Sei sulla pagina 1di 4

EDUCAO INCLUSIVA LENIA MARINA AZEVEDO DE OLIVEIRA; SHEYLLA ANDRADE GOMES UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS Leonia-azevedo@hotmail.

com

INTRODUO Ao se compreender a educao inclusiva como um sistema educacional que visa atender alunos com deficincia de forma a superar as diferenas e suas implicaes no ambiente escolar, se tem um quadro de divergncias tericas e prticas em torno desta discusso. Tais divergncias ocorrem, principalmente, com relao a formao de classes especiais, adaptao dos projetos polticos pedaggicos das escolas, alem das prticas profissionais envolvidas. Deste modo, o presente trabalho se prope a identificar os principais aspectos presentes nos diferentes discursos sobre tal sistema, considerando as necessidade e dificuldades para a sua efetiva implementao, utilizando para tal a analise de produes que englobam o universo da educao inclusiva. OBJETIVOS Tem-se como objetivo discutir e refletir sobre as prticas que envolvem a educao inclusiva e compreender como ocorre o processo ensino-aprendizagem dentro desse sistema. Alem de identificar as possveis dificuldades para que essa nova proposta de educao ocorra efetivamente. METODOLOGIA A realizao deste trabalho tem como metodologia a leitura e anlise de produes textuais referentes temtica da educao inclusiva para o desenvolvimento de uma posterior discusso.

DISCUSSO Muito se tem discutido sobre a poltica de educao inclusiva, a qual possui estratgias para a adaptao dos excludos ao convvio social regular. So apresentadas

como propostas, prticas que vo desde a formao das classes especiais, fornecendo apoio exclusivo ao portador de deficincia, at a realizao de contraturnos com o intuito de reforar o aprendizado. Essas discusses, em sua maior parte, abrangem o carter reflexivo sobre o que envolve e o que deixa de envolver a poltica de incluso nas escolas, trazendo posies divergentes que no conseguem chegar um consenso. Possui-se uma viso de incluir os alunos portador de deficiente no mbito escolar, mas, em contrapartida se deparam com a falta recursos para que tenha uma incluso adequada. Ao mesmo tempo em que se defende a ideia de que o aluno deficiente deve frequentar escolas ou classes especiais, se defende tambm que este deve estar inserido dentro de uma escola tradicional e em classes regulares, para que enfrentem os obstculos deste ambiente junto aos demais alunos, possibilitando um crescimento pessoal e intelectual. Partindo desta ultima colocao, entende-se que a incluso na escola deve ter um carter de prioridade, pois os deficientes necessitam de um espao em comum com os no deficientes. No entanto, essa relao ainda bastante restrita em nosso meio social, provocando ao invs de interao e socializao, uma excluso de algo que de direito a todo cidado, j que o sistema educacional ainda no fornece suporte suficiente para acomodar de forma confortvel a criana/jovem no ambiente escolar sem que haja distino pela sua deficincia. As estratgias de acolhimento do aluno nas escolas no tm evoludo de forma satisfatria, fazendo com que haja receios em como lidar com elas. Muitas vezes, os prprios pais no possuem confiabilidade na escola e isto transmitido para a criana, que passa a desenvolver insegurana para com suas potencialidades. O ambiente educacional deve ser um local de interao, aprendizado, troca de experincias e incluso das diversidades. No se refere aqui a diversidade em relao s deficincias, mas as diversidades como um todo, j que cada um trs consigo uma particularidade. A escola deve tirar de foco a viso voltada apenas para o aluno deficiente e priorizar as prticas voltadas para lidar com todas as diversidades. Tem-se que ter ateno na forma que a incluso est sendo aplicada na escola, para que no se reverta a situao, causando uma excluso, mostrando apenas a diferena do aluno deficiente ao invs de ressaltar suas capacidades fsicas e mentais.

