Sei sulla pagina 1di 13

A aplicao do princpio da verdade material nas decises do Tribunal de Contas do Estado de Minas Gerais

Marina Martins da Costa Brina


Revista TCEMG|jan.|fev.|mar. 2012|COMENTANDO A JURISPRUDNCIA

Especialista em Direito Internacional pelas Faculdades Milton Campos. Graduada em Direito pela UFMG e em Relaes Internacionais pela PUCMinas. Tcnica do TCEMG

Resumo: notvel a importncia dos princpios para reger a atuao da Administrao Pblica. A Constituio da Repblica consagrou em seu texto diversos desses princpios, e outros podem ser extrados implicitamente do ordenamento jurdico. Entre estes destaca-se o da verdade material como instrumento de busca de uma efetiva proteo do interesse pblico. Palavras-chave: Administrao Pblica. Princpios. Verdade material.

Abstract: It is remarkable that the principles have a great importance to rule the acts of the Government. The Constitution has enshrined in its text many of these principles, and others can be implicitly extracted from the legal system. Among these we find the principle of the material truth as an effective tool to protect the public interest. Keywords: Public Material truth. Administration. Principles.

229

A APLICAO DO PRINCPIO DA VERDADE MATERIAL NAS DECISES DO TRIBUNAL DE CONTAS DO ESTADO DE MINAS GERAIS

1 Introduo
A administrao pblica, em sua atuao, rege-se por normas, a includos regras e princpios. Com a Constituio da Repblica de 1988 os princpios adquiriram maior importncia, como se extrai da leitura do 2 do art. 51 e tambm do art. 37, que traz explcitos alguns princpios a serem observados por toda a administrao pblica: legalidade, impessoalidade, moralidade, publicidade e eficincia. de se notar que no Direito Administrativo, ramo jurdico no codificado, os princpios ganham grande relevncia auxiliando na compreenso e consolidao de seus institutos. Os processos administrativos constituem um desses institutos do Direito Administrativo e, como tais, so regidos por princpios prprios. Alguns desses postulados encontram-se consagrados na Constituio da Repblica, outros nas leis processuais e outros encontram-se implcitos no sistema normativo. O presente trabalho tem por objetivo abordar especificamente um desses princpios: o da verdade material. Trata-se de princpio de suma importncia para a consagrao do interesse pblico e da justia social na medida em que reflete o comprometimento da administrao na busca da verdade irrefutvel. O princpio da verdade material, ao ampliar a capacidade investigatria da administrao, impede que ela tenha uma atitude de expectadora. Ao invs de apenas observar o que se encontra nos autos, ela pode determinar a produo das provas necessrias para esclarecer o que realmente ocorreu. Especificamente no mbito dos processos dos tribunais de contas, o princpio da verdade material adquire uma peculiar importncia ao traduzir o dever das cortes de contas para com uma fiscalizao efetiva e verdadeira. Elas podem e devem, por todos os meios legais, conhecer a gesto da coisa pblica. Afinal, sendo a proteo do interesse pblico o objetivo do Tribunal e, sendo o interesse pblico indisponvel, no se admite que o rgo fiscalizador contente-se com a verdade trazida nos autos. No presente trabalho, inicialmente ser abordado de forma generalizada o processo administrativo e, em seguida, ser estudado o princpio da verdade material. Sero apresentadas decises de diversos tribunais ptrios aplicando esse princpio e, por fim, decises da Corte de Contas mineira em busca da verdade material.

2 O processo administrativo
Conforme apregoa o art. 37 da Constituio Federal, a administrao pblica tem sua atuao pautada pelo princpio da legalidade. Para atuar nos termos da lei e assegurar o interesse pblico, regras e ritos predeterminados devem ser seguidos, o que ocorre mediante processo administrativo.2 A ideia de processo administrativo relativamente nova na doutrina e jurisprudncia. Por muito tempo predominou a noo de que o processo era apenas o judicial, sendo posterior a incluso do
1

Art. 5, 2, da CR/88: Os direitos e garantias expressos nesta Constituio no excluem outros decorrentes do regime e dos princpios por ela adotados, ou dos tratados internacionais em que a Repblica Federativa do Brasil seja parte. Nesse sentido, leciona Marcelo Harger (2008, p. 71): Com a ampliao da rea de atuao da Administrao Pblica, surgiu a necessidade de uma maior observncia dos aspectos procedimentais para garantir o controle dos atos administrativos, e isso acabou por alar o tema do processo administrativo a um novo patamar.

