Sei sulla pagina 1di 73

Curso de Anlise Tcnica

Eduardo Collor, analista tcnico. CNPI

Contedo curso de Analise Tcnica


Fornecer uma viso ampliada do Mercado Acionrio e de Futuros e suas caractersticas atravs da Anlise Tcnica. CONCEITOS: PREMISSAS DA ANLISE GRFICA: - Tipos de Grficos - Barras - Candlestick - Linha TEORIA DE DOW: - Padres no grfico de barras - Suporte e Resistncia - Tendncia de Alta - Tendncia de Baixa - Linhas de tendncia de alta - Linhas de tendncia de baixa - Linha de retorno FIGURAS DE CONTINUIDADE: - Tringulo - Flmulas - Bandeiras - Cunhas - Gap de rea - Gap de fuga, medida e exausto - Rally - Retngulo FIGURAS DE REVERSO: - Ombro-Cabea-Ombro - Topos e Fundos duplos e Triplos - P de ventilador - Dia Chave de Reverso - Ilha de Reverso - Topos e Fundos Arredondados - Deriva - Diamante ONDAS DE ELLIOTT: - Conceitos e Fundamentos - Personalidade das Ondas - Ondas de Impulso - Ondas de Correo - Principio da Alternncia - Substituio de padres - Pivot

TEORIA JAPONESA OU CANDLESTICK: - Fundamentos - Tipos de Velas - Indicadores de Reverso - Linhas Martelo e Enforcado - Padres Envolventes - Linhas Penetrantes e Tempestade Vista - Dois Corvos em Gap Superior - Pinas - Estrela da Manh e Estrela da Noite - Estrela Doji e Estrela Cadente - Beb Abandonado - Trs Estrelas - Harami - Spinnig Top - Linhas de Contra-Ataque - Marubozu

INDICADORES: - Mdias Mveis - MACD - Bandas de Bollinger - IFR ndice de Fora Relativa - Estocstico -Momentum

COMBINAO DE INDICADORES E REGRA DAS MLTIPLAS TCNICAS: - Planejando e Operando com Estratgias - Ordens de "Stop" - Maximizando lucros e minimizando perdas - Administrao do Risco

CURSO DE ANLISE TCNICA

PREMISSAS DA ANLISE TCNICA

A anlise tcnica constituda por um conjunto de teorias que vem sendo desenvolvidas e aperfeioadas h cerca de trezentos anos no oriente (Candlestick) e h cem anos no ocidente (Teoria de Dow e Ondas de Elliot), objetivando prever o comportamento futuro dos preos com base em seu comportamento passado. Esta escola est baseada nos seguintes conceitos:

1. Todos os fundamentos esto representados nos preos dos ativos. Caso surjam novos fundamentos, estes sero imediatamente absorvidos pelo mercado. Os preos refletem tudo.

2. Os preos refletem o resultado final da ao de todos os seus participantes, compradores e vendedores ponderados pelo seu respectivo poder de fogo. 3. Todos os participantes de um mercado, com todas as suas particularidades constituem uma massa. O comportamento conjunto dessa massa no pode mais ser analisado pela psicologia do indivduo, mas sim pela psicologia das massas, adquirindo as seguintes caractersticas:

a) As informaes se propagam por contgio ou difuso; b) O quociente de inteligncia (QI) da massa sempre menor do que o quociente de inteligncia dos indivduos que a compe (sinergia negativa); c) A massa permite dar vazo a instintos, sendo, portanto, facilmente sugestionvel; d) O comportamento da massa costuma ser emocional e tende a reaes exageradas, superou subavaliando os preos e perdendo a noo de realidade; e) A massa tende a repetir padres de comportamento que podem ser reconhecidos e previstos.

Dado o forte apelo existente no mercado no sentido de envolver todos os seus membros como parte da massa, cabe ao analista o desenvolvimento de seus mecanismos de defesa que lhe permitam manter a frieza e objetividade, conseguindo assim diferenciar-se da maioria dos investidores e aprimorar seu ndice de acerto. Quando a maioria estiver pensando da mesma forma, deve-se buscar motivos para pensar de forma diferente.

TIPOS DE ESCALAS

Existem duas opes de escalas disponveis ao analista tcnico: 1. Escala Aritmtica um tipo de escala onde os valores da srie so distribudos de forma linear ao longo do eixo de preos, sendo mais utilizada em pases de economia estvel (baixa inflao). 2. Escala Logartmica uma escala em que os preos so distribudos ao longo desse eixo segundo um fator logartmico. O objetivo da escala logartmica fazer com que as oscilaes com igual percentual de variao sejam representadas por barras do mesmo tamanho. Esta escala mostra-se muito til para eliminar distores causadas por grandes variaes de preos. Desta forma a oscilao de 1 a 2 torna-se uma barra do mesmo tamanho que uma oscilao de 1.500 para 3.000, j que ambos representam uma oscilao de 100%, permitindo uma anlise muito mais significativa.

GRFICO DE BARRAS Em todos os tipos de grfico, seja de Barras, de Linha ou Candlestick, os preos so distribudos ao longo de uma escala vertical e o tempo na escala horizontal. Para cada unidade de tempo observada (dia, semana, 15 minutos, etc.), o mximo e o mnimo so ligados por uma reta vertical, recebendo um ponto imediatamente esquerda referente ao ponto de abertura (pouco utilizado) e outro ponto direita, para representar o preo de fechamento.

mximo fechamento

mximo abertura

abertura

fechamento

mnimo

mnimo

CANDLESTICK Os candlesticks so utilizados principalmente para determinar uma reverso de tendncia, seja de alta ou de baixa. Dessa maneira formam-se figuras padronizadas, muitas com nomes exticos, que so divididas em padres altistas ou baixistas. Padres altistas indicam que uma tendncia de baixa est prximo ao fim e padres baixistas indicam o fim da tendncia de alta. H muitos desses padres, os mais conhecidos sero mostrados neste curso. Uma vez concludo o padro deve-se, na maioria dos casos, esperar o prximo candle para confirmar a reverso. Devido facilidade visual de se detectar o sentimento do mercado, os candlesticks so os preferidos pelos profissionais, sendo usado em conjunto com outras ferramentas da anlise tcnica.

Para se criar o candlestick usa-se o preo de abertura, fechamento, mximo e mnimo de cada perodo. O corpo do candlestick representado por uma barra cuja altura dada pela diferena entre o preo de fechamento e abertura, enquanto a linha acima e abaixo, chamada de sombra, correspondem ao preo mximo e mnimo respectivamente. Quando o preo de fechamento maior do que o preo de abertura o candlestick de alta e vazado e representado por uma cor. O candle de baixa cheio e significa que o preo de fechamento menor do que o preo de abertura e utiliza-se uma cor diferente da do candle de alta para facilitar a visualizao.

Mxima sombra Fechamento

Mxima Mx Abertura s

Corpo

Corpo

Abertura sombra

Fechamento

Mn Mnima Mnima

O candlestick mostra apenas parte do que acontece ao longo do movimento. A figura abaixo mostra que a evoluo do movimento pode se dar de formas diferentes, embora no final o candle seja o mesmo.

mximo fechamento

mximo fechamento

abertura abertura mnimo mnimo

A relao entre o preo de abertura e fechamento a essncia do candlestick. Candlestick VAZADO, com o preo de fechamento maior que o de abertura demonstra presso de compra. Candlestick CHEIO, com o preo de fechamento menor que o de abertura demonstra presso de venda.

GRFICO DE LINHAS Grfico de linha no traz nenhuma informao mais relevante. Nos mostra simplesmente se o mercado est subindo, caindo ou da horizontal, no sendo possvel traar objetivos ou montar estratgias.

TEORIA DOW Charles H. Dow e seu scio Jones iniciaram, em janeiro de 1897, um informativo semanal financeiro chamado Dow Jones Financial New Service. Baseado no consenso de que os preos das aes flutuam de uma forma mais ou menos uniforme entre si, Dow props o acompanhamento do mercado como um todo atravs de mdias das principais aes. Uma das decorrncias desta proposta foi a criao do ndice Dow Jones, o qual sobrevive at hoje com poucas variaes, sendo largamente utilizado devido sua grande srie histrica. Com o tempo, Dow comeou a observar que os preos das aes se movimentavam em grandes tendncias e que repetiam padres de comportamento identificveis, atravs dos quais seria possvel prever os preos futuros. Charles Dow pode ser considerado o pai da Escola Tcnica no ocidente.

