Sei sulla pagina 1di 100

ARTES

Diniso: Deus do vinho e do delrio mstico


COMENTE

Diniso, tambm conhecido como Baco (por gregos e romanos), era filho de Zeus e da mortal Semele. Esta, assediada pelo rei dos deuses, concedeu entregar-se a ele, depois de receber uma promessa: a de que poderia lhe pedir o que quisesse, pois teria seu desejo realizado. Ao sexto ms de gravidez, Semele pediu ao amante que se revelasse a ela em sua forma divina, com todos os seus poderes e o resultado foi que ela morreu fulminada pelo esplendor de Zeus. Ampliar

Conhea doze deuses da mitologia grega12 fotos


1 / 12

Deusa da beleza e do amor, a grega Afrodite - identificada Vnus dos romanos - teria nascido das espumas das ondas do mar. A cena inspirou diversos artistas, entre os quais o acadmico francs Alexandre Cabanel. Seu ''Nascimento da Vnus'', acima, data de 1863. Saiba mais sobre essa deusa que, apesar de amorosa, era tambm muito vingativa Leia mais Reproduo

O rei dos deuses, porm, conseguiu salvar seu filho, enxertando-o em sua coxa, de onde ele veio a sair no devido tempo. Recm-nascido, Diniso foi entregue ao deusHermes para ser levado a Atamas, rei de Orcmeno, e a sua mulher In. Deus

astucioso e cheio de ardis, Hermes recomendou o casal que vestissem Diniso como menina, para proteg-lo de Hera, a ciumenta esposa de Zeus. Esta, porm, descobriu o fato e enlouqueceu Atamas e In. Mesmo assim Zeus conseguiu salvar o filho e levou-o para uma regio distante, onde o deixou aos cuidados de ninfas locais. L, o deus cresceu e chegou idade adulta. Descobriu, tambm, como transformar as uvas em vinho. No entanto, foi localizado pela vingativa Hera que o enlouqueceu. Ento, Diniso, enlouquecido, percorreu o Egito, a Sria e subiu pela costa da sia Menor, chegando Frgia, onde a deusa Cibele o acolheu e o fez recuperar a razo. A partir da, o deus peregrinou pela Grcia e depois retornou sia, onde conquistou a ndia, com um exrcito de adoradores, entre os quais se encontravam as Bacantes, mulheres enlouquecidas pelo deus. Da ndia, Dinisos voltou Grcia, para introduzir as Bacanais, festas em seu louvor, celebradas pelas Bacantes. Esses rituais incomodaram Penteu, o rei da Trcia, que tentou proibi-lo. A vingana de Diniso foi terrvel: enlouqueceu a me de Penteu, que esquartejou o filho. Outros episdios semelhantes fazem parte das lendas acerca de Dinisos, considerado no s o deus do vinho, mas tambm do delrio mstico. Seus contatos com os mortais costumam resultar na desgraa desses. Uma das lendas d conta de que, certa vez, Diniso embarcou numa nau de piratas para ir ilha de Naxos. Sem saber a verdadeira identidade de seu passageiro, os piratas decidiram vend-lo como escravo. Ao perceber essa inteno, Diniso transformou os remos da naus em serpentes e acometeu os piratas com vises to terrveis que eles se lanaram s guas e se transformaram em golfinhos. Depois disso, Diniso passou a ser reconhecido em toda a Grcia e teve seu culto difundido pelas cidades gregas. Ento, deixou a terra e subiu ao cu, de onde s desceu para ir a Naxos, recolher Ariadne que havia sido abandonada por Teseu. O mito de Diniso muito antigo: h referncias a ele em documentos arqueolgicos do sculo XIII a.C. Fontes: Dicionrio de Mitologia Grega e Romana, Mrio da Gama Kury, Jorge Zahar Editor. Dicionrio Mtico-Etimolgico, Junito Brando, Editora Vozes.

http://educacao.uol.com.br/disciplinas/artes/dioniso-deus-do-vinho-e-do-deliriomistico.htm#fotoNav=12

ARTES

Influncia afro: A Arte Africana e o Cubismo


COMENTE

Assunto: artes, frica, Cubismo Valria Peixoto de Alencar* Especial para a Pgina 3 Pedagogia & Comunicao

09/02/201114h02

Comunicar erroImprimir

O Cubismo foi um dos principais, se no um dos mais comentados, estilos do Modernismo, das chamadas Vanguardas. Mas o que a Arte Africana tem a ver com isso? Pablo Picasso (1881-1973), um dos precursores do Cubismo comeou a desenvolver o estilo a partir de visitas a uma exposio de Arte Africana, no Museu do Homem de Paris, em 1905. O trabalho exposto causou uma forte impresso no artista, especialmente as mscaras, o que fez com que ele procurasse retrat-las em suas pinturas. As mscaras, carregadas de significados sagrados, mas tambm pela simplificao das formas, tornaram-se referncia para alguns artistas do Modernismo, em especial para Picasso, que, influenciado por elas, inaugurou uma nova fase da sua obra, o que alguns estudiosos denominam como protocubismo, um antecedente do cubismo, como podemos perceber nas imagens a seguir.

Abaixo, uma mscara da cultura Fang, observamos a ideia de simplificao das formas, ou seja, quais elementos so necessrios para a confeco de um rosto. Essa ideia foi muito importante no cubismo. Logo a seguir, na tela Les Demoiselle d'Avignon, de Picasso, percebemos, nas duas figuras da direita a semelhana com as mscaras. Tambm, possvel notar que nas cores do quadro h a predominncia de tons terrosos, outra forte referncia s cores das mscaras africanas.

Valria Peixoto de Alencar* Especial para a Pgina 3 Pedagogia & Comunicao *Valria Peixoto de Alencar Historiadora formada pela USP e Mestre em Artes Visuais pelo Instituto de Artes da Unesp. Uma das autoras do livro Arte-educao: experincias, questes e possibilidades. (Editora Expresso e Arte)

Arte povera: Matrias inteis produzem arte


COMENTE

Assunto: artes Valria Peixoto de Alencar* Especial para a Pgina 3 Pedagogia & Comunicao

28/05/200918h29

Comunicar erroImprimir Povera, feminino de povero, uma palavra italiana que significa "pobre". Assim foi conhecido esse movimento surgido na dcada de 1960 na Itlia: Arte povera. Pobre porque propunha a utilizao de materiais inteis, simples, o que hoje comumente chamamos de sucata: metal, pedra, areia, madeira, trapos, etc.

Jannis Kounellis, Sem ttulo, 1969.

Na obra de Jannis Kounellis (acima), tambm conhecida como Margarida com fogo, vemos que no existiu a preocupao de "esconder" o botijo de gs que alimenta o fogo, da mesma forma que a flor no traz nada alm de uma chapa de metal cortada. Nessa fase, Kounellis propunha o trabalho com fogo em suas obras para simbolizar a idia de transformao e purificao. Assim como na pop art, havia uma tentativa de aproximar as obras do cotidiano das pessoas comuns. Porm, enquanto a pop art utilizava imagens e tcnicas massificadas, a arte povera buscava empobrecer as obras de arte. O termo arte povera foi criado pelo crtico Germano Celant em 1967, por ocasio da exposies realizada por esses artistas. O movimento ganhou fora na dcada de 1970, influenciado pela arte conceitual. Os temas e materiais utilizados na arte povera buscavam tratar das propriedades dos elementos utilizados, que poderiam sofrer transformaes com o passar do tempo. Por exemplo, a oxidao do metal ( possvel traar paralelos com a arte efmera). A arte povera tambm atuou como uma crtica economia capitalista e sociedade de consumo, de maneira a provocar reflexes sobre o valor de uso das coisas.

Giovanni Anselmo, Sem ttulo. 1968.

Veja, por exemplo, a obra de Giovanni Anselmo (acima): o artista colocou vegetais entre duas pedras; com o apodrecimento dos vegetais, a estrutura entrava em colapso, ou seja, deixava de existir como havia sido pensada inicialmente. Dessa forma, seria possvel discutir as idias de efmero e eterno na arte, por exemplo. Essas obras de arte desafiavam os padres vigentes; elas pertencem esfera dos movimentos de contracultura dos anos 60 e, muitas vezes, propunham uma interao entre artista e trabalho, como na obra a seguir, de Michelangelo Pistoletto:

Pistoletto, Vietnam, 1962-65.

Observe que, ao fundo, aparecem os espectadores da obra. Isso acontece porque a imagem de protesto contra a guerra do Vietn - provavelmente uma imagem fotogrfica ampliada para o tamanho real - foi colada sobre um espelho, fazendo com que os observadores da obra tambm "entrem" nela. E, por que no?, tenham uma atitude contra a guerra.
Valria Peixoto de Alencar* Especial para a Pgina 3 Pedagogia & Comunicao *Valria Peixoto de Alencar historiadora formada pela USP e mestre em Artes Visuais pelo Instituto de Artes da Unesp. uma das autoras do livro Arte-educao: experincias, questes e possibilidades (Editora Expresso e Arte).

http://educacao.uol.com.br/disciplinas/artes/

Art Nouveau: Estilo influenciou as artes grficas e a arquitetura

COMENTE

Valria Peixoto de Alencar* Especial para a Pgina 3 Pedagogia & Comunicao

21/11/200815h27

Comunicar erroImprimir O art nouveau (arte nova) foi um movimento que surgiu na Europa, entre 1890 e 1910. Essencialmente decorativo, voltado ao design e arquitetura, influenciou tambm o universo das artes plsticas. Recebeu nomes diferentes nos diversos pases onde se manifestou: style nouille (estilo macarrnico) na Frana; style coup de fouet (estilo golpe de chicote) na Blgica; modern style (estilo moderno) na Inglaterra; jugendstil(estilo da juventude) na Alemanha; style liberty (estilo livre) na Itlia. O art noveau preocupava-se com a originalidade da forma, tinha relao direta com aSegunda Revoluo Industrial e com a explorao de novos materiais, como o ferro e o vidro (principais elementos dos edifcios que passaram a ser construdos segundo a nova esttica), e os avanos tecnolgicos na rea grfica, como a tcnica da litografia colorida, que teve grande influncia nos cartazes, como no exemplo abaixo:

Este o rtulo de uma loo que expressa bem a idia do art nouveau, que destaca o valor ornamental de linhas de origem floral, determinando formas delicadas, sinuosas, ondulantes e sempre assimtricas. Diferente de outros movimentos de vanguarda do incio do sculo 20, que se iniciaram na pintura, o art nouveau no foi dominado pelas artes plsticas. Mesmo os pintores mais estreitamente relacionados com o estilo, Toulouse-Lautrec, Pierre Bonnard eGustav Klimt, por exemplo, criaram cartazes e objetos de decorao. Ainda assim, na pintura, o estilo esteve relativamente presente nas obras de Vassili Kandinsky e Franz Marc, alcanando seu perodo de sucesso entre as duas ltimas dcadas do sculo 19 e as duas primeiras do sculo 20, quando substitudo, gradativamente, pelo estilo art dco e, em seguida, definitivamente abandonado.

O art nouveau na arquitetura O art nouveau surgiu como uma tendncia arquitetnica inovadora do fim do sculo 19: um estilo floreado, em que se destacam as formas orgnicas inspiradas em folhagens, flores, cisnes, labaredas e outros elementos. Os edifcios apresentam linhas curvas, delicadas, irregulares e assimtricas. Mosaicos e mistura de materiais caracterizam muitas obras arquitetnicas, como as de Antoni Gaud, expoente do movimento na Espanha. Com cacos de vidro e ladrilhos, ele decora construes como o Parque Gell e a Casa Mil, em Barcelona. A Catedral da Sagrada Famlia outra obra sua de destaque.

O art nouveau no Brasil O estilo do art nouveau chegou ao Brasil nos primeiros anos da Repblica, com o nome de arte floreal, e, como na Europa, exerceu forte influncia na arquitetura e nas artes grficas.

Acima, o cabealho do peridico O Malho, que circulava no Rio de Janeiro no incio do sculo 20. Observe como forte a influncia do art nouveauno ttulo do jornal.

Valria Peixoto de Alencar* Especial para a Pgina 3 Pedagogia & Comunicao *Valria Peixoto de Alencar historiadora formada pela USP e mestre em Artes Visuais pelo Instituto de Artes da Unesp. uma das autoras do livro Arte-educao: experincias, questes e possibilidades (Editora Expresso e Arte).

Mosaico: Tcnica milenar utilizada at hoje


COMENTE

Assunto: artes, artesanato Valria Peixoto de Alencar* Especial para a Pgina 3 Pedagogia & Comunicao

24/08/200923h42

Comunicar erroImprimir Talvez voc j tenha caminhado por essas caladas ou, ao menos, j pde v-las em fotografias e filmes, na tev ou no cinema, especialmente a calada de Copacabana... E, quem sabe, at mesmo na sua cidade h caladas desse tipo.

O que essas duas caladas tm em comum? A tcnica utilizada em sua elaborao: o mosaico. A tcnica do mosaico se resume juno de pequenas peas de pedra, vidro, mrmore e cermica (ou at mesmo conchas), utilizando-se argamassa, com a finalidade de formar desenhos e preencher com eles um piso, uma parede ou a superfcie de um mvel. No caso dos exemplos, temos formas que representam, de maneira estilizada, as ondas do mar (Copacabana) e o mapa do Estado de So Paulo.

Calada de Copacabana, Rio de Janeiro.

Tcnica milenar A arte do mosaico surgiu, provavelmente, no Oriente, e teve seu auge as civilizaes grega e romana. Os romanos, por valorizarem os jardins em suas casas, utilizavam mosaicos para o calamento, como forma de decorao. No Egito antigo, h registros de mosaicos decorando sarcfagos, sendo que o mosaico mais antigo foi encontrado pelos arquelogos na cidade de Ur, Mesopotmia, e data de aproximadamente 3.500 a.C. o Estandarte de Ur, atualmente exposto no Museu Britnico:

Detalhe do estandarte de Ur.

A tcnica utilizada na Antiguidade para decorar e, muitas vezes, narrar fatos ou lendas, est presente at hoje, em nosso dia-a-dia: nas caladas, na arte muralista ou nos pixels das imagens digitais (um amontoado de pontinhos minsculos que, juntos, formam uma imagem).

Valria Peixoto de Alencar* Especial para a Pgina 3 Pedagogia & Comunicao *Valria Peixoto de Alencar historiadora formada pela USP e mestre em Artes Visuais pelo Instituto de Artes da Unesp. uma das autoras do livro Arte-educao: experincias, questes e possibilidades (Editora Expresso e Arte).

Rococ: Estilo refletiu elegncia da aristocracia


COMENTE

Assunto: artes Valria Peixoto de Alencar* Especial para a Pgina 3 Pedagogia & Comunicao

17/08/200915h42

Comunicar erroImprimir

O Rococ foi um movimento artstico europeu que surgiu primeiramente na Frana, no final do sculo 17 e incio do 18, momento em que esse pas se tornou a nao mais poderosa da Europa - em termos militares e, tambm, culturais. Naquela poca, Paris tomou de Roma o ttulo de capital das artes plsticas. Rococ um termo que vem da palavra francesa rocaille, que significa "concha" e, tambm, a tcnica de incrustao de conchas, pedrinhas e fragmentos de vidro, com que se enfeitam grutas artificiais. Foi um estilo que era um desenvolvimento doBarroco e tambm uma reao. O estilo grandioso do Barroco, com suas formas curvas, exageradas e excessivamente ornamentadas, no correspondia elegncia da aristocracia e da burguesia emergentes da Frana; elegncia, alis, que se fazia notar inclusive com a ascenso ao trono de Lus 15, que mudou a corte de Versalhes para Paris. Pintura Observe a imagem a seguir:

Jean-Antoine Watteau. Embarque para Citera, 1717. leo sobre tela.

