Sei sulla pagina 1di 11

A visita domiciliar como instrumento de apreenso da realidade social.

Silvana Dris Perin1

RESUMO: O presente artigo aborda a necessidade do conhecimento da realidade social para efetivao da prxis profissional do assistente social.Tambm ser considerada a instrumentalidade do servio social e como esta poder ser utilizada pelo profissional atuante no Ministrio Pblico. A partir disto, o texto prope-se a descrever a visita domiciliar como parte integrante da competncia tcnicooperativa do assistente social, e como uma opo metodolgica, que possui uma abordagem prpria, podendo se constituir , desta forma, em um instrumento de relevante significado ao assistente social, na defesa e garantia dos direitos humanos. Palavras chaves: instrumentalidade, realidade social, visita domiciliar.

Introduo O presente artigo tem a inteno de abordar um tema de significativa relevncia para os profissionais de Servio Social, quando se deparam em seu processo de trabalho, com a necessidade de definio da metodologia para efetivao de sua prxis. Um dos elementos importantes acerca da metodologia a ser desenvolvida, a definio dos instrumentos que o profissional ir utilizar na implementao de seu trabalho interventivo. Tambm, ser tratado de modo sinttico sobre o necessrio conhecimento da realidade social para que o profissional tenha condies de efetivao de sua prxis. Aps ser descrito como as dimenses da instrumentalidade do servio social pode ser utilizada pelos profissionais no espao scio-ocupacional do Ministrio Pblico. Em seguida ser abordada a visita domiciliar como instrumento a ser utilizado enquanto uma opo metodolgica, que apresenta uma abordagem especfica para apreenso da realidade social.

Silvana Dris Perin- Assistente Social do Ministrio Pblico do Rio Grande do Sul. Sdperin@mp.rs.gov.br

Na concluso sero tecidas algumas consideraes acerca dos elementos levantados no corpo deste artigo e de como possvel a utilizao da visita domiciliar como efetivo instrumento tcnico, que possibilitar a interveno dos assistentes sociais na defesa e garantia dos direitos humanos. 1. O conhecimento da realidade social na efetivao da prxis do assistente social comum aos assistentes sociais, questionarem-se sobre a necessidade de compreender, afinal, o complexo aparato terico/metodolgico, tico/poltico e tcnico/ operativo, que permitem dar conta da dimenso de sua prxis profissional. Compreendidos como eixos que constituem a ao profissional, que embora tenham um conjunto de propriedades que lhes so prprias, s se caracterizaro como integrantes do processo de trabalho do assistente social se articulados entre si e com a realidade social. A realidade social, por sua vez se traduz a partir de movimentos complexos, os quais nem sempre so possveis de serem identificados, de forma imediata, pois para tal, se faz necessrios que possamos alcanar o mais prximo possvel a vida objetiva do sujeito. fato que vrias inter-relaes so estabelecidas entre o sujeito e a sua realidade, mas nem sempre so identificadas por verbalizaes, necessitando dedicar ateno ao que no visvel, o que no dito, o que no est aparente, ou seja, que encontra-se latente na vida do sujeito, assim, compreender o fenmeno atingir a essncia(KOSIK,1989,p.12). Considera-se que a realidade se manifesta a partir dos fenmenos que so apreendidos imediatamente, mas na essncia destes que se torna possvel o desvelamento da realidade em si. O fenmemo e a sua essncia so indivisveis, pois a realidade a unidade do fenmeno e da essncia (KOSIK,1989,p.12). Entendendo a realidade social como um fenmeno a ser compreendido para chegar a sua essncia, o assistente social tende, a partir da atitude investigativa, chegar o mais prximo possvel da vida social dos sujeitos, conjugando-a capacidade interventiva pela qual direciona sua prxis. O profissional ao buscar intervir junto aos sujeitos deve considerar em seu processo de trabalho sua funo interventiva, buscando os meios necessrios a esse fim e no arcabouo tico e poltico do servio social, dar direcionamento ao seu agir

