Sei sulla pagina 1di 9

1

ESTUDO DA EPSTOLA DE TIAGO Prof. Ansio Renato de Andrade

AUTORIA De acordo com o primeiro versculo da epstola, o nome do autor Tiago, que se apresenta como "servo de Deus e do Senhor Jesus Cristo". "Tiago" a forma grega do nome hebraico "Jac", que significa "suplantador". Em princpio pode parecer que a autoria esteja clara e bem definida. Contudo, no assim. J que o Novo Testamento menciona vrias pessoas com o nome de "Tiago", surge a questo de qual deles teria sido o autor da carta. Temos, no mnimo, trs personagens distintos com o nome de Tiago: 1 - O maior, irmo de Joo, filho de Zebedeu (Mt.10.1-4) 2 - O menor, filho de Alfeu. (Mc.15.40). 3 - O irmo de Jesus (Mt.13.55; Mc.6.3). Em Atos 1.13-14 os trs esto presentes, mas o texto fala de um certo Judas, que era filho de Tiago. No fica claro se esse Tiago era um dos trs j citados ou se poderia ser um quarto personagem. As passagens dos evangelhos que citam Tiago, geralmente esto se referindo ao irmo de Joo. Sua morte mencionada em Atos 12.2. No sabemos o que aconteceu com o filho de Alfeu. A partir da, existem outras referncias que citam Tiago, em Atos e nas epstolas. Tais passagens so normalmente relacionadas pessoa do irmo de Jesus. Em Glatas, Paulo fala de seus contatos com Tiago, irmo do Senhor, que estaria em Jerusalm. Com base nesse texto, os outros tambm so associados, por deduo, mesma pessoa. Tal associao bastante aceita pelos crticos e parece muito coerente. Quem segue essa ligao de textos acaba por atribuir ao irmo de Jesus a autoria da epstola em epgrafe. Alguns comentaristas preferem no seguir essa tendncia e se abstm de apontar o autor. Considerando que Tiago, irmo do Senhor Jesus, escreveu a carta, destacamos algumas informaes sobre a sua pessoa, conforme nos auxiliam o Novo Testamento, as conjecturas e a tradio eclesistica. Tiago no cria em Jesus antes da crucificao (Joo 7.5). possvel que sua converso tenha se dado aps a ressurreio de Cristo, quando este lhe apareceu (I Cor.15.7). Juntou-se ento aos discpulos (At.1.14), tornando-se apstolo (Gl.1.19) uma das "colunas" da igreja em Jerusalm (Gl.2.9). Sua liderana obteve grande destaque, conforme se observa em Atos 12.17; 15.13-29; 21.18 e Glatas 2.12. Tiago veio a ser chamado "o justo", por sua integridade, e "joelho de camelo" devido s marcas que possua em virtude de suas constantes oraes. Segundo Flvio Josefo, o irmo de Jesus morreu em 63 d.C. Sendo pressionado pelos judeus para que negasse a Cristo e tendo permanecido firme em suas convices, Tiago foi arremessado de um lugar alto nas dependncias do templo. No tendo morrido com a queda, foi apedrejado at a morte.

