Sei sulla pagina 1di 49

CURSO DE GRADUAO EM DIREITO

PROCESSO SELETIVO 2011/1


LNGUA PORTUGUESA / REDAO / LITERATURA LNGUA ESTRANGEIRA / CONHECIMENTOS GERAIS

NOME:____________________________________ N DE INSCRIO_______________________

Caro Candidato: Leia com ateno e cumpra rigorosamente as seguintes instrues. Elas so parte da prova e das normas que regem este Processo Seletivo. 1. O Caderno de Questes contm 50 questes objetivas a serem respondidas e uma redao a ser desenvolvida. As instrues para Redao encontram-se na pgina 10, bem como o espao destinado para rascunho. Ao receber a prova, confira se est completa; caso contrrio, comunique aos fiscais de sala. 2. A folha de redao contm um canhoto personalizado, que deve ser assinado pelo candidato e destacado pelo fiscal. O candidato no poder assinar ou apor qualquer sinal na folha de redao, sob pena de ter sua redao zerada. 3. O tempo de durao desta prova de 5 horas, includa a leitura das instrues e o preenchimento do carto de leitura tica (carto de respostas). 4. A sada do local de prova somente poder ocorrer aps transcorrida uma hora de seu incio. O candidato poder levar seu Caderno de Questes. 5. Cada questo oferece 5 alternativas de resposta representadas pelas letras a,b,c,d,e, sendo somente uma correspondente resposta correta. 6. vedado formular perguntas, pois o entendimento das questes faz parte da prova. 7. No permitido comunicar-se com outro candidato, socorrer-se de consultas a livros, agendas eletrnicas, usar telefone e/ou similares ou qualquer instrumento receptor/transmissor de mensagens. O candidato que se apresentar no local de prova com qualquer tipo de aparelho eletrnico dever deslig-lo e entreg-lo ao fiscal de sala. 8. No CARTO DE LEITURA PTICA PERSONALIZADO (CARTO DE RESPOSTAS), voc deve preencher totalmente apenas uma alternativa (a,b,d,c,e) de cada questo, com caneta de ponta grossa azul ou preta, suficientemente pressionada, conforme exemplo:

9. Ao final da prova, voc deve devolver fiscalizao da sala: a) o CARTO DE RESPOSTAS devidamente assinado no local apropriado, sem amass-lo ou dobr-lo, porquanto ele insubstituvel. b) a FOLHA DE REDAO. 10. A questo no assinalada ou assinalada com mais de uma alternativa, emendada, rasurada, borrada ou que vier com outra assinalao que no a prevista no item 8 ser anulada. 11. O gabarito oficial da prova ser divulgado a partir das 15 horas do dia 11/12/2010 no site www.fmp.com.br.
2

Lngua Portuguesa INSTRUO: As questes de nmero 1 a 10 referem-se ao texto 1. TEXTO 1 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 29 30 31 32 33 34 35 36 37 38 TIRIRICA, POR QUE NO? Vozes variadas e respeitveis escandalizam-se com a candidatura, aparentemente j vitoriosa, de um palhao ......... Cmara dos Deputados. Talvez valha ...... pena deterse o crtico um instante para melhor analisar as razes dessa condenao, os mritos e demritos da escolha, o estado atual da representao popular no Congresso Nacional. E identificar at que ponto a rejeio pode ser fruto de mero preconceito. Trata-se de um profissional de burlantim, que arrosta a dura tarefa de fazer rir nestes tempos bicudos e mal-humorados. Ganha a vida com seu trabalho, provavelmente difcil e malpago. Se comparado a tantos que se consagraram na poltica sem haverem jamais exercido qualquer profisso ou ofcio, o ator circense est em vantagem. No se tem maior conhecimento de sua formao, ilustrao, grau de escolaridade. Mas, para exercer o seu ofcio e nele alcanar __________ h de terse minimamente preparado, precisa ser um homem do seu tempo, estar informado do que sua volta ocorre. O que ai de ns! no se pode dizer de muitos eleitos e reeleitos que por a passeiam sua ignorncia e dela at se orgulham. O homem um artista, o que faz supor sensibilidade, compreenso e sintonia com o mundo. E, o que mais, sua arte voltada para as crianas, que o adoram. No pode ser to _______ algum que tanto e to intensamente se faz amar pelos pequenos. De resto, quando ele afaga um menino, pode-se crer que no o faz para conquistar os votos da famlia, mas em genuna manifestao de carinho e afeio. No de supor-se que um palhao seja homem sedento de riqueza ou ________ por bens materiais. Fosse esse o seu interesse dominante, haveria provavelmente escolhido outra profisso, pois a dele por certo no propcia ao enriquecimento. Nunca se ouviu falar de um palhao miliardrio. Sendo assim, no ....... de ser particularmente sensvel ....... tentao dos mensales, parcerias ___________ informais e maracutaias outras. Reza a lenda que o palhao ri por fora chorando por dentro. Visto este dado pelo seu ngulo mais simptico, indica uma grande aptido para superar adversidades e mostrar boa cara, mesmo quando rodo pela dor. Em viso mais cnica, dir-se- que ele j est equipado com um trao de personalidade indispensvel ....... atividade poltica: a hipocrisia. Verdade que Tiririca, eleito, careceria de representatividade, sabido que seus eleitores no teriam votado nele para que os representasse, e sim para expressar desiluso, protesto ou gaiatice. Mas, e da? Poderia ser, no Congresso, a voz dos desencantados e dos descrentes. Ou, se nada mesmo representasse, apenas se igualaria a tantos outros, aos famosos 300 picaretas que se servem do _________ para a exclusiva satisfao de interesses prprios. Tudo ponderado, parece que, realmente, pior do que est no fica.

Adroaldo Furtado Fabrcio (Zero Hora, 27/09/10)

01. A alternativa que preenche correta e respectivamente as lacunas de trao contnuo (linhas 12, 18, 21, 25 e 36) : (A) hesito, mau, obsecado, pblico-privadas, mandato (B) xito, mau, obcecado, pblico-privadas, mandato (C) zito, mal, obcecado, pblica-privadas, mandado (D) hesito, mal, obscecado, pblicas-privadas, mandado (E) zito, mal, obsecado, pblico-privados, mandado 02. Assinale a alternativa que preenche correta e respectivamente as lacunas pontilhadas do texto, na ordem em que aparecem (linhas 02, 24, 25 e 30). (A) a a h a a (B) h a a (C) a h (D) a a a a (E) a a 03. Ao trazer baila a candidatura de um palhao durante as eleies de 2010, o autor tem como principal inteno fazer (A) censuras indiretas a ns, eleitores, que, em algumas oportunidades, tambm somos verdadeiros palhaos dos polticos. (B) condenaes aos nobres deputados que trairo a confiana do eleitorado, pois no cumpriro as paramentadas promessas. (C) elogios liderana e grandeza dos homens pblicos imbudos do autntico esprito pblico. (D) consideraes sobre a importncia de o cidado ter plena conscincia no momento de votar. (E) ponderaes que revelam o seu prprio descrdito na situao poltica do pas e em seus representantes. 04. Assinale a alternativa em que se sugerem sinnimos adequados para as palavras burlantim (linha 06), arrosta (linha 06), maracutaias (linha 25) e gaiatice (linha 34), respectivamente. (A) circo encara fraudes malcia (B) teatro enfrenta suspeitas gargalhada (C) cinema olha adversidades travessura (D) palco se vangloria dificuldades vadiagem (E) televiso alardeia aventuras diverso

05. Assinale a alternativa em que a associao entre o pronome e o segmento que ele retoma ou a que ele se refere est incorreta. (A) que (l. 06) profissional (l. 06) (B) o (3 ocorrncia l. 17) artista (l. 16) (C) o (l.19) menino (l. 19) (D) os (l. 33) eleitores (l. 33) (E) se (l. 36) picaretas (l. 36) 06. Assinale o segmento em que a preposio destacada NO regida por um nome. (A) de mero preconceito (l.05) (B) de sua formao (l.11) (C) de carinho e afeio (l.20) (D) de um palhao miliardrio (l. 24) (E) de interesses prprios (l. 37) 07. As afirmaes abaixo referem-se ao emprego da pontuao no texto. Assinale V nas verdadeiras e F nas falsas. ( ( ( ( ) As vrgulas da linha 01 e 02 sinalizam um adjunto adverbial deslocado. ) A vrgula da linha 06 marca a introduo de uma orao adjetiva explicativa. ) A vrgula da linha 09 indica uma orao adverbial antecipada. ) A vrgula da linha 24 sinaliza a introduo de uma orao reduzida deslocada.

A sequncia correta, de cima para baixo, : (A) V V F V. (B) V V V V. (C) F V F F. (D) V V V F. (E) F F V V. 08. Caso um palhao (linha 21) fosse substitudo por comediantes, que outras palavras da frase sofreriam ajustes para fins de concordncia? (A) Um artigo um verbo um substantivo. (B) Um verbo dois adjetivos. (C) Duas formas verbais um substantivo. (D) Um verbo um substantivo um adjetivo. (E) Um verbo um substantivo dois adjetivos. 09. Assinale a alternativa que contm nexos que poderiam substituir Se (linha 08) e Mas (linha 12), respectivamente, sem alterar o sentido da frase. 5

(A) Caso Entretanto (B) Ainda que Desde que (C) Visto que - Porm (D) Embora Contudo (E) Conforme Portanto 10. Indique a alternativa em que se foi empregado em uma construo de voz passiva: (A) escandalizam-se (l. 01) (B) Trata-se (l.06) (C) se orgulham (l. 15) (D) se faz amar (l.18) (E) dir-se- (l.29) TEXTO 2 Observe a charge abaixo.

Zero Hora, 5/10/10

TEXTO 3 Leia o fragmento da letra da cano-manifesto de Cazuza, Romero e Israel.

Grande ptria desimportante Em nenhum instante eu vou te trair No, no, no vou te trair Brasil, mostra a tua cara Quero ver quem paga Pra gente ficar assim Brasil, qual o teu negcio? O nome do teu scio? Confia em mim! 11. Considerando os textos 2 e 3, analise as seguintes afirmativas. I. II. III. A charge imprime matria um toque de humor e irreverncia. Neste caso, satiriza-se um fato de carter poltico. O chargista vale-se de um texto preexistente a fim de construir a crtica, que tem por tema um acontecimento atual.

