Sei sulla pagina 1di 12

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SERGIPE PR-REITORIA DE PS-GRADUAO E PESQUISA CENTRO DE INOVAO E TRANSFERNCIA DE TECNOLOGIA Programa Institucional de Iniciao em Desenvolvimento Tecnolgico

e Inovao (PIBITI)

Prottipo de um Simulador Computacional de Custos para o processo de cuidado ao portador de obesidade grave

rea do conhecimento: Cincia da Computao

Bolsista: Joo Mateus Santana da Cunha jmateuscunha@gmail.com Orientador(a): Adicinia Oliveira Departamento de Computao adicineia@gmail.com

(Relatrio Parcial) 2013/2014

RESUMO

O relatrio desenvolvido tem como objetivo estudar a melhor ferramenta para gerir e organizar projetos, mais especificamente na rea da sade na qual as crescentes mudanas no fornecimento de servios de sade ao redor do mundo esto forando os gestores e engenheiros deste tipo de sistema a adotarem novas ferramentas no planejamento e avaliao de processos. Sendo assim, a pesquisa contou uma reviso bibliogrfica acerca do tema. Em seguida foi analisado como essas ferramentas de gesto funcionam, e quais benefcios elas trazem para o projeto, observando suas principais caractersticas. Finalizando com a apresentao de um fluxograma baseado no modelo de processos do software Bizagi, o controle de gesto do software GPWeb e Asana Project alm do funcionamento do servidor de aplicaes web Tomcat.

PALAVRAS-CHAVES: Gerenciador de Projetos, Baritrica, Modelo de Processos.

SUMRIO
1. INTRODUO.......................................................................................3 2. CARACTERIZAO E JUSTIFICATIVA.........................................5 3. OBJETIVOS E METAS.........................................................................5 4. METODOLOGIA OU DESCRIO TCNICA................................5 5. CONCLUSO PARCIAL....................................................................10 6. REFERNCIAS BIBLIOGRFICAS................................................11

1. Introduo
As crescentes mudanas no fornecimento de servios de sade ao redor do mundo esto forando os gestores e engenheiros deste tipo de sistema a adotarem novas ferramentas no planejamento e avaliao de processos. Alm da presso para entrega de servios de melhor qualidade a partir de recursos restritos, o uso crescente de mtricas para monitorar e gerenciar o fornecimento de cuidados mdicos tem implicado na necessidade de um maior entendimento dos resultados decorrentes da melhora em um determinado servio antes de sua real implantao (ELDABI e YOUNG, 2007). Neste cenrio, a aplicao de mtodos de simulao na rea de sade tem sido reconhecida por sua capacidade de enfrentar e representar de maneira clara e eficiente os desafios inerentes aos processos caractersticos das organizaes de sade, como hospitais, clnicas, entre outras. Os modelos de simulao em sistemas de sade so usados para prover melhoria no cuidado sade. Em geral, o desempenho destes sistemas medido em tempo, custo e acesso (ROBERTS, 2011; BRAILSFORD, 2007; LAW, 2007). No caminho contrrio, as doenas crnicas, como a obesidade, resultam em uma variedade de limitaes, tornando-se muitas vezes um desafio fsico, emocional e social para o paciente, sua famlia e servios que visam assisti-los e representando um alto custo para o sistema de sade. Um modelo de simulao para o processo de cuidado de pacientes com obesidade grave permitir entre outros: identificar os pontos de gargalo, atividades ou tarefas passveis de serem automatizadas; mensurar a eficincia/eficcia do processo; estabelecer indicadores e mtricas de controle e monitoramento; detalhamento dos custos envolvidos; e planejar diferentes cenrios de interveno e o desenvolvimento de polticas pblicas adequadas e ajustadas realidade. A utilizao das tcnicas de simulao na rea de sade como ferramenta para anlise e melhoria de processos tem demonstrado adequao em diferentes aplicaes envolvendo avaliao de projetos, dimensionamento de recursos, reviso de procedimentos e protocolos de atendimento a pacientes, avaliao da capacidade instalada e polticas operacionais (LAW, 2007). Paralelamente ao desenvolvimento de tcnicas, ferramentas e modelos de simulao para melhorias no sistema de sade, o crescimento das doenas crnicas no
3

