Sei sulla pagina 1di 13

PROJETO DE ESPAOS LIVRES PBLICOS DE LAZER PARA TODOS

Vera Helena Moro Bins Ely (tutora e orientadora) Juliana Castro Souza (orientadora) Vanessa Goulart Dorneles (colaboradora) Ani Zoccoli (acadmico) Mirelle Papaleo Koelzer (acadmica) Osnildo Ado Wan-Dall Junior (acadmico)

Grupo PET Arquitetura e Urbanismo Universidade Federal de Santa Catarina

RESUMO Nos centros urbanos, o espao pblico livre, alm de proporcionar lazer, garante a incluso dos usurios com diferentes habilidades e restries. Entretanto, a existncia de barreiras fsicas, informativas e atitudinais, muitas vezes restringe o uso desses espaos. Para a elaborao de espaos livres pblicos acessveis torna-se, ento, essencial o estudo das restries e limitaes apresentadas pelos usurios, cujo resultado foi sistematizado nas Tabelas de Restrio do Usurio, que consideram componentes de acessibilidade, definidos por BINS ELY e DISCHINGER (2004). A partir destas tabelas, elaboraram-se croquis de solues projetuais que consideram as normas de Acessibilidade e os princpios de Desenho Universal.

1. INTRODU O O espao pblico livre possui grande importncia no contexto das cidades. Sua funo, alm de proporcionar lazer, garantir a plena incluso de usurios com diferentes

habilidades e restries, e, portanto, sua socializao. A existncia de barreiras fsicas, informativas e atitudinais, muitas vezes restringe o uso desses espaos, ocasionando situaes de constrangimento s pessoas com restries, e dificultando, ou at mesmo impedindo, a participao das mesmas em diversas atividades. Conseqentemente, temse a perda do conceito de integrao e convvio. Segundo dados do IBGE 2000, cerca de 14,5% da populao brasileira portadora de alguma deficincia: fsico-motora, cognitiva ou sensorial. papel do arquiteto a elaborao de espaos acessveis a todos os usurios, independente do tipo fsico, idade ou restries que possam apresentar. Para a elaborao do projeto de um espao pblico livre acessvel torna-se, ento, essencial a compreenso das restries e limitaes apresentadas por diferentes usurios e a busca por respectivas solues projetuais. Os resultados do estudo das limitaes e restries do usurio foram sistematizados em forma de tabelas, classificadas conforme os componentes de acessibilidade (informao/orientao, deslocamento, uso e comunicao), definidos por BINS ELY e DISCHINGER (2004). A partir das tabelas foram elaborados croquis explicativos de solues projetuais desenvolvidas pelos pesquisadores, considerando as exigncias da ABNT NBR 9050/2004 (Associao Brasileira de Normas Tcnicas Norma Brasileira de Acessibilidade) e os princpios de Desenho Universal. Neste artigo so apresentados, alm do referencial terico, um exemplo de Tabela de Restrio (no caso visual total) e alguns croquis ilustrativos de solues projetuais com identificao das restries atendidas em cada soluo. O presente material parte integrante da pesquisa Desenho Universal aplicado ao Paisagismo, que est sendo desenvolvida pelos autores da presente publicao.

2. DESENVOLVIMENTO 2.1 Acessibilidade O conceito de acessibilidade est relacionado aos conceitos de incluso social e de cidadania. (SANTOS, 1987). A acessibilidade espacial diz respeito s condies dos ambientes, de forma a permitir o acesso, o deslocamento, a orientao e o uso dos equipamentos por qualquer indivduo, sem necessitar o conhecimento prvio das caractersticas do mesmo. garantida por leis (como a Lei Federal n 10.098), decretos (como o Decreto n 3.298) e pela ABNT NBR 9050, revista em 2004.

2.2 Deficincia ou restrio? fato que as pessoas apresentam caractersticas diferentes entre si, podendo ser portadoras de deficincias ou no. Conforme Panero e Zelnik (2002, p.37), o chamado homem mdio simplesmente no existe. Para o projeto de espaos acessveis importante a diferenciao dos conceitos de deficincia e restrio. A Lei Federal n 10.098 de 2000, conceitua pessoa portadora de deficincia ou com mobilidade reduzida como sendo aquela que apresenta limitao, temporria ou permanente, na sua capacidade de relacionar-se com o meio e utiliz-lo. A ABNT NBR 9050/2004 conceitua deficincia como a reduo, limitao ou inexistncia das condies de percepo das caractersticas ou de mobilidade e de utilizao de edificaes, espao, mobilirio, equipamento urbano e elementos [...]. (ABNT, 2004, p.3). Entende-se por restrio toda a dificuldade que uma pessoa possa apresentar na realizao das atividades da vida diria, podendo ser oriunda ou no de alguma deficincia.