Qual(is) est(o) correta(s)? (A) Apenas a I. (B) Apenas a II. (C) Apenas a III. (D) A I e a III. (E) A I, a II e a III. TEXTO 4 Leia o artigo publicado em 20/05/2010 no Artigo do Estado (Paran).

Texto do 'Ficha Limpa' gera controvrsia no Congresso espera de ser sancionada pelo presidente Luiz Incio Lula da Silva, a lei conhecida como "Ficha Limpa", que dificulta a candidatura de polticos condenados por rgo colegiado da Justia, transformou-se em alvo de controvrsia entre a Cmara e o Senado. O projeto foi aprovado e enviado ontem noite em tempo recorde para sano presidencial. A polmica em torno do projeto surgiu depois da aprovao de emenda do senador Francisco Dornelles (PP-RJ), que trocou em cinco dispositivos da lei a expresso "tenham sido" por "os que forem". Essa alterao deixou claro que os polticos condenados e que j cumpriram suas penas no sero atingidos pelas novas regras de inelegibilidade. Para o relator do projeto na Cmara, deputado Jos Eduardo Cardozo (PT-SP), essa mudana alterou o teor da lei, 7

criando-se uma brecha para que os polticos com processos em andamento possam se candidatar, mesmo que j tenham sido condenados por rgo colegiado. "Isso vai dar uma discusso jurdica grande em relao aos processos em curso", observou Cardozo. "Houve mudana de mrito", emendou o deputado Flvio Dino (PC do BMA).

TEXTO 5 Observe a charge abaixo.

Zero Hora, outubro 2010

12. Sobre a intertextualidade estabelecida entre o contedo focalizado nos textos 4 e 5, possvel afirmar que: (A) a preciso da lngua portuguesa tem sido constantemente agredida. (B) a discusso que se estabeleceu em torno da aplicabilidade da lei um exemplo da pouca importncia dada ao nosso idioma. (C) difcil admitir que a redao, alterando o tempo verbal, no iria alterar o incio de sua vigncia. (D) falar, mesmo os analfabetos conseguem, e se fazem, com maior ou menor dificuldade, entender. (E) o Senado disse ser apenas um tempo verbal e que no modificaria o objetivo da lei, o que possibilitou intensa discusso e divergncias.

PROVA DE REDAO

Tenho percebido que muitas pessoas se sentem impotentes diante do mar de lama que envolve a poltica brasileira. Grande parte da populao tende a pensar que todos os polticos so iguais e que a nica maneira de governar o pas por meio da corrupo. Resultado: nunca vi um desprezo to grande por uma eleio como estou vendo acontecer neste ano. Mas no deveria ser assim. Cada um de ns precisa votar com cuidado. Roberto Shinyashiki

Mais do que qualquer outro segmento do eleitorado, a faixa jovem a que mais precisa ser estimulada a acreditar na capacidade da poltica de contemplar os anseios do eleitorado. Assuma o ponto de vista de um jovem cidado comprometido com as mudanas de seu pas e redija um texto dissertativo, no qual voc apresentar argumentos consistentes e propostas, respondendo pergunta:

Como o seu ato consciente pode mudar o Brasil para melhor?

Instrues: 1. Lembre-se de que, ao elaborar o seu texto, voc dever empregar o padro culto da lngua portuguesa. 2. Sua dissertao dever ter, no mnimo, 25 linhas e, no mximo, 30 linhas. 3. Faa o rascunho na folha a ele destinada. 4. Releia sua dissertao antes de pass-la a limpo na folha destinada redao definitiva. 5. Use caneta azul ou preta.

10

ESTE ESPAO PARA O RASCUNHO DA REDAO ______________________________________________________________________ ______________________________________________________________________ ______________________________________________________________________ ______________________________________________________________________ ______________________________________________________________________ ______________________________________________________________________ ______________________________________________________________________ ______________________________________________________________________ ______________________________________________________________________ ______________________________________________________________________ ______________________________________________________________________ ______________________________________________________________________ ______________________________________________________________________ ______________________________________________________________________ ______________________________________________________________________ ______________________________________________________________________ ______________________________________________________________________ ______________________________________________________________________ ______________________________________________________________________ ______________________________________________________________________ ______________________________________________________________________ ______________________________________________________________________ ______________________________________________________________________ ______________________________________________________________________ 11

______________________________________________________________________ ______________________________________________________________________ ______________________________________________________________________ ______________________________________________________________________ ______________________________________________________________________ ______________________________________________________________________ ______________________________________________________________________ ______________________________________________________________________ ______________________________________________________________________ ______________________________________________________________________ ______________________________________________________________________ ______________________________________________________________________ ______________________________________________________________________ ______________________________________________________________________ ______________________________________________________________________ ______________________________________________________________________ ______________________________________________________________________ ______________________________________________________________________ ______________________________________________________________________ ______________________________________________________________________ ______________________________________________________________________

12

Literatura

13. Considere as seguintes afirmaes sobre o romance Lucola de Jos de Alencar. I. II. III. Lucola, publicado em 1862, faz parte de uma espcie de trilogia que Jos de Alencar denominou romances de "perfis femininos", Lucola, Diva e Senhora, todos narrados pela senhora G. M. O romance situa-se entre os romances urbanos de Alencar e relaciona o drama dos indivduos com o organismo social. Apesar das roupagens romnticas, pois a herona do romance era boa de corao, demonstrando isso na abnegao e no estoicismo com que se sacrificou por sua famlia, entregando-se prostituio, Lcia no pde se casar com seu amado Paulo e acabou voltando para a Europa.

Qual(is) est(o) correta(s)? (A) Apenas a I. (B) Apenas a II. (C) Apenas a III. (D) Apenas a I e a II. (E) A I, a II e a III. 14. Considere as seguintes afirmaes sobre Memrias Pstumas de Brs Cubas, de Machado de Assis. I. Brs Cubas, defunto autor do romance, pertence ao mundo dos grandes proprietrios, vivendo de rendas que herdou de sua famlia, praticamente durante toda a sua vida. Cheio de caprichos, levou sua vazia existncia sem perspectivas. Todas as transgresses de Brs Cubas e atitudes mesquinhas expressam a falta de tica e escrpulos de uma elite escravocrata e tacanha do Brasil do sculo XIX. Trata-se de uma narrativa irnica e niilista sobre a precariedade humana que emerge da vida, das relaes e dos projetos fracassados e perecveis de um tpico representante de uma elite dominante e parasitria.

II. III.

Qual(is) est(o) correta(s)? (A) Apenas a I. (B) Apenas a II. (C) Apenas a III. (D) Apenas a I e a II. (E) A I, a II e a III.

13

15. Leia o poema Todas as cartas de amor so, de lvaro de Campos, heternimo de Fernando Pessoa. Todas as cartas de amor so Ridculas. No seriam cartas de amor se no fossem Ridculas. Tambm escrevi em meu tempo cartas de amor, Como as outras, Ridculas. As cartas de amor, se h amor, Tm de ser Ridculas. Mas, afinal, S as criaturas que nunca escreveram Cartas de amor que so Ridculas. Quem me dera no tempo em que escrevia Sem dar por isso Cartas de amor Ridculas. A verdade que hoje As minhas memrias Dessas cartas de amor que so Ridculas. (Todas as palavras esdrxulas, Como os sentimentos esdrxulos, So naturalmente Ridculas.)

Considere as seguintes afirmaes sobre o poema Todas as cartas de amor so. I. II. III. Na introduo do poema, est posta a ideia de que nem todas as cartas de amor so ridculas. Na quarta estrofe do poema, o sujeito lrico sugere que ridculas so, justamente, as pessoas que escrevem cartas de amor. Com os versos Quem me dera no tempo em que escrevia/Sem dar por isso/Cartas de amor/Ridculas., a fala do sujeito lrico ganha uma 14

dimenso melanclica, na medida em que essa escrita passa a ser objeto de desejo do eu potico, inalcanvel no presente. Qual(is) est(o) correta(s)? (A) Apenas a I. (B) Apenas a II. (C) Apenas a III. (D) Apenas a I e a II. (E) A I, a II e a III. 16. Leia o poema Porquinho-da-ndia de Manuel Bandeira. Quando eu tinha seis anos Ganhei um porquinho-da-ndia. Que dor de corao me dava Porque o bichinho s queria estar debaixo do fogo! Levava ele pr sala Pra os lugares mais bonitos mais limpinhos Ele no gostava: Queria era estar debaixo do fogo. No fazia caso nenhum das minhas ternurinhas... - O meu porquinho-da-ndia foi minha primeira namorada. Considere as seguintes afirmaes sobre o poema. I. Quando o "eu lrico" diz que o porquinho-da-ndia foi sua primeira namorada, transforma a ternura em paixo e rompe com o esteretipo da criana como um ser feito apenas de singeleza e inocncia, aludindo a emoes mais complexas e dbias que podem se infiltrar no corao infantil. A recusa do bichinho em aceitar o afeto do menino remete para um dos motivos centrais da obra de Bandeira: a impossibilidade da realizao plena do desejo amoroso. O animalzinho de estimao, em vez da sala e dos lugares mais bonitos, mais limpinhos, prefere ficar debaixo do fogo, pois no suportava as brincadeiras do menino.

II. III.

Qual(is) est(o) correta(s)? (A) Apenas a I. (B) Apenas a II. (C) Apenas a III. (D) Apenas a I e a II. (E) A I, a II e a III.

17. Sobre O Continente, da trilogia O Tempo e o Vento, de Erico Verssimo, coloque V para verdadeiro e F para falso nas afirmaes abaixo. ( ) Ana Terra, personagem fundamental de O Continente, caracteriza-se por sua 15

garra, obstinao e capacidade de resistncia. A forma como sobrevive interiormente violncia do estupro dos bandidos castelhanos indica no apenas resignao ao destino, mas estupenda fora subjetiva e crena na vida. ( ) Ana adota a profisso de parteira como uma metfora da vida, enquanto a seu redor guerras e revolues campeiam com todo um tributo destruio e morte. ( ) Capito Rodrigo Cambar, personagem central de um dos principais episdios de O Continente, se transformou - mesmo que no fosse a inteno de Erico Verssimo - no smbolo do gacho, com seu misto de bravura, fanfarronice, generosidade e pensamento libertrio. ( ) A exemplo de Aquiles e de outros heris das epopeias gregas, Rodrigo Cambar acredita que s a ao guerreira d sentido vida dos homens. Mas, por amar Bibiana, acaba se acomodando na pacata vida domstica e familiar. ( ) O Continente, primeira parte da trilogia O Tempo e o Vento, mostra a formao da sociedade sul-rio-grandense, sob o controle de uma elite audaciosa e guerreira e tambm machista e sanguinria forjada em lutas fronteirias e revolues fratricidas, a partir da segunda metade do sculo XVIII at o final do sculo XIX. A sequncia correta de preenchimento dos parnteses, de cima para baixo, (A) (B) (C) (D) (E) V V V F V. V V F F V. V F V F V. V V V V V. F F V V V.

