Sei sulla pagina 1di 5

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE-UFRN CENTRO DE ENSINO SUPERIOR DO SERID-CERES-CAIC DEPARTAMENTO DE HISTRIA DO CERES-DHC DISCIPLINA: ESTGIO SUPERVISIONADO

EM HISTRIA III DOCENTE: DIEGO MARINHO DE GIS DISCENTE: VANILDA DE ARAJO CAMPELO

RESENHA DOS PCNS DO ENSINO MDIO DE HISTRIA

CAIC-RN FEVEREIRO DE 2014

PCNS DE HISTRIA DO ENSINO MDIO


Vanilda de Arajo Campelo1 Os PCNs2 do Ensino Mdio em Histria, propem o por que ensinar essa disciplina. No momento que essa disciplina integra-se a rea de Cincias Humanas e suas Tecnologias, diz que possibilita ampliar os estudos sobre as problemticas contemporneas, o que vai permitir aprofundar temas estudados no Ensino Fundamental, direcionando para aspectos da vida em sociedade e as transformaes do processo histrico. Devido o momento que se est vivendo, o papel das disciplinas que compem as Cincias Humanas, deve ser entendido em sua dimenso mais ampla envolvendo uma cultura educacional. Atualmente a nossa sociedade encontra-se em um momento marcada por altos consumos e o uso das mais variadas tecnologias, o que acaba por modificar as concepes polticas e referentes s aes humanas nos espaos pblicos e privados. Essas constataes implicam delimitar o papel do educador da rea em Histria, no que se refere a possibilidade de adquirir um Ensino Mdio com carter humanista. Os currculos atuais indicam as transformaes paradigmticas do campo do conhecimento histrico como um todo. As aproximaes entre a histria ensinada e a produo acadmica concebida a partir dos anos 70, no entanto, apontam para as dificuldades de consensos e ou definies simplificadas sobre os contedos e mtodos de ensino. Os PCNs, diz que ocorre um debate intenso acerca de antigos e novos temas, o que podemos observar com a introduo da histria social e cultural, na qual rearticular a histria econmica e poltica. Com isso, podemos perceber o novo objeto de estudo, como o caso das mulheres, crianas, grupos tnicos e diversos meios da sociedade, sujeitos do seu tempo histrico. O que podemos acompanhar que a produo historiogrfica busca um dilogo com seu tempo a pesquisa histrica esfora-se atualmente por situar as articulaes entre a micro e a macro-histria, buscando nas singularidades dos acontecimentos as generalizaes necessrias para a compreenso do processo histrico.

Aluna do Curso de Histria em Licenciatura Plena da Universidade Federal do Rio Grande do Norte. CeresCaic. Atualmente cursando o stimo perodo. 2 Parmetros Curriculares Nacionais.

Os Parmetros visa o que e como devemos ensinar histria, o que nos levar a pensar temas onde devemos considerar as pluralidades de sujeitos, onde podemos fazer uma Nova Histria, uma histria vista de baixo. Na discusso podemos ter o conhecimento que a pesquisa histrica passou a considerar novas fontes como documentos alm da escrita, aperfeioando mtodos de interpretao que abrangem os vrios registros produzidos. A comunicao entre os homens, alm de escrita, oral, gestual, sonora e pictrica. A Nova Histria contribui para as indagaes referentes ao funcionamento da sociedade de maneira a integrar as multiplicidades temporais, espaciais, sociais, econmicas e culturais presentes em uma coletividade, destacando investigaes sobre a histria das mentalidades na interpretao da realidade e das prticas sociais. O que vai possibilitar uma redefinio da histria cultural. Na aproximao que a disciplina histria tem com a antropologia se deu uma nova abordagem histricas, o que pode-se considerar muito importante, pois se tem um novo olhar sobre as manifestaes artsticas e culturais na forma de comunicao entre as mais diversas sociedades. Durante esse processo de transformaes e abordagens histricas, metodologias diversas foram sendo introduzidas, que acaba por redefinir o papel da documentao, Os documentos deixaram de ser considerados apenas o alicerce da construo histrica, sendo eles mesmos entendidos como parte dessa construo em todos seus momentos e articulaes. Passou a existir a preocupao em localizar o lugar de onde falam os autores dos documentos, seus interesses, estratgias, intenes e tcnicas. Os PCNs coloca como sendo de suma importncia durante a transio para o Ensino Mdio, as questes relativas a leitura, contextualizao, anlise das diversas fontes e testemunhos das pocas passadas. Com isso relevante o professor de histria saber discute essas questes, pois devemos criar um cidado crtico. Partindo da perspectiva de que se deve levar em considerao diferentes agentes sociais, abre-se um produtivo campo na produo interdisciplinar. Nesse sentido a interdisciplinaridade est inserida na formao dos cidados, e com isso importante considerar as diferentes dimenses dos estudos histricos, na medida em que possibilitam forjar teorias de ensino e aprendizagem. A proposta dos PCNs tambm est muito ligada a formao de identidade, as questes de cidadania, relaes e convvio, o que se torna indispensvel seu uso no dia a dia da sala de aula. Uma discusso que se pode tomar como de extrema acuidade de como trabalhar/discutir o tempo histrico, fazendo com que esse seja entendido como objeto da

cultura, o que para o professor de histria deve ser tratado e colocado em suas aulas, discutir de vrias formas sobressaindo para alm do tempo cronolgico, para que o objetivo seja alcanado. Os Parmetros Curriculares do Ensino Mdio, deixa claro sua proposta, destacando contedo a ser trabalhado como uma operao complexa que envolve um conjunto de elementos terico-metodolgicos de dimenses da realidade social e de selecionar dentre as inmeras alternativas do conhecimento acumulado, aqueles que melhor possam atender a finalidades sociais de um determinado momento histrico das sociedades e aos sujeitos da aprendizagem. Temas de variadas pocas devem est como presentes, ter como base a interdisciplinaridade, propondo fontes e linguagens variadas, que pretendem desenvolver no aluno a capacidade de refletir sobre o tempo presente tambm como processo. O que devemos tomar como importante tambm, so os pontos ligados as mudanas atuais, seja no meio tecnolgico como tambm social. Um outro ponto que merece destacar a questo da memria, essa tida como um fator importante para construo do entendimento de uma memria coletiva e lugares de memria, conceito trabalhado por Pierre Nora, sendo esses lugares concretos, abstratos, da a importncia de tratar o tema como forma de introduzir uma memria social. A proposta dos PCNs est bem situada, quando propem uma metodologia diversificada para discutir essa abordagem. As competncias e habilidades contidas no programa, nos levar a pensar em formar cidados crticos e questionadores. Partindo dessa premissa, o carter poltico e social do qual se revestem os processos de elaborao dos currculos e programas escolares, requerem algumas consideraes a respeito das finalidades que lhe so atribumos a essa proposta em questo, uma vez que essas so tambm fruto de uma construo social, o que est muito ligado a construo da criao de um perfil social, na tentativa de construir uma memria histrica de nao.

REFERNCIAS
BRASIL. Ministrio da Educao. Secretaria da Educao Mdia e Tecnolgica. Parmetros Curriculares Nacionais (Ensino Mdio) - Cincias Humanas e suas Tecnologias. Braslia: MEC, 2002.

Potrebbero piacerti anche