profissional. Ao buscar o conhecimento da vida dos sujeitos deve tambm, considerar que ao apreender os fenmenos da realidade social dos mesmos, estar, notadamente, intervindo naquela realidade , tendo em vista que [...] toda vez que um agente entra em interao com uma situao ou com elementos que nela se encontram, ele j est interferindo na situao. (MIOTO, 2001, p.151). Para que o profissional em sua prxis, possa responder s demandas sociais advindas das expresses da questo social, ele deve ser capacitado para identific-las como um processo scio-histrico, que produzido e reproduzido socialmente. E no qual so determinadas exigncias que pressupe [...]preparo tcnico e intelectual e o assistente social como aquele que vende a sua fora de trabalho, e junto com ela um conjunto de procedimentos de natureza instrumental socialmente reconhecidos[...] (GUERRA, 2000, p. 23) 2. A construo da instrumentalidade do Servio Social no Ministrio Pblico A atuao do assistente social no Ministrio Pblico tem histria recente, haja vista ser esta instituio voltada ao mundo jurdico. Com o advento da Constituio Federal de 1988, novos propsitos e atribuies legais lhe foram conferidas, como no art.127 da referida constituio, onde diz O Ministrio Pblico instituio permanente, essencial a funo jurisdicional do Estado, incumbindo-lhe a defesa da ordem jurdica, do regime democrtico e dos interesses sociais e individuais indisponveis. Entendendo que os interesses indisponveis dizem respeito ao direito vida , liberdade, sade , ou seja, se for constatado violao de direitos sejam eles individuais ou sociais, ser requisitada a ao do Ministrio Pblico. O projeto tico-poltico-profissional do Servio Social, apresenta congruncia com as funes constitucionais do Ministrio Pblico, materializados a partir de princpios referidos no cdigo de tica profissional, verifica-se que so reas que se complementam na defesa e na garantia dos direitos humanos. Dentre os princpios ticos fundamentais que sinalizam concretamente essa interao entre as funes do Ministrio Pblico e o projeto-tico-poltico-profissional do assistente social podemos destacar:
Defesa intransigente dos direitos humanos[...]; Ampliao e consolidao da cidadania[...]; Posicionamento em favor da equidade de justia social[...];Empenho

na eliminao de todas as formas de preconceitos[...] e Exerccio do Servio Social sem discriminar, nem discriminar por questes de insero de classe social, gnero, etnia, religio, nacionalidade, opo sexual, idade e condio fsica.(Resoluo CFESS,1993)

Para efetivao desta complementariedade, partindo de seu projeto tico/poltico, o profissional deve buscar em seu arcabouo terico/metodolgico e tcnico/operativo os elementos necessrios a sua interveno nesse espao de trabalho , que novo, e por isso, ainda em processo de construo. A capacidade do profissional atuante neste campo de trabalho, est diretamente associada a como ele compreende seu processo de trabalho, constituindo-se a partir das relaes que estabelece com o seu meio e a maneira como realiza as mediaes com vistas a transformao da realidade, pois o resultado desse processo sempre uma transformao na natureza e no prprio homem, uma vez que ao final ele j no mais o mesmo homem (GUERRA, 2000, p.8). Assim, o entendimento aqui delineado de que o processo de trabalho do assistente social se constri historicamente, de acordo com as relaes e as mediaes necessrias para tal. O movimento que se faz inerente construo do processo de trabalho profissional, exige a constituio de instrumentos que operacionalizem sua prtica profissional com vistas a sua interveno. na interao de todos os recursos disponveis ao profissional em instrumentos de trabalho que se torna possvel o alcance de resultados na interveno profissional, tendo em vista que ao se objetivarem pelo trabalho, ao transformarem os objetos em instrumentos e meio para a satisfao de suas necessidades, plasmando neles as suas finalidades, os homens desenvolvem uma forma de prxis, que a prxis produtiva. (GUERRA, 2000, p.11). a partir da materializao do trabalho do assistente social no Ministrio Pblico, que uma nova prxis est sendo constituda, por ser um campo peculiar requer a Hoje o Servio Social, no construo de novos processos de trabalho, os quais se diversificam dependendo do espao scio ocupacional em que se insere a profisso. Ministrio Pblico, tem uma funo estratgica, assim como outros profissionais que no os do meio jurdico, e que esto sendo paulatinamente contratados. A instituio tem identificado que a realidade social muito mais complexa , exigindo de seus membros

