Sei sulla pagina 1di 9

AS RELAES ENTRE DESENVOLVIMENTO E APRENDIZAGEM PARA PIAGET E VYGOTSKY Flvia Sayegh

RESUMO As diferenas entre Piaget e Vygotsky parecem ser muitas, mas eles partilham de pontos de vista semelhantes. Ambos entenderam o conhecimento como adaptao e como construo individual e concordaram que a aprendizagem e o desenvolvimento so auto-regulados. Discordaram quanto ao processo de construo, ambos viram o desenvolvimento e aprendizagem da criana como participativa, no ocorrendo de maneira automtica. Estavam preocupados com o desenvolvimento intelectual, porm cada um comeou e perseguiu por diferentes questes e problemas. Enquanto Piaget estava interessado em como o conhecimento construdo, e com isso, a teoria um acontecimento da inveno ou construo que ocorre na mente do indivduo, Vygotsky estava interessado na questo de como os fatores sociais e culturais influenciam o desenvolvimento intelectual.

Palavras chaves: desenvolvimento, fatores sociais, culturais, conhecimento construdo, e equilibrao

1. INTRODUO Piaget escreveu sobre a interao entre indivduo e meio constituda atravs de dois processos: organizao interna das experincias e adaptao ao meio. Piaget no deu nfase aos valores sociais e culturais no desenvolvimento da inteligncia, pressupostos escritos por Vygotsky Lev Semenovich Vygotsky estudou sistematicamente a psicologia e seu projeto principal foi os processos de transformao do desenvolvimento na dimenso filogentica, histrico social e ontogentico. As diferenas entre os dois autores parecem ser muitas, mas eles partilham de pontos de vista semelhantes. Ambos entenderam o conhecimento como adaptao e como construo individual e compreenderam a aprendizagem e o desenvolvimento como auto-regulados. Discordaram quanto ao processo de construo desse conhecimento, ambos viram o desenvolvimento e a aprendizagem da criana como participativa, no ocorrendo de maneira automtica. A criana transforma aquilo que aprende de acordo com sua capacidade interna e nata, tornando-se transformadora da aprendizagem, criadora, se essa capacidade de aprendizagem e oportunidade lhe for oferecida. Vygotsky e Piaget estavam preocupados com o desenvolvimento intelectual, porm cada um comeou e perseguiu por diferentes questes e problemas. Piaget estava interessado em como o conhecimento adquirido ou construdo, onde a teoria um acontecimento da

inveno ou construo que ocorre na mente do indivduo, Vygotsky estava preocupado com a questo de como os fatores sociais e culturais influenciam o desenvolvimento intelectual. A teoria de Vygotsky uma teoria de transmisso do conhecimento da cultura para a criana, os indivduos interagem com agentes sociais mais lecionados, como professores e colegas. As crianas constroem e internalizam o conhecimento que esses seres instrudos possuem. Enquanto que Piaget, no acreditava que a transmisso direta desse tipo fosse vivel. Para ele as crianas adquirem uma forma prpria de se desenvolver no social, mediante a construo pessoal desse conhecimento. Piaget aprovou a construo individual como singular e diferente, embora comumente ligada e prxima daquela da cultura, com isso a criana tem a chance de errar e construir. Vai ocorrendo perodos de desequilibrao para uma nova sustentao de bases. Sabemos que muitos indivduos esto estacionados em algumas etapas de desenvolvimento e isso refletido no dia-a dia, com um jeito particular de pensar. Em relao aprendizagem e desenvolvimento, assunto deste estudo, tanto Vygotsky como Piaget, acreditavam no desenvolvimento e aprendizagem, embora, seus pontos de vista sobre o relacionamento sejam diferentes. Vygotsky tinha a idia de que a aprendizagem a fora propulsora do desenvolvimento intelectual, enquanto que para Piaget o prprio desenvolvimento a fora propulsora.. Piaget tinha a concepo de que o nvel de desenvolvimento colocava limites sobre o que podia ser aprendido e sobre o nvel da compreenso possvel daquela aprendizagem, onde cada pessoa tem um ritmo, no podendo ir alm daquele estdio adquirido. Vygotsky chamou de zona de desenvolvimento potencial e zona de desenvolvimento proximal. A zona de desenvolvimento potencial o nvel de desenvolvimento em que os estudantes so capazes de solucionar problemas de forma independente, enquanto que a zona de desenvolvimento proximal o nvel em que os estudantes podem resolver problemas com apoio(Lester 1994, p.4), ou seja, com a modelao do conhecimento e a interao social, os estudantes podem aprender coisas que no aprendiam sozinhos. Piaget coloca que a nova construo sempre realizada sobre uma construo anterior e que, com a desiquilibrao, sempre possvel o avano das construes anteriores. Os fatores sociais, para Vygotsky desempenham um papel fundamental no desenvolvimento intelectual. A cultura estabelece um conhecimento que internalizado e construdo pelas crianas. As crianas por sua vez vo tornando-se indivduos com funes e habilidades intelectuais. Piaget, por sua vez, reconheceu infinitamente o papel dos fatores sociais no desenvolvimento intelectual. As interaes sociais foram consideradas como uma fonte do conflito cognitivo, portanto, de desequilibrao e, conseqentemente, de desenvolvimento. Ou seja, tambm desta forma, so consideradas para a construo do conhecimento social.

