Sei sulla pagina 1di 14

1

FACULDADE DE TECNOLOGIA SENAI CIMATEC

BRUNO LOPES FELIPE ALVES MURILO NASCIMENTO PAULO HENRIQUE TARCIO CARVALHO

RELATRIO DA AULA PRTICA DE FSICA EXPERIMENTO: DENSIDADES

SALVADOR 2013

SUMRIO Sumrio
1. RESUMO: ................................................................................................................................... 3 2. OBJETIVOS ................................................................................................................................. 3 3. INTRODUO ............................................................................................................................ 3 4. MODELO TERICO..................................................................................................................... 4 5. MATERIAIS ................................................................................................................................. 5 6. METODOLOGIA.......................................................................................................................... 6 7. RESULTADOS E DISCUSSES...................................................................................................... 7 8. CONSIDERAES FINAIS .......................................................................................................... 11 9. ANEXOS ................................................................................................................................... 12 10. REFERNCIAS ....................................................................................................................... 134

1. RESUMO
Particularmente no campo da engenharia, os instrumentos de medio so muito teis para a qualidade de produtos. No laboratrio de fsica mecnica, os alunos utilizaram dois equipamentos: o paqumetro e uma balana digital, cuja preciso de 0,05mm e 0,1g respectivamente. Com esses instrumentos pode-se calcular a densidade do material para poder identifica-lo. Um dos materiais foi uma esfera de plstico, cuja densidade encontrada foi de e um cilindro metlico, cuja densidade encontrada foi de

8,35g/cm

2. OBJETIVOS
Os objetivos deste experimentam so: Medir a dimenso dos objetos (Esfera e cilindro metlico) para realizar o clculo do volume e densidade, os seus respectivos erros e identificar os materiais.

3. INTRODUO
No laboratrio de mecnica do SESI, ao lado da Faculdade de Tecnologia SENAI Cimatec, o grupo de alunos do curso de Engenharia Mecnica da turma 35614, sob a orientao do Professor Dr. Daniel, utilizaram instrumentos de medies bsicos, e mais comuns, tais como o paqumetro e balana. O paqumetro um instrumento usado para medir as dimenses lineares internas, externas e de profundidade de uma pea. Existem muitos tipos de paqumetro tais como: o paqumetro universal com relgio, o com relgio, o com bico mvel, o de profundidade, o duplo, o digital e o que utilizamos o universal. O ltimo instrumento utilizado foi a balana digital a qual usamos para medir a massa dos objetos, existem muitas balanas que poderiam calcular com ainda maior preciso, como a balana analtica. Com o avano da tecnologia, cada vez mais se torna necessrio o uso de equipamentos mais precisos e confiveis. Uma medio feita com instrumento pouco calibrado acarretar na perda de uma pea ou acabar com todo um projeto, comprometendo assim at a vida de pessoas. Tudo isso torna a medio algo de muita relevncia e importncia, desde os tempos mais antigos. As pessoas j usavam da medio, como na construo de habitaes, moldagem de roupas, troca de alimentos ou matria prima, enfim, a medio j algo muito antigo e necessrio, independente d rea na qual realizada. Uma medio bem feita poder trazer como consequncia um lucro a mais do que o previsto, uma economia em operaes e manutenes, porm quanto maior a preciso das medidas maior o custo do instrumento.

4 Como exemplo tem-se a mquina de medir por coordenada (MMC) que mede com uma preciso muito maior (resolues de 0,1 a 2 m), mas implica em um custo bem elevado de operao. A densidade de um corpo dada pela razo da sua massa e volume. A unidade da densidade no Sistema Internacional de Unidades (SI) o kg/m. No se pode confundir a densidade com massa especfica, pois esta utiliza apenas substncias puras. Para o calculo, depende nica e exclusivamente da massa e volume do corpo, sendo assim, corpos de diferentes formatos e materiais tem densidades diferentes. Os objetivos so compreender a importncia das medies na vida acadmica e profissional de um engenheiro mecnico. Entender a utilizao dos instrumentos mais comuns de medies, bem como calcular o erro de medida e sua propagao, na determinao das grandezas fsicas obtidas indiretamente pelo clculo, tudo isto com intuito de calcular a densidade dos materiais utilizados, a esfera e o cilindro metlico.