Dow observou que o mercado movimenta-se em grandes tendncias que ele comparou s formaes das mars crescentes (altistas) e vazantes (baixistas), desta forma, em uma mar crescente, cada onda avana um pouco mais que sua predecessora, invertendo-se o raciocnio para uma mar baixista.

Dow dividiu as tendncias em Primria, Secundria e Terciria, alem de altistas, baixistas e neutras, podendo ainda ser de curto, mdio e longo prazo. Cada tendncia est subdivida em quatro fases: 1 Fase Acumulao - Neste momento todas as ms notcias j foram absorvidas pelos preos e os investidores mais perspicazes comeam a comprar. Alta Sensvel - Comeam a surgir as notcias e os fundamentos mais favorveis ao mercado. Neste ponto um maior grupo de investidores comea assumir posies compradoras, forando uma significativa oscilao de preos. Euforia - Todos os fundamentos altistas so de amplo conhecimento do mercado e este entra em explosivo processo de alta ajustando-se rapidamente nova realidade ditada pelos fundamentos.

2 Fase

3 Fase

4 Fase

Distribuio - Os investidores mais geis comeam a vender para realizarem os lucros auferidos.

Aps a distribuio pode-se ter novo processo de alta ou de baixa, porm, deve-se ressaltar que o volume sempre deve confirmar o movimento da tendncia.

10

SUPORTE E RESISTNCIA O suporte pode ser entendido como sendo um determinado nvel de preo onde ocorre uma maior concentrao de ordens de compra, forando os preos a se sustentarem ou mesmo a subirem. A resistncia seria o inverso, ou seja, um nvel de preo onde ocorre uma maior concentrao de ordens de venda, impedindo que os preos subam, ou forando a sua queda.

11

TENDNCIA Pode-se definir uma tendncia de alta a partir do momento em que se observam dois topos consecutivos mais altos e dois fundos consecutivos mais altos. Inverte-se o raciocnio para a tendncia de baixa. Uma vez estabelecida uma tendncia, assume-se que ela deva persistir at o momento em que tenhamos topos ou fundos que quebrem a expectativa da tendncia estabelecida, ou seja a partir do momento que o padro anterior for rompido.

12

LINHA DE TENDNCIA DE ALTA E DE BAIXA Uma vez definido que o mercado movimenta-se em tendncias, surge a observao de que uma linha estabelecida unindo os topos ou fundos normalmente define um importante nvel de suporte ou de resistncia. Em uma tendncia de alta uma linha unindo os fundos chamada de Linha de Tendncia de Alta ou LTA. Em uma tendncia de baixa uma linha unindo os topos chamada de Linha de Tendncia de Baixa ou LTB. Pode-se assumir que em caso de rompimento de uma LTA ou LTB, o mercado esteja mudando de direo. A utilizao das linhas de tendncia so muito utilizadas como um importante indicativo da direo do mercado e a possibilidade de sua utilizao como importante estratgia operacional. No rompimento de uma linha de tendncia surge a oportunidade de um novo posicionamento no mercado, bem como uma proteo do tipo ordens de stop abaixo da LTA ou acima da LTB.Uma ordem de stop nada mais do que um nvel de preo onde foi previamente decidido que o investidor sair da posio previamente assumida. Esta surge como importante mecanismo de proteo do capital do investidor. A ordem de stop o melhor amigo investidor/especulador/trader. Caso uma posio compradora tenha sido assumida no incio de uma tendncia altista, cabe ao investidor preservar o lucro obtido, podendo para tanto, acompanhar a tendncia at o momento do rompimento da LTA que a sustenta, onde este investidor deve vender a sua posio e realizar o lucro auferido. A ordem de stop pode ser tanto de ganho como de perda.

13

LINHA DE RETORNO Linha traada paralelamente a uma Linha de Tendncia de Alta ou Linha de Tendncia de Baixa criando assim um canal de alta ou de baixa, respectivamente.

14

FIGURAS DE CONTINUIDADE So aquelas formaes em que, aps uma alta ou baixa, o mercado ou ativo permanece oscilando sem tendncia definida por certo perodo de tempo at retomar a trajetria anterior. facilmente observado que em apenas um determinado perodo iremos encontrar o mercado deslocando-se rpida em uma determinada direo. Assim, surge a necessidade de maior compreenso dessa maior fatia do tempo em que os mercados permanecem oscilando sem tendncia definida. Esses perodos so chamados de deriva. Nestes perodos costumam formar padres conhecidos que do grandes pistas sobre o prximo movimento do mercado. Estas figuras podem ser agrupadas como formaes de continuidade, porm deve-se estar atento ao fato de que essa classificao no uma verdade absoluta. TRINGULOS Normalmente considerada como figura de continuidade, os tringulos podem ser SIMTRICO, ASCENDENTE ou DESCENDENTE. TRINGULO SIMTRICO Trata-se de um triangulo agudo onde os preos vo caminhando da direita para a esquerda atravs de flutuaes que vo se estreitando a medida que se aproxima do vrtice. O volume tambm vai diminuindo na medida em que os preos vo estreitando. O triangulo simtrico reflete um momento de indeciso do mercado, possuindo um carter corretivo. Costumam ter 5 pernas em sua formao, sendo que a 5 perna aquela que normalmente rompe a figura. Quando rompe o volume aumenta dando consistncia ao movimento. Os tringulos costumam romper entre 66% e 75% da distncia do incio da formao at o seu vrtice, sendo que o objetivo dos preos aps o seu rompimento pode ser obtido atravs da medida da amplitude do tringulo projetada em seu ponto de rompimento. Outra forma de determinar seu objetivo traar uma linha paralela do lado oposto do rompimento. Os tringulos so figuras que necessitam de vrias semanas ou at meses para se formar. Formao muito comum dentro das ondas 4 da Teoria de Elliot.

15

16

TRINGULO ASCENDENTE e DESCENDENTE Aqueles em que uma das linhas horizontal e a outra inclinada. So muito semelhantes ao triangulo simtrico, porem informa com antecedncia trajetria. Da seu nome Ascendente rompe para cima e Descendente rompe para baixo. Raramente ocorre uma falha.

17

18

FLMULAS So pequenos tringulos. So formadas em um perodo de tempo muito menor se comparado aos tringulos. Seu objetivo pode ser obtido atravs da projeo da amplitude do movimento anterior no ponto de rompimento da figura.

19

BANDEIRAS As bandeiras apresentam todas as caractersticas de uma breve parada para realizao de lucros antes da continuidade do movimento que a precedeu. Costuma apresentar volume bastante inferior ao do movimento anterior. Elas se assemelham a retngulos com leve inclinao contrria ao movimento da tendncia.

O objetivo de preo pode ser obtido da mesma forma que as flmulas, ou seja, projeta-se o movimento anterior no ponto de rompimento. CUNHAS Existem dois tipos de cunhas, as de continuao de tendncia e as de reverso de tendncia. As cunhas apresentam flutuaes entre duas linhas convergentes, mas diferem dos tringulos e flmulas, pois ambas so inclinadas simultaneamente para baixo ou para cima. As cunhas de continuao apresentam o vrtice com acentuada inclinao na direo contraria a tendncia. As cunhas de reverso apresentam o vrtice com acentuada inclinao na direo da tendncia.

20

Cunha de Reverso de tendncia

21

GAPS Os gaps so formaes de descontinuidade de preos, os quais somente so significativos se no forem formados por simples falta de liquidez no ativo analisado. Os gaps so muito importantes e carregam significativo contedo informativo como um claro indicativo de fora ou uma expectativa de reverso dependendo do contexto no qual o gap se manifesta.