18. Considere as seguintes afirmaes sobre a obra Manuelzo e Miguilim (Corpo de Baile) de Guimares Rosa. I. II. Em Campo Geral, temos a trajetria de Miguilim. O menino nasceu em Pauroxo, na beira do Saririnhm. Como nascera fraco, deram-lhe banho no sangue vivo de um tatu, para que ele vingasse. Campo Geral uma novela que, apesar de narrada em terceira pessoa, concentra-se no ponto de vista de Miguilim, uma criana de oito anos. A noo de realidade vai sendo compreendida, assim, medida que Miguilim vai crescendo, atravs dos contrastes que forma entre o mundo adulto e o infantil. Em Uma estria de amor, atravs do discurso indireto livre, o narrador parece falar pela boca de Manuelzo (tudo filtrado pela sua tica); a novela vai sendo conduzida sem diviso em captulos, tangida como uma boiada, meio caoticamente, a lembrar o mundo inspito e selvagem do serto.

III.

16

Qual(is) est(o) correta(s)? (A) Apenas a I. (B) Apenas a II. (C) Apenas a III. (D) Apenas a I e a II. (E) A I, a II e a III. 19. Considere as seguintes afirmaes sobre O Pagador de Promessas, de Dias Gomes. I. II. III. Envolvido em uma rede de intrigas, Z do Burro acaba no cumprindo sua palavra, deixa de pagar sua promessa Santa Brbara e retorna ao interior da Bahia. O Pagador de Promessas uma tragdia de cunho popular, cujo principal confronto se d quando do cruzamento de diferentes interesses, sobretudo do mundo popular interiorano com o da grande cidade. Rosa, mulher de Z do Burro, a nica pessoa fiel ao pagador de promessas, pois no o abandona at o fim de seu martrio.

Qual(is) est(ao) correta(s)? (A) Apenas a I. (B) Apenas a II. (C) Apenas a III. (D) Apenas a I e a II. (E) A I, a II e a III.

20. Sobre os contos de Feliz Ano Novo, de Rubem Fonseca, INCORRETO afirmar que (A) a violncia como tema atinge, em contos como Feliz Ano Novo e 74 degraus, patamares poucas vezes vistos em termos de literatura brasileira. (B) o tema dos desvios de conduta servem para questionar a normalidade da vida brasileira. (C) os contos no fazem referncia a perversidades sexuais. (D) retratando no s o mundo marginal, alguns contos de Feliz Ano Novo so eficazes em mostrar o absurdo da vida urbana das camadas mais abastadas, desde os anos de chumbo at a atualidade. (E) a linguagem de Rubem Fonseca crua, bruta, agressiva. O uso de palavres, de ironias cidas e do deboche acentuam o carter de enfrentamento da realidade e contribuem para a verossimilhana dos dilogos.

17

21. Leia o texto, a seguir, extrado do romance A Paixo segundo G. H. de Clarice Lispector. O que era pior: agora eu ia ter que comer a barata mas sem a ajuda da exaltao anterior, a exaltao que teria agido em mim como uma hipnose; eu havia vomitado a exaltao. E inesperadamente, depois da revoluo que vomitar, eu me sentia fisicamente simples como uma menina. Teria que ser assim (...) Eu no queria pensar mas sabia. Tinha medo de sentir na boca aquilo que estava sentindo, tinha medo de passar a mo pelos lbios e perceber vestgios. E tinha medo de olhar para a barata que agora devia ter menos massa branca sob o dorso opaco. Sobre o texto acima, CORRETO afirmar que: (A) depois de comer a barata e de vomit-la, a protagonista parece mergulhar em um universo estranho, rompendo metaforicamente com o casulo em que sempre vivera, em um percurso de paixo e procura da prpria identidade. (B) ao comer a barata, a protagonista mergulha em sua interioridade e sente uma dolorosa solido que nasceu no momento em que foi abandonada por seu marido. (C) o ato de comer a barata fruto da imaginao fantasiosa da protagonista que vive mergulhada em um mundo de sonhos e iluses. (D) comer a barata uma forma de protesto da protagonista contra um mundo de injustias sociais. (E) vomitar a barata , para a protagonista, uma forma de libertar-se de suas culpas. 22. Sobre Vidas Secas, de Graciliano Ramos, INCORRETO afirmar que (A) a famlia sertaneja vtima de foras naturais incontrolveis, representadas pela seca. (B) apesar da vivncia rstica dos sertanejos, todos da famlia possuem fluncia verbal. (C) a hostilidade da natureza e a opresso do sistema rural arcaico parecem eliminar do vaqueiro e de sua famlia vrios traos de humanidade. (D) a cachorra Baleia apresentada como um ser pensante. (E) o universo dos sertanejos to primitivo que os homens e os animais se igualam intelectualmente.

Lngua Espanhola Ateno: S responda a esta prova se ela for sua opo, conforme consta em seu carto de respostas. 1 Continuidad de los parques 2 3 4 5 Haba empezado a leer la novela unos das antes. La abandon por negocios urgentes, volvi a abrirla cuando regresaba en tren a la finca; se dejaba interesar lentamente por la trama, por el dibujo de los personajes. Esa tarde, despus de escribir una carta a su apoderado y discutir con el mayordomo una cuestin de 18

6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 29 30 31 32 33 34 35 36 37 38 39 40 41

aparceras volvi al libro en la tranquilidad del estudio que miraba hacia el parque de los robles. Arrellanado en su silln favorito de espaldas a la puerta que lo hubiera molestado como una irritante posibilidad de intrusiones, dej que su mano izquierda acariciara una y otra vez el terciopelo verde y se puso a leer los ltimos captulos. Su memoria retena sin esfuerzo los nombres y las imgenes de los protagonistas; la ilusin novelesca lo gan casi en seguida. Gozaba del placer casi perverso de irse desgajando lnea a lnea de lo que lo rodeaba, y sentir a la vez que su cabeza descansaba cmodamente en el terciopelo del alto respaldo, que los cigarrillos seguan al alcance de la mano, que ms all de los ventanales danzaba el aire del atardecer bajo los robles. Palabra a palabra, absorbido por la srdida disyuntiva de los hroes, dejndose ir hacia las imgenes que se concertaban y adquiran color y movimiento, fue testigo del ltimo encuentro en la cabaa del monte. Primero entraba la mujer, recelosa; ahora llegaba el amante, lastimada la cara por el chicotazo de una rama. Admirablemente restallaba ella la sangre con sus besos, pero l rechazaba las caricias, no haba venido para repetir las ceremonias de una pasin secreta, protegida por un mundo de hojas secas y senderos furtivos. El pual se entibiaba contra su pecho, y debajo lata la libertad agazapada. Un dilogo anhelante corra por las pginas como un arroyo de serpientes, y se senta que todo estaba decidido desde siempre. Hasta esas caricias que enredaban el cuerpo del amante como queriendo retenerlo y disuadirlo, dibujaban abominablemente la figura de otro cuerpo que era necesario destruir. Nada haba sido olvidado: coartadas, azares, posibles errores. A partir de esa hora cada instante tena su empleo minuciosamente atribuido. El doble repaso despiadado se interrumpa apenas para que una mano acariciara una mejilla. Empezaba a anochecer. Sin mirarse ya, atados rgidamente a la tarea que los esperaba, se separaron en la puerta de la cabaa. Ella deba seguir por la senda que iba al norte. Desde la senda opuesta l se volvi un instante para verla correr con el pelo suelto. Corri a su vez, parapetndose en los rboles y los setos, hasta distinguir en la bruma malva del crepsculo la alameda que llevaba a la casa. Los perros no deban ladrar, y no ladraron. El mayordomo no estara a esa hora, y no estaba. Subi los tres peldaos del porche y entr. Desde la sangre galopando en sus odos le llegaban las palabras de la mujer: primero una sala azul, despus una galera, una escalera alfombrada. En lo alto, dos puertas. Nadie en la primera habitacin, nadie en la segunda. La puerta del saln, y entonces el pual en la mano. La luz de los ventanales, el alto respaldo de un silln de terciopelo verde, la cabeza del hombre en el silln leyendo una novela. CORTZAR, Julio. "Final de juego". Buenos Aires: Alfaguara,1996.

23. De acuerdo con el texto se puede afirmar que: I - El narrador llevaba en el pecho un pual. II Los perros empezaron a ladrar cuando vieron el personaje corriendo. III- Hay dos narraciones en el cuento: una del cuento y una otra, que narra la novela que el personaje del cuento est leyendo.

