Sei sulla pagina 1di 4

POR QUE DEVERIA ME IMPORTAR?

Irmos, quero lembrar-lhes o evangelho que lhes preguei, o qual vocs receberam e no qual esto firmes. Por meio deste evangelho vocs so salvos, desde que se apeguem firmemente palavra que lhes preguei; caso contrrio, vocs tm crido em vo. Pois o que primeiramente lhes transmiti foi o que recebi que !risto morreu pelos nossos pecados, segundo as "scrituras, foi sepultado e ressuscitou ao terceiro dia, segundo as "scrituras (1Corntios 15.1-4); #as ainda que n$s ou um an%o do c&u pregue um evangelho diferente daquele que lhes pregamos, que se%a amaldi'oado( (Glatas 1 !). A palavra evangelho tornou-se comum em nossa cultura, mas o seu significado quase completamente desconhecido. No trecho lido acima, a !"lia trata-o como um assunto de suma import#ncia, e nos alerta quanto ao perigo de pervert$-lo. %or isso necess&rio definir com clare'a o que ela ensina a respeito. ( evangelho a "oa not!cia de que )eus salva graciosamente os pecadores atravs de *esus +risto ("Corntios 5.1!-1#). ,ssa declara-.o ser& analisada, adiante, em quatro t/picos. 0e algum deles dei1ar de ser corretamente entendido, a mensagem toda se tornar& sem sentido e, dessa forma, o seu valor n.o ser& reconhecido. I. $O%ERA&O E %O&DO$O CRIADOR A !"lia tem muito a di'er so"re )eus, mas, devido ao prop/sito deste folheto, apenas alguns desses aspectos ser.o ressaltados. %rimeiro, )eus o +riador e 0ustentador de todas as coisas ( &''(ias #.)); ,le o leg!timo dono e 0enhor de tudo ($al(os "4.1-"* Atos 1+."4a); e, por isso, tem todo o direito de nos di'er como devemos viver.

0egundo, )eus nos criou para vivermos para a 0ua gl/ria ( Isaas 4,.)-+* 1Corntios 1-.,1); portanto, devemos cumprir este prop/sito. 2a'emos isso ao apreci&-lo, ao am&-lo, ao confiar nele e ao o"edecer a sua vontade. 3onge de ser um o"st&culo 4 nossa felicidade, viver para a gl/ria de )eus a fonte dela, pois, em sua "ondade, )eus nos criou de tal forma, que n/s somos mais feli'es quando vivemos para a gl/ria dele. II. PECADORE$ RE%E.DE$ $O% /U$TO /U01O 5as falhamos em cumprir esse prop/sito, porque h& em todos n/s uma tend$ncia natural que nos leva a despre'ar a )eus. (/'r'(ias +."4). N/s herdamos de Ad.o uma nature'a pecaminosa ( Ro(anos 5.1#a), a qual a causa de todos os pecados cometidos. N.o somente fa'emos coisas erradas; temos um cora-.o mau (Mar2os +."1-""). 5esmo admitindo que os homens se6am pecadores, geralmente se imagina que o pecado n.o se6a algo t.o grave e que )eus n.o o considera t.o srio. 5as isso acontece porque avaliamos isto a partir de uma perspectiva humana. A gravidade do insulto determinada pela dignidade daquele que insultado. +omo o +riador do universo infinitamente merecedor de amor, respeito, admira-.o e lealdade, despre'&-3o nunca algo trivial, mas infinitamente ofensivo. 0endo )eus santo e 6usto, ele n.o pode simplesmente ignorar nosso pecado, como algo de pouca import#ncia, nem dei1ar de puni-lo ( $al(os 5.4* 3a4a2565' 1.1,a). A condena-.o dos pecadores 6usta e merecida. 0e o que foi dito nos t/picos anteriores verdade, natural que perguntemos7 como, ent.o, podemos ser salvos8 +omo )eus pode ser santo e 6usto e, ainda assim, perdoar o pecado, em ve' de puni-lo8 %aulo responde a essa pergunta7 %ortanto, agora 6& n.o h& condena-.o para os que est.o em +risto *esus (Ro(anos !.1). III. UM $A.VADOR PER7EITO *esus salva o pecador por satisfa'er completamente as e1ig$ncias da santidade e 6usti-a de )eus ao viver uma vida perfeita, morrer na cru' e ressuscitar dos mortos, atuando como nosso su"stituto e representante. N/s n.o o"edecemos a )eus; *esus o fe' de maneira perfeita. ,m Ro(anos 5.1#, %aulo nos di' que )eus nos declara 85stos por causa da o"edi$ncia de *esus, que nos atri"u!da. ,m outras palavras, por causa de +risto, )eus nos trata como se tivssemos o"edecido perfeitamente a toda sua vontade e seus mandamentos. Ao morrer na cru', *esus sofre a condena-.o que n/s merec!amos por causa de nossos pecados. )eus perdoa os nossos pecados, n.o por ignor&-los, mas por t$-los punido em +risto ( Glatas ,.14). *esus tratado como um pecador em nosso lugar, para que se6amos considerados inocentes.

