Sei sulla pagina 1di 3

Orientaes para registro de associao no 1 Ofcio de Cuiab Verificar se o documento apresentado no possui pessoa jurdica idntica ou semelhante.

Apresentar requerimento com firma reconhecida, assinada pelo presidente eleito com data inferior a 90 (noventa) dias. Apresentar cpia do RG, CPF e comprovante de residncia do presidente e do tesoureiro. Apresentar convocao de Assemblia, conforme previso no Estatuto. Apresentar publicao do edital (original do jornal). Apresentar lista de presentes na Assemblia, contendo nomes, assinaturas e cabealho completo (nome da associao, data, local, hora e chamada. Se for publicado edital, constar o nome do jornal e a data. As atas da Assemblia devem ser assinadas por todos os presentes. Apresentar 02 (duas) vias do Estatuto assinadas pelo presidente e por um advogado inscrito na OAB/MT (LRP, art. 121 e EOAB/Lei 8906/94). Indicar a denominao, os fins e a sede da Associao (CC, art.54, I e art. 1155 nico). Indicar o tempo de durao e o fundo social, quando houver (CC, art. 46, I). Prever os requisitos para admisso, demisso e excluso de associados (CC, art. 54, II). Prever os direitos e deveres dos associados (CC, art. 54 III). Indicar as fontes de recursos para sua manuteno (CC, art.54 , IV).

Indicar o modo de constituio e funcionamento dos rgos deliberativos (CC, art. 54, V). Prever as condies para alterao das disposies estatutrias e para a dissoluo, bem como destinao do patrimnio (CC, art.54, V). Prever a forma de gesto administrativa e de aprovao das respectivas contas (CC, art.54, VII, com redao dada pela Lei 11.127/05). Disciplinar a competncia privativa da Assemblia Geral para destituir os administradores e alterar o Estatuto (CC, art.59, com redao dada pela Lei 11.127/05). Atentar que, para as deliberaes de destituio de administradores e alterao de Estatuto, a Assemblia deve ser especialmente convocada para este fim cujo quorum ser o estabelecido no estatuto bem como os critrios de eleio dos administradores. (CC, art. 59, pargrafo nico). Atentar que o Termo associado deve estar empregado em conformidade com o art.53 e seguintes do CC. Indicar o nome e a individualizao (qualificao completa: nome, estado civil, n do RG, CPF, profisso e endereo) dos fundadores ou instituidores e dos diretores (LRP, art. 120, VI). Indicar o modo por que se administra e representa, ativa e passivamente, judicial e extrajudicialmente (CC, art. 46 III e LRP, art. 120, II). Indicar qual categoria de associados com vantagem especial, se houver (CC, art.55). Nas associaes sem fins lucrativos, no h entre os associados direitos e obrigaes recprocas (CC, art.53, pargrafo nico). Portanto, associados no respondem pelas obrigaes sociais. Anexar as certides negativas do INSS, FGTS e de Tributos Federais, no caso de dissoluo (Lei 8212/91).

Apresentar atas em duas vias Atos Constitutivos atas e termos de posse (LRP, art. 114). Apresentar aprovao pela autoridade competente, quando for o caso (LRP, art.119, pargrafo nico).

Potrebbero piacerti anche