4. MODELO TERICO
No decorrer do experimento, vimos a necessidade do uso de um modelo terico para calcularmos o erro do instrumento, das medidas e a propagao dos mesmos, e esse modelo utilizado foi o da Teoria dos Erros. Os dados esto sempre afetados por algum tipo de erro, seja este causado pela qualidade do instrumento (ou falta de um apropriado), falta de cuidado ou ateno do observador em questo ou simples erros estatsticos. Sendo assim, utiliza-se a teoria dos erros, que consiste em uma teoria de clculo de medies que categoriza esses tipos de erro e equaciona os resultados de forma que o nmero obtido seja no uma media, mas sim um intervalo de valores ao redor da mdia dentro do qual o valor verdadeiro tem uma alta probabilidade de ser encontrado, tendo em vista que impossvel medir o valor exato de uma gandreza com um conjunto finito de medidas. Para o calculo da densidade e do erro utilizou-se das seguintes frmulas: ( Explicar um pouco da frmula acima. Alm desta, usamos tambm formulas de propagao de erro para calcular o volume, a altura e a rea dos objetos mensurados: ) ( )

5. MATERIAIS
Para a realizao deste experimento, foram utilizados os instrumentos: paqumetro e uma balana digital. Os objetos mensurados foram uma esfera e um cilindro metlico.

Figura 1 (Paqumetro, preciso de 0,05mm)

Figura 2 (Balana digital, preciso de 0,1g)

Figura 4 (Esfera plstica)

Figura 5 (Cilindro metlico)

6. METODOLOGIA
Tivemos o cuidado de utilizar a medida da metade do erro do instrumento, pois necessitvamos de uma medida mais precisa, visto que utilizamos poucos testes neste experimento. preciso ter cuidado no manuseamento dos instrumentos, pois como so calibrados pelo INMETRO, qualquer tombo poder comprometer a qualidade e a confiabilidade do aparelho. Temos que ter preocupao com os clculos tambm, temos que adaptar o clculo para as medidas que possumos, sem fazer aproximaes antes do trmino dos clculos, e tendo em mente a utilizao dos nmeros de algarismos significativos correspondente ao resultado final do clculo. A metodologia aplicada durante todo o experimento foi a de observao direta, atravs do uso de materiais de medio e da aplicao dos clculos para encontrar o erro de propagao, visto que os erros do equipamento e do clculo j foram calculados, encontrando assim seu volume e sua densidade como resultado final.

7. RESULTADOS E DISCUSSES
ESFERA Medidas 1 2 3 4 5 Media Dimetro (mm) 25,20 25,20 25,15 25,50 25,60 25,33 mm Massa (mm) 10,0 10,0 10,0 10,0 10,0 10,0 g Volume (mm) Erro
Tabela 2 Erros da esfera

Volume (mm) 8379,16 8379,16 8379,38 8681,99 8784,53 8509,50 mm

Densidade (g/cm)

1,18 g/cm

Tabela 1 Medidas da esfera

Densidade (g/cm)

O calculo do volume dado por medida dada em g/cm)

) e o da densidade

(sendo sua

CALCULO DO ERRO DO VOLUME E DA DENSIDADE Erro do volume: Para o erro do volume da esfera utilizamos da seguinte formula Onde o erro sistemtico das medidas do dimetro e o a derivada do volume multiplicado pelo erro do paqumetro, que de = 0,05 mm.

Assim temos que Erro da densidade:

Para o erro da densidade utilizamos da seguinte formula: (

Onde

o erro da balana, que de 0,1g. Logo temos que:

CILINDRO Medidas 1 2 3 4 5 Mdia Diam. int.(mm) 2,70 2,75 2,75 2,75 2,80 2,75
Altura (mm) Medida Erro 11,99

Diam. ext. (mm) 25,45 25,50 25,50 25,50 25,50 25,49


rea externa (mm) 510,30

Altura (mm) 11,95 12,00 12,00 12,00 12,00 11,99

Massa (g) 50,5 50,5 50,5 50,5 50,5 50,5


Volume externo (mm) 6118,25

Volume (mm) 6010,60 6057,19 6057,19 6057,19 6057,19 6047,33


Volume total (mm)

Densidade (g/cm)

8,35
Densidade (g/cm) 8,35

Tabela 3 Medidas do cilindro

rea interna (mm) 5,94

Volume interno (mm) 71,22

6047,33

Tabela 4 Medidas da altura, das reas e volumes e seus erros.

