Sei sulla pagina 1di 4

A GRAA DE DEUS E MEFIBOSETE

Algum j disse que graa de Deus presente dado sem que mereamos. A graa portuguesa vem do latim Gratus, agradvel, amvel. Dentro da teologia crist, a graa vem indicar o favor divino; gratuitamente oferecido, com base na misso de Cristo, recebida atravs da confiana humana na palavra de Cristo. O vocbulo: No grego charis. A palavra traduzida por graa envolve muitos sentidos. Significa: Graciosidade, atrativos, favor, cuidados ou ajuda graciosa, boa vontade, dom gracioso. Esse texto um relato de graa e favor imerecido, do Rei Davi para com Mefibosete, filho de Jnatas, homem mui amado de Davi, que tempos atrs havia feito uma aliana com Jnatas de fidelidade e bno. uma histria semelhante a que Deus o Rei dos reis (Davi), por causa de seu amor ao filho (Jnatas), abenoa os homens (Mefibosete), apesar de seus pecados. UM CORAO TRANSBORDANTE DE GRAA Davi, um vencedor, todas as batalhas foram por ele ganhas, ficou muito rico e abastado. Uma pergunta graciosa. Resta ainda, porventura, algum da casa de Saul., para que use eu de bondade para com ele, por amor de Jnatas II Samuel 9:1 Davi havia feito uma aliana de amor e fidelidade perptua com Jnatas e sua posteridade. I Sm 20:13-17 O termo amor, usado por Davi, vem do hebraico hesed, que significa: Misericrdia, bondade, amor permanente, firme, imutvel. Um servo depreciador: Ziba. Disse-lhe o rei: No h ainda algum da casa de Saul para que use eu de bondade de Deus para com ele? Ento Ziba respondeu ao rei: Ainda h um filho de Jnatas, aleijado de ambos os ps. (II Samuel 9:3) Davi no estava perguntando as propriedades fsicas do indivduo; se perneta, aleijado, bom, se era rico, pobre, ou merecedor da graa; o que ele queria era oferecer, presentear Mefibosete. Um aleijado em Lo-debar. Em hebraico significa: um lugar rido; em portugus, o nome pode significar: terra onde no h pasto. como se o servo de dissesse que o filho de Jnatas estava vivendo no stio de completa aridez; aonde no havia colheitas, despovoado, um deserto. Buscando o aleijado. (II Samuel 9:5) mandou o rei Davi traz-lo de Lo-debar Mefibosete recebeu o convite e aceitou ir a at o Rei. ( Mt 22:1-14) Palavras consoladoras de Davi para com Mefibosete, um servo desconfiado. No temas, porque usarei de bondade para contigo por amor de Jnatas, teu pai II Samuel 9:7 Auto-depreciao. Quem teu servo, para teres olhado para um co morto tal como eu? I I Samuel 9:8 - Eu, um z man; eu vivo na misria, ningum liga pra mim; eu no sirvo pra nada, eu sou pobre. Quem sou eu?!? Pobre s serve para sofrer.

Uma ddiva imerecida. De fato, Mefibosete no tinha feito nada que ganhasse este presente. Mas, houve uma promessa entre Davi e Jnatas. Aquele dia era dia de graa, e Mefibosete por ser filho de Jnatas, era o receptor da graa de Davi. Por amor de Jnatas.. O que ele ganhou: Terrenos, casas, servos, riquezas, e o direito de comer na mesa do rei, junto com seus filhos. II Samuel 9:10,11 ( Sl 113:7-9) AS COMPARAES DA GRAA DE DEUS EM NOSSAS VIDAS Mefibosete, antes tinha a companhia do Pai. Mefibosete lembra Ado e sua descendncia, um dia ele era perfeito, porm caiu em pecado e ficou marcado para toda a vida. Rm. 5:12 Deus (Davi) por amor de Jesus (Jnatas), estendeu a sua graa aos homens ( Mefibosete) atravs da cruz; seu amor foi manifesto. ( Jo 3:16) Mefibosete, aleijado, nada fez e nada merecia. Pela graa sois salvo, mediante a f e isso no vem de vs, dom de Deus, no de obras, para que ningum se glorie. Ef 2:8 Devemos humildemente receber a graa de Deus atravs de Jesus Cristo, nosso Salvador. O rei removeu o aleijado de sua miservel existncia, de um lugar rido e desolado para um lugar de comunho, riqueza e honra. O Deus nosso pai, faz o mesmo por ns, Ele nos liberta de nosso Lo -debar pessoal de misria e depravao e nos leva para um lugar de bno, de honra e riqueza; a comunho com Ele, comendo as iguarias do rei, e sentando ao lado de seus filhos: os prncipes de Deus. O ato de coxear, era a marca, a lembrana constante de que Mefibosete, nada valia, e que a graa de Deus, que foi abundante na sua vida. Porque onde abundou o pecado, superabundou a graa. Rm 5:15 -17 Mefibosete sentou-se mesa, junto com outros filhos do rei: Salomo, Absalo; Somos convidados a sentarmos juntamente com os filhos de Deus, os heris: Paulo, Pedro, Tiago, Barnab, Priscila, Febe, Maria, Lucas, Mrtires, reformadores, evangelistas. A vida de Mefibosete, semelhante a nossa, Deus tem oferecido a humanidade a sua graa, o seu amor e sua misericrdia. Mefibosete, foi convidado para receber essa graa, aceitou e sentou-se ao lado de prncipes, filhos do rei. Jnatas um tipo de Jesus, e Mefibosete, somos ns, com nossas marcas e imperfeies, mas, Deus tem tido misericrdias de ns. Ele nos salvou pela sua infinita graa. Pela graa sois salvo Alguns tm rejeitado a graa de Deus. Ento disse Davi: usarei de bondade para com Hanum , filho de Naas. Como seu Pai usou de misericrdia para comigo II Sm 10:2 Os servos enviados como consoladores, saram envergonhados daquela cidade, por que, o rei e seus sditos, no aceitaram a graa de Davi. Por causa dessa rejeio, sofreram as conseqncias de sua ingratido. A graa de Deus tem sido oferecida a todos os homens sem distino de raa, cor ou nvel social, como disse Jesus: Quem tiver sede venha a mim e beba, quem crer em mim como diz as Escrituras do seu interior fluiro rios de guas vivas. Joo 7:37,38

