Sei sulla pagina 1di 13

PREFEITURA MUNICIPAL DE ARAUCRIA

Concurso Pblico Edital n 017/2010 Prova Objetiva e Discursiva 04/07/2010

010 Atendente Social


INSTRUES
1. Confira, abaixo, o seu nmero de inscrio, turma e nome. Assine no local indicado. 2. Aguarde autorizao para abrir o caderno de prova. Antes de iniciar a resoluo das questes, confira a numerao de todas as pginas. 3. A prova composta de 40 questes objetivas e 1 questo discursiva. 4. Nesta prova, as questes objetivas so de mltipla escolha, com 5 alternativas cada uma, sempre na sequncia a, b, c, d, e, das quais somente uma deve ser assinalada. 5. A questo discursiva dever ser resolvida no caderno de provas e transcrita na folha de verso definitiva, que ser distribuda pelo aplicador de prova no momento oportuno. 6. A interpretao das questes parte do processo de avaliao, no sendo permitidas perguntas aos aplicadores de prova. 7. Ao receber o carto-resposta e a folha de verso definitiva, examine-os e verifique se o nome impresso neles corresponde ao seu. Caso haja qualquer irregularidade, comunique-a imediatamente ao aplicador de prova. 8. O carto-resposta dever ser preenchido com caneta esferogrfica preta, tendo-se o cuidado de no ultrapassar o limite do espao para cada marcao. 9. A resposta da questo discursiva deve ser transcrita NA NTEGRA para a folha de verso definitiva, com caneta preta.
Ser considerada para correo apenas a resposta que conste na folha de verso definitiva.

Lngua Portuguesa

Conhecimentos Gerais e Atualidades

Avaliao Situacional

10. No sero permitidos emprstimos, consultas e comunicao entre os candidatos, tampouco o uso de livros, apontamentos e equipamentos eletrnicos ou no, inclusive relgio. O no-cumprimento dessas exigncias implicar a eliminao do candidato. 11. Os aparelhos celulares devero ser desligados e colocados OBRIGATORIAMENTE no saco plstico. Caso essa exigncia seja descumprida, o candidato ser excludo do concurso. 12. A durao da prova de 4 horas. Esse tempo inclui a resoluo das questes e a transcrio das respostas para o carto resposta e para a folha de verso definitiva. 13. Ao concluir a prova, permanea em seu lugar e comunique ao aplicador de prova. Aguarde autorizao para entregar o caderno de prova, o carto-resposta, a folha de verso definitiva e a ficha de identificao. 14. Se desejar, anote as respostas no quadro abaixo, recorte na linha indicada e leve-o consigo.

Conhecimento Especfico

Discursiva

DURAO DESTA PROVA: 4 horas


NMERO DE INSCRIO TURMA NOME DO CANDIDATO

ASSINATURA DO CANDIDATO

...............................................................................................................................................................................................................
01 02 03 04 05 06 07 08 09 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 RESPOSTAS 21 22 23 24 25 26 27 28 29 30 31 32 33 34 35 36 37 38 39 40 -

w ww.pciconcursos.com.br

w ww.pciconcursos.com.br

LNGUA PORTUGUESA
O grfico a seguir referncia para as questes 01 e 02. Evoluo do indicador Populao de 15 a 24 anos

Ilustraes: Mario Kanno (Fonte: Instituto Paulo Montenegro/IBOPE)

01 - Segundo o grfico, INCORRETO afirmar: *a) Apenas um tero da populao brasileira entre 15 e 24 anos sai da escola com um nvel de alfabetizao considerado ideal. b) A escola brasileira razoavelmente bem sucedida ao preparar os jovens para a leitura e a escrita. c) Menos da metade da populao brasileira atinge o nvel funcional de alfabetizao, ou seja, domina os rudimentos bsicos de leitura e escrita. d) Em 2009, a populao brasileira apresentou um ndice de 15% de analfabetos ou quase-analfabetos. e) 2009 no foi o melhor ano da dcada para a escola brasileira, em termos de melhoria nos resultados de alfabetizao da faixa etria jovem. 02 - Atualmente, ainda possvel estabelecer equivalncia semntica entre o prefixo da palavra analfabeto e o prefixo da palavra: a) b) *c) d) e) analogia. androgenia. desumano. incorporar. depositar.

O texto a seguir referncia para as questes 03 e 04. Bilogas ressuscitam a teoria de Lamarck Jean Baptiste Pierre Antoine de Monet, Chevalier de Lamarck, nasceu em 1744 no seio de uma famlia de militares. Aps um ferimento, deixou a vida marcial e passou a estudar biologia e medicina. Seu primeiro livro, "Flore Franaise", foi publicado no ano de 1778. O volume lhe rendeu a indicao como professor responsvel no Museu Nacional de Histria Natural, experincia que proporcionou ao botnico algum conhecimento no campo da zoologia. Com isso, Lamarck desenvolveu a biologia e, em 1809, foi o primeiro a formular uma teoria da evoluo. Nela, a evoluo se baseava em dois princpios: a lei do uso e desuso e a lei da herana. As modificaes estruturais e adaptaes se iniciavam com a usabilidade de um rgo ou membro e, consequentemente, essas caractersticas eram passadas de pai para filho. Com as teorias de Darwin e o tratado "A Origem das Espcies", as ideias de Lamarck e o "lamarckismo" caram na obscuridade da histria das cincias. Mas hoje, 29, o lanamento de "Evoluo em Quatro Dimenses", livro no qual duas cientistas, Eva Jablonka e Marion J. Lamb, resolveram rever as teorias do injustiado naturalista francs. Segundo as autoras, o darwinismo precisa de uma reforma que passa pela incorporao do lamarckismo na teoria evolutiva. E afirmam que as novas descobertas da biologia molecular mostram que a evoluo vai alm da seleo de variaes casuais nos genes.
(Folhaonline, acesso em 21 mar. 2010.)