19

Est(n) correcta(s) la(s) afirmacion(es) (A) I e II. (B) I, II e III. (C) Slo La afirmacin I. (D) Slo La afirmacin II. (E) Slo La afirmacin III. 24. El verbo leer (l.02) tiene la misma irregularidad en el gerundio que los verbos de la alternativa (A) beber, correr, comer. (B) construir, creer, fluir. (C) pedalear, cantar, poder. (D) flotar, conocer, dormir. (E) caminar, vestirse, gritar. 25. O vocbulo terciopelo (l.09) pode ser traduzido ao portugus como (A) encosto. (B) brao da poltrona. (C) escarradeira. (D) veludo. (E) capa. 26. A melhor traduo para a frase Nadie en la primera habitacin, nadie en la segunda. La puerta del saln, y entonces el pual en la mano. (l.38-40) encontra-se na alternativa: (A) Nada no primeiro aposento, nada no segundo. A porta do salo, e ento o punhal na mo. (B) Ningum na primeira habitao, nada na segunda. A porta do salo, e ento o punhal na mo. (C) Ningum no primeiro aposento, ningum no segundo. A porta do salo, e ento o punhal na mo. (D) Nada no primeiro quarto, ningum no segundo. A porta do salo, e ento o punhal na mo. (E) Ningum no primeiro aposento, ningum no segundo. O salo sem a porta, e ento o punhal na mo. 1 2 3 4 5 Llusa Cunill, Premio Nacional de Literatura Dramtica: Su obra Aquel aire infinito utiliza los mitos griegos para hablar de tiempos actuales Llusa Cunill, (Badalona, 1961), una de las autoras ms reconocidas y silenciosas de la escena espaola, ha logrado el Premio Nacional de Literatura en la modalidad de Literatura Dramtica por su obra Aquel aire infinito, texto estrenado en 2003 20

6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 29 30 31 32 33 34 35 36 37 38 39 40 41 42 43 44

por la Hongaresa de Teatre compaa valenciana fundada por ella y Paco Zarzoso, aunque no fue publicado hasta 2009. Pese a su pertinaz silencio, alejamiento de la mundanal vida teatral y su alergia a las entrevistas, Cunill habl ayer con este diario para expresar su alegra por el galardn aunque afirm no estar muy segura de que se tratara de su obra ms significativa. Aquel aire infinito trata problemas muy actuales a travs de mitos griegos representados por personajes de la Grecia clsica en la que Ulises se enfrenta a Electra, Medea, Antgona y Fedra. "Lo que he intentado en mi obra es explicar que todo aquello de lo que nos hablan los mitos sigue ocurriendo hoy aunque el escenario sea otro", seal la autora. La inquietante obra de Cunill, que se form en los seminarios-taller de dramaturgia impartidos por Sanchis Sinisterra en Barcelona, ha transcurrido ajena a modas o imperativos comerciales lo que le ha creado la fama de autora de culto. A travs de unos personajes de rica vida interior en los que afloran mltiples sensibilidades y unos dilogos en los que conversan diferentes soledades, Cunill muestra al sobrecogido espectador que la realidad es mucho ms ambigua, compleja y contradictoria de lo que parece. La galardonada escribe muchas de sus obras en castellano y cataln, entre ellas destacan Berna (1991), accsit del Premio Ignasi Iglesias; Molt novembre (1993); Libracin (1994); La festa (1993); Accident (1995); Vacants (1996); Dotze treballs (1997); La cita (1999); Passatge Gutenberg (2000); El gat negre (2001).Su teatro ha triunfado especialmente en las ltimas temporadas cuando se han puesto en escena varias de sus obras, como Barcelona, mapa de sombras o Aprs moi, le dluge, texto por el que recibi en 2007 el Premi Nacional de Teatre de la Generalitat de Catalua. El Jurado ha estado formado por Jos Luis Borau, por la Real Academia Espaola; Rosario lvarez Blanco, por la Real Academia Gallega; Arancha Urretabizkaia, por la Real Academia de la Lengua Vasca; Francesc Massip, por el Instituto de Estudios Catalanes; Emilio de Miguel, por la Conferencia de Rectores de las Universidades Espaolas; Domingo Miras, por la Asociacin Colegial de Escritores; Pilar Castro, por la Asociacin Espaola de Crticos Literarios; Miguel ngel Blanco Martn, por la Federacin de Asociaciones de Periodistas de Espaa; Natalia Menndez, por la ministra de Cultura; y Paco Bezerra, autor galardonado en el ao 2009. Actu como presidente el director general del Libro, Archivos y Bibliotecas Rogelio Blanco, y como vicepresidenta la subdirectora general de Promocin del Libro, la Lectura y las Letras Espaolas, Mnica Fernndez. El Premio Nacional de Literatura Dramtica, concedido por el Ministerio de Cultura y que distingue una obra de autor espaol escrita en cualquiera de las lenguas oficiales del Estado y editada en Espaa durante 2009, est dotado con 20.000 euros.
ROSANA TORRES - Madrid - 20/10/2010. El Pas. Cultura.

27. De acordo com o texto, possvel afirmar que Llusa Cunill (A) est sempre trabalhando para divulgar seus trabalhos e, por isso, recebeu muitos prmios. 21

(B) muito conhecida nas letras de Espanha, e isso faz com que ela se silencie diante das entrevistas. (C) uma atriz que busca interpretar personagens da literatura grega em seus textos. (D) uma escritora silenciosa, mas em suas obras esto presentes personagens que evidenciam uma rica vida interior. (E) uma reprter que, com a edio de um livro, em 2009, ganhou 20.000 euros. 28. La forma verbal han puesto (l.26), puede ser reemplazada sin alteracin de sentido por (A) tienen puesto (B) pusieran (C) pusieron (D) habrn puesto (E) habran puesto 29. Si tuviramos que sustituir el vocablo aunque (l. 14), la mejor posibilidad sera (A) a pesar de que (B) mientras (C) entretanto (D) hacia (E) sin embargo 30. La redaccin correcta de los numerales 1961 (l.03), 2003 (l. 05) y 20.000 (l.44) est en la alternativa: (A) Mil nuevecientos sesenta y uno, dos mil tres, veinte mil. (B) Mil novecientos sesenta y un, dos mil tres, veinte mil. (C) Mil novecientos sesenta y uno, dos mil tres, veinti mil. (D) Mil novecientos sesenta uno, dos mil tres, veinte mil. (E) Mil novecientos sesenta y uno, dos mil tres, veinte mil.

22

Lngua Inglesa Ateno: S responda a esta prova se ela for sua opo, conforme consta em seu carto de respostas. TEXT 1 1 2 3 4 5 6 7 8 9 I do not claim that I can tell a story as it ought to be told. I only claim to know how a story ought to be told, for I have been almost daily in the company of the most expert story-tellers for many years. There are several kinds of stories, but only one difficult kind the humorous. I will talk mainly about that one. The humorous story is American, the comic story is English, the witty story is French. The humorous story depends for its effect upon the manner of the telling; the comic story and the witty story upon the matter. The humorous story may be spun out to great length, and may

10 wander around as much as it pleases, and arrive nowhere in particular; 11 but both comic and witty stories must be brief and end with a nub, i.e., 12 their main or central point, the one that is supposed to makes us laugh. 13 The humorous story is strictly a work of art high and delicate art 14 and only an artist can tell it; but no art is necessary in telling the comic 15 and the witty story; anybody can do it. 16 The humorous story is told gravely; the teller does his best to 17 conceal the fact that there is anything funny about it; but the teller of the 18 comic story tells you beforehand that it is one of the funniest things he 19 has ever heard, then tells it with eager delight, and is the first person to 20 laugh when he gets through. And sometimes, if he has had good 21 success, he is so glad and happy that he will repeat the nub of it and 22 glance around from face to face, collecting applause, and then repeat it 23 again. It is a pathetic thing to see. 24 Very often, of course, the rambling and disjointed humorous story 25 finishes with a nub. Then the listener must be alert, for in many cases 26 the teller will divert attention from that nub by dropping it in a carefully 27 casual and indifferent way, with the pretence that he does not know it is 28 a nub. 23

29

But the teller of the comic story does not ignore the nub; he shouts

30 it at you every time. And when he prints it, in England, France, 31 Germany, and Italy, he italicizes it, puts some exclamation-points after it, 32 and sometimes explains it in a parenthesis. All of which is very 33 depressing, and makes one want to renounce joking and lead a better 34 life.
Adapted from TWAIN, Mark. How to tell a story. Fonte: The Online Books Page.

As questes de 31 a 35 referem-se ao Text 1. 31. Considere as seguintes afirmaes sobre o texto acima: I. O autor prefere as histrias humorsticas (humorous stories) s demais espcies de histrias citadas no texto. II. Para o autor, o ponto central ou principal de uma histria humorstica deve ser sempre explcito e bvio, como na histria cmica. III. Para o autor, o modo como so contadas e escritas as histrias cmicas pode ser considerado pattico e deprimente. IV. A maneira como se conta uma histria e a matria de que ela composta so irrelevantes para classific-la. Qual(is) afirmao(es) est(ao) correta(s)? (A) Somente a I. (B) Somente a I e a II. (C) Somente a I e a III. (D) Somente a II e a IV. (E) Somente a II e a III. 32. Considere as seguintes afirmaes, relativas ao texto acima: I. Para o autor, o fato de qualquer pessoa poder contar uma histria cmica considerado algo positivo, principalmente porque no requer o mesmo trabalho ou arte envolvidos na elaborao de uma histria humorstica. II. Para o autor, um dos defeitos relativos ao modo como se conta uma histria cmica o de antecipar ao ouvinte ou leitor que a histria ser uma das coisas mais engraadas de que j se teve notcia ou se ouviu. III. Segundo o autor, a histria humorstica requer mais ateno do ouvinte ou leitor do que a histrica cmica, pois quem conta a histria humorstica pode esconder aquilo que ela contm de engraado ou fingir no dar importncia a seu ponto principal. IV. Os pontos de exclamao, de acordo com o autor, so fundamentais para as histrias humorsticas e para as histrias cmicas. 24

Quais afirmaes so verdadeiras? (A) (B) (C) (D) (E) Somente a I e a II. Somente a II e a III. Somente a I, a II e a III. Somente a II e a IV. A I, a II, a III e a IV.

33. As palavras ought to (linha 1), for (linha 2), several (linha 4) e upon (linha 7), podem ser substitudas, respectivamente, sem comprometimento sinttico ou semntico das oraes em que se encontram, por: (A) should / since / various / on. (B) would / to / too many / of. (C) should / therefore / a few / into. (D) should / thus / various / of. (E) would / since / little / on.

34. Os verbos conceal (linha 17), gets through (linha 20), glance (linha 22) e renounce (linha 33) podem ser substitudos, respectivamente, sem comprometimento sinttico ou semntico das oraes em que se encontram, por: (A) (B) (C) (D) (E) reveal / finishes / look / give up. reveal / finishes / go / give up. show / gets over / go / give in. hide / finishes / look / give up. hide / gets over / hear / give in.

35. Considere as seguintes afirmaes: I. Na linha 8, precisamente entre as palavras story e upon, h uma elipse, ou omisso, de um verbo. Esse verbo, caso no tivesse sido omitido, deveria vir assim conjugado: depends. II. Se o verbo spin out quer dizer estender ou prolongar, a frase The humorous story may be spun out to great length (linhas 9) indica que a histria humorstica pode ser bastante estendida ou prolongada por quem a escreve ou conta. III. Das palavras manner (linha 7), matter (linha 8), wander (linha 10) e eager (linha 19), consideradas em seu contexto, isto , no texto de Twain, somente uma verbo. IV. Para o autor, a vida se torna melhor depois de se ouvir ou ler uma histria cmica.