Perceba que, em contraste com o Barroco, as cores do Rococ so leves e vivas, o branco e os tons claros de rosa, azul e verde surgem substituindo as cores sombrias e o excesso de dourado tpicos do Barroco. Watteau considerado o primeiro grande pintor do Rococ - e, na obra acima, apesar de ser possvel perceber a presena de alegorias de anjos, o tema central a nobreza. Isso porque, para alguns historiadores

da Arte, o Rococ surgiu quando o Barroco se libertou da temtica religiosa. Outro importante pintor Rococ Jean-Honor Fragonard:

Fragonard. O balano, 1767-1768. leo sobre tela.

Fragonard gostava muito de representar a natureza de forma idealizada, um tema que surgir com fora mais tarde, no Romantismo. Na obra acima, O balano, observe como a figura humana praticamente se funde com o cenrio, a forma do vestido da jovem que balana se assemelha aos galhos e copas das rvores. Novamente percebemos cores claras, alegorias e o enfoque sobre a vida profana da aristocracia, caractersticas do Rococ. Arquitetura e decorao

Da mesma forma que percebemos tais caractersticas na pintura, tambm a arquitetura se adaptou ao Rococ: o que se costuma chamar de Estilo Lus 15. Nessa poca, notamos a decorao se transferir das igrejas e palcios para as salas privadas. Os objetos de decorao tambm passaram a ser valorizados, com destaque para as porcelanas, que, a partir de 1710, comearam a ser fabricadas na Europa - e no mais importadas do Oriente.

A partir de 1756, a Manufatura Real de Porcelana de Svres passou a produzir as mais finas porcelanas em grande escala. Assim, a cidade de Svres, no norte da Frana, ficou famosa por produzir peas de estilo Rococ, como este jarro, de 1812, que pertenceu duquesa de Montebello.
Valria Peixoto de Alencar* Especial para a Pgina 3 Pedagogia & Comunicao *Valria Peixoto de Alencar historiadora formada pela USP e mestre em Artes Visuais pelo Instituto de Artes da Unesp. uma das autoras do livro Arte-educao: experincias, questes e possibilidades (Editora Expresso e Arte).

Arte ou artesanato?: Mestre Vitalino


COMENTE

Assunto: artes, artesanato, Brasil Valria Peixoto de Alencar* Especial para a Pgina 3 Pedagogia & Comunicao

13/08/200920h19

Comunicar erroImprimir Artesanato, arte popular e arte naf so expresses utilizadas para designar trabalhos de artistas sem formao acadmica ou sistemtica. Tais conceitos sempre esto sendo revistos e discutidos, pois muitas vezes acabam passando a ideia de que existe um tipo de arte melhor ou pior que outro, o que no verdade. Artesanato e arte popular, por exemplo, foram e ainda so expresses utilizadas para trabalhos artsticos que resgatam a cultura popular. No caso brasileiro, podemos dar alguns exemplos: literatura de cordel, tapetes de serragem coloridos feitos em feriados santos, pinturas e esculturas em madeira e cermica com temticas populares (futebol, famlia, religiosidade, carnaval), etc. Outra maneira de designar tais trabalhos a expresso naf, que significa "ingnuo", ou seja, uma arte ingnua, sem aprendizado sistemtico. Contudo, para continuar a refletir sobre esses conceitos, observe a imagem abaixo:

G.T.O. Porta/Biombo. Escultura em madeira. 236 x 106 cm. Realizada por G.T.O com auxlio de Mario Teles e G.F.O.

Ela de autoria de G.T.O., nome artstico de Geraldo Teles de Oliveira, que realiza seus trabalhos com seus filhos, ou seja, uma tcnica que passa de pai para filhos, uma tradio. Olhando a imagem, voc pode afirmar que no houve um aprendizado sistemtico? Pode no ter sido acadmico, mas certamente tem um mtodo, foi sistemtico. A ideia de tradio presente nas obras de G.T.O. no se refere sua exclusividade, pois as tcnicas e o trabalho so, quase sempre, passados de gerao em gerao na cultura popular. Um dos maiores expoentes brasileiros na arte popular, reconhecido inclusive internacionalmente, foi o pernambucano Mestre Vitalino.

Mestre Vitalino Vitalino Pereira dos Santos, o Mestre Vitalino, nasceu em Ribeira dos Campos, Caruaru, em 1909, e faleceu em Alto de Moura, Caruaru, em 1963. Foi um ceramista reconhecido por retratar em seus bonecos de barro a cultura do povo nordestino. Mestre Vitalino comeou a fazer escultura de cermica ainda criana, com as sobras do barro usado por sua me, que era louceira, isto , fazia utenslios para cozinha.

Vitalino e seus filhos fazendo bonecos. S.d., cermica policromada. 32 x 27 x 30 cm.

A pea acima uma espcie de autorretrato demonstrando a tradio ceramista que se perpetua em sua famlia. Mas suas obras mais conhecidas so as que retratam os costumes, a histria e a cultura pernambucana:

Lampio a cavalo. S.d., cermica policromada.

Valria Peixoto de Alencar* Especial para a Pgina 3 Pedagogia & Comunicao *Valria Peixoto de Alencar historiadora formada pela USP e mestre em Artes Visuais pelo Instituto de Artes da Unesp. uma das autoras do livro Arte-educao: experincias, questes e possibilidades (Editora Expresso e Arte).

Pop art: Cultura popular e crtica


COMENTE

Assunto: artes Valria Peixoto de Alencar* Especial para a Pgina 3 Pedagogia & Comunicao

28/05/200918h14

Comunicar erroImprimir Pop uma expresso que se refere a algo popular, cultura popular no sentido de cultura de massa. Por exemplo, voc j deve ter visto uma banda de msica classificada como pop. Ou deve conhecer o termo pop rock. No mundo globalizado em que vivemos poderamos citar vrios exemplos de manifestaes culturais pops: alm da msica, telenovelas, seriados, boa parte da produo cinematogrfica e at mesmo o futebol fazem parte da cultura popular

brasileira. Inclusive pelo fato de que tudo, nos dias atuais, passa por um processo de massificao, ou seja, televisionado, comercializado e exportado.

A pop art Pop art ou arte pop foi um movimento, surgido principalmente nos Estados Unidos e na Inglaterra, na dcada de 1950, que utilizava elementos, figuras e a prpria esttica popular em seus trabalhos, de maneira a fazer uma crtica direta e irnica da sociedade consumista que se formava naquela poca, especialmente com a popularizao da televiso.

Andy Warhol, Marilyn.

A crtica atingia as celebridades, e com a facilidade de reproduzir imagens, essas celebridades acabavam se tornando pops. Um exemplo disso a ilustrao acima, uma das sries que Andy Warhol fez com a imagem de Marilyn Monroe, cone do cinema. Assim como esta, ele reproduziu as imagens da Monalisa (de Da Vinci), deChe Guevara, de John Lennon, entre outros, tratando todos como celebridades, no importando se eram cones da arte, da poltica ou da msica, se eram reais ou imaginrios. O que eles tinham em comum? Eram imagens largamente divulgadas, massificadas e consumidas. A tcnica utilizada nessas sries de Warhol a serigrafia, a mesma utilizada para estampar camisetas, ou seja, algo muito prximo da vida cotidiana. Com isso, os artistas pop tambm demonstravam sua recusa em separar a arte da vida. Ou seja, por

meio dos temas ou da linguagem, incorporaram arte o cinema, a televiso, a publicidade e as histrias em quadrinhos (HQs). Isso acontece, por exemplo, em algumas obras de Roy Lichtenstein, que incorporou a seu trabalho a esttica das artes grficas:

Pop art de Lichtenstein.

Observe a semelhana com as imagens das HQs, tanto na expresso do rosto como na figura formada por pontos, tal qual as imagens grficas - o que na era digital chamamos de pixel. No Brasil, a pop art influenciou diversos artistas, dentre os quais podemos citar Cludio Tozzi, Rubens Gerchman, Marcelo Nitsche, entre outros.

Rubens Gerchman, Superhomens, 1965.

Valria Peixoto de Alencar* Especial para a Pgina 3 Pedagogia & Comunicao *Valria Peixoto de Alencar historiadora formada pela USP e mestre em Artes Visuais pelo Instituto de Artes da Unesp. uma das autoras do livro Arte-educao: experincias, questes e possibilidades (Editora Expresso e Arte).

Rubem Valentim: Reelaborao do construtivismo


COMENTE

Assunto: artes, Artes plsticas, Brasil Valria Peixoto de Alencar* Especial para a Pgina 3 Pedagogia & Comunicao

27/04/200919h35

Comunicar erroImprimir

Formas geomtricas sintetizam elementos presentes nos cultos afrobrasileiros nessa obra de Rubem Valentim, localizada na Praa da S, em So Paulo

Rubem Valentim (1922-1991) nasceu em Salvador, Estado da Bahia. Autodidata, comeou a pintar na dcada de 1940. Vinculou-se ao movimento de renovao das artes e das letras na Bahia, entre 1946 e 1947. Depois, cursou jornalismo na Universidade da Bahia, formando-se em 1953, quando passou a escrever artigos sobre arte. Em 1957 mudou-se para o Rio de Janeiro e foi professor assistente de Carlos Cavalcanti no curso de histria da arte, no Instituto de Belas Artes. Participou intensamente da vida artstica do Rio e de So Paulo, expondo em mostras importantes, inclusive em diversas Bienais. Em 1963 mudou-se para Roma, onde residiu por trs anos. Em sua volta para o Brasil, morou em Braslia, onde dirigiu o Ateli Livre do Instituto Central de Artes da Universidade de Braslia, at 1968. Cultura afro-brasileira Rubem Valentim considerado um dos maiores artistas representantes da cultura afrobrasileira. No incio de sua carreira, sua pintura demonstrava traos parisienses, em que possvel notar a influncia de Fernand Lger. Contudo, por volta de 1955/56, movido por questes ideolgicas, buscou na cultura popular afro-brasileira as caractersticas que norteariam seu trabalho at o final da vida, em suas pinturas, esculturas e objetos. Formas geomtricas sintetizam elementos presentes nos cultos afrobrasileiros, por exemplo, os oxs de Xang (o machado duplo de Xang). Reelaborando o pensamento construtivista, Valentim passou a empregar signos inspirando-se nas ferramentas e nos instrumentos simblicos do candombl, sintetizando-os nas formas geomtricas. Com isso, ele criou uma espcie de escrita para esses elementos, uma nova signografia, o que faz com que suas obras possam ser lidas por quem possua as referncias da religiosidade afrobrasileira, identificando tais objetos, o que no exclui outras possibilidades de leitura, devido s cores e formas utilizadas.

Valria Peixoto de Alencar* Especial para a Pgina 3 Pedagogia & Comunicao *Valria Peixoto de Alencar historiadora formada pela USP e mestre em Artes Visuais pelo Instituto de Artes da Unesp. uma das autoras do livro Arte-educao: experincias, questes e possibilidades (Editora Expresso e Arte)

Lucio Fontana: Discusso sobre o espao e o tempo


COMENTE

Assunto: artes, Artes plsticas, Brasil Valria Peixoto de Alencar* Especial para a Pgina 3 Pedagogia & Comunicao

27/04/200918h49

Comunicar erroImprimir Em relao ao espao, a pintura se define por possuir duas dimenses - e a escultura trs. Uma pintura em perspectiva pode at nos levar a imaginar a profundidade da cena retratada, mas o desenho possui apenas duas dimenses: altura e largura. Na dcada de 1960, contudo, o artista Lucio Fontana levou s ltimas consequncias a reflexo sobre a espacialidade da pintura, "maltratando" a tela com furos e cortes que fazem com que o espectador tenha sua frente uma obra bidimensional. Esse tipo de obra de arte discute a questo do espao e do tempo, ou seja, a profundidade (a terceira dimenso no caso da escultura) e o espao temporal (a quarta dimenso, segundo Einstein). Mas como Lucio Fontana registra o tempo? Observe:

Lucio Fontana. Conceito espacial. 1965.

Na tela acima podemos ver seis incises feitas pelo artista. Voc conseguiria imaginar como ele fez os cortes? Com que material, velocidade e direo? Se voc conseguiu imaginar, at mesmo reproduzir ou tentar imitar seus movimentos, isso sinal de que Lucio Fontana realizou o registro do tempo: no s uma pintura em duas dimenses, mas o gesto do artista ficou na tela.

Registro de Lucio Fontana produzindo um Conceito Espacial.

Temporalidade espacial As obras dessa fase de Lucio Fontana trazem questes h muito discutidas na arte. A profundidade na pintura uma problemtica surgida com a perspectiva, noRenascimento, e rebatida com o Cubismo. Fontana nos faz pensar na terceira dimenso, mas sem o uso da perspectiva, que cria a iluso da profundidade, e sem a proposta de retratar um objeto por todos os seus ngulos, que, contraditoriamente, elimina a noo de profundidade. A temporalidade espacial est no gesto do artista. E tambm no gesto do espectador, que procura olhar pelo vo na tela, como se uma curiosidade inexplicvel buscasse ver algo por trs do corte ou do buraco. Tambm possvel discutirmos o momento histrico em que estas obras foram produzidas, ps Segunda Guerra: durante a Guerra Fria, as teorias de Einstein se popularizavam e a corrida espacial estava em pleno andamento.

Biografia Lucio Fontana nasceu em Rosrio, na Argentina, em 1899. Filho de imigrantes, retorna com sua famlia para a Itlia em 1920. O incio de sua carreira esteve ligado ao academicismo, pois durante o perodo doFascismo, o meio artstico italiano retornou a cdigos mais clssicos, sem, entretanto, recusar completamente a arte de vanguarda. Assim, Lucio Fontana aderiu ao abstracionismo. Em 1947 publicou o Manifesto blanco, que influenciou muitos artistas abstratos a partir da dcada de 1950. nesse momento que se mudou definitivamente para Milo, onde criou o Movimento Espacialista. A partir desse ano, suas obras levam o nome deConceito Espacial. A partir de 1949, comeou a pintar superfcies em monocromia (uma s cor) e a "maltrat-las". Comeou a fazer buracos na tela, depois incises. a primeira vez que um artista, na Histria da Arte, "ataca" a superfcie da tela.

Influncias na arte brasileira Podemos encontrar as influncias das propostas de Lucio Fontana na arte brasileira da dcada de 1960, como, por exemplo, em trabalhos de Lygia Clark, Ligia Pape,Hlio Oiticica, Ivens Machado, Amlcar de Castro, entre outros. A presena de Fontana mais forte na fase ligada ao concretismo e ao monocromatismo, principalmente no que se refere questo tempo/espao, como nos trabalhos de Nelson Leirner intitulados Homenagem a Fontana, de 1967. Nessa fase da obra de Leirner, ele no s retoma a problemtica proposta por Lucio Fontana, mas vai alm, trazendo uma cor para a profundidade - e a possibilidade, implcita, de fechar ou abrir o corte por meio de um zper, reforando a idia de passagem para outra dimenso. Observe:

Nelson Leirner. Homenagem Fontana. 1967.