Como exemplo, podemos citar as pessoas com deficincia auditiva parcial, que utilizam aparelhos de audio para o cumprimento de suas atividades dirias. Nesse caso, identifica-se a deficincia, mas o uso de tecnologia assistiva no restringe a realizao de tarefas. Uma mulher grvida exemplifica a situao contrria, em que no se caracteriza deficincia, mas sim limitaes temporrias, como subir escadas e carregar objetos pesados. Assim, as deficincias esto relacionadas s modificaes fisiolgicas que ocorrem nos indivduos, e tambm s caractersticas dos ambientes, j que esses podem limitar as aes dos usurios se no forem projetados adequadamente. o caso de uma criana que no alcana os interruptores pelo fato de serem projetados em alturas adequadas para os adultos. Portanto, no h existncia de deficincia, mas sim de restrio provocada pelo meio. Nesse trabalho adotou-se a classificao de restries indicada por Bins Ely et al (2003), que as divide em quatro grupos: Restrio sensorial: [...] refere-se s dificuldades na percepo das informaes do meio ambiente devido a limitaes nos sistemas sensoriais (auditivo, visual, paladar/olfato, hptico e orientao). (BINS ELY et al, 2003, p.19) Restrio fsico-motora: [...] refere-se ao impedimento, ou s dificuldades encontradas em relao ao desenvolvimento de atividades que dependam de fora fsica, coordenao motora, preciso ou mobilidade. (BINS ELY et al, 2003, p.19) Restrio psico-cognitiva: [...] refere-se s dificuldades no tratamento das informaes recebidas ou na sua comunicao atravs da produo lingstica devido a limitaes no sistema cognitivo. (BINS ELY et al, 2003, p.19)

Tambm podem ser identificadas as restries mltiplas, que decorrem da associao de mais de um tipo de restrio, como no caso do idoso que, devido ao processo de envelhecimento, pode apresentar restries sensoriais associadas s restries fsicomotoras ou cognitivas, e vice-versa.

2.3 Os Espa os Livres Segundo SOUZA (2003), espaos livres so espaos projetveis, geralmente no edificados, que possuem algum elemento configurador. Quando se trata de um espao livre urbano, por exemplo, esse elemento pode ser o prprio entorno, as vias e as edificaes adjacentes. Os espaos livres exercem importante papel na sociedade contempornea. Eles possuem funo social ( medida que proporcionam encontro e lazer e promovem a socializao dos indivduos); funo organizacional (organizam a infra-estrutura da cidade e configuram o desenho urbano); funo ecolgica (estruturam reas de proteo ambiental) e funo cultural (j que fortalecem a identidade local). SOUZA (2003) classifica os espaos livres em diferentes categorias espaciais, de acordo com a propriedade (pblico X privado) e com a funo (circulao X permanncia). Assim, os lotes residenciais e de condomnios, os ptios institucionais e clubes semiprivados, caracterizam-se como espaos livres privados e de permanncia. As praas e parques so tidos como espaos livres pblicos de permanncia, e as ruas, autopistas, calades e boulevards so considerados espaos pblicos de circulao. Todas essas categorias de espaos livres so muito importantes, pois modificam a paisagem urbana e interferem na configurao e escala da cidade. No presente artigo nos deteremos categoria dos espaos livres pblicos de permanncia.

