Sei sulla pagina 1di 2

Entre os que se preocupam com as escolhas em relao a tipo de religio a ser seguidos pelo o prximo os indgenas se respeitam e aceitam

de forma to natural s escolhas de cada um, eles tem entre si um respeito fantstico. Buscam no Sagrado fora para lutar pelo que seu e do uma grande importncia aos rituais. A religio independente de qual seja tida como um alimento e fonte de inspirao. Foi com muita satisfao que pude sentir na pele a vida sofrida de um povo que luta para ter o que seu por direito, mas que no deixa de lado sua f. Senti-me envolvida em um universo desconhecido, mas ao mesmo tempo to envolvente. O respeito entre si, com os troncos velhos e as pontas de rama so extraordinariamente um dos pontos mais importantes que percebi. Foi um dia para mim bastante esperado, conhecer e saber sobre esses misteriosos povos os indgenas. Foram muito gratificantes as visitas nas tribos, pois pude sentir a flor da pele a energia que eles os indgenas tem e ter a noo de sua realidade. Seus costumes de vida e seus costumes aparentemente so diferentes de uma tribo para outra, porm com objetivos to comuns que lutar para ter o que seu e ser respeitado como devem. A visita me deu a oportunidade de sentir a fora que a unio nos fornece, uma fora que ao mesmo tempo contagia e nos faz ir busca de mais informao. Ao chegar a Aldeia Vitria tive uma sensao, a sensao do desconhecido, a sensao do novo do medo, de no fazer ou passar algo de errado diferente da Aldeia Barra de Gramame que s ao entrar a emoo me tomou de uma forma que no sei como explicar. Pude perceber as reais dificuldades dos indgenas, lutam para sobreviver, para dar continuidade as suas origens, rituais, crenas e costumes. Observei as diferenas entre as aldeias mas com o mesmo medo o de perder seu lugar. Entre as aldeias visitadas a que mais me fez estar mais presente foi a de barra de gramame senti uma vibrao to intensa que balanou meus sentimentos, no apenas pelo traje, mas pelo jeito de se portarem pela receptividade, pela fala, pelo jeito de acolher mesmo com um jeito rude, pela moradia e pelos relatos. Sobre religio eles so bem diversificados, mas o respeito mutuo mesmo quando 95% dos indgenas nas aldeias visitadas so evanglicos. O Paulo evanglico fala e participa do tor que no livro de Eliane Farias p. 167 relata que eles negam qualquer envolvimento, pois para eles a jurema dada como uma religio demonaca porm nessa situao, confundi minhas opinies. O mesmo relatou que o tor diferente dos cultuados em terreiros e realmente mais isso no quer dizer que seja demonaco, mas o tore para os indgenas tido como o reencontrar. J em relao ao preconceito muito evidente at por ns que at ento no havamos conhecidos a maioria penso eu imaginava que nas aldeias existissem ocas e no casas suas vestimentas at ento normais.

O livro nos apresenta fatos jamais imaginados, nos apresenta uma realidade do povo potiguara nos faz perceber que na f que eles se fortalecem. Os relatos nos fez sentir como se estivesse presente me props duvidas, criticas e questionamentos. Mas o que me deixa triste com a politica estraga qualquer lugar e como se estar presente. O mais agravante o preconceito praticado a eles.

Potrebbero piacerti anche