Data - A data de produo da carta se situa entre os anos 45 e 48 d.C. Alguns comentaristas sugerem um perodo anterior s epstolas paulinas, na segunda metade do primeiro sculo. Tema principal - A religio prtica. Textos chave - 1.27 e 2.26. Caractersticas O livro tem teor prtico, rigoroso, usa muitas ilustraes, direto, tem estilo semelhante ao sermo da montanha. Apresenta diversos preceitos morais. A carta contm 108 versculos, entre os quais temos 54 mandamentos. Sobre seu rigor, destacamos: Tg. 1.7; 1.26; 2.9; 2.10; 2.19; 3.6; 3.8; 3.14-15; 4.1-4; 4.8-9; 4.16; 5.16. DESTINATRIOS A carta destinada s 12 tribos da dispora (disperso). So judeus cristos que se encontravam dispersos entre vrias naes. (Tg. 1.1; 2.2). PROVAS E TENTAES Tiago introduz o assunto com palavras de impacto: "Tende grande gozo quando vos forem enviadas vrias provaes." (Tg. 1.2). No faz parte do nosso pensamento moderno uma idia como essa. Em nosso tempo, procura-se o menor esforo e o maior prazer. A epstola nos mostra que as tentaes e as provaes so elementos presentes e importantes na vida crist. Por que essa importncia? Tiago responde: "sabendo que a prova da vossa f produz a pacincia." (Tg. 1.3). Precisamos saber isso para termos uma atitude positiva diante daquilo que Deus nos envia ou permite. Tudo o que Deus permitir de negativo em nosso caminho ter um propsito e produzir alguma virtude em ns. Isso, evidentemente, se sairmos vencedores desse processo. importante discernir entre prova e tentao e suas respectivas origens. Tiago diz que ningum pode dizer que tentado por Deus (Tg. 1.13). Deus nos prova nos coloca em teste. Ele no nos tenta. Entretanto, permite a tentao. Esta vem de dentro de ns, atrada por fatores externos (Tg. 1.14-17). A isca exterior. A tentao est no apetite do peixe. Casos diferentes foram s experincias de Ado, Eva e Cristo. Como no tinham pecado, a tentao foi totalmente exterior (Gn.3; Mt. 4). Prova teste. Tentao induo ao erro. Toda tentao pode ser vista como prova. Contudo, nem toda prova tentao. Por exemplo, se Deus nos permite passar por uma situao de dificuldade financeira, isso pode ser uma prova para demonstrar se continuaremos confiantes e fiis ao Senhor ou no. Se, em meio a tudo isso, aparecer uma oportunidade de ganho ilcito, isso ser uma tentao. Estar no deserto prova. Oferta de "pedras no lugar de pes" tentao (Mt. 4.3).

A prova e a tentao revelam o que h em nossos coraes. So formas de manifestar o que somos interiormente. Tal demonstrao no serve para que Deus nos conhea, pois ele j nos conhece plenamente. A prova e a tentao mostram para ns mesmos a nossa natureza e fraquezas que talvez no conhecssemos. Alm do auto-conhecimento, provas e tentaes so oportunidades de aprendizagem, at mesmo quando fracassamos. Tal conhecimento ser til para as prximas vezes. A RELIGIO PRTICA Confrontando a epstola aos Hebreus com a de Tiago, verificamos que Hebreus contm uma nfase sobre a f. Os destinatrios precisavam se livrar da dependncia que tinham em relao aos elementos visveis do judasmo. O valores invisveis e celestiais so enfatizados. Tiago tambm escreve aos hebreus. Porm, seu discurso tem uma nfase diferente. Ele est enfatizando o visvel. Enquanto a epstola aos Hebreus fala do cu, Tiago "pe os ps no cho" e nos convida a encarar necessidades e desafios do dia-a-dia. No existe nisso nenhuma contradio. Os hebreus no deviam depender de elementos visveis, tais como o templo, os sacerdotes e os sacrifcios, para estabelecer ou manter sua relao com Deus. Ento, a f no invisvel enfatizada. Entretanto, nosso cristianismo no pode ser invisvel. Ele precisa se manifestar atravs de aes no mundo fsico. Nessa parte entra a nfase de Tiago sobre o valor das obras. O invisvel no depende do visvel, mas precisa produzir evidncias visveis, sob pena de ser considerado inexistente. Por isso Tiago diz: "mostra-me a tua f sem as tuas obras." (Tg. 2.18). Se a minha f no produz obras, ento tenho uma f to "eficaz" quanto prpria incredulidade. Precisamos mostrar alguma coisa, pois o mundo espera pra ver. E isso s possvel atravs de obras. Tiago enfatiza o valor do carter cristo. Seu livro no se aplica exposio doutrinria, mas ao apelo veemente prtica de toda a doutrina crist que j se conhece. O conhecimento da palavra fundamental (Tg. 1.18,21). Ouvir bom hbito (Tg. 1.19). A f indispensvel (Tg. 1.6-7). Mas o processo no pode parar nesse estgio, pois crer, os demnios tambm crem. A insistncia do autor a fim de que seus leitores coloquem em prtica a palavra de Deus. A epstola mostra o contraste que muitas vezes ocorre entre a f e a prtica. Conhecemos muito, cremos na palavra de Deus, mas praticamos pouco e falamos uma palavra diferente da que ouvimos. Tiago expe essa contradio e exorta no sentido de corrigir tamanha distoro. ALGUMAS CONTRADIES OBSERVADAS POR TIAGO Ouve-se a palavra, mas no se cumpre (Tg. 1.23). Considera-se religioso, mas no se refreia a lngua (Tg. 1.26). Rene-se em nome de Cristo e comete-se a acepo de pessoas na mesma 2.1-4). Algum tem f, mas no tem obras (Tg. 2.14). Deseja-se o bem ao prximo, mas no se pratica esse bem (Tg. 2.15-16). reunio (Tg.