03 - A principal inteno do texto : a) b) *c) d) e) restabelecer a teoria de Lamarck. comparar as duas principais teorias de evoluo das espcies: Lamarck e Darwin. anunciar a publicao do livro Evoluo em Quatro Dimenses. advogar a importncia da biologia molecular. criticar as atitudes de Darwin em relao a Lamarck.

w ww.pciconcursos.com.br

04 - Com base nesse texto, numere a coluna da direita de acordo com sua correspondncia com a coluna da esquerda. 1. 2. 3. Lamarck. Darwin. Eva Jablonka e Marion J. Lamb. ( ) A evoluo se d por seleo de variaes genticas casuais. ( ) As hipteses do uso e desuso e da herana so refutadas, devido formulao de explicaes mais consistentes. ( ) A evoluo mais do que seleo de variaes aleatrias de genes. ( ) A adaptao leva os seres vivos a alterar ou desenvolver rgos. ( ) As teorias da evoluo devem ser reavaliadas.

Assinale a alternativa que apresenta a sequncia correta da coluna da direita, de cima para baixo. a) b) c) d) *e) 1 2 3 2 1. 3 3 3 1 2. 2 2 1 3 2. 1 3 1 2 3. 2 2 3 1 3.

05 - Abaixo esto algumas mudanas contempladas na reforma ortogrfica aprovada em 2008. Na sequncia, aparecem palavras do texto. Em que caso(s) a palavra teve a sua ortografia alterada devido regra que aparece sua esquerda? 1. 2. 3. 4. No se usa mais o acento dos ditongos abertos ei e oi das palavras paroxtonas ideia. No se usa mais o trema, sinal colocado sobre a letra u para indicar que ela deve ser pronunciada consequentemente. Nas palavras paroxtonas, no se usa mais o acento no i e no u tnicos quando vierem depois de um ditongo leitura. No se usa hfen quando o prefixo termina em vogal e o segundo elemento comea por consoante diferente de r ou s desuso.

Assinale a alternativa correta. a) *b) c) d) e) Somente a afirmativa 1 verdadeira. Somente as afirmativas 1 e 2 so verdadeiras. Somente as afirmativas 2, 3 e 4 so verdadeiras. Somente as afirmativas 2 e 3 so verdadeiras. Somente as afirmativas 3 e 4 so verdadeiras.

O texto a seguir referncia para as questes 06 e 07. Torcedoras dizem entender mais de futebol e brigar menos A paixo pelo futebol no algo exclusivo para homens, muito menos no Brasil, onde o esporte uma febre nacional. Ana Carla Portela, que faz locues de partidas para vdeos veiculados online, diz entender mais de futebol que muitos homens. Para ela, a ideia preconceituosa de que mulher que gosta de futebol "Maria chuteira" est menos presente na sociedade. A palmeirense Manuela Biz e a corintiana Luciana Hruby dividem apartamento h mais de sete meses e se orgulham, no s do conhecimento que tm sobre o esporte, como tambm de nunca ter brigado por causa dos times.
(Folhaonline, acesso em 21 mar. 2010.)

06 - Assinale a alternativa que melhor resume esse texto. Embora se constate que as mulheres briguem menos no campo de futebol, a alegao de que entendem do esporte mais do que os homens colocada em dvida pelo reprter nas entrelinhas do texto. A atividade de Ana Carla Portela usada para exemplificar o fato. b) Ana Carla Portela, Manuela Biz e Luciana Hruby so colocadas como exceo regra de que mulher que gosta de futebol Maria chuteira. Embora essa crena esteja menos presente na sociedade de hoje, ainda uma realidade. c) O fato de Manuela Biz e Luciana Hruby nunca terem brigado por causa de seus times apresentado como indcio a favor da tese de que as mulheres entendem mais de futebol do que os homens. *d) A reportagem procura desfazer a ideia de que o interesse pelo futebol seja uma prerrogativa dos homens e afirma que colocar apelidos depreciando o papel de mulheres interessadas por esse esporte puro preconceito. e) O texto procura retratar o futebol como paixo nacional. Exemplifica isso citando a harmonia que se estabelece entre duas torcedoras de times diferentes, como Manuela Biz e Luciana Hruby. 07 - Observe o uso do h no ltimo pargrafo do texto e considere as seguintes ocorrncias. 1. 2. 3. 4. H muito eles no ouviam falar do seu time. O Joel assinar o contrato com o time daqui h 3 meses. H quem diga que no consegue entender o resultado daqueles jogos. H dez quilmetros daqui encontraremos um restaurante. a)

Em que ocorrncia(s) acima a palavra grifada foi usada corretamente? a) b) c) d) *e) Somente em 2. Somente em 1 e 2. Somente em 2 e 4. Somente em 3 e 4. Somente em 1 e 3.

w ww.pciconcursos.com.br

O texto a seguir referncia para as questes 08 a 10. Prometeus, a revoluo da mdia Para estimular a reflexo acerca das modificaes socioculturais provocadas pela Internet, vale dar uma olhada no vdeo Prometeus, a revoluo da mdia (513). Trata-se de um pequeno filme que, mesclando fico cientfica com dados reais, levanta hipteses surreais, porm plausveis, acerca da fuso entre o real e o virtual. O vdeo tambm traz tona outras questes j efetivamente existentes sobre a Internet. Um exemplo o surgimento do prossumidor produtor e consumidor de informaes como agente modificador das relaes de comunicao de massa. [...]
(Filosofia, Cincia e Vida, ano IV, n 44.)
o

08 - O texto apresenta duas vezes a informao sobre: *a) b) c) d) e) a durao do vdeo. as modificaes socioculturais provocadas pela Internet. as relaes de comunicao de massa. o personagem do vdeo, Prometeus. o produtor do vdeo.

