Sei sulla pagina 1di 3

UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIS ESCOLA DE ENGENHARIA ELTRICA, MECNICA E DE COMPUTAO

Partida de um Motor de Induo Trifsico por Chave Estrela-Tringulo Automtica


Fabrcio Rodrigues; Leonardo Gonalves.
Resumo - Este relatrio refere-se experincia 11 de

laboratrio de Instalaes Eltricas, referente partida de um motor de induo trifsico por chave estrela-tringulo automtica. Essa experincia tem por objetivo montar a chave estrela-tringulo, observar o comportamento da corrente de partida e tirar concluses. Para tanto, montou-se o diagrama de comando e verificou-se o seu funcionamento, depois montou-se o diagrama principal (fora) e verificou-se o seu funcionamento.
Palavras-chave chave estrela-tringulo, corrente e tenso de partida, corrente e tenso de regime, motor trifsico, rotao de motor, circuito de comando, circuito de fora.

I. INTRODUO Para motores com potncia nominal de at 5 cv, a maioria das concessionrias de energia eltrica permite a partida direta do motor, ou seja, com a tenso de alimentao da rede. O comando pode ser local, com uso de disjuntores, ou distncia, com o auxlio de botoeiras e contatores. No Estado de Gois a norma NTC 04 da concessionria CELG determina que devero ser utilizados dispositivos para reduo da corrente de partida em motores trifsicos com potncia superior a 7,5 cv (aproximadamente 5,5 kW) para a tenso de linha de 380 V. Um desses dispositivos a partida por chave estrela-tringulo. A partida estrela-tringulo um mtodo de partida de motores eltricos trifsicos, que utiliza uma chave de mesmo nome. Esta chave, que pode ser manual ou automtica, interligada aos enrolamentos do motor, que devem estar acessveis em 6 terminais. A chave de partida estrela tringulo destina-se partida de motores trifsicos com rotor em gaiola e tem como objetivo diminuir os efeitos da partida na instalao eltrica. Para a partida com chave estrela - tringulo fundamental que o motor tenha seis terminais acessveis e disponha de dupla tenso, por exemplo, 220/380V, 380/660V ou 440/760V. O motor inicialmente ligado em estrela at que alcance uma velocidade prxima da velocidade de regime, quando ento essa conexo desfeita e o motor ligado em tringulo. Durante a partida em estrela, o conjugado e a corrente de partida ficam reduzidos a 1/3 de seus valores nominais. Neste caso, um motor s pode partir atravs de uma chave estrela - tringulo quando o conjugado na ligao estrela for superior ao conjugado da carga do eixo. Devido ao baixo conjugado de partida a que fica submetido o motor, as chaves estrela tringulo so mais adequadas para motores com partida em vazio. A Partida Estrela-tringulo no pode ser utilizada em

qualquer situao. necessrio que o motor tenha disponvel pelo menos seis terminais dos enrolamentos e que a tenso nominal (tenso da concessionria) seja igual tenso de tringulo do motor. Um ponto importantssimo em relao a este tipo de partida de motor eltrico trifsico, que o fechamento para tringulo noventa por cento da rotao nominal. Logo, o ajuste de tempo de mudana estrela-tringulo dever estar baseado neste fato. O uso de um tacmetro essencial nesta tarefa na primeira vez que for testar o sistema com carga. A mudana da configurao para tringulo sem que o motor tenha atingido este percentual de rotao provocaria pico de corrente praticamente igual ao que teria se usasse partida direta. Se o motor em questo no preenche este quesito por conta da carga instalada, conveniente que seja usado outro tipo de partida como: Chave compensadora, Soft-starter ou at mesmo um Inversor de frequncia nesta funo. As vantagens da utilizao da partida por chave estrelatringulo so: Custo reduzido, elevado nmero de manobras, corrente de partida reduzida a 1/3 da nominal e dimenses relativamente reduzidas. As desvantagens so: aplicao especfica a motores com dupla tenso nominal e que disponham de seis terminais acessveis, conjugado de partida reduzido a 1/3 do nominal, a tenso da rede deve coincidir com a tenso em tringulo do motor, o motor deve alcanar pelo menos, 90% de sua velocidade de regime para que, durante a comutao, a corrente de pico no atinja valores elevados, prximos, portanto, da corrente de partida com acionamento direto. II. MTODOS E RESULTADOS Todos os materiais utilizados pertencem ao Laboratrio de Instalaes Eltricas da EMC, e esto listados: Motor trifsico; Contator com: 3NA(fora); 2NA e 2NF (comando)+ 2NF; bobina para 220V; Botoeira 1NA+1NF; Rel bimetlico Rel de tempo (temporizador); Cabos; Ampermetro; Voltmetro; Fusveis.