25

Qual(is) est(o) correta(s). (A) (B) (C) (D) (E) Nenhuma est correta. Apenas uma est correta. Apenas duas esto corretas. Apenas trs esto corretas. Todas esto corretas.

TEXT 2 1 2 3 4 5 6 7 8 9 The ancients summed up the whole of human wisdom in the sentence Know yourself, but certainly there is for an individual no more difficult knowledge than knowledge of himself. Nations are only individuals on a larger scale. They have a life, (1) ________ individuality, a reason, a conscience, and instincts of their own, and have the same general laws of development and growth, and, perhaps, of decay, as the individual man. Equally important, and no less difficult than for the individual, is it for a nation to know itself, understand its own existence, its own powers and faculties, rights and duties,

10 constitution, instincts, tendencies, and destiny. A nation has a spiritual 11 as well as a material, a moral as well as a physical existence, and is 12 subjected to internal as well as external conditions of health and virtue, 13 greatness and grandeur, which it must in some measure understand and 14 observe, or become weak and infirm, deformed in its growth, and end in 15 premature decay and death. 16 Among nations, no one has more need of full knowledge of itself 17 than the United States, and no one has had less. It has hardly had a 18 distinct consciousness of (2) ________ own national existence, and has 19 lived the irreflective life of a child 20 Fortunately, however, the nation has (3) ________ suddenly 21 compelled to study itself, and from now on must act from reflection, 22 understanding, science, statesmanship, not from instinct, impulse, 23 passion, or caprice, knowing well what it does, and why it does it. The 24 change which four years of Civil War have brought to the nation is great, 26

25 and is sure to give it the (4) __________ and the dignity it has lacked.
Adapted from BROWNSON, Orestes Augustus. The American Republic: Its Constitution, Tendencies, and Destiny. Fonte: The Online Books Page.

As questes de 36 a 38 referem-se ao Text 2: 36. Choose the correct words to fill in the blanks in the text above: (A) (B) (C) (D) (E) (1) an; (2) its; (3) been; (4) seriousness. (1) an; (2) its; (3) being; (4) serious. (1) an; (2) its; (3) being; (4) seriousness. (1) a ; (2) her; (3) been; (4) serious. (1) a; (2) his; (3) been; (4) seriousness.

37. Considere as seguintes afirmaes sobre o texto acima: I. II. III. IV. O autor compara naes a indivduos. Segundo o autor, o indivduo pode conhecer a si mesmo com facilidade. Entre as naes, para o autor, aquela que mais precisa conhecer a si prpria a mesma que ele compara a uma criana. Da perspectiva temporal da qual foi escrito o texto, pode-se inferir que a Guerra Civil, para o autor, viria a ser importante no processo de amadurecimento dos Estados Unidos, conferindo ao pas a seriedade e a dignidade de que carecia. Quais delas esto corretas? (A) Somente a I e a III. (B) Somente a I e a IV. (C) Somente a I, a II e a III. (D) Somente a I, a III e a IV. (E). Somente a II e a IV. 38. The word which (line 24) may only be replaced by (A) how (B) what (C) who (D) whose (E) that 27

Conhecimentos Gerais Leia os textos a seguir. TEXTO 1 Protestos e greve voltam a paralisar a Frana Daniela Fernandes A Frana enfrenta nesta tera-feira mais uma greve contra a reforma da Previdncia que desta vez corre o risco de afetar por tempo indeterminado alguns setores como o dos transportes e das refinarias de petrleo. Esta a quarta greve contra a reforma a paralisar o pas desde setembro. Sindicatos desses setores j alertaram que podero fazer paralisaes que seriam renovadas diariamente por meio de votaes dos trabalhadores. No caso dos transportes, em Paris, a greve j foi aprovada em assembleia sindical e deve se manter na quarta-feira. Nesta tera, 244 passeatas devem ocorrer em vrias cidades do pas contra o aumento da idade mnima para aposentadoria de 60 para 62 anos, elemento central da reforma defendida pelo presidente Nicolas Sarkozy. Fonte: http://www.bbc.co.uk/portugues - 12/10/2010

TEXTO 2 Senado aprova reajuste de 7,72% na aposentadoria e pe Lula em saia-justa. Eduardo Rodrigues O Senado Federal aprovou em votao simblica a medida provisria que concede reajuste de 7,72% para os aposentados e pensionistas do INSS que ganham acima de um salrio mnimo. Alm disso, os senadores mantiveram a extino do fator previdencirio, conforme texto aprovado na Cmara dos Deputados. A deciso coloca o presidente da Repblica, Luiz Incio Lula da Silva, numa situao delicada: em ano eleitoral, o mandatrio provavelmente ter de tomar uma deciso impopular, pelo menos no que diz respeito ao fator previdencirio. Sobre o reajuste, tambm houve polmica, pois o governo j tinha dado o aval para um realinhamento menor, de 7%, sob orientao do ministro da Fazenda, Guido Mantega. O relator da MP no Senado, Romero Juc (PMDB-RR), confirmou que o presidente Lula dever vetar a emenda que acabou com o fator previdencirio, que limita o valor das aposentadorias de quem se retira do mercado de trabalho antes da idade mnima.

28

Segundo ele, o fim do instrumento aumentar o rombo nas contas da Previdncia Social. "Acabar com o fator previdencirio e no criar uma contrapartida perigoso para o futuro do pas", disse Juc. Ainda assim, o senador decidiu manter a emenda no texto aprovado para que a MP no retornasse para votao na Cmara. Fonte: http://www1.folha.uol.com.br 19/05/2010 39. Marque a alternativa que apresenta a afirmao mais correta em relao aos textos anteriores: (A) O tema sobre a aposentadoria vem sendo discutido no Brasil e na Frana porque existe falta de mo de obra; ento, os governos tentam retardar a aposentadoria para aumentar a quantidade de mo de obra disponvel no mercado. (B) Tanto no Brasil quanto na Frana os governos tentam frear uma quantidade de aposentadorias irregulares e isso tem gerado revolta na populao. (C) Nos dois pases citados nos textos anteriores, ocorreram protestos contra as reformas e, inclusive no Brasil, as manifestaes duraram mais tempo e foram mais violentas. (D) As reformas no sistema de aposentadorias realizadas por Brasil e Frana esto relacionadas ao aumento da expectativa de vida, o que eleva tambm o percentual de aposentados em relao populao economicamente ativa. (E) As reformas do sistema previdencirio no so polmicas. Os protestos que ocorreram na Frana esto relacionados a outros fatores.

40. Analise a notcia e os mapas a seguir. Milhes esto desabrigados aps chuvas no Paquisto Pelo menos 7 milhes de pessoas ainda esto desabrigadas no Paquisto, quase trs meses depois das enchentes que devastaram uma grande parte do pas, informou hoje a Organizao das Naes Unidas (ONU). As chuvas torrenciais de mones comearam a atingir o noroeste do Paquisto em julho, causando enchentes que se dirigiram para o sul, destruindo vilas e terras agrcolas e afetando uma rea quase do tamanho da Inglaterra. "Pelo menos 7 milhes de pessoas esto atualmente sem abrigo em reas afetadas pelas enchentes", disse a porta-voz da ONU, Stacey Winston, durante uma conversa com jornalistas em Islamabad. Ela disse que as enchentes destruram e danificaram mais de 1,9 milho de casas. A ONU emitiu um apelo pela arrecadao de US$ 2 bilhes para cobrir as despesas do desastre que, segundo agncias da ONU, afetaram 21 milhes de pessoas. Apenas 35% dessa quantia foi arrecadada. Stacey estima que 14 milhes de 29

pessoas precisam de assistncia humanitria imediata e informou que a ONU distribuiu alimentos para 2,5 milhes de pessoas neste ms em 39 distritos afetados pelas guas. As informaes so da Dow Jones. Fonte: http://www.estadao.com.br 19/10/2010 MAPA 1 MAPA 2

Marque a alternativa que apresenta a afirmao mais correta em relao notcia e aos mapas: (A) A notcia no est relacionada ao fenmeno representado nos mapas. (B) A notcia pode ser relacionada ao Mapa 1 mas no ao Mapa 2. (C) A notcia e os mapas podem ser relacionados s Mones. (D) A notcia e os mapas esto relacionados ao Aquecimento Global. (E) O Paquisto no est localizado na sia. 41. A construo da usina hidreltrica de Belo Monte no Norte do Brasil tem gerado muita polmica como mostra o texto a seguir. Se for preciso, estatal constri Belo Monte, diz o Presidente O presidente Luiz Incio Lula da Silva afirmou ontem que a eventual sada de empresas privadas do consrcio que arrematou o leilo de Belo Monte no vai impedir a construo da usina. Segundo ele, a Companhia Hidro eltrica do So Francisco (Chesf), subsidiria da Eletrobrs, que tem 49,98% da participao no consrcio, vai construir a hidreltrica sozinha se for preciso. No leilo entrou quem quis e sai quem quer depois. No tem nenhum cadeado fechando a porta. Tem vrias portas. A nica coisa que eu digo o seguinte: ns, enquanto Estado brasileiro, enquanto empresa pblica, faremos sozinhos o que for necessrio fazer, disse, aps almoo no Itamaraty em recepo ao presidente do Lbano, Michel Sleiman. 30

O presidente fez ainda comentrios sobre as crticas da imprensa a respeito do leilo. Tivemos que derrotar tantas quantas liminares entraram na Justia. Agora, o argumento dos contra dizer que o preo foi barato. Eu achei fantstico. Ns fazemos leilo pra qu? Pra que a melhor oferta ganhe, e a melhor oferta o preo de energia que vai chegar para o consumidor. De repente, a menor oferta ganha e as pessoas comeam a dizer mas foi oferecido por empresas pequenas, as grandes caram fora. Caram fora porque quiseram. Disputa disputa, afirmou. Aps o leilo da usina, na tera-feira (20), algumas informaes indicavam que a construtora Queiroz Galvo e a J. Malucelli pensavam em sair do consrcio vencedor, mas as empresas no confirmaram. Fonte: http://www.jusbrasil.com.br 21/04/2010 Marque a afirmativa mais correta em relao s hidreltricas: (A) As hidreltricas tm perdido espao no Brasil, porque esto priorizando a produo de eletricidade vinda de termoeltricas. (B) O Brasil tem um baixo potencial para produzir a partir de hidreltricas devido baixa vazo dos rios brasileiros. (C) As hidreltricas geram muitos gases estufa, por isso, deveriam ser abandonadas. (D) Com base em novas pesquisas com energias alternativas, o Brasil tende a extinguir outras fontes de energia. (E) As hidreltricas so uma alternativa vivel ao Brasil, j que possui uma grande rede hidrogrfica, o que facilita a gerao de energia. 42. Sobre a formao do BRIC. O termo Bric foi cunhado pelo economista Jim O'Neill, do Goldman Sachs, em 2001, para descrever o crescente poder das economias de mercado emergentes. De l para c, o grupo dobrou a participao no comrcio mundial. Hoje, os Brics detm 15% do total de 60,7 trilhes de dlares. Em 2000, a participao era de 7,2%. Nesse mesmo perodo de comparao, as exportaes do grupo saltaram de 451 bilhes de dlares para 1,8 trilho de dlares em 2009. Fonte: http://veja.abril.com.br - 14/04/20 Marque a alternativa que apresenta todos os pases que compem o BRIC: (A) Bangladesch, Ruanda, Itlia e Chile. (B) Brasil, Rssia, ndia e China. (C) Brasil, Rssia, Indonsia e Canad. (D) Bulgria, Reino Unido, Itlia e Chile. (E) Bolvia, Romnia, Islndia e Camares.

