Sei sulla pagina 1di 1

O Programa Pr-Equidade de Gnero: avanos e desafios para as polticas pblicas

Liza Uema (OIT-Brasil) Jos Antonio Martins Lacerda (IBMEC)

Objeto e objetivos:
Analisar os elementos de informao colhidos no saldo das aes implementadas pelas organizaes adeptas ao Programa Pr-Eqidade de Gnero, uma iniciativa do Governo Federal que objetiva estimular o desenvolvimento de novas concepes na gesto de pessoas e na cultura organizacional de empresas e organizaes nacionais pblicas e privadas para que criem e difundam em seus mbitos internos a cultura da igualdade de oportunidades entre homens e mulheres. Os incentivos adeso configuram-se, pois em instrumentos importantes para dar impulso a aes afirmativas.

Metodologia: A fim de abordar uma avaliao dos resultados e impactos do Programa nas
organizaes e tambm para alm destas, o estudo se apia no acompanhamento e na anlise de produes bibliogrficas existentes e de documentos fornecidos pela SPM/PR e pelas organizaes adeptas ao Programa.

Resultados Obtidos: Da adeso ao Programa tem-se observado esforos de algumas


organizaes na tentativa de reduzir as iniquidades nos processos seletivos, como tambm para reduzir as diferenas salariais ocupacionais e ascensionais. Uma experincia exitosa a incluso e/ou a integrao do plano de ao ou de aes e objetivos de promoo da igualdade de gnero e raa, por meio de procedimentos e processos j institucionalizados das empresas (resolues, editais e diretrizes oficiais), no planejamento estratgico e nas polticas de responsabilidade social da organizao, com a garantia de recursos financeiros para o desenvolvimento das aes planejadas. Outras aes relevantes do Programa dizem respeito criao de comits, fruns, ouvidorias e comisses de gnero no mbito da instituio. Destaque-se, ainda, a estratgia de priorizar a participao no Programa de empresas de grande porte estruturadas no setor da economia formal, sobretudo aquelas localizadas em um setor tradicionalmente masculinizado, como o setor de infraestrutura eletro-energtica. Por outro lado, observam-se tambm as dificuldades para traduzir o compromisso das organizaes em aes estruturantes, especialmente pela preferncia s aes relativas cultura organizacional em detrimento da gesto de pessoas. Essa parece ser a grande dificuldade observada no alcance da eficcia das aes do Programa.

Referncias Bibliogrficas:
ALMEIDA, Paula Alves de. Anlise do Programa PrEquidade de Gnero. Associao Brasileira de Estudos Populacionais. Seminrio Avanos e desafios no uso do conceito de gnero nos estudos populacionais. Rio de Janeiro: ABEP, 2009. ABRAMO, Las. O Programa Pr-Equidade de Gnero: uma experincia de poltica pblica para a promoo da igualdade de oportunidades e tratamento. In: SER Social, Braslia, v. 10, n. 23, p. 39-70, jul./dez. 2008. BANDEIRA, L. Fortalecimento da Secretaria Especial de Polticas para as Mulheres: avanar na transversalidade da perspectiva de Gnero nas Polticas Pblicas. Braslia: CEPAL/SPM, 2005. BRASIL. Secretaria Especial de Polticas para as Mulheres. Programa Pr-Equidade de Gnero. Braslia: SPM, 2010a. ______.Secretaria Especial de Polticas para as Mulheres. Guia Operacional do Programa PrEquidade de Gnero. Braslia: SPM, 2010b. ______.Secretaria Especial de Polticas de Promoo da Igualdade Racial. Plano Nacional de Polticas de Promoo da Igualdade Racial. Braslia: SEPPIR, 2009. ______.Secretaria Especial de Polticas para as Mulheres. II Plano Nacional de Polticas para as Mulheres. Braslia: SPM, 2008. ______.Secretaria Especial de Polticas para as Mulheres. Plano Nacional de Polticas para as Mulheres. Braslia: Secretaria Especial de Polticas para as Mulheres, 2004. CAPPELLIN, Paola. Polticas de Igualdade de Oportunidades: interpelando empresas no Brasil. Seminrio Internacional Mercado de Trabalho e Gnero. So Paulo: Fundao Carlos Chagas, 2007. CAPPELLIN, P., GIULIANI, G.M. A economia poltica da responsabilidade empresarial no Brasil: as dimenses social e ambiental. Genebra: UNRISD, 2006. ELETRONORTE. Plano de Ao 2007-2010. Programa Pr-Equidade de Gnero, 2 Edio. Perfil da Unidade. Braslia: Eletronorte, 2007.

Potrebbero piacerti anche