De uma mesma boca procede bno e maldio (Tg. 3.10-12). Algum considerado sbio, mas tem inveja e sentimento faccioso (Tg. 3.13-16).

"Cobiais e nada tendes" (Tg. 4.2). (At no erro ficava evidente a contradio) "Pedis e no recebeis" (Tg. 4.3). Deseja-se ser amigo de Deus e, ao mesmo tempo, amigo do mundo (Tg. 4.4). Sabe-se fazer o bem, mas no se faz (Tg. 4.17) ALGUMAS EXORTAES CORRETIVAS Pedir sabedoria a Deus (Tg. 1.5) Sede prontos para ouvir, tardios para falar e tardios para irar (Tg. 1.19). Rejeitando toda a imundcie, recebei com mansido a palavra (Tg. 1.21) Sede cumpridores da palavra e no somente ouvintes (Tg. 1.22). Mostrai pelo bom trato as obras em mansido de sabedoria (Tg. 3.13) Sujeitai-vos a Deus (Tg. 4.7). Resisti ao Diabo (Tg. 4.7) Chegai-vos a Deus (Tg. 4.8) Alimpai as mos (Tg. 4.8) Purificai os coraes (Tg. 4.8) Senti as vossas misrias, lamentai e chorai (Tg. 4.9) Sede pacientes (Tg. 5.7) Orai (Tg. 5.13) Cantai louvores (Tg. 5.13) Confessai as vossas culpas uns aos outros (Tg. 5.16) A prtica proposta por Tiago pode ser traduzida pela expresso "boas obras". Isso inclui: - Aes a favor do prximo. Exemplo: "visitar os rfos e as vivas nas suas tribulaes" (Tg. 1.27).

- Bom comportamento: "guardar-se da corrupo do mundo" (Tg. 1.27). Normalmente nos preocupamos em no fazer mal ao prximo. Est certo, mas, alm disso, precisamos fazer-lhe o bem, pois, se no fizermos, estaremos pecando (Tg. 4.17). Conhecimento da palavra, f em Deus e rituais podem muito bem constituir uma religio falsa se no estiverem associados obedincia, a qual se traduz em prtica do que a palavra manda. A prtica revela sabedoria, que o conhecimento assimilado e aplicado. Tiago apresenta uma hipottica reunio religiosa onde se peca pela acepo de pessoas. a religiosidade desprovida de sabedoria, amor e obedincia aos preceitos divinos (Tg. 2.1-4). Observe que em todos os captulos do livro encontramos ocorrncias do termos "sabedoria", "sbio" ou conjugaes do verbo "saber": Tg. 1.3,5; 2.20; 3.1,13,15,17; 4.4,14,17; 5.20. Em algumas passagens, o uso do verbo parece ser apenas com fim sinttico. Em outras, torna-se evidente a questo do conhecimento e da sabedoria. O livro de Tiago tem sido tambm considerado por alguns como o "livro de sabedoria" do Novo Testamento, no apenas pelos versculos mencionados, mas pelo uso que faz dos conselhos morais prticos, da mesma forma como se v nos livros sapienciais do Velho Testamento, principalmente Provrbios. O CUIDADO COM AS PALAVRAS Alm das obras, Tiago coloca em evidncia o que falamos. Se cremos na palavra de Deus precisamos falar de acordo com essa palavra e tambm proceder desse modo (Tg. 2.12). As admoestaes em relao lngua so diversas: - No falar precipitadamente. Seja tardio em falar (Tg. 1.19). Uma vez falada, a palavra no pode ser recolhida. Portanto, bom que se reflita antes de se pronunciar algo. Assim, evitaremos ofensas, pedidos mal feitos (Tg. 4.3), planos incertos (Tg. 4.13-15) e at mesmo votos que no podemos cumprir (Obs. Ec. 5.4-6). - No falar demais. Tiago usa a expresses "frear", "refrear" e "domar" a lngua. (Tg. 1.26; 3.1-12). - No mentir (Tg. 3.14). - No amaldioar (Tg. 3.10). - No acusar a Deus (Tg. 1.13). - No usar palavras vs no lugar da ao necessria (Tg. 2.16). Esse falar vo pode at ser uma orao. Existem momentos em que no adianta orar. preciso agir. Lembre-se de Moiss diante do Mar Vermelho. Deus disse: "Por que clamas a mim. Diga ao filhos de Israel que marchem" (x. 14.15). - No falar mal nem julgar os irmos (Tg. 4.11). Se existe um problema a ser resolvido com uma pessoa, ento no adianta comentar o fato com outros. Talvez, o mal falado at seja verdade. Contudo, ainda assim trata-se de maledicncia. Mesmo que o irmo esteja errado, ns no devemos difam-lo. Quando No se desnudou em sua tenda, seu filho Co foi logo espalhar a notcia e por isso foi amaldioado. Os filhos Sem e Jaf tomaram a providncia de cobrir a nudez paterna e por isso foram abenoados.