Os gaps podem ser classificados em: Gap de rea So muito comuns. Ocorre em regies de congestionamento ou em ativos de alta liquides e/ou volatilidade como no caso de aes de primeira linha e derivativos. So comuns tambm em ativos de baixa liquidez, sendo basicamente gerados pelo desinteresse dos investidores ou falta de liquidez do ativo.

Gap de Fuga

Surge quando o mercado permanece por certo tempo dentro de uma rea de congesto e ento rompe seu suporte ou sua resistncia de forma violenta, como se os preos estivessem saltando sobre uma barreira.

Gap de Medida

Costuma ocorrer no meio do caminho em uma corrida de preos, mostrando um mercado com alta vitalidade. Pode-se usar a amplitude do movimento do gap de fuga at o de medida para determinar a prxima regio provvel para um novo gap.

Gap de Exausto

Costuma situar-se aps uma violenta corrida, um rally como se o mercado reunisse todas as suas foras para um ltimo avano. Seu aparecimento costuma ser uma boa indicao de mudana na direo dos preos.

22

RALLY Corresponde a um canal que possui um acentuado grau de inclinao, significando uma violenta corrida dos preos. Assim como as outras formaes grficas, neste caso tambm existem rallys de alta e rallys de baixa.

23

RETNGULO O retngulo constitudo por uma linha de suporte e outra de resistncia formando um canal que normalmente horizontal, dentro do qual o mercado flutua livremente testando ora o suporte ora a resistncia, at o momento em que um os lados rompido. Quando isso ocorre costuma haver um retorno dos preos para testar a mesma barreira rompida.Esse retorno chamado de pull back. Projeta-se o objetivo do retngulo medindo a sua largura. A partir do ponto de rompimento duplicando-se a largura do cana

24

FIGURAS DE REVERSO So aquelas formaes em que, aps uma alta ou baixa o mercado ou ativo permanece oscilando sem tendncia definida por certo perodo de tempo at reverter a trajetria anterior a lateralidade. Assim como no caso das figuras de continuidade, no se deve assumir a figura de reverso como uma verdade absoluta, mas como uma forte probabilidade. OMBRO-CABEA-OMBRO Esta provavelmente a mais conhecida formao grfica de reverso de tendncia e corresponde a um processo de reavaliao de preos pelo mercado, o qual est dividido em trs fases: Na primeira fase o mercado segue sua tendncia pr-definida, inclusive com as confirmaes de indicadores e de volume sobre a fora da tendncia. Nesse cenrio surge uma correo representada por um movimento contrrio a tendncia, porm com caractersticas de retomada. Est formado o primeiro ombro. Na segunda fase o mercado retoma a tendncia principal, com os preos superando os limites anteriormente estabelecidos na fase 1, um volume menor, porm, pode estar presente trazendo certa desconfiana sobre a continuidade do movimento. Ento se inicia uma nova correo tcnica que devolve quase todo o avano obtido, formando-se a cabea. Na terceira fase as cotaes novamente caminham na direo da tendncia principal, porm o nvel de preos alcanado na fase 2 no atingido, gerando uma grande frustrao, o que provoca novo recuo formando-se assim o segundo ombro. Traando-se uma reta pelos pontos das correes das fases 1 e 2 obtm-se um importante nvel de suporte chamado de linha do pescoo. Pode-se alcanar o objetivo da reverso medindo-se a amplitude da cabea at a linha do pescoo. Quando o suporte rompido na fase 3, projetase no ponto de rompimento o objetivo dos preos. Destaca-se o fato de que boa parte das formaes que se iniciam como ombro-cabea-ombro acabam se descaracterizando, sem romper a linha do pescoo conforme exemplo.

25

Este no Ombro-Cabea- Ombro

26

Este no Ombro-Cabea-Ombro invertido

27

TOPOS E FUNDOS DUPLOS E TRIPLOS Os topos e fundos duplos apresentam como principal caracterstica o fato que os dois topos ou fundos ocorrem na mesma faixa de preos apresentando menor volume no segundo avano. O fato do segundo avano no superar o primeiro carrega em si a principal frustrao da tendncia e, portanto, apontando para a sua reverso j que a tendncia principal no est conseguindo sustentar-se. A formao de topos triplos assume grande semelhana com a ombro-cabea-ombro com relao ao processo bsico de formao, diferenciando-se com o fato de que os trs picos ou fundos ocorrem prximo ao mesmo nvel de preos e no existe a linha de pescoo.

28

Topo Duplo

Fundo Duplo

29

Topo Triplo

Veja a diferena entre Topo Triplo e OCO

30

P DE VENTILADOR A p de ventilador consiste em um processo lento de mudana na direo da tendncia do mercado. Divide-se em trs fases, conforme o exemplo. Aps uma movimentao baixista a primeira LTB rompida e os preos sobem. Com fora e amplitude limitadas, o movimento de alta acaba esgotando rapidamente. Permite assim o traado de uma segunda LTB pelo pico anteriormente formado. Esta nova reta acaba sendo rompida, mas novamente a reao limitada em fora e amplitude, permitindo o traado da terceira LTB. Quando finalmente a terceira LTB rompida, verifica-se uma verdadeira exploso dos preos. Esta uma formao que costuma demandar bastante tempo para se completar. A sua sistemtica igual para uma reverso baixista.

31

No P de Ventilador

32

DIA CHAVE DE REVERSO O dia chave de reverso corresponde a um momento em que, aps o mercado atingir nveis extremos de preos, as ltimas foras da tendncia parecem ter se esgotado. Quando isto ocorre as expectativas mudam rapidamente durante o prego, forando um fechamento em direo oposta tendncia com um comportamento inverso ao da abertura. Costuma ser acompanhado de alto volume e de significativa variao de preo entre a mxima e a mnima do dia com o fechamento prximo mnima. comum o Dia Chave de Reverso apresentar um gap na entrada e/ou na sada.

33

ILHA DE REVERSO Na Ilha de Reverso o observado fundamentalmente o mesmo que no Dia Chave de Reverso. A diferena que esta costuma ser precedida por um gap de exausto e quando se finaliza, observa-se um novo gap em sentido contrrio tendncia, deixando uma ilha isolada no topo (caso da tendncia de alta) ou no fundo (caso da tendncia de baixa).

34

TOPOS E FUNDOS ARREDONDADOS So figuras que correspondem a uma tendncia mudando lentamente de direo. O volume comea a diminuir medida que os preos tambm vo perdendo a acelerao. O volume comea a aumentar na medida em que o ativo inicia a nova tendncia. Aps esta mudana pode-se esperar um forte movimento na direo da nova tendncia.

35

DERIVA As derivas so formaes comuns e correspondem a uma acumulao normalmente retangular na direo da tendncia. Costuma aparecer aps rpidos movimentos do mercado nas regies onde esta movimentao comea a perder fora. s vezes assume caractersticas semelhantes a uma bandeira. Pode ser entendida como um cansao ou desacelerao do movimento.

36

DIAMANTE Diamante uma formao de alargamento que termina muito parecido com um triangulo simtrico. Sua projeo muito parecida com o do triangulo. Medindo-se o topo e fundo do interior do diamante projeta-se seu objetivo.

37

TEORIA das ONDAS de ELLIOT

Adaptao do artigo publicado na Resenha da BM&F- Bolsa Mercantil e Futuros

38

FUNDAMENTOS A Teoria das Ondas de Elliot parte do pressuposto que o mercado oscila de modo repetitivo, composto por movimentos de impulso, formado por 5 ondas e um movimento de correo, formado por 3 ondas, totalizando um ciclo completo de 8 ondas, no importando que a durao tenha alguns minutos (micro ciclo) ou vrios anos (mega ciclo). As ondas so numeradas de 1 a 5, sendo as ondas 1, 3 e 5 so as de impulso e as ondas 2 e 4 de correo. As letras a, b e c identificam o movimento correo, sendo a e c as ondas de impulso e b a onda de correo. Cada onda subdivide-se em sub-ondas e exatamente por isso que um mega ciclo contm milhares de micro ciclos.