transmissveis (DCNT) representa um enorme desafio para a sade pblica. Esse desafio est relacionado escassez de recursos em sade e necessidade de produo de conhecimento que reverta em ferramentas, possibilitando a abordagem efetiva dessa populao e de seus fatores de risco, levando em conta custo/benefcio. Para tal objetivo, necessrio, portanto, o uso de ferramentas de controle de gesto, estas, responsveis por ajudar a organizar e gerenciar os projetos de forma mais eficiente, permitem um planejamento mais cuidadoso, possibilitando maior ateno aos detalhes e uma comunicao mais afetiva. A adoo dessas ferramentas, consideradas de apoio, proporciona uma padronizao aos processos construdos, disponibilizando informaes a toda equipe e aos principais envolvidos no projeto. Neste contexto, esse projeto prope utilizar a tecnologia, para maior desempenho do projeto durante a fase de controle e monitoramento, maior interao entre todos envolvidos no projeto, maior agilidade na busca de informaes atravs de uma base de conhecimento centralizada, transparncia na comunicao e na disponibilidade da informao, para contribuir de forma direta para uma maior eficincia na gesto da sade em particular quela de alta complexidade e custo, e assim indiretamente possibilitar um cuidado crnico de qualidade.

2. CARACTERIZAO E JUSTIFICATIVA
Para construir um modelo de simulao para o processo de cuidado de pacientes com obesidade grave, necessrio antes, um planejamento e gerenciamento das tarefas relacionadas ao processo de cuidar dos pacientes e na cirurgia baritrica de forma a minimizar os custos que tais atividades possuem. Traz ento a importncia do uso de mecanismos de gesto, que permite coordenar as tarefas de cada equipe responsveis no processo e que auxiliam o projeto de forma a contribuir diretamente para uma maior eficincia na gesto da sade.

3. OBJETIVOS E METAS
O software de gerenciamento de projetos, que so antes de tudo as ferramentas de gerenciamento do tempo, permite cortar os projetos em multi-etapas, classificar e coordenar as tarefas de cada equipe, definir um cronograma para o lanamento e os prazos, planejar um projeto em funo da realizao das tarefas inter-relacionadas, avaliar e atribuir recursos necessrios para realizar um projeto, de acordo com as necessidades identificadas, gerenciar todos os atrasos e prazos que afetam o calendrio do projeto e fortalecer a colaborao dentro dos grupos de trabalho.

4. METODOLOGIA OU DESCRIO TCNICA


A pesquisa que se iniciou em 14 de Agosto de 2013 teve como partida uma reviso bibliogrfica dos temas mais pertinentes sobre o qual seria levantado. Sendo assim foi feito uma reviso dos conceitos elaborados pelos principais instituies que atuam na reduo de eventos e fatores de risco na preveno secundaria para doena cardiovascular. Em seguida, foram estabelecidos meios de gerenciar o projeto atravs de tecnologias que possibilitam organizar, discutir e analisar a complexidade de um estudo deste tipo. Para tal, foram usadas ferramentas de gesto de projetos que permitem um planejamento mais cuidadoso, possibilitando maior ateno aos detalhes e uma comunicao mais afetiva.

4.1 Bizagi Process Model Bizagi um software multiplataforma criado em Java e .Net utilizado por grandes empresas pois tem como finalidade auxiliar na construo de processos, sendo uma ferramenta para criao de fluxogramas, mapas mentais e diagramas. Permite aos usurios organizarem graficamente vrios processos e as relaes existentes em cada etapa. Essa estruturao uma maneira eficiente de visualizar um processo como um todo, identificando problemas e apontando a soluo para eles. Abaixo temos um fluxograma, do estudo de caso bariatrico referente ao Efeito do Programa Alimentar Brasileiro Cardioprotetor na reduo de eventos e fatores de risco na preveno secundria para doena cardiovascular.

Figura 1.1 Fluxo de Estudo.

4.2 GPWeb O GP-Web que foi desenvolvido pelo Cap Com Reinert, sendo elaborado inteiramente em PHP mais Javascript com integrao de um banco de dados em MySQL. Esse sistema, tanto na parte de gerenciamento de projeto, prticas de gesto e indicadores, quanto na tramitao interna de mensagens e documentos protocolados, prope a ser uma soluo completa e integrada para as organizaes civis e militares, sendo composto por diversas funcionalidades divididas em mdulos:
6

- Mdulo de E-mail corporativo com assinatura eletrnica. - Mdulo de criao e envio de documentos. - Mdulo de gerenciamento de projetos completo. - Mdulo de Gesto da Excelncia, com controle de indicadores, prticas de gesto e relatrio de gesto. - Mdulo de agenda coletiva e lista de atividades realizar, associado a todos mdulos.

