de onda dos raios X. Essa energia irradiada precisa ser reposta pelo sistema acelerador.

(b)

17

Fsica III Prof. Dr. Cludio S. Sartori - CAPTULO V Campo Magnticoe Fontes de Campo magntico 18

(c) O crculo maior mostra o Supercondicting Super Collider (SSC) em uma foto de satlite de Washington DC. O crculo intermedirio o acelerador europeu CERN na Sua e o crculo menor corresponde s dimenes do acelerador Fermilab.

(d) O Laboratrio Nacional de Luz Sncrotron (LNLS) oferece a cientistas condies excepcionais para realizarem pesquisas com nvel de competitividade mundial.

dH
Onde:

R 1 Idl a 2 4 r
R a r r r r

18

Aqui, os vetores: r : orientado do elemento de corrente Idl at o ponto P onde queremos calcular o campo H. r : orientado da origem O do sistema de coordenadas ao elemento de corrente Idl. REGRA DA MO DIREITA: Vimos que a corrente eltrica, na experincia de Oersted, provoca o aparecimento de um campo magntico que circula o fio, cujo sentido e direo e dado pela regra da mo direita. Polegar no sentido de I e vetor induo B saindo da palma da mo. Lembrando que cargas que atravessam um comprimento L de um fio num intervalo de tempo definem a corrente eltrica, na expresso Fora magntica entre dois condutores Combinando a Lei de Biot-Savart com a expresso da fora sobre um elemento de corrente num campo magntico, podemos escrever uma equao da fora exercida por uma corrente elementar sobre outra. A fora sobre o elemento de corrente I2dl2 exercida pelo elemento I1 dl1 dada por:

qvB q

L B t

dF12

I 2 dl 2

BIL. Podemos representar um

I1dl1 r km 2 r

elemento de fora magntica em um elemento de fio dl dado por:

dF

Idl B

Aqui, dl aponta para o sentido convencional da corrente I (contrrio ao real, do movimento dos eltrons). Analisando o elemento de vetor induo magntica

dB ,devido a esse elemento de fio Idl, Ampre deduziu a seguinte equao, tambm chamada de Lei de Biot-Savart: r 0 Idl dB 2 4 r
Essa equao anloga Lei de Coulomb, para o caso da eletricidade. Aqui, 0 chamado de permeabilidade magntica do vcuo.
0

4 km

4 10 7

N A2

Esta relao diz que: A fora exercida pela corrente elementar 1 sobre o elemento 2 no igual e oposta fora exercida pelo elemento 2 sobre o elemento 1. As foras no obedecem Lei de Newton de Ao e Reao. Na maioria das situaes as correntes elementares so partes de um circuito completo, existindo foras sobre eles de outros elementos do circuito. A anlise da fora total exercida sobre um circuito pelo outro mostra que esta fora obedece terceira Lei de Newton. Uma semana depois de ter ouvido falar da descoberta de Oersted sobre o efeito da corrente em uma agulha imantada, Ampre descobria que duas correntes paralelas se atraam quando tinham a mesma direo e sentido e duas correntes opostas se repeliam. Podemos calcular a fora de um condutor sobre outro por meio da equao: Escrevemos:

Podemos escrev-la tambm com a definio do vetor campo magntico H:

F1 2

I 2l2

B1

F2 1

I 1l1 B2 . Assim:

18

Fsica III Prof. Dr. Cludio S. Sartori - CAPTULO V Campo Magnticoe Fontes de Campo magntico 19
I 2l2 B1

F1 2

2k m I 1 I 2 l 2 r
F2 l2 2k m I 1 I 2 r

Figura 20 Fora sobre uma carga positiva se movendo em um condutor que transporta corrente.

19

Figura 22 Componentes de um alto falante (a). O m permanente cria um campo magntico que exerce uma fora sobre a bobina do alto falante; para a corrente I no sentido indicado, a fora est indicada. Quando uma corrente eltrica oscilante percorre a bobina do alto falante, o cone ligado bobina oscila com a mesma freqncia (b). Figura 21 Fora magntica F sobre um elemento de fio l que transporta uma corrente I,

Figura 22 (a) Os trs vetores induo magntica B, fora magntica F e elemento l que transporta uma corrente. (b) Se o sentido de B se inverte, o mesmo ocorre com o sentido de F. (c) Invertendo o sentido da corrente, l se inverte e a fora F retorna ao sentido de (a).

19

Fsica III Prof. Dr. Cludio S. Sartori - CAPTULO V Campo Magnticoe Fontes de Campo magntico 20
Figura 23 Fora magntica entre dois fios percorridos por uma corrente.

Como:

I
S

J dS

Fluxo Magntico Definimos o fluxo magntico atravs de uma superfcie de modo anlogo descrio do fluxo eltrico relacionado com a Lei de Gauss. Assim:
B S

B dA

Definio do Ampre:

Quando dois condutores retilneos e paralelos, esto B dA 0 B separados por uma distncia de um metro, so percorridos por duas correntes iguais, a intensidade de cada uma um ampre, quando a fora por unidade de comprimento dos Figura 24 Representao das linhas de campo magntico para diversas fontes. condutores de 2 . 10-7 Newtons por metro. Quando os fios so percorridos por correntes em sentidos opostos.

Unidade: Weber: 1 Wb = 1 T.m2. Numa superfcie fechada, o fluxo magntico ser sempre nulo, pelo fato de s ocorrerem dipolos magnticos.

20

A Lei de Ampre Observamos que as linhas de induo de campo de uma corrente retilnea eram circulares em torno de um condutor. Essas linhas so completamente diversas das de qualquer campo eltrico que encontramos. O campo eltrico conservativo. O trabalho realizado por uma carga eltrica puntiforme de prova quando ela desloca um crculo no campo nulo. Esse trabalho igual, por unidade de carga, E .dl ao longo da trajetria. A integral de linha do campo eletrosttico sobre qualquer trajetria nula, pois o campo conservativo:

E dl

Porm a soma de B.dl ao longo da trajetria no em geral nulo. Se fizermos essa soma ao longo de uma trajetria circular, em torno de uma corrente retilnea, o vetor induo magntica B sempre tangente trajetria. Ento B.dl sempre positivo se percorremos a trajetria no sentido de B. Sendo a induo paralela a dl e tendo grandeza constante, teremos:

B dl

Fontes de campo Campo magntico Campo magntico de um fio retilneo percorrido por uma corrente I: Exemplo 15 - Para um fio condutor percorrido por uma corrente I, o campo em um ponto P a uma distncia r do fio dado por:
2

Essa relao conhecida como Lei de Ampre:

H dL

I
H dl

O teorema de Stokes :

H dS

H
0

I 2

20

Fsica III Prof. Dr. Cludio S. Sartori - CAPTULO V Campo Magnticoe Fontes de Campo magntico 21
Figura 26 (a) Campo de um fio de comprimento 2a.

I r

O campo magntico de um fio infinito, localizado no centro do cubo e percorrido por uma corrente constante I de baixo para cima. O campo ; dado por

i 2 r
0

i x
2

y y
2

x a

x x
2

y2

y , a

Figura 25 Representao do campo de um fio (a) e distribuio de campo magntico no espao de um fio (b). (a)

21

y Idl Idya Idl a R dH 2 4 r Idya y a R dH 4 r2


Observe que:

r r

x xa y ya r r

y ya

(b)

R a

r r

R a

x xa x2
y Idya 4

y y
x xa x2 x2 y

y y a y
y y y
2

y y a y
2 2 2

dH

dH
Aqui
x a y (1, 0, 0); a (0,1, 0) representam

os

I 4

x x2
a 2

y y

2 32

z dya

versores ortonormais do plano Oxy. Campo magntico de um fio finito: Exemplo 16 - Calcule o campo magntico de um fio longo e retilneo percorrido por uma corrente I, usando a Lei de Biot-Savart, num ponto do eixo que cruza a metade do fio. Escolhendo o eixo x coincidente com a direo do condutor:

Ix 4

x x y
y y y y
2 y a

2 32

z dya

y a

H
H

Ix 4 x2 x2
y a x2 y a
2

z a

I 4 x

y a x2 y a
2

z a

21

Fsica III Prof. Dr. Cludio S. Sartori - CAPTULO V Campo Magnticoe Fontes de Campo magntico 22

I 4 x
0

y a x2
I

y a
2

y a

x2

y a

z a

dH
dH

z Idza 4

x xa

y ya

z z z a
3

Observe que:

lim H
a

4 xa

lim x2

y a y a
2

y a x2 y a
2

z a

x 2 y 2 ( z z )2 y ya x dz I xa
x2 y 2 ( z z )2 x ya
x ya x
2

4 H
H

32

lim H
a

I 4 x H

z 1 1a I 2 x 0I z a 2 x z a

y I xa 4
y I xa 4

dz x2
1 y
2 32

y 2 ( z z )2
a

32

22
2 32

dz 1 z z x2 y2

Veja que deduzimos a partir da Lei de Ampre, muito mais simples!!! Exemplo17 Clcule o campo magntico de um fio de comprimento 2a percorrido por uma corrente eltrica I num ponto P( x, y, z) qualquer.
Figura 26 (b) Campo de um fio de comprimento 2a num ponto P (x, y, z) qualquer.

Chamando de:

u
z dz
H y I xa 4

z z x2
z u x2 du x 2
x2 x
2

y2
y2 y2
y2 y
2 32 a

z P(x , y, z) a

x ya

du 1 u2
32

Chamando de: dl

u tg
sen
y

sec2
tg

1 tg 2

x -a

1 tg 2
sec2 d
1 2 x y2 sec2 d sec3 a
a

du
Em coordenadas cartesianas:

z za z dl dz a
x r r xa R r r
R a r r r r 1 x2

y I xa 4

x ya

x xa

y ya

z za

H
H

y I xa 4
y I xa 4

x ya
x ya x ya

1 2 x y2
1 2 x y2
2 a

d sec a
cos d
a

y ya
x2

z z z a
y2
x xa

z z
y ya

y I xa 4

1 sen x y2

dH

Idl aR 4 R2

y 2 ( z z )2

z z z a

y I xa 4

x ya

1 x y2
2

tg 1 tg 2

22

Fsica III Prof. Dr. Cludio S. Sartori - CAPTULO V Campo Magnticoe Fontes de Campo magntico 23

z a

z z H y I xa 4 x ya 1 x y2
2

y cos a 4 H I 4

x sen a

1
2 2

z a z a z a
2 2 2 2

z a z a
2

x 1

2 2

z a
2

z z x2 y2
z a z a

z a

z a

Calculando em coordenadas cilndricas

H
H

y I xa 4
x ya

x ya

1 2 x y2
z a x2 y2

z z x2
2

y2

z z
z a

2 z a

y I xa 4

1 x y2
2

Se o
z a
2

z za z dl dz a
Observe que:

r
r

z za

23
y ya

z a

x2

y2

fio for infinito:


H y I xa 4 x ya 1 lim x y2 a
2

z a x2
x ya

z a z a
2

r
z a
2

x xa

y2

x2

y2

y I xa 4 H H

R a

1 x2 y 2 x ya x2 x ya x2 1 y2 2 y2

1 1

z za r r r r
a
2

y I xa 4 y I xa 2

R a

z z
a

z z a z
2

Passando de coordenadas cartesinanas coordenadas cilndricas: Lembrando que em coordenadas cilndricas:

para

dH
dH

z Idza 4
I 4
2

z z z a
2

z z z z
2 2

x a y a

cos a sen a

sen a cos a

z z

2 32

dza

a a
2

x sen a y cos a x cos a y sen a

I 4

a 3 a

1 1 z z
2 32

dz a

x2 y2 x cos y sen
H I y cos a 2 x sen a 1
2

Chamando:

u
dz

z z
du

y I cos a 2

x sen a
2

I 2
z a

H H

I 4 I 4

1
2 a

1 1 u2 du
32 32

du )a

Para qualquer ponto, em coordenadas cilndricas:


H y I xa 4 x ya 1 x2 y 2 z a z a
2

1 u2

x2

y2

x2

y2

z a

Chamando agora:

u tg

sec2

1 tg 2

23

Fsica III Prof. Dr. Cludio S. Sartori - CAPTULO V Campo Magnticoe Fontes de Campo magntico 24

sen

tg 1 tg 2

du

H H

I 4 I 4

sec2 d sec2
32

I 4N l 4 2
0

0 l 2
2

l 2 l 0 2
2

0 l 2
2

l 2 l 0 2
2

z a

a a

1 tg 2 sec2 sec
2

d a

B
32

2N

d a
B

I l

l 2 l2 2 4
0

l 2 z a l2 2 4
2

I 4

1 d a sec a
a

I 4

cos d a
a

1 z a 2 I z B 2 2N 0 a l Campo magntico de uma espira 2N

I l

24

H
H
H

I 4
I 4
I 4

sen a
tg 1 tg 2
z z z z
2

Exemplo 19 - Calcule o campo magntico e a induo magntica no eixo de uma espira circular de raio a em: (a) um ponto P(x, y, z); (b) no eixo z. (c) no centro da espira.

A geometria necessria para esse clculo est na figura a seguir. Considere, inicialmente a corrente elementar no topo da espira, onde
z a

. Idl est na direo k

Figura 27 Campo de uma espira circular.

H
H

I 4
z a
2

z z
2

z z

2 z a

I 4

z a
2 2

z a

z a

Exemplo 18 - Calcule a induo magntica no centro de uma espira quadrada de N voltas.