uma viso mais ampla do que a restritamente legal, o que somente por meio da interdisciplinaridade possvel obter. Sendo o profissional de servio social, capaz de identificar a realidade social, como determinada historicamente e portanto, passvel de transformaes a esse profissional que a instituio delega a leitura dessa realidade, para tomar as medidas afetas ao cumprimento da legislao. Para tal, o assistente social necessita atentar para sua instrumentalidade, concebendo-a a partir de seus eixos terico/metodolgico, tico/poltico e tcnico/operativo, constituindo um processo de trabalho prprio a este campo profissional. Neste sentido o profissional atuante no Ministrio Pblico faz algumas opes, entre elas as que dizem respeito ao instrumental utilizado para apreender a realidade social com vistas a uma interveno mais qualificada e que responda efetivamente s demandas sociais. 3. Visita domiciliar como opo metodolgica A partir da leitura de Jacques Donzelot em seu livro A polcia das famlias, possvel identificar similaridade com o que o autor descreve sobre a Frana no sculo XlX, em como se caracterizou a atuao do Estado e a sua forma de interveno junto s famlias. Com o surgimento de profissionais como assistente social e educadores, as avaliaes in locu comearam a ser estimuladas, com atuaes voltadas a higienizao das famlias e imposio de padres morais. O instrumento utilizado era a visita domiciliar que apresenta uma historicidade pautada por perodos onde o foco de sua utilizao era o de normalizao social, com vistas a que as famlias fossem alvo de vigilncia e , portanto, tivessem sua organizao regulada pelo Estado, que se utilizava de entidades religiosas e filantrpicas para este fim. Esta concepo, entretanto, com o decorrer dos anos, considerando os diversos determinantes histricos que orientaram a construo da identidade do Servio Social no Brasil, acabou sendo redimensionada. Atualmente a utilizao da visita domiciliar como instrumento de trabalho do assistente social, embora seu histrico conservador, tem em seu projeto tico-polticoprofissional, uma nova dimenso.

O Servio Social conta em seu processo de trabalho com o eixo tcnico/operativo, o qual possui alguns instrumentos que permitem sua interveno, sendo que os instrumentos utilizados pelos profissionais devem ser considerados como integrantes de um movimento, onde sua utilizao depender das situaes sociais a serem abordadas. A visita domiciliar um dos instrumentos que potencializa as condies de conhecimento do cotidiano dos sujeitos, no seu ambiente de convivncia familiar e comunitria. As visitas domiciliares tm como objetivo conhecer as condies (residncia, bairro) em que vivem tais sujeitos e apreender aspectos do cotidiano das suas relaes, aspectos esses que geralmente escapam entrevistas de gabinete (MIOTO, 2001, p.148). Contudo, ela s se realizar efetivamente quando o profissional entender necessria e cabvel para a situao social em que est intervindo, requerendo disponibilidade e habilidades especficas deste profissional. As habilidades aqui referidas dizem respeito ao profissional quando da operacionalizao da visita domiciliar, conceb-la como uma forma de abordagem [...] mais flexvel e descontrada do que as prticas do cenrio institucional[...](AMARO, 2003, p.17). A opo pela visita domiciliar se depara com limites e possibilidades inerentes a sua utilizao. Os limites do conta do fato do profissional no conseguir previamente identificar rotinas da famlia que possam impedir a efetividade da visita domiciliar. Pode ocorrer situaes do cotidiano daqueles sujeitos, que dificultem as condies ideais para uma entrevista com um outro membro da famlia, pelo fato de estarem, muitas vezes em grupos em suas casas e essas, de modo geral, no terem a proteo necessria ao sigilo. O profissional, nesse sentido, precisa estar atento aos possveis imprevistos e realizar a sua interveno, sempre compreendendo a tica profissional. As possibilidades inerentes visita domiciliar, em nosso entendimento, so mais atraentes que seus limites. Quando buscamos o contato direto com a vida dos sujeitos nos permitido conhecer de modo mais apurado suas dificuldades, angustias, suas relaes intra-familiares; como se estabelece a convivncia comunitria; seu modo de vida em sua casa, e em sua rotina.