09 - A partir da afirmao de que o vdeo levanta hipteses surreais, porm plausveis, correto inferir: a) b) *c) d) e) O prossumidor puro exagero dos crticos que falam do mundo virtual. O vdeo retrata a vida dos internautas tal e qual. O filme apresenta situaes que no ocorrem realmente, mas poderiam ocorrer. O filme apresenta uma viso desprovida de crtica sobre as modificaes socioculturais em geral. O prossumidor revela o carter passivo das pessoas que se utilizam muito da Internet.

10 - Trata-se de um pequeno filme que, mesclando fico cientfica com dados reais, levanta hipteses surreais, porm plausveis, acerca da fuso entre o real e o virtual. Sem prejuzo do significado e da estrutura sinttica da sentena, a palavra porm poderia ser substituda por: a) *b) c) d) e) quando. todavia. pois. nem. portanto.

CONHECIMENTOS GERAIS E ATUALIDADES


11 - O objeto a seguir ser girado para uma posio diferente:

Qual das figuras abaixo pode ser o objeto original, aps o seu giro?

a)

b)

c)

d)

*e)

12 - Os nmeros na sequncia 2, 5, 8, ... aumentam de trs em trs. Os nmeros na sequncia 3, 8, 13, ... aumentam de cinco em cinco. O nmero 8 aparece nas duas sequncias. Continuando com os termos dessas sequncias, o prximo nmero que aparecer em ambas ser: a) b) c) *d) e) 13. 17. 18. 23. 26.

w ww.pciconcursos.com.br

13 - Na figura a seguir, 10 palitos de fsforo foram usados para se construir 3 quadrados em uma linha.

Utilizando 31 palitos de fsforo, ser possvel construir em uma linha: a) b) c) *d) e) 13 quadrados. 12 quadrados. 11 quadrados. 10 quadrados. 9 quadrados.

14 - Em outubro deste ano, o Brasil realizar eleies gerais. A partir das normas que regem o processo eleitoral brasileiro, identifique as afirmativas a seguir como verdadeiras (V) ou falsas (F). ( ) No primeiro turno das eleies para Presidente da Repblica e Governador dos Estados, ser considerado eleito o candidato que alcanar a maioria dos votos, sendo computados para esse clculo os votos brancos e nulos. ( ) Na eleio de 2010 haver a renovao de dois teros das vagas do Senado e de todas as vagas das Assembleias Legislativas. ( ) Os candidatos que concorrem a qualquer cargo nas eleies de 2010 esto proibidos de mudar de partido ou de domiclio eleitoral um ano antes das eleies. ( ) Nas eleies de 2010, a ocorrncia de segundo turno est restrita aos municpios com populao superior a 100 mil habitantes. ( ) Ho h limite para reeleies sucessivas de senadores, deputados federais e estaduais. Assinale a alternativa que apresenta a sequncia correta, de cima para baixo. a) b) *c) d) e) F F V V F. V V F V V. F V V F V. V F F F V. V V V F F.

15 - No inverno de 2009, a populao brasileira passou a enfrentar uma nova doena, a gripe H1N1. O Paran foi um dos estados mais afetados, com um ndice de mortalidade acima da mdia nacional. Em 2010, mesmo antes do perodo mais crtico de contaminao, o estado j registrava um nmero de mortes que o colocou em segundo lugar entre os estados brasileiros (8 mortes at 3 de abril, nmero superado apenas pelo Par, segundo a Gazeta do Povo de 10/04/2010). A populao foi orientada a tomar uma srie de cuidados para evitar a contaminao. Indique a alternativa que apresenta um desses cuidados. *a) Evitar tocar nos olhos, boca e nariz, principalmente aps usar transportes pblicos ou pegar no corrimo de escadas ou maaneta de portas. b) Higienizar as mos preferencialmente com lcool gel 70o, que mais eficiente do que gua e sabo. c) Manter as portas e janelas bem fechadas, para evitar que o vrus causador da doena penetre no ambiente. d) As pessoas que tiverem algum sintoma de gripe devem, inicialmente, tomar analgsicos e antitrmicos e, se os sintomas persistirem, procurar assistncia mdica. e) Evitar o uso de lenos, pois eles podem contaminar outras pessoas. 16 - O projeto Ficha Limpa, aprovado em maio de 2010, resultado de uma iniciativa popular: recebeu 1,6 milho de assinaturas e foi apresentado ao Congresso em setembro do ano passado. Com relao a esse projeto, identifique as afirmativas a seguir como verdadeiras (V) ou falsas (F). ( ) O projeto impede o registro de candidaturas de polticos com condenao por crimes graves aps deciso colegiada da Justia (mais de um juiz). ( ) Segundo o projeto, o candidato que for denunciado por algum crime durante o mandato e renunciar para evitar a cassao ter os direitos polticos preservados. ( ) A lei da Ficha Limpa entrar em vigor em 2012, para as eleies municipais. ( ) O projeto Ficha Limpa representa um avano para a reduo do nmero de polticos desonestos que ocupam cargos eletivos. Assinale a alternativa que apresenta a sequncia correta, de cima para baixo. a) b) c) d) *e) V V F V. F F V V. V F F F. F V V F. V F F V.