Figura 26 (c) Campo de uma espira quadrada.

l I

dH

R Idl a 2 4 r

dl d a d a dl ad a
Observe que:

z dz a

Escolhendo a origem como indicado: x = l/2 e y = 0 e tomando a = l /2:

z za

24

Fsica III Prof. Dr. Cludio S. Sartori - CAPTULO V Campo Magnticoe Fontes de Campo magntico 25

a aa r r

z za

B 2

Ia a
2

z a

R a

r r

No centro da espira:

R a

a a a
Iad a
2

z za z2
a a a
2 2

I z a 2a 0I z a 2a

z za z2
2

Para cada elemento de corrente decompor a induo magntica como:

Idl ,

podemos

dH 4 a
2
2

dB dBz dB

25

Observe que, ao fazer a integral sobre todos os componentes elementares de corrente, a componente da induo magntica se anula. Veja que: dBx

dH

Ia 4

z a a a z2
2 32 0

za
32

d a

e dB

Idl r

dB sen i

Ia 4
Ia 4

a a
a a
2

dB B
Como

km dBz

r2 z sen dBa
2

. Ento:

z2
z 2 a

z d a

d z a
0

2 32

z
0

z2

x cos a

y d sen a

B
B km R a
2

Idl z a2 Idl z sen 2 a z R2 dB km


Idl i km 2 z z a
2 2

aI a
2

Ia 2 Ia 2

a a
2

2 3

dla

32

z a

B B

2 km a Ia 2 a
2

a2 I
2

2 3

z ou a

B
=0

a a
2

z2

32

z a

2 3

z a

Casos particulares: Sobre o eixo Oz:

Veja que no centro da espira, x = 0, o campo magntico ser: B

Ia 2 2 a2
0

z2

32

z a

I z a 2a
0

(Campo magntico no centro de uma espira circular )

B
z=0

Ia 2 z2
32

2 a2

z a

Sobre o plano da espira:

H 2

Ia a
2

z a

25

Fsica III Prof. Dr. Cludio S. Sartori - CAPTULO V Campo Magnticoe Fontes de Campo magntico 26 Campo magntico de um solenide
Figura 29 Vistas das linhas do vetor induo magntica no

Exemplo 20- Calcule a induo magntica no eixo interior de um solenide. de um solenide.


Figura 28 Vistas das linhas de campo de um solenide.

Figura 30 Mdulo da induo magntica ao longo do eixo 26 de um solenide de comprimento 4a.

Campo magntico de um toride Nas figuras mostramos como um solenide, as linhas de de fora do campo magntico em seu interior e a Exemplo 21 - Calcule a induo magntica no curva fechada retangular necessria para aplicar a lei de eixo de um toride. Ampre. A figura a seguir ilustra um corte de um toride, O campo magntico no interior de um solenide percorrido por uma corrente i0, mostrando tambm a curva pode ser calculado usando a Lei de Ampre utilizando a de Ampre para se calcular o campo magntico. curva fechada indicada na figura acima: Aplicando a Lei de Ampre para essa curva:

B dl

Bh

h N I l

N I l

B dl

0 0

Ou, chamando de n = N/l o nmero de espiras por unidade de comprimento:

B 2 r

N i0

N i0 2 r

nI

(B no interior de um solenide)

Veja que o B no constante, contrastando com o campo no interior (eixo) do solenide. Equao paramtrica do torus:

x s env R r cos u a y rsenua z r (u, v) cos v R r cos u a


Figura 31 Superfcie do toride (a). Enrolamento toroidal

(b).

26

Fsica III Prof. Dr. Cludio S. Sartori - CAPTULO V Campo Magnticoe Fontes de Campo magntico 27
Figura 32 Vistas de um tokamak.

(a)

v
(c) Formao de plasma em um tokamak.

27

(d) Configurao do campo magntico num tokamak.

(b) Vistas (a), (b) e (c).

(c)

O toride o aparelho central de um promissor dispositivo: um reator de fuso controlada, denominado tokamak.

27

Fsica III Prof. Dr. Cludio S. Sartori - CAPTULO V Campo Magnticoe Fontes de Campo magntico 28 Campo magntico de um fio slido Exemplo 22 - Calcule o campo na regio interna e externa de um fio condutor cuja corrente que o atravessa I0 e seu raio vale R. Nesse caso usamos duas curvas de Ampre para fazer o clculo: uma de raio r menor que R e outra de raio r maior que R. Precisamos saber qual a corrente que atravessa a curva de Ampre.
Figura 33 Vetor induo de um fio (a) e curvas C (b) (a)

0I0

r2 1 se r R R2 2 r 0I0 se r R 2 r

0 0

r se r R 2 R2 0I0 se r R 2 r

Veja que a intensidade de Campo magntico possui um comportamento linear no interior do fio. 28 A figura a seguir mostra como o campo varia com r no interior e no exterior de um fio condutor de raio 1.5 mm. Veja que em r = R os campos interno e externo coincidem.
Figura 34 Variao do vetor induo de um fio (a) e (b) (a)

(b) (b)

Definimos densidade de corrente J como sendo a razo entre corrente que atravessa a rea da seo transversal de um condutor, limitado pela curva C e a rea limitada pela curva C.

J
: I
s

I (Uniade SI:A/m2) A

Assim, a definio mais geral para corrente eltrica

dA J n

I (interior a C) Veja que se J constante: Observe que: Se r < R I=Ii e se r > R I=If=I0 I0 I i J Ai r2 R2 I f I0 Assim, a Lei de Ampre fica: 0 I i se r B dl 0 I f se r C
R R
2

B dl
C

B 2 r

0 0

r se r R R2 R 0 I 0 se r

Assim, o campo ficar:

28

Fsica III Prof. Dr. Cludio S. Sartori - CAPTULO V Campo Magnticoe Fontes de Campo magntico 29 Campo devido a uma lmina de corrente: z 3 1 3 1

uma espira fechada, no h fora resultante, pois a soma das foras nas diferentes partes somadas para todo o condutor se anulam (Admitindo a induo magntica constante). As foras magnticas, porm, provocam um torque no condutor, que tendem a provocar a rotao da espira, at que sua rea seja perpendicular induo magntica B.
Figura 36 Torque sobre uma espira.

x
29
2 2

Figura 35 Lmina de corrente.

Aplicando a Lei de Ampre nos caminhos:

C a : 1 1' 2 2'

Cb : 3 3' 2 2' H dL I H x1 L H x2
Ca

Ky L

H x1 H x2 H dL I
Cb

Ky

H x3 L H x2
Ky

Ky L

A figura mostra uma espira retangular com uma corrente I . A espira est numa regio de campo magntico uniforme, paralelo ao seu plano. As foras em cada segmento aparecem indicadas na figura. No h foras nas direes em que a corrente flui na direo do campo magntico. Como:

H x3

H x2

dF

Idl B

F1

F2

IaB
em

H x3

H x1
1 Hx Ky 2 Logo, Hx o mesmo para z > 0 e z < 0. Assim:

Definimos como o torque da da fora F relao ao ponto P:

l F

O mdulo do torque da fora F ponto P1 ser dado por:

em relao ao

Aqui A = ab a rea da espira, assim, o torque o produto da corrente pela rea da espira e pelo campo magntico. O torque tende a girar a espira de modo que seu plano seja perpendicular ao vetor B. Momento de Dipolo Magntico O sentido do versor n normal rea dado coincidente com o sentido da regra da mo direita. Definimos momento de dipolo magntico Quando a normal n faz um ngulo com o vetor magnetico ao produto da corrente eltrica pela rea: induo magntica B o torque tende a girar a espira de I An modo que seu plano seja perpendicular a B. D perpendicular ao plano da rea de A com Onde n Nesse caso, como l F , teremos: sentido dado pela regra da mo direita. IabBsen IABsen Unidade: A.m2 (Ampre metro quadrado). Pode-se escrever esse torque em termos do produto vetorial de n e B, da seguinte forma: Torque sobre uma espira colocada num campo Magntico Quando um condutor percorrido por uma corrente A grandeza est associada ao I colocado em um campo magntico, existem foras em chamado momento magntico de uma barra imantada, o cada segmento do condutor. Quando ele tem a forma de mesmo que acontece quando colocamos um m retilneo

1 N K a 2

F1b IabB

IAB

B IAn da espira IAn

29

Fsica III Prof. Dr. Cludio S. Sartori - CAPTULO V Campo Magnticoe Fontes de Campo magntico 30

sobre um campo magntico uniforme: surge um torque sobre o m tendendo-o a alinhar-se com a direo do campo. Esse torque dado por:

Materiais Magnticos Ao discutirmos como as correntes produzem

Onde magntico do m (Unidades: Ampre metro quadrado: sempre usam um ncleo de ferro para fazer aumentar o Am2). q* definido como a grandeza de plo , a razo entre campo magntico e confin-lo em determinadas regies. Os ms permanentes, as fitas de gravao magntica e os a grandeza da fora F sobre o plo e o vetor induo B. discos dos computadores dependem diretamente das Figura 37 Campo paralelo ao plano da espira. propriedades magnticas dos materiais. Ao armazenar informaes num computador, cria-se uma rede de ms 30 microscpicos no interior do disco. Assim, fundamental determinar alguns aspectos das propriedades magnticas dos materiais. Os tomos possuem eltrons que se movem, e esses eltrons formam espiras de correntes microscpicas que se movem e produzem individualmente campos magnticos. Em muitos matrias, esses campos magnticos esto distribudos aleatoriamente e no Figura 38 Campo normal ao plano da espira. produzem nenhum campo magntico resultante. Em alguns materiais, um campo magntico externo, que pode ser produzido por correntes fora do material, pode fazer essas espiras se orientarem paralelamente ao campo e se somarem com o campo magntico externo. Dizemos que esse material ficou magnetizado.
Figura 40 Eltron se movendo com velocidade v.

campos magnticos, consideramos os condutores ql B m B circundados no vcuo. Porm, as bobinas existentes em m q *l chamado de momento geradores e eletroms, motores e transformadores, quase
*

Outra aplicao importante so ampermetros e voltmetros analgicos, onde a leitura feita observando a deflexo de um ponteiro sobre uma escala, utilizando o torque exercido pelo campo magntico sobre uma bobina.
Figura 39 Ampermetro.

Suponha o eltron se movendo com uma trajetria circular de raio r indicada na figura 40. A corrente que ele produz dada por:

e T

e v 2 r
e v 2 r e v r 2 r2

O momento magntico dado por:


D

I A
D

Podemos expressar o momento magntico em termos do momento angular L do eltron. Como L = m.v.r, teremos:
D

e L 2 m

30

Fsica III Prof. Dr. Cludio S. Sartori - CAPTULO V Campo Magnticoe Fontes de Campo magntico 31

O momento angular atmico quantizado: seu esto acima da temperatura de Curie, e nos componente em uma dada direo sempre mltiplo inteiro antiferromagnticos acima da temperatura de Nel. Em tomos sem dipolo magntico, um momento de . Aqui: magntico pode ser induzido em uma direo anti-pararela h a um campo aplicado, este efeito chamado de 2 diamagnetismo. Os materiais paramagnticos podem h: a chamada constante de Planck e vale: tambm exibir o diamagnetismo, mas tipicamente com valores fracos. h 6.626 10 34 J s Os materiais paramagnticos em campos Assim, existe uma incerteza na direo do magnticos sofrem o mesmo tipo de atrao e repulso momento angular e consequentemente na direo do que os ms normais, mas quando o campo removido momento de dipolo magntico. Portanto, dizer que o omovimento Browniano rompe o alinhamento magntico. momento de dipolo magntico est alinhado com o campo 31 No geral os efeitos paramagnticos so pequenos magntico o mesmo que dizer que -3 -5 D possui seu (susceptibilidade magntica na ordem entre 10 e 10 ). Em um tomo, muitos momentos magnticos componente mximo possvel na direo de B . Todos os orbitais e de spin se somam produzindo uma resultante componentes so sempre quantizados. igual a zero. Porm, em alguns materiais, o tomo possui h Quando L , teremos: um momento magntico da ordem do magnton de Borh 2 B. Quando esse material colocado em um campo magntico, o campo exerce um torque sobre cada e h e h momento magntico: D D

2 m 2

Chamamos esse valor de magneton de Bohr, cujo valor :