2. O papel da linguagem no desenvolvimento intelectual para Vygotsky e Piaget A diferena mais ntida entre os dois tericos, referente ao papel da linguagem no desenvolvimento intelectual. Vygotsky trata a aquisio da linguagem do meio social como o resultado entre raciocnio e pensamento em nvel intelectual. Piaget considerou a linguagem falada como manifestao da funo simblica, quando o indivduo emprega a capacidade de empregar smbolos para representar, o que reflete o desenvolvimento intelectual, mas no o produz (Fowler 1994). Piaget considerou a linguagem como

facilitadora, mas no como necessria ao desenvolvimento intelectual. Para Piaget, a linguagem reflete, mas no produz inteligncia. A nica maneira de avanar a um nvel intelectual mais elevado no na linguagem com suas representaes, e sim, atravs da ao. (Fowler 1994, p.8). Vygotsky (1987), faz uma diferenciao entre processos psicolgicos, superiores rudimentares e processos psicolgicos avanados. Nos primeiros, ele colocaria a linguagem oral, como processo psicolgico superior adquirido na vida social mais extensa e por toda a espcie, e sendo produzido pela internalizao de atividades sociais, atravs da fala. A interao e a linguagem tm um importante destaque no pensamento de Vygotsky, uma vez que iro contribuir no desenvolvimento dos processos psicolgicos, atravs da ao. Vygotsky substituiu os instrumentos de trabalho por instrumentos psicolgicos, explicando desta forma, a evoluo dos processos naturais at alcanar os processos mentais superiores, por isso, a linguagem, instrumento de imenso poder, assegura que significados lingisticamente criados sejam significados sociais e compartilhados. Vygotsky atribui importncia a linguagem, pois alm da funo comunicativa, ela essencial no processo de transio do interpessoal em intramental; na formao do pensamento e da conscincia; na organizao e planejamento da ao; na regulao do comportamento e, em todas as demais funes psquicas superiores do sujeito, como vontade, memria e ateno.