230

processo administrativo na categoria geral de processo.3 Essa incluso representou uma mudana de paradigma: perdeu importncia o ato administrativo e ganhou espao o processo administrativo para orientar o relacionamento da Administrao com o particular. O processo administrativo atua como meio de controle do autoritarismo e de uma maior legitimao do poder.4 Ao buscar uma maior participao do cidado nas decises pblicas, o processo traduz uma atuao mais democrtica e uma consolidao do Estado de Direito.5 Na doutrina brasileira, os autores conceituam o processo administrativo enfatizando o fato de ele abranger uma srie de atos. Jos dos Santos Carvalho Filho (2009, p. 24) define o processo administrativo como o instrumento formal que, vinculando juridicamente os sujeitos que dele participam, atravs da sucesso ordenada de atos e atividades, tem por fim alcanar determinado objetivo, previamente identificado pela Administrao Pblica. Celso Antnio Bandeira de Mello (2007, p. 472) afirma que processo administrativo uma sucesso itinerria e encadeada de atos administrativos que tendem, todos, a um resultado final e conclusivo. A legislao ptria tambm consagra o processo administrativo. A Constituio de 1988 incluiu em seu texto os princpios processuais mais relevantes e definiu novos parmetros a serem seguidos pela Administrao Pblica, principalmente com a incluso, no rol de direitos fundamentais, da processualidade (CR/88, art 5, incisos LIV e LV) (GUEDES, 2007, p. 45). No mbito federal, a Lei n. 9.784/99 regulou o processo administrativo de forma sistemtica, genrica e codificada. Seu art. 1 traz explcito como objetivo da lei a proteo aos direitos dos administrados. O art. 2, por sua vez, elenca princpios informadores da conduta administrativa: legalidade, finalidade, motivao, razoabilidade, proporcionalidade, moralidade, ampla defesa, contraditrio, segurana jurdica, interesse pblico e eficincia. No Estado de Minas Gerais, a Lei n. 14.184/02 dispe sobre o processo administrativo no mbito da administrao pblica estadual. Em seu art. 2 elenca como princpios da administrao: legalidade, impessoalidade, moralidade, publicidade, finalidade, motivao, razoabilidade, eficincia, ampla defesa, contraditrio e transparncia. V-se que tanto a lei do processo administrativo federal como a do Estado de Minas Gerais elencam importantes princpios. Entretanto, alm desses princpios expressos, outros podem ser identificados, implicitamente ou espalhados por outros dispositivos legais. Entre os princpios implcitos destaca-se o da verdade material, que assume maior importncia na medida em que a administrao amplia sua atuao em busca de uma efetiva proteo do interesse pblico.

Durante muito tempo o termo processo vinha associado funo jurisdicional. [...] A partir da dcada de 50, processualistas e administrativistas foram convergindo para a ideia de processo ligado ao exerccio do poder estatal. (MEDAUAR, 2007, p. 160). 4 A respeito da funo do processo administrativo, discorre Demian Guedes (2007, p. 48): Aps a extino do contencioso administrativo no pas, a doutrina brasileira passou a observar a dupla funo do processo administrativo, apontando tambm a evoluo do instituto: a princpio, verifica-se uma preocupao com a racionalizao e a eficincia da atividade estatal para, gradativamente, observar-se um reconhecimento do papel democrtico e participativo a ser desempenhado pelo processo administrativo, j visto como instrumento de controle da Administrao. 5 este o entendimento de Vitor Rhein Schirato (2010, p. 9): Sobretudo a partir da consolidao da democracia como um dos vetores do Estado contemporneo, o ato administrativo dantes ocupante de lugar de honra na estruturao sistemtica do estudo de direito administrativo passa a perder espao para o processo administrativo, do qual o ato administrativo parte.
3

231

Revista TCEMG|jan.|fev.|mar. 2012|COMENTANDO A JURISPRUDNCIA

A APLICAO DO PRINCPIO DA VERDADE MATERIAL NAS DECISES DO TRIBUNAL DE CONTAS DO ESTADO DE MINAS GERAIS

3 O princpio da verdade material


O princpio da verdade material traduz a ideia de que, na apurao dos fatos, deve ser sempre buscado o mximo de aproximao com a certeza. Sua aplicao ao processo administrativo justifica-se na medida em que a Administrao, na busca constante pela satisfao do interesse pblico, no deve conformar-se com a verdade meramente processual. Pode e deve estender sua atividade investigatria, valendo-se de elementos diversos daqueles trazidos aos autos pelos interessados, desde que os julgue necessrios para a soluo do caso. Celso Antnio Bandeira de Mello (2007, p. 489) compreende o princpio da seguinte forma: a Administrao, ao invs de ficar restrita ao que as partes demonstrem no procedimento, deve buscar aquilo que realmente a verdade, com prescindncia do que os interessados hajam alegado e provado [...]. Odete Medauar (2007, p.170) afirma que o princpio da verdade material
exprime que a Administrao deve tomar decises com base nos fatos tais como se apresentam na realidade, no se satisfazendo com a verso oferecida pelos sujeitos. Para tanto, tem o direito e o dever de carrear para o expediente todos os dados, informaes, documentos a respeito da matria tratada, sem estar jungida aos aspectos suscitados pelos sujeitos.

Hely Lopes Meireles (2011, p. 739-740) explica que o princpio da verdade material, tambm denominado da liberdade na prova, autoriza a Administrao a valer-se de qualquer prova lcita de que a autoridade processante ou julgadora tenha conhecimento, desde que a faa trasladar para o processo. Jos dos Santos Carvalho Filho (2005, p. 891) aduz que o princpio da verdade material autoriza o administrador a perseguir a verdade real, ou seja, aquela que resulta efetivamente dos fatos que a constituram. Em todos os conceitos apresentados possvel verificar um ncleo comum: a ampla capacidade investigatria da Administrao. Diferente da aplicao do princpio da verdade material aos processos administrativos a sua aplicao aos processos judiciais. E, ainda, faz-se necessrio distinguir os processos penais dos processos cveis. Na seara processual penal, pacfica a aplicao do princpio da verdade material. Tanto a doutrina como a jurisprudncia o consagram. Diferentemente, no processo civil tradicionalmente imperava o princpio da verdade formal. Apenas recentemente tem-se admitido, excepcionalmente, a aplicao do princpio da verdade material quando a causa versar sobre relaes jurdicas de interesse pblico (BRAGA, 2010, p. 210). Voltando aplicabilidade do princpio no mbito do processo administrativo, faz-se necessrio analisar o fundamento de sua aplicao. No se tratando de princpio explcito em grande parte da legislao ptria, os diferentes autores buscam para ele fundamentos diversos. H quem afirme que seu fundamento o princpio da oficialidade. Vejamos:
O fundamento constitucional desse princpio o mesmo que o do princpio da oficialidade, ou seja, pode-se dizer que decorrncia do princpio da legalidade. que o interesse pblico indisponvel, e isso implica que a Administrao tenha o dever de verificar os

