Sei sulla pagina 1di 4

Universidade de So Paulo Faculdade de Filosofia, Cincias Humanas e Letras Bacharelado em Letras Comentrio crtico da prosa de fico do sculo XVIII,

luz da prosa Ficcional Os infortnios trgicos da Constante Florinda e Cndido Antnio Augusto de Andrade Abreu NUSP 7610726 So Paulo Dezembro, 2013

COMENTRIO CRTICO A viagem enquanto tema comum dos romances do sculo XVII e XVIII traz tona uma relao com os romances de cavalaria, onde os cavaleiros viajavam pelo mundo envolvendo-se em aventuras e tendo por fim o encontro com a amada. Essa relao no pode ser observada mecanicamente apenas pelas semelhanas, mas tem de ser analisada luz das influncias desse gnero da Idade Mdia. Em Os infortnios trgicos da constante Florinda, de Gaspar Pires Rebelo, a viagem tratada como uma forma de fuga e de forma a se cumprir uma promessa feita ao amado, tido como morto pela protagonista. Assim, Florinda, agora Leandro, sai pelo mundo como forma de no quebrar a promessa de ser apenas de Arnaldo. Nesse trecho do livro bastante perceptvel a influncia da cavalaria na viagem, como visto no trecho a seguir, onde Amadis de Gaula, romance do sculo XIV citado enquanto forma anloga ao de Florinda:
E despojando-se de seus vestidos (qual outro Amadis de Gaula fez dos seus tomando um hbito de ermito por uma falsa nova que de sua amada Oriana lhe haviam dado) e vestindo-se com o outro de homem que comprado tinha, se desceu abaixo abrindo as portas com muita cautela, e tomando o mais ligeiro e fermoso cavalo que seu pai tinha lhe ps uma rica sela (...)

Como em Florinda podemos ver que a viagem influenciada pela perda de seu amado e pela necessidade de honr-lo, j em Cndido, de Voltaire as razes da viagem so de forma diferente. Cndido sai a viajar pelo mundo por ter sido expulso da casa de sua famlia de criao por cortejar uma donzela de alto nascimento. Ento, nesse ponto ele inicia sua jornada e a faz de forma bastante diferente de Florinda, que segue a jornada virtuosamente. Cndido acometido pelos mais diversos infortnios, mas acaba sempre saindo deles com a fuga ou com a astcia, de forma semelhante a qual Florinda acaba saindo dos infortnios que sofre durante a viagem. Contrastando os dois textos, notado que a virtude enquanto valor a ser seguido extremamente louvado em Os infortnios trgicos da constante Florinda, enquanto em Cndido, que era uma personagem inocente e valorosa no incio, a argcia enquanto forma de sobrevivncia necessria. Um exemplo notado sobre isso so os dois trechos onde as personagens protagonistas cometem assassinatos: Em Florinda,
(...) se encontrou com ele [D. Lus] levando j aparelhada uma pistola com dous pelouros de prata (...) levantou a voz e disse-lhe. Lembra-te, falso dom Lus, a injusta morte que h duas noites deste ao valeroso Arnaldo, e diante de quem? (...) Ora, pois (respondeu ela) para que tu no ds outras semelhantes, bem que ta dem a ti, pois dando a que deste ma causastea mi. E acabadas estas rezes lhe disparou o pistolete em os peitos (...)

E em Cndido,
Puxa ele da espada, embora fosse de gnio mui tranquilo, e estende o israelita morto aos ps de Cunegundes.

E,
(...) antes que o inquisidor tivesse tempo de refazer-se da surpresa, Cndido lhe atravessa o corpo com a espada, e abate-o por terra, ao lado do judeu.

Nessas passagens pode ser observado as razes e formas do assassinato. Enquanto Florinda se utiliza do assassinato para a vingana e a defesa da virtude. J Cndido comete homicdio como forma de defesa e sobrevivncia, isso evidencia como o homem pode ser corrompido, como afirma Rousseau e a partir desse momento colocada uma mudana em Cndido, onde a argcia torna-se a forma de sobrevivncia dele. Essas transformaes na forma de ver o mundo e de se inserir nele presente nos dois romances estudados, onde Florinda deixa de ser a tradicional