3. As implicaes do desenvolvimento para Piaget e Vygotsky Tomando o ponto de vista educacional, as duas teorias divertem. Embora Vygotsky e Piaget considerassem o conhecimento como uma construo individual, para Vygotsky toda construo era mediada pelos fatores externos sociais. Isto , o professor e o programa institucional devem modelar ou explicar o conhecimento. Dessa forma, a criana constri o seu prprio conhecimento interno a partir do que oferecido. A criana no inventa, mas rememora, copia o que est socialmente exposto e a disposio. A sociedade atribui a isto, um processo de transmisso de cultura, e com isso o facilitador ou professor o instrutor da criana. Assim, o trabalho do agente , entre outras coisas, modelar cuidadosamente o conhecimento. Piaget considerou a construo do conhecimento como um ato individual da criana. Os fatores sociais influenciam a desequilibrao individual atravs do conflito cognitivo e apontam que h construo a ser feita. A verdadeira construo do conhecimento no medida, no sentido vygotskiano, pelo fator social e ambiente; ele no copiado de um referencial e modelo. O conhecimento anterior reconstrudo diante da desiquilibrao socialmente provocada e estimulada. O papel do professor visto basicamente como o de encorajar, estimular e apoiar a explorao, a construo e inveno. bvio que o professor enquanto organizador permanece indispensvel no sentido de criar as situaes e de arquitetar os projetos iniciais que introduzam os problemas significativos criana. Em segundo lugar, ele necessrio para proporcionar contra-exemplos que forcem a reflexo e a reconsiderao das solues rpidas. O que desejado que o professor deixe de ser um expositor satisfeito em transmitir solues prontas; o seu papel deveria ser aquele de um mentor, estimulando a iniciativa e a pesquisa. Piaget. (1973.p16).

Nas obras de Piaget, a criana pode utilizar as fontes e formas de informao no processo de construo. A criana pode ativamente ouvir uma exposio ou ler um livro e empregar a informao recebida na construo. O processo no o de recriar um modelo, mas o de invent-lo.

4. A interao social no desenvolvimento e aprendizagem escolar para Piaget e Vygotsky Para Vygotsky (1998), a aprendizagem no comea na escola, que toda situao de aprendizagem escolar se depara sempre com uma histria de aprendizagem prvia. Vygotsky retoma o tema da zona de desenvolvimento proximal e sua relao com a aprendizagem. Tanto para Piaget como para Vygotsky, o ambiente da sala de aula requer interao social, embora por circunstncias distintas. Para Vygotsky, o ambiente social a fonte de modelos dos quais as construes devem se aproximar. a fonte do conhecimento socialmente construdo que serve de modelo e media as construes do indivduo. A aprendizagem, e o desenvolvimento so adquiridos por modelos e, claro, pela motivao da criana. Para Piaget, a interao com os colegas e adultos. Vygotsky coloca que no cotidiano das crianas, elas observam o que os outros dizem, porque dizem, o que falam, porque falam, internalizando tudo o que observado e se apropriando do que viu e ouviu. Recriam e conservam o que se passa ao redor. Em funo desta constatao, Vygotky afirma que a aprendizagem da criana se d pelas interaes com outras crianas de seu ambiente, que determina o que por ela internalizado. A criana vai adquirindo estruturas lingsticas e cognitivas, mediado pelo grupo.

5. O desenvolvimento cognitivo para Vygotsky e Piaget Segundo Piaget (1987), a origem do desenvolvimento cognitivo d-se do interior para o exterior, ocorrendo em funo da maturidade da pessoa. O autor considera que o ambiente poder influenciar no desenvolvimento cognitivo, porm sua nfase recai no papel do ambiente para o desenvolvimento biolgico, ressaltando a maturidade do desenvolvimento. A abordagem de Vygotsky se contrape a de Piaget, o desenvolvimento de fora para dentro, atravs da internalizao. Vygotsky afirma que o conhecimento se d dentro de um contexto, afirmando serem as influncias sociais mais importantes que o contexto biolgico. Resumindo, para a teoria vygotskiana, o desenvolvimento ocorre em funo da aprendizagem, ao contrrio do pensamento de Piaget que assegura ser a aprendizagem uma consequncia do desenvolvimento. Ex: interao e troca com outras crianas e do adulto como modelo. O desenvolvimento cognitivo para Piaget, o de equilibrao, existiria uma interao entre o indivduo e o meio, ligados com outros fatores como experincias, gentica, maturao biolgica, formando os esquemas, a assimilao, a acomodao, a adaptao e a assimilao.