232

pressupostos de fato ensejadores do exerccio de sua competncia (HARGER, 2008, p. 158).6

H ainda quem afirme que o fundamento o princpio da legitimidade: [...], a verdade material atua na proteo do princpio da legitimidade, que implica, em matria de controle do Poder Pblico, uma atuao mais substancialista [...]. (GUEDES, 2007, p. 118). A aplicao do princpio da verdade material nos processos administrativos encontra fundamento tambm quando se considera o controle como direito fundamental, conforme defende Jorge Ulisses Jacoby Fernandes (2003). Embora os diferentes autores apontem fundamentos diversos para o princpio da verdade material, a aplicao de seu contedo pacfica. Cabe ainda lembrar que, apesar de no ter previso expressa na Lei do Processo Administrativo Federal (Lei n. 9784/99), o princpio da verdade material pode ser extrado de alguns de seus artigos. o que se verifica pela leitura dos arts. 29, 36-37, que atribuem Administrao a conduo principal da instruo probatria. A Administrao pode iniciar de ofcio o processo e o impulsionar determinando diligncias para esclarecer fatos duvidosos. Os interessados participam de forma complementar, apresentando documentos e requerendo diligncias, depoimentos e percias para subsidiar a deciso da autoridade. Destaca-se que o art. 37 da Lei n. 9.784/99 determina que a Administrao, de ofcio, buscar documentos que registrem fatos e dados declarados pelo interessado. Trata-se de disposio que nitidamente reflete a busca da verdade material.7 Cumpre ainda lembrar que o princpio da verdade material no pode ser visto como um fim em si mesmo (BRAGA, 2010, p. 203). Sua aplicao deve levar em conta os demais princpios do ordenamento. Assim, no se pode admitir a obteno de provas por meios ilcitos.8

4 Aplicao do princpio da verdade material em tribunais ptrios


Em diversos tribunais ptrios, a jurisprudncia pacfica pela aplicao do princpio da verdade material nos processos administrativos.

4.1 Superior Tribunal de Justia


O Superior Tribunal de Justia admite a utilizao de provas emprestadas nos processos administrativos, com base no princpio da verdade material. Vejamos:
que [...] no processo administrativo, que se orienta sobretudo no sentido da verdade material, no h razo para dificultar o uso de prova emprestada, desde que, de qualquer maneira, se abra possibilidade ao interessado para question-la, pois, em princpio, a parte tem o direito de acompanhar a produo da prova. (Srgio Ferraz e Adilson Abreu Dallari,
6 7

Odete Medauar tambm fundamenta o princpio da verdade real no princpio da verdade material (2007, p. 170) Nesse sentido: O presente artigo [art. 37], [...], traduz o princpio da eficincia [...], alm de refletir a busca da verdade material, uma vez que no consulta ao interesse pblico que o interessado deixe de ter provido seu pleito por ausncia de documento que demonstre seu direito, documento esse que se encontra na posse da prpria Administrao (FORTINI, 2008, p. 144). No mbito federal, a Lei n. 9.784 traz expressa em seu art. 30 a proibio da utilizao de provas ilcitas.

233

Revista TCEMG|jan.|fev.|mar. 2012|COMENTANDO A JURISPRUDNCIA

A APLICAO DO PRINCPIO DA VERDADE MATERIAL NAS DECISES DO TRIBUNAL DE CONTAS DO ESTADO DE MINAS GERAIS

in Processo Administrativo 2 edio Editora Malheiros pgina 172) Sob esse enfoque assentou o Tribunal a quo: [...] Conquanto o sigilo externo, no procedimento para a decretao da perda do cargo de magistrado (art. 27, LC n. 35/79), seja resguardado em ateno no somente intimidade do agente poltico, mas tambm credibilidade da Instituio (art. 40, LC n. 35/79) releva considerar que tal aspecto no inviabiliza a utilizao dos elementos cognitivos no mesmo produzidos, a ttulo de prova emprestada, em processos administrativo-disciplinares outros, referentes ao exerccio de quaisquer outras funes pblicas, a exemplo do munus pblico da advocacia, a teor do art. 133 do Texto Bsico, o que no impede a OAB, portanto, de se utilizar destas provas na aferio da idoneidade moral daquele que postula inscrio em seus quadros, desde que, por bvio, colhida em observncia ao contraditrio. (Supremo Tribunal Federal. Recurso Extraordinrio n. 328.138/MG. Relator: Min. Seplveda Pertence. DJ, de 17 out. 2003) (Superior Tribunal de Justia. Recurso Especial n. 930.596/ES. Relator: Min. Luiz Fux. Data do Julgamento: 17 dez. 2009) (grifo nosso).