2.4. Elaborao das Tabelas de Restrio do Usurio Foram elaboradas dezesseis tabelas, classificadas conforme os tipos de restrio (fsicomotora, sensorial e psico-cognitiva), cujo cabealho indica o tipo de restrio abordada. A primeira coluna contm as limitaes dos usurios, conforme os quatro componentes de acessibilidade (orientao, deslocamento, uso e comunicao (BINS ELY e DISCHINGER, 2004)). A tabela ao lado refere-se ao usurio deficiente visual total, e descreve as limitaes do usurio quanto ao deslocamento, informao e orientao. Na segunda coluna (restrio/atividade) so descritas atividades em que se apresentam dificuldades ou impedimentos. Na terceira coluna, descrevem-se as necessidades em termos espaciais para a adequao do ambiente, favorencendo seu uso de maneira ideal Na quarta coluna so descridas as das exigncias da ABNT NBR 9050/2004 frentes s necessidades espacias requeridas por cada restrio e atividade desempenhadas pelos usurios. Finalmente, na ltima coluna, so dadas sugestes de projeto que visam a total integrao do usurio e a universalizao do ambiente. Segue abaixo um exemplo de tabela, que se refere ao usurio deficiente visual total, e discrimina algumas das limitaes encontradas por esse no uso e no deslocamento.

Figura 01 Tabela de Restrio do Usurio Visual Total

3. RESULTADOS DE PESQUISA Para melhor compreenso das tabelas, todos os resultados obtidos foram ilustrados na forma de croquis. Apresentam-se exemplos com diferentes ambientes de um espao pblico livre, em que cada letra no desenho representa uma soluo projetual, descrita abaixo da figura. Ressalta-se que em alguns casos, a adequao de um ambiente para um tipo de usurio beneficia a todos os demais, atribuindo conforto e segurana ao espao.

Figura 02 Passeio

A figura 02 ilustra o passeio em um parque urbano. A diferenciao no tratamento dos pisos por cor, textura e desenho determina as reas de circulao e de permanncia (onde esto situados os mobilirios). O piso guia (A) indica ao deficiente visual o percurso livre de obstculos. Esse piso se destaca pela cor e ranhuras que, pelo tato, apontam o sentido a ser seguido, permitindo o deslocamento de forma segura e independente. A regularidade do piso e a dimenso do passeio (B) favorecem o deslocamento do cadeirante, que pode assim executar as manobras necessrias.

A criao de uma faixa exclusiva para o mobilirio (C) permite que a rea de circulao esteja livre de obstculos, diminuindo os perigos ao usurio.

Figura 03 Faixa de Mobilirio

A figura 03 exemplifica a faixa exclusiva para o mobilirio. A iluminao (A) deve ser adequada para a fcil leitura, contribuindo tambm para a compreenso e segurana do ambiente. Os equipamentos, no caso a lixeira (B), devem ter dimenso e design apropriados para atender a diversidade de usurios: altura adequada e formas simples, de fcil compreenso. O mobilirio (C) deve possuir medidas ideais e formato anatmico, sendo confortveis ao usurio. A presena de apoios facilita os movimentos de sentar/levantar para os idosos, por exemplo. As cores so usadas para contrastar com o piso e com a vegetao, facilitando a identificao pelas pessoas com restrio visual. As extremidades arredondadas dos bancos proporcionam segurana e durabilidade, evitando acidentes e quebra. O lay-out dos bancos adequado para as pessoas com deficincia auditiva, j que possibilita a leitura labial. Nas reas de estar devem ser previstos espaos para aproximao da cadeira de rodas (D), permitindo a socializao e evitando situaes de constrangimento ao cadeirante.

Figura 04 Terminal de Informao

Na figura 04 ilustra-se um terminal de informao com tecnologia assistiva. A informao deve ser representada de diferentes maneiras (A) para que possa ser compreendida por todos os usurios. O deficiente visual total a recebe atravs da escrita em braile, sinais sonoros e mapas tteis. A legibilidade da informao (tamanho adequado da fonte, contraste de cores) favorece os deficientes visuais parciais e os demais. A presena de imagens e pictogramas facilita a compreenso de todos, principalmente das crianas e deficientes cognitivos. O piso sinalizador (B) transmite ao deficiente visual a informao de existncia do terminal de informaes. O pergolado com vegetao (C) torna-se referencial para localizao do terminal de informaes e para orientao no espao, alm de conferir maior conforto ambiental.

Figura 05 reas de Estar

A figura 05 exemplifica uma rea de estar. A localizao dos bancos (A), situados prximos vegetao, proporciona maior integrao entre o usurio e o meio natural, configurando espaos de contemplao. A gua (B) um timo elemento paisagstico, podendo ser utilizado como referencial. Alm do efeito visual (que transmite sensao de frescor e bem-estar), produz diferentes efeitos sonoros, dando movimento paisagem. O usurio pode tambm interagir com o meio, brincando na gua, por exemplo. A vegetao, no caso uma rvore frondosa (C), pode tambm ser utilizada como referencial, devido ao seu impacto visual, cheiro e som (a partir da atrao de animais. A escolha de espcies vegetais com diferentes formas, texturas e odores (D) explora os demais sentidos, alm da viso.