- No reclamar dos irmos (Tg. 5.9). - No jurar (Tg. 5.12). Na seqncia do captulo 5, versos 13 em diante, o autor nos indica o que devemos falar no lugar das queixas, ou dos juramentos: Ore, cante louvores, confesse seus pecados. Sintetizando, Tiago relaciona: A palavra de Deus, a qual deve ser ouvida e recebida; A f que depositamos em Deus e em sua palavra; Nosso falar e nosso agir, os quais devem ser coerentes com a palavra, evidncias indispensveis da nossa f. ARREPENDIMENTO E JUZO Diante de uma realidade religiosa to contraditria e tendo em vista o juzo divino, Tiago convida seus leitores ao arrependimento. Juzo, justia e termos derivados convites ao arrependimento, ao choro, confisso Tg. 1.20; Tg.4.7-10 A F E AS OBRAS Um dos assuntos mais polmicos que envolvem o livro de Tiago o confronto entre f e obras. Tiago valoriza tanto uma coisa (1.6) quanto a outra (2.14). Porm, sua carta fala mais das obras, j que o autor observou a gravidade da ausncia das mesmas na vida religiosa do povo. como um mdico que est indicando um reforo alimentar para suprir a falta de determinado nutriente, sem, contudo, menosprezar os outros. A f to importante quanto fica demonstrado em Romanos e em Hebreus. Entretanto, se essa f no produzir evidncias visveis, ela ser como um plano que nunca foi realizado e seremos como rvores infrutferas. Obra fruto (Tg. 3.13,17). O fruto do Esprito amor, gozo, paz, longanimidade, benignidade, bondade, f, mansido e domnio prprio (Glatas 5.22). No obstante, tais virtudes precisam se manifestar atravs de atos e fatos. O fruto no pode ser abstrato. Precisa ser concreto. De que adianta um amor no revelado, no transmitido por meio de aes? (I Joo 3.18). A f opera pelo amor (Glatas 5.6). O amor o canal por onde flui a f. O resultado obra. A f se mostra superior nessa questo porque a nossa salvao depende dela. "Pela graa sois salvos mediante a f" (Ef. 2.8). "Quem crer e for batizado ser salvo, mas quem no crer ser condenado." (Mc. 16.16). Crer f. Batismo obra, ato fsico. Observe que ningum ser condenado pela falta do batismo e sim pela falta de f. Entretanto, aquele que tem f dever manifest-la atravs de atos de obedincia, inclusive batizando-se. As obras devem ocorrer de acordo com os recursos e o tempo que Deus tiver nos concedido. Por exemplo, o ladro que se conseqncias e

