Sei sulla pagina 1di 4

GEOGRAFIA

O QUE GEOGRAFIA?
De forma genrica, Geografia significa descrio da Terra (Geo quer dizer Terra e grafia quer dizer Descrio). Porm, h muito tempo, a Geografia deixou de ser a simples descrio de paisagens terrestres. Refere-se espacializao da sociedade. Ao aprofundar esta investigao, pode-se dizer que uma das principais atribuies da Cincia Geogrfica refere-se anlise das dinmicas scio-espaciais, em escalas variadas, globais e locais. A Geografia o estudo das relaes existentes entre o homem e o meio e busca, neste movimento, uma viso totalizadora dos acontecimentos. O espao geogrfico, entendido como seu principal objeto de estudo, o palco de interao entre os aspectos sociais e naturais, a dimenso espacial social ou ainda, o modo como as sociedades acessam, controlam e usam a natureza, a fim de garantir sua sobrevivncia, reproduo material e a construo de sua identidade. Percorrendo as vrias correntes do pensamento geogrfico, desde a institucionalizao da Geografia, em 1870, at hoje, entende-se, por meio de suas teorias e mtodos, como esta cincia configurou-se numa ponte entre as Cincias Sociais e as Cincias Naturais, ou seja, como foi construdo o conhecimento cientfico geogrfico.

Paisagem africana

Correntes do Pensamento Geogrfico


Geografia tradicional: Num contexto histrico-geogrfico de conquista de novas terras pela Europa e de fortalecimento da identidade nacional, segundo os interesses das classes sociais dominantes, surge a geografia tradicional, concebida por meio de doutrinas ideolgicas, patriticas e nacionalistas. Sofreu tambm influncias filosficas do idealismo e, principalmente, do possibilismo, que tem como base os seguintes pressupostos: 1. A sociedade regida por leis naturais, isto , leis invariveis, independentes da vontade e da ao humanas; na vida social, reina uma harmonia natural. 2. A sociedade pode, portanto, ser epistemologicamente assimilada pela natureza [...] e ser estudada pelos mesmos mtodos [...] e processos empregados pelas cincias da natureza. 3. As cincias da sociedade, assim como as da natureza, devem limitar-se observao e explicao causal dos fenmenos de forma objetiva, neutra, livre de julgamentos de valor ou ideologias, descartando previamente todas as prenoes e preconceitos (LOWY apud MELO et al, s/d, p. 06).

250 TRABALHOS ESCOLARES A geografia tradicional privilegiou os conceitos de regio e paisagem (gnero de vida e diferenciao de reas) e buscou estabelecer, atravs da descrio, enumerao e classificao a sntese do seu pensamento. Apesar de alguns equvocos e dicotomias, como os embates entre geografia fsica, geografia humana e geografia geral, geografia regional, a corrente tradicional deixou vrias contribuies, segundo o gegrafo Antnio Carlos Robert Moraes: Em primeiro lugar a geografia tradicional deixou uma cincia elaborada, um corpo de conhecimentos sistematizados, com relativa unidade interna e indiscutvel continuidade nas discusses. Deixou fundamentos, que mesmo criticveis, delimitaram um campo geral de investigaes, articulando uma disciplina autnoma [...]. Em segundo lugar, a geografia Tradicional elaborou um rico acervo emprico, fruto de um trabalho exaustivo de levantamento de realidades locais [...]. E, finalmente, o pensamento tradicional da Geografia elaborou alguns conceitos (como territrio, ambiente, regio, habitat, rea etc) que merecem ser rediscutidos.
(MORAES, 1987, p.91-92).

Geografia Teortico-Quantitativa: baseada no positivismo lgico e tendo como conceito-chave o espao, a nova geografia surgiu na dcada de 1950 e trouxe novas perspectivas de abordagem do espao geogrfico, que acompanharam as mudanas sociais, econmicas, cientficas e tecnolgicas do Ps-Segunda Guerra. As principais modificaes advindas desta corrente dizem respeito a um maior rigor na aplicao da metodologia cientfica, por meio de uma unidade epistemolgica da cincia; ao desenvolvimento de teorias, relacionadas distribuio e arranjo dos fenmenos espaciais, fundamentadas no raciocnio hipottico-dedutivo; ao uso de tcnicas estatsticas e matemticas, para anlise dos dados coletados e produo de modelos sobre a organizao espacial, o que fez com esta corrente fosse conhecida por Geografia Quantitativa; e por ltimo, a abordagem sistmica, ao aplicar aos estudos geogrficos a chamada Teoria dos Sistemas, em que um conjunto de elementos interdependentes interagem entre si e formam um todo unitrio, com objetivo e funo. Geografia Crtica: como reao geografia tradicional e geografia teortico-quantitativa e buscando a crtica e a ao na anlise dos processos sociais e espaciais, surge a geografia crtica ou radical, alicerada no materialismo histrico e na dialtica. Com base nas obras de Marx e Engels, gegrafos crticos partiram para o estudo dos modos de produo e de seus resultantes e as formaes scio-econmicas do espao. As injustias e desigualdades sociais do modo de produo capitalista tambm foram alvo das

GEOGRAFIA

crticas da geografia radical, que enfatizaram alguns temas de relevncia social, como: pobreza; destruio dos recursos ambientais; desigualdades sociais e espaciais no espao urbano, dentre outros. Geografia humanista e cultural: surge em meados da dcada de 1970, acompanhada pela revalorizao da geografia cultural, em 1980. Assentada em temas como a subjetividade, a intuio, os sentimentos, a experincia, o simbolismo e a singularidade, encontra nas filosofias do significado (fenomenologia e existencialismo) as principais bases de seu pensamento. O conceito-chave passa a ser Lugar; o Espao entendido enquanto espao vivido e a partir de sua experincia que surgem os sentimentos e as ideias de um povo sobre o seu mundo.

