Sei sulla pagina 1di 3

Isidoro Vegh:

Lacan y La Razn del Inconsciente


IMIP 07 de maio de 2011

Anotaes livres da palestra de Isidoro naturalmente mescladas com as inevitveis edies da memria bruxuleante: - Muito j se disse sobre o conceito de verdade, desde a sua acepo que deriva das formas imutveis (essenciais) at a verdade como desvelamento, como na herana heideggeriana. Em sua raiz aletheia, do verbo lethos, desocultao; - Heidegger contribui para a discusso trazendo a questo da tcnica num campo que interessa Psicanlise; - Descartes responde questo com um mtodo para o encontro da conscincia com o objeto; - Quem est interessado na VERDADE? Quem, em s conscincia a desejaria toda? Se tem a verdade guarde-a para si. (Fernando Pessoa Lisbon Revisited). Por favor no me diga a verdade, quem a est pedindo? - Lacan nos alerta que quando intentamos dizer a verdade ns a transformamos em injria; - Os artifcios metafsicos no tm serventia de nada, so truques para satisfazer uma conscincia inquieta com as insistncias do Real; - Michel de Montaigne, outro dos grandes pais da Verdade, inaugura um modo distinto do homem se ver numa naturalidade cognoscente inaugurada

por Aristteles. Para Montaigne o homem s precisaria pedir inspirao divina para enfrentar o mundo com sua cognio classificatria. - Montaigne de algum modo supe a insuficincia do saber, mas Descartes quem a radicaliza com a dvida metdica: examina, em seu mtodo, suposies classificando-as em melhores ou piores (descartando as ltimas).

CATEGORIAS ESCOLSTICAS

Claro Distinto

Escuro Confuso

Verdade

Falsidade

- Mas o que fazer se a verdade no est nos mestres, em sua retrica, na sua persuaso, no conjunto da histria dos saberes, na filosofia? - A modernidade desconstri as certezas apodticas e as capas com as quais se vestem os objetos para enviesar a razo; - A dvida metdica classifica corpo e mundo como iluses a priori (to verdicas quanto um cavalo alado); - Efeitos do gnio maligno? Ele nos enganaria quanto razo na mesma medida que quanto s imprevises do mundo? Nesse sentido a dvida talvez expresse o prprio movimento do pensamento.

- Questo: Descartes no parte de nada, mas de um incontestvel, ou seja, se no posso duvidar de que sou um ser pensante isso no emularia uma certeza apodtica? Uma contradio em termos? A razo do inconsciente, proposta por Freud e Lacan, no seriam a forma por excelncia de recusa do mundo (enquanto mundo concreto e dotado de essncias) e do apodtico?

- A Lacan interessa sobremaneira esse movimento cartesiano; - Todo o sistema cartesiano se baseia em Deus enquanto pura potncia. Nele es classificando-as em melhores ou piores (descartando as ltimas).

Fdfd

Potrebbero piacerti anche