4. A abordagem da visita domiciliar A visita domiciliar deve ser utilizada a partir da anlise que o profissional efetua, sobre a situao social que est sob sua responsabilidade intervir, e dentre os distintos instrumentos tcnicos disponibilizados para sua atuao, qual deles ser mais efetivo para obteno do resultado pretendido. O profissional que fizer a opo por utilizar a visita domiciliar como seu instrumento de trabalho deve se sentir vontade com ele, buscando inicialmente acordar com o sujeito sua entrada na casa, de modo a explicar-lhe os motivos que o levam a efetuar a visitao. Colocando-se disposio do anfitrio para que ele concorde com a entrada do profissional na residncia. Se torna importante que o profissional aceite as condies oferecidas pelos que o esto recebendo, no importando em que lugar ir sentar-se, ou at se tiver que ficar em p, a visita poder ser realizada. preciso identificar a realidade exatamente como ela se apresenta, levando em conta as condies sociais e culturais daqueles sujeitos, sem interpretaes que venham ao encontro de seus conceitos morais e culturais. Este cuidado de suma importncia, pois o conhecimento da vida social daqueles sujeitos, deve compreender a sua histria de vida, com suas especificidades e particularidades, sem preconceitos e discriminao. No se pode esquecer que o local onde se desenvolve a visita domiciliar privativo dos sujeitos, onde a realidade social se apresenta de modo diferenciado a como vive o profissional e, capturar a realidade dentro de seu quadro social e cultural especfico exige do profissional a viso de seus elementos difceis, intrigantes e conflitantes, por mais estranhos que eles possam parecer a nossa razo. (AMARO, 2003, p.31). fundamental que o profissional ao se apresentar informe com clareza o objetivo da visita domiciliar, devendo limitar-se a buscar conhecer o que de fato importante para obteno dos elementos necessrios anlise da situao. A experincia profissional, demonstra que se o profissional tiver uma postura respeitosa, de no-intimidao, a receptividade por parte dos sujeitos ser muito maior, assim como sua participao. Portanto, o respeito aos sujeitos no momento da visita domiciliar de extrema importncia.

Tambm, se faz necessrio considerar que a visita , exatamente pelo respeito ao sigilo sobre a histria de vida daqueles sujeitos, deve ser feita sem a presena de estranhos ao ambiente, a no ser por aquelas pessoas autorizadas pelos prprios entrevistados. A visita domiciliar se constitui em um instrumento, que por si s no se caracteriza em uma tcnica. Para a utilizao desta ferramenta se faz necessrio o emprego de duas tcnicas fundamentais, que so a entrevista e a observao. A entrevista poder ocorrer com perguntas abertas ou semi-estruturadas, mas direcionada situao social que indicou a necessidade da visita domiciliar. Conjugada entrevista deve ser utilizada a tcnica da observao, que visa apreender o que est volta, ao que no falado, as relaes entre os sujeitos envolvidos. Outro ponto a ser observado no desenvolvimento da visita domiciliar, diz respeito ao tempo de permanncia do profissional na casa dos sujeitos. O entendimento aqui esboado, refora a idia de que no h um tempo nico, depender de distintos fatores que podero estar presentes no momento. Para que a realidade social possa ser apreendida nos seus diversos aspectos, preciso considerar que uma visita curta, tem poucas chances de revelar de modo significativo tal realidade. Portanto preciso que a durao da visita d conta de que se reserve visita que ir realizar um tempo compatvel com a viso que ir orient-la( AMARO, 2003, p.58). Por outro lado, necessrio considerar o tempo investido para a visita e o momento melhor para sua realizao, pois estes aspectos dependero da disponibilidade apresentada pelos sujeitos em receber o profissional e da habilidade que este ter em abrir um canal de dilogo com os mesmos. Um questionamento que est sempre presente na utilizao deste instrumento, diz respeito a se os sujeitos devem ser avisados previamente da ocorrncia da visita ou no. O entendimento traado neste estudo, refere-se idia de que responsabilidade do profissional avaliar a necessidade de agendamento ou no da visita domiciliar, considerando a premissa de que a postura tica deve alicerar qualquer ao profissional. Entretanto, cabe analisar se o agendamento prvio pode interferir de algum modo, quando buscamos, por meio da efetivao da visita, apreender a realidade dos sujeitos tal como ela se apresenta, ou seja, permitindo conhecer de modo espontneo tal realidade. Conhecer a realidade social dos sujeitos de modo mais abrangente e profundo
8

