Sei sulla pagina 1di 3

Engenharia de Controle e Automao Fisica Experimental III 07/08/2012 Professor: Rafael Garlet de Oliveira

Carga Eltrica
1 Eletrosttica
A eletrosttica responsvel pelo estudo das cargas eltricas em repouso. Estuda os fenmenos do equilbrio da eletricidade em corpos carregados eletricamente, ou seja, eletrizados, como ser estudado nesta aula.

1.1 Carga eltrica


Durante muito tempo acreditou-se que a partcula fundamental da matria seria o tomo, que era considerado uma partcula indivisvel. Hoje a cincia comprova que os tomos possuem um ncleo, com carga positiva, e partculas externas a esse ncleo, com carga negativa. O ncleo de um tomo constitudo de partculas positivas, os prtons, e neutras, os nutrons. As partculas negativas so conhecidas como eltrons. A carga de um prton e a carga de um eltron so iguais, em mdulo, unidade fundamental de carga eltrica. (Tipler, 2009)

1.2 Condutores e isolantes


Por definio, nos materiais condutores, alguns dos eltrons so livres para se moverem por todo o material. Em outros materiais, os isolantes, todos os eltrons so ligados aos tomos da vizinhana e nenhum pode se mover livremente.

1.3 Eletrizao
Os corpos que apresentam excesso ou falta de eltrons so conhecidos como corpos eletrizados. O processo de eletrizao definido como a transferncia de cargas eltricas entre os corpos. A eletrizao pode ocorrer de trs formas diferentes: por atrito, por induo, ou por contato. 1.3.1 Eletrizao por atrito Este processo de eletrizao se d por meio da frico (atrito) entre diferentes materiais. Dependendo do material, a probabilidade de acumular cargas negativas pode ser maior do que positivas. A classificao que determina a afinidade dos materiais com cargas negativas ou positivas chamada de srie triboeltrica (tribos significa frico em grego), apresentada na Tabela 1. 1.3.2 Eletrizao por induo Este processo de eletrizao ocorre quando um corpo carregado se aproxima de um condutor eletricamente neutro. Se o corpo carregado tiver carga positiva, os eltrons livres do condutor sero atrados para a proximidade do corpo carregado. Se o corpo carregado tiver carga negativa, os eltrons livres do condutor sero afastados para a extremidade oposta ao corpo carregado.

Tabela 1: Srie triboeltrica.

1.3.3

Eletrizao por contato Este processo de eletrizao ocorre quando h o contato entre um corpo carregado e um corpo eletricamente neutro. Quando os corpos esto em contato, o corpo inicialmente neutro fica carregado com carga de mesma polaridade do corpo inicialmente carregado. 1.3.4 Aplicaes Ao se movimentarem, as aeronaves podem se tornar eletrizadas por meio do atrito com o ar. Por esse motivo, pequenos fios so colocados nas asas dos avies para escoar estas cargas para o ambiente. No momento de reabastecer o avio, feita uma ligao do avio terra para que sejam escoadas definitivamente as cargas. Este mesmo processo tambm realizado no reabastecimento dos postos de combustvel, para evitar fascas que podem gerar um incndio. Outra aplicao da eletrizao nas mquinas de reprografia e impressoras, onde o p tonalizador (toner) atrado magneticamente para a folha de papel para formar a imagem impressa (Ramalho).

2 Roteiro das Experincias:


Para o desenvolvimento do relatrio desta experincia, execute os quatro procedimentos apresentados abaixo, explique o que foi realizado e responda as perguntas relacionadas.

2.1 Curso do filete de gua


Insira gua na garrafa de refrigerante fornecida e faa um furo na metade da garrafa com o auxlio de um prego. Aproxime do filete de gua algum material eletrizado, como um canudo ou cano de PVC. Observe o curso do filete de gua, relate e explique o fenmeno observado.

2.2 Repulso entre as folhas de pvc/alumnio


Apie sobre o cano de PVC isolado uma folha de PVC ou alumnio eletrizada por atrito e observe se ocorre atrao, repulso ou nenhum fenmeno. Se observado algum fenmeno de atrao/repulso posicione a sua mo entre as folhas e observe o que ocorre. Relate o que foi observado e explique sua causa.

2.3 Funcionamento do eletroscpio


Eletrize por atrito o cano de PVC e aproxime-o do eletroscpio. Relate e explique o fenmeno observado.

2.4 Determinao da srie triboeltrica


De posse dos materiais fornecidos em aula, obtenha a srie triboeltrica entre eles. Para a execuo deste experimento eletrize cada material e observe a aproximao ou repulso entre eles.

Bibliografia Ramalho. (s.d.). Os fundamentos da fsica. Tipler, P. (2009). Fsica Para Cientstas e Engenheiros. LTC.

Potrebbero piacerti anche