4.2 Tribunal de Justia de Minas Gerais


O Tribunal de Justia de Minas Gerais possui decises aplicando o princpio da verdade material em ao anulatria de processo administrativo.9
A presente ao anulatria do processo administrativo e da deciso nele proferida se encontra embasada em supostas ilegalidades que teriam lesado direitos do acusado ao devido processo legal, contraditrio e ampla defesa, princpio da inocncia, ampla instruo, legalidade, moralidade, razoabilidade, proporcionalidade e busca da verdade material. (TJMG. Processo n. 1.0151.07.022282-4/001(1). Relatora: Des. Heloisa Combat. Data do julgamento: 10 nov. 2009). (grifo nosso).

Verifica-se que a aplicao do princpio da verdade material em processos judiciais representa um posicionamento moderno. Da leitura da seguinte ementa percebe-se que o TJMG tem julgados adotando esse entendimento para ampliar a capacidade investigatria dos magistrados na busca da verdade real.
EMENTA: APELAO CVEL. AO DE COBRANA DE SEGURO. PROVA DA CAUSA MORTIS. ATESTADO DE BITO. INSUFICINCIA. NECESSIDADE DE PRODUO DE NOVAS PROVAS. BUSCA DA VERDADE REAL.- O processo moderno procura solucionar os litgios luz da verdade real. E na prova produzida nos autos que o Magistrado localiza esta verdade.- No h como o Juiz formar sua convico a respeito da causa da morte do segurado apenas com base no que consta no atestado de bito, pois este passvel de erro. Para o Magistrado formar sua convico, essencial parecer de profissional especializado ou at de outras provas. (TJMG. Processo n. 1.0687.05.038000-9/001(1). Relator: Des. Pedro Bernardes. Data do julgamento: 19 fev. 2008) (grifo nosso).

4.3 Tribunal de Contas da Unio


O Tribunal de Contas da Unio possui diversas decises aplicando o princpio da verdade material na busca por uma justia social eficaz.10 A justificativa apresentada para a aplicao do princpio que, sendo o interesse maior do TCU conhecer a realidade sobre os atos de gesto da coisa pblica, o Tribunal no pode contentar-se com a verdade formal. Alega-se que o ministro relator no precisa
No mesmo sentido: Processo n. 1.0000.00.275006-5/000(1) (rel. Des. Jos Domingues Ferreira Esteves, data do julgamento: 03/02/2003) e Processo n. 1.0596.07.042788-2/001(1) (rel. Des. Edilson Fernandes, 28/10/2008). 10 Nesse sentido: Acrdo n. 547/2006 do Plenrio e Acrdos n. 1.014/2003, 2.188/2006 e 1.838/2008, da Primeira Cmara.
9

234

ater-se s provas apresentadas pelas partes, podendo produzir provas pertinentes e relevantes para formar sua convico. Alm disso, permite-se aos jurisdicionados a juntada de documentos em vrias etapas da tramitao do processo, desde que deferida pelo ministro relator. Destaca-se que, no Regimento Interno do TCU Resoluo TCU n. 246, de 30 de novembro de 2011 , h dispositivo consagrando expressamente o princpio da verdade material:
Art. 145. As partes podem praticar os atos processuais diretamente ou por intermdio de procurador regularmente constitudo, ainda que no seja advogado. 1 Constatado vcio na representao da parte, o relator fixar prazo de dez dias para que o responsvel ou interessado promova a regularizao, sob pena de serem tidos como inexistentes os atos praticados pelo procurador. 2 No se aplica o disposto no final do pargrafo anterior ao caso de juntada de documentos que efetivamente contribuam na busca da verdade material. (grifo nosso).

No seguinte trecho de deciso, percebe-se que o TCU relativiza a aplicao da coisa julgada em prol da verdade material.
[...] Outrossim, conforme estabelecido no Sumrio do Acrdo n. 2.843/2008-Plenrio, na busca da verdade material, julgamentos pretritos no tm o condo de fazer coisa julgada e no impedem que diante de novas situaes se apontem falhas anteriormente no identificadas por quaisquer motivos. Ou seja, adaptando o raciocnio pergunta ora analisada, a incluso de itens no previstos no AC-325/2007-PL em contratos assinados anteriormente sua prolao, embora se admita legtima, no impede que eventuais abusos de preos, por conta de um BDI acima dos valores de mercado, sejam coibidos e corrigidos, mesmo quando identificados em pocas posteriores. [...]. (TCU. Acrdo n. 2.545/2011. Relator: Min. Marcos Bemquerer Costa. Data do julgamento: 21 set. 2011. (grifo nosso).