Hoje, um bom dia para receber a graa de Deus sobre tua vida. Receba e passe a comer a comida de prncipe na mesa do Rei da Glria.

III. A RESTAURAO DA GRAA 1. Mefibosete nasceu para ser prncipe - Em certa ocasio Mefibosete gozou da companhia do pai. Como o prdigo antes de sair de casa. Mas sua histria depois foi marcada pelo medo, doena, misria. 2. Mefibosete era aleijado de dois ps - O homem sem Cristo tambm est coxo, no pode andar direito. Ele cai, tropea, no consegue andar em veredas retas. O homem sem Cristo no fica de p, no caminha na direo de Deus. 3. Mefibosete caiu - Ao ocorrer a tragdia, veio tambm o medo, e Mefibosete levou um tombo que afetou toda a sua vida. - O mesmo aconteceu com voc por causa do pecado. Voc caiu em Ado. Voc um ser cado. Sua inclinao para o mal. A carne inimiga de Deus. Voc permanentemente aleijado na terra. 4. Mefibosete morava em Lo-Debar - Mefibosete morava num lugar rido, sedo, deserto, sem vida, morto. - Voc tambm, longe da graa de Deus, vive num mundo morto. Sua vida rida, seca. No h alegria. No h paz. Existe s medo, s escravido. 5. Mefibosete foi amado incondicionalmente - Assim como Mefibosete foi alvo do amor e da bondade de Davi por causa do amor a Jnatas, Deus tambm, da mesma maneira, nos aceita incondicionalmente, e nos salva por causa da obra de Cristo em nosso favor. - Assim como Davi estendeu sua bondade a algum sem mritos, Deus nos d sua graa sem merecimentos. 6. Mefibosete nada tinha, nada fez e nada merecia - Ele nem sequer tentou ganhar o favor do rei. S pode aceit-lo humildemente. Efsios 2:8-9, diz que somos salvos pela graa. - Ns, tambm, pecadores sem esperana e totalmente sem merecimento, indignos da graa, humildemente aceitamos o favor do Rei. 7. Davi removeu Mefibosete de sua miservel existncia - Lo-Debar era um lugar de aridez e desolao. - Davi o tirou de l para um lugar de comunho e honra. - Deus fez o mesmo por ns. Ele nos resgatou do nosso Lo-Debar pessoal de escravido

e misria. Ele nos tirou do tremedal de lama. Ele nos tirou de uma vida rida e nos levou para sua casa, onde temos comunho com ele, e assentamo-nos sua mesa com os seus filhos. 8. Davi adotou Mefibosete na famlia real - Restituiu as terras (9:7) - Deu-lhe proviso ininterrupta (9:9). - Deu-lhe dignidade (9:11). - Ns, tambm, fomos adotados na famlia de Deus. Somos filhos, herdeiros. Temos intimidade, liberdade. Temos o nome do Pai, a natureza do Pai, a herana do Pai. - Agora, assentamo-nos mesa do Pai em comunho com os seus outros filhos. 9. O coxear de Mefibosete era uma lembra constante da graa do rei - Somos p, somos cinza, somos indignos, somos pecadores. Nada merecemos. Nossa condio imperfeita nos impede de esquecer jamais que onde abunda o pecado, a graa superabunda. IV. QUEM VIVE NO REINO DA GRAA ENFRENTA OPOSIO DO INIMIGO 1. Quem sai do imprio da morte sempre atrai um inimigo forte (2 Sm 16:1-4) - Ziba trai a Mefibosete e o acusa de rebelio contra Davi. - Nosso adversrio nos acusa de dia e de noite. Quando voc restaurado por Deus, isso provoca a fria do inimigo. 2. Se eu assumo uma vida santa, cai por terra a trama do inimigo (2 Sm 19:24-27) - Todos os dardos do maligno no podero atingir voc se voc est na presena de Deus. 3. Mefibosete mostra que o seu maior prazer no est na riqueza, na cura fsica, mas em estar na presena do rei, na casa do rei (2 Sm 19:29-30) - Quando encontramos a vida eterna, a graa, a alegria da intimidade com Deus, no procuramos mais a Deus para ter riquezas, ou sade. O que mais ansiamos a comunho com ele. No so as bnos de Deus, mas o Deus das bnos. - Intimidade com Deus, o prprio Deus torna-se a nossa maior necessidade, maior desejo, maior aspirao. 4. Mefibosete no final da jornada foi poupado da morte e do juzo por causa da fidelidade do rei ao pacto (2 Sm 21:7) - Quando voc entrega sua vida a Jesus, voc liberto da morte, do juzo, da condenao.

Potrebbero piacerti anche