Figura 1.2 Mdulo E-mail.

O GPWeb conta com ampla utilizao nas IES onde essencial para o controle de gesto em projetos que lidam com um grande nmero de informaes e pessoas, com metas e prazos distintos, sendo assim uma ferramenta indispensvel no contexto de pesquisa acadmica.

4.3 Apache Tomcat O Apache Tomcat um servidor multiplataforma de aplicaes desenvolvido pela Apache Software Foundation, sendo distribuido como um software livre dentro do projeto Apache Jakarta. Atua tambm como servidor web, integrando aplicaes em um servidor web HTTP, com ferramentas para gerenciamento e configuraes web. No referido projeto ele atuar como servidor para o uso da aplicao GPWeb, fornecendo suporte a iterao com o sistema em uma rede local restrita.

Figura 1.3 - Servidor Apache Tomcat.

4.4 Asana O Asana Project um gerenciador de projetos gratuito em nuvem, criado pelo cofundador do facebook Dustin Moskovitz, que possibilita integrar todas tarefas de um grupo em um aplicativo web.

Figura 1.4 - rea de trabalho do Asana.

O mesmo possibilita agendamento das tarefas e sesses por data e sua visualizao em tempo real no formato calendrio.

Figura 1.5 Calendrio de Eventos.

A participao no aplicativo mediante um convite feito pelo administrador do webapp, precisando apenas de uma conta ou e-mail associado ao projeto. No preciso o registro de conta para usurio, ficando apenas a cargo do administrador responsvel pelo projeto. O gerenciador, tem suporte a upload e download de arquivos, nos diferentes formatos: .doc, .png, .exc, .jpg, .pdf .

Figura 1.6 Arquivos

Para uma maior dinmica, o Asana Project possibilita a troca de mensagens via webchat no aplicativo em tempo real, tornando assim um facilitador na troca de informaes entre os grupos associados ao projeto elaborado.

Figura 1.7 Webchat asana project.

5. CONCLUSO PARCIAL
Para tal projeto simulador de custos necessrio um planejamento organizacional e um meio difusor de informao, dai a importncia do gerenciador de projetos que alia eficincia, portabilidade, planejamento para obter resultados mais significativos e que possibilite a reduo de custos um melhor tratamento para os pacientes que iro enfrentar este tipo de tratamento. Com o Bizagi podemos representar e especificar todas as caractersticas que levam um paciente a fazer tal tipo de procedimento cirurgia, desde a anlise mdica at o ps-operatrio, sendo uma ferramenta essencial para traar os intermdios do processo. Com os softwares de gesto de projetos podemos obter um planejamento mais cuidadoso, possibilitando maior ateno aos detalhes e uma comunicao mais afetiva entre todos os participantes no projeto.

10

6. REFERNCIAS BIBLIOGRFICAS
CHING, H. Y. Manual de custos das instituies de sade: sistemas tradicionais de custeio baseado em atividades (ABC). SO PAULO: ATLAS, 2001. CALDWELL J.C. Population health in transition. Bull World Health Organ. 2001;79(2):159-60. ELDABI, T.; YOUNG, T. Towards a framework for healthcare simulation. In: WINTER SIMULATION CONFERENCE, 39., 2007, Washington. Proceedings Washington: 2007. p. 1454-1460. GONALVES, A. A. Gesto da capacidade de atendimento em hospitais de cncer. Tese (Doutorado em Engenharia de Produo) COPPE, Universidade Federal do Rio de Janeiro. Rio de Janeiro: COPPE/UFRJ, 2004. 146 f. GREENBERG H., RAYMOND S.U., LEEDER S.R. Global health assistance for chronic illness: a look at the practical. PROG CARDIOVASC DIS. 2008 JULAUG;51(1):89-96. GUERRA, M. Anlise de Desempenho de Organizaes Hospitalares. 144f. Dissertao (Mestrado) Faculdade de Cincias Econmica, UFMG. BELO

HORIZONTE, MG, 2011. WEBER, B; Efeito do Programa Alimentar Brasileiro Cardioprotetor na reduo de eventos e fatores de risco na preveno secundria para doena cardiovascular: Um Ensaio Clnico Randomizado, Instituto de Ensino e Pesquisa IEP,SP,2012.

11

Potrebbero piacerti anche