No seguinte acrdo, o TCU enfatiza que o tribunal no fica vinculado aos pedidos formulados por autores de representaes, podendo e devendo apurar qualquer indcio de irregularidade.
Por fim, cumpre refutar a afirmao da empresa de suposta atuao desta Unidade Tcnica de forma incompatvel com suas atribuies por ocasio da instruo inicial destes autos [...]. Nesse ponto, cabe destacar que o processo administrativo de controle, no mbito dos Tribunais de Contas, possui liturgia peculiar, segundo a qual prevalecem os princpios da verdade material e do formalismo moderado. Difere-se, assim, do rito convencional estabelecido pelas leis processuais de mbito civil ou mesmo penal, as quais aplicam-se apenas subsidiariamente aos processos autuados no TCU, conforme dispe o art. 298 de seu Regimento Interno. Portanto, no h que se falar, nos processos que tramitam neste Tribunal, em vinculao de sua atuao aos pedidos formulados por autores de representaes. No mister de zelar pela coisa pblica, o TCU tem o dever de apurar todos os indcios de irregularidades envolvendo a aplicao de recursos da Unio de que tome conhecimento, estejam ou no tais indcios contemplados expressamente em eventuais provocaes das pessoas legitimadas a representar junto ao Tribunal. Conforme se infere de diversas disposies normativas, a exemplo dos artigos 86, inciso II, da Lei n. 8.443/1992 e 237, incisos III e VI, do Regimento Interno/TCU, os prprios servidores e unidades tcnicas do Tribunal podem e devem representar ao tomarem conhecimento de quaisquer irregularidades no trato da coisa coletiva. No cabe, pois, o entendimento de que o corpo tcnico, ao analisar representao formulada por terceiro estranho ao Tribunal, deva ater-se unicamente aos aspectos eventualmente levantados pelo representante (TCU. Acrdo n. 5.161/2011. Relator: Min. Jos Jorge. Data do julgamento: 19 jul. 2011). (grifo nosso).

235

Revista TCEMG|jan.|fev.|mar. 2012|COMENTANDO A JURISPRUDNCIA

A APLICAO DO PRINCPIO DA VERDADE MATERIAL NAS DECISES DO TRIBUNAL DE CONTAS DO ESTADO DE MINAS GERAIS

Do seguinte trecho possvel constatar que o TCU, na aplicao de pena ao gestor por irregularidade nas contas, privilegia a verdade material.
Por ltimo, antes de adentrar na anlise dos documentos obtidos na inspeo, vale mencionar que esse exame teve como escopo a verificao da participao efetiva dos candidatos contratados nos processos seletivos, e se a participao desses na seleo ocorreu de forma isonmica e de acordo com os normativos internos do Sebrae/DF. Cabe dizer, ainda, que, por ocasio da realizao da inspeo, a equipe entendeu ser oportuno buscar mais informaes acerca da questo referente s compras diretas de materiais de limpeza e de expediente realizadas no exerccio de 2005. Assim, em homenagem ao princpio da verdade material, esta equipe de inspeo solicitou Entidade documentos complementares, a fim de encorpar as informaes a respeito dessas compras para fazer uma anlise mais circunstanciada. Essa questo est detalhada no item 36 desta instruo. [...] No decorrer desta inspeo, esta equipe, ao tomar conhecimento da proposta de encaminhamento da instruo precedente, referente s compras, com possvel fracionamento de despesa, entendeu que seria oportuno buscar mais informaes acerca dessa questo. Sabe-se que em se tratando da atividade de controle externo, a incerteza advinda acerca de atos de gesto de administradores pblicos pode vir a adquirir matria de ordem pblica, mesmo ausente o interesse de particulares, permanecendo assim a possibilidade de atuao desta Corte de Contas para buscar a verdade material dos fatos. Nesse sentido, apesar dessa questo no ser objeto desta inspeo, entendeu-se razovel solicitar Entidade a disponibilizao de alguns processos de compras (fls. 356-457, anexo 4) do exerccio de 2005 para a realizao de uma anlise pormenorizada. [...] 47. Assim, considerando que esta Corte de Contas privilegia a aplicao da verdade material em suas decises, especialmente quando se trata da aplicao de pena ao gestor por irregularidade nas contas; e considerando, tambm, que os valores envolvidos no fracionamento de despesa so de baixa materialidade; compreende-se que, diante da anlise dos fatos novos trazidos aos autos, seria rigoroso rejeitar as razes de justificativas apresentadas pelos responsveis e julgar irregulares as contas, com a consequente aplicao de multa. (TCU, Acrdo n. 5.341/2011. Relator: Min. Ubiratan Aguiar. Data de julgamento: 05 jul. 2011).11

4.4 Outros tribunais de contas estaduais


Tambm possvel encontrar decises de outros tribunais de contas ptrios aplicando o princpio da verdade material. Vejamos o seguinte trecho de deciso do Tribunal de Contas do Estado do Mato Grosso:
Com fundamento no art. 140, 1, da Resoluo n. 14/2007, em considerar revel o Sr. Geraldo Martins da Silva, Prefeito Municipal de Vale de So Domingos, no exerccio de 2010. Aps, considerando que o trmite do feito deve ter o seu prosseguimento normal, determino que os autos sejam encaminhados Secex para, em sintonia com o Princpio da Verdade Material, verificar o mrito da representao que est pendente de apreciao com base nos documentos que instruem os autos (TCEMT. Processo n. 22.508-8/2010. Data do julgamento: 4 mar. 2011).
11

Tambm aplicando o princpio em tela: Acrdo n. 2.099/2011 (rel. Min. Marcos Bemquerer Costa, data do julgamento: 10/08/2011) e Acrdo n. 1.455/2011 (rel. Min. Raimundo Carreiro, data de julgamento: 01/06/2011).

