Sei sulla pagina 1di 7

8. Faz corresponder a cada uma das frases um estado fsico da matria: a.

corpo com forma prpria e com volume constante. _________________ b. substncia que toma a forma do recipiente que a contm mas que tem volume constante. ___________________ c. substncia sem forma prpria e que ocupa todo o volume do recipiente que a contm. __________ d. partculas muito prximas e sujeitas a fortes foras de ligao entre si. ______________ e. partculas ligadas entre si, mas que se podem movimentar facilmente. ________________ f. partculas mjuito afastadas, com grande liberdade de movimentos.

1. Observa as figuras:

9.1. Identifica o estado fsico de cada uma das substncias representadas. A- __________________ B __________________ C - __________________ 9.2. Como caracteriza o estado fsico da substncia representada em B? 10. A figura mostra-nos dois copos cheios de ar tapados com uma membrana de boa elasticidade, em situaes de diferentes temperaturas.

Das frases que se seguem assinala as que so verdadeiras(V) e as falsas (F), justificando estas ltimas. (___) a. A agitao dos corpsculos superior em A. (___) b. O nmero de colises entre os corpsculos e o copo menor em B. (___) c. A presso que o gs exerce na tampa do copo maior em A. (___) d. Existem mais corpsculos em B de que em A. . Indica, das frases seguintes, quais as que so verdadeiras e quais so as falsas. Corrige as falsas.

A A matria constituda por corpsculos em movimento, entre os quais no existem espaos vazios. B A velocidade de movimentos dos corpsculos aumenta com o aumento da temperatura. C No estado slido verificam-se apenas ligeira agitao dos corpsculos. D Quanto mais elevada for a temperatura a que se encontra um gs, encerrado num recipiente, menor ser a presso que este exerce nas paredes do recipiente. E No estado slido as foras de ligao so muito fortes. F No estado lquido as foras de ligao so menos intensas, quando comparadas com as foras de ligao no estado gasoso. 5. Considera a seguinte reaco qumica, que ocorre em sistema fechado: A cido clordrico (aq) + Magnsio (s) Cloreto de magnsio(aq) + Hidrognio (g)

1.1. Indica os reagentes e os produtos da reaco da transformao qumica apresentada. 1.2. Completa a seguinte tabela de acordo com a Lei de Lavoisier. cido clordrico 20g 1.3.Enuncia a Lei de Lavoisier. 5. Efectuaram-se duas experincias, A e B, em que se fez reagir zinco com cido sulfrico. As condies experimentais eram iguais com a excepo da concentrao do cido sulfrico. Este, numa das experincias era mais concentrado do que na outra. O esquema de palavras que traduz a reaco o seguinte: Zinco (s) + cido sulfrico (aq) Hidrognio (g) + Sulfato de zinco (aq) Magnsio ? Cloreto de magnsio 25g Hidrognio 35g

Os dados experimentais foram registados na seguinte tabela, para se medir a velocidade das reaces.
Durao da reaco (minutos) 2 3 Massa de zinco consumida (g) 0,4 0,5

Experincia A Experincia B

5.1. Qual das experincias foi mais rpida? Justifica. 5.2. Em qual das experincias que o cido sulfrico estava mais concentrado? Justifica. 5.3. Menciona duas alteraes que poderias fazer experincia mais lenta de modo a aumentar a sua rapidez. Justifica convenientemente a resposta.

5. Para comprovarem a lei da conservao da massa nas reaces qumicas, alguns alunos realizaram sobre uma balana, a reaco entre pedacinhos de carbonato de clcio (giz) e cido clordrico. Observaram a formao de um gs, que concluram ser dixido de carbono, e foram informados de que se formou tambm cloreto de clcio dissolvido em gua e ainda gua. Verificaram com surpresa que a massa do conjunto foi variando como mostra a figura.

m = 320,5 g 5.1.

m = 319,3 g

m= 318,6 g

Escreve a equao de palavras que traduz a reaco realizada pelos alunos.

5.2. Observa a figura e diz o que aconteceu massa das substncias intervenientes durante esta reaco qumica? 5.3. Face aos resultados obtidos, os alunos concluram que a lei da conservao da massa no era vlida para todas as reaces qumicas. Escreve o teu comentrio a esta concluso dos alunos. 5.4. Como deveriam ter procedido os alunos para verificarem que durante esta reaco qumica tambm houvesse conservao da massa?

8. Duas equaes qumicas so representadas genericamente pelos seguintes esquemas: A+BC XY+Z 8.1. Ao reagirem 12 g de A com B, obtiveram-se 29 g de C. Qual foi a massa de B que reagiu? 8.2. Qual foi a massa total dos reagentes consumidos? 8.3. Decompuseram-se 135 g da substncia X, tendo-se obtido 82,5 g de Y. Calcula a massa de Z que se formou.

