Sei sulla pagina 1di 7

PROVA ESCRITA DE Durao da prova: 70 minutos Tolerncia: 10 minutos

G GE EO OG GR RA AF FI IA A
03 / Dezembro / 2010

1 10 0 A AN NO O T TU UR RM MA A B B TESTE DE ETAPA verso 1

NOTA PRVIA: . Na folha de respostas, indique de forma legvel a verso da prova. . A ausncia dessa indicao implica a classificao com zero pontos das respostas aos itens dos Grupos I, II, III, IV e V. . Identifique claramente os grupos e os itens a que responde. . Utilize apenas caneta ou esferogrfica de tinta azul ou preta. . interdito o uso de esferogrfica-lpis e de corrector. . As cotaes da prova encontram-se na pgina 7. . Pode utilizar rgua e mquina de calcular no alfanumrica. . Nos itens de resposta aberta com cotao igual ou superior a 20 pontos, cerca de 10% da cotao atribuda comunicao em lngua portuguesa.

. Nos grupos I, II, III, IV e V, em cada um dos itens, SELECCIONE a alternativa CORRECTA. . Na sua folha de respostas, indique claramente o NMERO do item e a LETRA da alternativa pela qual optou. . atribuda a cotao zero pontos aos itens em que apresente: - mais do que uma opo (ainda que nelas esteja includa a opo correcta); - o nmero e/ou letra ilegveis. . Em caso de engano, este deve ser riscado e corrigido, frente, de modo bem legvel. . No grupo VI, nos itens em que pedido um nmero determinado de elementos: - se a resposta ultrapassar esse nmero, a classificao feita segundo a ordem pela qual esto apresentados; - a indicao de elementos contraditrios anula a classificao de igual nmero de elementos correctos.

Professor Rui Pimenta

p. 1 de 7

GRUPO I 1. Observe com ateno a figura 1 com a distribuio das temperaturas mximas anuais registadas em Portugal Continental, no perodo entre 1961 e 1990.
Figura 1

1 De acordo com a figura 1


A. h claramente uma oposio entre o litoral e o interior. B. o Norte sempre mais frio que o Interior. C. o Sul sempre mais quente. D. a temperatura mxima aumenta de oeste para este.

2 As reas preenchidas no mapa com a cor azul-escuro correspondem A. a reas de plancie. B. a vales profundos, devido intensa eroso dos rios. C. a reas de alta montanha. D. a planaltos.

3 Atravs da observao da figura 1 possvel concluir


que a variao espacial das temperaturas influenciada, essencialmente, A. pela latitude e pela altitude. B. pela altitude e pela continentalidade. C. pela continentalidade e pela disposio do relevo. D. pela disposio do relevo e pelo gradiente trmico.

4 Considerando a variao do ngulo de incidncia ao longo do ano, em Portugal Continental


A. as reas com temperaturas mais elevadas traduzem uma menor variao do ngulo de incidncia. B. as reas com temperaturas menos elevadas traduzem uma menor variao do ngulo de incidncia. C. as reas com temperaturas mais elevadas traduzem uma maior variao do ngulo de incidncia. D. Nenhuma das afirmaes anteriores opo.

5 O contraste que a figura mostra resulta


A. a Sul, em valores mais elevados de temperatura mxima, porque os raios solares demoram mais tempo a atingir a superfcie terrestre. B. a Norte, em valores menos elevados de temperatura mxima, porque os raios solares demoram menos tempo a atingir a superfcie terrestre. C. a Sul, em valores mais elevados de temperatura mxima, j que mais extensa a rea pela qual se distribui a radiao solar. D. a Norte, em valores menos elevados de temperatura mxima, j que o tempo de exposio aos raios solares globalmente menor.

Professor Rui Pimenta

p. 2 de 7

GRUPO II 1. Considere a informao que se segue.


A gua faz parte de todos os organismos vivos e sustenta a vida na Terra, sendo um recurso imprescindvel para o ser humano,

Distribuio da gua no mundo.