Leia mais Sobre a quarta dimenso. Sobre Lucio Fontana e sua obra.
Valria Peixoto de Alencar* Especial para a Pgina 3 Pedagogia & Comunicao *Valria Peixoto de Alencar historiadora formada pela USP e mestre em Artes Visuais pelo Instituto de Artes da Unesp. uma das autoras do livro Arte-educao: experincias, questes e possibilidades (Editora Expresso e Arte).

Arte postal: Correspondncia com valor artstico


COMENTE

Assunto: artes Valria Peixoto de Alencar* Especial para a Pgina 3 Pedagogia & Comunicao

01/04/200918h56

Comunicar erroImprimir Na dcada de 1960, correspondncias trocadas entre artistas plsticos deram origem a mais uma forma de expresso da arte contempornea: a arte postal ( mail art). Nessa mesma poca, Ray Johnson cria, em Nova York, nos Estados Unidos, a Correspondance Art School (Escola de Arte por Correspondncia). Em 1963, Ray Johnson escreve uma carta num envelope, usando a frente e o verso. Ele rompe, assim, com o conceito de privado e reproduz, de maneira pblica, dialogando com outra pessoa, a sua aparente intimidade.

Selo comemorativo do ano de falecimento de Ray Johnson

A mail art consistia em trocar mensagens criativas utilizando o sistema de correios. Ela surgiu como uma alternativa aos meios convencionais das exposies de arte (Bienais, Sales, etc.) e tem caractersticas prprias do perodo em que apareceu (dialoga, portanto, com a Guerra Fria, no contexto mundial, ou com a ditadura militar, no contexto brasileiro). Ou seja, seu objetivo era veicular informao, protesto e denncia. A arte postal se caracteriza por ser um meio de expresso livre, no qual envelopes, telegramas, selos ou carimbos postais so alguns dos suportes em que possvel a expresso da sensibilidade. Os artistas utilizam, principalmente, tcnicas como colagens, fotografia, escrita ou pintura. A nica limitao real utilizao de diferentes tcnicas e suportes a possibilidade de envio dos trabalhos pelo correio. Nos anos 60, a arte postal foi uma forma de expresso entre artistas que se conheciam. Porm, na dcada de 70, todos os interessados em fazer arte j podiam participar - e, a

partir de 1980, museus e universidades comearam a valorizar a arte postal. No Brasil, a Arte Postal chegou num momento de censura, quando muitos artistas, para poderem se expressar, acabam aderindo Arte Conceitual - e, portanto, a uma de suas formas, a Arte Postal. Um artista brasileiro que podemos citar o pernambucano Paulo Bruscky, que organizou, em 1975, no Recife, juntamente com Daniel Santiago e Ypiranga Filho, a 1 Exposio Internacional de Arte Postal, fechada pela censura do regime militar. O trabalho abaixo, por exemplo, uma crtica mordaz ditadura militar, quando no ocorriam eleies livres:

Paulo Bruscky. Ttulo de eleitor cancelado, 1980.

Arte postal em tempos de e-mail E hoje em dia? Quase no escrevemos ou recebemos mais cartas, no mesmo? Ento, como esse tipo de expresso artstica sobreviveria no mundo da no correspondncia de papel? No final dos anos 80 o movimento de arte postal perdeu fora, especialmente junto aos artistas que trabalhavam esse veculo como forma de protesto. No entanto, nos anos 90, a arte postal iniciou seu dilogo com as novas mdias. E foi na

internet que os artistas encontraram um meio privilegiado para novas experimentaes, inaugurando novas poticas, novos canais de participao, de mobilizao e de divulgao da arte postal.

Para saber mais :Arte Postal.


Valria Peixoto de Alencar* Especial para a Pgina 3 Pedagogia & Comunicao *Valria Peixoto de Alencar historiadora formada pela USP e mestre em Artes Visuais pelo Instituto de Artes da Unesp. uma das autoras do livro Arte-educao: experincias, questes e possibilidades (Editora Expresso e Arte).

Arte efmera: Instalaes, performances e happenings


COMENTE

Assunto: artes Valria Peixoto de Alencar* Especial para a Pgina 3 Pedagogia & Comunicao

26/03/200918h41

Comunicar erroImprimir Muitas vezes, ao pensarmos em obras de arte, como uma pintura, por exemplo, imaginamos a Monalisa, de Da Vinci, ou O grito do Ipiranga, de Pedro Amrico, ou, ainda, esculturas de mrmore... Obras que permanecem ao longo do tempo e da histria. Mas o que dizer de obras de arte pblica, por exemplo? Muitas delas foram produzidas com a clara inteno de serem modificadas pela ao do tempo e, at mesmo, de desaparecer, como o grafite, os tapetes feitos com serragem, sementes e folhas - que, em algumas cidades, a populao costuma fazer nas ruas, para a celebrao de Corpus Christi ou da Semana Santa -, esculturas de areia ou gelo.

E no podemos esquecer tambm das instalaes, das performances e doshappenings, realizados por artistas contemporneos, obras que existem apenas durante o tempo em que so realizadas, como a performance Homem-po, de Tatsumi Orimoto:

Tatsumi Orimoto, Homem-po. Performance.

Ou a obra/performance de Ronald Duarte, Nimbo Oxal, na qual existe uma preocupao com a execuo, como se fosse uma espcie de ritual, podendo ser pensada e lida do ponto de vista do produto realizado naquele momento, ou seja, uma grande coluna de gs carbnico formando uma escultura efmera:

Segundo definio encontrada nos dicionrios, efmero aquilo que passageiro, temporrio, transitrio.

Eterno/efmero Contudo, nem toda obra de arte pblica foi feita para desaparecer. Quando pensamos em monumentos histricos, por exemplo, a inteno de que permaneam com o passar do tempo. E performances e happenings podem ser registrados em audiovisual, sendo que, nesse caso, o que permanece o registro e no a obra em si. Temas como a materialidade das obras de arte e a oposio eterno/efmero so problematizados pela arte contempornea, pois so questes extremamente ligadas nossa realidade, ao mundo da velocidade em que vivemos, no qual as notcias de ontem j esto ultrapassadas. Um importante artista plstico brasileiro, que tambm discute a questo da durabilidade da obra de arte, Vik Muniz. Em seus trabalhos faz uso de tcnicas diversas e emprega, com frequncia, materiais inusitados como acar, chocolate lquido, doce de leite, catchup, gel para cabelo, lixo e poeira, entre outros. Em algumas de suas sries, o produto final a fotografia da obra, devido perecibilidade dos materiais empregados.

Vik Muniz, Mona Lisa.

Acima, nas rplicas da Monalisa, Muniz utilizou gelia e manteiga de amendoim. Depois fotografou. Trata-se, claramente, uma discusso sobre o eterno versus o efmero.
Valria Peixoto de Alencar* Especial para a Pgina 3 Pedagogia & Comunicao *Valria Peixoto de Alencar historiadora formada pela USP e mestre em Artes Visuais pelo Instituto de Artes da Unesp. uma das autoras do livro Arte-educao: experincias, questes e possibilidades (Editora Expresso e Arte).

Arte paleocrist: Arte das catacumbas


COMENTE

Assunto: artes, Histria Valria Peixoto de Alencar* Especial para a Pgina 3 Pedagogia & Comunicao

16/02/200923h27

Comunicar erroImprimir Antes de o imperador romano Constantino ter legalizado o cristianismo no ano de 313, a perseguio aos seguidores de Jesus era grande, obrigando-os a praticarem seu culto escondidos, geralmente em catacumbas, onde os arquelogos encontraram registros de sua presena. Assim, o termo arte paleocrist, ou paleocristianismo, no se refere propriamente a um estilo, mas a todas as formas artsticas produzidas por ou para cristos, durante o Imprio Romano do Ocidente. Observe:

Este o exemplo de um afresco pintado em uma catacumba. O peixe e o po eram smbolos muito importantes do cristianismo primitivo. Alguns pesquisadores relacionam o peixe a Jesus Cristo e o po eucaristia. O desenho de smbolos era importante, pois, da mesma forma que havia a preocupao de se enterrar os mortos, ao invs de crem-los, acreditava-se que essas imagens remetiam ao paganismo romano, o que protegia os cristos. Porm, com o passar dos anos, esse tipo de desenho simblico d lugar a afrescos e relevos mais explcitos, ou seja, com narrativas da prpria histria de Jesus, como o relevo a seguir:

Detalhe de um sarcfago, provavelmente proveniente da Catacumba de Domitlia, mostrando o julgamento de Pilatos.

possvel perceber na forma do relevo uma esttica herdeira da arte greco-romana, como as colunas que emolduram a cena e os traos fsicos dos indivduos. No entanto, trata-se de uma cena referente histria crist: Pilatos lavando as mos. Esse tipo de trabalho em catacumbas servia para difundir o cristianismo, pois, a partir das imagens, os cristos poderiam transmitir suas histrias e dogmas, uma vez que no existia a Bblia como conhecemos hoje, e a grande maioria da populao no sabia ler. Foram encontrados vestgios da arte paleocrist de diversas formas. Alm de afrescos e relevos nas catacumbas, temos tambm a arquitetura, surgida aps a legalizao do cristianismo, os mosaicos, pinturas, iluminuras, esculturas e painis.

O bom pastor. Provavelmente sculo 5.

Glossrio

Afresco: arte ou mtodo de pintura mural que consiste em aplicar cores diludas em gua sobre um revestimento de argamassa ainda fresco, de modo a facilitar o embebimento da tinta. Catacumbas: conjunto de galerias e salas escavadas no subsolo para sepultamentos, especialmente as construdas pelos cristos, em Roma, do sculo 1 ao sculo 4, talvez tambm usadas como lugar de culto, catequese e refgio s perseguies. Iluminura: desenho, miniatura, grafismo que ornamenta livros.
Sugesto de leitura

Da pregao de Jesus a Constantino


Valria Peixoto de Alencar* Especial para a Pgina 3 Pedagogia & Comunicao *Valria Peixoto de Alencar historiadora, formada pela USP, e Mestre em Artes Visuais pelo Instituto de Artes da Unesp. uma das autoras do livro "Arte-educao: experincias, questes e possibilidades" (Editora Expresso e Arte).

Teatro de revista: Stira e vedetes


COMENTE

Assunto: artes, Teatro, Brasil Valria Peixoto de Alencar* Especial para a Pgina 3 Pedagogia & Comunicao

16/02/200923h00

Comunicar erroImprimir Chamamos de teatro de revista ao espetculo teatral composto de nmeros falados, musicais e coreogrficos, humorismo, etc. Esse gnero teatral alcanou grande popularidade no Brasil, especialmente no Rio de Janeiro, pela crtica bem-humorada com que enfocava certos aspectos do cotidiano do pas. O teatro de revista brasileiro surgiu em 1859, no Teatro Ginsio, no Rio de Janeiro, com o espetculo "As Surpresas do Sr. Jos da Piedade", de Justiniano de Figueiredo Novaes. A revista recorre a um modelo francs denominado voudeville: um enredo frgil que serve como ligao entre os quadros que, independentes, marcam a estrutura fragmentada do gnero. Seu ingrediente mais poderoso a pardia, recurso do teatro popular que consiste em

denegrir um aspecto, fato, personagem, discurso ou atitude da cultura erudita ou, em outras palavras, da classe dominante. Outro elemento fundamental do teatro de revista a msica. Contudo, diferentemente do gnero musical como imaginamos hoje, o teatro de revista trazia um certo tom de exagero, com bailarinas (as conhecidas vedetes) vestidas de forma mais ou menos exuberante (com plumas e lantejoulas).

Cena da Companhia de teatro Tro-lo-l na dcada de 1920.

Fases O teatro de revista brasileiro pode ser dividido em trs fases. A primeira, que teve seu auge com as peas de Arthur Azevedo, caracterizada pela valorizao do texto em relao encenao e pela crtica feita com versos e personagens alegricos. Nas revistas de ano - apresentadas no incio de cada ano, como resumo cmico do perodo anterior -, as cenas curtas e episdicas que parodiavam acontecimentos reais eram ligadas por uma histria conduzida, em geral, por um grupo de personagens que transita pelo Rio de Janeiro procura de alguma coisa. A segunda foi marcada por duas caractersticas importantes. Uma delas a influncia norte-americana na msica, com a companhia de Jardel Jrcolis substituindo a orquestra de cordas pela banda de jazz e a performance fsica do maestro, que passou a fazer parte do espetculo. Outra foi a vinda da companhia francesa Ba-ta-clan, na

dcada de 1920, que trouxe novas influncias para o gnero: desnudou o corpo feminino, despindo-o das meias grossas. O corpo feminino passou ento a ser mais valorizado em danas, quadros musicais e de fantasia, no apenas como elemento coreogrfico, mas tambm cenogrfico. Nessa fase, a revista foi marcada pela existncia de uma "rivalidade amigvel" entre as primeiras estrelas de cada companhia, na disputa pela preferncia dos espectadores.

Virginia Lane, em foto dos anos 50, a vedete "preferida" de Getlio Vargas.

A terceira e ltima fase foi a do investimento em grandes espetculos, em que um elenco formado por numerosos artistas se revezava a cada temporada. Havia a nfase fantasia, por meio do luxo, grandes coreografias, cenrios e figurinos suntuosos. A maquinaria, a luz e os efeitos passaram a ser to importantes quanto os atores. Aos poucos, contudo, a revista comeou a apelar fortemente para o escracho, para o nu explcito, deixando de lado uma de suas bases: a comicidade. Assim, entrou em um perodo de decadncia, praticamente desaparecendo na dcada de 1960.

Leia mais

O Bilontra Teatro de Revista - Entre plumas e paets


Valria Peixoto de Alencar* Especial para a Pgina 3 Pedagogia & Comunicao *Valria Peixoto de Alencar historiadora, formada pela USP, e Mestre em Artes Visuais pelo Instituto de Artes da Unesp. uma das autoras do livro "Arte-educao: experincias, questes e possibilidades" (Editora Expresso e Arte).