24 2 24

Esses torques tendem a alinhar os momentos magnticos com o campo, que a posio correspondente 9.274 10 A m 9.274 10 J T B a uma energia potencial mnima, fornecendo nessa posio A energia potencial para o dipolo dada por: um campo que se soma com o campo magntico externo. O campo adicional produzido pelas espiras U B D microscpicas dos eltrons diretamente proporcional ao Paramagnetismo O paramagnetismo consiste na tendncia que momento magntico total DT por unidade de volume do os dipolos magnticos atmicos tm de se alinharem material. Chamamos essa grandeza vetorial de paralelamente com um campo magntico externo. Este magnetizao do material e definimos por: efeito ocorre devido ao spin mecnico-quntico, assim DT como o momento angular orbital dos eltrons. Caso estes M dipolos magnticos estejam fortemente unidos ento o V fenmeno poder ser o ferromagnetismo ou Verica-se que o campo magntico adicional o ferrimagnetismo. produzido pela magnetizao do material dado por Este alinhamento dos dipolos magnticos atmicos 0 M , onde 0 a permeabilidade magntica do vcuo. tende a se fortalecer e descrito por uma permeabilidade magntica relativa maior do que a sua unidade (ou, Quando o material preenche por completo todas as equivalentemente, uma susceptibilidade magntica positiva vizinhanas de um condutor que transporta uma corrente, e pequena). o campo magntico total B no seio do material dado O paramagnetismo requer que os tomos possuam, por: individualmente, dipolos magnticos permanentes, mesmo B B M sem um campo aplicado, o que geralmente implica em um 0 0 tomo desemparelhado com os orbitais atmicos ou Aqui B0 o campo magntico produzido pela moleculares. No paramagnetismo puro, estes dipolos atmicos corrente que flui no condutor. Dizemos que paramagntico todo material que no interagem uns com os outros e so orientados um comportamento anlogoao descrito aleatoriamente na ausncia de um campo externo, tendo possui como resultado um momento lquido zero. No caso de anteriormente. Assim, no interior do material, o campo existir uma interao, ento podem espontaneamente se magntico fica ampliado, em relao ao que existiria se alinhar ou antialinhar-se, tendo como resultado o ele fosse substitudo pelo vcuo, por um fator ferromagnetismo ou o antiferromagnetismo, adimensional designado de Km, conhecido como respectivamente. O comportamento paramagntico pode permeabilidade relativa do material. Os valores de Km tambm ser observado nos materiais ferromagnticos que variam de material para outro. Para lquidos e slidos

31

Fsica III Prof. Dr. Cludio S. Sartori - CAPTULO V Campo Magnticoe Fontes de Campo magntico 32

paramagnticos comuns na temperatura ambiente, variam de 1.00001 a 1.003. As equaes deduzidas anteriormente para o clculo do campo magntico, podem ser utilizadas substituindo a permeabilidade magntica do vcuo 0 pela permeabilidade magntica do material, definida por:

Km

externo apresenta um momento dipolar magntico orientado no sentido oposto ao do campo magntico externo. Se o campo magntico externo no-uniforme, o material diamagntico repelido da regio onde o campo magntico mais intenso para a regio onde o campo magntico menos intenso. (HALLIDAY, David; RESNICK, Robert; WALKER, Jearl. 2007, p.340)
Suscetibilidade magntica Material
m

A diferena entre a permeabilidade relativa e a unidade definida por suscetibilidade magntica:


m

K m 1 10
66 40 26 2.2 0.72 0.19 -16.6 -2.9 -2.6 -2.1 -1.8 -1.4 -1.0

Km 1
0

A tendncia dos momentos magnticos atmicos se alinharemparalelamente ao campo magntico dificultada pelo movimento catico oriundo da agitao trmica, que tende a desalinhar os momentos magnticos. Por essa razo, a suscetibilidade magntica diminui com o aumento da temperatura. Em alguns casos, pode-se espressar a magnetizao pela Lei de Curie:

B T

Paramagntico Almen de Fe e amnio Urnio Platina Alumnio Sdio Oxignio gasoso Diamagntico Bismuto Mercrio Prata Carbono (Diamante) Chumbo Cloreto de sdio Cobre

32

C: constante de Curie. Possui valores diferentes para materiais diferentes. Diamagnetismo O diamagnetismo um tipo de magnetismo caracterstico de materiais que se alinham em um campo magntico no uniforme e tem como efeito diminuir o mdulo do campo no interior do material. Ele foi nomeado por S. J. Brugmans, em 1778, e inicialmente estudado por Michael Faraday, em 1845. Atravs de seus estudos, Faraday concluiu que alguns elementos e quase todos os compostos exibem esse tipo de magnetismo. De acordo com Halliday, Resnick e Walker, o diamagnetismo existe em todos os materiais, mas to fraco que em geral no pode ser observado quando o material possui uma das outras duas propriedades (HALLIDAY, RESNICK E WALKER, 2007, p.338). Ou seja, o diamagnetismo corresponde ao tipo mais fraco de resposta magntica de um sistema (RIBEIRO, 2000, p.301). Esse tipo de magnetismo observado em substncias como os cristais inicos ou os gases nobres, com estrutura eletrnica simtrica e sem momento magntico permanente. Nos materiais diamagnticos, os dipolos elementares no so permanentes, sendo que esses materiais no so afetados com a mudana de temperatura e o valor da sua susceptibilidade tipicamente prximo de um milho e sempre negativo, devido a Lei de Lenz que afirma que um circuito submetido a um campo magntico externo varivel, cria um campo contrrio opondo-se a variao deste campo externo (RIBEIRO, 2000, p.301). Devido ao valor da susceptibilidade ser negativo, o material sofre uma repulso, entretanto o efeito muito fraco. Segundo Halliday, Resnick e Valker: Todo material diamagntico submetido a um campo magntico

Ferromagnetismo O ferromagnetismo o ordenamento magntico de todos os momentos magnticos de uma amostra, na mesma direco e sentido. Um material ferromagntico aquele que pode apresentar ferromagnetismo. A interaco ferromagntica a interaco magntica que faz com que os momentos magnticos tendam a dispr-se na mesma direco e sentido. Tem que se estender por todo um slido para que se alcance o ferromagnetismo. O ferromagnetismo o resultado do acoplamento spin-rbita dos eltrons desemparelhados que se alinham em regies chamadas domnios magnticos. Em geral, as amostras tem magnetizao nula porque os domnios so orientados aleatoriamente. Aplicando um campo magntico nessa amostra, os domnios se orientam no mesmo sentido e a amostra passa a ter uma magnetizao no nula. Mesmo que o campo externo seja desligado, a amostra ainda assim apresentar uma magnetizao no nula. Todos os materiais (como o ferro, ao, nquel e cobalto) e algumas ligas metlicas que se caracterizam por serem fortemente magnetizveis, pois, quando colocadas num campo magntico forte, os seus domnios alinham-se, dando origem formao de um plo norte e outro sul (magnticos).

32

Fsica III Prof. Dr. Cludio S. Sartori - CAPTULO V Campo Magnticoe Fontes de Campo magntico 33
Figura 41 (a) Orientao randmica dos momentos magnticos de um material no magnetizado e quando aplicado um campo B0 os momentos magnticos tendem a se alinhar ao campo, dando ao conjunto uma magnetizao M.

energia e a temperatura do material aumenta durante o processo.


Figura 42

Figura 43 Ciclo de Histerese.

33

A permeabilidade relativa Km muito maior que 1, em geral da ordem de 1000 at 100000. Os materiais ferromagnticos so largamente empregados em eletroms, transformadores, motores e geradores, dos Histerese. quais desejado obter um campo magntico elevado para uma dada corrente. Em geral usa-se o ferro doce, pois A medida que o campo magntico externo nessas aplicaes deve haver um ciclo de histerese mais aumenta, por fim atinge-se um ponto ao qual todos os estreito possvel, diminuindo as perdas energticas. momentos magnticos do material ferromagntico esto alinhados com o campo magntico externo. Essa condio chama-se magnetizao de saturao. A figura 42 ilustra a curva de magnetizao, um grfico da magnetizao M em funo do comportamento do campo magntico externo B0 para o ferro doce. Pode-se afirmar que Km no constante, diminui medida que B0 aumenta. Para muitos materiais ferromagnticos, a relao entre a magnetizao e o campo magntico externo quando o campo magntico aumenta diferente da relao obtida quando ele diminui. A figura 43 mostra esse comportamento, denominado histerese. Quando o material magnetizado at atingir a saturao e a seguir o campo magntico reduzido at zero, alguma magnetizao persiste. Esse comportamento caracterstico de um m, que mantm a maior parte de sua magnetizao de saturao quando o campo magntico removido. Para reduzir a magnetizao at zero, necessrio aplicar um campo magntico em sentido contrrio. As curvas indicadas na figura 43 so denominadas ciclo de histerese. A magnetizao e a desmagnetizao de um material que possui histerese produz dissipao de

33

Fsica III Prof. Dr. Cludio S. Sartori - CAPTULO V Campo Magnticoe Fontes de Campo magntico 34 Exemplo 23 Expresse o campo H em coordenadas cartesianas em P(0, 0,2, 0) no campo de: (a) um filamento de corrente de 2,5 A na direo az em x = 0,1, y=0,3; (b) um cabo coaxial centrado no eixo z, com a = 0,3, b =0,5, c = 0,6 e I = 2,5 A na direo az no condutor central; (c) trs lminas de corrente, 2,7 ax A/m, em y = 0,1, -1,4 ax A/m, em y = 0,15 e -1,3 ax A/m, em y = 0,25, Soluo: (a) um filamento de corrente de 2,5 A na direo az em x = 0,1, y=0,3;

I 1 x 0,1a y ) (0,1a cos d 4 0,02 I 1 x 0,1a y ) H (0,1a sen 4 0,02

I x (0,1a 4

y ) 0,1a

1 1 1 0,02 1 tg 2

I x (0,1a 4

y ) 0,1a

1 1 0,02

R a

R R

y r 0,2a x 0,3a y z a z r 0,1a x 0,1a y z a z r r 0,1a 2 2 R r r 0,1 0,1 R r r 0,02 z 2

1 z2 1 0,02
2

34

I x (0,1a 4

y ) 0,1a

1 0,02 1 0,02 0,02 z

I x (0,1a 4

y ) 0,1a

1 z 0,02 0,02

1 0,02 z
dl
2

x 0,1a

y 0,1a

z za

dH
dH z I dza 4

dz a z R I dl a 4 R2 x 0,1a y 0,1a

z za

I 1 x 0,1a y ) (0,1a 2 4 0,02 2,5 1 x 0,1a y ) H (0,1a 4 0,01 2,5 0,1 x a y ) H (a 4 0,01 A x a y ) H 1,989 (a m A x 1,898 y H 1,989 a a m

dH
H

0,02 y I ( 0,1a 4 0,02


y ) 0,1a

z2 x )dz 0,1a

32

(b) um cabo coaxial centrado no eixo z, com a = 0,3, b =0,5, c = 0,6 e I = 2,5 A na direo az no condutor central; Clculo do Campo Magntico H:

2 32

I x (0,1a 4

dz 0,02 z
2 32

Chamando: z

0,02tg
y ) 0,1a
y ) 0,1a

dz

0,02 sec2 d
0,02 sec 2 d
32

H dL
C

H
H

I x (0,1a 4
I x (0,1a 4
H

I c1 se I se a I c2 se b I I se JAC1 se I se a JAC2 se b I I se

a b c c a b c c

0,02 0,02tg 2
0,02 0,02
3

sec 2 d sec 2
d sec
32

H dL
C

I x (0,1a 4

1 y ) 0,1a 0,02

34

Fsica III Prof. Dr. Cludio S. Sartori - CAPTULO V Campo Magnticoe Fontes de Campo magntico 35

H 2 I

I 2 se 2 a I se a I c2 b2 0 se
I se a a 2 a2 I se a a b 2 2 b2 se b 1 a c2 b2 0 se c
0

a b b 2 se b c

(c) trs lminas de corrente, 2,7 ax A/m, em y = 0,1, -1,4 ax A/m, em y = 0,15 e -1,3 ax A/m, em y = 0,25,

H I 2

35
c

se a a 2 a2 0I se a a b 2 2 b2 0I se b 1 a 2 c2 b2 0 se c

P(0,0,2,0) Campo de uma lmina:

0 0,2 2

0,2

H
H H a
a

I a 2 a2 2,5 0,2a 2 0,3 2 0,884 a


x sen a
x a

H (0,0,2,0)

H H H

K H1 1 K 1 2
1 2

N a H2
N1 a

H3
1 2
1

N2 K2 a

1 2
1

N3 K3 a
x (a y ) ( 1,3a

2 2 2 1, 4 1,3 1 z 2 a z 2 a z H (0,0,2,0) 2 2,7a A z ( m H (0,0,2,0) 1,3a )

x a y 2,7a

x ) a y ( 1,4a

y cos a

x 0,884a

35

Fsica III Prof. Dr. Cludio S. Sartori - CAPTULO V Campo Magnticoe Fontes de Campo magntico 36

Fluxo magntico, Equaes de Maxwell e o Potencial Vetor: Definimos como densidade de fluxo magntico como:

0H

E 0 H J B 0
v V

Forma integral das equaes de Maxwell para campos estacionrios:

No espao livre, onde B medido em Tesla (T) ou Weber por metro quadrado (Wb/m2):

D dS Q
S

dV

1T 1

Wb m2

E dL 0
C

A constante 0 a permeabilidade magntica do espao livre e tem o valor definido nas unidades em Henry por metro:
0

H dL
C

I
S

J dS 0

36

4 10 7
B dS

H m

Observando que o fluxo magntico definido por:


S

B dS
S

Vamos lembrar algumas identidades vetoriais importantes:

Unidade: Weber Como nenhuma fonte para as linhas de fluxo magntico foi descoberto, como mostramos na figura a seguir:
Figura 40 Linhas de fluxo magntico B para: (a) m permanente; (b) bobina cilndrica; (c) eletrom com ncleo de ferro; (d) plano perpendicular a um fio infinito; (e) plano que contm o eixo central de uma espira;

u 2. u
1. 3. 4. 5. 6. 7. 8. 9. 10.

u v u v v u u v v u 11. u v u v v u v u u v

v w u w u v u w v u v w u w f g f g u w u w fu u f f u fg f g g f fu f u f u u v v u u v

v v u

w w w

12. Portando no h fontes descobertas para as linhas de fluxo magntico. Assim, se aplicarmos o teorema da divergncia, a Lei de Gauss para o campo magntico : 13. 14.