Parte II- Relao desenvolvimento e aprendizagem para Piaget e Vygostky 1. Desenvolvimento proximal e desenvolvimento real para Vygotsky Para Vygotsky (1987), a zona de desenvolvimento proximal representa o espao entre o nvel de desenvolvimento real, ou seja, aquele momento, onde a criana era apta a resolver um problema sozinha, e o nvel de desenvolvimento potencial, a criana o fazia com colaborao de um adulto ou um companheiro. A referncia da zona de desenvolvimento proximal implica na compreenso de outras idias que completa a idia central, tais como: a) O que a criana consegue hoje com a colaborao de uma pessoa mais especializada, mais tarde poder realizar sozinha. b) A criana consegue autonomia na resoluo do problema, atravs da assistncia e auxlio do adulto, ou por outra criana mais velha, formando desta forma uma construo dinmica entre aprendizagem e desenvolvimento. c) Segundo Vygotsky (1987), a aprendizagem acelera processos superiores internos que so capazes de atuar quando a criana encontra interagida com o meio ambiente e com outras pessoas. O autor ressalta a importncia de que esses processos sejam internalizados pela criana.

Vygotsky colocou que as funes mentais superiores so produto do desenvolvimento scio-histrico da espcie, sendo que a linguagem funciona como mediador. Lima (1990), por isso que a sua teoria ficou conhecida como scio-interacionista. No se pode ignorar o papel desempenhado pelas crianas ao se relacionarem e interagirem com outras pessoas, que sejam professores, pais e outras crianas mais velhas e mais experientes. A mediao a forma de conceber o percurso transcorrido pela pessoa no seu processo de aprender. Quando o professor, se utilizando a mediao, consegue chegar a zona de desenvolvimento proximal, atravs dos porqus e dos como, ele pode atingir maneiras atravs das quais a instruo ser mais til para a criana. Desta forma, o professor ter condies de no s utilizar meios concretos, visuais e reais, mas, com maior propriedade, fazer uso de recursos que se reportem ao pensamento abstrato, ajudando criana a superar suas capacidades.

2. Desenvolvimento e aprendizagem para Piaget Ao elaborar a teoria psicogentica, Piaget procurou mostrar quais as mudanas qualitativas por quais passa a criana, desde o estgio inicial de uma inteligncia prtica (perodo sensrio-motor), at o pensamento formal, lgico-dedutivo, a partir da adolescncia. A adaptao do sujeito vai ocorrendo, de maneira que necessrio investigar. Para que esta adaptao se torne abrangente, necessrio investigar como esses conhecimentos so adquiridos. Este questionamento o interesse principal da epistemologia gentica. Dolle (1993).

Segundo Piaget, o conhecimento no pode ser aceito como algo predeterminado desde o nascimento ou de acordo com a teoria inatista, nem resultado do simples registro de percepes e informaes como comenta o impirismo. Resulta das aes e interaes do sujeito com o ambiente onde vive. Todo o conhecimento uma construo que vai sendo elaborada desde a infncia, atravs da interao sujeito com os objetos que procura conhecer, sejam eles do mundo fsico ou cultural. Os objetos do conhecimento tm propriedades e particularidades que nem sempre so assimiladas pela pessoa. Por isso, uma criana que j construiu o esquema de sugar, com maior facilidade utiliza a mamadeira, mas ter que modificar o esquema para chupeta, comer com colher, etc. Tambm ser mais fcil para essa criana, ela j tem esquemas assimilados. A este processo de ampliao ou modificao de um esquema de assimilao. Piaget chamou de acomodao, embora seja estimulado pelo objeto, tambm possvel graas atividade do sujeito, pois este que se transforma para a elaborao de novos conhecimentos. Com sucessivas aproximaes, construindo acomodaes e assimilaes, completa-se o processo a que Piaget chamou de adaptao. A cada adaptao constituda e realizada, o esquema assimilador se torna solidificado e disponvel para que a pessoa realize novas acomodaes. O que promove este movimento o processo de equilibrao, conceito central na teoria construtivista. Diante de um estmulo, o indivduo pode olhar como desafio, uma suposta falta no conhecimento, faz com que a pessoa se desequilibra intelectualmente, fica curioso, instigado, motivado e, atravs de assimilaes e acomodaes, procura restabelecer o equilbrio que sempre dinmico, pois alcanado por meio de aes fsicas e tambm mentais. O pensamento vai se tornando cada vez mais complexo e abrangente, interagindo com objetos do conhecimento cada vez mais diferentes e abstratos. A educao um processo necessrio, importante considerar o principal objetivo da educao que autonomia, tanto intelectual como moral. A criana vai usando o sistema, pela sua prpria estrutura mental, que Piaget destaca, a lgica, a moral, a linguagem e a compreenso de regras sociais que no so inatas, que no so impostas de dentro para fora e sim construdas pelo sujeito ao longo do desenvolvimento, atravs de estgios diferentes um do outro. A afetividade est correlacionada a esta inteligncia e desempenha papel de uma fonte energtica da qual dependeria o funcionamento da inteligncia. A afetividade pode ser a causa de aceleraes ou retardos no desenvolvimento intelectual e que ela prpria no engendra estruturas cognitivas, nem modifica as estruturas do funcionamento nas quais intervm Dolle (1993),