s possvel se os mesmos forem disponveis para tal. De toda forma, os sujeitos tm o direito de no aceitar a entrada do profissional em sua casa, o que deve ser respeitado, sem contudo, o profissional a partir do dilogo e de sua postura tica, tentar a construo de um vnculo mnimo que possibilite a efetivao da visita. Embora deva ser considerado que a visita domiciliar um instrumento que pode e deve ser utilizada por outros profissionais, sejam eles das mais diversificadas reas, possvel conceber a visita domiciliar como um dos instrumentos relevantes e necessrios efetivao da prxis profissional do assistente social. Isso decorre do fato deste profissional ser um dos poucos preparados para se aproximar da vida social dos sujeitos, com as habilidades e competncias que so inerentes a sua formao profissional, que vo alm da investigao, justamente por ser um profissional cuja a atuao preponderante interventiva. A concepo tica e poltica que norteia seu agir profissional, lhe permite ter contato com a vida do sujeito para contribuir na garantia de seus direitos e na melhoria de suas condies de vida. Sabe-se que o instrumento da visita domiciliar no de utilizao exclusiva do assistente social e to pouco deve ser, mas certamente este profissional, tem todo o arcabouo para utiliz-lo efetivamente a favor dos sujeitos, na perspectiva da garantia de seus direitos. A relevncia identificada neste artigo, diz respeito a utilizao do instrumento da visita domiciliar como uma possibilidade de interveno mais prxima vida dos sujeitos, buscando com esta abordagem facilitar a interao entre o profissional e os sujeitos. Estes tendem a sentirem-se mais seguros, quando esto em seu meio social, facilitando a abordagem do profissional e a compreenso dos fenmenos a serem apreendidos. Concluso A anlise pretendida neste artigo, tem a inteno de iniciar uma discusso dos elementos constitutivos da prxis do assistente social, onde a dimenso tcnico/operativa, deve ser pensada, a partir da instrumentalidade definida pelo profissional. Que cercada tambm, dos aspectos tico/poltico e terico/metodolgico que ao associarem-se intencionalidade do sentido ao agir profissional. a

Ao identificar que o profissional no espao scio-ocupacional do Ministrio Pblico, tem concentrado sua ao especialmente na garantia de direitos, cabe a ele cercar-se de todo o conhecimento inerente a sua profisso para oferecer populao com a qual trabalha, as condies necessrias a esta garantia. Por isso a importncia do aprofundamento da vida social dos sujeitos, pois com base no contexto scio-histrico dos mesmos, que o profissional poder conhecer a dimenso das potencialidades e dos limites de sua interveno, com vistas defesa e garantia dos direitos fundamentais da populao. A base para a interveno profissional do assistente social est em seu projeto tico-poltico, sendo sua prxis constituda, por habilidades e competncias que determinam seu processo de trabalho, onde as dimenses terico/metodolgica, tico/poltica e tcnico/operativa esto presentes de modo indissocivel. Na dimenso tcnico-operativa onde encontramos os distintos instrumentos que viabilizam a interveno do profissional, sendo a visita domiciliar considerada, a partir deste estudo, um instrumento relevante para atuao do assistente social, com vistas a apreenso da realidade social e a conseqente interveno. A visita domiciliar apresenta como potencialidade a perspectiva do profissional se deparar com o cotidiano dos sujeitos, nas relaes que os mesmos estabelecem em sua vida familiar e comunitria, de modo a se aproximar da realidade social no locus onde se movimenta. Estar no local de moradia dos sujeitos nos permite conhecer melhor sua cultura, seus anseios, suas rotinas, aspectos importantes para demonstrar a dimenso humana das relaes que se estabelecem e, por conta disso, os limites que estes mesmos sujeitos possam estar submetidos. Os aspectos acima demonstram o quanto este instrumento tem destaque para o conhecimento e a demonstrao da realidade social, tal como ela se manifesta no cotidiano dos sujeitos, pois no meio jurdico as situaes apresentadas mostram-se apenas documentalmente, muitas vezes como peas frias que ficam muito distantes da real necessidade dos mesmos. De todo modo, importante ressaltar que a opo pela utilizao de tal instrumento depender exclusivamente da avaliao perpetrada pelo profissional, no sentido de identificar quais sero suas alternativas metodolgicas para efetivao de sua interveno.
10

Referncias Bibliogrficas: - Brasil. Constituio Federal.1988 - Cress 10 Regio. Cdigo de tica Profissional dos Assistentes Sociais. Coletnea de leis.2005 - Guerra, Yolanda. Instrumentalidade do Processo de Trabalho e Servio Social. In: Servio Social e Sociedade n. 62. 2000 - Amaro, Sarita. Visita Domiciliar: Guia para uma abordagem complexa. Porto Alegre. AGE. 2003 - Mioto, Regina Clia Tamaso. Percia social: proposta de um percurso operativo. In: Servio Social e Sociedade, n. 67. 2001 - Kosk, Karel. Dialtica do Concreto. Ed. Paz e Terra, RJ. 1989. - Donzelot, Jacques. A polcia das famlias. Ed. Graal, RJ. 1986.

11

Potrebbero piacerti anche