31

43. Analise a letra da msica e as ilustraes que a acompanham.

Marque a alternativa que apresenta a associao mais adequada entre a msica e a sociedade brasileira: (A) A msica mostra a alegria e a descontrao do povo brasileiro. (B) Aparecem na letra elementos que nos remetem s desigualdades sociais que existem no Brasil. (C) A letra da cano nos d pistas do aumento da qualidade de vida no Brasil. (D) No possvel fazer uma relao entre a letra da msica e a sociedade brasileira. (E) Essa letra de msica representava muito bem o Brasil dos anos de 1980, mas hoje no condizente com a realidade. 32

44. Analise a tabela abaixo: BRASIL USURIOS DE INTERNET

Ano 2000 2005 2006 2007 2008

Populao 169.544,443 184.284,898 186.771,161 186.771,161 196.342,587

Usurios 5.000,000 25.900,000 32.130,000 42.600,000 67.510,400

Fonte: http://www.internetworldstats.com

Em relao anlise da tabela, marque a alternativa correta: (A) O crescimento de usurios de internet no Brasil foi proporcional ao crescimento da populao. (B) O crescimento da populao no perodo analisado foi maior do que o crescimento de usurios de internet. (C) O menor crescimento de usurios apresentado na tabela ocorreu no perodo entre 2000 e 2005. (D) O crescimento populacional inversamente proporcional ao crescimento de usurios de internet no Brasil. (E) Em 2008 a quantidade de usurios de internet de aproximadamente um tero da populao brasileira.

45. Leia o texto a seguir. Tinham deixado os caminhos, cheios de espinho e seixos, fazia horas que pisavam a margem do rio, a lama seca e rachada que escaldava os ps. Pelo esprito atribulado do sertanejo passou a idia de abandonar o filho naquele descampado. Pensou nos urubus, nas ossadas, coou a barba ruiva e suja, irresoluto, examinou os arredores. Sinha Vitria estirou o beio indicando vagamente uma direo e afirmou com alguns sons guturais que estavam perto. Fabiano meteu a faca na bainha, guardou-a no cinturo, acocorou-se, pegou no pulso do menino, que se encolhia, os joelhos encostados no estmago, frio como um defunto. A a clera desapareceu e 33

Fabiano teve pena. Impossvel abandonar o anjinho aos bichos do mato. Entregou a espingarda a Sinha Vitria, ps o filho no cangote, levantou-se, agarrou os bracinhos que lhe caam sobre o peito, moles, finos como cambitos. Sinha Vitria aprovou esse arranjo, lanou de novo a interjeio gutural, designou os juazeiros invisveis. E a viagem prosseguiu, mais lenta, mais arrastada, num silencio grande.
Graciliano Ramos Vidas Secas

Marque a alternativa que apresenta o clima do Brasil relacionado ao ambiente descrito no texto: (A) semirido (B) tropical Continental (C) tropical Litorneo (D) subtropical (E) tropical de altitude 46. Ensopai a terra no sangue dos tiranos portugueses. (...) Rasgai de uma vez as entranhas desses monstros. Cipriano Barata, deputado, mdico e jornalista, no jornal Sentinela da Liberdade de 5 de abril de 1823, conclamando os baianos a resistir s tropas portuguesas. (Citado na obra: 1822 Laurentino Gomes Rio de Janeiro: Nova Fronteira: 2010.) Jos Cipriano Barata foi um dos mais combativos defensores da independncia do pas no perodo do Imprio. Liberal-democrata, participou da Conjurao Baiana de 1798. Sobre a Conjurao Baiana podemos afirmar corretamente que I - foi um movimento liderado pela burguesia mercantil portuguesa, aqui instalada, com o objetivo de romper a pesada carga tributria imposta pelo pacto colonial. II - ao contrrio da Inconfidncia Mineira, a Conjurao Baiana foi chefiada por pessoas humildes como alfaiates, soldados, artesos, negros livres e escravos, embora entre seus chefes, tambm pudessem ser encontrados alguns intelectuais maons pertencentes elite. III - o movimento expressava tanto as transformaes introduzidas no Brasil pela Corte Portuguesa quanto as diferentes posies de seus participantes em relao ao problema da escravido. IV- a Conjurao Baiana, tambm denominada como Revolta dos Alfaiates, foi um movimento de carter emancipacionista, ocorrido no ocaso do sculo XVIII, na ento capitania da Bahia. Assim como a Inconfidncia Mineira, reveste-se de carter popular. 34

V- atrs do movimento estavam as ideias iluministas, difundidas ao povo pela atuao revolucionria de uma organizao secreta conhecida como Cavaleiros da Luz. Basicamente, os seus membros, entre os quais estava Cipriano Barata, pregavam uma sociedade democrtica e igualitria. Quais esto corretas? (A) Apenas a II e a IV. (B) Apenas a II e a V. (C) Apenas a III e a IV. D) Apenas a I, a III e a V. (E) Apenas a II, a III, a IV e a V.

47. Sempre associado a uma figura caricata, bonachona e de rei toleiro, principalmente pelos portugueses, tal no foi a imagem que deixou para os brasileiros que com ele conviveram. Na opinio de Paulo Prado, autor do clssico Retrato do Brasil, D. Joo VI foi o maior chefe de Estado que o Brasil teve. Oliveira Lima, o seu principal bigrafo, no lhe dedica menos importncia, atribuindo-lhe papel fundamental na consolidao do Estado brasileiro. (Revista Histria Viva dezembro/2003 Dom Joo VI, o nico Rei do Brasil por Ruy Tapioca) Apesar das opinies contraditrias a respeito de D. Joo VI, todos reconhecem que durante sua permanncia no Brasil, por pouco mais de treze anos, aconteceram mudanas significativas em nosso pas, inclusive a insero do Brasil no mercado internacional. Dos acontecimentos abaixo relacionados, apenas um no se deu durante a permanncia da Corte Portuguesa no Brasil. Assinale-o: (A) Acontece a interveno portuguesa na Banda Oriental do Uruguai com a consequente anexao da regio ao Brasil, que passou a ser chamada de Provncia Cisplatina. (B) Foram assinados os Tratados de Aliana e Amizade e de Comrcio e Navegao com a Inglaterra, por meio dos quais se garantia a preponderncia inglesa no comrcio do Brasil. (C) Amplas camadas da sociedade pernambucana organizam um movimento revolucionrio, com o objetivo de separar politicamente Pernambuco de Portugal e instaurar uma Repblica. Contriburam para insuflar o movimento os pesados impostos cobrados pelo governo central e a exclusividade de comrcio exercida pelos comerciantes portugueses.

35

(D) D. Joo assina uma carta rgia decretando a abertura dos portos brasileiros a todas as naes amigas, ato que possibilitou a constituio de uma burguesia industrial brasileira, defensora das ideias liberais que norteariam a ao dos lderes da emancipao. (E) O Brasil foi elevado categoria de Reino Unido a Portugal e Algarves. A medida legitimava a permanncia de D. Joo VI no Brasil e era apoiada pelos participantes do Congresso de Viena, reunio de pases que derrotaram Napoleo. 48. Uma questo bastante conhecida a respeito da proclamao da Repblica aquela proferida por Aristides Lobo, dizendo que o povo assistiu queda da monarquia bestializado, atnito, sem conhecer o que significava. Tal impresso foi registrada fora do pas. Em 16 de dezembro de 1889, o jornal The New York Times divulgou a ocorrncia, sublinhando: The people, as a rule, were rather constrained, and looked and acted in a dazed, apathetic way. Em outras palavras, o povo, atordoado ou indiferente, assistiu revolta dos militares. (Mary Del Priore e Renato Venncio Uma breve histria do Brasil Editora Planeta, 2010). O povo assiste a tudo isso bestializado. A quartelada de 15 de novembro foi uma surpresa; o movimento republicano, contudo, no era uma novidade. As condies para a instalao de um novo governo eram propcias. Quais dentre os fatos relacionados abaixo esto relatados corretamente e contriburam para a queda da monarquia e a implantao do regime republicano? I - A Revolta da Armada, um movimento revolucionrio ocorrido no Rio de Janeiro sob o comando do almirante Custdio de Melo, teve como principal motivo a rivalidade entre Exrcito e Marinha. Enquanto o Exrcito era constitudo por elementos pertencentes s camadas mdias, os quadros da Marinha eram preenchidos, geralmente, pela aristocracia privilegiada oriunda da monarquia, cujos vencimentos eram superiores ao do Exrcito. II - Durante a Guerra do Paraguai, os soldados brasileiros mantiveram contato com os militares platinos e perceberam que o Brasil era o nico pas americano monrquico e escravocrata. A Argentina, o Uruguai e o Paraguai j haviam abolido a escravido e eram republicanos. A guerra contribuiu para aumentar entre os militares tanto o ideal abolicionista como o republicano. III - A propaganda do positivismo, cujo principal entusiasta foi Benjamim Constant, que, alm de militar era professor da Escola Militar, contribuiu para a queda da monarquia e a formao do iderio republicano. Para os militares adeptos dessa corrente filosfica, a salvao do pas estaria nas mos do Exrcito, pois somente essa instituio seria