236

Destaca-se a seguinte notcia encontrada tambm no site do TCEMT, sobre deciso proferida pelo Conselheiro Alencar Soares, durante Sesso do dia 19/08/08:
O denunciante, em sua pea exordial, delatou sobre eventual impertinncia do critrio de julgamento tcnica e preo para licitao de contratao de servios na rea de limpeza pblica, bem como supostas imprecises e contradies presentes no Edital. Ao analisar o edital de Concorrncia n. 02/2008, bem como a minuta do contrato, a equipe tcnica constatou que os fatos delatados no possuem procedncia. Contudo, em consonncia s atribuies constitucionais de fiscalizao conferidas aos Tribunais de Contas, o exerccio do controle externo no deve se restringir somente aos fatos denunciados, mas tambm ser desempenhado em toda a sua amplitude apurando outras possveis irregularidades, sob o aspecto da legalidade, legitimidade, economicidade, moralidade, eficcia, eficincia e efetividade. A atividade processual do denunciante meramente subsidiria em virtude dos direitos envolvidos no processo administrativo ser matria de ordem pblica. Na busca da verdade material, o Tribunal de Contas promove a produo de outras provas por impulso oficial, respeitando sempre o direito ao contraditrio e ampla defesa do denunciado. Nesse diapaso, a equipe tcnica deste Tribunal concluiu, aps a anlise da defesa, pela existncia de fatos comprobatrios de duas irregularidades no procedimento da Concorrncia Pblica n. 02/2008, [...].12

O Tribunal de Contas do Estado de So Paulo tambm aplica o princpio:


A Egrgia Cmara conheceu do recurso ordinrio, bem como das razes complementares juntadas aos autos, por terem ingressado dentro do prazo regimental e tendo em vista a prevalncia do interesse publico na satisfao da justia administrativa e, ainda, os princpios da verdade material e do formalismo moderado que regem os processos administrativos (Processo n. 380/009/97. DOE, 17 mar. 1999).

No mesmo sentido encontra-se a seguinte deciso do Tribunal de Contas do Estado de Pernambuco:


EMENTA: Recurso acolhido por ter sido interposto em tempo hbil. No mrito, no provido. Anuladas as Decises T.C. n.s 0512/98 e 0019/00. [...] ACORDAM, unanimidade, os Conselheiros do Tribunal de Contas do Estado, nos termos do voto do Relator, que integra a presente deciso, [...] CONSIDERANDO que o controle externo autnomo, exercido pelos Tribunais de Contas, exige a busca da verdade material, forcejando-se, inclusive, reabertura de procedimentos quando alguns aspectos escapam de seus controles; [...] Em CONHECER o presente recurso, e, no mrito, negar-lhe provimento por no encontrar sustentculo na legislao vigente. E, desde que fato novo ocorreu no contemplado em julgamento por este Tribunal, no se permitindo a Reformatio in Pejus, e, tambm, na busca da verdade material, bem como visando ao cumprimento do princpio do contraditrio e da ampla defesa, a deciso vergastada deve ser anulada em toda sua extenso, [...] (Acrdo TC n. 1799/01. Relator: Cons. Roldo Joaquim. Sesso de 24/10/01). (grifo nosso).

12

Disponvel em: <http://www.tce.mt.gov.br/conteudo/show/sid/73/cid/5037/t/Den%FAncia+contra+Prefeitura+de+Cuiab%E1+ %E9+julgada+improcedente>. Acesso em 25 jan. 12.

237

Revista TCEMG|jan.|fev.|mar. 2012|COMENTANDO A JURISPRUDNCIA

A APLICAO DO PRINCPIO DA VERDADE MATERIAL NAS DECISES DO TRIBUNAL DE CONTAS DO ESTADO DE MINAS GERAIS

5 Aplicao do princpio da verdade material nos processos do Tribunal de Contas do Estado de Minas Gerais
Antes de analisar decises do TCEMG, faz-se importante mencionar que o princpio da verdade material mais do que uma norma implcita. O Regimento Interno do Tribunal (Resoluo n. 12/2008) possui disposio expressa sobre a aplicao do princpio em estudo: Art. 104. No mbito do Tribunal, alm dos princpios gerais que regem o processo civil e administrativo, devero ser observados os princpios da oficialidade e da verdade material. Em consonncia com o dispositivo acima, as decises proferidas pela Corte de Contas mineira refletem a busca pela verdade material. Na sesso da Segunda Cmara do dia 11/02/10, o Auditor Hamilton Coelho, relator do Processo Administrativo n. 675.983, aplicou o princpio da verdade material para conhecer de razes de defesa e asseverar que a emisso de parecer prvio no impede que o Tribunal continue com sua capacidade investigatria. Vejamos um trecho da proposta de voto:
Finalmente, convm no olvidar que o estudo das contas ofertadas compreende a gesto como um todo, e no o exame individual de cada ato praticado pelo administrador no perodo. Dessa forma, a emisso de parecer prvio nestes autos no impede que se proceda a nova anlise, em razo de irregularidades verificadas em inspeo ou denunciadas, tendo em vista os princpios da verdade material e da prevalncia e indisponibilidade do interesse pblico, e diante da indeclinvel competncia da Corte de Contas na busca da mxima efetividade no cumprimento das normas constitucionais aplicveis espcie (Segunda Cmara. Prestao de Contas Municipal n. 749.536. Relator: Auditor Hamilton Coelho. Sesso de 10/06/10). (grifo nosso).