B dS
S

0
0 B 0

15.

f u u

0 u v u
Se fizermos:

B dS
S

Ao aplicarmos o teorema da divergncia ou teorema de Gauss:

BdV

Analizando a relao vetorial:

u v

u v

Reunindo todas as equaes vistas, mostramos as quatro equaes de Maxwell que se aplicam a campos magnticos estacionrios e a campos eltricos estticos: Forma diferencial das equaes de Maxwell para campos estacionrios:

v v v 0 Observe que o fato de B 0 , de acordo com


a relao anterior, podemos expressar B como um campo

36

Fsica III Prof. Dr. Cludio S. Sartori - CAPTULO V Campo Magnticoe Fontes de Campo magntico 37

vetorial. Chamamos ento de potencial magntico vetorial A definido por:

1 R

1 Jf R
Jf

1 R
Jf R

Jf
1 R

1 R

Jf

Jf

Ou
1
0

Unidade: Weber por metro: Wb/m Observe que, se calcularmos a integral de linha do vetor potencial magntico A sobre uma curva fechada C e aplicarmos o teorema de Stokes, teremos:

Como Jf uma funo de (x, y, z): Ento, podemos escrever:

Jf

Jf R

A dL
C

A dS

B dS

dV

Mudando a ordem da diferenciao e integrao, obtemos: 37

Ou:

A dL
C

Jf

R V

dV

Comparando com:

Veja que, da Lei de Biot e Savart:

B
ou

0 IdL R 4 R3 R IdL a 2 4 R

B
A
0

A
Jf R

Teremos:

dV

Tomando a divergncia de A

Se a corrente I esta distribuda no espao como uma densidade de corrente Jf podemos substituir I por Jfda. Logo, JfdadL torna-se Jf dV:

Jf R

dV

B
B
Como:

Jf

Usando a propriedade:

R a R2

fu

u f
1 R

u
1 R

4
0

dV
A

Jf R

Jf

Jf

Ou

Jf

R a dV R2

Jf
V

1 R

1 R

J f dV

Com V o volume do condutor.

Como Jf uma funo de (x, y, z): Podemos mostrar que:

Jf

x x x a
x x
x x
2

y y y a
y y
1
2

z z z a
z z
2

R
1 R
1 R

1 R

R R3

R a R2

Portanto:

y y
x x
2

z z
y y
2

Ento:
2 32

A
Jf

1 R
0

1 R

x 2 y y a y 2 z z a z 2 x x a

Jf
1 R

1 R

dV
Jf
Jf R

z z

1 R

R R3
1 R

Aplicando novamente:

R a R2

Jf
1 R

1 R

Logo podemos ento escrever:

J f dV

Jf

1 R

Jf

Substituindo, vem:

Usando a identidade vetorial:

fu

f u

1 R V

Jf

Jf R

dV

37

Fsica III Prof. Dr. Cludio S. Sartori - CAPTULO V Campo Magnticoe Fontes de Campo magntico 38

Como estamos preocupados com campos estacionrios, a equao da continuidade mostra que:

Logo:

Jf
Jf R

0
dV
0

Az
C1

2
0

Az

ln

C2

Aplicando o teorema da divergncia, ficaremos com:

Jf R

dS

Comparando as relaes, chega-se a:

2 I I

Aqui, a superfcie S envolve todo o volume que estamos integrando, que por sua vez envolve toda a corrente.Fora desse volume no h corrente, e portanto, se integrarmos sobre um volume ligeiramente maior ou uma superfcie ligeiramente maio sem modificar A, a densidade de corrente Jf deve ser zero. Assim: Como expresso:

Se escolhermos um zero de referncia em: = b, teremos:

Az

b
Az

ln b C2
0

0
0

C2
I ln b
z a

A 0 H J,
H

ln b 38

analisaremos
1
0

agora

ln
0

2
I 2 ln

u v w u w v u v w 2 A A A 2 H 10 A A Como deduzimos que: A 0 2 H 10 A 2 A J 0 f


Esse resultado similar equao de Poisson:
2

Veja que:

O potencial magntico vetorial A extremamente til no estudo de irradiao de antenas, de aberturas e fugas de irradiao de linhas de transmisso, de guias de ondas e de fornos de microondas, podendo ser usado em regies onde a densidade de corrente zero ou diferente de zero.

Exemplo

28

Uma

lmina > 1,2.

de

corrente = 1,2 no

z (A/m) est presente na superfcie 2,4a


I I 2 K 5,76 2 1, 22, 4

espao livre. (a) Determine H para

H dL
H
C

I
a

5,76

V
2

v 0

2,88

Podemos escrever:
2

Exemplo 29 O valor de A no interior de um condutor slido no magntico de raio a conduzindo uma Se a densidade de corrente for nula, e pelas corrente I na direo az pode ser encontrado facilmente. relaes de simetria que informam a equao Usando o valor conhecido de H ou de B para < a, ento
2

x Axa

y Ay a

z Az a

Jf

R V

dV

considerando somente dependncia a

equao A

de Az em , teremos: Az 1

Escolha

IdL pode serresolvida para A. 4 R em = a e determine A em 0 I ln 5 / 2

1
2

Az
2

Az z2

: (a) 0; (b) 0,25a; (c) 0,75a; (d ) a ;

Az

Az

C1

Az

C1

Az A

C1 ln
0

C2 a Az

Como B

Como
1 Az

B
A z

A:
A z Az a 1 A A z a

38

Fsica III Prof. Dr. Cludio S. Sartori - CAPTULO V Campo Magnticoe Fontes de Campo magntico 39

Se A
V

J dV e I est na direo de z, 4 R
0

Apndice Efeitos
Adaptado de: http://www.feiradeciencias.com.br/sala19/texto72.asp

ento A e J esto nessa direo:

1. Efeito de magnetoestrico

A z

Az
0

I a 2 a2
0

Az Az Az (

I 2 a2 2 0I 2 a2 2 a)
0
0

Az C

I 2 a2
0

Quando metais, como o nquel, o ferro ou o cobalto, so magnetizados pela presena de um campo magntico, eles sofrem uma variao no seu comprimento. Em freqncias ultra-snicas, esse efeito til para aplicaes de limpezas ou como transdutor para sonar.

39

I a2 2 a2 2
1 2

I ln 5 2

C
A

ln5
0

I 2 2 a2 2
0

ln 5
1 2

1 2

z a

A
(a )

2
=0;
0

2a

ln 5

z a

Voc pode constatar isso experimentalmente, utilizando-se de um tubo de ao ou de ferro, conforme a montagem que ilustramos.

02 z ln 5 1 a 2 2a 2 z Wb A 0,4218I a m
0, 25a 2a 2
2

(b) 0,25a;

2. Efeito Brigite Bardot

ln 5

1 2

z a

z A 0,4156I a
I 0, 75a 2a 2
2

Wb m

(c) 0,75a;

ln 5

1 2

z a

z A 0,3656I a
I a ln 5 1 2 2 2a z A 0,322 a
2

Wb m

Assim como os tcnicos norte-americanos e brasileiros, denominam um bizarro defeito nas TVs. Ele se caracteriza por "ondulaes sinuosas" nas linhas verticais da imagem. O defeito provocado por um sinal parasita que modula o sincronismo horizontal. Para sanar tal defeito recomendamos: verificao dos componentes em paralelo com o yoke; verificao do transistor (ou vlvula) do estgio de sada horizontal e, finalmente, verificao do comparador de fase, particularmente o circuito de constante de tempo na linha de tenso de controle fornecida pelo comparador de fase.

(d ) a ;

z a
Wb m

39

Fsica III Prof. Dr. Cludio S. Sartori - CAPTULO V Campo Magnticoe Fontes de Campo magntico 40

3. Efeito Kerr um efeito eletro-ptico, segundo o qual certas substncias transparentes tornam-se birrefringentes, quando submetidas a um campo eltrico. Esse campo aplicado em direo perpendicular ao estreito feixe de luz que se deseja modular em intensidade. Tem sido usado atualmente (clula Kerr) para modular feixes de luz de laser. 4. Efeito Stark Surge quando associamos campos eltricos e luz. Stark descobriu que os campos eltricos intensos "dissecam" as linhas espectrais de vrios elementos, em numerosas linhas mais finas, relacionando-se esse efeito com a polarizao do material. 5. Efeito Hallwachs Tambm relacionado com a luz. graas a esse efeito que um corpo eletrizado negativamente, no vcuo, se descarrega quando banhado com luz ultravioleta. Isso pode ser constatado, conforme ilustramos, colocando-se uma esfera eletrizada negativamente dentro de uma campnula da mquina pneumtica. Um eletroscpio de folhas, interligado esfera, mantm suas folhas abertas, indicando a eletrizao. Aps a incidncia de luz ultravioleta, as delgadas lminas do eletroscpio fecham-se, indicando a neutralidade da esfera. 6. Efeito Barkhausen o efeito de orientao da fora magnetizante imposta por uma corrente eltrica, sobre os elementos cristalinos num corpo ferromagntico. O efeito Barkhausen explica a elevao abrupta da curva de magnetizao at a saturao. originado pela repentina reordenao dos mesmos domnios magnticos, que so facilmente girados. Barkhausen geralmente mais conhecido devido sua descoberta da auto-oscilao em vlvulas terminicas, quando uma grade (eletrodo de controle) est a um potencial maior que aquele da placa.

O efeito Barkhausen, do ferromagnetismo, resultado do salto espontneo dos eixos dos dipolos dos recintos de Weiss, pode ser posto em destaque de um modo muito simples: uma haste de ferro (virgem), que se pretende imantar pela primeira vez, introduzida no interior de uma bobina de carretel isolante; ao aproximarmos a haste de um plo magntico, cada um dos saltos dos recintos magnticos produz um aumento instantneo do campo de induo na bobina, o que origina um pulso de tenso induzida na mesma. Essa, por sua vez, num circuito fechado, estimula um circulao de um pulso de corrente eltrica. Essas correntes so recebidas pelo amplificador de udio e, os golpes 40 de induo so ouvidos corno um crepitar no alto-falante. Se a imantao se efetuar com lentido suficiente, podemos mesmo ouvir distintamente cada golpe.

7. Efeito Seebeck o efeito que permite a utilizao dos termos elementos (par termeltrico). Seebeck foi o primeiro a constatar que um circuito formado pela conexo de dois metais diferentes, passa a ser fonte de fora eletromotriz (e conseqentemente a causa da corrente eltrica num circuito fechado), quando as junes desses metais estiverem a temperaturas diferentes. Voc pode verificar isso facilmente e at utilizar desse efeito para, por exemplo, examinar as diferentes temperaturas nas tpicas regies da chama de um bico de Bunsen.

40

Fsica III Prof. Dr. Cludio S. Sartori - CAPTULO V Campo Magnticoe Fontes de Campo magntico 41

condutor, o qual passa a agir como um verdadeiro "isolante magntico". 10. Efeito Luxemburgo Denomina-se assim, por ter sido observado, pela primeira vez, com relao s transmisses da Rdio Luxemburgo. Manifesta-se quando as ondas irradiadas por uma emissora poderosa atravessam a mesma regio da ionosfera que so tambm atravessadas por ondas de outras freqncias, de outras emissoras. Corno resultado, o programa da estao mais potente 41 poder ser distintamente ouvido durante a recepo das emissoras mais fracas.

8. Efeito Doppler Consiste no aparente desvio de freqncia que ocorre quando existe movimento relativo entre uma fonte de ondas (sonoras ou eletromagnticas) e o receptor (adequado a cada caso). Esse efeito explica, por exemplo, a aparente modificao do tom do apito de uma locomotiva (sirene de ambulncia, rudo dos motores de carros de corrida etc) aproximando-se ou afastando-se, a grande velocidade, do observador. Ele explica, tambm, o "desvio para o vermelho" das estrelas que se afastam da Terra. Quando o efeito relativo s ondas eletromagnticas, ele tambm conhecido por Doppler-Fizeau. 9. Efeito Meissner

11. Efeito Ettinghausen Pertence famlia dos efeitos termeltricos. Manifesta-se em condutores planos situados perpendicularmente a campos magnticos. Quando circula corrente eltrica por esses condutores, observa-se um gradiente de temperatura na direo perpendicular ao fluxo dos eltrons participantes da corrente eltrica. 12. Efeito Siemens Consiste no aquecimento da massa dieltrica de um capacitor "percorrido" por corrente alternada de alta freqncia. Esse efeito muito empregado atualmente nos equipamentos de aquecimento dieltricos industriais, de plsticos, madeiras, secagens etc.

