Sei sulla pagina 1di 6

A evoluo das embalagens

Grupo: Carolina Antonino Maria Carolina Santoro Maria Alice

Introduo

A embalagem a grande responsvel pela venda espontnea de um produto. Nela, preciso estar muito bem aplicado o conceito e benefcios para que o produto a venda encha os olhos do cliente que passeia entre as prateleiras. De um modo bem simples, ela a roupa do produto. Com base neste fundamento, as marcas esto sempre de olho no que tendncia e vo adaptando-se ao que o consumidor final pede: beleza e funcionalidade.

H mais de 10 mil anos surgiram s primeiras embalagens. Eram coletadas na natureza, como cascas de coco ou conchas do mar. Com a evoluo do homem, surgiu a segunda gerao de embalagens tigelas de madeira, cestas de fibras naturais, bolsas de peles de animais e potes de barro, a ser agregadas formas e tcnicas de envolver os produtos. Os artesos srios, por volta do primeiro sculo depois de Cristo, deram novos formatos e espessuras ao vidro. Materiais como cobre, ferro e estanho surgiram na mesma poca, mas s na modernidade que comearam a ter um papel importante na produo de embalagens. Um dos principais motivos dessa evoluo foi permitir que os produtos alimentares mantivessem a sua estabilidade no transporte entre as indstrias e os consumidores. As embalagens de papel e papelo atenderam a esses requisitos. Elas podiam conter quantidades previamente pesadas de vrios tipos de produtos, eram fceis de estocar, transportar e empilhar, alm de serem higinicas. O plstico surgiu no ps-guerra. As resinas plsticas, como polietileno e polister ampliaram o uso dos invlucros transparentes (iniciado na dcada de 20 com o celofane), a permitir a oferta de embalagens numa infinidade de formatos e tamanho.

No Brasil, at 1945 poucos produtos eram comercializados pr-acondicionados. Na indstria de alimentos, os principais eram o caf torrado e modo, acar refinado, extrato de tomate, leite em garrafa, leo de semente de algodo e vinagre. Quase todos os produtos de primeira necessidade eram vendidos a granel, pesados no balco e embrulhados em papel tipo manilha ou em sacos de papel. A partir dos anos 60, cresce a produo de embalagens plsticas. Dos anos 70 at os dias atuais, a indstria brasileira est a acompanhar as tendncias mundiais ao produzir embalagens com caractersticas especiais, como as de uso em fornos de microondas, tampas removveis manualmente, proteo contra luz e calor e evidncia de violao.

Historicamente, as embalagens mudaram de acordo com a evoluo tecnolgica e as condies do mercado de cada gerao. Antigamente as embalagens eram apenas um lugar para armazenar o produto, hoje as embalagens tem as funes de: armazenar, informar, promover, preservar, valorizar, transportar, identificar. A embalagem passa a ser mais funcional. A embalagem passa a vender o produto sozinha. surgiram embalagens reciclveis e biodegradveis.

MUDAM-SE OS TEMPOS, EVOLUI A EMBALAGEM H muito tempo que mantemos o mesmo compromisso. Desde o lanamento de NIVEA Milk, em 1963, que apostamos na qualidade e desenvolvimento do produto, sem esquecer a importncia da embalagem. O contedo, sem descurar a forma e o seu design - uma embalagem moderna. Ao longo dos anos, temos trabalhado com os melhores designers do mercado, inovando e acompanhando as tendncias de cada poca. Primeiro com as embalagens que reflectiam as lmpadas de lava na dcada de 1960, depois as lgrimas arredondadas nos anos 70 e 80, seguidos pelo design arrojado dos anos 90. Hoje, as curvas suaves e a nova embalagem combinam a geometria pura com uma forma humana, criando uma ligao clara entre o passado e o futuro.

O novo design tambm reflete o compromisso da NIVEA com a sustentabilidade, com a optimizao do transporte e reduo do uso de materiais: - Vamos reduzir o nmero de paletas para 12.600 por ano, decrescendo assim 585 toneladas de emisses de CO2 por ano * - Reduzimos as embalagens at 15%, economizando mais de 350 toneladas de plstico por ano - Reduzimos o consumo de material de etiquetas em 23% em trs quartos dos nossos produtos - Usamos materiais 100% reciclveis * O clculo baseado nas emisses mdias de CO2 por palete e pista. Estes dados so calculados a partir de uma mdia de quilmetros percorrida por modo (por exemplo, camio ou navio) e pista, assim como a mdia da utilizao de transporte na respectiva faixa, utilizando factores de emisso, conforme publicados pela Defra.

Potrebbero piacerti anche