Sei sulla pagina 1di 3

GUITARRA A guitarra pertence famlia dos instrumentos de cordas dedilhadas e munida de um brao.

o. Em vez de vibrarem em todo o seu comprimento as cordas podem ser encurtadas pela presso dos dedos da mo esquerda sobre este brao.

As origens so obscuras. Numerosos instrumentos deste tipo foram utilizados na Antiguidade. om efeito descobriram!se representa"es em bai#o!relevos assrios e hititas que remontam a mais de $%%% anos antes da nossa era. ontudo& a guitarra vai buscar o seu nome a instrumentos sem brao '(ettarah assrio e (iqa)a grego* donde podemos supor que a guitarra derivou das citaras gregas e romanas s quais teria sido acrescentado um brao nos comeos da nossa era. +e)a como for& desde o sec. ,- ou ,-e#istiam dois tipos de .guitarra/ ou .guiternes/0 a mourisca '.guitarra mourisca/*& transportada s costas e aparentada com a .mandora/ 'secs. ,-1 a ,1---* e com a famlia dos A2A34E+ assim como com a do 5AN462-78 a latina '.guitarra latina/* com o fundo chato como a guitarra actual& tem ilhargas ligando o tampo superior ao tampo inferior. A primeira tese a favor duma origem oriental 'uma espcie de ala9de assrio& passando pela :rsia e Ar;bia& teria conquistado a Espanha sob a dominao mourisca*8 a segunda a favor de uma origem greco!latina. <m e outro tipo de instrumento esto representados nas miniaturas das antigas de +anta 7aria& atribudas a Afonso , .% +;bio/ 'cerca de $=>%*. No sec. ,-1& 7achaut e Eustache 4eschamps citam a guiterne sem preciso do tipo& mas parece tratar!se da guitarra .latina/& ); que da sua irm mourisca resultou a .mandora/. No sec. ,1-& apareceu uma riqussima literatura para a guitarra e sobretudo para a .viola

de mo/& espcie de grande guitarra& conhecida na :ennsula -brica desde o sec. ,--- e que& de $?=% a $?@% apro#imadamente& eclipsa a guitarra antes de ser suplantada por esta 9ltima. At aos comeos do sec. ,1---& toda a m9sica de .viola/ ou de guitarra escrita em .tablatura/ '1. A2A34E*. A o caso dos cinco 2ivros de Bablatura de Cuiterne de A. 2e DoE& publicados em $??$ por seu cunhado& o editor 5allard& assim como do 2ibro de 7usica de vihuela de mano intitulado El 7aestro de 7ilan '$?FG*. Em $?@G& apareceu o primeiro tratado de guitarra. 4iz respeito a um instrumento de ? cordas duplas 'as guitarras precedentes tinham apenas quatro e a viola seis* que se chamou& por esta poca& .guitarra espanhola/.

A guitarra cl;ssica& tal como ainda construda nos nossos dias& est; munida de seis cordas simples 'sem d9vida desde os 9ltimos anos do sec. ,1---& porque +or utiliza ); a guitarra de seis cordas*. As trHs agudas& so de tripa8 as trHs graves de seda& envolvidas em fio de metal 'cordas fiadas*8 o seu acorde & do grave ao agudo& 7i!2;!D!+ol!+i!7i& dando ao instrumento uma e#tenso de trHs oitavas e mais uma quinta '7i$& a +iI*. 6 brao esta recoberto por. uma rgua de madeira dura 'ponto* dividida por .trastos/ em dezanove .sec"es/ correspondendo aos meios tons temperados. :ode obter!se uma grande diversidade no timbre e na e#presso atravs da forma como se ataca a corda 'com a unha ou com a polpa& mais ou menos afastado do cavalete* e segundo a utilizao de artifcios& tais como notas ligadas& trilos& vibratos& trmulos& sons JAD7KN- 6+ 'o mesmo principio que para os outros instrumentos

de corda*& etc. 6 )ogo melLdico e contrapontstico da guitarra cl;ssica qualifica!se de .ponteado/& por oposio ao )ogo .rasgado/ 'acordes secamente arpe)ados nos dois sentidos*& reservado geralmente a m9sica popular. 6 mais ilustre guitarrista de todos os tempos 'e#ceptuando :aganini. que passa por ter tocado este instrumento to bem como o violino* foi Mernando +or '$>>@!$@FN*& autor de admir;veis composi"es para este instrumento. Moi seguido de 4. Aguado E Carcia 'apreciado por 5ellini& :aganini e Dossini*& aluno dum tal 7iguei Carcia que recebeu ordens sob o nome de :adre 5asilio& 7. Ciuliani 'cu)o talento causou admirao a 5eethoven*& e mais recentemente& M. B;rrega. 7. 2lobet& A. +egLvia. As guitarras 'nomeadamente. +tradivarius. fez duas*& sL apresentam um interesse de coleco. A grande manufactura e representada principalmente por A. de Borres 'segunda metade do sec. ,-,*.

Potrebbero piacerti anche