Discusso

Tanto Piaget como Vygotsky estavam preocupados com a questo do desenvolvimento e cada um buscou formas diferentes e complementares para elaborao das estruturas mentais e formao de esquemas. Para Piaget o conhecimento construdo, como forma de constituio individual, enquanto que Vygotsky comentou os fatores sociais, histricos e culturais influenciveis no desenvolvimento. A teoria de Vygotsky trata o indivduo como um agente e o meio, externo, com isso, os indivduos interagem com o social, com colegas e mediadores. Atravs disso, as crianas internalizam e constroem o conhecimento, sob influncia desse meio e como so passados os conhecimentos. Piaget no desconsiderava que o conhecimento influenciado pelo externo, como muitos pensam, apenas acreditava que a criana adquire esses modelos externos, atravs da cultura, histria e modelo social, mas ao mesmo tempo tem uma influncia constitucional nica que a ajuda ou dificulta a construir seu conhecimento. Para Piaget a construo do conhecimento individual nica, a criana tem chance de errar e construir, para haver desequilbrio necessrio para novas aquisies. O facilitador deve investigar, reforando, para que no ocorram falhas no processo de conhecimento e tambm pra que no ocorra desgaste demasiado, sem medio. Quando a criana estiver congelada no desenvolvimento, cabe ao facilitador, mostrar o caminho para a aprendizagem. Muitas vezes, a criana sozinha no d conta de suas prprias experimentaes. Para Vygotsky, a aprendizagem a fora propulsora do desenvolvimento intelectual, enquanto que para Piaget, o prprio desenvolvimento a fora propulsora. As duas concepes sobre aprendizagem devem ser complementares, no adianta acreditar unicamente na constituio do prprio sujeito, e nem contar com meios externos. Deve haver senso de percepo para perceber o que a criana necessita no momento, a utilizao inerente de construo ou uma espera do meio, por isso a utilizao dos dois processos deve ser considerada. Para Piaget o nvel de desenvolvimento colocava limites sobre o que podia ser aprendido e sobre o nvel de compreenso possvel daquela aprendizagem, no podendo, a pessoa ir alm do seu ritmo. No adiantaria irem alm do ritmo da criana, de maneira tradicional ou simplista. O que resultaria num bloqueio na aprendizagem. Se a criana no consegue ir alm do que lhe permitido mentalmente, cabe observar e usar tcnicas para que esse desenvolvimento ocorra, com ajuda externa, e colocaes de questes para a prpria criana perceber onde est, dentro do que lhe cobrado, exigido. Seria uma troca de meios para que esse desenvolvimento ocorra, fatores internos e externos intercalando-se. Porm, dependendo do nvel intelectual da constituio mental, pode no haver um potencial para as novas acomodaes. Vygotsky chamou de zona de desenvolvimento potencial e zona de desenvolvimento proximal, uma forma seria sem apoio na resoluo de problemas e a outra forma, a forma em que os indivduos podem resolver os problemas com apoio, ou seja, com a modelao de conhecimento e a interao do meio social, os indivduos podem adquirir conhecimentos