Op art: Arte e iluso de tica


COMENTE

Assunto: artes Valria Peixoto de Alencar* Especial para a Pgina 3 Pedagogia & Comunicao

27/11/200819h17

Comunicar erroImprimir O termo op art uma abreviao da expresso em ingls optical art e significa "arte tica" - uma forma de arte que explora determinados fenmenos ticos com a finalidade de criar obras que paream vibrar ou cintilar. Contudo, diferentemente da arte cintica, a obra efetivamente no se movimenta e, por vezes, o observador quem deve se deslocar, ou movimentar os olhos, para ter essa impresso sobre a obra, nascida da iluso de tica. Observe:

Bridget Riley. Movement in squares, 1961

Os artistas do movimento op art defendiam a idia de que a arte deveria ter "menos expresso e mais visualizao". Ainda segundo eles, apesar do rigor com que construda, a obra simboliza um mundo mutvel e instvel, que no se mantm nunca o mesmo. Os trabalhos de op art so, em geral, abstratos concretos, e muitas das peas mais conhecidas usam apenas o preto e o branco. Quando so observados, do a impresso de movimento, clares ou vibrao, ou por vezes parecem inchar ou deformar-se. E, diferentemente do concretismo, onde existe um equilbrio esttico entre as figuras geomtricas que compem a obra, na op art as figuras so colocadas de maneira a causar no observador uma sensao de movimento:

Victor Vasarely, Supernovae, 1959-61

O pintor hngaro Victor Vasarely (1908-1997) o precursor da op art, surgida nos anos 30. Alguns de seus trabalhos - tais como "Zebra" (1938), que inteiramente composto por listas diagonais em preto e branco, curvadas de tal modo que do a impresso tridimensional de uma zebra - so considerados os primeiros dedicados op art. Apesar desse impulso inicial, a op art demorou a ter destaque, ganhando fora efetivamente nas dcadas de 1950 e 1960. No Brasil, um dos principais artistas da op art foi o escultor, pintor e desenhista Luiz Sacilotto (1924-2003). Veja, abaixo, um dos seus trabalhos:

Sacilotto, Concreo 8079, 1980

Dica Para saber mais sobre a op art, visite o site da Universidade de Braslia.
Valria Peixoto de Alencar* Especial para a Pgina 3 Pedagogia & Comunicao *Valria Peixoto de Alencar historiadora formada pela USP e mestre em Artes Visuais pelo Instituto de Artes da Unesp. uma das autoras do livro Arte-educao: experincias, questes e possibilidades (Editora Expresso e Arte)

Vicente do Rego Monteiro: Cultura indgena no modernismo


COMENTE

Assunto: artes, Artes plsticas, Brasil Valria Peixoto de Alencar* Especial para a Pgina 3 Pedagogia & Comunicao

26/11/200800h40

Comunicar erroImprimir O pernambucano Vicente do Rego Monteiro (1899-1970) foi pintor, escultor, desenhista, ilustrador e artista grfico. Nasceu em uma famlia de artistas. Descendia, por parte de me, do pintor Pedro Amrico. Ainda criana, iniciou seus estudos artsticos, em 1908, na Escola Nacional de Belas Artes, no Rio de Janeiro, e em 1911 viajou com a famlia para Paris, onde passou a freqentar a Academie Julin. Aos 14 anos teve alguns trabalhos selecionados para participar do Salon des Indpendants, em 1913. Em Paris, manteve contato comAmedeo Modigliani, Fernand Lger, Georges Braque, Joan Mir, Albert Gleizes, Jean Metzinger e Louis Marcoussis, importantes artistas modernistas. No incio da Primeira Guerra Mundial (1914-1918), deixou a Frana com sua famlia e passou a morar no Rio de Janeiro. Em 1918, realizou sua primeira exposio individual, no Teatro Santa Isabel, no Recife, e dois anos mais tarde exps pela primeira vez em So Paulo, onde conheceu Di Cavalcanti, Anita Malfatti, Pedro Alexandrino e Victor Brecheret. Em 1920, estudou a arte marajoara e tapaj das colees do Museu Nacional do Rio de Janeiro, e esse tipo de esttica passou a influenciar diretamente seus trabalhos.

Vaso antropomrfico, exemplo de cermica Tapaj

A obra de Rego Monteiro incorporou a esttica da cermica amaznica (a cor, o volume, a forma e a reduo da figura), tornando-a uma caracterstica marcante do modernismo brasileiro, que se propunha a resgatar, na arte, as origens do nosso povo.

Mani Oca (O nascimento de Mani), 1921. Aquarela e nanquim sobre papel

Ainda que sua pintura no faa sempre referncia direta a uma lenda indgena, como na aquarela Mani Oca (colocada acima), por exemplo, e sim a temas consagrados da histria da arte, a influncia da cermica marajoara ou tapaj marcante, como vemos a seguir:

A crucifixo, 1922, leo sobre tela

Mesmo distante, morando em Paris novamente, Rego Monteiro participou da Semana de Arte Moderna com oito obras, entre pinturas a leo e aquarelas. Em 1923, fez desenhos de mscaras e figurinos para o bal Legendes Indiennes de L'Amazonie. Trouxe ao Brasil a exposio A Escola de Paris, exibida em Recife, So Paulo e Rio de Janeiro. Decorou a Capela do Brasil, no Pavilho Vaticano da Exposio Internacional de Paris, em 1937. Em 1946, fundou a Editora La Presse Bras, dedicada publicao de poesias brasileiras e francesas. A partir 1941, publicou seus primeiros versos, no livro Poemas de Bolso, e organizou vrios sales e congressos de poesia no Brasil e na Frana. Depois de retornar ao Brasil, lecionou pintura na Escola de Belas Artes da Universidade Federal de Pernambuco - UFPE, em 1957 e 1966. Em 1960, recebeu o Prmio Guillaume Apollinaire pelos sonetos reunidos no livro Broussais - La Charit. Entre 1966 e 1968, lecionou no Instituto Central de Artes da Universidade de Braslia - UnB.

Saiba mais

Marajoara: nome dado a artefatos arqueolgicos de cermica, tais como vasos e urnas funerrias, encontrados na ilha de Maraj, no Par. Tapaj: nome dado a artefatos arqueolgicos encontrados s margens do rio Tapajs, em Santarm, no Par. Para conhecer um pouco mais sobre cermica marajoara e tapaj, visite os sitesPar - Cultura, fauna e flora e Casa da pera. Para mais informaes sobre Vicente do Rego Monteiro, conhea os sites doMuseu de Arte Moderna Alosio Magalhes e da Fundao Joaquim Nabuco.
Valria Peixoto de Alencar* Especial para a Pgina 3 Pedagogia & Comunicao *Valria Peixoto de Alencar historiadora formada pela USP e mestre em Artes Visuais pelo Instituto de Artes da Unesp. uma das autoras do livro Arte-educao: experincias, questes e possibilidades (Editora Expresso e Arte)

Art Nouveau: Estilo influenciou as artes grficas e a arquitetura


COMENTE

Valria Peixoto de Alencar* Especial para a Pgina 3 Pedagogia & Comunicao

21/11/200815h27

Comunicar erroImprimir O art nouveau (arte nova) foi um movimento que surgiu na Europa, entre 1890 e 1910. Essencialmente decorativo, voltado ao design e arquitetura, influenciou tambm o universo das artes plsticas. Recebeu nomes diferentes nos diversos pases onde se manifestou: style nouille (estilo macarrnico) na Frana; style coup de fouet (estilo golpe de chicote) na Blgica; modern style (estilo moderno) na Inglaterra; jugendstil(estilo da juventude) na Alemanha; style liberty (estilo livre) na Itlia. O art noveau preocupava-se com a originalidade da forma, tinha relao direta com aSegunda Revoluo Industrial e com a explorao de novos materiais, como o ferro e o vidro (principais elementos dos edifcios que passaram a ser construdos segundo a nova esttica), e os avanos tecnolgicos na rea grfica, como a tcnica da litografia colorida, que teve grande influncia nos cartazes, como no exemplo abaixo:

Este o rtulo de uma loo que expressa bem a idia do art nouveau, que destaca o valor ornamental de linhas de origem floral, determinando formas delicadas, sinuosas, ondulantes e sempre assimtricas. Diferente de outros movimentos de vanguarda do incio do sculo 20, que se iniciaram na pintura, o art nouveau no foi dominado pelas artes plsticas. Mesmo os pintores mais estreitamente relacionados com o estilo, Toulouse-Lautrec, Pierre Bonnard eGustav Klimt, por exemplo, criaram cartazes e objetos de decorao. Ainda assim, na pintura, o estilo esteve relativamente presente nas obras de Vassili Kandinsky e Franz Marc, alcanando seu perodo de sucesso entre as duas ltimas dcadas do sculo 19 e as duas primeiras do sculo 20, quando substitudo, gradativamente, pelo estilo art dco e, em seguida, definitivamente abandonado.

O art nouveau na arquitetura O art nouveau surgiu como uma tendncia arquitetnica inovadora do fim do sculo 19: um estilo floreado, em que se destacam as formas orgnicas inspiradas em folhagens, flores, cisnes, labaredas e outros elementos.

Os edifcios apresentam linhas curvas, delicadas, irregulares e assimtricas. Mosaicos e mistura de materiais caracterizam muitas obras arquitetnicas, como as de Antoni Gaud, expoente do movimento na Espanha. Com cacos de vidro e ladrilhos, ele decora construes como o Parque Gell e a Casa Mil, em Barcelona. A Catedral da Sagrada Famlia outra obra sua de destaque.

O art nouveau no Brasil O estilo do art nouveau chegou ao Brasil nos primeiros anos da Repblica, com o nome de arte floreal, e, como na Europa, exerceu forte influncia na arquitetura e nas artes grficas.

Acima, o cabealho do peridico O Malho, que circulava no Rio de Janeiro no incio do sculo 20. Observe como forte a influncia do art nouveauno ttulo do jornal.

Valria Peixoto de Alencar* Especial para a Pgina 3 Pedagogia & Comunicao *Valria Peixoto de Alencar historiadora formada pela USP e mestre em Artes Visuais pelo Instituto de Artes da Unesp. uma das autoras do livro Arte-educao: experincias, questes e possibilidades (Editora Expresso e Arte).

Caricatura: Um passeio bem humorado pela histria do Brasil


COMENTE

Antonio Carlos Olivieri Da Pgina 3 Pedagogia & Comunicao

17/01/201309h28

Comunicar erroImprimir Humor cultura ou, mais especificamente, histria. Para comprovar, basta abrir as pginas do recm lanado primeiro volume da srie Histria da Caricatura Brasileira (Editora Gala, 528 pgs.), de Luciano Magno, pseudnimo do historiador e socilogo Lucio Muruci. A coleo pretende examinar a trajetria e a produo dos artistas grficos que desenvolveram o gnero no Brasil, desde a Independncia at os dias de hoje. O primeiro volume se dedica aos precursores e consolidao da caricatura no Brasil. Ampliar
Caricatura: um passeio bem humorado pela histria do Brasil10 fotos
10 / 10

A obra "Histria da Caricatura Brasileira", de autoria de Luciano Magno (pseudnimo do historiador e socilogo Lucio Muruci), examina a trajetria e a produo dos protagonistas da caricatura no Brasil desde o sculo XIX at a poca contempornea. Faz parte de uma coleo em vrios volumes, que tem o objetivo de resgatar e revisar esse gnero do jornalismo grfico humorstico, mapeando a nossa produo dos primrdios at os dias de hoje.A obra Histria da Caricatura Brasileira, de autoria de Luciano Magno (pseudnimo do historiador e socilogo Lucio Muruci), examina a trajetria e a produo dos protagonistas da caricatura no Brasil desde o sculo XIX at a poca contempornea. Faz parte de uma coleo em vrios volumes, que tem o objetivo de resgatar e revisar esse gnero do jornalismo grfico humorstico, mapeando a nossa produo dos primrdios at os dias de hoje. Reproduo

A caricatura o mais completo, minucioso e indelvel inventrio do carter de uma sociedade, afirma o autor, para quem o livro espera contribuir para a compreenso da importncia da caricatura e de seus veculos, na construo da identidade brasileira e, como se trata de arte viva e dinmica, no entendimento da longa histria aberta nossa frente. O ttulo da obra deve ser entendida num sentido amplo, pois o trabalho no se limita especficamente caricatura, isto , o retrato pessoal com traos estilizados para produzir um efeito cmico. Pe em foco tambm a charge e o cartum que se desenvolveram como um prolongamento da caricatura. Nesse sentido, o primeiro volume uma verdadeira crnica da histria do Brasil no seu primeiro sculo de existncia, traada pela viso satrica e perspicaz dos artistas ou jornalistas grficos.

"O Marimbondo" Histria da Caricatura Brasileira, para comear, redefine o marco inicial do desnho de humor no Brasil, uma vez que o autor levantou uma charge annima, publicada em 1822, no jornal O Maribondo (veja lbum), anterior ao trabalho de Manuel Arajo Porto-Alegre, de 1837, considerado at ento o pioneiro. No entanto, no retira o mrito de Porto-Alegre, autor, organizador e animador das artes plsticas no pas no sculo 19, que foi, efetivamente, o primeiro profissional do gnero. No se pode deixar de mencionar que, ao historiar o desenho humorstico, a obra traa ainda uma painel da evoluo do jornalismo no pas, relacionando as vrias publicaes que circularam no Brasil durante o Imprio, a maioria das quais comprometidas com ideias polticas, embora a presena marcante do humor fique evidente at mesmo no ttulo desses peridicos, entre os quais podem-se citar O Carcundo, O Carapuceiro e A Mutuca Picante, alm do j mencionado O Maribondo. Entre os caricaturistas, chargistas e cartunistas que o primeiro volume resgata, destacase o talo-brasileiro Angelo Agostini, figura mais emblemtica de nossa caricatura oitocentista, que teve papel importante nas campanhas abolicionista e republicana, alm de ter sido o fundador de peridicos que marcaram poca como o Diabo Coxo, que circulou em So Paulo entre 1864 e 1865, ou a Revista Illustrada, semanrio carioca publicado desde 1876 e 1898. Outros destaques Alm de nomes como o de Agostini ou do portugus Bordalo Pinheiro, amplamente conhecidos por quem se debrua sobre o assunto, o prim eiro volume de Histria da Caricatura Brasileira resgata vrios artistas que no foram contemplados ou mencionados em estudos anteriores, como Leopoldo Heck, Carneiro Vilella, Luiz Tvora e Maurcio Jobim. Alm disso, recupera desenvolvimentos pioneiros fora do eixo RioSo Paulo, como a produo paranaense, gacha ou pernambucana. Resta dizer que caricatura, charge e cartum so a especialidade do autor que j organizou vrias mostras sobre o tema, como A era J. Carlos; 100 anos, O Baro e a Caricatura, e Henfil: a Marca do Trao. Alm disso, o idealizador de uma Bienal Internacional da Caricatura, cuja realizao est prevista ainda para este ano.
Antonio Carlos Olivieri Antonio Carlos Olivieri jornalista e escritor

Renascimento: Caractersticas do movimento


COMENTE

Assunto: artes, Renascimento Valria Peixoto de Alencar* Especial para a Pgina 3 Pedagogia & Comunicao

29/08/200718h18

Comunicar erroImprimir O humanismo foi de fato a mola propulsora das caractersticas da arte nesse perodo. Dele advm caractersticas como racionalidade, dignidade do ser humano, rigor cientfico e reutilizao da esttica greco-romana. Veja implicaes dessa idia em diferentes manifestaes artsticas:

Baslica de So Pedro, no Vaticano, em Roma

As construes renascentistas so bastante diferentes das medievais. Compare, por exemplo, a Baslica de So Pedro, do sculo 16 (foto acima), com a Abadia de Westminster, gtica - estilo tpico da idade mdia, na foto abaixo.