w ww.pciconcursos.com.br

17 - A campanha de vacinao contra a gripe H1N1, realizada pela primeira vez em 2010, no foi disponibilizada para a totalidade da populao. O critrio adotado para definir os grupos populacionais que foram includos na campanha foi: priorizar as faixas etrias com maior participao no mercado de trabalho, para evitar queda na produtividade da economia. b) vacinar preferencialmente as pessoas que tm um contato mais intenso com o pblico e esto mais expostas contaminao. c) priorizar os grupos que tm maior nmero de pessoas vivendo em condies precrias de higiene e com alimentao insuficiente. *d) priorizar os grupos que se mostraram mais vulnerveis contaminao em 2009 e que mais tiveram complicaes letais. e) dar prioridade populao dos estados que tiveram maior incidncia da doena na epidemia de 2009. 18 - Nos termos da Constituio Federal de 1988, a estabilidade do servidor pblico ser alcanada: aps dois anos de efetivo exerccio, para concursados ou no, desde que devidamente aprovados em estgio probatrio. *b) aps trs anos de efetivo exerccio, para os servidores nomeados por concurso pblico para cargo de provimento efetivo, desde que devidamente avaliados em estgio probatrio. c) aps trs anos de efetivo exerccio, para os servidores nomeados por concurso pblico para cargo de provimento em comisso, desde que devidamente avaliados em estgio probatrio. d) aps dois anos de efetivo exerccio, para os servidores nomeados por concurso para cargo, emprego ou funo pblica, desde que devidamente avaliados em estgio probatrio. e) atravs da Emenda Constitucional n 19/98 foi suprimida a estabilidade do servidor pblico. 19 - Grande debate surge sempre que autoridade pblica, em exerccio de sua funo, flagrada recebendo presente de um particular. Imagine-se, por exemplo, que um determinado representante do Poder Executivo municipal receba, de morador daquele municpio, certa quantidade de produtos agrcolas, produzidos na propriedade do muncipe, em sinal de respeito e afeio pelo Poder representado pela autoridade. Sobre esse assunto, correto afirmar: Desde que o muncipe tenha interesse pessoal, profissional ou empresarial em deciso que possa ser tomada pela autoridade presenteada, pode-se presumir que o presente no foi dado em funo do cargo. b) O fato de o muncipe manter relao comercial com o rgo representado pela autoridade no suficiente para fazer presumir um comportamento no tico daquele que recebe. c) No h impedimento para que a autoridade receba o presente, uma vez que comum na sociedade brasileira a demonstrao de admirao pelos investidos em funes pblicas, especialmente por meio de homenagens e ddivas. *d) A autoridade deve recusar os produtos oferecidos, independentemente do valor que possuam. e) Desde que o muncipe no tenha interesse pessoal, profissional ou empresarial em deciso que possa ser tomada pela autoridade presenteada, mas seja representante legal de empresa que o tenha, no se pode presumir que o presente no foi dado em funo do cargo. 20 - Segundo o captulo constitucional dos Direitos e Deveres Individuais e Coletivos, assinale a alternativa correta. livre a expresso da atividade intelectual, dependendo da prvia licena do Poder Pblico para o seu exerccio. A liberdade de exerccio de qualquer ofcio no Brasil plena, no cabendo ao Poder Pblico impor qualquer espcie de condio, mesmo por intermdio de lei. c) No existe nenhuma vedao constitucional especfica ao exerccio pleno da liberdade de associao para fins lcitos. d) Ningum poder ser compelido a associar-se ou permanecer associado, exceto nos casos dos respectivos sindicatos. *e) As associaes, desde que expressamente autorizadas, tm legitimidade para representar seus filiados judicial ou extrajudicialmente. a) b) a) a) a)

AVALIAO SITUACIONAL
21 - Um servidor efetivo, j ocupando um cargo em comisso, foi convidado a ocupar um cargo em comisso e precisa esclarecer o que a Lei especfica do municpio lhe garante. Considere a Lei 1.703/2006, que estabelece o Regime Jurdico do Servidor Pblico do Municpio de Araucria, em seu artigo 9o, e assinale a alternativa correta. O servidor ocupante de um cargo em comisso poder ocupar outro cargo em comisso, desde que no exceda a dois, recebendo a remunerao de ambos durante o perodo em que ocupar esses cargos. *b) O servidor ocupante de um cargo em comisso poder ocupar outro cargo em comisso, mas ter que optar pela remunerao de um deles durante o perodo em que estiver ocupando ambos os cargos. c) O servidor ocupante de um cargo em comisso no poder ocupar outro cargo em comisso, sob pena de incorrer em acmulo de cargos. d) O servidor ocupante de um cargo em comisso, para poder ocupar outro cargo em comisso, dever entrar com pedido de licena do cargo anteriormente ocupado, que continuar em vacncia at seu retorno. e) O servidor ocupante de um cargo em comisso poder ocupar outro cargo em comisso, mas ter a remunerao do segundo cargo ocupado reduzida em 50%. a)

w ww.pciconcursos.com.br

22 - Uma servidora efetiva do municpio de Araucria sofreu acidente fora do local e do horrio de trabalho, o que gerou perda de sua capacidade laborativa para as funes que desempenhava, e aguarda a anlise de sua situao. Considere a Lei n 1.703, de 2006, que define o Regime Jurdico do Servidor Pblico do Municpio de Araucria, em seu artigo 101, e avalie quais, entre os itens a seguir, sero levados em conta para garantir ateno mdica para a recuperao da servidora acidentada. 1. 2. 3. 4. 5. Em execuo de ordem ou realizao de servio sob autoridade do municpio. Em prestao espontnea de qualquer servio no horrio previsto para sua funo, sem ter havido comunicao prvia do servidor ao sistema. Em realizao de estudos eventuais que impliquem melhoria de sua funo em outro municpio, fora do horrio do servidor, sem prvia notificadas ao Sistema. Em trajeto da residncia para o local de trabalho ou deste para aquela, qualquer que seja o meio de locomoo, inclusive veculo de propriedade do servidor. O fato de ser concursado garante ao servidor efetivo ateno mdica para recuperao em qualquer situao em que venha a se envolver em acidentes, independentemente de local, de horrio e da atividade em que estiver envolvido no momento do acidente.