converteu na cruz ao lado de Cristo, no teve tempo de se batizar nem fazer obra alguma. Contudo, foi salvo. Ns, porm, que temos tempo e recursos devemos fazer boas obras, no para sermos salvos, mas como fruto natural da nossa f. A f superior porque produz as obras e no o contrrio. Tiago diz: "... se algum disser que tem f e no tiver as obras... porventura a f pode salv-lo?" (Tg. 2.14). O autor no est condicionando a salvao prtica de boas obras. O sentido o seguinte: se a f de algum no produz obras, pode-se concluir que essa mesma f no produzir salvao, pois ineficaz ou inexistente. CONFLITO APARENTE ENTRE TIAGO E PAULO "Vedes ento que o homem justificado pelas obras e no somente pela f." Tiago 2.24. "Conclumos, pois que o homem justificado pela f sem as obras da lei" - Paulo, em Romanos 3.28. Lendo estes dois versculos, podemos pensar que Tiago e Paulo esto se contradizendo. Alguns comentaristas afirmam que a contradio existe e que inexplicvel. O prprio reformador Martinho Lutero tinha essa posio e chegou a usar a expresso "epstola de palha" para se referir ao livro de Tiago. H quem diga que Tiago tenha escrito para atacar Paulo e seus ensinamentos. Tais hipteses atentam contra a inspirao divina das Sagradas Escrituras. Outros telogos apresentam a seguinte soluo: Ao escrever aos Romanos, Paulo apresentou argumentos que tinham por objetivo combater a tese judaizante daqueles que exigiam dos gentios o cumprimento da lei mosaica. Diante disso, o apstolo deixou claro que a salvao no depende das obras da lei, no depende dos rituais judaicos. Em sua exposio, Paulo lembra aos leitores que Abrao no foi justificado pelas obras da lei nem mesmo pela circunciso, j que o patriarca teve sua experincia com Deus num tempo em que a lei mosaica no existia e at mesmo antes de ser circuncidado. Portanto, sua experincia foi baseada na f. Paulo no estava falando de boas obras, de modo geral. Ele estava se referindo especificamente quelas obras exigidas pela lei. Por sua vez, Tiago est preocupado com "o outro lado da moeda". Muitos cristos estavam reduzindo o cristianismo a uma religio terica, apenas espiritual, sem efeitos visveis. A estes, Tiago diz que as obras so importantes. Abrao usado novamente como exemplo. Depois de ter sua experincia pela f, Abrao no cruzou os braos. Abrao agiu. Ele saiu da sua terra, se disps a oferecer Isaque, e fez tudo aquilo que Deus queria que ele fizesse. Imagine que algum entra no prdio de uma escola e queira logo apresentar trabalhos de pesquisa, fazer provas e exerccios. Ser que a direo acadmica aceitar tudo isso? De maneira nenhuma. Se o indivduo no est matriculado, ainda no aluno da escola. Ento, no tem nenhum valor qualquer trabalho apresentado por ele. O que necessrio? A matrcula, o compromisso, o vnculo. Ento, depois de matriculado, imagine que esse novo aluno resolva ficar em casa, totalmente alheio aos seus deveres escolares. Ento a direo da escola ir procur-lo para cobrar tudo o que ele deveria estar fazendo. Assim, antes de sermos cristos, de nada adiantam as nossas boas

obras. "Paulo est dispensando". Entretanto, agora que estamos salvos pela f, precisamos executar as obras como fruto normal de um cristianismo autntico e sadio. "Tiago est cobrando". Em Romanos 3, Paulo est apresentado futilidade das obras da lei no plano de salvao. Em outros escritos seus, o apstolo deixa claro o quanto valoriza as boas obras de modo geral. No que elas possam nos salvar. "Pela graa sois salvos, por meio da f, e isso no vem de vs, dom de Deus. No vem das obras, para que ningum se glorie." (Efsios 2.8-9). Entretanto, devemos fazer boas obras, porque este um dos motivos da nossa permanncia neste mundo. Caso contrrio, poderamos ter sido arrebatados no momento da converso. "Porque somos feitura sua, criados em Cristo Jesus para as boas obras, as quais Deus preparou para que andssemos nelas." (Efsios 2.10). Observe que so palavras de Paulo, na continuao do texto mencionado anteriormente. Quando escreveu a Tito, Paulo colocou nas boas obras a maior nfase da carta (Tito 2.7,14; 3.1,8 14). Contudo, no mesmo texto, o apstolo deixa claro que as obras no salvam (Tito 3.4-5). Considerando suas epstolas de modo geral, Paulo enfatiza a f, sem desvalorizar as obras. Tiago enfatiza as obras, sem desvalorizar a f. De fato, ambas as coisas so importantes. A f sem as obras morta. Da mesma forma, as obras sem f so obras mortas (Hb. 6.1).

