Sei sulla pagina 1di 5

~tic Exer ccio s: Hidro st a II Exerccio ccios: Hidrost st tica , Prof . An anias Prof.

Ananias
01. (UFSC) Obtenha a soma dos valores numricos associados s opes corretas.
01. A presso atmosfrica nos diferentes pontos da superfcie da Terra varivel e depende da altitude considerada. 02. O Teorema de Arquimedes s pode ser utilizado para corpos mergulhados completamente na gua. 04. Num mesmo plano horizontal e no mesmo lquido em repouso, todos os pontos suportam iguais presses. 08. Num mesmo lquido e num mesmo lugar, a presso hidrosttica varia linearmente com a profundidade, isto , a presso tanto maior quanto maior a profundidade. 16. A presso exercida sobre um lquido se transmite igualmente em todas as direes. 32. A prensa hidrulica um dispositivo multiplicador de foras e que baseia o seu funcionamento no Princpio de Pascal.

02. (Acafe) As afirmaes abaixo referem-se Mecnica dos Fluidos.


I. Foras iguais produzem sempre presses iguais. II. A presso exercida por um lquido em repouso no fundo do recipiente que o contm, depende do volume do lquido. III. Os peixes que vivem nas profundezas dos oceanos no podem vir superfcie, pois explodiro. IV. O peso de um objeto que flutua livremente num lquido em repouso sempre igual ao empuxo exercido sobre ele. A alternativa, contendo todas as afirmaes que so verdadeiras, : a) III IV. b) I II III IV c) I III d) II IV e) II III IV

03. (Unicamp-SP) Um mergulhador persegue um peixe a 5,0 m abaixo da superfcie de um lago. O


peixe foge da posio A e se esconde em uma gruta na posio B, conforme mostra a figura.

A presso atmosfrica na superfcie da gua igual a p0 = 1,0 . 105 N/m. Adote g = 10 m/s. a) Qual a presso sobre o mergulhador? b) Qual a variao de presso sobre o peixe nas posies A e B?

04. (UFSM) Dois lquidos no-miscveis esto em um tubo em U e permanecem em equilbrio na


situao indicada na figura.

Determine a razo entre a densidade absoluta d1 de I e a d2 de II.

05. (PUC-PR) Dois tubos A e B cujas sees transversais tm a mesma rea, so ligados como
indica a figura. A torneira S fechada e so colocados lquidos nos tubos, da seguinte forma:

Tubo A: lquido de massa especfica 1,6 g/cm at a altura de 4 cm. Tubo B: lquido de massa especfica 0,8 g/cm at a altura de 6 cm. Os lquidos no so miscveis e no reagem quimicamente. Considere as afirmativas: I. Aberta a torneira o nvel do lquido sobe em A e desce em B. II. Aberta a torneira e aps atingir o equilbrio, a altura de cada coluna de lquido diretamente proporcional massa especfica de cada lquido. III. Aberta a torneira, o nvel do lquido desce em A e sobe em B. IV. Aberta a torneira, aps o equilbrio, o nvel torna-se o mesmo nos dois tubos. (so) correta(s): a) somente I. b) somente III. c) somente I e II. d) somente II e III. e) somente IV.

06. (UFPR-PR) Uma esfera homognea de massa 0,50 kg e de volume 2,0 x 10

m colocada inicialmente em repouso sobre a superfcie de um lago. A profundidade do lago 5,0 m e a massa especfica da gua de 1,0 x 103 kg/m3. Considerando g = 10 m/s, correto afirmar que: 01. O peso real da esfera de 5,0 N. 02. O empuxo que ela recebe da gua, quando totalmente mergulhada, de 2,0 N. 04. A massa especfica da esfera de 2,5 x 103 kg/m3. 08. Se a esfera for dividida em duas partes, ento a massa especfica de cada uma das partes ser igual da esfera inteira. 16. medida que a esfera afunda, a presso sobre sua superfcie permanece constante. 32. A velocidade com que a esfera toca o fundo do lago menor que 10 m/s.

07. (UFSC) Um pequeno bloco de cortia cuja massa especfica 0,25. 10 08. (Fuvest) Uma esfera de volume 0,6 cm tem massa m

kg/m, flutua livremente num tanque cheio de gua. Determine a frao, em porcentagem, do volume do bloco que fica acima da superfcie lquida.

= 1,0 g. Ela est completamente mergulhada em gua e presa, por um fio fino, a um dos braos de uma balana de braos iguais, como mostra a figura a seguir. sabido que o volume de 1,0 g de gua de 1,0 cm. Ento a massa m2 que deve ser suspensa no outro brao da balana, para mant-la em equilbrio :
1

a) 0,2 g b) 0,3 g c) 0,4 g d) 0,5 g e) 0,6 g

09. (Udesc) Um cilindro circular reto de altura h = 60 cm e rea de base A = 10 cm flutua na gua,
em posio vertical, tendo 2/3 de sua altura imersos. Aplica-se axialmente na base superior do r cilindro uma fora F , passando a ter 5/6 de sua altura imersos. a) Determinar a massa especfica do cilindro sabendo-se que a massa especfica da gua 1 g/cm3. r b) Determinar a intensidade da fora F . Considere g = 10 m/s.

10. (ITA) Na extremidade inferior de uma vela cilndrica de 10 cm de comprimento (massa especfica 0,7 gcm3) fixado um cilindro macio de alumnio (massa especfica) 2,7 gcm3) que tem o mesmo raio que a vela e comprimento de 1,5 cm. A vela acesa imersa na gua, onde flutua de p com estabilidade, como mostra a figura. Supondo que a vela queime a uma taxa de 3 cm por hora e que a cera fundida no escorra enquanto a vela queima, conclui-se que a vela vai apagar-se:

a) imediatamente, pois no vai flutuar. b) em 30 min. c) em 50 min. d) em 1h50min. e) em 3h20min.

Potrebbero piacerti anche