1. Classifica as reaces qumicas seguintes, quanto velocidade a que ocorrem. A) Formao dos combustveis fsseis. ________________________________________ B) Formao da ferrugem, num prego exposto ao ar. ______________________________ C) Combusto do gs usado nas cozinhas. ______________________________________ D) Digesto dos alimentos. ________________________________________________ E) Exploso de uma bomba. ________________________________________________

2. Uma soluo A reage com o slido B. Forma-se uma soluo aquosa C e liberta-se o gs D, como mostra o esquema: A + B C + D

Entre as afirmaes seguintes, selecciona a nica que se refere aos efeitos capazes de diminuir a velocidade da reaco. A) Aumentar a concentrao de A; B) Aumentar a temperatura dos reagentes; C) Diminuir a concentrao da soluo A e diminuir a temperatura dos reagentes; D) Diminuir a concentrao da soluo A e aumentar a temperatura dos reagentes. 3. O zinco reage com o cido clordrico, com libertao de hidrognio: Zinco (s) + cido clordrico (aq) Cloreto de zinco (aq) + Hidrognio (g) 3.1. Para cada alterao A, B e C, diz justificando, o que acontece velocidade da reaco qumica anterior. A) B) Usa-se Usa-se cido zinco clordrico em mais pedaos diludo. maiores.

_____________________________________________________________________________________ ___________________________________________________________________ C) Adiciona-se um inibidor.

__________________________________________________________________________ 3.2. Se pretenderes obter maior volume de gs, no menor tempo possvel, deves: A) utilizar aparas de zinco e cido concentrado; B) utilizar zinco em p e cido diludo; C) utilizar zinco em p e cido concentrado aquecido; D) utilizar zinco em p e cido concentrado gelado. Selecciona a alternativa correcta.

4. Depois da escola a Ana chegou a casa e antes de fazer os trabalhos de casa foi lanchar. Perguntou me se podia comer um bolo, mas como j era quase hora do jantar a me disse para ela comer uma salada de frutas que tinha sobrado do almoo. Contrariada a Ana foi buscar a salada de frutas e reparou que os pedaos de ma estavam oxidados. A Ana, que tinha estado atenta nas aulas de fsico-qumica, disse me que ela deveria ter cortado os pedaos da ma maiores para que a sua oxidao fosse mais lenta.

4.1 A Ana tem razo no que disse me? Porqu? 4.2 Qual o factor que influencia a velocidade da reaco de oxidao neste caso?

4.3 Indica em cada caso qual o factor que influencia a velocidade da reaco, fazendo a associao correcta entre as colunas I e II.

Coluna I 1 - Os alimentos conservam-se mais tempo no Inverno do que no Vero. 2 - Os conservantes prolongam o tempo de durao dos alimentos. 3 - Para as batatas cozerem mais rapidamente, cortam-se em pedaos. 4 - O zinco reage mais rapidamente no cido clordrico concentrado do que no cido clordrico diludo. 5 - Para facilitar a digesto as pessoas usam medicamentos

Coluna II A - Concentrao dos reagentes

B - Estado de diviso dos reagentes

C - Catalisador

D - Inibidor

E - Temperatura 5. Uma forma de evitar a degradao dos alimentos consiste em armazen-los a baixas temperaturas. Porqu?
6. Da reaco entre o magnsio e o cido clordrico em soluo aquosa, forma-se o cloreto de magnsio em soluo aquosa e liberta-se hidrognio. 6.1. Escreve a equao de palavras que traduz a reaco.

6.2 Diz, justificando, em qual dos casos, A, B ou C, a fita de magnsio demora mais tempo a consumir-se.

6.3. Verifica-se que ao longo do tempo observa-se uma diminuio na velocidade da reaco. Apresenta uma explicao para este fato.

1. Para dois tubos de ensaio, A e B, verteu-se do mesmo frasco, igual poro de cido clordrico e colocaram-se dois pregos de ferro iguais.

1.1 Observa a figura e diz, justificando, em qual dos tubos que a reaco mais rpida. 1.2 Que outros factores podem alterar a velocidade de uma reaco qumica?

2. Considera as situaes apresentadas de A a E. A Os alimentos conservam-se muito mais tempo no Inverno do que no Vero. B C-

A velocidade da reaco maior em A.

A velocidade da reaco maior em C.

D O cido clordrico reage mais rapidamente com uma fita de magnsio do que com uma fita de zinco. E Os pickles conservam-se em vinagre. 2.1. Identifica, para as diferentes situaes de A a E, o factor que influencia a velocidade da reaco qumica na reaco em causa. 2.2. Justifica o ocorrido nas situaes A e B.

6. Uma soluo aquosa A reage com um slido B. Forma-se uma soluo aquosa C e liberta-se o gs D. O esquema seguinte traduz a reaco: A+B C+D

Para cada uma das seguintes afirmaes, indica se aumenta, diminui ou no altera a velocidade da reaco.

A- Aumentar a concentrao da soluo A. ____________________ B- Aumentar a temperatura dos reagentes. ____________________\

C- Aumentar a superfcie de contacto de reagente slido. ____________________ D- Diminuir a concentrao da soluo A e diminuir a temperatura dos reagentes.

___________________

Potrebbero piacerti anche