Esto corretos os itens: a) b) c) *d) e) Somente 5. Somente 1, 3 e 4. Somente 2, 4 e 5. Somente 1 e 4. Somente 1 e 5.

23 - Um servidor efetivo do Municpio de Araucria assumiu seu cargo recentemente e no tem clareza sobre sua associao sindical e os direitos que lhe so inerentes. Leve em conta o exposto na Lei n 1.703, de 2006, que define o Regime Jurdico do Servidor Pblico do Municpio de Araucria, em seu artigo 209, e identifique as afirmativas a seguir como verdadeiras (F) ou falsas (F). 1. 2. 3. 4. O servidor tem direito a ser representado pelo sindicato, inclusive como substituto processual. garantida a inamovibilidade do dirigente sindical, at um ano aps o final do mandato, exceto se a pedido do servidor. Pode ser descontado em folha, sem nus para a entidade sindical municipal a que for filiado, o valor das mensalidades e contribuies definidas em assembleia geral da categoria de acordo com a legislao vigente e mediante autorizao expressa do servidor. Como servidor concursado no municpio, sua associao sindical compulsria, segundo lei municipal especfica.

Assinale a alternativa que apresenta a sequncia correta, de cima para baixo. *a) b) c) d) e) V V V F. F F V F. V V F V. F F V V. V V F F.

24 - Um servidor efetivo ficou bastante preocupado quando foi informado de que o cargo que ocupava seria extinto, pois foi considerado desnecessrio na nova organizao administrativa do municpio. Com base na Lei n 1.703, de 2006, que define o Regime Jurdico do Servidor Pblico do Municpio de Araucria, em seus artigos 30 a 32, identifique as situaes abaixo como verdadeiras (V) ou falsas (F). ( ) O servidor estvel ficar em disponibilidade com remunerao proporcional ao tempo de servio at seu adequado aproveitamento em outro cargo em funo das atribuies e vencimentos compatveis com o cargo anteriormente ocupado. ( ) O servidor estvel ficar em disponibilidade com remunerao proporcional ao tempo de servio at seu adequado aproveitamento em outro cargo e, na hiptese do novo cargo ser de vencimentos mais elevado, havendo compatibilidade na formao profissional, haver a adequao dos vencimentos. ( ) Ser tornado sem efeito o aproveitamento e cassada a disponibilidade quando o servidor no entrar em exerccio no prazo mximo de 30 dias, contados da cincia ou da publicao em rgo oficial do municpio, aquele que ocorrer primeiro, salvo doena comprovada por junta mdica oficial, quando ento pode o prazo ser prorrogado por igual perodo. ( ) Enquanto estiver em disponibilidade, aguardando aproveitamento em outro cargo, o servidor poder exercer atividades externas remuneradas durante o horrio de trabalho, sem prejuzo de seu vnculo pblico. ( ) O servidor ser demitido a partir da extino de seu cargo, garantidos seus direitos em relao ao tempo efetivamente desempenhado na funo. Assinale a alternativa que apresenta a sequncia correta, de cima para baixo. a) b) *c) d) e) V V V F F. F F F V V. V F V F F. F F V F V. V V F V V.

w ww.pciconcursos.com.br

25 - Constatou-se, atravs de inspeo mdica oficial, que um servidor efetivo do municpio de Araucria, aps sucessivos tratamentos mdicos, teve perda gradual de capacidades mentais para exercer suas funes. Considere o disposto na Lei n 1.703, de 2006, em seu artigo 26, que estabelece a readaptao e o reaproveitamento do servidor em funo de perda de capacidades fsicas ou mentais, e identifique as afirmativas a seguir com verdadeiras (V) ou falsas (F). ( ) Se julgado incapaz para o servio pblico, o readaptando ser aposentado. ( ) A readaptao ser efetivada em funo de atribuies afins com aquela ocupada pelo readaptando, respeitada a habilitao exigida para o nvel de escolaridade e equivalncia de vencimentos. ( ) A readaptao ser efetivada levando em conta os vencimentos da funo anterior do readaptando, respeitandose a nova condio do servidor, que passar a ser acompanhado por equipe de reabilitao do municpio com vistas sua incluso no trabalho. ( ) Na hiptese de inexistncia de vaga, o servidor municipal exercer suas atribuies como excedente at ocorrncia de vaga. ( ) Se julgado incapaz para o servio pblico, o servidor ser demitido com direitos trabalhistas proporcionais ao tempo efetivamente trabalhado. Assinale a alternativa correta. a) b) c) *d) e) V V V F F. F F V F V. F V F F V. V V F V F. V F F V F.

26 - Paulo foi aprovado em um concurso pblico para uma vaga de provimento efetivo em uma secretaria da Prefeitura Municipal de Araucria, se apresentando para o exerccio cinco dias teis aps a posse. Nesse caso, deve a Administrao Municipal: a) *b) c) d) e) atestar o efetivo incio do exerccio do servidor. exonerar o servidor. cancelar o ato de nomeao do servidor e convocar o prximo colocado na lista de classificao. descontar a remunerao dos quatro dias teis de ausncia injustificada. reduzir em quatro dias o perodo de frias do servidor.