36

capaz de promover a ordem, a disciplina e a organizao necessria para promover o progresso. IV- Em 13 de maio de 1888, a princesa Isabel de Bragana sancionou a Lei urea que aboliu oficialmente o trabalho escravo no Brasil. O fim da escravido foi o resultado das transformaes econmicas e sociais que comearam a ocorrer a partir da segunda metade do sculo XIX e culminaram com a crise do Segundo Reinado e a consequente derrocada do regime monrquico. V- A Guerra Cisplatina, ocorrida durante o Segundo Reinado, tambm contribuiu para aumentar a impopularidade do regime monrquico. Grande parte da populao no via com bons olhos a guerra, pois alegava que no existia nada que ligasse a Cisplatina ao Brasil. Colonizada pelos espanhis, a provncia possua lngua, costumes, tradies e at moeda diferente. Apesar da opinio pblica em contrrio, o imperador contraiu emprstimos com a Inglaterra e manteve o pas na guerra. Quais esto corretas? (A) Apenas a I, a II e a III. (B) Apenas a I, a III e a IV. (C) Apenas a II, a III e a IV. (D) Apenas a II, a IV e a V. (E) Apenas a III, a IV e a V. 49. O Brasil demorou tanto tempo para entrar na guerra foram dois anos entre a declarao e o combate que surgiu a brincadeira: os brasileiros s vo lutar quando a cobra fumar, ou seja, nunca. Quando o embarque foi confirmado, o smbolo da Fora Expedicionria Brasileira (FEB) no podia ser outro: uma cobra fumando. (Revista Super Interessante setembro de 2010 Pearl Harbor no Brasil) So corretas as alternativas abaixo relacionadas com a participao do Brasil na Segunda Guerra Mundial, com exceo de uma. Assinale-a: (A) A FEB embarcou para a Itlia em agosto de 1944, j durante o governo de Eurico Gaspar Dutra, onde lutou at a rendio do Eixo, em 1945. (B) Para afastar a Alemanha, parceira comercial e ideolgica do Brasil, os norteamericanos se esforaram: criaram o Z Carioca e financiaram a construo da Companhia Siderrgica Nacional, em Volta Redonda (RJ), e at prometeram um papel de destaque para o Brasil numa futura ONU.

37

(C) A entrada do Brasil na Guerra, ao lado dos pases aliados, favoreceu o crescimento das foras polticas nacionais que lutavam pela liberalizao e democratizao do pas. (D) A participao da FEB, apoiando os pases aliados na luta contra o nazi-fascismo, foi um dos fatores que contriburam para o fim do Estado Novo, j que os aliados defendiam um regime democrtico contra o totalitarismo. (E) Aps submarinos alemes terem afundado navios mercantes brasileiros, o Brasil declarou guerra ao Eixo, em agosto de 1942. Dois anos depois, enviou a FEB Itlia, sob o comando do general Joo Batista Mascarenhas de Moraes. Nos campos italianos, os pracinhas brasileiros, incorporados ao exrcito norte-americano, lutaram em diversas batalhas como Monte Castelo e Montese. 50. Da Alemanha ao Japo, os levantes estudantis que se espalharam pelo planeta fizeram de 1968 um ano que entrou para a histria como smbolo de um perodo conturbado e utpico (...) Sufocado por um mundo burocratizado e repressivo, os jovens franceses tomaram as ruas em maio de 68 para lutar pela liberdade de viver de uma formal diferente. (Revista Histria Viva nmero 54 1968 o ano zero de uma nova era) No Brasil, o ano de 1968 comeou no dia 28 de maro. a data do assassinato do estudante secundarista Edson Lus pela polcia, em uma manifestao no Rio de Janeiro. Qual das alternativas abaixo descreve de forma correta, acontecimentos ocorridos no Brasil durante o governo de Arthur da Costa e Silva (1967-1969)? (A) Os estudantes foram duramente atingidos pelo autoritarismo da ditadura militar. A aplicao da Lei Suplicy provocou espancamento de estudantes, inmeras prises, demisses de professores, o fechamento de entidades estudantis e a invaso de universidades e faculdades. O governo baixou mais um ato institucional, o AI-2, estabelecendo eleies indiretas para presidente da Repblica. (B) A cidade do Rio de Janeiro respondeu morte de Edson Lus com a Passeata dos Cem Mil, a maior manifestao popular realizada, at ento, contra o regime militar. Em 1968 foi editada a mais terrvel de todas as medidas de exceo da ditadura militar: o Ato Institucional nmero 5. Com base no AI-5, o presidente podia fechar por tempo ilimitado o Congresso Nacional, as Assembleias Legislativas e as Cmaras Municipais. (C) O governo Costa e Silva foi marcado por passeatas estudantis, em protesto contra a ditadura militar. Foi criado nesse governo o Servio Nacional de Informao (SNI), o novo rgo passou a ser de grande utilidade para o regime militar, orientando a represso. O governo extingue os partidos polticos e cria o bipartidarismo: a 38

Aliana Renovadora Nacional (ARENA), representando o governo, e o Movimento Democrtico Brasileiro (MDB), a chamada oposio consentida. (D) Durante o governo Costa e Silva, o pas passaria pelo perodo mais repressivo de todos os governos militares. Os atos de guerrilha urbana atingiram o auge nessa poca. Na regio do Araguaia, organizou-se a guerrilha que pretendia derrubar o governo fora. O AI-5 continuaria vigorando e nenhuma medida abrandaria a ditadura plena imposta aps sua decretao. As passeatas estudantis, assim como as manifestaes populares contra o regime militar, estavam proibidas, mas continuavam a acontecer. (E) Durante o governo Costa e Silva, Wladimir Herzog, diretor de jornalismo da TV Cultura de So Paulo, foi encontrado morto em sua cela. Na verso oficial, o jornalista havia se suicidado. O ato representou uma denncia violncia praticada nos pores da ditadura, resultando em manifestaes populares e estudantis.

51. Quando o primeiro dos 135 milhes de brasileiros aptos a votar nestas eleies tocar a urna na manh do dia 3 de outubro, aquela caixinha branca digital no registrar apenas um voto. Registrar a histria. Ser o incio da maior eleio j feita no Brasil. Pela 12 vez desde que o pas estabeleceu eleies livres e universais, em 1988, os brasileiros escolhero seus representantes, num processo que transcorre de modo tranquilo, seguro e gil, graas eficincia da justia eleitoral e robustez das urnas eletrnicas. (Revista Veja, 28 de julho de 2010 A eleio dos 135 milhes)

Nunca antes na histria deste pas tantos brasileiros puderam votar. mais um atestado de fora da democracia brasileira, que percorreu um longo e tortuoso caminho at o sufrgio universal plenamente democrtico Sobre o processo eleitoral brasileiro, nos diferentes perodos da nossa histria, podemos afirmar que: I - Embora a Constituio de 1824 fosse mantida, as reformas eleitorais empreendidas durante o reinado de D. Pedro II possibilitaram a participao ampla das diversas camadas sociais no processo de escolha de deputados e senadores. II - A Constituio de 1946, a quarta do perodo republicano, manteve a proibio de voto aos analfabetos. Com base nessa Carta, as mulheres j poderiam receber votos e eleger candidatos. Anos depois, o golpe militar de 1964 e a ditadura que se seguiu puseram fim s eleies para presidente. III - Durante a vigncia da Constituio de 1937, com uma legislao eleitoral bastante avanada para poca, havia o direito de voto a todos os brasileiros maiores de dezoito anos. 39

IV - Com o deputado Ulysses Guimares frente, a Constituinte de 1988 transformou o Brasil numa democracia de massa: eleger seus representantes tornou-se um direito de todos. A nova Carta permitiu o voto facultativo aos jovens a partir dos 16 anos. V - O sistema eleitoral expresso na Constituio de 1891, a primeira da Repblica, concedia direito de voto masculino, no secreto, a todos aqueles que fossem maiores de 21 anos e comprovassem sua alfabetizao. A pssima condio da educao nacional fazia com que a exigncia de alfabetizao deixasse a grande maioria dos brasileiros alheia ao pleito. Alm disso, o voto no secreto era outro dispositivo que impedia o exerccio autnomo das escolhas polticas. Quais esto corretas? (A) Apenas a I, a II e a IV. (B) Apenas a I, a III e a V. (C) Apenas a II, a IV e a V. (D) Apenas a II e a V. (E) Apenas a IV e a V. 52. A palavra mecenas usada para referir-se aos patrocinadores das letras, das artes, das cincias e dos sbios. A origem dos termos mecenas e mecenato remonta (A) Grcia, mais precisamente a Atenas no sculo V a.C, considerado o sculo de ouro, assim conhecido graas atuao de Mecenas, grande incentivador dos destacados teatrlogos squilo, Sfocles, Aristfanes e Eurpedes. (B) a Roma, no sculo I, conhecido na literatura como o sculo de ouro do Imperador Augusto, graas ao seu ministro Mecenas, que, por seu grande interesse pelas artes, apoiou, entre outros, escritores como Horcio e Virglio. (C) Alta Idade Mdia, no Renascimento Carolngio durante o sculo VIII, quando Mecenas, amigo do Imperador Carlos Magno, reuniu sbios a fim de dar impulso s letras e s artes com a fundao da Escola Palatina. (D) Baixa Idade Mdia, no sculo XII, quando surgiu o trovadorismo exaltando a cultura cavalheiresca, cujo maior incentivador foi Mecenas, conhecido protetor dos poetas e cantores da poca. (E) ao Renascimento italiano, no incio do sculo XIV, quando Mecenas patrocinava artistas e cientistas objetivando no s a promoo pessoal, mas tambm proveitos culturais e econmicos. 53. A necessidade de proteger as foras econmicas do Estado e incentiv-las no maior grau possvel, como base da sua defesa e expanso, traduziu-se numa poltica econmica que se chamou Mercantilismo, por se basear no comrcio. 40

O Mercantilismo [...] se constituiu em um conjunto de medidas prticas que foram adotadas ao longo de quase trs sculos de vigncia do sistema. [...] Alguns historiadores entenderam erradamente que a finalidade principal do Mercantilismo era o entesouramento do dinheiro. Os autnticos mercantilistas nunca pensaram que os metais preciosos pudessem ser riqueza mas, antes, fonte de riqueza, mediante um investimento adequado. Por isso eles defenderam a balana comercial favorvel, o desenvolvimento de companhias comerciais ultramarinas de manufaturas e uma poltica alfandegria protecionista dos interesses nacionais. (VASQUEZ DE PRADA, Valentin. Histria econmica mundial. Porto: Livraria Civilizao Editora, v.1, 1977, p.233) O Mercantilismo consistia num conjunto de medidas econmicas colocadas em prtica ao longo do perodo de transio feudalismo/capitalismo (sculo XV ao XVIII). De acordo com o texto e seus conhecimentos sobre o assunto assinale as afirmaes corretas com relao s prticas mercantilistas. I. Teoria da balana de comrcio: admitia-se a sada de metais preciosos, desde que a balana de comrcio fosse credora e, para isso, buscava-se manter o nvel das importaes superior ao das exportaes. II. Metalismo: acumulao de estoques de metais preciosos, entendidos como um meio de se alcanar a riqueza e a prosperidade, e no um fim em si mesmo. III. Formao das companhias de comrcio: em funo da importncia do comrcio martimo e da produo colonial, o Estado incentivou a formao de Companhias Privilegiadas de Comrcio, beneficiadas por monoplios. IV. Protecionismo alfandegrio: tratava-se de restringir ao mximo a entrada de produtos estrangeiros, objetivando a proteo do artigo nacional e dos mercados nacionais. V. Liberdade econmica: a livre iniciativa e a liberdade econmica eram fundamentais para garantir o fortalecimento dos Estados Nacionais.