1 A importncia da gua enquanto recurso


indesmentvel pois A. a substncia que existe em maior proporo no organismo dos seres vivos. B. por toda a Terra pode encontrar-se em diferentes estados: slido, lquido e gasoso. C. um factor essencial ao desenvolvimento de qualquer actividade econmica. D. Todas as afirmaes anteriores so opo.

2 Considerando o grfico podemos referir que


A. os lagos contm cerca de 97% da gua que existe na Terra. B. apesar da gua doce disponvel ascender a 3%, menos de metade encontra-se nas calotes polares e nos glaciares e, por conseguinte, no imediatamente acessvel. C. dos recursos hdricos existentes na Terra, apenas uma pequena parte se encontra facilmente disponvel. D. Apenas duas das afirmaes anteriores so opo.

3 Na atmosfera
A. a humidade existente proveio exclusivamente da evaporao. B. sempre que ocorre um arrefecimento do ar, verifica-se a condensao do vapor de gua que nela existe, formando-se nuvens e tornando possvel a ocorrncia de precipitao. C. quanto mais elevada a temperatura do ar, menor a sua capacidade de absorver e reter o vapor de gua. D. Todas as afirmaes anteriores so opo.

4 Aps a precipitao
A. a gua pode circular pela superfcie terrestre escoamento subterrneo. B. a gua pode infiltrar-se correndo abaixo da superfcie terrestre at atingir, por gravidade, os oceanos. C. a gua pode de evaporar-se voltando de novo a fazer parte da superfcie terrestre. D. Nenhuma das afirmaes anteriores opo.

5 O ciclo hidrolgico
A. corresponde ao processo de circulao contnua da gua entre os oceanos, a atmosfera e os continentes, sem alterao do se estado fsico. B. inicia-se com a energia solar, a qual provoca a condensao e consequente passagem da gua para a atmosfera sob o estado gasoso. C. permite que a gua existente no Planeta se mantenha constante. D. Apenas duas das afirmaes anteriores so opo.

Professor Rui Pimenta

p. 3 de 7

III 1. Observe com ateno as Figuras A e B que se seguem.


Figura B

Figura A

1 Por presso atmosfrica entende-se


A. a fora que o ar exerce sobre a atmosfera. B. a fora por unidade de rea, recebida pelo ar no seu impacto contra a superfcie. C. a fora que na superfcie terrestre exercida pela atmosfera. D. a fora exercida sobre um qualquer objecto em movimento pela superfcie terrestre, desde que a direco e sentido seja o oposto ao seu deslocamento.

2 Admitindo que a Figura A representa uma depresso atmosfrica, isso quer dizer que
A. a presso atmosfrica diminui do centro para a periferia. B. o ar desce continuamente para a superfcie terrestre, junto ao centro de presso. C. associado a este centro de presso se verificam situaes de mau tempo. D. Todas as afirmaes anteriores so opo.

3 Situaes de bom tempo encontram-se associadas


A. a centros de baixa presso. B. passagem de um centro de alta presso. C. presena de ciclones. D. Apenas duas das afirmaes anteriores so opo.

4 A Figura B
A. traduz a localizao dos principais centros de presso no ms de Julho. B. se se referisse a outro momento do ano, mostraria uma deslocao longitudinal dos centros de presso. C. traduz a localizao dos principais centros de presso no ms de Janeiro. D. se se referisse a outro momento do ano, no mostraria qualquer deslocao dos centros de presso.

5 Portugal, de acordo com a localizao geogrfica, influenciado por


A. massas de ar Tropical que tm origem no deslocamento para Norte das altas presses subpolares. B. massas de ar Polar, no Inverno, devido ao seu deslocamento para sul das regies subtropicais. C. massas de ar Polar Continental que podem originar a descida da temperatura abaixo dos 0 centgrados. D. massas de ar com origem no Oceano Pacfico (massa de ar Tropical Martimo), que apresentam como caractersticas principais: temperaturas elevadas e bastante humidade.
Professor Rui Pimenta p. 4 de 7

GRUPO IV 1. Observe com ateno a figura alusiva a uma perturbao frontal.


