Sei sulla pagina 1di 5

UNIVERSIDADE CATLICA DOM BOSCO

FICHAMENTO Curso: PSICOLOGIA Disciplina: Acadmico (a): Natielle

Data: 01/04/13

Profa. Norma Celiane Cosmo RA:

ANDRADA, E. G. C. Novos Paradigmas na Prtica do Psiclogo Escolar. Psicologia: Reflexo e Crtica, v. 18, n.2, p.196-199, 2005.
Psiclogo Escolar= voltado para atividades prticas nas instituies; Psiclogo educacional=voltado para ensino e pesquisa. O trabalho do psiclogo antes estava focado no aluno-problema, que estava fora das normas de aprendizagem e no era capaz de acompanha-las devido ao seu problema. Porm, surgiu a real necessidade de entender o problema como um todo no processo ensino-aprendizagem atravs do Investimento e da atuao sobre os fatores sociais que levam ao problema de aprendizagem. Mesmo com a mudana da psicologia na viso do fracasso escolar, a escola ainda mantm a viso alimentada pela prpria psicologia de se trabalhar com o aluno problema. Os processos psquicos superiores se constroem socialmente = Vigotsky A psicologia escolar ainda esta em crise, pois a demanda de alunos prejudicados no processo de aprendizagem ainda grande e a viso de alguns psiclogos escolares ainda determinada pelo normal x patolgico/anormal, onde se possu um padro para o desempenho da aprendizagem. O sistema escolar percebido a partir da teoria sistmica, onde segundo Tilmans-Ostyn e Kinoo (s/d) O pensamento sistmico funciona segundo um modelo circular. Isto significa que o lugar, o momento no qual situamos o inicio de um processo interacional, para da deduzir uma compreenso, totalmente arbitrrio. Para iniciar a compreenso de tal processo, podemos ver outras coisas. A questo de saber quem comeou, quem a causa, no tem portanto sentido neste modo de pensamento. O sujeito alvo do problema deve ser considerado como um sujeito relacional (famliaescola), que pode ser influenciado e influenciar pelas relaes. A simples presena do psiclogo j afeta o sistema; A dificuldade de aprendizagem pode representar alguma funo nos campos em que vive o sujeito; O psiclogo educacional que adota o novo modelo de atuar, pauta seu trabalho, principalmente em relao s dificuldades de aprendizagem nas diversas possibilidades tericas e trabalha em um contexto interdisciplinar. O psiclogo inserido na escola deve a primeiro modo se reunir com a equipe pedaggica, afim de perceber as necessidades daquele sistema. E logo aps, criar formas de reflexo

a cerca dos problemas que afetam o sistema. Deve analisar a percepo do aluno frente escola e contribuir para o professor, dialogando e reaproximando o mesmo do chamado problema. Criar relaes com a famlia a fim de compreender e atuar sobre as dificuldade que assolam o sujeito no sistema escolar. A equipe de profissionais da escola como agentes de transformao.

2 parte: elaborao pessoal sobre a leitura Observa-se cada vez mais a necessidade de insero de profissionais da psicologia nas escolas, onde os monstros que percorrem a aprendizagem esto em asceno e o domnio destes profissionais sobre a sua atuao. Infelizmente o aluno ainda visto a partir de uma ptica biomdica, onde as relaes entre normalidade e anormalidade determinam o aprendizado. Quando diante da escola o psiclogo deve percebe l como um sistema lgico de computador, onde uma s diferena na linguagem de programao afeta o programa. Assim, o sujeito dito como problema manifesta reflexos de um sistema e/ou afeta o mesmo. O nosso trabalho deve ser feito com o aluno, com a equipe pedaggica e com os seus pais na tentativa de melhoria deste sistema e no culpar o aluno de forma com que recaia sobre ele todo o resultado de um sistema do qual faz parte.
A

CORREIA, M; LIMA, A. P; ARRAJO, P. R. As Contribuies da Psicologia Cognitiva e a Atuao do Psiclogo no Contexto Escolar. Psicologia: Reflexo e Crtica, v.14, n.3, p. 553-561, 2001.
A Psicologia Escolar ainda esta pautado no aluno que agressivo, que no aprende, que encontra-se fora da norma de aprendizado. Atuao do psiclogo escolar:

Pontos relevantes para a prtica do psiclogo: 1) iniciar a ao pela anlise da instituio, visto que cada escola especfica e apresentar prioridades tambm especficas; 2) no esquecer que o processo ensino-aprendizagem dinmico, em constante transformao; logo, no dispe de procedimentos rgidos; 3) ter sempre em mente que o processo educacional apresenta-se como multidimensional, requisitando trabalho em equipe.

Piaget, o conhecimento se aprimora a partir da interao com o meio = o conhecimento construdo com as funes cognitivas superiores da mente humana que se desenvolve atravs da ao do sujeito sobre o meio. Epistemologia Gentica=bases da teoria voltadas para o biolgico.

Transposio didtica= o conhecimento se d a partir da apresentao do contedo pelo professor. Vigotsky = O processo de conhecimento se d atravs de um mediador entre o sujeito e o meio. Mediao atravs de instrumentos e signos. Instrumentos = Objetos do mundo fsico/ Signo: acervo psicolgico. A linguagem se constri atravs do processo de socializao. Zona de desenvolvimento proximal = O sujeito se desenvolve na relao com o outro, isso desmistifica a ideia de que no se pode colocar numa mesma sala, pessoas de nveis diferentes.

2 parte: elaborao pessoal sobre a leitura H uma necessidade cada vez maior de dar luz ao sistema educacional atravs dos conhecimentos de como se constri o prprio conhecimento, esse processo parece simples e lgico. Porm muitos problemas se do pela falta deste acesso, que um dos principais problemas que percorrem a escola e, consequentemente a psicologia escolar. Entender como se ocorre os processos de desenvolvimento cognitivo e social necessrio para compreender os fenmenos que afetam o processo de ensino-aprendizagem. Os fundamentos tericos de Piaget e Vygotsky permitem que se criem estratgias de interveno na aprendizagem, melhorando a relao aluno-professor, desenvolvendo novas habilidades nas aulas ministradas, possibilitar a socializao dentro do sistema e etc. Diante dos conflitos no processo de aprendizagem, existem vrios fatores e esses fatores devem ser considerados, analisando todo o sistema escolar e os demais sistemas envolvidos (familiar, trabalhista). E a partir de uma viso amplificada adotar medidas para a soluo do problema.

Potrebbero piacerti anche