A Figura abaixo mostra duas ondas (1 e 2) subdividas em 8 sub-ondas, que, por sua vez, esto subdividas em outras, 34 ondas. Esses nmeros (1, 2, 3, 5, 8... 34) fazem parte da Seqncia de Fibonacci, que constitui a base matemtica das Ondas de Elliot.

39

A teoria de Fibonacci pode ser sintetizada em quatro tpicos: 1. Constri-se uma seqncia, partindo-se do nmero 1 e soma-se o ltimo algarismo a seu anterior, formando o nmero seguinte da srie. Desta forma, 1 + 1 = 2, 2 + 1 = 3, 2 + 3 = 5 etc., resultando na srie 1, 1, 2, 3, 5, 8, 13, 21, 34, 55, 89, 144, 233 etc., at o infinito. Os quatro primeiros nmeros tm as seguintes propores: 1/2 = 0,50, 1/3 = 0,33, 2/3 = 0,66, que podem ser usados para determinar objetivos nas correes do mercado (as retraes de 33%, 50% e 66%). Aps estes primeiros nmeros, a proporo entre os seguintes aproxima-se de 0,618; a chamada proporo de ouro da matemtica antiga. Por exemplo: 5/8=0,625, 8/13=0,615, 13/21=0,619, 21/34=0,618, 34/55=0,618, etc. A proporo entre um nmero e o anterior aproxima-se de 1,618 (o inverso de 0,618), como por exemplo: 34/21=1,619, 55/34=1,618, etc. A proporo entre os nmeros alternados aproxima-se de 2,618 ou seu inverso 0,382, como por exemplo:55/21=2,1619, 34/89=0,382

2.

3.

4.

40

ESTUDO DE FIBONACCI

41

CARACTERSTICAS

So trs os elementos principais da Teoria de Elliott: Padro So as formaes grficas, semelhantes s figuras da Teoria de Dow (tringulos, bandeiras, diamantes, cabea e ombros, etc.). Identifica os objetivos de preos, estabelecendo a extenso das correes e dos impulsos. fundamentada na Teoria de Dow, no tocante s retraes e obedecem as relaes entre os tamanhos das ondas e os nmeros de Fibonacci. Fundamentado no comportamento repetitivo e na seqncia de Fibonacci, usado essencialmente para evidenciar a firmeza (ou fraqueza ) do padro existente no mercado.

Proporo

Tempo

PERSONALIDADE DAS ONDAS A Teoria das Ondas de Elliot est baseada no conceito de que o mercado movimenta-se segundo um padro bsico de 8 ondas para a composio de um ciclo, sendo 5 ondas como parte do movimento de avano na direo da tendncia e 3 ondas na direo contrria tendncia, como parte da correo. Assim, se um movimento formado por 5 ondas, provavelmente apenas uma parte do movimento largo foi completada e a tendncia deve prosseguir. Ressalta-se que uma correo nunca formada por 5 ondas. Elliott destacou como fundamental a compreenso do comportamento do mercado a cada onda. Levando-se em considerao que o mercado formado por uma massa de indivduos, cabe o entendimento da psicologia da massa de cada onda.

Tomando-se o caso de um mercado que venha em um forte movimento de baixa, vejamos a personalidade das ondas durante o processo de mudana e estabelecimento de uma nova tendncia altista.

Onda 1: Aps uma tendncia de baixa, compreensvel que o principal sentimento dominante do mercado seja o medo, porm, aps o esgotamento de todas as foras de baixa, surge um tmido movimento altista que imediatamente classificado pela massa como uma simples correo da baixa. Persiste o pressentimento de que novas baixas viro. Esta costuma ser a de menor dimenso do movimento geral de 5 ondas. Normalmente, metade de sua extenso destina-se formao de uma acumulao, aparecendo como uma reao ao fundo do poo. Neste momento so poucos que acreditam na mudana na direo da tendncia. Onda 2: Esta costuma devolver boa parte do avano da onda 1. A grande maioria do mercado continua acreditando na idia de continuidade da baixa. neste clima que alguns poucos investidores comeam a comprar e montar suas carteiras. A grande caracterstica da onda 2 a surpresa, uma vez que o seu fundo sustenta-se acima do fundo da onda 1, quebrando assim as expectativas de baixa. Nesta onda observar-se as formaes tradicionais de fundos duplos/triplos ou ombro-cabea-ombra invertido. Onda 3: Ainda tomados pela surpresa da sustentao apresentada pelo fundo da onda 2, os investidores passam a ficar otimistas quanto aos fundamentos e passam a operar fortemente na compra, forando uma rpida corrida de preos. Esta costuma ser a mais longa, a mais consistente e mais dinmica nos mercados vista. Nos mercados futuros comum a 5 onda ser mais longa. A ruptura do topo da onda 1 representa uma indicao firme de compra. A esta altura, todos os grafistas

estaro abrindo posies compradas. O volume cresce e comeam a acontecer gaps (provavelmente de fuga). Todos os fundamentos parecem ficar positivos e a forte alta eleva as cotaes de todos os papis.

42

Onda 4: Esta onda surge como correo da onda 3. um momento onde comumente surgem as formaes de tringulos ou flmulas. Devido regra de alternncia, caso a onda 2 tenha sido simples (composta por apenas uma sub-onda), a onda 4 dever ser complexa (subdivididas em ondas A, B e C ). Caso a onda 2 seja a complexa, ento a onda 4 ser simples. O comportamento da onda 4 deixa claro que o mercado est apenas em um momento de tomada de flego para a continuidade da alta. Onda 5: Tendo finalizado a onda corretiva 4, uma nova arrancada altista comea onde os indicadores atingem nveis mximos. Surgem a divergncias entre as mdias, entre o movimento dos preos e o volume. O ndice de Fora Relativa (IFR) caminha para sobre comprado. A euforia dominante no mercado o transforma em manchetes nos jornais e revistas, atraindo novos investidores no profissionais. Neste cenrio alguns investidores mais geis iniciam um processo de realizao de lucros saindo do mercado. Comeam a surgir os primeiros sinais de fraqueza do mercado. Onda A: Inicialmente esta onda confundida com uma simples correo, porm a presso de venda encontra-se com a presso compradora dos novos investidores que esto entrando atrados pelo processo de alta. Desse encontro de foras surge um volume significativo enquanto o mercado cai na onda A. Onda B: Novamente otimista com a queda de preos da onda A, os investidores menos experientes retomam as compras, mas a significativa reduo do volume nesta alta denuncia a sua durao, constituindo-se em um timo ponto de venda.

Onda C: Neste momento a queda do mercado no deixa mais dvidas, e com isto os investidores profissionais retiramse do mercado ou passam a vender suas posies a qualquer preo, forando uma queda mais acentuada das cotaes e completando um ciclo de 8 ondas. A onda C rompe o nvel equivalente ao fundo da onda A e uma reta suporte chamada linha de pescoo. Essa linha se da pela ligao da onda 4 com a onda A, confirmando a todos os indicadores de venda e determinando a ruptura da linha do pescoo um tipo de ombra-cabea-ombro.

43

OCO sem ondas de Elliot

44

PADRES Freqentemente ocorrem extenses nas ondas, principalmente na onda 3 no mercado de aes e na onda 5 nos mercados futuros. raro ocorrer uma extenso da onda 1.

O grfico abaixo mostra dois tipos de frustrao da tendncia. A onda 5 no conseguiu romper o pico da onda 3 num mercado altista, nem o fundo da onda 3 num mercado baixista, mostrando uma frustrao de expectativa, indicando uma reverso da tendncia primria.

45

CORREES TIPO FLAT Este padro de correo corresponde a uma situao onde a onda A est subdivida em 3 ondas, a onda B est subdivida em 3 ondas e a onda C em 5 ondas, compondo um padro 3-3-5. Destaca-se neste padro de correo a larga amplitude da onda B e o fato da onda C no costumar ficar abaixo do fundo da onda A.

46

REGRA DA ALTERNNCIA

Uma determinada onda pode ser formada por uma nica onda (onda simples) ou pode ser divida em subondas (onda complexa). No caso das ondas corretivas 2 e 4, pode-se dizer que o mercado no costuma repetir duas vezes consecutivas o mesmo padro. A regra da alternncia significa que se a onda 2 for do tipo simples, podemos esperar por uma onda 4 do tipo complexa e vice-versa.