que antes no podiam. A desequilibrao sempre possvel para as construes anteriores. necessrio errar, para ocorrer o conhecimento. No so somente as desequilibraes anteriores que podem ser desenvolvidas, mas as superiores, se existe a pessoa que oferece orientao para o indivduo, ele acaba por superar, para poder ir aonde quer chegar. Na medida em que o indivduo recebe uma orientao, ele comea a formular hipteses, antes desconhecidas por ele mesmo. Os fatores sociais para Vygotsky desempenham um papel fundamental no desenvolvimento intelectual. A cultura estabelece um conhecimento que internalizado e construdo pelas crianas. Piaget reconheceu os fatores sociais no desenvolvimento intelectual que provoca desiquilibrao e construo desse conhecimento. necessrio um modelo para orientar e fazer a criana pensar sobre como est para desenvolver-se. Nas trocas de valores entre o meio, o indivduo vai aprendendo a pensar por si mesmo. Enquanto no referencial construtivista o conhecimento se d a partir da ao do sujeito sobre a realidade, onde o ser visto como ativo, para Vygotsky o sujeito no apenas ativo, mas interativo, porque constitui conhecimento atravs de relaes intra e interpessoais. na troca com outros sujeitos e consigo prprio que h internalizao de conhecimentos, papis e funes sociais, o que permite a constituio de conhecimentos e da conscincia. Enquanto para Piaget a aprendizagem depende do estgio de desenvolvimento atingido pelo sujeito, para Vygotsky, a aprendizagem favorece o desenvolvimento das funes mentais. Os estgios de desenvolvimento so importantes na a avaliao profissional, para saber onde o indivduo se encontra para fornecer subsdios para novas aquisies. Os educadores no devem deixar de perceber o sujeito em relao ao tempo e a cultura. A criana transforma aquilo que aprende de acordo com sua capacidade interna, tornando-se transformadora da aprendizagem, criadora, se essa capacidade de aprendizagem e oportunidade lhe for oferecida. Sabemos que muitos indivduos esto estacionados em algumas etapas desenvolvimento e isso refletido no dia-a dia, com um jeito particular de pensar. de

Consideraes Finais Ambos os autores comentam o desenvolvimento como resultado da interao com o meio, no qual o sujeito ativo e participativo. Piaget comenta que o mediador para construo do conhecimento decorrente a ao interna do sujeito que constri esquemas. Piaget comenta quatro fatores no desenvolvimento: maturidade biolgica, experincia de contato, relao social e equilibrao. Vygotsky determina o aspecto social e cultural. Vygotsky atribui esse papel de mediador pela linguagem que desenvolve tambm outras funes psquicas no sujeito. Para Piaget a aprendizagem depende do real desenvolvimento.

Para Piaget, o pensamento aparece antes da linguagem e para Vygotsky, o pensamento e a linguagem so processos diferentes e se tornam interdependentes em expresso do meio.

Referncias Bibliogrficas Dolle, J.M. Para alm de Freud e Piaget. Petrpolis: Vozes, 1993. Fowler, R. Piagentian Versus Vygotskyan Perspectives on Development and educacion. Estudo apresentado na Reunio anual da American Educacional Research Association, New Orleans, 1994. Lester, J. Piaget and Vygotsky. Manuscrito no publicado, 1994. Lima, E.C.S. O conhecimento psicolgico e suas relaes com a educao. Braslia, revista em aberto, 1990. Mool, L.C. Vygotsky e a Educao. Implicaes pedaggicas da psicologia scio-histrica. Porto Alegre: Artes Mdicas, 1996 Piaget, J. To Understand is to Invent. Nova York: Basic Books, 1973. Piaget, J. Aprendizagem e Conhecimento. So Paulo: Freitas Bastos, 1974. Piaget, J. Seis estudos de Psicologia, Rio de Janeiro: Forense, 1987. Vygotsky, L.S. Pensamento e linguagem. So Paulo: Martins Fontes, 1987.

Publicado em 23/10/2006.

Flvia Sayegh - Formada em psicologia pela Universidade Mackenzie e Psicopedagogia Clnica e Institucional. Participa no atendimento a adolescentes na UNIFESP, no ambulatrio de Pediatria, alm de atuar em clnica particular em So Paulo. flaviasayegh@uol.com.br

Potrebbero piacerti anche