27 - Um servidor efetivo do Municpio de Araucria est passando por avaliao de sua conduta no trabalho, correndo o risco de sofrer demisso. A Lei n 1.703, de 2006, que define o Regime Jurdico do Servidor Pblico do municpio de Araucria, estabelece, em seu artigo 155, doze critrios para demisso do servidor do municpio. Das alternativas listados abaixo, dentre as elencadas pela Lei citada, assinale aquela que NO implica em ressarcimento pelo servidor ao errio, sem prejuzo da ao penal cabvel. *a) b) c) d) e) Inassiduidade habitual. Improbidade administrativa. Aplicao irregular de dinheiro pblico. Leso aos cofres pblicos e dilapidao do patrimnio municipal. Corrupo.

28 - Um atendente social recusou-se injustificadamente a ser submetido inspeo mdica determinada pelo diretor de sua unidade. Nesse caso, assinale a alternativa correta qual esse servidor est sujeito. a) *b) c) d) e) Suspenso de at 30 (trinta) dias e multa. Suspenso de at 15 dias. Advertncia verbal e demisso. Suspenso de 30 dias. Multa e destituio do cargo em comisso.

29 - Tendo sido aprovado(a) em concurso pblico da Prefeitura Municipal de Araucria, aps a publicao do ato de provimento voc tem 30 dias para tomar posse do cargo. Caso a posse no ocorra nesse prazo: a) b) *c) d) e) anula-se a sua classificao no referido concurso. voc ser demitido(a). torna-se sem efeito o ato de provimento. voc ser exonerado(a). fica a teu critrio negociar uma nova data de posse, caso ainda queira assumir o cargo.

30 - Um servidor pblico que ocupava o cargo de atendente social na Prefeitura de Araucria aposentou-se por invalidez, porm decidiu retornar atividade aps uma junta mdica oficial ter declarado sem valor os motivos da aposentadoria. Nesse caso, o retorno desse servidor um caso de: a) *b) c) d) e) readaptao. reverso. exonerao. reintegrao. reconduo.

w ww.pciconcursos.com.br

10

CONHECIMENTO ESPECFICO
31 - A Lei de Diretrizes e Bases da Educao Nacional (LDBEN), n 9.394, de 1996, disciplinou a educao, conforme seu artigo 1, em uma abrangncia especfica: a) b) c) *d) e) de convivncia humana e da vida familiar. de formao profissional em todas as etapas. de movimentos sociais e de organizaes da sociedade civil. da educao escolar. da educao escolar e no-escolar.

32 - A LDBEN n 9.394, de 1996, em relao ao Direito Educao e ao Dever de Educar, estabelece oito garantias. Entre as garantias abaixo relacionadas, assinale aquela que foi modificada por leis posteriores em relao ao ano de terminalidade. Ensino fundamental obrigatrio e gratuito, inclusive para os que a ele no tiveram acesso na idade prpria. Progressiva extenso da obrigatoriedade e gratuidade ao ensino mdio. Atendimento educacional especializado gratuito aos educandos com necessidades especiais, preferencialmente na rede regular de ensino. *d) Atendimento gratuito em creches e pr-escolas s crianas de zero a seis anos de idade. e) Educao de Jovens e Adultos. 33 - A concepo pedaggica scio-histrica, tambm conhecida como teoria histrico-social, teve como um de seus sistematizadores o autor sovitico Vygotsky, no incio do sculo XX. Assinale a alternativa que contm a obra que pertence a esse autor: a) b) *c) d) e) Pensamento e aprendizagem. Pensamento infantil. Pensamento e linguagem. Pensamento juvenil. Pensamento educacional. a) b) c)

34 - Uma das teses centrais desenvolvidas por Vygotsky ao sistematizar a concepo scio-histrica de psicologia e pedagogia a da zona de desenvolvimento proximal ou potencial. Assinale a alternativa que expressa a tese da zona de desenvolvimento proximal ou potencial. a) A criana explora o mundo e a partir dessa explorao constri seu conhecimento. *b) Aquilo que a criana consegue resolver com o auxlio das mediaes do adulto indica aquilo que poder resolver em breve tempo sozinha, com autonomia. c) A aprendizagem da criana determinada por seu estgio biolgico de desenvolvimento. d) A aprendizagem da criana ocorre a partir de estmulos positivos e do reforo das respostas adequadas. e) A modificao do comportamento indica que houve aprendizagem. 35 - A Lei n 8.069, de 13 de julho de 1990, que dispe sobre o Estatuto da Criana e do Adolescente e d outras providncias, destina-se a garantir proteo integral criana e ao adolescente. Entre os princpios da concepo de proteo integral, encontra-se o de que a criana e o adolescente so sujeitos de direitos. Considerando essas informaes, assinale a alternativa que SE OPE ao princpio citado. A criana e o adolescente gozam de todos os direitos fundamentais inerentes pessoa humana, sem prejuzo da proteo integral de que trata essa Lei. b) Na interpretao dessa Lei, levar-se-o em conta os fins sociais a que ela se dirige, as exigncias do bem comum, os direitos e deveres individuais e coletivos e a condio peculiar da criana e do adolescente como pessoas em desenvolvimento. *c) O adolescente que cometer ato infracional no poder sofrer penalizaes, por estar em processo de desenvolvimento. d) Nos casos expressos em Lei, aplica-se esse estatuto s pessoas entre dezoito e vinte e um anos de idade. e) A criana e o adolescente so prioridades absolutas. 36 - A Lei n 8.069, de 13 de julho de 1990, que dispe sobre o Estatuto da Criana e do Adolescente e d outras providncias, define em seu artigo 19, relativo ao Direito Convivncia Familiar e Comunitria, que toda criana ou adolescente tem direito a ser criado e educado no seio de sua famlia, e, excepcionalmente, em famlia substituta, assegurada a convivncia familiar e comunitria, em ambiente livre de pessoas dependentes de substncias entorpecentes. Em relao a esse tema, assinale a alternativa que est EM OPOSIO ao atendimento desse direito. Os filhos, havidos ou no de relao de casamento, ou por adoo, tero os mesmos direitos e qualificaes, proibidas quaisquer designaes discriminatrias relativas filiao. b) Aos pais incumbe o dever de sustento, guarda e educao dos filhos menores, cabendo-lhes, ainda, no interesse destes, a obrigao de cumprir e fazer cumprir as determinaes judiciais. *c) A falta ou a carncia de recursos materiais constitui motivo suficiente para a perda ou a suspenso do ptrio poder. d) A colocao em famlia substituta far-se- mediante guarda, tutela ou adoo, independentemente da situao jurdica da criana e do adolescente, nos termos dessa Lei. e) O ptrio poder ser exercido, em igualdade de condies, pelo pai e pela me, na forma que dispuser a legislao civil, assegurando a qualquer deles o direito de, em caso de discordncia, recorrer autoridade judiciria competente para a soluo de divergncias. a) a)