Manifesta-se quando um condutor resfriado num campo magntico. Ao atingir a temperatura de supercondutividade, o campo magntico expelido para fora da massa do

41

Fsica III Prof. Dr. Cludio S. Sartori - CAPTULO V Campo Magnticoe Fontes de Campo magntico 42

13. Efeito Bequerel Bequerel descobriu que, emergindo-se duas lminas do mesmo metal numa soluo condutora (eletrlito), aparecer uma diferena de potencial entre ambas, caso uma seja iluminada mais intensamente do que a outra. 14. Efeito Barnett Consiste na magnetizao de um cilindro de ao, na ausncia de campos magnticos (a menos do campo magntico terrestre), bastando para tanto, girar velozmente o cilindro em torno de seu eixo. 15. Efeito Hall o fenmeno segundo o qual um condutor num campo magntico apresentar uma diferena de potencial de lado a lado, na direo do campo. Na realidade o efeito surge com virtualmente quase nenhum campo magntico, em alguns semicondutores ou em uma coluna de gs (naturalmente, sempre h algum campo magntico proveniente do prprio planeta). A realidade das foras que atuam sobre as cargas que se movem no interior de um condutor em um campo magntico e demonstrada de maneira espetacular pelo efeito Hall, anlogo ao desvio transversal de um feixe de eletrons em um campo magntico no vcuo. (Esse efeito foi descoberto pelo tsico norte-americano Edwin Hall em 1879 enquanto ele era ainda um aluno da graduao.) Para descrevermos esse efeito, vamos considerar um condutor em forma de uma tira larga, como na Figura. A corrente est no sentido +x e existe um campo magntico uniforme B perpendicular ao plano da tira no sentido +y. A velocidade de arraste da carga mvel (com modulo |q|) possui modulo v. A Figura (a) mostra o caso de uma carga negativa, tal como o caso dos eltrons de um metal, e a Figura (b) mostra uma carga positiva. Em ambos os casos, a fora magntica orientada de baixo para cima, porque a fora magntica sobre um condutor depende do sentido da corrente e no do fato de a carga ser positiva ou negativa. Em ambos os casos, uma carga mvel se move para a extremidade superior da tira sob a ao da fora magntica dada por Fz = |q|vB. Se os portadores de carga so eltrons, como na Figura (a) cargas negativas em excesso se acumulam na extremidade superior da tira deixando cargas positivas em excesso em sua extremidade inferior. Esse acmulo de cargas continua at continua o campo eletrosttico transversal Ee torne-se suficientemente grande para produzir uma fora eltrica (mdulo |q|Ee) igual e oposta fora magntica (mdulo |q|vdB). Depois disso, as cargas que se movem no sofrem mais nenhum desvio produzido por nenhuma fora transversal. Esse campo eltrico produz uma diferena de potencial

transversal entre as extremidades opostas da tira, denominada voltagem Hall ou fem Hall. A polaridade depende do sinal da carga que se move. A experincia mostra que, para uma tira metlica, a extremidade superior da tira na Figura (a) torna-se carregada negativamente, o que mostra que os portadores da carga em um metal so, na verdade, eletrons negativos. Contudo, quando o portador de carga positivo, como na Figura (b), ento as cargas positivas se acumulam na extremidade superior, e a diferena de potencial oposta situao indicada no caso de cargas negativas. Logo aps a descoberta feita por Hall. em 1879, verificou-se 42 que alguns materiais, em particular alguns semicondutores, exibem uma fem Hall oposta a existente nos metais, como se os portadores de carga lessem positivos. Hoje, sabemos que nesses materiais ocorre a chamada conduo por buracos. No interior de tais materiais h lugares, chamados de buracos que deveriam ser ocupados por eletrons mas que na realidade esto vazios. A ausncia de carga eltrica negativa equivale a uma carga eltrica positiva. Quando um eltron se move para preencher um buraco, ele deixa outro buraco no local onde se encontrava. Portanto, o buraco se move em sentido contrario ao do eltron. Em termos dos eixos coordenados, na Figura (b) o campo eletrostatico Ee para o caso de a carga q positiva estar no sentido -z seu componente E negativo. O campo magntico est no sentido +y e podemos escrever esse campo como By. A fora magntica (no sentido +z.) dada por |q|vdB . A densidade de corrente Jx, est no sentido +x. No caso estacionrio. quando as foras |q|EZ e |q|vd By possuem mdulos iguais mas sentidos contrrios, Isso confirma que quando q positivo, Ez negativo. A densidade de corrente J dada por:

q Ez

q vd By
Jx

0
n q vd

Ez

vd By

n q
Figura (a)

J x By Ez
(b)

42

Fsica III Prof. Dr. Cludio S. Sartori - CAPTULO V Campo Magnticoe Fontes de Campo magntico 43

16. Efeito Thomson Consiste no fato de que um gradiente de temperatura num metal sempre se faz acompanhar por um pequeno gradiente de potencial eltrico, segundo direo que depende do metal. O resultado disso que, num condutor atravessado por uma corrente eltrica, o calor devido aos efeitos resistivos (efeito Joule) ligeiramente maior ou menor que aquele que se pode explicar. No cobre, isto mais notvel, quando a corrente flui de partes quentes para partes frias. No ferro ocorre o oposto. A pequena diferena que fugia s explicaes devida, exatamente, ao efeito Thomson. 17. Efeito Peltier Comumente confundido com o efeito de termoelemento, porque de fato est presente na ao de um partermeltrico. Na realidade, um estorvo nessa explicao. O efeito Peltier ocorre quando passamos uma corrente eltrica pela juno de dois metais diferentes; na juno ocorrer aquecimento ou um resfriamento, dependendo do sentido da corrente eltrica. Encontra atual aplicao prtica, no aquecimento ou resfriamento de pequenos objetos por elementos semicondutores e na termopilha. A revista Qumica Nova, vol. 16, no. 1, janeiro/fevereiro de 1993 trs excelente artigo de Pedro L. O. Volpe, da UNICAMP, na pgina 49, com ttulo: "O que so termopilhas, como funcionam e como os qumicos podem utilizar estes componentes". Qumica Nova uma publicao da Sociedade Brasileira de Qumica. 18. Efeito Volta Consiste na tenso eltrica gerada quando metais diferentes so postos em contato. Assim, uma lmina de cobre superposta a uma lmina de zinco geram uma d.d.p., com cobre positivo e zinco negativo. 19. Efeito Joule Quando portadores de carga eltrica atravessam um meio condutor, haver choques (interaes) entre esses portadores e partculas do prprio condutor. Dessas interaes, parte da energia eltrica associada aos portadores transfere-se para as partculas do meio condutor, as quais passam a vibrar mais intensamente - o que caracteriza o aquecimento do condutor. A lei de Joule permite equacionar quanto de energia eltrica convertida em trmica.

Num resistor, a rapidez com que se efetua essa converso, grandeza conhecida como "potncia dissipada pelo resistor". 43 O valor dessa grandeza vem expresso por: P = R.i2 ou P = U.i ou P = U2/R Se indicarmos por E a quantidade de energia eltrica que convertida em trmica durante o intervalo de tempo (delta)t, teremos: E = P. Dt = R.i2. Dt que exatamente a lei de Joule. 20. Efeito Miller Encontra aplicao na linearizao da varredura dos geradores de sinais dente de serra. O efeito reside no fato de que a capacitncia intereletrdica, grade-placa, nas vlvulas terminicas, em particular do triodo, modifica a capacitncia efetiva do circulo gerador, variando em eficcia segundo a freqncia e assim, contribui para a linearidade de subida do dente de serra gerado. 21. Efeito Edison Edison observou que uma lmpada incandescente (de sua poca, quando ento o filamento era de carbono), aps certo tempo de uso, ficava com a superfcie interna do bulbo evacuado revestida de uma fina e escura camada (A). Ele concluiu que isso era devido s minsculas partculas de carvo que se destacavam do filamento, quando o mesmo era levado incandescncia, pela corrente eltrica. Experimentando achar um modo de evitar esse escurecimento, Edison colocou uma placa de metal (P) entre o vidro e o filamento (F). Isso resolveu o problema do escurecimento do bulbo porm, nosso ilustre observador verificou que tal placa ficava carregada (eletrizada). Um sensvel galvanmetro (G) ligado entre a tal placa e o filamento acusava uma corrente eltrica unidirecional (retificada, como diramos hoje!). Corno explicar a origem dessa corrente eltrica? Edison no foi capaz de resolver essa questo, alis, ningum o faria pois, o eltron ainda no tinha nascido. A vlvula terminica nasceu dessa observao de gnio.

43

Fsica III Prof. Dr. Cludio S. Sartori - CAPTULO V Campo Magnticoe Fontes de Campo magntico 44

Se o eltron fosse conhecido na poca, sem dvida Edison enunciaria o efeito, que hoje leva o seu nome, assim: "Todo metal aquecido emite eltrons" A primeira vlvula foi a retificadora; depois De Forest inventou a grade e dai para a frente voc sabe no que deu isso tudo. Boa parte das vlvulas, j h bom tempo, foram substitudas pelos transistores que, por curiosidade, baseiam-se num efeito conhecido mesmo antes de Edison --- o efeito galena.

Experincia de Compton Para explicar a modificao da freqncia dos raios espalhados, Compton utilizou a teoria quntica da luz. O fsico norte-americano props que a interao entre um fton ou quantum de luz e um eltron de um tomo podia ser considerada sob certas condies como a coliso entre duas partculas em mecnica Clssica. Os eltrons, ligados ao ncleo do tomo por foras eletrostticas, podiam comportar-se como eltrons livres se a energia (hn) e a quantidade de movimento (hn/c) dos ftons incidentes fosse suficientemente grande. 44 Utilizando as leis da conservao da energia: hn = hn + (1/2) mv2 , onde h.n = energia do fton incidente, hn = energia do fton espalhado e (1/2)mv2 = energia cintica do chamado eltron de recuo.

22. Efeito magnetotrpico A ao do magnetismo sobre substncias orgnicas j havia sido notado por Pasteur, h um sculo atrs. Experincias mais recentes, levadas a efeito por diversas Universidades, permitiram verificar que aps 11 dias de exposio de tomates verdes ao intenso campo magntico de um plo Sul, os tornaram praticamente vermelhos, enquanto que outros, isentos do "tratamento", apresentaram-se apenas meramente rosados. Mais recentemente, conseguiu-se, com a aplicao do magnetismo, acelerar a germinao de sementes. O efeito foi batizado de "magnetotropismo". Uma causa sugerida a de que o campo magntico excita os sistemas enzimticos e assim estimula a respirao. 23. Efeito Compton Arthur Compton ao estudar o espalhamento de raios X, utilizando como meio espalhador um bloco de carbono (isso acorre com certas substncias cujos tomos so relativamente leves, como o carbono, o boro, o oxignio e outros), observou que as freqncias dos raios X espalhados diminuam em certos ngulos.

Efeito Compton. Como o valor da velocidade do eltron de recuo est prximo da velocidade da luz, em muitos casos deve-se utilizar a correo relativstica para a massa (ver relatividade, na Sala 23). Compton tambm aplicou a conservao da quantidade de movimento (como no caso de duas esferas elsticas), obtendo finalmente a equao: l' - l = (h/mo.c)(1 - cosq) onde: l' - l = aumento do comprimento de onda para o fton espalhado; ( h/mo.c) = ' comprimento de onda' de Compton, onde h a constante de Planck, mo a massa em repouso do eltron e c a velocidade da luz e, q = ngulo de espalhamento do fton de comprimento de onda l'. O eltron de recuo do efeito Compton foi descoberto simultaneamente por Wilson e por Bothe e Becker. O efeito Compton ocorre principalmente com eltrons livres ou fracamente ligados e pode ser explicado como uma absoro do fton incidente pelo eltron livre. A energia deste fton aparece repartida entre o eltron de recuo e um outro fton de menor energia. Na explicao deste fenmeno, utiliza-se a idia de ftons virtuais, mas no podemos neste resumo

44

Fsica III Prof. Dr. Cludio S. Sartori - CAPTULO V Campo Magnticoe Fontes de Campo magntico 45

sobre os efeitos da Fsica estender-nos em sua explicao.

Exemplos Resolvidos Tipler

24. Efeito Selbt Relativo s estacionrias. ondas eletromagnticas (de

Exemplo 1 O Campo magntico terrestre medido num ponto da superfcie terrestre e possui rdio) intendidade de 0.6 G e direo sudeste indicada, formando um ngulo de 70 com direo Norte.

45

O transmissor tem freqncia fixada em 85 MHz e alimentado por um transformador (primrio para a rede local e secundrio com tenses adequadas para os filamentos das vlvulas osciladoras e suas placas). O tubo de Selbt demonstra ondas de rdio estacionrias para as quais a velocidade de propagao inferior velocidade da luz no vcuo (c). Um prton de carga q = 1.6.10-19Cest movendo-se O tubo de Selbt de vidro e tem sobre si um fio horizontalmente na direo norte com velocidade de cobre enrolado em forma de espiral. Essa espiral 10Mm/s=107m/s. Calcule a fora magntica sobre o projetada de modo a ter freqncia natural de oscilao prton usando: igual a do transmissor. O tubo acoplado ao transmissor (a) F q v B sen apenas mantendo uma de suas extremidades prxima (b ) F q v B bobina de transmisso. medida que deslocamos uma limpada Soluo: (fluorescente, de non ou incandescente) ao longo do tubo, (a) F q v B sen podemos visualizar os ventres (lmpada acesa) e os ns F 1.6 10 19 107 0.6 10 4 sen70 (lmpada apagada) da onda estacionria. Para a freqncia F 9.02 10 17 N da transmisso especificada (85MHz), a distncia entre ventres consecutivos ou ns consecutiva est em torno de 11 cm, o que corresponde a meio comprimento da onda. (b ) v vy i necessrio que a pessoa que segura a lmpada esteja em contato com a terra para que, em regies de B By j Bz k ventre, a lmpada seja percorrida por corrente eltrica. O melhor afeito se obtm com lmpadas fluorescentes ou de F q v B non.

F
Referncias 1. http://pt.wikipedia.org/wiki/Pgina_principal

F
1.6 10
19

q 0 vy 0 By

0 Bz
4

q vy Bz i
107 0.6 10
9.02 10
17

sen70

Exemplo 2 Um segmento de fio de comprimento 3 mm transporta uma corrente de 3 ao longo da direo do eixo x. Ele est numa regio de campo magntico de 0.01T no plano xy, formando um ngulo de

45

Fsica III Prof. Dr. Cludio S. Sartori - CAPTULO V Campo Magnticoe Fontes de Campo magntico 46

30 com o eixo Ox. Qual a magnitude da fora exercida no segmento de fio?