Abadia de Westminster, Londres

No templo de Londres, as torres so muito altas, para lembrar ao homem como ele "pequeno" diante de Deus. A abadia londrina tem linhas verticais, enquanto a baslica do Vaticano prefere linhas horizontais. Na Baslica de So Pedro notam-se colunas e capitis (parte superior da coluna) suspensos, clara influncia greco-romana. Outras caractersticas da arquitetura renascentista so as janelas de dupla abertura, os alto-relevos, as cpulas e os arcos de volta perfeita. A baslica em Roma o maior exemplo da arquitetura desse perodo. A construo iniciou-se em 1506 e seu primeiro arquiteto, Rafael, projetou uma planta em forma de cruz grega, com ampla e elevada cpula central.

Veja tambm Renascimento: valores clssicos Renascimento: Fases e pintura Renascimento: expanso europeia

Muralismo: Uma forma de arte pblica


COMENTE

Assunto: artes Valria Peixoto de Alencar* Especial para a Pgina 3 Pedagogia & Comunicao

22/09/200819h00

Comunicar erroImprimir O termo muralismo, ou pintura mural, foi cunhado a partir das pinturas feitas no incio do sculo 20, no Mxico. Esses trabalhos eram realistas e monumentais. Contudo, a pintura feita sobre paredes uma tcnica antiga. uma forma de arte pblica, como o grafite, porm, diferentemente deste, tem estreita relao com a arquitetura, podendo explorar o carter plano de uma parede ou criar o efeito de uma nova rea de espao. A tcnica do afresco (aplicao de pigmentos de cores diferentes, diludos em gua, sobre argamassa ainda mida) existe desde a Antiguidade. Muitas dessas pinturas ficaram conhecidas quando arquelogos iniciaram as escavaes de Pompia, cidade destruda pelo vulco Vesvio. Tambm encontramos a mesma tcnica na ndia e na China. No Renascimento, temos importantes artistas que revigoraram a tcnica do afresco, como Michelangelo e suas pinturas na Capela Sistina. Conduto, aps esse perodo a tcnica entrou em decadncia, somente retornando com fora no sculo 20, com as

vanguardas europias: fauvistas e cubistas, que faziam murais com caractersticas expressionistas e abstratas. Outro local onde a pintura mural ressurgiu no incio do sculo 20 foi o Mxico, momento tambm de forte efervescncia poltica e social, marcado pela Revoluo Mexicana (1910-20). Os artistas mexicanos viram no muralismo o melhor caminho para expressar suas idias sobre uma arte nacional popular, engajada no momento revolucionrio.

Muralismo mexicano durante o movimento revolucionrio em oposio ditadura de Porfrio Daz que artistas mexicanos retomam a pintura mural, e no toa, pois eles defendiam que a arte deveria ter alcance social, ou seja, deveria ser acessvel ao povo. Da a opo pelos murais, de carter decorativo e/ou comemorativo, que ocupam os lugares pblicos, rompendo com a pintura de telas e com os meios restritos de circulao das obras de arte, como galerias, museus e colees particulares. Para elaborar seus murais, os artistas se inspiraram nas antigas culturas maia e asteca, na arte popular e no folclore mexicano do perodo colonial - e nas contribuies das vanguardas artsticas europias, sobretudo o expressionismo. Os artistas buscavam romper com a arte acadmica, criar uma arte original e ao mesmo tempo moderna, autenticamente mexicana.

Diego Rivera. Indstria da cana-de-acar, 1930-32.

No afresco Indstria da cana-de-acar, por exemplo, vemos elementos da histria mexicana, como o trabalho compulsrio indgena e o opressor/colonizador espanhol. Fazer murais e afrescos com o compromisso de construir uma narrativa histrica sobre o pas era a preocupao dos muralistas. Diego Rivera (1186-1957) o pintor mural mexicano mais conhecido. Ele acredita na arte como uma forma de luta contra a opresso, um instrumento revolucionrio. Rivera juntamente com Jos Orozco e David Siqueiros - criou o movimento muralista mexicano. O trio afirmava: "Pintemos os muros das ruas e as paredes dos edifcios pblicos, dos sindicatos, de todos os cantos onde se rene gente que trabalha".

David Siqueiros. A marcha da humanidade: os soldados de Zapata(detalhe), 1966.

Expor em murais a opresso do colonizador espanhol, da ditadura porfirista e da explorao capitalista norte-americana no Mxico era a forma encontrada pelos muralistas para chamar a ateno do povo para esses problemas. Tambm pintavam murais, como o ciclo da Histria do Mxico (Diego Rivera, 1930-32, Palcio Nacional), nos quais o povo mexicano enaltecido, desde suas origens indgenas at a poca revolucionria.

Dica Para ver mais murais mexicanos, conhea a Revista Encontrarte.


Valria Peixoto de Alencar* Especial para a Pgina 3 Pedagogia & Comunicao *Valria Peixoto de Alencar historiadora formada pela USP e Mestre em Artes Visuais pelo Instituto de Artes da Unesp. uma das autoras do livro Arte-educao: experincias, questes e possibilidades (Editora Expresso e Arte).

Arte cintica: Movimento rompe com a condio esttica da arte


COMENTE

Assunto: artes Valria Peixoto de Alencar* Especial para a Pgina 3 Pedagogia & Comunicao

01/09/200820h10

Comunicar erroImprimir Segundo o dicionrio, cintica o ramo da fsica que trata da ao das foras na mudana de movimento dos corpos. A palavra tem origem no grego kints, que significa mvel ou o que pode ser movido. Foi pensando nisso e numa antiga preocupao nas artes visuais, a realizao do

movimento (veja no texto Barroco - Igreja impulsiona arte sacra a escultura David, de Bernini), que artistas da dcada de 1950 levaram s ltimas conseqncias essa discusso, exatamente quando aconteceu a exposio Le mouvement (O movimento), no ano de 1955, em Paris, com obras de artistas de diferentes geraes: Marcel Duchamp (1887-1968), Alexander Calder (1898-1976), Vasarely (1908), Jesus Raphael Soto (1923) Yaacov Agam (1928), Jean Tinguely (1925), Pol Bury (1922), entre outros. A arte cintica busca romper com a condio esttica da pintura e da escultura, apresentando a obra como um objeto mvel, que no apenas traduz ou representa o movimento, mas est em movimento.

Alexander Calder, The Star, 1960.

O artista Alexander Calder, por exemplo, muito conhecido por seus famosos mbiles, como o da imagem acima. Construdos com peas de metal pintadas e suspensas por fios de arame, os mbiles movem-se por mais suave que seja a corrente de ar - e o movimento independe da posio e do olhar do observador, produzindo efeitos mutveis em funo da luz. Ao observador cabe contemplar o movimento inscrito nas obras, "desenhos quadridimensionais", como disse Calder.

Arte cintica brasileira No Brasil, podemos citar, dentre outros artistas, as obras de Abraham Palatnik. Considerado um dos pioneiros da arte cintica, nasceu em 1928, em Natal (RN).

Pintor e desenhista, Palatnik mudou-se com a famlia, em 1932, para Israel, onde estudou, entre 1942 e 1945, na Escola Tcnica Montefiori, em Tel-Aviv, especializandose em motores de exploso. Tambm estudou arte nos atelis de Haaron Avni e de Sternshus, e no Instituto Municipal de Arte de Tel-Aviv. Retornou ao Brasil em 1948, instalando-se no Rio de Janeiro, onde conviveu com os artistas Ivan Serpa e Renina Katz, e com o crtico de arte Mrio Pedrosa. O contato com os artistas e as discusses conceituais com Mrio Pedrosa fizeram Palatnik romper com os critrios convencionais de composio. Ele abandonou, ento, o pincel e a arte figurativa, iniciando relaes mais livres entre cor e forma. Por volta de 1949, iniciou estudos no campo da luz e do movimento, que resultaram noAparelho cinecromtico, exposto em 1951, na 1 Bienal Internacional de So Paulo, pelo qual recebeu meno honrosa do jri internacional. A partir de 1964, Palatnik desenvolveu os Objetos cinticos, um desdobramento dos cinecromticos, mostrando o mecanismo interno de funcionamento e suprimindo a projeo de luz. O rigor matemtico uma constante em sua obra, atuando como importante recurso de ordenao do espao.

Abraham Palatnik, Comunicao cintica, 1967.

Veja mais

Leia uma interessante entrevista concedida por Abraham Palatnik.


Valria Peixoto de Alencar* Especial para a Pgina 3 Pedagogia & Comunicao *Valria Peixoto de Alencar historiadora formada pela USP e mestre em Artes Visuais pelo Instituto de Artes da Unesp. uma das autoras do livro Arte-educao: experincias, questes e possibilidades (Editora Expresso e Arte).

Art Dco: Estilo marcou a vida cotidiana


COMENTE

Assunto: artes, arquitetura Valria Peixoto de Alencar, Especial para a Pgina 3 Pedagogia & Comunicao

21/11/200815h26

Comunicar erroImprimir

A torre do relgio da Central do Brasil, no Rio de Janeiro, um exemplo de arquitetura art dco

Art dco, expresso francesa referente arte decorativa, um estilo que rapidamente se tornou modismo internacional. Para alguns seria a modernizao do art nouveau. Originou-se em Paris, com a grande mostra Exposition Universelle des Arts Dcoratifs, em 1925.

Tambm considerado como um movimento ecltico, ou seja, uma mistura de vrios estilos e movimentos do incio do sculo 20, incluindo construtivismo, cubismo,Bauhaus, art nouveau e futurismo, associava sua imagem a tudo que se define como moderno, industrial, cosmopolita e extico. Por estar ligado vida cotidiana (objetos, mobilirio, tecidos, vitrais) se associou arquitetura, ao urbanismo, ao paisagismo, arquitetura de interiores, ao design, cenografia, publicidade, s artes grficas, caricatura e moda. Sem abrir mo do requinte, os objetos art dco tm aspecto moderno. Mesmo quando feitos com bases simples, como concreto armado e compensado de madeira, ganham ornamentos de bronze, mrmore, prata, marfim e outros materiais nobres. O uso de materiais menos nobres e o incio da produo em srie contribuem para baixar o preo unitrio das obras. o caso das luminrias de vidro criadas pelo francs Ren Lalique (1860-1945), vendidas em grandes lojas. Art dco na arquitetura A arquitetura art dco possui fachadas com rigor geomtrico e ritmo linear, com fortes elementos decorativos em materiais nobres. Um exemplo o Empire State Building, em Nova York. Outras caractersticas desse estilo so a utilizao do concreto armado, esculturas com formas de animais, o uso dos tons de rosa e a geometrizao das formas, alm da utilizao do plstico (como elemento estrutural) e da pelcia, muito utilizada como forro para as paredes internas de grandes sales. Art dco no Brasil O estilo do art dco influenciou artistas brasileiros. Dentre eles, podemos destacar o escultor Victor Brecheret (1894-1955) e o pintor Vicente do Rego Monteiro (1899-1970). Na arquitetura, podemos citar o edifcio-sede da Biblioteca Mrio de Andrade e o Estdio do Pacaembu, ambos na cidade So Paulo, como dois grandes marcos arquitetnicos do estilo na cidade. Mas h outros exemplos significativos da art dcono Brasil: a Torre do Relgio da Estao Central do Brasil e o Cristo Redentor, ambos no Rio de Janeiro.
Valria Peixoto de Alencar, Especial para a Pgina 3 Pedagogia & Comunicao historiadora formada pela USP e mestre em Artes Visuais pelo Instituto de Artes da Unesp. uma das autoras do livro Arte-educao: experincias, questes e possibilidades (Editora Expresso e Arte).

Bauhaus: Integrao entre arte e indstria


COMENTE

Assunto: artes Valria Peixoto de Alencar* Especial para a Pgina 3 Pedagogia & Comunicao

01/10/200823h00

Comunicar erroImprimir Staatliches Bauhaus o nome da escola de artes criada por Walter Gropius, em Weimar, Alemanha, em 1919. A Bauhaus (casa da construo) foi transferida para Dessau em 1926 e para Berlim em 1933. E l ficou at 1934, quando foi fechada porHitler, sob a acusao de ser um reduto comunista. Fundada e dirigida por arquitetos, a Bauhaus foi realmente inovadora. Ela nasceu da unio da Academia de Belas Artes com a Escola de Artes Aplicadas de Weimar, com a inteno clara de integrar arte e indstria e acabar com a distino entre artesos e artistas. Segundo as palavras de seu criador, Walter Gropius, o objetivo era criar "uma nova guilda de artesos, sem as distines de classe que erguem uma barreira de arrogncia entre o artista e o arteso". Assim, considerada a primeira escola de design do mundo.

Arte e princpios racionais A Bauhaus tinha uma preocupao esttica, social e poltica, pois pretendia formar novas geraes de artistas, de acordo com o ideal de uma democracia na qual no existiriam hierarquias, mas somente funes complementares. O trabalho conjunto, na escola e na vida, possibilitaria no apenas o desenvolvimento das conscincias criadoras e das habilidades manuais, como tambm um contato efetivo com a sociedade urbano-industrial moderna e seus novos meios de produo.

Todos os alunos recebiam aulas de marcenaria, pintura, escultura e tipografia, trabalhando com vrios materiais. No se ensinava histria na Bauhaus durante os primeiros anos de aprendizado, porque se acreditava que tudo deveria ser criado por princpios racionais, ao invs de obedecer a padres herdados do passado. S aps trs ou quatro anos de estudo o aluno tinha aulas de histria. Seguindo os movimentos de vanguarda nas artes visuais, a escola tambm valorizava a simplificao das formas e a utilizao de novos materiais. Observe, por exemplo, esta cadeira:

A cadeira Wassily do designer Marcel Breuer, que fez parte da primeira gerao de formandos da Bauhaus. Posteriormente, ele se tornou professor da escola. O nome da cadeira faz referncia a Wassily Kandinsky, tambm professor e artista (a cadeira teria sido elaborada para a sala de estar de Kandinsky). uma pea inovadora quanto ao material (tubos de ao e lona) e ao desenho. Alm de Gropius (1883-1969), Marcel Breuer (1902-1981) e Kandinsky (1866-1944), outro artista muito conhecido que atuou como professor da escola foi Paul Klee (18791940).
Valria Peixoto de Alencar* Especial para a Pgina 3 Pedagogia & Comunicao *Valria Peixoto de Alencar historiadora formada pela USP e mestre em Artes Visuais pelo Instituto de Artes da Unesp. uma das autoras do livro Arte-educao: experincias, questes e possibilidades (Editora Expresso e Arte).

Dana: Da pr-histria ao bal


COMENTE

Assunto: artes, Dana Valria Peixoto de Alencar* Especial para a Pgina 3 Pedagogia & Comunicao

26/08/200816h05

Comunicar erroImprimir Voc escuta uma msica cadenciada e comea a bater o p, tentando seguir o ritmo, ou no se segura e cai na dana? No se preocupe, isto no acontece somente com voc. Danar pode ser inevitvel, incontrolvel e "desestressante", inclusive para aqueles que afirmam no saber danar direito, mas que em algum momento da vida j experimentaram arriscar uns passos de dana. Mas de onde vem a dana? No possvel dizer que algum a inventou, mas fato que ela est presente desde a pr-histria. A expresso corporal um dos principais elementos no desenvolvimento da linguagem nos seres humanos - e existem pinturas rupestres nas quais podemos ver cenas que lembram pessoas danando:

Pintura encontrada em Lrida (Espanha). Cerca de 8300 a.C

Segundo estudiosos, essa cena do sculo 9 a. C., encontrada em Lrida, representaria uma dana ritual da fertilidade. Ritual, culto, cerimnia ou festa: ainda que estas interpretaes variem, o fato que temos registros de dana desde aquela poca. Do desenvolvimento de danas primitivas e tribais, ritualsticas e festivas, chegamos ao sculo 16 e dana como uma das trs principais artes cnicas, um espetculo assim como a msica e o teatro - uma manifestao artstica da cultura ocidental.