w ww.pciconcursos.com.br

11

37 - O Estatuto da Criana e do Adolescente (Lei n 8.069/90) estabelece em seu artigo 18 que dever de todos velar pela dignidade da criana e do adolescente, pondo-os a salvo de qualquer tratamento desumano, violento, aterrorizante ou constrangedor. E, em seu artigo 232, estabelece a seguinte pena para a violao do artigo 18: a) b) *c) d) e) prestao de servios comunitrios. deteno de dois a seis meses. deteno de seis meses a dois anos. reparao por indenizao. Deteno de um ms.

38 - O documento que define as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educao das Relaes tnico-Raciais e para o ensino da Histria e Cultura Afro-Brasileira e Africana (2004) destaca: (...) que se entende por raa a construo social forjada nas tensas relaes entre brancos e negros, muitas vezes simuladas como harmoniosas, nada tendo a ver com o conceito de raa cunhado no sculo XVIII e hoje sobejamente superado. Cabe destacar que o termo raa utilizado com frequncia nas relaes sociais brasileiras para informar como determinadas caractersticas fsicas, como a cor da pele e tipo de cabelo, entre outras, influenciam, interferem e at mesmo determinam o destino e o lugar social dos sujeitos no interior da sociedade brasileira. Contudo, o termo foi ressignificado pelo Movimento Negro que, em vrias situaes, o utiliza com um sentido poltico e de valorizao do legado deixado pelos africanos. A partir desse texto, identifique as afirmativas a seguir como verdadeiras (V) ou falsas (F). ( ) A complexidade do processo de construo da identidade negra em nosso pas marcada por uma sociedade que, para discriminar os negros, utiliza-se tanto da desvalorizao da cultura de matriz africana como dos aspectos fsicos herdados pelos descendentes africanos. ( ) O racismo e a discriminao contra os negros um mito, pois o Brasil um pas democrtico, que garante oportunidades iguais para todos os brasileiros, dependendo do esforo de cada um em sua participao plena na sociedade. ( ) Os negros se discriminam entre si e discriminam os brancos, sendo portanto racistas tambm, perpetuando uma luta que j se esgotou com a abolio da escravatura. ( ) No perodo ps-abolio no Brasil, foram formuladas polticas que visavam o branqueamento da populao pela eliminao simblica e material da presena dos negros. Nesse sentido, possvel que pessoas negras sejam influenciadas pela ideologia do branqueamento e, assim, tendam a reproduzir o preconceito de que so vtimas. Assinale a alternativa que apresenta a sequncia correta, de cima para baixo. *a) b) c) d) e) V F F V. F V F V. V F V V. F V F F. F F F F.

39 - Segundo as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educao das Relaes tnico-Raciais e para o ensino da Histria e Cultura Afro-Brasileira e Africana (2004): A obrigatoriedade de incluso da disciplina Histria e Cultura Afro-Brasileira e Africana nos currculos da Educao Bsica trata-se de deciso poltica, com fortes repercusses pedaggicas, inclusive na formao de professores. Com esta medida, reconhece-se que, alm de garantir vagas para os negros nos bancos escolares, preciso valorizar devidamente a histria e cultura de seu povo, buscando reparar danos, que se repetem h cinco sculos, sua identidade e a seus direitos. A partir desse texto, identifique as afirmativas a seguir como verdadeiras (V) ou falsas (F). ( ) A relevncia do estudo de temas decorrentes da histria e cultura afro-brasileira e africana no se restringe populao negra, ao contrrio, diz respeito a todos os brasileiros. ( ) A incluso dessa disciplina na Educao Bsica significa to somente o acrescentamento de novos contedos referentes histria e cultura afro-brasileira e africana aos demais contedos j existentes nesse nvel de ensino, bastando para isso que sejam ajustados os planos de ensino das escolas. ( ) Os projetos pedaggicos das escolas devero articular, alm dos contedos, tambm vivncias, relaes comunitrias e a participao de estudiosos e representantes do Movimento Negro. ( ) A introduo da disciplina Histria e Cultura Afro-Brasileira e Africana na Educao Bsica obrigatria como oferta para o sistema educacional e para a escola, e optativa para os educandos, cabendo aos pais ou responsveis autorizarem seus filhos ou dependentes a efetuar matrcula nessa disciplina. ( ) Todo professor que se interesse pelo assunto estar qualificado para ministrar essa disciplina. Assinale a alternativa que apresenta a sequncia correta, de cima para baixo. a) *b) c) d) e) V F F V F. V F V F F. V F V V V. F V F V F. F V V F V.