A import#ncia da ressurrei-.o ressaltada em trechos como Ro(anos 1.,-4 e Ro(anos 4."5. A ressurrei-.o de *esus atesta a sua divindade e a plena satisfa-.o de )eus para com a sua o"ra em nosso favor, vencendo o pecado e a morte. 0e *esus n.o tivesse ressuscitado, suas reivindica-9es quanto 4 sua divindade e ao valor de sua o"ra seriam falsas. Ainda que a o"ra de +risto se6a o ('io pelo qual n/s somos salvos, a sua 2a5sa o amor de )eus e de *esus. A !"lia ensina que )eus tanto amou o mundo que deu o seu *ilho +nignito, para que todo o que nele crer no pere'a, mas tenha a vida eterna, (/o9o , 1)); que )eus demonstra seu amor por n$s !risto morreu em nosso favor quando ainda &ramos pecadores, (Ro(anos 5 !); e que nisto consiste o amor no em que n$s tenhamos amado a )eus, mas em que ele nos amou e enviou seu *ilho como propicia'o pelos nossos pecados (1/o9o 4 1-). IV. O QUE 7A1ER? (s "enef!cios adquiridos por *esus s.o concedidos a todos aqueles que creem nele e se arrependem de seus pecados -estifiquei, ..../, que eles precisam converter-se a )eus com arrependimento e f& em nosso 0enhor 1esus (Atos "-."1:. 5as deve-se salientar que o arrependimento e a f n.o s.o atitudes pelas quais )eus nos recompensa com a salva-.o. A salva-.o gratuitamente concedida "aseada nos mritos da o"ra de +risto. 7;. A !"lia ensina que crer em +risto significa confiar somente nele para a nossa salva-.o, admitindo ser verdade tudo o que ele disse so"re si mesmo e sua o"ra. Ao rece"er *esus pela f, n.o apenas reconhecemos que somos pecadores que precisam ser salvos, mas tam"m desistimos de todos os esfor-os em tentar salvar a n/s mesmos confiando em nossos mritos. Arr'<'n=i('nto. 5ais do que o simples remorso, arrepender -se significa voltar-se do pecado para )eus; afastar-se do pecado, odiando-o. : a"andonar uma vida centrada em si mesmo e passar a viver para a gl/ria de )eus, "uscando n,le prop/sito, sentido e satisfa-.o. A esse respeito, uma o"serva-.o necess&ria7 arrependimento n.o significa que o crist.o n.o peca mais, mas que ele n.o vive em pa' com o pecado. 0o"re isso, ;illiam Arnot afirmou7 2 diferen'a entre um no-convertido e um convertido no & que um tem pecados e o outro no tem nenhum. 2 diferen'a & que um se coloca ao lado de seus pecados queridos em oposi'o a um )eus terr3vel, e o outro se coloca ao lado de um )eus reconciliado em oposi'o aos seus pecados odiados. ( crist.o a"andona progressivamente o pecado e, motivado por gratid.o e amor a )eus, passa a viver uma vida de o"edi$ncia. A o"edi$ncia resultado da salva-.o, n.o uma tentativa de se salvar ( Tito ".11-14).

MA$... E VOC>?

,nt.o, o que impede que voc$ se arrependa e creia em +risto A<(=A para ser salvo8 : por causa das coisas que ama e talve' tenha que a"andonar ou dos pra'eres dos quais talve' tenha que desistir8 %elas mudan-as que ter& que fa'er8 : por pensar que n.o haver& felicidade em tentar viver para a gl/ria de )eus8 : por causa do que outros pensar.o a respeito de sua decis.o8 3em"re-se7 a gra-a de )eus, revelada no evangelho, nos salva do pecado. )eus p9e fim 4 inimi'ade que havia entre n/s e ,le, ao perdoar o nosso pecado; desfa' a nossa indisposi-.o natural em viver para a sua gl/ria, ao dar-nos um novo cora-.o e ha"itar em n/s por meio do 0eu ,sp!rito 0anto; atrainos para si mesmo, a fim de desfrutarmos da alegria encontrada num relacionamento significativo com ele. Arrependa-se e creia em *esus ho6e> ?& implica-9es ... mas vale a pena>

1? IGRE/A %ATI$TA EM PAU.I$TA Avenida =odolfo Aureliano, @A@, Bila Corres <alv.o, %aulistaD%,

Potrebbero piacerti anche