donzela e torna-se uma viajante vestida como homem e comea a usar a astcia e inteligncia, isso traz uma quebra com os romances dos sculos anteriores, onde as donzelas tinham o papel apenas de ser a amada e no de protagonismo real no enredo. Nesse sentido, necessrio entender o papel da astcia e inteligncia na viagem de Florinda e na quebra dos padres da poca. Isso pode ser aferido na passagem onde Florinda ganha as sortes na Universidade de Bolonha. Em relao a isso, Cndido torna-se mais arguto e astuto e se utiliza disso durante sua viagem em Amrica. Com a mudana da personagem aps os incidentes em Portugal, Cndido acaba por conseguir ir para a Amrica em fuga e l chegando busca de formas a poder sobreviver e ter proteo. Em Amrica, ele se vira para dois grupos distintos em busca de ajuda: os jesutas e os orelhes (nativos da terra). Fugindo de um barco que vinha de Portugal atrs do assassino de um inquisidor (que ele julgava ser si prprio) ele vai at os jesutas em busca de refgio e tenta usar a astcia para consegui-lo, dizendo que tinha ido l para combater os jesutas, mas havia trocado de lado. Nisso, reencontra o irmo de Cunegundes, que aps o reconhecimento inicial soube do intento de Cndido casar-se com Cunegundes e negou, sendo assim morto. A fuga, enquanto processo comum na obra, mais uma vez retomada e, assim, chegam-se aos orelhes, onde Cndido cai nas boas graas quando Cacambo diz que Cndido havia matado um jesuta e eles so aceitos dentro da tribo. O reencontro e o retorno de personagens de outras passagens do livro comum nas duas obras como podemos observar em Florinda com o reencontro de Leandro e Artmia, que havia fugido, e, principalmente, em Cndido com o retorno de personagens j dadas como mortas:
Havia nas gals dois forados que remavam muito mal (...) Alguns traos de suas fisionomias desfiguradas pareceram-lhe apresentar um que de semelhana com Pangloss e com aquele infeliz e com aquele infeliz jesuta, o baro, irmo da senhora Cunegundes.

Esse retorno das personagens tem a relao em Florinda com a influncia dos Romances de Cavalaria em que h essa ida e vinda de personagens. Enquanto em Cndido, isso ocorre como uma stira desses mesmo romances da Idade Mdia, contrapondo-se a esse gnero e utilizando-se dele de forma apenas satrica e crtica. A fuga enquanto propsito da viagem constante tanto em Cndido como em Florinda, durante toda a viagem algo acontece que obriga as personagens protagonistas darem em fuga. Isso traz em Florinda um sentido de que necessrio o sofrimento e o infortnio para a busca e o encontro da felicidade. E em Cndido isso colocado de forma satrica, todos os esforos das personagens acabam em algum problema ou fatalidade, sendo necessrio, ento buscar reunir esforos para uma nova empreitada que, novamente, sofrer infortnios e far necessria a fuga. O desenlace das tramas traz consigo uma contraposio de ideias. Em Cndido, o final contrrio a todo o desenvolver da trama, cheia de aventuras e desventuras, o que ocorre surpreendente e acaba em um fim acomodado, onde as personagens terminam seus dias cuidando de uma granja em uma vida rural e constante. O que traz a contraposio do que Leibniz dizia e coloca que a vida tem que ser vivida de forma amena e sem questionamentos. O fim de Florinda retoma a influncia da literatura dos sculos anteriores. O desenlace da trama a recompensa das virtudes demonstradas no desenrolar da histria, com o reencontro dos amantes:
E despedido deles pera tomar a mo fermosa Florinda, teve lugar antes que chegasse de pr os olhos nele; e sobressaltando-se-lhe o corao com sua vista,

lanando a mo ao seio, tirou o retrato que sempre consigo trazia, e cotejando a imagem dele com o original do cavaleiro,conheceu que era seu amado e querido Arnaldo, a quem ela sempre tivera por morto.

E a sucesso de fatos que levaram aquele encontro e por fim, a histria de perseverana dos amantes recompensada com a unio deles e com a herana de um ducado, onde eles governaram at o fim de seus dias. Esse fim do texto demonstra a moral de que fazendo o bem e mantendo-se firme em suas virtudes no fim coisas boas acontecem. A anlise constrativa de ambos os romances d a perceber que enquanto um traz valores e moral relativas poca e as eleva e coloca-as como um exemplo a ser seguido, que ao final a recompensa chegar (Florinda), a outra satiriza e desconstri esses conceitos, mesmo na forma utilizando-se deles (Cndido). Assim, posta as diferenas e contradies dos pensamentos de duas pocas: o sculo XVII onde havia, ainda, grande poder da nobreza e da religio e o sculo XVIII onde a nobreza estava em decadncia e uma nova classe ascendia, a burguesia com uma nova moral e novos costumes.

Potrebbero piacerti anche