Sei sulla pagina 1di 5

Cmara ambiental do setor da indstria ctrica

Contexto econmico, social e ambiental da Indstria Ctrica no Estado de So Paulo A produo nacional de laranja em 2007 atingiu 18.684.985 toneladas, das quais 79,7% da safra pertencem ao Estado de So Paulo maior estado produtor onde praticamente toda a matria-prima processada e de onde o suco exportado. A cultura da laranja foi a 5 maior cultura em termos de participao no total do valor da produo nacional (4,4 %), atrs somente da soja (22,1%) , cana-de-acar (16,4%) , milho em gro (12,2)e caf em gro (6,9%). A produo paulista foi, em 2007, de 14.904.621 toneladas, um acrscimo de 3,7% em relao a 2006. A grande concentrao dos pomares se localiza ao norte de So Paulo, mas se expande pelo Tringulo Mineiro. Em Minas Gerais, a produo obtida foi de 583.509 t, 1,9% maior que a de 2006. Outros estados que tm grande relevncia na citricultura brasileira so Bahia, Sergipe, Rio Grande do Sul e Paran. Como podemos ver no quadro abaixo, dentre os dez principais municpios produtores de laranja, apenas Rio Real (BA) que caiu da 3 para a 4 posio em 2007, no se encontra no estado de So Paulo. Agua (SP) passou, em 2007, a ocupar a primeira posio, superando Itpolis (SP), que caiu para a terceira posio.

Fonte: Instituto Brasileiro de Geografica e Estatstica, 2007 Rendimento da laranja Suco Clulas Congeladas leos essenciais Dlimonene Lquidos aromticos Farelo de polpa ctrica Fonte: Guia P+L CETESB, 2005 Impactos Ambientais Poluio das guas Resumidamente os despejos so oriundos dos seguintes processos: Lavagem da fruta: os efluentes podem conter slidos suspensos e sedimentveis, apresentar baixos valores de DBO, temperatura entre 35 e 40C e o pH variando entre 2 e 7. Extrao, separao e concentrao de suco e leo: baixo volume mas com valores de DBO elevados Fabricao de rao: os principais despejos so as guas pretas e o derramamento acidental do licor da prensagem do bagao. As guas pretas apresentam pH cido e valores elevados da DBO e temperatura (em torno de 75). J o licor de prensagem, quando descartado em grande volume, pode causar srios problemas ao sistema de tratamento em razo da alta concentrao de DBO e leo essencial que apresenta caractersticas bacteriostticas. Purga dos circuitos fechados das guas de refrigerao das colunas baromtricas: podem

44,81% 2,67% 1,79% 0,92% 0,57% 49,24%

vir a apresentar altos valores de DBO dependendo do seu tempo de deteno no sistema. No geral, os despejos das indstrias ctricas apresentam altos teores de matria orgnica, slidos em suspenso e dissolvidos, pH baixo (presena de cido ctrico) , mas devido ao uso de soda caustica na lavagem dos equipamentos, os efluentes se tornam alcalinos. Emisses Atmosfricas Os principais poluentes so os gases de queima de combustvel em caldeiras, como material particulado, SOx e NOx, alm da emisso de odor, caracterstica do processo produtivo na atividade de secagem (tambores rotativos) e armazenamento de rao, assim como na Estao de Tratamento dos Efluentes (ETE), causando incmodo circunvizinhana. Resduos Slidos Para cada 100kg de laranja utilizadas na fabricao de suco de concentrado e congelado, so produzidos 55kg de suco simples e os 45 kg restantes so os resduos do processo. Aps a extrao do suco, esses resduos slidos cascas, sementes e polpas so transformados em um farelo usado principalmente como complemento alimentar de rebanhos bovinos de leite e de corte. Alm desta aplicao, podem ser obtidos produtos como leos essenciais, doces, celulose, carboidratos solveis, propectina, pectina, flavonides, aminocidos, diversas vitaminas e essncias aromticas. Alm de que alguns derivados dos resduos da laranja entram na composio de vrios produtos, como solventes industriais, iscas granuladas para insetos, componentes aromticos, tintas, adesivos, medicamentos, gomas de mascar e etc.Portanto, os resduos slidos da um industria ctrica so basicamente o lodo da estao de tratamento e as cinzas da queima de bagao nas caldeiras. Bibliografia Instituto Brasileiro de Geografia e Estatstica - IBGE. Pesquisa Agricola Municipal 2007. Companhia Ambiental de So Paulo CETESB. Guia de Produo mais Limpa Sucos ctricos, 2005. AGUIRRP,Jos Maurcio de; VITALP, Alfredo de Almeida; YOTSUYANAGI, Katumi. Otimizao do desgue de bagao de laranja para produo de rao: influncia dos parmetros da reao de calagem. Artigos Originais, 1998. Composio Presidente Antonio Carlos Gonalves Louis Dreyfus Commodities Brasil S.A Secretrio executivo Marco Antonio Sanchez Artuzo

CETESB
Suplente

Jose Antonio Marasca CETESB Membros Efetivos Companhia Ambiental do Estado de So Paulo (CETESB) Jlia Alice Ferreira Antnio Luiz Lima de Queiroz Maria Helosa P. Lima Assumpo Walter Tadeu Lunardelli Coiado Sandra Ruri Fugita Jos Jorge Guimares CP Kelco Luiz Aurlio Azzolino Fischer - Citrosuco Srgio Luiz Moretti Citrovita Jos Orlando Ferreira Centro das Indstrias do Estado de So Paulo (CIESP) Eneida Miranda de Toledo Cutrale Rafael Lofrano Netto Bascitrus Alexandre Zanin Machado Associao Brasileira dos Exportadores de Ctricos (ABECitrus) Fundo de Defesa da Citricultura (FUNDECITRUS) Contato: adilsonr@cetesbnet.sp.gov.br Grupos de Trabalho GT Efluentes Lquidos e Resduos Slidos Objetivo: Elaborao de Norma Tcnica CETESB Efluentes e Lodos Fludos de Indstrias Ctricas: Critrios e Procedimentos para Aplicao no Solo Agrcola Coordenadores: Jlia Alice Ferreira (CETESB) Carlos Alberto Fonseca (Fischer Citrosuco)

GT Emisses Atmosfricas Objetivo: Elaborao de Termo de Referncia para Elaborao do Plano de Monitoramento de Emisses Atmosfricas da Indstria Ctrica Coordenadores: Maria Cristina Poli (CETESB) - Rafael Lofrano Netto (Cutrale)

Potrebbero piacerti anche