Mais uma deciso da Segunda Cmara que tem como relator o Auditor Hamilton Coelho e aplica o princpio da verdade material a da Prestao de Contas Municipal n. 781.887. Essa deciso foi publicada no Informativo de Jurisprudncia do TCEMG n. 29 (26 jul./8 ago./2010) e na Revista do TCE.13 No mesmo sentido, encontra-se a deciso proferida no Processo Administrativo n. 675.166 (relator Auditor Hamilton Coelho, Sesso da Segunda Cmara de 27/05/2010). O Conselheiro Eduardo Carone Costa possui deciso que transcreve trecho desse processo administrativo mencionado, trecho este que traz explcita a aplicao do princpio da verdade material (Tribunal Pleno. Recurso de Reviso n. 684.782. Relator: Cons. Eduardo Carone Costa. Sesso de 29/09/10). A Primeira Cmara do TCEMG possui deciso em que o Tribunal lida com direitos indisponveis e se pauta pelo princpio da verdade material, como exposto pelo Auditor Licurgo Mouro:
[...] O processo de contas, entretanto, tem compleio muito diversa da lide entre dois ou mais particulares levada apreciao do juzo civil ou trabalhista. Aqui, no h parte interessada ou Parquet a quem caiba promover o andamento do processo, e a atividade de controle externo no constitui direito, mas poder-dever, de fundo constitucional, atribudo s Cortes de Contas. Da j mencionada compilao de estudos do TCU, extrai-se, muito a propsito, ponderao acerca do formalismo moderado que deve guiar o processo de
13

Minas Gerais. Tribunal de Contas do Estado. Segunda Cmara. Prestao de Contas Municipal n. 781.887. Rel. Auditor Hamilton Coelho, sesso de 05/08/2010. Aplicao do princpio da verdade material possibilita emisso de parecer pela aprovao das contas do municpio Prestao de contas municipal n. 781.887. Rel. Auditor Hamilton Coelho. Belo Horizonte, voto de 05/08/10. Revista do Tribunal de Contas de Minas Gerais. Belo Horizonte, v. 77, n. 4, p. 246-250, out./dez. 2010.

238

contas, visto que lida com direitos indisponveis e se pauta pelo princpio da verdade material: [...]. (Primeira Cmara. Processo Administrativo n. 603.450. Relator: Auditor Licurgo Mouro. Sesso de 01/06/10).

O Conselheiro substituto Gilberto Diniz aplica expressamente o princpio para determinar a remessa ao Tribunal de determinados documentos:
Preliminarmente, considerando que as divergncias entre os sistemas SIACE/PCA x SIACE/LRF permanecem, que a teor do despacho a fls. 24 o pedido de substituio de dados formulado pelo Sr. Acio Silva Jardim, atual Prefeito Municipal de Araua, visando sanar tais divergncias seria analisado depois de transcorrido o prazo de vista ao prestador, juntamente com as razes de defesa, que ainda no houve retorno desta Casa ao pedido de substituio e que a mdia (CD a fls. 121) encaminhada pelo prestador quando do atendimento abertura de vista no continha dados, embora no altere o exame da prestao de contas, pois se trata de diferenas de R$8,88 no Total da Receita Arrecadada e da Receita Corrente Lquida, de R$328,89 nas Operaes de Crdito e de R$0,05 e R$145,33 nas contas Caixa e Bancos Conta Movimento/Aplicao Financeira, determino, em homenagem ao princpio da verdade material, cuja observncia est insculpida no art. 103 da Resoluo TC 12/08 (RITCEMG), deve o atual gestor encaminhar a esta Corte de Contas mdia contendo a PCA substituta para atualizao do banco de dados do Tribunal e saneamento das sobreditas divergncias. (Primeira Cmara, Prestao de Contas Municipal n. 782.511. Relator: Conselheiro em exerccio Gilberto Diniz. Sesso de 18/05/10). (grifo nosso).

Em processo administrativo, o Conselheiro Antnio Carlos Andrada posicionou-se pela anlise da defesa apresentada tendo em vista a busca da verdade material:
Pela anlise dos autos, restaram configurados os seguintes apontamentos, os quais passo a examinar: [...] 2) Contrataes realizadas mediante procedimentos licitatrios irregularmente praticados. Apontamentos em desacordo com a Lei n. 8.666/93: a) No consta do processo a minuta do contrato, art. 40, 2, III; b) Ausncia de parecer jurdico aprovando as minutas, art. 38, pargrafo nico; c) Ausncia de parecer jurdico sobre o certame, art. 38, VI. Defesa: O Sr. Ariosvaldo Figueiredo Santos Filho apresentou documentos e alegaes quanto aos apontamentos apurados. Desse modo visando verdade material, passo a anlise da defesa apresentada. O Sr. Ariosvaldo Figueiredo Santos Filho alegou, quanto ao item a, que o prego regido pela Lei n. 10.520/02, sendo a Lei n. 8.666/93 subsidiria. Sustenta que ato discricionrio da Administrao fazer constar ou no a minuta contratual, ponderando que o responsvel pelo setor assinou o contrato, proporcionando tutela jurdica ao processo. Quanto ao item b, disse no haver necessidade do parecer jurdico, j que o processo foi acompanhado por um advogado responsvel. Quanto ao item c, alegou que o responsvel jurdico homologou o certame. Anlise: No procedem as alegaes. (Primeira Cmara. Processo Administrativo n. 743.539. Relator: Cons. Antnio Carlos Andrada. Sesso de 24/08/10). (grifo nosso).