Surge o bal Em 1377, Carlos 5o, da Frana, apresentou ao imperador alemo Carlos 4 um espetculo com caractersticas cnicas que, mais tarde, foram transformadas em bal, com figurantes, cavalheiros, damas e personagens grotescos. Cada grupo executava sua prpria coreografia e, ao final, todos participavam de uma dana geral, o grande bal. Com o passar do tempo, a dana evoluiu e se refinou, deixou de ser uma apresentao cortes para transformar-se em espetculo cnico, em teatro. A primeira pea musical composta para o gnero foi realizada pelo msico italiano Baltasarini, em 1581, o ballet de circ, que reunia dana, msica e poesia sobre um tema da tragdia clssica. O bal francs evoluiu muito sob o reinado de Lus 14, que atraa os melhores talentos para seus espetculos, inclusive Molire. Lus 14 tambm fundou, em 1661, a

Academia Real de Dana, que em 1669 se transformou na Academia Real de Msica e Dana. Com essa medida, o bal passou da Corte para o teatro, contudo no havia mulheres bailarinas nos espetculos, todos os artistas eram homens e interpretavam os papis femininos usando mscaras e figurinos que, por vezes, atrapalhavam os movimentos. Somente em 1681 o espetculo "O triunfo do amor" incluiu mulheres como bailarinas no elenco. Com a morte de Lus 14 o bal profissionalizou-se. A pera de Paris se tornou referncia mundial da dana no sculo 18. Bailarinas mulheres passaram a ocupar os primeiros lugares nos espetculos e contriburam para o aperfeioamento da arte.
Valria Peixoto de Alencar* Especial para a Pgina 3 Pedagogia & Comunicao *Valria Peixoto de Alencar historiadora formada pela USP e mestre em Artes Visuais pelo Instituto de Artes da Unesp. uma das autoras do livro Arte-educao: experincias, questes e possibilidades (Editora Expresso e Arte). a opinio do portal; a responsabilidade do autor da mensagem.

Bal: Dana acompanha esttica modernista


COMENTE

Assunto: artes, Dana Valria Peixoto de Alencar* Especial para a Pgina 3 Pedagogia & Comunicao

26/08/200816h03

Comunicar erroImprimir Em 1916, Sergei Pavlovich Diaguilev, diretor da companhia de bal Ballets Russes, iniciou o projeto de um novo espetculo: Parade. Pediu o argumento a Jean Cocteau, a msica ao compositor Erick Satie e a coreografia a Lonide Massine. Tambm convidou o artista Pablo Picasso a ingressar no projeto, encomendando-lhe o cenrio, os figurinos e um pano de boca, uma espcie de cortina que abre o espetculo.

Pablo Picasso. Pano de boca de cena para o bal Parade, 1917. 1050 x 1640 cm

O bal idealizado por Cocteau tem como tema uma festa popular parisiense, um espectculo com palhaos e acrobatas: um circo chega cidade e, para atrair o pblico, os artistas se apresentam, fazem demonstraes dos seus respectivos nmeros. Mas um sentimento de discordncia entre a vida do circo e a da cidade perpassa todo o bal. Seguindo a esttica modernista, a msica e a coreografia romperam com a tradio do bal clssico europeu. Observe o figurino a seguir:

Pablo Picasso. Figurino para o bal Parade, 1917

Voc pode imaginar os movimentos que um danarino conseguiria executar usando esse traje? Sem dvida, bem diferente dos tradicionais saltos e rodopios dos bailarinos clssicos. O bal Parade estreou em 18 de maio de 1917, espetculo que o poeta Apollinaire qualificou como sur-raliste (expresso que daria origem ao termo "surrealista". Tratavase de um gnero de dana indito, que associava naturalismo e cubismo, narrando toda a complexidade de olhar que o artista dirige ao mundo. Parade inaugurou uma srie de bals em que Picasso colaborou at 1924, entre elesPulcinella (1920) e Mercure (1924), obra que consagrou seu trabalho cnico.
Valria Peixoto de Alencar* Especial para a Pgina 3 Pedagogia & Comunicao *Valria Peixoto de Alencar historiadora formada pela USP e mestre em Artes Visuais pelo Instituto de Artes da Unesp. uma das autoras do livro Arte-educao: experincias, questes e possibilidades (Editora Expresso e Arte).

Pintores Negros: Contribuio negra arte brasileira

COMENTE

Assunto: artes, Artes plsticas Da Pgina 3 Pedagogia & Comunicao

26/08/200815h36

Comunicar erroImprimir Quando se fala na contribuio que os negros deram civilizao e cultura brasileira, dificilmente se pensa de imediato em artes plsticas. Em geral, o que vem lembrana a msica, em primeiro lugar, e fenmenos a ela relacionados, como os desfiles de escola de samba, o carnaval e outras manifestaes.

O artista plstico e muselogo Emanoel Arajo resgatou a obra dos pintores negros brasileiros

Depois disso, talvez se mencionem obras arquitetnicas e esculturais do Brasil Colnia e, mais recentemente, talvez se fale em literatura, por se levarem em conta as origens negras ou mestias de escritores comoMachado de Assis ou Mrio de Andrade. No entanto, no so to poucos os brasileiros negros que se dedicaram pintura, nem pequeno o valor artstico de sua produo pictrica. Suas obras tm sido resgatadas pelo artista plstico e muselogo Emanoel Arajo, desde o centenrio da abolio da escravatura, em 1988, com a exposio "A Mo Afro Brasileira", e teve continuidade com a mostra "Negros Pintores", que se inaugurou no Museu Afro Brasil, em So Paulo (SP), em agosto de 2008.

Dez artistas Nela, reuniram-se 140 pinturas de 10 artistas atuantes entre a segunda metade do sculo 19 e as primeiras dcadas do sculo 20. O perodo em questo, na verdade, ainda no mereceu maior ateno dos estudiosos e historiadores da arte. Ao contrrio, Emanoel Arajo ressalta "os maus tratos, a ignorncia e a insensibilidade com que se trata no Brasil a histria e a memria iconogrfica" dessa poca. "Durante muito tempo", diz o muselogo, "pouco se sabia sobre esses pintores, pouco se conhecia de sua produo artstica". "Na verdade, essas obras ainda surpreendem quando aparecem no mercado de arte", ele acrescenta, lembrando "a necessidade de uma poltica de reviso para resgatar em profundidade essa produo artstica". De qualquer modo, dez artistas j passaram a ter seus nomes inscritos, definitivamente, na histria da arte no Brasil. "A vida de cada um deles", conta Arajo, "foi uma interminvel batalha, um grande esforo pessoal, de uma tenacidade inimaginvel, pela afirmao e reconhecimento de suas obras". "O fato de seus nomes permanecerem j credencia a raa negra ao reconhecimento da nao pela sua contribuio construo da cultura brasileira", conclui.
Arthur Timtheo (1882-1922) Estudou na Casa da Moeda do Rio de Janeiro e, posteriormente, na Escola Nacional de Belas Artes. Foi pintor de paisagens e figuras, destacando-se entre essas nus e retratos. Algumas de suas paisagens impressionam pela textura, pela luminosidade e pela intensidade do colorido. Esteve na Europa onde manteve contatos artsticos que o influenciaram. Benedito Jos Tobias (1894-1963) O artista mais conhecido pelos pequenos retratos de negros e negras realizados a leo sobre madeira ou a guache sobre papel, com maestria e com uma certa tenso expressionista, segundo avaliao de Emanoel Araujo. Tobias tem obra pouco pesquisada ainda, apesar da qualidade e do empenho do artista em desenvolver a tcnica pictrica. Benedito Jos de Andrade (1906-1979) Pouco conhecido ainda, o artista paulista realizou obras entre as dcadas de 30 e 40. Freqentou o Liceu de Artes e Ofcios, sendo aluno de Viggiani, Panelli e Enrico Vio. Recebeu vrios prmios e est inserido historicamente numa circunstncia de intensa produo artstica. Emmanuel Zamor (1840-1917) Nasceu em Salvador, mas foi criado nas Europa pelos franceses Pierre Emmanuel Zamor e Rose Neveu, seus pais adotivos. Estudou msica e desenho na Europa. Foi pintor e cengrafo. Freqentou a Academie Julian, em Paris, anos antes de Tarsila do Amaral. Voltou ao Brasil entre 1860 e 1862, quando parte de suas obras foi destruda em um incndio no Brasil. Estevo Silva (1845-1891) Foi o primeiro pintor negro a se formar na Academia Imperial de Belas Artes e pode ser considerado um dos melhores pintores de

natureza morta do sculo 19. Realizou igualmente pinturas histricas, religiosas, retratos e alegorias. A crtica ressalta a qualidade das composies do artista, realizadas com prodigalidade de vermelhos, amarelos e verdes. Firmino Monteiro (1855 1888) Nasceu no Rio de Janeiro e teve infncia atribulada. Exerceu vrias profisses: encadernador, caixeiro e tipgrafo. Cursou a Academia Imperial de Belas Artes, onde foi aluno de Victor Meireles. Sua reputao se deve pintura histrica e de gnero, mas executou pintura religiosa e principalmente paisagens. Joo Timtheo (1879-1932) Artista de produo numerosa (deixou cerca de 600 obras), iniciou o aprendizado na Casa da Moeda do Rio de Janeiro. Pintor, decorador e gravador, realizou paisagens, retratos, marinhas, pintura histrica e de costumes. Foi aluno de mestres como Rodolfo Amoedo e Zeferino da Costa. Horcio Hora (1853-1890) Nasceu em Sergipe, onde fez os primeiros estudos. Viajou Europa com subsdio do governo imperial. Em Paris, tornou-se freqentador habitual do Louvre. Ganhou vrios prmios. Especializou-se em retratos, mas o trabalho considerado sua obra prima a tela Pery e Cecy, inspirada na literatura de Jos de Alencar. Rafael Pinto Bandeira (1863-1896) Aos 16 anos j estava na Academia Imperial de Belas Artes, no Rio de Janeiro. Prematuramente reconhecido, o artista permaneceu por vrios anos em Salvador onde foi professor de desenho e paisagismo. considerado como um dos mais importantes paisagistas e marinhistas do sculo 19. Wilson Tibrio (1923-2005) Nasceu no Rio Grande do Sul e viveu durante longo perodo em Paris. O distanciamento do pas, segundo Emanoel Araujo, o teria levado a pintar repetidamente motivos afro-brasileiros. O artista esteve no Senegal, de onde foi expulso por se envolver num movimento revolucionrio. Faleceu na Frana.

Happening, performance e body art: Artes visuais ultrapassam os suportes clssicos


COMENTE

Assunto: artes Valria Peixoto de Alencar* Especial para a Pgina 3 Pedagogia & Comunicao

26/08/200810h00

Comunicar erroImprimir No incio do sculo 20, quando as vanguardas europias passaram a questionar a arte produzida pela academia e, por que no dizer, questionar a prpria arte, elas estavam iniciando um caminho que possibilitaria a proposio de novos suportespara as artes visuais - novas formas de produo artstica que iam alm da pintura na tela, ou da escultura em mrmore ou bronze, por exemplo. O que veremos aqui so algumas manifestaes e suportes inusitados de artistas contemporneos para expresso visual: o happening e a performance.

Relao com o teatro Essas duas formas de expresso nas Artes Visuais apresentam uma estreita relao com o teatro. Segundo o poeta e artista plstico Jean Jacques Lebel, o happening " arte plstica, mas sua natureza no exclusivamente pictrica, tambm cinematogrfica, potica, teatral, alucinatria, social-dramtica, musical, poltica, ertica e psicoqumica. No se dirige unicamente aos olhos do observador, mas a todos os seus sentidos". O happening (ou acontecimento) diferencia-se da performance pela fundamental participao do pblico, o que gera um carter de imprevisibilidade. No que se refere performance, ela mais cuidadosamente elaborada e pode ou no ter a participao dos espectadores. Neste ltimo caso, a performance pode ser registrada e documentada em fotografia e/ou vdeo - e este ser o produto do trabalho a ser exibido. O termo happening foi utilizado como modalidade artstica pela primeira vez, em 1959, pelo artista Allan Kaprow. Outros artistas importantes so Claes Oldenburg e o compositor John Cage. A performance como modalidade artstica surgiu na dcada de 1960, com o grupo Fluxus. Um artista muito importante deste grupo foi o alemo Joseph Beuys.

Joseph Beuys. Eu amo a Amrica e a Amrica me ama, 1974

Na performance Eu amo a Amrica e a Amrica me ama, Beuys ficou por trs dias sob um feltro em uma sala com um coiote. O coiote um pequeno lobo, considerado como um smbolo mgico por alguns povos indgenas norte-americanos. O contato que o artista tenta estabelecer com o animal pode levar a diversas interpretaes e pensamentos, como, por exemplo, a invaso das terras indgenas e o extermnio dessas populaes versus a idia de "Amrica, a terra das oportunidades"... No Brasil, alguns dos artistas que se destacaram ou continuam se destacando emhappenings e performances so Flvio de Carvalho, Wesley Duke Lee, Jos Aguilar, Nelson Leirner, Carlos Fajardo, entre outros.

Body art Body art, ou a arte do corpo, no se limita apenas a fazer algumas tatuagens. O artista do corpo utiliza a si prprio como suporte para expressar suas idias. O corpo encarado em sua materialidade (sangue, suor, qumica e fsica do corpo), como um

vasto campo de possibilidades criativas. Tatuagens, maquiagens, escarificaes, travestimento, etc. so formas de modificar o corpo.

Youri Messen-Jaschin. Halloween, 1998

Em alguns casos, a body art pode assumir o papel de ritual ou apresentao pblica, aproximando-se de outras formas de manifestaes, como o happening e aperformance. Outras vezes, sua comunicao com o pblico se d atravs de documentao, por meio de vdeos ou fotografias.

Sugesto de leitura: Arte contempornea - como entender o seu sentido?

Orfeu e Eurdice: Mitos inspiram a arte


COMENTE

Assunto: artes

Valria Peixoto de Alencar* Especial para a Pgina 3 Pedagogia & Comunicao

19/06/200817h00

Comunicar erroImprimir Um dos mitos mais populares o de Orfeu. Ele teria sido o mais talentoso dentre todos os msicos. Orfeu era filho da musa Calope e, segundo alguns, do deus Apolo, que presenteou o filho com uma lira. Quando Orfeu a tocava, os pssaros paravam para escutar, os animais selvagens perdiam o medo e as rvores se curvavam para pegar os sons que o vento trazia. Orfeu se apaixonou pela bela Eurdice e se casaram. Ela era to bonita que despertou o interesse de outro homem, Aristeu. Depois de recusar Aristeu, este passa, contudo, a persegui-la. Durante a fuga, Eurdice tropea em uma serpente. O animal pica Eurdice - e, sob o efeito do veneno, a jovem morre. Desesperado e sofrendo, Orfeu foi at o mundo dos mortos com sua lira para resgatar Eurdice. A cano emocionada que entoa convence o barqueiro Caronte a lev-lo e, em seguida, faz adormecer Crbero, o co de trs cabeas que vigia a entrada do mundo inferior.

