Sei sulla pagina 1di 6

Lus Vaz de Cames

Hoje vamos entrevistar um dos maiores poetas portugueses, Lus Vaz de Cames. Estamos aqui hoje com a finalidade de lhe fazer uma breves perguntas sobre a sua vida e carreira. Lus de Cames - ser um prazer meu relembrar o meu passado e a minha longa vida profissional, que bem mais interessante do que o meu presente, j que, vivo praticamente na misria.

Entrevistador Estamos curiosos por saber onde e em que ano nasceu o considerado grande poeta de Portugal. Lus de Cames Eu nasci, na capital portuguesa, Lisboa, em 1524 ou em 1525. No sei muito bem. Na altura no se registavam os nascimentos de uma forma organizada. De qualquer modo, essa era uma poca maravilhosa de descobrimentos e de grandes aventuras.

Entrevistador Em que estatuto social se encontrava a sua famlia? Lus de Cames Provenho de uma famlia da pequena nobreza que possua algumas posses e bens. Portanto, tive possibilidades de frequentar uma das melhores universidades da poca, a Universidade de Coimbra,

Entrevistador Aps terminar o seu percurso acadmico, onde se estreou como poeta? Lus de Cames Comecei a frequentar a corte de D. Joo III e a estriei-me na poesia e tambm a apaixonei-mepelas pessoas erradas.

Entrevistador conhecido pela falta do olho direito. A que se deveu essa perda? Lus de Cames Tive uma juventude muito agitada. Fiz amizades que me levaram por maus caminhos. Andei em imensas escaramuas At cheguei a ter a alcunha de Trinca-Fortes por ser to briguento! Por isso e porque me envolvi com Dona Catalina de Atade, dama da Rainha, fui enviado como soldado para Ceuta durante dois anos e foi numa dura batalha que perdi o meu olho direito.

Entrevistador Aps regressar a Portugal foi preso. A que se deveu esse acontecimento?

Lus de Cames Em 1552, tive uma desavena com um funcionrio da Corte e fui condenado, contudo fiquei apenas um ano na cadeia de Tronco, pois fui perdoado pelo rei. Refleti sobre o assunto e cheguei concluso de que iria para a ndia para agradecer o perdo do rei e para me libertar da vida lisboeta, que j no me satisfazia.

Entrevistador Sendo que saiu de Lisboa com o objetivo de procurar uma vida que lhe agradasse mais na ndia, acha que conseguiu satisfazer as suas expectativas? Lus de Cames De certa maneira sim, foi l onde iniciei a escrita dOs Lusadas, uma das minhas melhores e mais bemsucedidas obras.

Entrevistador Foi atravs da escrita dOs Lusadas e de outros poemas que expressou os seus sentimentos e opinies. Poderia dar-nos um exemplo de um desses casos? Lus de Cames Sim, escrever sempre o que sentia em forma de poesia era uma forma menos polmica de mostrar a minha indignao em relao a alguns assuntos, pelo que eu recorria muito a essa forma de expresso, como podem verificar num dos meus sonetos C nesta Babilnia donde mana onde eu expresso a minha desiluso quanto a Goa. Contudo, tambm cheguei a escrever em troca de comida e de dinheiro. At fui escriba pblico. Naqueles tempos, escassas eram as pessoas que sabiam ler e escrever.

Entrevistador E permaneceu em Goa durante a sua vida inteira? Lus de Cames No, Viajei ainda para Macau, onde exerci o cargo de provedor-mor de defuntos e ausentes. Foi em Macau que me dediquei dia e noite a Os Lusadas. No entanto, acabei por voltar a Goa para ir a inqurito judicial. Constava que eu me tinha apropriado de bens alheios.

Entrevistador - Pode-nos contar a fatdica histria do retorno para Goa? Lus de Cames - No regresso a Goa, o barco onde seguia naufragou na foz do Rio Mecom, mas consegui salvar-me apenas nadando com um brao, pois com o outro segurava o manuscrito dOs Lusadas, que era bastante importante para mim.

Entrevistador Durante a sua vida alguma vez se apaixonou perdidamente? Lus de Cames Sim, por Dinamene, uma bela donzela de origem chinesa, pela qual dava a minha vida. Viajava comigo no barco de retorno a Goa. Morreu com a ocorrncia no naufrgio... Nunca tinha sentido algo assim to forte por algum.

Entrevistador Como regressa a Portugal? Lus de Cames Depois do naufrgio, sou levado para Goa novamente, onde vivo com a ajuda de alguns emprstimos de amigos. Devido a algumas zangas, sou preso novamente. No entanto, valem-me algumas boas relaes que tenho, que me vo protegendo. Ainda antes de Portugal, vou para Moambique, onde sou nomeado Capito. Em 1570 regresso finalmente a Portugal. Uns amigos meus juntaram-se e compraram-me umas roupas e a passagem para Portugal.

Entrevistador - Como tem sido a sua vida, agora em Portugal? Lus de Cames Infelizmente, uma misria. Vim viver com a minha me, aqui na Mouraria, em Lisboa. Trouxe comigo Os Lusadas e nada mais.

Entrevistador Mas, pelo que sabemos, a sua obra foi reconhecida pelo rei? Lus de Cames Sim. Consegui editar a minha obra, com algumas alteraes, e o rei concedeu-me uma tena real de 15 mil ris, ou seja 40 ris por dia, "em respeito aos servios prestados na ndia e pela suficincia que mostrei no livro sobre as coisas de tal lugar".

Entrevistador Ento, com esse dinheiro, podia ter uma vida melhor Lus de Cames muito pouco dinheiro. Ainda vivo de esmola. Para verem a diferena, nesta altura um carpinteiro ganha cerca de 160 ris por dia. J pode ver a diferena

Entrevistador E a partir de agora?

Lus de Cames Agora, j no vejo grande futuro. Sinto-me muito fraco, muito doente. Mal me consigo levantar desta cama. Tive uma vida cheia. verdade que desperdicei muitas oportunidades e fui impulsivo, mas foi a minha escolha e, por isso, no me posso lamentar do meu destino. Tenho esperana

de que, quando eu partir, algum se lembre de mim pelo que eu deixei, pelos meus poemas.

Potrebbero piacerti anche