239

Revista TCEMG|jan.|fev.|mar. 2012|COMENTANDO A JURISPRUDNCIA

A APLICAO DO PRINCPIO DA VERDADE MATERIAL NAS DECISES DO TRIBUNAL DE CONTAS DO ESTADO DE MINAS GERAIS

Percebe-se que, em consonncia com o art. 104 do RITCEMG, amplamente aplicado o princpio da verdade material nos processos da Corte de Contas. Afinal, se o Tribunal de Contas tem por finalidade alcanar verdadeiramente o interesse pblico fixado na lei, ele somente poder faz-lo buscando a verdade incontestvel, sem se satisfazer com a verdade formal. Apenas por meio da verdade material as cortes de contas podem atingir o interesse pblico substantivo.

6 Concluso
O presente estudo demonstrou que o princpio da verdade material encontra ampla aplicao na doutrina e na jurisprudncia ptria. Em especial, as decises proferidas pela Corte de Contas mineira refletem a utilizao do princpio da verdade material na busca da efetiva fiscalizao da gesto da verba pblica. O TCEMG, tendo em vista a indisponibilidade do interesse pblico, tem ampliado a sua competncia investigatria. Trata-se de uma atuao que, longe de violar a segurana jurdica, assegura que suas decises reflitam uma maior aproximao com a realidade.

Referncias
BANDEIRA DE MELLO, Celso Antnio. Curso de Direito Administrativo, 24. ed. So Paulo: Malheiros, 2007. Boletim de Direito Administrativo; ano XXVII, n. 7, p. 789-796, julho 2011. BRAGA, Carlos Eduardo Favaro. O princpio da verdade material no processo administrativo. In: MEDAUAR, Odete; SCHIRATO, Vitor Rhein. (Org.) Atuais rumos do processo administrativo. So Paulo: Revista dos Tribunais, 2010. CARVALHO FILHO, Jos dos Santos. Processo administrativo federal (Comentrios Lei n. 9.784, de 09/01/1999). 4. ed. rev., ampl. e atual., inclusive com a Lei n. 12.008, de 29/07/2009. Rio de Janeiro: Lumen Juris, 2009. CARVALHO FILHO, Jos dos Santos. Manual de direito administrativo. 12 ed. Rio de Janeiro: Lumen Juris, 2005. DEMIAN, Guedes. Processo administrativo e democracia: uma reavaliao da presuno de veracidade. Belo Horizonte: Frum, 2007. FERNANDES, Jorge Ulisses Jacoby. Tribunais de contas do Brasil: jurisdio e competncia. Belo Horizonte: Frum, 2003. FORTINI, Cristiana; PEREIRA, Maria Fernanda Pires de Carvalho; CAMARO, Tatiana Martins da Costa. Processo administrativo: comentrios Lei n. 9.784/1999. Belo Horizonte: Frum, 2008. GUERRA, Evandro Martins; MIARI, ira Lages. O processo administrativo e o princpio da segurana jurdica. Biblioteca Digital Frum Administrativo Direito Pblico FA, Belo Horizonte, ano 6, n. 59, jan. 2006. Disponvel em: <http://www.bidforum.com.br/bid/PDI0006.aspx?pdiCntd=33604>. Acesso em: 12 jan. 2012.

240

GUIMARES, Bernardo Strobel. A participao no processo administrativo. In: MEDAUAR, Odete; SCHIRATO, Vitor Rhein. (Org). Atuais rumos do processo administrativo. So Paulo: Revista dos Tribunais, 2010. HARGER, Marcelo. Princpios constitucionais do processo administrativo. Rio de Janeiro: Forense, 2008. LIMA, Paulo Antnio Fiuza. O processo no Tribunal de Contas da Unio Comparaes com o processo civil independncia e autonomia do rgo para o levantamento de provas em busca da verdade material. Disponvel em: <http://portal2.tcu.gov.br/portal/pls/portal/docs/2054230.PDF>. Acesso em: 27 jan. 2012. MARQUES NETO, Floriano de Azevedo. Princpios do Processo Administrativo. Biblioteca Digital Frum Administrativo Direito Pblico FA, Belo Horizonte, ano 4, n. 37, mar. 2004. Disponvel em: <http://www. bidforum.com.br/bid/PDI0006.aspx?pdiCntd=4714>. Acesso em: 12 jan. 2012.
Revista TCEMG|jan.|fev.|mar. 2012|COMENTANDO A JURISPRUDNCIA

MEDAUAR, Odete. Direito administrativo moderno. 11 ed. rev. e atual. So Paulo: Revista dos Tribunais, 2007. MEDAUAR, Odete. O direito administrativo em evoluo. 2. ed. rev., atual e ampl. So Paulo: Revista dos Tribunais, 2003 MEIRELLES, Hely Lopes; AZEVEDO, Eurico de Andrade; ALEIXO, Dlcio Balestero; BURLE FILHO, Jos Emmanuel. Direito administrativo brasileiro. 37 ed. So Paulo: Malheiros Editores, 2011. A presuno de veracidade dos atos da administrao pblica e o processo administrativo: o dever de fiscalizar provando. Interesse Pblico IP. Belo Horizonte, n. 35, jan./fev. 2006. Disponvel em: <http:// www.bidforum.com.br/bid/PDI0006.aspx?pdiCntd=49310>. Acesso em: 12 jan. 2012. SCHIRATO, Vitor Rhein. O processo administrativo como instrumento do Estado de Direito e da Democracia. In: MEDAUAR, Odete; SCHIRATO, Vitor Rhein. (Org.) Atuais rumos do processo administrativo. So Paulo: Revista dos Tribunais, 2010.

241

Potrebbero piacerti anche