Orfeu rodeado de animais, mrmore.

Quando Orfeu chega perante Hades, o deus do submundo fica muito irritado ao ver que um vivo conseguira penetrar no mundo dos mortos, mas a msica de Orfeu o comove. Persfone, que estava com Hades, o convence, ento, a atender ao pedido do msico. Hades concorda, mas coloca uma condio: Eurdice pode sair seguindo Orfeu, mas ele s deve olhar para ela novamente quando estiverem luz do sol. Orfeu parte, ento, pela trilha ngreme que leva para fora do mundo inferior, tocando msicas de alegria e celebrao, a fim de guiar a sombra de Eurdice de volta vida. Ele no olha nenhuma vez para trs, at atingir a luz do sol. Mas, ento, vira-se, procurando se certificar de que Eurdice o est seguindo. Por um momento ele a v, perto da sada do tnel escuro, perto da vida outra vez. Mas, enquanto ele olha, ela se torna de novo um fantasma, seu grito final de amor e pena no mais do que um suspiro na brisa que sai do mundo dos mortos. Ele a perde para sempre.

A arte interpreta o mito Por que Orfeu olhou para trs? Por que no esperou s mais um pouco? Curiosidade? Desconfiana? Medo? Amor? A histria de amor de Orfeu e Eurdice inspirou artistas ao longo do tempo. Poetas, pintores e escultores tentaram representar uma das histrias de amor mais antigas e comoventes da cultura ocidental, cada um de acordo com o estilo de sua poca.

Jean-Baptiste Camille Corot. Orfeu guiando Eurdice do submundo, 1861.

Na obra de Jean-Baptiste Camille Corot (acima), temos as caractersticas do paisagismo realista, embora apresente como tema um trecho do mito de Orfeu. O cenrio traz detalhes de uma natureza imaginria existente no submundo do deus Hades. Para criar essas imagens, Corot utiliza com maestria os contrastes de luz e sombra. Tambm possvel perceber nas pinceladas elementos que influenciariam, posteriormente, os impressionistas. A representao de cenas do mito de Orfeu e Eurdice no se esgota na Antiguidade ou nos perodos do Renascimento e do sculo 19. Os modernistas tambm se apropriaram do tema. Dentre eles, temos o exemplo do russo Marc Chagall. Em seu O mito de Orfeu (abaixo), vemos Orfeu no mundo de Hades, numa representao em que as cores fortes e as figuras rementem fantasia.

Marc Chagall. O mito de Orfeu. leo sobre tela, 1977.

No Brasil, o poeta Vinicius de Morais escreveu a pea Orfeu da Conceio, que foi premiada em 1954, no concurso de teatro do 4 Centenrio de So Paulo, e que serviu de inspirao para o filme Orfeu, de Cac Diegues, em 1999.

Dicas

Leia tambm o texto Mito e arte - Representaes de Demter e Persfone. O Museu de Arte de So Paulo (MASP) tem a proposta de apresentar sua coleo sob novos conceitos. Dentre eles, A arte do mito.
Valria Peixoto de Alencar* Especial para a Pgina 3 Pedagogia & Comunicao *Valria Peixoto de Alencar historiadora formada pela USP e cursa o mestrado em Artes no Instituto de Artes da Unesp. uma das autoras do livro Arte-educao: experincias, questes e possibilidades (Editora Expresso e Arte).

Hlio Oiticica: A antiarte


COMENTE

Assunto: artes, Artes plsticas

Valria Peixoto de Alencar* Especial para a Pgina 3 Pedagogia & Comunicao

19/06/200816h30

Comunicar erroImprimir Observar uma obra de arte nos remete, inicialmente, idia de contemplao esttica do objeto, seja um quadro ou uma escultura. A viso seria o nico sentido por ns utilizado, e a interao com a obra passaria pelo intelecto, isto , pensamentos, conversas, questionamentos. Na dcada de 1960, muitos artistas se preocuparam em produzir a "antiarte", ou seja, obras de arte que rompiam com a idia de contemplao esttica e propunham uma apreciao sensorial mais ampla, por meio do tato, do olfato, da audio e, at mesmo, do paladar. No Brasil, dois artistas representativos desse perodo foram Lygia Clark e Hlio Oiticica.

Parangols e Penetrveis Assim como Lygia Clark, que provocou o espectador, convidando-o a tocar e formar uma nova obra com a srie Bichos, o carioca Hlio Oiticica criou os parangols, que ele denominava de "antiarte por excelncia": uma espcie de capa da qual s possvel ver plenamente os tons, formas, texturas e materiais a partir dos movimentos de quem a veste.

Parangol P4 Capa 1, 1964. Nildo da Mangueira veste Parangol. Materiais diversos.

Um dos motivos que inspiraram a criao dos parangols foi a relao de Oiticica com o samba. Para o artista, o espectador deveria abandonar o estado de contemplao e vestir a obra de arte - s assim ela faria sentido. Na poca, quem "vestia" os parangols era o pblico que visitava as exposies e pessoas que Oiticica encontrasse nas ruas ou em qualquer lugar em que mostrasse sua arte. Hoje em dia, devido ao valor histrico, a obra no pode ser manipulada ou vestida. Outra obra muito importante de Oiticica foi o penetrvel, termo utilizado pelo artista para se referir ao que chamamos hoje de instalao. O penetrvel um espao labirntico onde o espectador entra e passa por experincias sensoriais de tato, olfato, audio e paladar, alm da viso. Aqui tambm, como no caso dos parangols, a obra de arte no deve ser apenas observada, mas vivenciada. O penetrvel mais famoso de Oiticica foi Tropiclia, obra que inspirou e ajudou a consolidar a esttica do movimento tropicalista, nos anos de 1960 a 1970.

Tropiclia, 1967.

Dica de site

Tropiclia

Tropicalismo: Movimento mudou a cultura brasileira


COMENTE

Valria Peixoto de Alencar* Especial para a Pgina 3 Pedagogia & Comunicao

19/06/200811h00

Comunicar erroImprimir

Luciana Lima/ABr

Gilberto Gil, participante do Tropicalismo, desfila no afox Filhos de Gandhi

O Tropicalismo foi um movimento brasileiro de ruptura cultural que, na msica, tem como marco o lanamento, em 1968, do disco Tropiclia ou Panis et Circencis. Seus participantes foram os cantores-compositores Caetano Veloso, Gilberto Gil e Tom Z, a cantora Gal Costa, a banda Os Mutantes e o maestro Rogrio Duprat. A cantoraNara Leo e os letristas Jos Carlos Capinan e Torquato Neto completaram o grupo, que teve tambm o artista grfico, compositor e poeta Rogrio Duarte como um de seus principais mentores. O nome Tropiclia surgiu a partir de uma obra do artista Hlio Oiticica, que propunha uma experincia sensorial a partir de elementos que eram considerados caractersticos do Brasil. Um momento importante para a definio e consolidao do tropicalismo foi um dos Festivais de Msica Popular Brasileira promovido pela Rede Record, em So Paulo, no ano de 1967. Nesse festival, Caetano Veloso cantou a msica Alegria, alegria - e Gilberto Gil, juntamente com os Mutantes, Domingo no parque. No ano seguinte, o

festival foi considerado totalmente tropicalista, com Tom Z apresentando a canoSo Paulo. O movimento foi influenciado por correntes artsticas internacionais da poca (como o rock e o concretismo), s quais se adicionaram elementos tradicionais da cultura brasileira (samba, baio, etc.). A utilizao de elementos estrangeiros na sonoridade, como as guitarras, despertou a crtica dos adeptos de outro movimento musical, a bossa nova. Poltica e irreverncia Nascidos sob o regime militar brasileiro, os tropicalistas tinham, inclusive, objetivos polticos e sociais, mas acreditavam que a experincia esttica era um instrumento social revolucionrio independente de uma prtica que promovesse mudanas polticas. Isso provocava crticas de outros artistas, abertamente engajados, que consideravam os tropicalistas muito vagos em suas manifestaes contra a ditadura existente no Brasil naquela poca. O movimento tropicalista marcou pela irreverncia e pela ironia de suas obras, e provocou transformaes no s na msica, mas tambm na moral e no comportamento. Por meio dele, a contracultura hippie foi assimilada, com a adoo da moda dos cabelos longos encaracolados e das roupas escandalosamente coloridas. O tropicalismo, libertrio por excelncia, durou pouco mais de um ano e acabou reprimido pela ditadura militar. Seu fim comeou com a priso de Gil e Caetano, em dezembro de 1968. Mas, depois deles, a cultura brasileira nunca mais seria a mesma.

Dica de site Tropiclia


Valria Peixoto de Alencar* Especial para a Pgina 3 Pedagogia & Comunicao *Valria Peixoto de Alencar historiadora formada pela USP e cursa o mestrado em Artes no Instituto de Artes da Unesp. uma das autoras do livro Arte-educao: experincias, questes e possibilidades (Editora Expresso e Arte).

Msica e cultura: Todo povo tem a sua msica


COMENTE

Assunto: artes, Msica Valria Peixoto de Alencar* Especial para a Pgina 3 Pedagogia & Comunicao

30/05/200816h00

Comunicar erroImprimir Povos do mundo todo produziam msica muito antes das primeiras orquestras, surgidas durante o barroco europeu, no sculo 16, e mesmo muito antes do sculo 11, quando Guido d'Arezzo criou a notao musical da forma como a estudamos at hoje. Feitas para cerimnias religiosas ou festivas, essas primeiras msicas, de diferentes culturas, nos influenciam at os dias atuais. Vrios mitos africanos, asiticos e americanos narram como os deuses inventaram os instrumentos musicais, durante a criao do mundo. Ainda hoje, para alguns povos, os instrumentos tm poderes sobrenaturais e permitem que os homens se comuniquem com seus ancestrais ou com os prprios deuses. Quando pensamos em msicas antigas, logo vem mente a msica clssica, as orquestras e seus instrumentos requintados. Dificilmente paramos para pensar na produo musical de povos indgenas, africanos, orientais... Isso talvez ocorra porque temos uma formao artstica e musical proveniente do neoclassicismo, que, durante longo tempo, ignorou outro tipo msica que no fosse a erudita. frica preciso salientar, primeiramente, que, ao falarmos de um grande continente, com povos muito diversos, corremos o risco de fazer generalizaes. Ou seja, seria o mesmo que dizer que a msica brasileira apenas o samba. E isso vale para todos os lugares e culturas de que falaremos aqui. No caso da frica, nos referimos aos povos da regio subsaariana e aos elementos da musicalidade que vieram at ns, trazidos pelos escravos. Um dos elementos principais

da msica africana o instrumento de percusso. Na frica central, podemos encontrar um elemento comum entre as diversas tradies musicais: tambores, de todos os tipos e tamanhos. Desde cedo as crianas aprendem a tocar e cantar, pois a msica parte do cotidiano, utilizada para celebrar casamentos e nascimentos, para curar doenas e para acompanhar o trabalho. A cultura brasileira sofreu enorme influncia da africana. No que se refere msica, alm dos tambores utilizados em rituais religiosos, os escravos trouxeram ritmos como a umbigada e o maxixe, que deram origem ao samba. Oriente Mdio Bero das religies crist, judaica e islmica, o Oriente Mdio a regio em que se desenvolveram as primeiras grandes civilizaes de que temos notcia: Sumria, Assria, Babilnia e Egito. l que encontramos os antecedentes de instrumentos modernos, como o violino, o obo e o trompete. ndia D, r, mi, f, sol, l e si: estas so as sete notas musicais que conhecemos. E a partir delas construmos as escalas e fazemos msica em qualquer momento, certo? Sim, mas no na ndia. A msica clssica indiana mais conhecida provm da Regio Norte desse pas. Ela se baseia numa complicada srie de escalas chamadas ragas, cada uma destinada a uma situao, a uma hora do dia ou estao do ano em particular. Existem mais de 200 ragas diferentes. Para tocar esse tipo de msica, com seu complexo padro de notas e ritmos, o msico tem que se dedicar a muitos anos de estudo. Extremo Oriente Regio formada por pases de tradies musicais milenares, grande parte de sua msica era escrita para danas da corte ou para o teatro. Tambm h msicas de cunho religioso, com instrumentos de percusso de todos os tipos - tambores, gongos e sinos -, usados para aplacar os deuses e afastar os demnios. Oceania e ilhas do Pacfico As milhares de ilhas espalhadas pelo Oceano Pacfico possuem uma tradio musical intimamente ligada ao mar, servindo, inclusive, para pedir aos deuses auxlio na navegao. No passado, os povos que viviam nessa regio viajavam de ilha para ilha, levando

consigo seus instrumentos - tambores, flautas e apitos. Dessa forma, povoaram as diversas ilhas, como Papua-Nova Guin e Hava. Amricas Assim como em todas as regies descritas at agora, temos que nos lembrar da vastido do continente americano e da imensa quantidade de povos indgenas que o habitava antes da colonizao europia. Ainda assim, podemos encontrar elementos musicais comuns em muitas culturas. A msica, por exemplo, na maioria das vezes era cantada e expressava a crena desses povos nos deuses relacionados natureza. No Brasil, alguns mitos narram que a msica teria sido um presente dos deuses, entristecidos com o silncio no mundo dos humanos. Em outras lendas, a criao do mundo se mistura criao da msica. Assim, a msica serve para ter contato com os deuses e os ancestrais. Num ritual, um discurso pode acabar em canto - ou vice-versa. Alm da voz (canto), temos instrumentos como: chocalhos, guizos, bastes, tambores (percusso), apitos e flautas (sopro) - e zunidores.
Veja tambm

Msica: origem Msica ocidental Msicos brasileiros Msicos estrangeiros


Valria Peixoto de Alencar* Especial para a Pgina 3 Pedagogia & Comunicao *Valria Peixoto de Alencar historiadora formada pela USP e cursa o mestrado em Artes no Instituto de Artes da Unesp. uma das autoras do livro Arte-educao: experincias, questes e possibilidades (Editora Expresso e Arte).

Msica - origem: Sons e instrumentos


COMENTE

Assunto: artes, Msica Valria Peixoto de Alencar* Especial para a Pgina 3 Pedagogia & Comunicao

30/05/200815h30

Comunicar erroImprimir A msica um dos principais elementos da nossa cultura. H indcios de que desde a pr-histria j se produzia msica, provavelmente como conseqncia da observao dos sons da natureza. de cerca do ano de 60.000 a.C. o vestgio de uma flauta de osso e de 3.000 a.C. a presena de liras e harpas na Mesopotmia. No panteo grego, por exemplo, Apolo a divindade que rege as artes. Por isso vemos vrias representaes suas, nas quais ele porta uma lira. Vale lembrar que naGrcia Antiga apenas a msica e a poesia eram consideradas manifestaes artsticas da maneira como as compreendemos atualmente.