CANAL DE PREOS

Usando a Teoria de Dow, o canal de preos determina o objetivo dos preos. Numa tendncia de alta, quando se une os fundos das ondas 1 e 2 e traa uma reta a partir do topo da onda 1, forma-se a reta inferior e superior do canal. Isto ajuda a prever que o movimento de alta ir se situar nos limites do canal, caso no haja extenses nas ondas 3 a 5. Se esta ocorrer, deve-se traar um novo canal unindo os topos das ondas 1 e 3 e o fundo da 2, como demonstrado no grfico abaixo.

47

A zona de congestionamento da onda 4 considerada um importante indicador de suporte horizontal para a tendncia de baixa, fazendo com que a retrao da onda C volte provavelmente a este nvel ou a um nvel de 50%, 66% ou 100% do movimento total, formado desde o incio da onda 1 at o pico da onda 5.

FINALIZANDO

Deve-se ter em mente que a correta contagem das ondas fator fundamental para a aplicao da Teoria de Elliot, assim existem duas regras bsicas para esta contagem.

1. Em uma seqncia de 5 ondas, a onda 4 no deve ultrapassar o pico da 1. 2. A onda 3, em uma seqncia de 5 ondas, no pode ser a menor. Ela a maior.

Os grficos abaixo mostram duas situaes onde estas regras auxiliam na identificao correta das ondas.

48

49

TEORIA JAPONESA OU CANDLESTICK

No oriente, a anlise tcnica tem razes mais antigas, encontrando suas bases no processo de unificao das provncias pelo qual o Japo feudal passou e acabou resultando na estabilidade aps dcadas de guerras internas. Com isso, foram criadas as condies para o fortalecimento de uma economia agrcola fortemente lastreada em arroz. Esse fortalecimento deu-se principalmente em algumas regies onde surgiram grandes plos de comrcio, destacando-se a cidade de Osaka onde surgiu a Bolsa de Arroz de Dojima como grande mercado organizado de arroz. Na metade do sculo XVIII, um jovem chamado Munehisa Homma, passou a estudar as sries histricas de preos de arroz buscando a identificao de padres de comportamento do mercado, reconhecendo-os e compilandoos no que atualmente conhecida como Teoria Japonesa ou Candlestick. Esta teoria ficou registrada em dois livros, Sakata Senho e Soba Sani No Den.

Como a cultura japonesa ficou marcada pela longa fase de guerras que precedeu a unificao, podem-se compreender facilmente as linhas de raciocnio utilizadas por Homma. Desta forma, dada grande ateno aos preos de abertura porque estes representam os primeiros ataques da manh, sendo a mesma tenso dedicada aos preos de fechamento porque estes representam o final da guerra naquele dia. As cotaes de mximo e mnimo tm importncia secundria, porm representativa. O sistema grafista japons chamado Candlestick porque as figuras que representam os movimentos de preos se assemelham velas, com pavios em cima, em baixo ou em ambos os lados. Este sistema mostra as mudanas no comportamento dos investidores refletidos na movimentao dos preos, mostrando uma interao entre compradores e vendedores.

50

CONSTRUO DO GRFICO CANDLESTICK Para a construo deste tipo de grfico, os preos so distribudos por uma escala vertical traando-se um retngulo entre o preo de abertura e o preo de fechamento.

Caso a abertura seja superior ao fechamento significa que o mercado foi de baixa e esta informao deve ser destacada pintando-se o retngulo de preto. Caso a abertura seja inferior ao fechamento significa que o mercado foi de alta e esta informao deve ser destacada deixando-se o retngulo branco. Este retngulo pode ser chamado de corpo real. Aps a delimitao do corpo real, deve ser traada uma linha unindo o corpo real ao mximo e outra o unindo ao mnimo. Estas linhas so chamadas sombras. O formato final da representao de um dia nesta teoria apresenta semelhana com uma vela, vindo da o seu nome de Candlestick.

TIPOS DE VELAS Longo corpo negro: Representa um mercado em baixa consistente, com os preos abrindo prximo ao mximo e fechando prximo ao mnimo do perodo, com grande variao de preos durante o perodo. Quando um longo corpo negro se forma sem sombras de ambos os lados, considerado um sinal de mercado fraco na tendncia principal. Pode ser tanto uma indicao de continuao de baixa quanto uma reverso da baixa.

51

Longo corpo branco: o oposto do anterior, mas com a mesma variao alta de preos, representando um mercado em alta, com os preos abrindo prximo ao mnimo e fechando prximo ao mximo do perodo. Quando um longo corpo branco no tem sombras, considerado um forte sinal na tendncia principal. o oposto do longo corpo negro sem sombras. geralmente a primeira parte de uma continuao de alta ou a reverso da alta. Carretis: Este tipo de vela tem corpos pequenos, brancos ou negros e uma variao pequena dos preos entre a abertura e o fechamento, o comprimento da sombra no tem muita importncia, mas estas figuras representam uma indeciso dos compradores e vendedores. Estas formaes, quando encontradas no meio de uma tendncia de mercado, carregam pouca informao, porm em determinados padres, o carretel pode ser uma forte indicao de mercado, recebendo nomes particulares como harami e estrelas. Linhas doji: Nestas figuras os preos de abertura e de fechamento so os mesmo e o comprimento das sombras varia de acordo com o mximo e mnimo do perodo. As linhas doji so importantes figuras, tanto individualmente como em combinao com outras formaes. Se uma linha doji ocorre sozinha, sinal de indeciso do mercado, no devendo ser ignorada. Na maioria dos casos, a linha doji sozinha no suficientemente significante para prever uma mudana de tendncia do mercado apenas um aviso de que poder haver uma mudana.

FIGURAS DE REVERSO Muitas figuras formadas no grfico Candlestick numa tendncia de alta tm seu similar numa tendncia de baixa, isto , o inverso da figura ocorre na tendncia oposta, sendo que seus nomes podem ser diferentes. No sero mostradas todas as formaes possveis, pois a variedade muito grande. A seguir esto relacionadas algumas das mais importantes figuras do Candlestick.

LINHAS MARTELO E ENFORCADO O martelo ocorre durante uma tendncia de baixa e uma formao altista, enquanto o enforcado ocorre numa tendncia de alta e uma figura baixista. Ambos possuem uma longa sombra inferior, geralmente trs vezes o tamanho do corpo, e um pequeno corpo que est no topo do perodo de negociao ou muito prximo a ele.

Estas figuras so basicamente as mesmas, s diferindo o ponto da formao onde elas aparecem. Possuem um corpo localizado na parte mais alta de uma seqncia de negociaes; A cor do corpo no importante; Possuem uma longa sombra inferior, geralmente do tamanho de duas ou trs vezes o comprimento do corpo, mas no mais do que isso; Podem ou no possuir uma sombra superior, mas se esta existir ser muito pequena. No martelo o mercado est em uma tendncia de baixa, o mercado abre e vendedor, mas no fechamento retorna ao mximo do perodo ou prximo a ele. A falha do mercado em continuar vendedor anima os compradores a montar posies. No enforcado o mercado est em uma tendncia de alta, os preos abrem em alta, mas so negociados muito abaixo da abertura, correndo para fechar prximo ao mximo. Isto mostra que o mercado est comeando a ficar vendido. Os martelos podem ser bons sinais de um mercado prximo ao fundo, mas o enforcado pode d sinais falsos. Desta maneira, deve-se esperar por uma confirmao de baixa depois do aparecimento de um enforcado.