Soluo:

46

Soluo:

F 3 0.003 0.02 sen30 k F 9 10 5 N k

F I l B I l B sen30 k

dl

dF
dl sen

I dl B
dl cos i j

dF

R d

dl B sen

Rd B k R d i

cos

B k
k i i
i
0

Exemplo 3 Um segmento de fio semi-circular de dF I R d sen B i raio R est sobre o plano xy. Ele carrega uma corrente I que dF I R d sen vai do ponto a ao ponto b. H um campo magntico perpendicular ao plano da curva. Encontre a dF I R B sen d B Bz k fora que atua na parte semi-circular do fio. F I R B sen d

R d cos B k j B j R d cos B j I R B cos d


j I R B
0
0

cos

I R B

cos

j I R B sen

I R B

cos

cos0 j I R B sen 2 I R B j

sen0 i

Exemplo 4 Um prton de carga q = 1.6.10-19C e massa 1.67.10-27kg move-se em uma trajetria circular de raio R = 21cm perpendicular a um campo magntico B = 4000G. Encontre: (a) O perodo do movimento. (b) A velocidade do prton. (a ) T (b ) R Soluo: 2 m T 1.64 10 7 s q B

m v q B

q B R m

v 8.05 106

m s

46

Fsica III Prof. Dr. Cludio S. Sartori - CAPTULO V Campo Magnticoe Fontes de Campo magntico 47

Exemplo 5 Num aparelho de Thomson, o feixe de eltrons no sofre desvio ao passar por um campo eltrico de 3000 V/m e um campo magntico cruzado de 1.40 G. O comprimento dos eletrodos defletores de 4 cm e a tela est a 30 cm da borda mais avanada destes eletrodos. Determinar o desvio do feixe sobre a tela na ausncia de campo magntico.

47

(a ) Soluo:

Soluo:

y
y 1 q E x1 2 m v0
2

y1

y2

q E x1 x2 2 m v0

v0

E B
y1

3000 m v0 2.14 107 4 1.4 10 s 2 19 1 1.6 10 3000 0.04 31 2 9.1 10 2.14 107 y1 9.2 10 4 m v0
1.6 10 19 3000 0.04 0.3 2 9.11 10 31 2.14 107

y2

1 m v2 q V 2 2 q V v2 m m v r q B m2 v2 r2 q2 B2 2 q V m2 2 m r q2 B2 2 m V r2 q B2
r
r

y2 1.38 10 2 m

y1

y2

2 m V q B2

y 14.7mm
Exemplo 6 Um on de 58Ni, com carga +e e a massa de 9.62.10-26kg, acelerado por uma diferena de r potencial de 3 kVe depois desviado em um campo (b) 2 r1 magntico de 0.12 T. (a) Calcular o raio da rbita do on no campo. (b) Calcular a diferena entre os raios das rbitas dos ons 58Ni e 60Ni. Admita que a razo entre as massas seja 58/60.

m2 m1

r2 r1

2 9.62 10 26 3000 1.6 10 19 0.122 r 0.501m r2 60 1.017 58 r1

r2

r2 1.017 r1 1.017 0.501 r2 0.510m r2 r1 9mm

47

Fsica III Prof. Dr. Cludio S. Sartori - CAPTULO V Campo Magnticoe Fontes de Campo magntico 48 Exemplo 7 O campo magntico de um cclotron Exemplo 9 Uma bobina quadrada com lados de 40 de prtons de 1.5 T e o raio mximo do aparelho 0.5 m. cm transporta uma corrente de 3A. Ela est no plano xy e (a) Qual a freqncia do cclotron? na presena de um campo magntico: (b) Qual a energia dos prtons do feixe que sai do 0.4T k B 0.3T i aparelho? Encontre: (a) o momento magntico na bobina. (b) o torque sobre a bobina. (c) a energia potencial da bobina.

48

(a ) (a ) Soluo:

q B 2 m 1.6 10 19 1.5 f 2 1.67 10 27 f 2.29 107 Hz

(b )

(b ) K

1 m v2 2
K 4.31 10
12

0.3T i 0.4T k 5.76 Am . k 1.73N .m j ( c) U B 0.3T i 0.4T k U 5.76 Am . k


U 2.3J

Soluo: N I A k 12 3 0.42 k 5.76 A.m k B

N I l2 k

K 26.9MeV
Exemplo 8 Uma espira circular de 2 cm de raio possui tem 10 voltas de fio transportando uma corrente de 3A. O eixo da bobina forma um ngulo de 30 com um campo magntico de 8000 G. Encontre a magnitude do torque na bobina. Soluo:

Exemplo 10 Uma espira circular de raio R, massa m e corrente I, est pousada sobre uma superfcie horizontal spera. Um campo magntico uniforme B paralelo ao plano da espira. Qual o valor de I para que um lado da espira seja erguido pelo campo magntico? Soluo:

B sen

N I A
10 3

N I
2 10
2 2

R2

3.77 10 2 Am . 2 3.77 10 0.8 sen30 1.51 10 2 N.m


Torque magntico: B I R2 m Torque gravitacional sobre a espira: m g R g Igualando, teremos:

48

Fsica III Prof. Dr. Cludio S. Sartori - CAPTULO V Campo Magnticoe Fontes de Campo magntico 49

m g R B

na

5.86 1028

tomos m3

Exemplo 11 Um disco no-condutor, de massa M, raio R tem uma densidade superficial de carga e gira com a velocidade angular em torno de seu eixo. Calcular o momento magntico deste disco girante.

49

Soluo:

dq

dA

dq

2
2

r dr

d
dI f dq

A dI
dI

d
2 dA

r dI
r dr

Exemplo 13 Uma carga pontual de magnitude q = 4.5 nC movendo-se com velocidade v = 3.6.107m/s paralelo ao eixo x ao longo da reta y = 3m. Encontre o campo magntico produzido pela carga na origem, quando ela estiver no ponto x = -4m y = 3m, como mostra a figura.

r
d

r2 dr
R

d
r 3 dr
0

r3 dr

1 4 1 4

R4 R4
Soluo: Pela Lei de Biot-Savart:

Exemplo 12 Uma plaqueta de placa, com 1 mm de espessura e 1.5 cm de largura, conduz uma corrente de 2.5 A numa regio em que h um campo magntico de 1.25 T perpendicular ao plano da plaqueta. A voltagem Hall, nessas circunstncias, 0.334 V. (a) Calcular a densidade numrica dos portadores de carga. (b) Comparar a resposta obtida com a densidade numrica dos tomos de prata, cuja densidade mssica = 10.5 g/cm3 e a massa molar M = 107.9 g/mol. Soluo:

q v r 2 r

v v i v 3.7 106 i 3 r 4i j m
r 42 ( 3)2 r r r 4 3 i j 5 5
0

4 km

4 10 7

N A2

I B n t e VH

na

2.5 1.25 0.001 1.6 10 19 3.34 10 7 eltrons n 5.85 1028 m3 NA 6.02 1023 na 10.5 M 107.9 tomos na 5.86 1022 cm3 n

r B

q v r r2

49

Fsica III Prof. Dr. Cludio S. Sartori - CAPTULO V Campo Magnticoe Fontes de Campo magntico 50

Exemplo 15 Uma pequena barra magntica possui momento magntico = 0.03 A.m2 e colocada no T 3.89 10 10 k centro da espira de forma que o momento magntico Exerccio: Encontre o campo magntico sobre o forma um ngulo de 30 com o eixo x. Encontre o torque sobre a barra. eixo y em y = 3 m e em y = 6 m.

4 10 4

4.5 10

3.7 106 i 52

4 3 i j 5 5

Resposta: B 1.91 10 5 T

Respostas: B 0 T

T 3.89 10 10 k

Exerccio: Encontre a corrente em um aro circular de raio 8 cm que possua um campo magntico de 2 G no centro da curva. Respostas: 25.5A Exerccio: Mostre que o campo calculado no centro de uma espira de raio R pode ser obtido a partir de:

50

2 R2 I x
2

32

Soluo:

com x = 0.

B 9.04 10 6 N m

Exemplo 16 Encontre o campo magntico no centro de um solenide de comprimento 20 cm, raio 1.4 Exemplo 14 Uma espira circular de raio 5 cm tem cm, N = 600 e transporta uma corrente de 6 A. 12 voltas e est sobre o plano yz. Ela carrega uma corrente de 4 A de tal forma que o campo magntico gerado est ao longo do eixo x. Encontre o campo magntico sobre o eixo x em: (a) em x = 0 m. (b) em x = 15 cm. (c) em x = 3 m. Soluo: (a ) x = 0 m

I 2 R
0

N I 2 R B 6.03 10 4 T B
0

Soluo:
0

B
B

(b) em x = 15 cm

1 2
1 2

n I
N I l

b b2
b b2 R2

a R2 a2
a a2 R2

R2

2 R2 N I x
2

32

B 1.91 10 5 T
(c) em x = 3 m.

No centro do solenide, a = b = 10 cm.

1 600 10 10 2 R2 N I B 4 10 7 4 3 2 2 2 2 0.2 4 x 10 1.4 10 1.42 B 2.79 10 9 T B 1.5 10 2 T Exerccio: Encontre o campo magntico no problema anterior em x = -15 cm usando: Exerccio: Encontre o campo magntico sobre o 2 N I eixo do solenide utilizando a expresso para um 0 2 R B solenide comprido: 4 x2 R2 3 2

50

Fsica III Prof. Dr. Cludio S. Sartori - CAPTULO V Campo Magnticoe Fontes de Campo magntico 51

Resposta: 1.51.10-2T

N I l
cos

BL

5.07 10 6 T

2 BL cos
6 R cos

i
6 3
2

Exemplo 16 Encontre o campo magntico no centro de uma espira quadrada de lado L = 50 cm transportando uma corrente I = 1.5 A.

62

cos 0.894 2 BL cos i


9.07 10
6

(T ) i

Exerccio: Determine o valor de B na origem.

Soluo: O campo de cada fio ser dado por:

B
B

0 I sen 1 sen 2 4 l I 0 sen45 sen45 4 L4

51 Exerccio: Determine o valor de B na origem, supondo que o sentido de ID para dentro do papel. B 2.27 10 5 j (T ) Exemplo 18 Duas barras retilneas com 50 cm de comprimento, afastadas de 1.5 mm, fazem parte de uma balana de corrente e so percorridas por uma corrente de 15 A em sentidos opostos. Qual o valor da massa que deve ser colocada na barra de cima para compensar a fora magntica de repulso?
Soluo:

B 8.47 10 7 T
O campo total BR

4 8.47 10 T

dF2

I 2 dl2 B1
dF2 I2 dl2 I1 2 R
0

BR

3.39 10 6 T

dF2

I 2 dl2 B1

Exemplo 17 Um fio longo, transporta uma corrente de 1.7 A, na direo do eixo z positivo ao longo da reta x = -3 cm e y = 0. Um outro fio similar transporta uma corrente de 1.7 A ao longo da reta x = 3 cm e y = 0. Encontre o campo magntico no ponto P sobre o eixo y em y = 6 cm.

m g

0 I1 I 2 l2 4 R I I 2 0 1 2 l2 m 1.53g 4 R

F2

Exemplo 19 Um fio reto, longo, de raio R submetido a uma corrente I que se distribui uniformemente por toda a seo reta do fio. Determine o campo magntico pelo lado de fora e do lado de dentro do fio.

Soluo:

Soluo: Aplicando a Lei de Ampre circunferncia de raio r:

B
C

dl

IC

B
B
BR

dl
C

IC

BR
BL

BL
0 I 2 R

B 2
B

r
0

IC

IC r

51

Fsica III Prof. Dr. Cludio S. Sartori - CAPTULO V Campo Magnticoe Fontes de Campo magntico 52

IC

2
0

r2 I R2 r2 I R2 r

B 0.993T
Exemplo 21 Se = B, em que temperatura a magnetizao ser igual a 1 % do valor de saturao para um campo magntico aplicado de 1 T?