Detalhe de nfora tica, sculo 5, acervo Museu do Vaticano

Msica uma palavra de origem grega - vem de musik tchne, a arte das musas - e se constitui, basicamente, de uma sucesso de sons, entremeados por curtos perodos de silncio, organizada ao longo de um determinado tempo. Assim, uma combinao de elementos sonoros que so percebidos pela audio. Isso inclui variaes nas caractersticas do som, tais como durao, altura, intensidade e timbre, que podem ocorrer em diferentes ritmos, melodias ou harmonias.

Caractersticas dos sons

Em msica, a durao de um som est relacionada ao tempo, mas no como ele medido, por exemplo, em um relgio. A relao entre o tempo de durao das notas musicais e o tempo das pausas cria o ritmo. Altura a forma como o ouvido humano percebe a freqncia dos sons. As baixas freqncias so percebidas como sons graves e as mais altas como sons agudos, ou tons graves e tons agudos. Tom a altura de um som na escala geral dos sons. Intensidade a percepo da amplitude da onda sonora. Tambm chamada, freqentemente, de volume ou presso sonora. O timbre nos permite distinguir se sons de mesma freqncia foram produzidos por instrumentos diferentes. Por exemplo, quando ouvimos uma nota tocada por um saxofone e, depois, a mesma nota, com a mesma altura, produzida por um trompete, podemos imediatamente identificar os dois sons como tendo a mesma freqncia, mas com caractersticas sonoras muito distintas.

Tipos de instrumentos musicais Instrumentos de sopro: podem ser feitos de madeira, como, por exemplo, a flauta, o clarinete, o saxofone, o fagote e o obo, embora algumas vezes possuam metal e plstico em sua composio. Os instrumentos de sopro de madeira se distinguem dos instrumentos de sopro feitos de metal pela forma como o som produzido: pela vibrao do ar em um tubo oco. O ar vibra soprando-se no bocal - no caso da flauta -, ou atravs de uma palheta simples no clarinete e no saxofone -, ou de uma palheta dupla - no caso do obo e do fagote. Os instrumentos de sopro feitos de metal so produzidos com lato e o som nasce da vibrao dos lbios do msico no bocal, o que faz com que o ar vibre dentro do tubo. Nesse grupo encontramos o trompete, o trombone, a corneta, a trompa e a tuba. Instrumentos de corda: o som produzido pela vibrao de uma ou mais cordas esticadas, atravs de frico (violino, violoncelo, contrabaixo) ou de dedilhado (harpa, lira, violo, guitarra). Instrumentos de teclas: o som produzido por meio de um teclado que faz vibraes no ar (rgo de tubo) ou em cordas (piano). Uma curiosidade: a parte interna de um

piano possui um mecanismo com mais de 6.000 peas - cada tecla aciona um martelo revestido de feltro que bate numa corda de ao, produzindo um som. Instrumentos de percusso: os sons so produzidos percutindo, sacudindo, raspando ou batendo um elemento contra o outro. So exemplos de instrumentos de percusso: xilofone, vibrafone, gongo (ou tant), tringulo, cmbalo, castanholas, claves, maracas e tambores. Os tambores consistem em uma pele ou um plstico esticados sobre uma ou duas molduras. Podem ser divididos em trs grandes grupos, de acordo com sua forma: fuste estreito (pandeiro), semi-esfricos (timbales) e cilndricos (conga). Podem ser tocados utilizando-se as mos, baquetas, escovinhas ou varetas de ferro. Instrumentos eletrnicos: geram sinais eletrnicos que so amplificados e convertidos em sons. Por exemplo: teclado, sintetizador, bateria eletrnica, sampler etc.
Dicas de livros

A msica dos instrumentos - das flautas de osso da pr-histria s guitarras eltricas. So Paulo, Melhoramentos, 1994. Dicionrio visual de msica. Susan Sturrock, So Paulo, Global, 2000.

Veja tambm

Msica e cultura Msica ocidental Msicos brasileiros Msicos estrangeiros


Valria Peixoto de Alencar* Especial para a Pgina 3 Pedagogia & Comunicao *Valria Peixoto de Alencar historiadora formada pela USP e cursa o mestrado em Artes no Instituto de Artes da Unesp. uma das autoras do livro Arte-educao: experincias, questes e possibilidades (Editora Expresso e Arte).

Arte contempornea: Como entender o seu sentido?


COMENTESe

levarmos em conta a origem da palavra arte ("ars" significa tcnica ou

habilidade), curioso notar que h uma contradio: muitos artistas no expressam suas idias atravs de uma habilidade tcnica. Apesar de, muitas vezes, possurem tais habilidades, esto preocupados em discutir outras questes, provocar outras reflexes.

Em 1913, momento das vanguardas europias, Marcel Duchamp props obras chamadas "readymade", feitas a partir de objetos do dia-a-dia. O que ele fazia era apresentar esses objetos de forma descontextualizada e sem a possibilidade de serem utilizados. Por exemplo: um mictrio no meio de uma sala, sem encanamento. Com essa "provocao", Duchamp chamou a ateno para a arte produzida naquele momento. Ela no seria mais uma representao do real, como um retrato. Ela seria a prpria realidade.
"Roda de bicicleta", Marcel Duchamp (1913): no possvel usar o banco ou a roda que compem essa obra de ate.

Quem decide o que obra de arte O objeto de arte no representa algo, mas ele algo. Mesmo se o artista no tiver fabricado os elementos que compem sua obra. Duchamp tambm questionava o conceito de arte como associado a um ideal de belo e crtica de arte.

O objetivo da obra de arte, assim, era tambm promover o debate sobre a definio e a finalidade da arte. Se no existe uma definio do conceito arte, quem afinal decide o que obra de arte ou no? Muitos so os fatores para classificar uma produo como obra de arte: o contexto histrico, o mercado de arte, a aceitao entre os artistas e, principalmente, a crtica. Crtica de arte A arte, como resultado de anlise e avaliao, pode adquirir novas dimenses e formas de expresso por meio da crtica. Ela colabora para que a sociedade se mantenha atenta aos valores da arte no passado e no presente. A crtica leva em conta o fato de que a arte um produto da humanidade que expressa suas experincias e emoes atravs da linguagem. A evoluo dos conceitos artsticos, a transformao dos valores, so aplicveis s diferentes formas: a literatura, o teatro, a dana, o cinema, a fotografia, a msica e tantas outras que surgem, como a web arte.

Leia tambm

Arte - o que ? Folha de S.Paulo: 10 aspectos da arte contempornea


Valria Peixoto de Alencar* Especial para a Pgina 3 Pedagogia & Comunicao Valria Peixoto de Alencar* historiadora formada pela USP e cursa o mestrado em Artes no Instituto de Artes da Unesp.

Renascimento: As fases do movimento e a pintura

"O nascimento de Vnus", de Sandro Botticelli, tem como tema episdio da mitologia clssica greco-romana

Podem-se identificar trs fases distintas no desenvolvimento do renascentismo, movimento intelectual e artstico surgido na Itlia. So elas: trecentismo (anos 1300), quatrocentismo (anos 1400) e cinqecentismo (anos 1500). Trecentismo No sculo 14, o renascentismocimento ainda estava concentrado na Itlia, mais especificamente em Florena. Seus principais expoentes artsticos eram Giotto, Boccaccio e Petrarca. As caractersticas desse momento foram a valorizao do indivduo e dos detalhes humanos e a ruptura com o imobilismo e a hierarquia da pintura medieval. Eram traos diretamente relacionados ao pensamento humanista.

Quatrocentismo No sculo 15, o renascentismo estendeu-se pela pennsula itlica e atingiu seu auge. So desse perodo Botticelli, Leonardo da Vinci, Rafael e Michelangelo. Suas caractersticas foram: o racionalismo, o resgate da esttica greco-romana e o experimentalismo. Quinhentismo ltimo perodo do renascimento, em que as obras de arte atingiram seu mais elevado grau de elaborao. Espalhado por toda a Europa, no sculo 16, o movimento v tambm sua decadncia. O maneirismo, um estilo "anticlssico", e o barroco, ganham fora devido reao da Igreja. A pintura renascentista De um modo geral, os pintores da renascena procuravam reproduzir a realidade, sob a influncia do ideal de beleza grego. O esprito clssico, a ordem e as formas simtricas so traos marcantes dessa pintura. Podemos distinguir trs grandes escolas com caractersticas prprias: a florentina, de Florena, que se caracterizou pelo racionalismo demonstrado tanto pelo predomnio da linha sobre a cor, como pelo "sfumato"; a veneziana (de Veneza), caracterizada pelo sentimento, pela emoo, o predomnio da cor sobre o desenho ou a linha; e a romana, que tenta equilibrar linha e cor, razo e sentimento. A pintura renascentista inovou com a descoberta da perspectiva, que permite abordar o espao e a luz de maneira realista. Alm disso, a nova tcnica da pintura a leo possibilitou novas associaes e graduaes da cor. Por fim, o surgimento de novos suportes, como a tela e o cavalete e a imprensa, permitiram uma circulao mais fcil das obras e do pensamento. Principais pintores Giotto (1266-1337). Pintor italiano, introduziu a perspectiva na pintura. Foi considerado o precursor da pintura renascentista, o elo entre essa e a pintura medieval. A caracterstica principal do seu trabalho a identificao da figura de santos com seres humanos de aparncia comum. Sua pintura coincide com a viso humanista que se consolidava naquele momento. Botticelli (1444-1510). Pintor da escola florentina, nasceu e viveu em Florena. Trabalhou na decorao da Capela Sistina, em 1481. Suas obras abordavam

principalmente dois temas: a antigidade grega e o cristianismo. Em sua obra chama a ateno a leveza dos corpos esguios e desprovidos de fora: eles parecem flutuar, expressando suavidade e graa. Leonardo da Vinci (1452-1519). Maior figura da pintura renascentista, tambm da escola florentina, Leonardo considerava-se, em primeiro lugar, um cientista. Imaginou mquinas voadoras, estudou mecnica, geologia, tica, hidrulica, anatomia, botnica e astronomia. Alm de pintor foi desenhista, escultor, engenheiro e arquiteto. Seus estudos de perspectiva so considerados insuperveis. O "sfumato", tcnica de uso de tons claros e escuros, foi utilizado em suas obras com maestria. Seu trabalho mais conhecido, talvez a obra de arte mais reproduzida mundialmente, a "Monalisa". Vrios artistas fizeram sua releitura ao longo dos tempos, como Botero, Duchamp (mestre da arte contempornea) e Andy Warhol, no sculo 20. Ticiano (1490-1576). Foi o maior pintor da escola veneziana. Produziu obras religiosas, mitolgicas e retratos utilizando cores vivas e movimentos que mais tarde serviram de base para outros artistas. Suas obras tm um grande apego vida e beleza feminina. A paisagem, com freqncia, mais importante que as figuras. Ticiano foi um dos primeiros a pintar um tipo de paisagem moderna. Rafael (1483-1520). Da escola romana, destaca-se pela delicadeza de traos, pela conciliao do paganismo com o cristianismo e pelo equilbrio entre a linha e a cor. Conhecido como o pintor de madonas, tipos ideais de beleza feminina, suaves, muitas vezes convencionais, mas, com eminentes qualidades. Suas composies so expressivas na organizao e na distribuio dos elementos, massas, volumes, reas, cores e linhas. Rafael aplicou com sensibilidade os princpios matemticos e geomtricos em seus quadros. Michelangelo (1475-1564). Arquiteto, pintor, poeta e escultor, difcil classific-lo dentro das caractersticas gerais das escolas. A pedido do Papa Jlio 2, pintou o teto da Capela Sistina, dividindo-o em nove retngulos para contar a histria da criao do mundo e do homem. As poses das figuras na capela so baseadas em famosas esculturas gregas e romanas. Por isso, uma das rarssimas imagens de Deus, seno a nica na cultura

ocidental, apresenta um Deus de barba branca, como seriam na antigidade clssica Zeus e Posseidon, deuses considerados pais. Para os gregos antigos, a barba era uma insgnia de homem velho e sbio, modelo que persiste at os dias de hoje.

Veja tambm Renascimento: valores clssicos Renascimento: caractersticas Renascimento: expanso europeia

Grafite: Uma forma de arte pblica


O grafite uma forma de arte contempornea de caractersticas essencialmente urbanas. So pinturas e desenhos feitos nos muros e paredes pblicos. No simplesmente uma pichao, mas uma expresso artstica. Tem a inteno de interferir na paisagem da cidade, transmitindo diferentes idias. No se trata, portanto, de poluio visual. Grafia a escrita. Nas artes plsticas, a palavra grafite, ou graffito (em italiano), significa marca ou inscrio feita em um muro, e o nome dado s inscries feitas em paredes desde o Imprio Romano. Grafismo, por sua vez, a maneira de traar linhas e curvas sob um ponto de vista esttico. No perodo contemporneo, as primeiras manifestaes dessa forma de arte surgiram em Paris, durante a chamada revoluo cultural, em maio de 1968. A esttica do grafite bastante associada ao hip-hop, uma forma de expresso artstica que tambm surgiu nas ruas. Nos Estados Unidos, um importante artista grafiteiro foi Jean-Michel Basquiat (19601988). Original de uma famlia haitiana, Basquiat buscou, para sua arte, razes na experincia da excluso social, no universo dos migrantes e no repertrio cultural dos afro-americanos. Ao longo da dcada de 1970, seus "textos pintados" tomam os muros de Nova York, principalmente nos bairros que eram redutos de intelectuais e artistas, tornando Basquiat conhecido.

Grafite no Brasil Alex Vallauri (1949-1987) considerado um dos precursores do grafite no Brasil. Etope, chegou a So Paulo em 1965. Estudou gravura e formou-se em Comunicao Visual pela FAAP. Em 1978, passou a fazer grafites em espaos pblicos da cidade. Produziu silhuetas de figuras, utilizando tinta spray sobre moldes de papelo. Morou em Nova York entre 1982 e 1983. Durante esse perodo, tambm fez grafites nos muros da cidade. Em sua produo destaca-se a srie A Rainha do Frango Assado, que tambm foi tema de instalao apresentada na 18 Bienal Internacional de So Paulo, em 1985. Sua obra foi apresentada na retrospectiva "Viva Vallauri",

realizada no Museu da Imagem e do Som - MIS, em So Paulo, em 1998. Juntamente com o grafite de Vallauri, destacam-se os trabalhos de Waldemar Zaidler e Carlos Matuck. O grupo Tupino D - composto por Carlos Delfino, Jaime Prades e Milton Sogabe - outra referncia importante quando o assunto o grafite em So Paulo. O grupo realizou performances e grafitagens pela cidade durante toda a dcada de 1980. O Dia Nacional do Grafite 27 de maro e foi institudo aps a morte de Vallauri, que ocorreu nesse dia, no ano de 1987.

Dicas Museu da Imagem e do SomProjeto Graffiti Assista ao filme Basquiat - traos de uma vida, de 1996, dirigido por Julian Schnabel.

Valria Peixoto de Alencar* Especial para a Pgina 3 Pedagogia & Comunicao *Valria Peixoto de Alencar historiadora formada pela USP e cursa o mestrado em Artes no Instituto de Artes da Unesp. uma das autoras do livro Arte-educao: experincias, questes e possibilidades (Editora Expresso e Arte).

Potrebbero piacerti anche