Figura 06 rea de estar com acesso por rampa e escada

A figura 06 ilustra uma rea de estar com acesso por rampa e escada. Por estarem implantadas no mesmo local, oferecem igualdade de condio para a tomada de deciso,

quando podem optar pela forma de acesso que mais lhe convenha, conforme suas habilidades e condies. O mobilirio apresenta design apropriado para a aproximao da cadeira de rodas e carrinhos de bebs, por exemplo, evitando a segregao de uso. Devido rotao dos bancos (por meio de trilhos nivelados ao cho), os usurios podem escolher a posio em que se sentaro.

4. CONSIDERAES FINAIS O ambiente acessvel aquele facilmente compreendido, que permite ao usurio seu deslocamento e participao com segurana, conforto e autonomia nas diversas atividades nele realizadas. Um espao pblico livre deve considerar a diversidade de seus usurios, garantindo a todos a acessibilidade espacial por meio do acesso informao, deslocamento, uso de equipamentos e comunicao. Assim, o projeto de um espao pblico acessvel exige profundo conhecimento das capacidades e limitaes apresentadas pelos respectivos usurios, que foram explcitas nas dezesseis Tabelas de Restries dos Usurios, elaboradas e exemplificadas nos croquis ilustrativos. O material resultante da pesquisa ser posteriormente disponibilizado aos estudantes e profissionais interessados na elaborao de projetos de espaos livres acessveis, tendo assim grande importncia para a comunidade acadmica.

5. REFERNCIAS BIBLIOGR FICAS ABNT ASSOCIAO BRASILEIRA DE NORMAS TCNICAS. NBR 9050/2004 Acessibilidade a edificaes, mobilirio, espaos e equipamentos urbanos, 2 ed. Rio de Janeiro: ABNT, 2004.

BRASIL. Decreto n 3.298, de 20 de dezembro de 1999 Regulamenta a Lei n 7.853, de 24 de outubro de 1989 sobre a Poltica Nacional para a Integrao da Pessoa Portadora de Deficincia. Braslia, 1999.

BRASIL. Lei Federal n 10.098, de dezembro, 2000. Estabelece normas gerais e critrios bsicos para a promoo da acessibilidade das pessoas portadoras de deficincia ou com mobilidade reduzida, e d outras providncias. Braslia, 2000.

DISCHINGER, Marta. BINS ELY, Vera Helena Moro. MACHADO, Rosngela. DAUFENBACH, Karine. SOUZA, Thiago Romano Mondini de. PADARATZ, Rejane. ANTONINI, Camile. Desenho Universal em Escolas: acessibilidade na rede escolar municipal de Florianpolis. Florianpolis: PRELO, 2004. 190 p.: il.

INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATSTICA IBGE. Projeo da populao do Brasil: 1980-2050. Disponvel em: <http://www.ibge.gov.br/>. Acesso em: 12 de outubro de 2005.

PANERO, Julius. ZELNIK, Martin. Dimensionamento humano para espa os interiores. Um livro de consulta e referncia para projetos. Barcelona: Editora Gustavo Gili, 2002. 320 p. Traduo Anita Regina Di Marco, arquiteta.

SANTOS, Milton. O espa o do cidado. So Paulo: Nobel, 1987. Coleo espaos.

SOUZA, Juliana Castro. Anlise da Paisagem: Instrumento de Interveno nos Espaos Livres da Lagoa da Conceio Florianpolis. 2003. 103 p. Dissertao (Mestrado em Engenharia de Produo) Universidade Federal de Santa Catarina, Florianpolis.

Contatos: Vera Helena Moro Bins Ely: vera.binsely@gmail.com Juliana Castro Souza: juliana@jardinseafins.com.br Vanessa Goulart Dorneles: vavinhagd@gmail.com Ani Zoccoli: anizoc@yahoo.com.br Mirelle Papaleo Koelzer: mirellepk@yahoo.com.br Osnildo Ado Wan-Dall Junior: arq.junior@gmail.com

Potrebbero piacerti anche