Considerando o circuito apresentado na Figura 1 verificou-se seu funcionamento:

III. FUNCIONAMENTO E RESULTADOS Com o circuito montado e em correto funcionamento possvel acionar o motor de induo (dar partida) local ou remotamente. Ao pressionar a botoeira b1 o operador d incio ao processo de partida com a chave estrela-tringulo. O motor inicia seu funcionamento sendo alimentado com tenso reduzida e aps cerca de 10 segundos, realizada a comutao pelo circuito de comando para que ele seja alimentado com a tenso nominal (220 em ligao delta). Para o melhor entendimento do diagrama de comando e fora propostos para o experimento, as etapas da partida sero detalhadas a seguir: Com o motor fora de funcionamento, aciona-se a botoeira b1 e se d incio ao processo de partida. A bobina principal da chave contatora k3 energizada, alterando o estado inicial de seus contatos auxiliares 13-14 (fecha) e 31-32 (abre), energizando assim os contatos principais da chave contatora k1 e efetivando o selo deste contator. Neste momento os contatos de fora de k1 estaro conectados rede eltrica e ao MIT, em ligao estrela, acendendo a lmpada amarela (terminais 1-2 k1). Aps os contatos principais de k3 serem sensibilizados, ocorre a mudana de estado dos contatos auxiliares deste dispositivo, fazendo com que estes contatos energizem os contatos principais do rel de tempo, iniciando uma contagem de aproximadamente 10 segundos. No fim desta contagem, o rel de tempo disparado, fazendo com que a bobina da chave contatora k3 seja desenergizada. Neste momento os contatos auxiliares de k3 retornaro posio original, efetivando um caminho de corrente eltrica que alimentar a bobina principal da chave contatora k2. No momento que k2 tem sua bobina principal alimentada, ocorre a mudana de estado de seus contatos auxiliares. Isto acarretar na desenergizao permanente da bobina principal da chave contatora k3. Neste momento os contatos de fora de k2 estaro conectados rede eltrica e ao MIT, alimentando-o com tenso plena, em ligao delta, acendendo a lmpada verde (terminais 1-2 k2). O motor ser mantido em funcionamento indefinidamente ou at que o operador pressione a botoeira b0 e interrompa a alimentao da bobina da chave contatora k2 para que ocorra a parada do motor, acendendo a lmpada vermelha (terminais 1-2 k3). Para anlise, foram anotados os valores de tenso e corrente de partida e regime para a ligao estrela e delta. Os dados esto apresentados na Tabela 1, mostrada a seguir: Tabela 1. Corrente e Tenso de Partida e Regime Ligao Ip(A) Vp (V) Ir (A) Vr (V) Estrela (Y) 0,8 135 0,2 127 Tringulo 1,3 260 0,9 219 (Delta)

Figura 1. Diagrama de Comando

Observaes: motor desligado lmpada vermelha; motor ligado em estrela lmpada amarela; motor ligado em delta lmpada verde. Fusveis: MBD-004; WEG Aps verificar o correto funcionamento da parte de comando e a identificao das ligaes das lmpadas atravs de seus respectivos contatores montou-se o circuito de fora (principal) conforme figura 2.

Figura 2. Diagrama de fora Onde: Motor: WEG; modelo: 90L1282; 127/220V; 15/9A; 60 Hz; categoria M; 1650 rpm. A = Ampermetro: Tektronix; TEK DMM254; V = Voltmetro: Minipa; ET-1605 Observaes: O correto funcionamento dos contatores e do circuito de comando foi feita de forma visual acompanhando o chaveamento instantneos das chaves dos mesmo. Por fim verificou-se o funcionamento do circuito completo (comando+fora) e o acionamento do motor de induo trifsico.

IV. CONCLUSO Pode-se observar com este experimento a partida de um motor de induo trifsico por chave estrela-tringulo automtica. O motor iniciado em estrela, sendo alimentado com tenso menor que a nominal por cerca de 10 segundos, at ser realizada a comutao automtica pelo rel temporal para a conexo delta. Desta maneira o motor acionado com menor corrente de partida, garantindo assim o atendimento das normas da concessionria e o bom funcionamento da rede de energia.

V. REFERNCIAS [1] <http://elee.ist.utl.pt/realisations/CircuitsElectriques/Sist emas Trifasicos/Potencias/5_aula.htm > Acesso em outubro de 2013. [2] <http://pt.wikipedia.org/wiki/Sistema_trif%C3%A1sico > Acesso em outubro de 2013. [3] Apostila Roteiros Laboratrio de Instalaes Eltricas.
[4] < http://www.dee.feb.unesp.br/~ricardo/arquivos/LAB4.pdf> Acessado em 22/11/2013, s 10h.

[5]

Potrebbero piacerti anche