O calculo do volume dado por ( ) , sendo h = altura e sua medida dada em mm, e o da densidade , sendo sua medida dada em g/cm. CALCULO DO ERRO DA ALTURA, DO VOLUME E DA DENSIDADE. Erro da altura (h): Para poder calcular o erro do volume precisamos do erro da altura Onde o erro sistemtico das alturas e ( Erro do Volume do Cilindro: Para calcular o erro do volume do cilindro foi necessrio o calculo tanto de seu volume interno, quanto do seu volume externo, para que assim achar seus respectivos erros e soma-los. Erro do volume Interno (Vi) e rea interna (Ai): ( ) ) ( o erro do paqumetro, 0,05mm )

Erro Volume interno (sendo Ai = rea da base interna)

( O erro da rea interna calculada por

Sendo o erro sistemtico das medidas internas do cilindro e a derivada da rea ( ) multiplicada pelo erro do paqumetro. Assim temos que ( ) ( )

Com isso, pode-se calcular o erro do volume interno ( ) ( )

Erro do volume externo (Ve) e da rea externa: ( )

Erro Volume externo (sendo Ae = rea da base externa) ( O erro da rea externa calculada por Que calculada da mesma forma da rea interna, usando os valores medidos da rea externa. ( ) ( ) ) ( )

Com isso, pode-se calcular o erro do volume interno ( ) ( )

Assim, aps os clculos do erro interno e externo, pode-se calcular o erro do volume, que a soma dos erros. ( ) ( )

10 Erro da densidade: Para o erro da densidade usou-se da seguinte frmula ( Sendo e

o erro da balana que dado por 0,1g, temos que

DISCUSSES DOS RESULTADOS

Com a densidade da esfera de o material da esfera se equipara com vrios materiais plsticos encontrados na tabela em anexo, isso est ligado ao fato de seu erro ter sido muito grande. O mesmo ocorre com o material do metal, cuja densidade 8,35g/cm ficando seu material entre cobalto, cobre, cromo, entre outros, isso devido a grande taxa de erro encontrada, o que faz com que a preciso na hora de reconhecer o material, pela densidade, no seja muito exato.

11

8. CONSIDERAES FINAIS
Conclui-se que os erros so sempre acumulativos. Eles comeam desde o momento em que o operador tira as medidas, juntamente com o erro dos instrumentos, at o momento dos clculos e vo sempre se acumulando, atravs das frmulas de propagao de erro. Esses erros iro determinar, no relatrio, o quanto a densidade variou e assim poder determinar o material atravs desta. A densidade encontrada para a esfera e o cilindro metlico, juntamente com o seu erro, fez com que o material ficasse muito difcil de ser determinado com uma boa preciso, isso tudo est relacionada com o erro que encontramos para ambos materiais. Por isso a importncia de uma boa preciso na hora das medidas, para que erros muito grandes sejam evitados, evitando, assim, uma maior dificuldade na hora de se analisar um tipo de material.

12

9. ANEXOS

13

TABELA DE DENSIDADE DE METAIS


(extrado de Chemistry, Molecules, Matter and Change, Atkins e Jones, 3a. ed., p.A18)

METAL Alumnio Brio Berlio Bismuto Cdmio Clcio Csio Crmio Cobalto Cobre Glio Ouro Ferro Chumbo Ltio Magnsio Mangans Nquel Estanho Platina Paldio Mercrio Prata Titnio Tungstnio Urnio Zinco

DENSIDADE (g.cm-3) 2,70 3,59 1,85 8,90 8,65 1,53 1,87 7,19 8,80 8,93 5,91 19,28 7,87 11,34 0,53 1,74 7,47 8,91 7,29 21,45 12,00 13,55 10,50 4,55 19,30 18,95 7,14

14

10. REFERNCIAS
MAIA, Ana Figueiredo; VALRIO, G. Ernesto; MACEDO, S. Zlia, Laboratrio de Fsica A (Modelo de relatrio), Universidade Federal de Sergipe (UFS), CESAD, (2009). ARAUJO, L.E.E.; TURTELL,A. Estrutura de Relatrio (Como escrever um relatrio). Apostila. 2012. CRUZ, H.B. Carlos; FRAGNITO, L. Hugo; COSTA, F. Ivan, MELLO, A. Bernardo, Guia para Fsica Experimental Caderno de Laboratrio, Grficos e Erros. Instituto de Fsica (IFGW), Unicamp, (1997). CRUZ, H.B. Carlos; FRAGNITO PAQUMETRO; Disponvel em: <http://pt.wikipedia.org/wiki/Paqu%C3%ADmetro> Acesso em 12. Jun. 2013. BALANA DE PRECISO. Disponvel em: <http://pt.wikipedia.org/wiki/Balan%C3%A7a_(instrumento)> Acesso em: 12. Jun. 2013. KASCHNY J.R; Paqumetro. Uso em Laboratrio de Fsica Bsica. Disponvel em: < http://physika.info/physika/documents/micropaq.pdf> Acesso em: 12 jun. 2013. Tabela de densidade dos metais. Disponvel em: <http://www.euroaktion.com.br/Tabela%20de%20Densidade%20dos%20Materiais.pdf> Acesso em: 25 jun. 2013.

Potrebbero piacerti anche