Tiago (Tg)
Autor: Tiago, irmo de Jesus Data: Cerca de 48-62 dC

Autor O autor identifica-se somente como Tiago. O nome era bastante comum; e o NT enumera pelo menos cinco homens com este nome, dois dos quais eram discpulos de Jesus e um era seu irmo. A tradio atribui o livro ao irmo do Senhor, e no h motivos para questionamentos. Evidentemente, o escritor era bastante conhecido, e Tiago, o irmo de Jesus, logo tornou-se lder da igreja em Jerusalm (At 12.17; 15.13-21; 21.18; Gl 1.19; 2.9,12). A linguagem da carta semelhante da fala de Jesus em At 15. Aparentemente, Tiago era um descrente durante o ministrio de Jesus (Jo 7.3-5). Uma apario de Cristo a ele aps sua ressurreio (1Co 15.7) provavelmente o tenha levado a essa converso; pois ele enumerado com os crentes de At 1.14. Data O historiador Judeu Josefo indica que Tiago foi apedrejado at a morte por volta de 62 dC; ento, se ele o autor, a carta foi escrita antes dessa data. O contedo do livro sugere que pode ter sido escrita um pouco antes do conclio da Igreja relatado em At 15, que se reunio por volta de 49 dC. No podemos se dogmticos, e s se pode concluir que a carta provavelmente tenha sido escrita entre 48 e 62 dC. Contedo Ao invs de especular ou debater sobre teorias religiosas, Tiago direciona seus leitores para uma vida piedosa. Do Incio ao fim, o tom desta carta imperativo. Em 108 versos, so dados 54 mandamentos evidentes, e 7 vezes Tiago chama a ateno para suas declaraes usando termos de natureza imperativa. Esse servo de Deus (v.1) escreve como algum supervisionando outros escravos. O resultado uma declarao da tica crist, que se iguala a ensinamentos semelhantes no NT. Cristo Revelado Comeando no primeiro verso e continuando por toda a carta, Tiago reconhece a autoridade de

Jesus, referindo-se como servo, ou escravo, do Senhor. O termo aplicvel a t odos os cristos, pois todos os verdadeiros discpulos de Cristo reconhecem sua soberania sobre suas vidas e se comprometem espontaneamente a seus servio. Cristo o objeto de nossa f (2.1), aquele que cujo nome e em cujo poder realizamos nosso ministrio (5.14,15), o recompensador de todos aqueles que se mantm firmes em meio a julgamentos (1.12), e aquele que vir, por quem pacientemente esperamos (5.7-9). Tiago identifica Cristo como a glria (2.1), referindo-se ao Shekinah, a gloriosa manifestao da presena de Deus em meio a seu povo. No somente glorioso por si mesmo, ele a glria divina, a presena de Deus na terra (Lc 2.30-32; Jo 1.14; Hb 1.3). De considervel interesse o paralelo prximo entre o contedo dessa carta e a doutrina de Jesus, especialmente o Sermo da Montanha. Embora Tiago no cite exatamente nenhuma declarao de Jesus, h mais reminiscncias verbais da doutrina do Senhor nesta carta do que em todo o resto das epstolas combinadas no NT. Essas aluses indicam uma associao prxima entre Tiago e Jesus e evidenciam a forte influncia do Senhor na vida do autor. O Esprito Santo em Ao A carta menciona especificamente o ES somente em 4.5, onde se declara que o Esprito que habita em ns deseja a nossa lealdade completa, no suportando rivalidade. A Atividade do ES pode ser vista no ministrio aos doentes descritos em 5.14-16. luz de outra terminologia bblica que liga uno com o Esprito ( Is 61.1; Lc 4.18; 1Jo 2.20-27), o ungir com o leo melhor compreendido como smbolo do ES. Alm do mais, no grego, o artigo definido usado com a palavra f em 5.15 particulariza essa f, sugerindo que Tiago est se referindo manifestao do dom da f (1Co 12.9).

Potrebbero piacerti anche