w ww.pciconcursos.com.br

12

40 - O Plano Nacional de Enfrentamento da Violncia Sexual Infanto-Juvenil (2002) explicita em seu histrico que: A violncia sexual contra crianas e adolescentes no Brasil teve sua expresso poltica na dcada de 90, quando esse fenmeno, fruto de desigualdades sociais, de gnero, de raa e etnia, foi includo na agenda da sociedade civil como questo relacionada luta nacional e internacional pelos direitos humanos de crianas e de adolescentes, preconizados na Constituio Federal Brasileira, no estatuto da Criana e do Adolescente (Lei 8.069/90) e na Conveno Internacional dos Direitos da Criana. Com base nisso, identifique as afirmativas a seguir como verdadeiras (V) ou falsas (F). ( ) A participao da sociedade civil no controle e na denncia da violncia sexual contra crianas e adolescentes deve se concentrar fora do espao fsico da escola, visto que esta se relaciona com seus educandos de modo muito especfico e com a superviso de vrios profissionais, inexistindo, portanto, tal risco. ( ) O CONANDA (Conselho Nacional de Direitos da Criana e do Adolescente) e os Conselhos de Direitos Estaduais e Municipais so instncias de deliberao, controle e acompanhamento desse Plano Nacional. ( ) Os espaos de maior risco de violncia sexual contra crianas e adolescentes so os de lazer e turismo. ( ) A ao preventiva bsica em relao violncia sexual contra crianas e adolescentes possibilitar que esses sujeitos sejam educados para o fortalecimento da sua autodefesa. Assinale a alternativa que apresenta a sequncia correta, de cima para baixo. a) b) *c) d) e) F F F V. V F V F. F V F V. V V F V. F V V F.

QUESTO DISCURSIVA 01
Trnsito mata uma pessoa a cada 20 horas em Curitiba O trnsito mata uma pessoa a cada 20 horas, em mdia, em Curitiba. S em 2008 foram 424 mortes em decorrncia da violncia nas ruas da capital paranaense, cidade com a 9 maior taxa de mortalidade do pas, segundo o ltimo ranking nacional. Os dados, levantados pela Secretaria Municipal de Sade a partir dos registros de bitos, surpreendem, j que mostram um nmero quatro vezes superior ao nmero de mortes conhecido e divulgado pelo Batalho de Polcia de Trnsito (BPTran) at ento. Em 2008, segundo o BPTran, foram 98 bitos. A diferena ocorre porque o rgo limita-se a contabilizar as mortes no local do acidente, excluindo, portanto, as que ocorrem em hospitais. Para o especialista em programas de segurana no trnsito J. Pedro Corra, os nmeros revelam uma realidade preocupante. Ele diz que pases desenvolvidos registram uma taxa de mortalidade de cinco pessoas a cada grupo de cem mil. No Brasil, a taxa mdia de 19. Curitiba ultrapassa a mdia nacional, com uma taxa de 22,4 mortes no trnsito a cada cem mil habitantes. Os nmeros assustam e mostram que o trnsito um problema de sade pblica. Todos os anos, o Brasil registra cerca de 35 mil mortes. Para cada morte, estima-se que outras dez pessoas fiquem feridas. Em Curitiba, esse nmero ainda maior. Em 2008, os acidentes deixaram 9.325 pessoas feridas, uma mdia de 1 morte a cada 22 feridos, aproximadamente. como se uma pessoa ficasse ferida a cada hora em algum canto da cidade, vtima de um acidente de trnsito. Uma pesquisa feita pelo Hospital de Clnicas da Faculdade de Medicina da Universidade de So Paulo mostra que o custo mdio da internao hospitalar de uma vtima de acidente de trnsito de quase R$ 48 mil. Quando a vtima necessita de internao em unidade de terapia intensiva (UTI), o que acontece em 18% dos casos, os gastos podem chegar a R$ 226 mil. Tantas mortes e vtimas no tm contribudo para que o comportamento no trnsito mude. A forma como a sociedade enxerga o trnsito pode explicar isso, segundo a professora Iara Thielen, coordenadora do Ncleo de Psicologia do Trnsito da Universidade Federal do Paran. Ns, como sociedade, consentimos com essa mutilao. Ns aceitamos as mortes no trnsito como acidentes, quando no so. Ns ouvimos todos os dias que essas mortes so evitveis, mas no acreditamos que o nosso comportamento que gera isso, explica. Se o comportamento descrito pela psicloga comum ao ser humano, por que os nmeros de mortalidade no trnsito so altos em Curitiba? A presidente da Associao Brasileira de Medicina do Trfego no Paran (Abramet-PR), Ana Maria Kerr Saraiva Szymamski, arrisca uma explicao. O sistema virio da cidade no acompanhou o crescimento da frota, afirma. Ns temos um sistema virio semelhante ao de Goinia e ao de Braslia, com vias rpidas e, por isso, as nossas taxas so parecidas com as dessas cidades. J So Paulo, por exemplo, tem um indicador baixo porque a quantidade de carro to grande que a velocidade no trnsito muito baixa, explica Vera. (...)
(Gazeta do Povo 28 set. 2009.)

w ww.pciconcursos.com.br

13

A partir da leitura do texto, escreva uma carta endereada coluna do leitor do jornal Gazeta do Povo, manifestando sua opinio sobre o problema do ndice de mortes no trnsito na cidade de Curitiba. Seu texto deve: fazer referncia aos dados apresentados no texto; propor e justificar trs aes que possam contribuir para a reduo das mortes no trnsito; ter entre 12 e 15 linhas. NO assine a carta.

A R

C S

N U

O H

Limite mnimo

w ww.pciconcursos.com.br

Potrebbero piacerti anche