Soluo:

2 R2

I r

Do lado de fora do fio a corrente vale I: Aplicando a Lei de Ampre:

B dl
C

1 Bapl MS 3 k T M 0.01M S Bapl T 22.4 K


52

IC I

Exemplo 22 Um solenide longo com 12 espiras por centmetro tem um ncleo de ferro recozido. C Quando a corrente 0.5 A, o campo magntico interior do B 2 r 0 I ncleo 1.36 T. Determine: I (a) o campo magntico aplicado Bapl. 0 B (b) a permeabilidade relativa m. 2 r (c) a magnetizao M. Soluo: Exemplo 20 Determine a magnetizao de B ( a ) saturao e o campo magntico correspondente para o caso 0 n I do ferro, supondo que cada tomo de ferro possui um B 7.74 10 4 T momento magntico igual a 1 magnetn de Bohr.

dl

0.03k

Soluo: A magnetizao de saturao igual ao produto do nmero de tomos por unidade de volume pelo momento magntico do tomo:

(b )

B Bapl

1800
A m

Ms

( c)

B
0

M 1.08 106

O nmero de tomos por unidade de volume pode ser obtido a partir do nmero de Avogadro, da massa atmica e da densidade:

Ms

NA M 23 6.03 10 tomos mol kg 7.9 103 3 3 55.8 10 kg mol m tomos n 8.52 1028 m3 Ms n tomos 8.52 1028 9.27 10 24 A m2 3 m A M s 7.90 105 m B 0 MS T m A B 4 10 7 7.90 105 A m n

52

Fsica III Prof. Dr. Cludio S. Sartori - CAPTULO V Campo Magnticoe Fontes de Campo magntico 53 Aplicaes Tecnolgicas do Magnetismo: Disco discos rigidos foram criados originalmente para serem usados em computadores em geral. Mas no sculo 21 as rgido de computador. Adaptado de: aplicaes para esse tipo de disco foram expandidas e http://pt.wikipedia.org/wiki/Disco_r%C3%ADgido agora so usados em cmeras filmadoras, ou camcorders nos Estados Unidos; tocadores de msica como Ipod, mp3 player; PDAs; videogames, e at em celulares. Para exemplos em videogames temos o Xbox360 e o Playstation 3, lanados em 2005 e 2006 respectivamente, com esse diferencial, embora a Microsoft j tivesse lanado seu primeiro Xbox (em 2001) com disco rgido convencional embutido. J para celular os primeiros a terem esse tecnologia foram os da Nokia e da Samsung. [2] 53 E tambm devemos lembrar que atualmente o disco rigido no s interno, existem tambm os externos, que possibilitam o transporte de grandes quantidades de dados entre computadores sem a necessidade de rede. Como os dados so gravados e lidos Disco rgido ou disco duro, no Brasil Os discos magnticos de um disco rgido so popularmente chamado tambm de HD (derivao de HDD recobertos por uma camada magntica extremamente fina. do ingls hard disk drive) ou winchester (em desuso), Na verdade, quanto mais fina for a camada de gravao, "memria de massa" ou ainda de "memria secundria" a maior ser sua sensibilidade, e conseqentemente maior parte do computador onde so armazenados os dados. O ser a densidade de gravao permitida por ela. disco rigido uma memoria no-voltil, ou seja, as Poderemos, ento, armazenar mais dados num disco informaes no so perdidas quando o computador do mesmo tamanho, criando HDs de maior capacidade. Os desligado, sendo considerada a "memria" propriamente primeiros discos rgidos, assim como os discos usados no dita (no confundir com "memria RAM"). Por ser uma incio da dcada de 80, utilizavam a mesma tecnologia de memria no-voltil, um sistema necessrio para se ter mdia magntica utilizada em disquetes, chamada coated um meio de executar novamente programas e carregar media, que alm de permitir uma baixa densidade de arquivos contendo os dados inseridos anteriormente quando gravao, no muito durvel. Os discos atuais j utilizam ligamos o computador. Nos sistemas operativos mais mdia laminada (plated media), uma mdia mais densa, de recentes, ele tambm utilizado para expandir a memria qualidade muito superior, que permite a enorme RAM, atravs da gesto de memria virtual. Existem vrios capacidade de armazenamento dos discos modernos. A tipos de discos rgidos diferentes: IDE/ATA, Serial ATA, cabea de leitura e gravao de um disco rgido funciona SCSI, Fibre channel, SAS, SSD. como um eletrom semelhante aos que estudamos nas Histrico aulas de cincias e fsica do colegial, sendo composta de O primeiro disco rgido foi construdo pela IBM em uma bobina de fios que envolve um ncleo de ferro. A 1957, e foi lanado em 14 de Setembro de 1956. [1] Era diferena que, num disco rgido, este eletrom formado por 50 discos magnticos contendo 50 000 setores, extremamente pequeno e preciso, a ponto de ser capaz de sendo que cada um suportava 100 caracteres alfanumricos, gravar trilhas medindo menos de um centsimo de totalizando uma capacidade de 5 megabytes, incrvel para a milmetro de largura. Quando esto sendo gravados dados poca. Este primeiro disco rgido foi chamado de 305 no disco, a cabea utiliza seu campo magntico para RAMAC (Random Access Method of Accounting and organizar as molculas de xido de ferro da superfcie de Control) e tinha dimenses de 152,4 centmetros de gravao, fazendo com que os plos positivos das comprimento, 172,72 centimetros de largura e 73,66 molculas fiquem alinhados com o plo negativo da centmetros de altura.[1] Em 1973 a IBM lanou o modelo cabea e, conseqentemente, com que os plos negativos 3340 Winchester, com dois pratos de 30 megabytes e tempo das molculas fiquem alinhados com o plo positivo da de acesso de 30 milissegundos. Assim criou-se o termo cabea. Usamos, neste caso, a velha lei "os opostos se 30/30 Winchester (uma referncia espingarda Winchester atraem". Como a cabea de leitura e gravao do HD um 30/30), termo muito usado antigamente para designar HDs eletrom, sua polaridade pode ser alternada de qualquer espcie. Ainda no incio da dcada de 1980, os constantemente. Com o disco girando continuamente, discos rgidos eram muito caros e modelos de 10 megabytes variando a polaridade da cabea de gravao, variamos custavam quase 2 mil dlares americanos, enquanto em tambm a direo dos plos positivos e negativos das 2009 compramos modelos de 1.5 terabyte por pouco mais molculas da superfcie magntica. De acordo com a de 100 dlares. Ainda no comeo dos anos 80, a mesma direo dos plos, temos um bit 1 ou 0 (sistema binrio). IBM fez uso de uma verso pack de discos de 80 Para gravar as sequncias de bits 1 e 0 que formam os megabytes, usado nos sistemas IBM Virtual Machine. Os dados, a polaridade da cabea magntica mudada alguns

53

Fsica III Prof. Dr. Cludio S. Sartori - CAPTULO V Campo Magnticoe Fontes de Campo magntico 54

milhes de vezes por segundo, sempre seguindo ciclos bem determinados. Cada bit formado no disco por uma seqncia de vrias molculas. Quanto maior for a densidade do disco, menos molculas sero usadas para armazenar cada bit, e teremos um sinal magntico mais fraco. Precisamos, ento, de uma cabea magntica mais precisa. Quando preciso ler os dados gravados, a cabea de leitura capta o campo magntico gerado pelas molculas alinhadas. A variao entre os sinais magnticos positivos e negativos gera uma pequena corrente eltrica que caminha atravs dos fios da bobina. Quando o sinal chega placa lgica do HD, ele interpretado como uma seqncia de bits 1 e 0. Desse jeito, o processo de armazenamento de dados em discos magnticos parece ser simples, e realmente era nos primeiros discos rgidos (como o 305 RAMAC da IBM), que eram construdos de maneira praticamente artesanal. Apesar de nos discos modernos terem sido incorporados vrios aperfeioamentos, o processo bsico continua sendo o mesmo. Exemplos de sistema de arquivos Os sistemas de arquivos mais conhecidos so os utilizados pelo Microsoft Windows: NTFS e FAT32 (e FAT ou FAT16). O FAT32, s vezes referenciado apenas como FAT (erradamente, FAT usado para FAT16), uma evoluo do ainda mais antigo FAT16 introduzida a partir do MS-DOS 4.0. No Windows 95 ORS/2 foi introduzido o FAT32 (uma verso debugada do Windows 95, com algumas melhorias, vendida pela Microsoft apenas em conjunto com computadores novos). A partir do Windows NT, foi introduzido um novo sistema de arquivos, o NTFS, que mais avanado do que o FAT (em nvel de segurana, sacrificando algum desempenho), sendo o recurso de permisses de arquivo (sistemas multi-usurio), a mais notvel diferena, inexistente nos sistemas FAT e essencial no ambiente empresarial (e ainda a incluso do metadata), alm dos recursos de criptografia e compactao de arquivos. Em resumo, verses antigas, mono-usurio, como Windows 95, 98 e ME, trabalham com FAT32 (mais antigamente, FAT16). J verses novas, multi-usurio, como Windows XP e Windows 2000, trabalham primordialmente com o NTFS, embora o sistema FAT seja suportado e voc possa criar uma partio FAT nessas verses. No mundo Linux, h uma grande variedade de sistemas de arquivos, sendo alguns dos mais comuns o Ext2, Ext3 e o ReiserFS. O FAT e o NTFS tambm so suportados tanto para leitura quanto para escrita. No Mundo BSD, o sistema de arquivos denominado FFS (Fast File System), derivado do antigo UFS (Unix File System). Em 2009, encontramos um novo tipo de sistema de arquivo chamado NFS (Network File System), o qual possibilita que HDs Virtuais sejam utilizadas remotamente, ou seja, um servidor disponibiliza espao atravs de suas HDs fsicas para que outras pessoas utilizem-nas remotamente como se ela estivesse disponvel localmente. Um grande exemplo

desse sistema encontramos no Google ou no 4shared, com espaos disponveis de at 5 GB. Setor de boot Quando o computador ligado, o POST (Power-on Self Test), um pequeno programa gravado em um chip de memria ROM na placa-me, que tem a funo de dar a partida, tentar inicializar o sistema operacional. Independentemente de qual sistema de arquivos se esteja usando, o primeiro setor do disco rgido ser reservado para armazenar informaes sobre a localizao do sistema operacional, que permitem ao BIOS "ach-lo" e iniciar seu carregamento. 54 No setor de boot registrado onde o sistema operacional est instalado, com qual sistema de arquivos o disco foi formatado e quais arquivos devem ser lidos para inicializar o computador. Um setor a menor diviso fsica do disco, e possui na grande maioria das vezes 512 Bytes (nos CD-ROMs e derivados de 2048 Bytes). Um cluster, tambm chamado de agrupamento, a menor parte reconhecida pelo sistema operacional, e pode ser formado por vrios setores. Um arquivo com um nmero de bytes maior que o tamanho do cluster, ao ser gravado no disco, distribudo em vrios clusters. Porm, um cluster no pode pertencer a mais de um arquivo. Um nico setor de 512 Bytes pode parecer pouco, mas suficiente para armazenar o registro de boot devido ao seu pequeno tamanho. O setor de boot tambm conhecido como "trilha MBR", "trilha 0' etc. Como dito, no disco rgido existe um setor chamado Trilha 0, geralmente (s em 99.999% das vezes[carece de fontes?]) est gravado o (MBR) (Master Boot Record), que significa "Registro de Inicializao Mestre", um estilo de formatao, onde so encontradas informaes sobre como est dividido o disco (no sentido lgico)e sobre a ID de cada tabela de partio do disco, que dar o boot. O MBR lido pelo BIOS, que interpreta a informao e em seguida ocorre o chamado "bootstrap", "levantar-se pelo cadaro", l as informaes de como funciona o sistema de arquivos e efetua o carregamento do sistema operacional. O MBR e a ID da tabela de partio ocupam apenas um setor de uma trilha, o restante dos setores desta trilha no so ocupados, permanecendo vazios, servindo como rea de proteo do MBR. nesta mesma rea que alguns vrus (Vrus de Boot) se alojam. Disquetes, Zip-disks e CD-ROMs no possuem MBR; no entanto, possuem tabela de partio, no caso do CDROMs e seu descendentes (DVD-ROM, HDDVD-ROM, BD-ROM...) possuem tabela prpria, podendo ser CDFS (Compact Disc File System) ou UDF (Universal Disc Format) ou, para maior compatibilidade, os dois; j os cartes de memria Flash e Pen-Drives possuem tabela de partio e podem ter at mesmo MBR, dependendo de como formatados. O MBR situa-se no primeiro setor da primeira trilha do primeiro prato do HD (setor um, trilha zero, face zero, prato zero). O MBR constitudo pelo bootstrap e pela tabela de partio. O bootstrap o

54

Fsica III Prof. Dr. Cludio S. Sartori - CAPTULO V Campo Magnticoe Fontes de Campo magntico 55

responsvel por analisar a tabela de partio em busca da partio ativa. Em seguida, ele carrega na memria o Setor de Boot da partio. Esta a funo do bootstrap. A tabela de partio contm informaes sobre as parties existentes no disco. So informaes como o tamanho da partio, em qual trilha/setor/cilindro ela comea e termina, qual o sistema de arquivos da partio, se a partio ativa; ao todo, so dez campos. Quatro campos para cada partio possvel (por isso, s se pode ter 4 parties primrias, e por isso tambm que foi-se criada a partio estendida...), e dez campos para identificar cada partio existente. Quando acaba o POST, a instruo INT 19 do BIOS l o MBR e o carrega na memria, e executado o bootstrap. O bootstrap vasculha a tabela de partio em busca da partio ativa, e em seguida carrega na memria o Setor de Boot dela. A funo do Setor de Boot a de carregar na memria os arquivos de inicializao do sistema operacional. O Setor de Boot fica situado no primeiro setor da partio ativa. Capacidade do disco rgido A capacidade de um disco rgido atualmente disponvel no mercado para uso domstico/comercial varia de 10 a 2000 GB, assim como aqueles disponveis para empresas, de at 2 TB. O HD evoluiu muito. O mais antigo possua 5 MB (aproximadamente 4 disquetes de 3 1/2 HD), sendo aumentada para 30 MB, em seguida para 500 MB (20 anos atrs), e 10 anos mais tarde, HDs de 1 a 3 GB. Em seguida lanou-se um HD de 10 GB e posteriormente um de 15 GB. Posteriormente, foi lanado no mercado um de 20 GB, at os atuais HDs de 60GB a 1TB. As empresas usam maiores ainda: variam de 40 GB at 2 TB, mas a Seagate informou que em 2010 ir lanar um HD de 200 TB (sendo 50 TB por polegada quadrada, contra 70 GB dos atuais HDs)[carece de fontes?] . No entanto, as indstrias consideram 1 GB = 1000 * 1000 * 1000 bytes, pois no Sistema Internacional de Unidades(SI), que trabalha com potncias de dez, o prefixo giga quer dizer * 10003 ou * 109 (bilhes), enquanto os sistemas operacionais consideram 1 GB = 1024 * 1024 * 1024 bytes, j que os computadores trabalham com potncias de dois e 1024 a potncia de dois mais prxima de mil. Isto causa uma certa disparidade entre o tamanho informado na compra do HD e o tamanho considerado pelo Sistema Operacional, conforme mostrado na tabela abaixo. Alm disso, outro fator que pode deixar a capacidade do disco menor do que o anunciado a formatao de baixo nvel (formatao fsica) com que o disco sai de fbrica.
Cabea Magntica

Sua construo consiste de um solenide ou bobina, enrolado sobre um anel de forma semelhante. O anel feito de um material de alta permeabilidade magntica (condutor magntico), exceto por um pequeno vo (gap), na extremidade oposta ao solenide, propositalmente construdo com material de baixa permeabilidade magntica. Gravao: O sinal eltrico desdejado aplicado ao solenide, que gera um campo eletromagntico sobre o anel ferromagntico. No gap, as linhas de fora do campo magntico espalham-se pelo campo circundante, de modo que, quando prxima ou em contato com o gap, a fita magntica fica imersa no campo magntico gerado. Se este campo for convenientemente forte, ser capaz de reorientar permanentemente os elementos magnticos depositados sobre a mdia. Leitura: para ler as informaes gravadas numa mdia, acontece o processo oposto: os elementos magnticos da fita, que foram previamente orientados, ao passarem pelo gap induzem um pequeno sinal eltrico no solenide, que pode ento ser tratado adequadamente no 55 circuito eletrnico.