52

PADRO ENVOLVENTE O padro envolvente uma combinao de duas velas de cores diferentes, sendo uma grande indicao de reverso, principalmente aps uma tendncia prolongada. Quando um padro envolvente altista, a vela possui um longo corpo branco que envolve todo o corpo negro anterior, mostrando que os compradores tomaram o lugar dos vendedores no domnio do mercado, revertendo a tendncia de baixa. Quando um padro envolvente baixista, a vela possui um longo corpo negro que envolve um corpo branco que anterior, mostrando que os vendidos esto entrando forte no mercado. Este um sinal de reverso verificado no topo de uma tendncia altista, geralmente com pouco volume. O tamanho da sombra no importante neste padro. Importante existir uma tendncia definida. O corpo da segunda deve obrigatoriamente envolver totalmente o corpo da primeira, podendo os topos ou os fundos ser iguais, mas nunca ambos da mesma cor, a cor da segunda vela reflete a tendncia, cheio para baixa e vazado para cima, e o segundo corpo que envolve o primeiro tem que ser de cor oposta.

53

LINHA PENETRANTE DE ALTA E TEMPESTADE VISTA

A linha penetrante um padro altista composta por um longo corpo preto seguido por um corpo branco. O mercado vem em uma tendncia de baixa, abre abaixo do fechamento do dia anterior e fecha acima do centro do corpo negro, formando uma vela de corpo branco, ou seja, o mercado abre com um gap que se fecha no mesmo dia acima do ponto mdio do corpo negro do perodo anterior. Quando o corpo branco no penetra o ponto mdio (50%) sinal de fraqueza do mercado, devendo merecer ateno. Quanto maior a penetrao maior o sinal de reverso.

A tempestade vista um sinal de reverso baixista oposto linha penetrante, formado por duas velas, sendo a primeira branca e a segunda negra que abre acima do mximo do dia anterior e fecha completamente dentro do corpo branco que a antecede. Ela s ocorre em uma tendncia de alta. Quanto maior o grau de penetrao dentro do corpo branco anterior, maior ser a possibilidade de que o perodo anterior tenha formado um topo. Alguns analistas japoneses s consideram esta formao quando a sesso referente ao corpo negro fecha com uma penetrao maior que 50%.

54

PINAS A formao de pina so duas ou mais velas igualando as cotaes mximas ou mnimas. As pinas podem ser compostas de velas e/ou dois dojis e correr em seqncia ou em perodos prximos. O padro similar ao topo duplo ou fundo duplo na tradicional anlise tcnica ocidental. Em um mercado ascendente um topo em pina altista formado quando as cotaes mximas, incluindo a sombra superior, se igualam por perodos consecutivos ou alternados em curto espao de tempo. Esse ser um indicador de reverso baixista. Em um mercado descendente, um fundo em pina formado quando as cotaes mnimas so iguais (incluindo a sombra inferior).

55

ESTRELAS As estrelas so um grupo de padro de reverso. Uma estrela um pequeno corpo que forma um gap com o longo corpo que o antecede, sua cor pode ser branca ou preta e podem ocorrer no topo ou no fundo. Se a estrela for formada por um doji, ela receber o nome de estrela doji. ESTRELA DA MANH E ESTRELA DA NOITE A estrela da manh uma figura de reverso altista, indicando previso de alta de preos em uma tendncia de baixa, ela formada por um longo corpo negro seguido por um pequeno corpo com gap para baixo. A terceira vela tem um longo corpo branco que se move na direo da primeira vela de corpo negro. A estrela da noite exatamente o oposto, aparecendo durante uma tendncia de alta. As cores da primeira e terceira vela se invertem, sendo que a cor da vela pequena no importante.

56

ESTRELA DOJI E ESTRELA CADENTE

A estrela doji aparece depois de um prolongado movimento de alta e composta de um gap na direo do movimento e uma linha doji, sua sombra no excessivamente longa. Essa formao freqentemente marca o fim do topo ou fundo. A estrela doji geralmente um aviso de que a tendncia est para mudar e a vela anterior a ela possui um longo corpo branco em uma tendncia de alta ou um longo corpo negro em uma tendncia de baixa. Como na estrela normal, ela tambm assume caractersticas de estrela da manh e estrela da noite, a diferena na segunda vela, que uma linha doji. A estrela cadente usualmente um topo de reverso em curto prazo. Ela tem uma sombra superior muito longa e um pequeno corpo na parte inferior prximo ao limite mnimo de negociaes, parecendo um martelo ou enforcado de cabea para baixo. Uma estrela cadente clssica, semelhante estrela normal, tem um corpo que forma um gap com o corpo da vela anterior. A estrela cadente considerada um indicador baixista, pois o mercado abre na cotao mnima da sesso, ou prxima a ela e sofre uma alta durante algum tempo, mas, em seguida, recua rapidamente fechando no patamar mnimo do prego ou prximo a ele.

57

BEB ABANDONADO Este um padro como as estrela doji da manh ou da noite, mas com uma importante diferena: a segunda vela, que uma linha doji, forma um gap tanto com a vela anterior quanto com a vela sucessora. A primeira vela reflete a tendncia principal e a terceira vela tem a cor oposta da primeira vela e abre em gap oposto ao gap da primeira vela.

58

LINHAS HARAMI As linhas harami so formadas por uma vela longa seguida por uma pequena que se mantm dentro do corpo da vela longa. o oposto do padro envolvente. Se a pequena vela for um doji, o padro dominado como cruz de harami. A harami mostra um enfraquecimento do movimento, indicando que a tendncia pode estar chegando ao final. Quando um padro harami est presente, pode-se dizer que o mercado se mover em calmaria, j a cruz de harami um sinal de reverso mais consistente, especialmente depois de uma longa vela branca em uma tendncia de alta, pedindo cautela nas transaes.

59

LINHA DE CONTRA-ATAQUE

As linhas de contra-ataque so formadas quando duas velas de cores diferentes tm o mesmo preo de fechamento, significando que a tendncia est acabando. Elas podem ser altistas ou baixistas. Uma linha de contra-ataque baixista comea com um longo corpo branco, seguido por um longo corpo negro que abre claramente altista, mas fecha no mesmo preo do perodo anterior, fazendo com que a tendncia de alta no seja mais segura. Na linha de contra-ataque altista, o mercado abre abaixo da mnima do perodo anterior, mas sobe, fechando no mesmo nvel do perodo anterior. A tendncia de baixa do perodo anterior est agora se tornando mais atenuada. Estas linhas so similares ao conceito de linhas penetrantes, mas ao invs de fechar no meio do corpo anterior, fecha no mesmo preo.

60

MARUBOZU

Um Marubozu Branco um longo corpo real podendo ter uma sombra mnima no topo, mas no o usual. Quando esse Candle se forma aps um longo movimento de baixa, podemos esperar o inicio de uma reverso da tendncia baixista. Se estivermos em uma trajetria de alta e um Marubozu formado podemos esperar que haja alguma correo ou reverso de tendncia. Um Marubozu Negro um longo corpo real podendo ter uma sombra mnima no topo, mas no o usual. Se aps um longo movimento de baixa surgir um Marubozu negro, podemos esperar o inicio de uma reverso da tendncia baixista para uma de alta. Quando esse Candle se forma aps um longo movimento de alta, podemos esperar o inicio de uma reverso da tendncia para baixo.

61

INDICADORES Os indicadores tendem a ajudar na identificao das tendncias e dos pontos de reverso. Fornece uma viso de equilbrio entre os compradores e vendedores. O ponto negativo dos indicadores que eles no raras vezes se contradizem. Os indicadores so divididos em dois grupos: RASTREADORES e OSCILADORES. O segredo de operar bem com eles combinar os dois grupos de indicadores no intuito de cancelar seus aspectos negativos e otimiz-los quando estiverem harmnicos. RASTREADORES Funcionam melhor em mercados com tendncia e no funcionam bem em mercados sem tendncia definida, ou seja, os rastreadores so prprios para detectar principalmente inicio de tendncia e fraco quando o mercado est congestionado. Os principais rastreadores so coincidentes em relao reverso de tendncia. Veremos apenas alguns dos mais importantes: Mdias Mveis; Movimento Direcional e OBV. MDIAS MVEIS -MM As Mdias Mveis passaram de ferramenta auxiliar na anlise tcnica para se tornar um dos indicadores mais versteis e utilizados. Por ser facilmente testada e quantificada a base da maioria das estratgias utilizando rastreadores de tendncia. Mdia Mvel uma media extrada de uma seqncia de dados em um determinado perodo de tempo. Uma MM de 8 perodos mostra o preo dos ltimos 8 dias se estivermos olhando um grfico dirio, ou 8 perodos de 60 minutos se estivermos olhando um grfico de 60 minutos e assim por diante. No nono dia substitui-se o primeiro dia pelo nono dia e calcula-se uma nova mdia, e assim sucessivamente. Ao conectar os pontos das mdias de cada dia vai se criando uma linha da MM. O objetivo de uma MM o de informar se uma tendncia est iniciando ou terminando. Ela reage com certa defasagem de tempo em relao ao movimento dos preos. A MM segue os preos, no lidera nem antecipa. Sua principal caracterstica suavizar o movimento do grfico tornando mais fcil a visualizao da tendncia. Existem vrios tipos de MM, estaremos estudando a Aritmtica ou Simples e a Exponencial. Mdia Mvel Aritmtica a mdia simples de um perodo de preos selecionado: Frmula: P1 + P2 + . . . + Pn n