Para tanto, dever-se-ia pensar mais, no s na teoria, mas nas prticas profissionais desenvolvidas em torno da educao inclusiva, priorizando a qualificao destes que so, em maior parte, responsveis pela educao dos includos. Muitas vezes o professor/pedagogo possui cursos de formao nesta rea mas, mostra-se receoso ao se deparar com um aluno deficiente em sala de aula, o que o faz, geralmente, recorrer a outras reas a fim de obter um suporte extra para esse aluno. Isso revela um despreparo por parte do corpo docente, que o impede de reconhecer as necessidades deste aluno, o modo como ele aprende, suas potencialidade e suas limitaes. Uma importante discusso trazida tambm quando se questiona qual o papel do psiclogo escolar diante esta situao? Na maioria das escolas no encontramos o psiclogo atuando devidamente, j que em grande parte ele representa um papel de punio e aconselhamento dos alunos considerados problemas, aqueles rotulados pela prpria escola como um aluno incapaz de aprender. As teorias psicolgicas tornaram-se frequentemente utilizadas pelo senso comum, como o caso do dficit de aprendizagem e a hiperatividade. Ao perceberem algo de diferente, de ruim no aluno, automaticamente apresentam um diagnostico. Esse papel errneo faz confundir-se com todas as prticas que deveriam ser desenvolvidas em comum acordo com a escola, com os profissionais envolvidos, com a famlia, com o meio social em geral. E nesse sentido, cabe tambm questionar a confuso de papeis exercidos pelos diferentes profissionais na escola, pois comumente, ao no encontrar um psiclogo na escola, as demandas com as quais o professor e a direo no se encontram possibilitados para lidar, so repassadas ao psicopedagogo. No que este no seja capaz diante dessas demandas, mas o que ocorre a execuo de funes que se encontram fora do domnio cientifico e profissional deste. Outro ponto a ser aqui colocado com relao a distino entre o que seria integrao e incluso. Integrao tem a funo de apresentar o aluno ao novo ambiente escolar, ao passo que na incluso a escola se adapta para receber este aluno da forma mais vivel as suas necessidades. Nesse aspecto, importante que se tenha sensibilidade suficiente para conseguir compreender a forma que o aluno includo aprende, tornando assim seu aprendizado mais eficaz e at mesmo mais rpido. O educador tendo esta viso fica com a funo de criar estratgias para repassar o contedo de forma gradativa e que o aluno esteja, ao seu modo, absorvendo o conhecimento passado. Se o professor

no consegue adaptar seus conhecimentos forma de aprendizagem do aluno, a relao e a comunicao entre eles sero cada vez mais inviabilizadas CONCLUSO Diante de todos os pontos aqui apresentados fica o pensamento de renovao das prticas inclusivas, sendo necessria real adaptao dos deficientes no apenas no percurso escolar, mas, em todos os locais de convivncia social. Deve-se ter uma remodelao das redes de ensino, das preparaes dos educadores e tambm aceitao e acolhimento por parte da escola desde o primeiro contato com o aluno e sua famlia. Alguns questionamentos podem ser pensados atravs dessa discusso; que tipo de conhecimento est sendo repassado para alunos especiais nas instituies de ensino regular? Qual a forma adequada de preparar os professores para enfrentar as dificuldades postas por eles? Contudo, relevante pensar que para haver modificao desse sistema escolar necessrio que haja uma relaborao dos valores sociais, destruindo todo o preconceito e a excluso da diversidade. Que os padres sociais abram espaos para uma convivncia saudvel entre as vrias diversidades. Cada vez mais este tema est sendo discutido e serve de alerta para que a sociedade passe a enxergar essas pessoas no de forma exclusiva, que precisa de cuidados, mas sim como pessoas com potencial e com capacidade de desenvolv-lo para alcanar os objetivos e as metas.

REFERNCIAS GIL, M. Educao inclusiva: o que o professor tem a ver com isso. 1. Ed. So Paulo, Imprensa Oficial, 2005. 168 p. Pereira, M.M.; Incluso escolar:um desafio entre o ideal e o real. Disponvel em: http://www.portaleducacao.com.br/pedagogia/artigos/2284/inclusao-escolar-umdesafio-entre-o-ideal-e-o-real>. Acesso em: 08 fev. 2013 RODRIGUES, D. Incluso e Educao: doze olhares sobre a Educao Inclusiva, So Paulo, Summus Editorial, 2006.

Potrebbero piacerti anche