Ventos de oeste

G H F E D

1 As linhas representadas na vista de cima para baixo


A. correspondem a isoiticas. B. traduzem a variao da presso na atmosfera. C. revelam um aumento da presso com a latitude. D. mostram a presso ao nvel do mar.

2 As letras E e G correspondem, na vista de perfil


A. frente fria e frente quente, respectivamente. B. a superfcies frontais. C. frente quente e frente fria, respectivamente. D. Nenhuma das afirmaes anteriores opo.

3 Na figura, segundo a vista de perfil, as letras D e H correspondem a


A. ar frio. B. ar frio e quente, respectivamente. C. ar quente. D. ar quente e frio, respectivamente.

4 Admitindo o deslocamento do vento, de 1 para 3


A. as nuvens comeam por ser finas e altas, tornando-se depois mais densas e baixas. B. a presso atmosfrica vai diminuindo. C. a temperatura vai aumentando progressivamente. D. Todas as afirmaes anteriores constituem opo de resposta.

5 De acordo com a figura, a situao atmosfrica associada letra G revela


A. uma alterao no rumo do vento. B. a formao de nuvens de grande desenvolvimento horizontal. C. a ocorrncia de chuvas do tipo chuvisco. D. uma melhoria generalizada do estado do tempo.
Professor Rui Pimenta p. 5 de 7

GRUPO V 1. Considere a informao que se segue.


Figura Y - Circulao geral da atmosfera
6 4 3 C B 2 A 1
Fonte: www.wetterzentrale.com

Carta sinptica de superfcie

1 Na figura Y, os nmeros
A. 1, 2, 3 e 4 pretendem traduzir a localizao dos centros de presso atmosfrica junto da superfcie terrestre. B. 2 e 4 representam centros de baixa presso. C. 1 e 6 representam centros de baixa presso. D. Apenas duas das afirmaes anteriores so opo.

2 As letras A, B e C (Figura Y) identificam


A. C, a clula de Ferrel. B. B, a clula intermdia. C. A, a clula de Hadley. D. Nenhuma das afirmaes anteriores opo.

3 Num centro de presso como o assinalado pela letra X na carta sinptica, a circulao do ar ...
A. convergente e descendente. B. convergente e ascendente. C. divergente e ascendente. D. divergente e descendente.

4 A posio relativa das massas de ar num corte vertical da atmosfera, efectuado segundo a
direco do segmento PQ (ver carta sinptica), corresponde ao esquema da alnea... A. B.

C.

D.

5 O estado de tempo no Sul de Portugal, durante a passagem da frente representada na carta


sinptica, ter-se- caracterizado pela ocorrncia de... A. precipitao intensa e descida da temperatura. C. chuva miudinha e subida da temperatura.
Professor Rui Pimenta

B. precipitao intensa e subida da temperatura. D. chuva miudinha e descida da temperatura.


p. 6 de 7

VI 1. Observe com ateno os mapas temticos.

1.1 Refira os valores de precipitao para as regies assinaladas com as letras A e B. 1.2 Explique o processo de precipitao que caracterstico da regio C. 2.1 Defina rio. 2.2 Relacione a distribuio da precipitao com o escoamento mdio anual em Portugal Continental. 2.3 Justifique os contrastes no escoamento mdio anual entre o Norte e o Sul de Portugal Continental, tendo em conta a variabilidade da precipitao ao longo do ano. FIM
COTAES
Grupo I 12345. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 5 5 5 5 5 pontos Grupo II 12345. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 5 5 5 5 5 pontos

25 pontos Grupo III 12345. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 5 5 5 5 5 pontos Grupo IV 12345. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .

25 pontos 5 5 5 5 5 pontos

25 pontos Grupo V 12345. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 5 5 5 5 5 pontos Grupo VI 1.11.22.12.22.3. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .

25 pontos 10 20 10 10 25 pontos

25 pontos Total

75 pontos 200 pontos

Professor Rui Pimenta

p. 7 de 7

Potrebbero piacerti anche