41

Quais esto corretas?

(A) Apenas a I e a II. (B) Apenas a I, a II e a III. (C) Apenas a II, a III e a IV. (D) Apenas a III, a IV e a V. (E) Apenas a I, a II, a III e a V. 54. Em 1789 os revolucionrios franceses evocaram o lema Libert, Egali, Fraternit (Liberdade, Igualdade e Fraternidade), em um dos maiores movimentos sociais e polticos da histria do Ocidente. A Revoluo Francesa veio coroar a longa crise do Antigo Regime. Entre as causas que contriburam para a ecloso da Revoluo Francesa no se encontra (A) o absolutismo de Lus XVI, alicerado na teoria do direito divino dos reis, que passou a ser contestado por j demonstrar marcas de esgotamento. (B) o dficit pblico, ou seja, o governo gastava mais do que arrecadava, em razo sobretudo da m administrao e dos privilgios da nobreza e do clero. (C) o enorme custo das guerras empreendidas pelos Bourbons como a Guerra dos Sete Anos e a Guerra de Independncia dos Estados Unidos, que levaram o pas a uma insolvel crise financeira. (D) a recusa do primeiro e do segundo estado em continuar a obedecer s regras de uma ordem excludente, pois sustentavam com tributos toda a estrutura administrativa, as foras armadas e os privilgios da luxuosa corte francesa. (E) a crise agrcola oriunda do crescimento demogrfico, dos entraves feudais e das ms condies climticas, que ocasionou acentuada elevao do preo do po, tornando-o quase proibitivo populao de baixa renda.

42

Analise com ateno os textos abaixo. Texto I.

Disponvel em: <http://zurdo-zurdo.blogspot.com/2008/04/coero-e-consenso-napoltica.html>. Acesso em 11/10/2010.

Texto II. O processo de industrializao, isto , de constituio de indstrias (ou fbricas)- com suas instalaes, maquinaria e operrios- teve incio na Inglaterra em meados do sculo XVIII e estendeu-se para outros pases a partir do sculo XIX. (COTRIM, Gilberto. Histria Global. So Paulo: Saraiva, 2008, pg. 313)

Texto III. Por Revoluo Industrial convencionou-se designar o processo de transformaes econmicas e sociais, caracterizadas pela acelerao do processo produtivo e pela consolidao da produo capitalista. (BERUTTI, Flvio. Tempo e Espao. Histria: Saraiva, pg. 291)

55. A introduo do sistema de fbricas e a crescente mecanizao das foras produtivas ocasionaram profundas modificaes nas relaes de produo e no mundo do trabalho. De acordo com os textos e seus conhecimentos sobre as caractersticas gerais do novo processo de produo introduzido pela Revoluo Industrial, incorreto afirmar que:

43

(A) Surgiu um novo tipo de trabalhador, o operrio, que trabalha em conjunto no interior das grandes fbricas, realizando uma produo em que predomina a mais intensa diviso do trabalho. (B) O resultado da diviso do trabalho foi a alienao crescente do operrio, cada vez mais afastado do produto final do seu esforo, pois perdeu a viso global do processo de produo. (C) Ocorreu a definitiva separao entre capital e trabalho, pois o proprietrio dos meios de produo no o produtor direto. (D) O sistema de fbricas socializou a produo, muito embora tenha sido responsvel pela concentrao de riquezas nas mos dos capitalistas. (E) O controle tcnico do processo de produo passou para as mos do operrio no momento em que se instituiu a diviso e o parcelamento do trabalho.

56. A consolidao do capitalismo, aps a Guerra de Secesso. favoreceu o expansionismo imperialista norte-americano para a Amrica e sia. Considere as seguintes afirmaes referentes poltica adotada pelos Estados Unidos em relao Amrica, no decorrer do sculo XIX e incio do sculo XX. I. A Doutrina do Destino Manifesto justificava que os norte-americanos foram escolhidos pelo destino para prestarem ajuda econmica e apoio poltico Amrica, visando ao seu desenvolvimento. II. O Corolrio Roosevelt inaugurou a poltica do Big Stick, sintetizada pela fala do presidente Theodore Roosevelt, referindo-se s relaes com a Amrica Latina: Devemos falar macio mas carregar um grande porrete. III. A Emenda Platt foi acrescentada na Constituio de Cuba, por imposio dos Estados Unidos e institua o direito de interveno dos norte-americanos no pas, alm de conceder uma rea de 117 quilmetros quadrados, a baa de Guantnamo, ainda hoje base militar americana em solo cubano. Qual(is) est(ao) correta(s)? (A) Apenas a I. (B) Apenas a III. (C) Apenas a I e a II. (D) Apenas a I e a III. (E) Apenas a II e a III.

57. A Guerra Fria repercutiu seriamente na poltica interna dos dois pases envolvidos: Estados Unidos e Unio Sovitica. O temor do avano do socialismo no mundo resultou 44

no aprofundamento da intolerncia poltica e ideolgica em pases capitalistas, a exemplo dos Estados Unidos, onde, no incio da dcada de 1950, difundiu-se a ideia de que qualquer oposio ao governo era sinal de antiamericanismo ou comunismo, produto de sabotagem e traio nacional. Julgue as afirmaes referentes aos acontecimentos do perodo e assinale as verdadeiras. (01) Diante da radicalizao poltica internacional, o senador Joseph MacCarthy iniciou uma verdadeira caa s bruxas, forjando processos e delaes e disseminando o pnico comunista pela sociedade. (02) Qualquer pessoa, desde simples cidados at intelectuais, polticos, cientistas e artistas, suspeita de simpatia aos soviticos podia ser vtima de perseguio, demisso ou priso indiscriminada. (04) O macarthismo teve incio no governo do presidente Harry Truman, que tomou medidas para tentar deter a Guerra Fria, tais como a execuo do Plano Marshall e a criao da Doutrina Truman. (08) O macarthismo atingiu seu auge com o caso Rosenberg, a priso, o julgamento e a execuo do casal de cientistas judeu Ethel e Julius Rosenberg, acusado de passar segredos da bomba atmica aos soviticos. (16) O Congresso dos Estados Unidos, por meio do comit de Atividades Antiamericanas, investigou a infiltrao comunista em Hollywood, afastando dezenas de atores, diretores e roteiristas talentosos, muitas vezes denunciados por seus prprios colegas.

A soma dos nmeros que precedem as afirmaes corretas : (A) 11 (B) 15 (C) 22 (D) 27 (E) 28

58. Uma Alemanha sem fronteiras 20 anos da reunificao

45

Em meio a protestos e lembranas, a Alemanha celebra os 20 anos de sua reunificao em clima de festa e reflexo. Unio? E direitos? E liberdade? Algum deveria colocar um detector de mentiras no Parlamento. Para movimentos principalmente ligados aos desempregados, preciso lembrar-se dos problemas da Alemanha no dia da reunificao, e no apenas celebrar.

No dia 3 de outubro de 2010, a Alemanha comemorou os 20 anos da sua reunificao.[...] A festa de trs dias marcou um momento em que a Alemanha luta para se reconstruir como nao unificada. Aps mais de 40 anos de separao, o pas voltou a ser um s em 1990. [...] Com a abertura da fronteira e a posterior unificao das duas Alemanhas sob o cunho do capitalismo, as diferenas entre os dois lados se tornaram evidentes. Uma pesquisa realizada pelo German Marshall Fund (GMF) em 2008 revelou que apenas 41,3% dos alemes da parte oriental e 59,8% da parte ocidental acreditam que os dois lados so equivalentes. Alm disso, 64% dos alemes orientais se consideram cidados de segunda classe. Com taxas de desemprego e qualidade de vida diferentes, evidente que a Alemanha ainda tem dificuldades em realmente se considerar um pas unificado.
Disponvel em <http://www.cartacapital.com.br/internacional/uma-alemanha-sem-fronteiras-%E2%80%9320-anos-da-reunificacao> Acesso em 11/10/2010.

Considere o enunciado abaixo e as trs propostas para complet-lo. A reunificao da Alemanha I. fez parte de um conjunto de acontecimentos que provocou impactos no sistema mundial, tais como a desintegrao da Unio Sovitica, concretizada a partir da perestroika e da glasnost e o colapso do socialismo real no Leste europeu. II. evidenciou as desigualdades citadas no texto, cuja origem remonta diviso da Alemanha, aps a Segunda Guerra Mundial: enquanto a RDA vivia o socialismo financiado pela Unio Sovitica, a RFA organizou-se em moldes liberais, sob a hegemonia dos Estados Unidos. III. insere-se no contexto que levou ao fim da Guerra Fria, momento em que se alteraram as relaes polticas e econmicas internacionais com a edificao de uma geopoltica bipolarizada, concretizada pelo antagonismo entre capitalismo e socialismo.

46

Qual(is) est(o) correta(s)? (A) Apenas a I. (B) Apenas a III. (C) Apenas a I e a II. (D) Apenas a I e a III. (E) Apenas a II e a III.

47

48

49

Potrebbero piacerti anche