62

Mdia Mvel Exponencial atribui um peso maior as preos do final da srie, ou seja, aos preos mais recentes. Com isso a MME passa a ter um ngulo mais fechado nos pontos de retorno, se comparado a MMA

A MM Exponencial fica mais prxima dos preos do que a MM Aritmtica de mesmo perodo. Frmula: MME=Phoje x K + MMEontem x (1-k) exemplo: MME de 10 dias ento K = 2 dividido por 10 + 1, ou 0,18

Onde K = _2_ N+1

N= numero de dias da MME

63

ESTRATGIA COM MDIAS MVEIS Mtodo de Cruzamento Duplo

Utilizando-se duas MM sobre o mesmo grfico montamos a seguinte estratgia: Ponto de compra: Quando a mdia mais rpida em azul cruzar a mdia mais longa em vermelho para cima. Ponto de venda: Quando a mdia mais rpida em azul cruzar a mdia mais longa em vermelho para baixo.

64

MACD- Convergncia / Divergncia

Gerald Appel Este estudo composto pela diferena entre duas mdias mveis exponenciais representada por uma linha cheia (linha principal), e pela mdia tambm exponencial desta diferena, representada por uma linha tracejada e denominada sinalizador. No se esquea que a ordem das mdias essencial. Primeiro, a menor mdia da diferena e segundo, a maior. O sinalizador da linha gerada por essa diferena ser uma mdia exponencial de 9 dias dessa mdia e esse valor ser digitado em terceiro lugar. Para fixar idias, suponha que os perodos das mdias que queremos usar so os mesmos do exemplo anterior: 25 e 12. O perodo do sinalizador ser 9. A ordem dos valores a serem digitados ao se estruturar o bloco ser: 12; 25 e 9. A inverso da ordem da digitao provocar a inverso do indicador. Os sinais gerados pela convergncia-divergncia das mdias mveis exponenciais so de fcil interpretao: Sinal de compra: A linha cheia corta a tracejada de baixo para cima. Sinal de venda: A linha cheia corta a tracejada de cima para baixo. O estudo admite tambm a interpretao de divergncias e corte de linhas de tendncia. Os sinais de compra que se verificam abaixo da linha zero, so mais fortes que os que se verificam acima dessa linha, porm aps o desenvolvimento de uma grande tendncia, geralmente o primeiro sinal no costuma ser lucrativo. Todos os sinais de intercesso das mdias seguidas pela violao de suportes e resistncias traadas no prprio indicador, tm maior probabilidade de realizarem lucros. O acompanhamento assduo de um ativo, poder determinar zonas "overbought" e "oversold".

65

O programa apresenta esse estudo de tres formas: A primeira, em linha contnua conforme figura acima. A segunda, em forma de histograma conforme a figura abaixo e a terceira em forma de oscilador.

Bibliografia: The Moving Average Convergence-Divergence Trading Method (Advanced Version) de Gerald Appel - Editado por Scientific Investment Systems, Inc. - 62 Wellesley Street West - Toronto, Ontario M5S 2X3 - Canada.

66

MOVIMENTO DIRECIONAL O Movimento Direcional o mais importante estudo criado por J. Welles Wilder Jr. Pode ser usado como um sistema de operao. Consiste basicamente de duas linhas: - Linha cheia, chamada de +DI, indicador de direo positiva. - Linha tracejada, chamada de -DI indicador de direo negativa. O mercado de alta quando +DI est acima de -DI. Inversamente, o mercado de baixa. Quando as diferenas entre +DI e -DI permanecem pequenas, o mercado "de lado". O cruzamento, de baixo para cima de +DI sobre -DI indica ponto de compra. Porm, a posio s ser assumida se os preos ultrapassarem o valor mximo da barra do cruzamento. Esse valor ficar, nos tempos seguintes, como ponto de reverso da sua posio anterior vendida. A reverso se dar quando o valor mximo da barra do cruzamento for excedida. a chamada "Regra do Ponto Extremo". O cruzamento, de baixo para cima de -DI sobre +DI, indica ponto de venda. Tambm aqui deve ser respeitada a "Regra do Ponto Extremo". A posio de venda s ser assumida se os preos descerem e ultrapassarem o valor mnimo da barra do cruzamento. Veja o exemplo a seguir, referente a Vale5 junho - outubro.

Mdia da Direo do Movimento - ADX Uma terceira linha - pontilhada - plotada na tela. Ela uma mdia mvel do ndice da Direo do Movimento (DX) e chamada de ADX. Ela possui caractersticas muito interessantes: - Quando a linha ADX estiver abaixo das outras duas (+DI e -DI), o sistema est indicando mercado imprprio para ser operado com indicadores de tendncia. prefervel no operar nessas condies. - Quando a linha ADX, vindo debaixo para cima, cortar as linhas +DI e -DI ou -DI e +DI e, aps ultrapass-las, voltar tomando a direo contrria, estar estabelecida uma probabilidade muito grande de termos alcanado um topo ou fundo, respectivamente, se +DI ou -DI estiverem na parte superior do grfico.

Se estivermos em uma forte tendncia, esse topo ou fundo no ser necessariamente um sinal de reverso de tendncia. Pode ser, entretanto, uma excelente oportunidade de realizao de lucros, zerando-se posies.

67

Assume-se nova posio quando as linhas +DI e -DI indicarem ou, retoma-se a antiga posio quando ADX retomar sua direo anterior. O Movimento Direcional (DI) pode ser apresentado tambm em forma de Histograma ou Oscilador. Bibliografia: New Concepts in Technical Trading Systems, J. Welles Wilder Jr.

ON BALANCE VOLUME - OBV Criado por Joseph Granville o OBV leva em conta o volume para tentar determinar o comportamento futuro dos preos. Ele deve sempre ser estudado em conjuno com um grfico, seja de barras seja o Candlestick, funcionam da mesma forma. Quando o grfico indica que est em tendncia de alta, o OBV dever indicar a mesma coisa. Da mesma forma, quando a tendncia for de baixa, o OBV dever indicar baixa. Isso confirma a tendncia. Quando houver divergncia, isto , o grfico indicar certa tendncia e o OBV indicar o contrrio, ou mesmo ter um desenvolvimento lateral, provavelmente haver inverso da tendncia apresentada pelo grfico. Poderemos tambm utilizar o rompimento das linhas de suporte e resistncia para determinar provveis pontos de compra e venda.