Referncias 1. IBM Archives: IBM 350 disk storage unit. Pgina visitada em 27 de Janeiro de 2009. 2. Martyn Williams. Samsung mostra celular com 8GB. Pgina visitada em 27 de Janeiro de 2009. 3. TDK looks to deliver 2.5TB hard drives in early 2010. Pgina visitada em 31 de Agosto de 2009.

um dispositivo utilizado para converter energia magntica em eltrica e vice-versa. utilizada para gravar informaes do circuito eletrnico em uma mdia magntica, ou operao inversa, para recuperar informaes da mdia e transmit-las ao circuito eletrnico. A maioria das mdias magnticas feita de uma base plstica coberta por um substrato magntico. So as partculas do substrato que so reorientadas para a gravao da informao. Elas podem vir em forma de fita ou de disco (no caso dos disquetes). Nos HDs de computador, o substrato depositado sobre uma base rgida de metal.

55

Fsica III Prof. Dr. Cludio S. Sartori - CAPTULO V Campo Magnticoe Fontes de Campo magntico 56

Ressonncia Magntica
Adaptado de: http://pt.wikipedia.org/wiki/Ressonncia_magntica

Ressonncia magntica uma tcnica que permite determinar propriedades de uma substncia atravs do correlacionamento da energia absorvida contra a frequncia, na faixa de megahertz (MHz) do espectro eletromagntico, caracterizando-se como sendo uma espectroscopia. Usa as transies entre nveis de energia rotacionais dos ncleos componentes das espcies (tomos ou ons) contidas na amostra. Isso d-se necessariamente sob a influncia de um campo magntico e sob a concomitante irradiao de ondas de rdio na faixa de frequncias acima citada. Histrico O conceito de spin surgiu da necessidade de se explicar os resultados at ento impensados na experincia de Stern-Gerlach na dcada de 1920. Nessa experincia, um feixe colimado de tomos de prata, oriundos de um forno a alta temperatura, atravessavam um campo magntico altamente no-homogneo. Tal experincia era destinada a medir a distribuio dos momentos magnticos, devidos principalmente aos eltrons. Como os tomos, na temperatura em que estavam emergindo do forno, estavam no seu estado fundamental 1S0, deveriam sofrer desvios nulos na presena do campo magntico no-homogneo. A distribuio esperada era da perda da coerncia espacial do feixe durante o seu tempo de vo, do forno de origem at o alvo. Tal no sucedeu, contudo. O resultado obtido foram duas manchas de depsito de prata sobre o alvo, indicando que o feixe se dividira em dois durante o percurso. Isso indicou que os tomos de prata do feixe ainda tinham um grau de liberdade de momento angular, mas que no era o momento angular orbital dos eltrons no tomo, mas sim um momento angular intrnseco destas partculas. A esse "momento angular intrnseco" deu-se o nome de spin (significando giro em portugus). Em 1924, Wolfgang Pauli postulou que os ncleos comportar-se-iam como minsculos ms. Mais tarde, experincias similares, porm mais sofisticadas, aos do Stern-Gerlach determinaram momentos magnticos nucleares de vrias espcies. Posteriormente, em 1939, Rabi e colaboradores submeteram um feixe molecular de hidrognio (H2) em alto vcuo a um campo magntico no-homogneo em conjunto com uma radiao na faixa das radio-freqncias (RF). Para um certo valor de freqncia o feixe absorvia energia e sofria pequeno desvio. Isso era constatado como uma queda da intensidade observada do feixe na regio do detector. Este experimento marca, historicamente, a primeira observao do efeito da ressonncia magntica nuclear. Nos anos de 1945 e 1946 duas equipes, uma de Bloch e seus colaboradores na Universidade de Stanford,

e outra de Purcell e colaboradores na Universidade de Harvard procurando aprimorar a medida de momentos magnticos nucleares observaram sinais de absoro de radio-freqncia dos ncleos de 1H na gua e na parafina, respectivamente, pelo que os dois grupos foram agraciados com o prmio Nobel de Fsica em 1952. Quando Packard e outros assistentes de Bloch substituram a gua por etanol, em 1950 e 1951, e notaram que havia trs sinais (um tripleto) e no somente um sinal (um singleto)[1] ficaram decepcionados. Entretanto, esse aparente fracasso veio a indicar alguns dos aspectos mais poderosos da tcnica: a mltipla capacidade de identificar a estrutura pela anlise de parmetros originados 56 de acoplamentos mtuos de grupos de ncleos interagentes. Pouco tempo depois, em 1953, j eram produzidos os primeiros espectrmetros de RMN no mercado, j com uma elevada resoluo e grande sensibilidade. Nos equipamentos de ressonncia magntica para imageamento biolgico, os ncleos dos tomos de hidrognio presentes no objeto de anlise so alinhados por um forte campo magntico e localizados por bobina receptora devidamente sintonizada na frequncia de ressonncia destes.

Nesta imagem encontra-se um crebro a ser analizado por ressonncia magntica. Espectroscopia de ressonncia magntica nuclear Em espectroscopia, o processo de ressonncia magntica similar aos demais. Pois tambm ocorre a absoro ressonante de energia eletromagntica, ocasionada pela transio entre nveis de energia rotacionais dos ncleos atmicos, nveis estes desdobrados em funo do campo magntico atravs do efeito Zeeman anmalo. Como o campo magntico efetivo sentido pelo ncleo levemente afetado (perturbao essa geralmente medida em escala de partes por milho) pelos dbeis campos eletromagnticos gerados pelos eletrons envolvidos nas

56

Fsica III Prof. Dr. Cludio S. Sartori - CAPTULO V Campo Magnticoe Fontes de Campo magntico 57

ligaes qumicas (o chamado ambiente qumico nas vizinhanas do ncleo em questo), cada ncleo responde diferentemente de acordo com sua localizao no objeto em estudo, actuando assim como uma sonda sensvel estrutura onde se situa. Magnetismo macroscpico e microscpico O efeito da ressonncia magntica nuclear fundamenta-se basicamente na absoro ressonante de energia eletromagntica na faixa de freqncias das ondas de rdio. Mais especificamente nas faixas deVHF. Mas a condio primeira para absoro de energia por esse efeito de que os ncleos em questo tenhammomento angular diferente de zero. Ncleos com momento angular igual a zero no tem momento magntico, o que condio indispensvel a apresentarem absoro de energia electromagntica. Razo, alis, pertinente a toda espectroscopia. A energia electromagntica s pode ser absorvida se um ou mais momentos de multipolo do sistema passvel de absorv-la so no nulos, alm do momento de ordem zero para electricidade (equivalente carga total). Para a maior parte das espectroscopias, a contribuio mais importante aquela do momento de dipolo. Se esta contribuio variar com o tempo, devido a algum movimento ou fenmeno peridico do sistema (vibrao, rotao, etc), a absoro de energia da onda electromagntica de mesma freqncia (ou com freqncias mltiplas inteiras) pode acontecer. Um campo magntico macroscpico denotado pela grandeza vetorial conhecida como induo magntica B (ver Equaes de Maxwell). Esta a grandeza observvel nas escalas usuais de experincias, e no sistema SI medida em Tesla, que equivalente a Weber/m3. Em nvel microscpico, temos outra grandeza relacionada, o campo magntico H, que o campo que se observa a nvel microscpico. No sistema SI medido em Ampere/m. O vetor dipolo magntico um dos momentos de multipolo magnticos[2] e dado matematicamente por:

Spin e momento angular

m l

Rigorosamente, ncleos no apresentam spin, mas sim momento angular (excepo feita somente ao ncleo do istopo 1 do hidrognio, que constitudo por um nico prton). Embora o spin possa ser considerado um momento angular, por terem ambos as mesmas unidades e serem tratados por um formalismo matemtico e fsico semelhante, nem sempre o oposto ocorre. O spin intrnseco, ao passo que objetos compostos tem momento angularextrnseco. Contudo, motivos histricos e continuado 57 costume levaram a esse abuso de linguagem, tolerado e talvez tolervel em textos no rigorosos. Um motivo a mais de complicao o fato de que a moderna fsica de partculas considerar que certas partculas, antes pensadas como elementares (e portanto possuindo spin), sejam compostas (prton e nutron compostos de quarks). Assim, fica um tanto impreciso o limite entre os casos onde se deva usar o termo spin e os casos onde se deva usar o termo momento angular. Imageamento biolgico A tcnica da ressonncia magntica nuclear usada em Medicina e em Biologia como meio de formar imagens internas de corpos humanos e de animais, bem como de seres microscpicos (como no caso da microscopia de RMN). chamada de tomografia de ressonncia magntica nuclear ou apenas de ressonncia magntica. Consiste em aplicar em um paciente submetido a um campo magntico intenso, ondas com freqncias iguais s dos ncleos (geralmente do 1H da gua) dos tecidos do corpo que se quer examinar. Tais tecidos absorvem a energia em funo da quantidade de gua do tecido. Entretanto, para se localizar espacialmente o grupo de ncleos de hidrognio, mister se empregar um meio de se diferenciar o campo, impondo-lhe gradientes segundo certas direes. Para imageamento de uma amostra, necessrio que a aparelhagem coloque a aquisio de sinal em funo
3

, e essa da posio. Esta funo matemtica de informao suprida atravs de aplicao de um campo magntico que apresenta um gradiente tridimensional. : vetor que d o sentido . l S N Assim, para cada posio da amostra, dentro da margem Define-se o vetor magnetizao M como: de erro resultante da resoluo, a aquisio levemente 1 diferente. O resultado ento tratado pela transformada de M Fourier (especificamente FFT: Fast Fourier Transform), V ou seja, representa a soma de todos os momentos sendo resolvido a partir da no espao e no mais em frequncia. de dipolo magntico por unidade de volume V. Os SPINs, tem o seu mevimento em seu proprio Lembremos que no vcuo: eixo (ex: como pio),quando um atmo de hidrognio e B posto em um campo magnetico, os spins que esta dentro 0 H dele tende a se orientalo em direo do campo magnetico e para meios materiais: paralelo.
Onde: m: plo magntico;

H M

57

Fsica III Prof. Dr. Cludio S. Sartori - CAPTULO V Campo Magnticoe Fontes de Campo magntico 58 Referncias Victor M.S. Gil e Carlos F.G.C. Geraldes Ressonncia Magntica Nuclear - Fundamentos, Mtodos e Aplicaes - Fundao Calouste Gulbenkian - Coimbra Portugal - 1987 R. K. Harris e E.B.Mann - NMR and the Periodic Table - Academic Press - London -1978 R. K. Harris - Nuclear Magnetic Resonance Spectroscopy - A Physicochemical View - Longman Scientific & Technical -Essex -England J. W. Hennel e J. Klinowski - Fundamentals of Nuclear Magnetic Resonance - Longman Scientific & Tecnical - Essex - England - 1993 J. Mason (Editor) - Multinuclear NMR - Plenum Press - New York -1989 Jasper D. Memory - Quantum Theory of Magnetic Resonance Parameters - McGraw-Hill Book Co. - New York - 1968 A. I. Popov e K. Hallenga - Modern NMR Techniques and Their Application in Chemistry - Marcel Dekker, Inc - New York - 1991 P.Sohar - CRC Nuclear Magnetic Resonance Spectroscopy Vol. I, II e III - CRC Press, Inc - Boca Raton - Florida - USA Barry, C.D., North, A.C.T., Glasel, J.A., Williams, R. J.P., Xavier, A.V.(1971) Quantitative determination of mononucleotide conformations in solution using lanthanide ion shift and broadening NMR probes, Nature 232, 236-245

58

58

Potrebbero piacerti anche