Conceitos de anlise geogrfica


Levando em considerao as possibilidades de estudo e interpretao que a Geografia exibe, alguns conceitos se tornaram essenciais. Temos: Espao: talvez o mais importante dos conceitos, visto por muitos como o objeto de estudo da geografia (seu conceito-chave), adquirindo o status de categoria de anlise geogrfica. Ao longo da histria do pensamento Geogrfico o conceito de espao teve vrias acepes. Sendo o conceito mais abrangente, considerado uno e mltiplo. E ainda, o resultado material das aes dos homens e que revela, as mltiplas prticas sociais. Numa perspectiva materialista, Lefbvre afirma que: Do espao no se pode dizer que seja um produto como qualquer outro, um objeto ou uma soma de objetos, uma coisa ou uma coleo de coisas, uma mercadoria ou um conjunto de mercadorias. No se pode dizer que seja simplesmente um instrumento, o mais importante de todos os instrumentos, o pressuposto de toda produo e de todo o intercmbio. Estaria essencialmente vinculado com a reproduo das relaes (sociais) de produo.
(LEFBVRE apud CORREA, 1995).

Paisagem: a paisagem j foi somente uma representao visual. Troll (1950) a entendeu como conjunto passvel de anlise dupla: da forma (configurao) e da funcionalidade (interao de geofatores incluindo a economia e a cultura humana). A anlise podia ser de ordem natural, das paisagens naturais, ou de ordem humana, das paisagens culturais. Paisagem um conceito que permite analisar o espao sob a dimenso do encontro de elementos naturais e tcnicos, scio-econmicos e culturais. Pode-se imaginar a paisagem como forma formao e funcionalidade organizao. O conceito de paisagem privilegia a coexistncia de objetos e aes sociais na sua face econmica e cultural.

250 TRABALHOS ESCOLARES Regio- um conceito geogrfico, definido a partir de uma sntese entre as mltiplas dimenses do espao geogrfico, que busca produzir uma singularidade coerente capaz de delimitar uma poro contnua e relativamente estvel do espao. Para dar coerncia regio, o gegrafo busca elementos integradores mais ou menos fixos e permanentes, s vezes contraditrios que no se confundem com o acmulo de elementos como relevo, clima, populao e economia, listados sem relao uns com os outros. Diferenciar reas diversidades territoriais uma forma de resistncia homogeneizao difundida pela globalizao e uma das tarefas fundamentais na construo da Geografia. Revalorizar o singular, pe em evidncia a capacidade dos grupos humanos de recriar espaos mltiplos de sociabilidade. Territrio- Sob o conceito de territrio, trata-se o espao geogrco a partir de uma concepo que privilegia o poltico ou a dominao-apropriao. Territrio tem relao histrica com o poder. J foi vinculado ao solo, enquanto espao ocupado por certa sociedade. Do ponto de vista clssico, o conceito liga-se ao domnio de certa rea, centrando a anlise na identidade nacional. Territrio espao delimitado, em parte determinado pela necessidade e posse de recursos naturais para a sobrevivncia, por outra por usa ocupao fsica como habitat. A defesa territorial exercida pelos membros da coletividade nos pequenos territrios, no estado-nao h uma congurao social especca responsvel para a organizao e manuteno do poder. Lugar- a expresso do espao geogrco na escala local; a dimenso pontual. O lugar leva a anlise geogrca para a esfera do mundo vivido nas relaes cotidianas. De um lado, o lugar se singulariza a partir de vises subjetivas vinculadas a percepes emotivas, no sentido de amor terra. Do outro, o lugar pode ser lido pelo conceito de geogracidade, ou seja, todas as respostas e experincias que se tem do ambiente onde se vive, antes de atribuir-se conceitos a essas experincias. Compreende-se, ento, o lugar a partir das necessidades humanas existenciais: localizao, posio, mobilidade, interao com objetos e pessoas. Deve-se lembrar que cada recorte do espao est contido e contm os outros. Paisagens contm territrios; que contm lugares; que contm ambientes, valendo para cada um, todas as conexes possveis.

Referncias
CORRA. Roberto L. Espao: um conceito chave da geograa. In: CASTRO, In Elias de; GOMES, Paulo Csar da Costa; CORRA, Roberto Lobato (org.). Geograa: conceitos e temas. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 1995. p. 15-48. MELO, E. C. L, et all. Geografia. Disponvel em: < http://www.vitoria. es.gov.br/secretarias/educacao/diretriz_pdfs/geografia.pdf> Acesso em Nov. de 2008. MORAES, A. C. R. Geografia, pequena histria crtica. So Paulo: Hucitec, 1987.

Potrebbero piacerti anche