No grfico acima, temos um bom exemplo da aplicao da divergncia para determinar um ponto de compra. Bibliografia: Granvilles New Key to Stock Market Profits, Joseph Granville

68

BANDA DE BOLLINGER

Banda de Bollinger um indicador de tendncia de autoria do matemtico Anthony W Warren (PHD), baseado em uma banda formada por unidades de desvio padro acima e abaixo de uma mdia mvel, calculada pelos valores representativos dos fechamentos. A esse indicador deu o nome de Alpha-Beta. Em dezembro de 1986 novo artigo do autor na mesma revista, "revisou" o sistema. John Bollinger, um analista de mercado muito conhecido atravs de seus programas na televiso americana, introduziu esse indicador em suas anlises, tornando-o ento bem conhecido. O indicador acabou sendo conhecido pelo seu nome. A razo da utilizao de unidades de desvio padro como fronteiras da banda explicada pela rpida resposta dada pelo desvio padro acelerao dos preos. A anlise estatstica da aplicao da banda mostra que ela captura mais de 90% dos valores nos limites de suas linhas. Normalmente, quando se opera com o auxlio de bandas, vende-se quando as barras de preos alcanam o limite superior da banda e compra-se quando o limite inferior atingido. A utilizao desse indicador por Bollinger difere da maneira clssica dessa tcnica. A ele interessa saber se os preos ao atingirem as fronteiras superiores e inferiores da banda apresentam caractersticas de reverso. Para isso, aconselha a utilizao de indicadores que possam definir o estado dos preos nessa situao. interessante observar que se as barras de preos mantm contato seguido com a banda superior sem a ocorrncia de perda de acelerao, o mercado est apresentando uma tendncia de alta muito forte. Ao contrrio, se esse contato com a fronteira inferior, a tendncia de baixa que ser forte. Os parmetros da banda tm certa correlao. Assim, quando utilizamos uma mdia mvel de perodo 20, devemos lanar mo de 2 a 2,5 unidades de desvio padro. Quando baixamos o perodo da mdia para 10, utilizamos de 1 a 1,5 unidades de desvio padro.

Bibliografia: Bollinger on Bollinger Bands, John Bollinger.

Pagina 58 da edio de maio de 2002 da "Stocks and Commodities Magazine". Matria com John Bollinger.

69

OSCILADORES Funcionam melhor em mercado que est sem tendncia, o que acontece 50% do tempo. Os rastreadores so prprios para detectar principalmente inicio de tendncia e fraco quando o mercado est congestionado. Os osciladores funcionam de forma mais consistente em mercados de lado. Na sua maioria os osciladores so redundantes, ou seja, fornecem praticamente as mesmas informaes. Neste curso estaremos estudando o IFR e o Estocstico. ndice de Fora Relativa - IFR e MIFR Um dos mais conhecidos e usados osciladores. Criado por J. Welles Wilder Jr., em seu livro New Concepts in Technical Trading Systems faz parte de todos os programas de anlise tcnica. O IFR mede a fora dos ativos monitorando as mudanas dos preos de fechamento. A frmula bsica do ndice de Fora : IFR = 100 - [100 / (1 + A / B)] onde A = mdia de preos em alta; B = mdia de preos em baixa Somente o primeiro ponto da mdia calculado como uma mdia aritmtica. A partir do segundo ponto feita a simplificao. Por exemplo, considerando um perodo 9, o primeiro ponto da mdia igual a soma dos primeiros 9 valores, divido por 9. A partir da, o prximo ponto ser o anterior multiplicado por 8 somado ao valor atual, tudo isso dividido por 9: Mdia Simplificada = (mdia anterior * (perodo - 1) + valor atual) / perodo. O ndice de fora relativa ou simplesmente IFR, muitas vezes se antecipa aos movimentos indicados pelo grfico. Admite-se a aplicao da tcnica das linhas de suporte e resistncia, bem como a interpretao das mesmas figuras que se formam no grfico. A escala vertical construda de 0 a 100. Nas cotas 30 e 70 ou 20 e 80 so traadas retas horizontais. Geralmente, acima da cota 70, formam-se os topos sobre comprados e abaixo da cota 30 formam-se os fundos sobre vendidos. Nas fortes tendncias, rapidamente ultrapassa o nvel 70 ou 80 e da em diante tem pequenas variaes em altos nveis. Pode ser usado em mercados em tendncia desde que sejam aproveitados apenas os sinais a favor dessa tendncia. Pode-se observar o estabelecimento de divergncias entre o grfico e o oscilador, isto , enquanto o grfico forma topos cada vez mais altos, o IFR forma topos cada vez mais baixos, ou ao contrrio, o grfico forma fundos cada vez mais baixos enquanto o IFR forma fundos cada vez mais altos, pode sinalizar uma iminente mudana de tendncia. A posio somente dever ser tomada, aps o claro rompimento do ltimo fundo ou ltimo topo, respectivamente. Podese usar o rompimento das linhas de suporte e resistncia. A divergncia tambm se instala quando o grfico est em movimento lateral e o IFR se desenvolve em uma ou outra direo. A divergncia deve ser entendida, depois que o IFR atinge e supera as cotas 30 ou 70. Essa bola ao ser lanada percorre uma trajetria, alcanando uma altura mxima. No incio do lanamento a velocidade se desenvolve de maneira ascendente, com certa acelerao. Depois de certo tempo, por ao da gravidade e atrito, a acelerao vai decrescendo at anular- se. Em todo esse tempo a bola continua a subir at mesmo por inrcia, depois da anulao da acelerao. Ao atingir o ponto de mxima altura, sua velocidade se anula e o processo se inverte. Associando essa configurao ao grfico de barras e ao IFR, dizemos que o primeiro traduz a trajetria da bola e, o indicador IFR, a acelerao da bola nessa trajetria. Assim, pode-se explicar a divergncia dentro de um conceito fsico bastante claro e muito til interpretao grfica. Quando a trajetria dos preos ascendente e a do ndice descendente, significa que os preos sobem, mas, a acelerao desse movimento diminui. provvel que a trajetria ascendente v mudar de direo em futuro prximo. Abaixo de 30 o indicador esta em uma regio sobre vendida. (Fundo) Acima de 70 o indicador esta em uma regio sobre comprada. (Topo)

70

Divergncia entre topos e fundos

O preo faz topos ascendentes, mas o IFR faz topos descendentes, indica baixa. O preo faz fundos descendentes, mas o IFR faz fundos ascendentes, indica alta. Bibliografia : New Concepts in Technical Trading Systems, J. Welles Wilder Jr.<R> Trend Research, Trend Research Building-MacLeans Square, P.O. Box 128- MacLeansville, N.C. 27301 USA

71

ESTOCASTICO

George Lane Verso Normal - K%DN Esse estudo, largamente utilizado por operadores nos mercados futuros, de opes e vista, baseado na seguinte observao feita pelo autor: Quando os preos sobem, os valores dos fechamentos tendem estar prximos do mximo valor alcanado. Quando os preos descem, os valores dos fechamentos tendem estar prximo do mnimo valor alcanado. O oscilador formado por duas linhas denominadas %K e %D. A linha %K, cheia, representa o porcentual de onde os valores dos fechamentos esto em relao variao diria. A linha %D, pontilhada, obtida do resultado de %K, suavizando-a. a sua mdia mvel de perodo 3. As linhas oscilam de O a 100 em uma escala vertical. Essa escala possui duas linhas horizontais nas cotas 80 e 20 que delimitam as reas "sobre comprado" e "sobre vendido". Sinais de venda: %D est se desenvolvendo acima da linha 80 e forma uma divergncia com o grfico, isto , forma topos decrescentes enquanto as barras continuam subindo ou esto "de lado". Geralmente, os melhores sinais ocorrem quando %D est entre 85 e 90 e o sinalizador %K, corta %D , que j mudou de direo. Sinais de compra: %D est se desenvolvendo abaixo da linha 20 e forma uma divergncia com o grfico, isto , forma fundos crescentes enquanto as barras continuam descendo ou esto "de lado". De maneira geral, os melhores sinais ocorrem quando %D est entre 10 e 15 e o sinalizador %K, corta %D que j mudou de direo. Os sinais de compra e venda podem ser aceitos sem considerar divergncias quando estamos trabalhando com tendncias secundrias, isto , aceitamos os sinais que esto a favor da tendncia primria, aumentando nossa posio. Verso Lenta - K%DS Muitos operadores preferem usar a verso Lenta onde %K representado por %D da verso normal e %D passa a ser a mdia mvel de parmetro 3 do novo %K.

72

BIBLIOGRAFIA:

Anlise Tcnica: Teorias Ferramentas estratgias - Marcio Noronha

Japanese Candlestick Charting Techniques Steve Nison

Technical Analysis for the Financial Market John Murphy

73

Potrebbero piacerti anche