Sei sulla pagina 1di 22

Concurso Pblico para Provimento de Cargos TcnicoAdministrativo em Educao 2012

UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO

ADMINISTRADOR

UNIRIO PROAD - Pr-Reitoria de Administrao DRH - Departamento de Recursos Humanos PROGRAD - Pr-Reitoria de Graduao COSEA - Coordenao de Seleo e Acesso

CONCURSO PBLICO TCNICO-ADMINISTRATIVO EM EDUCAO UNIRIO 2012

ADMINISTRADOR

1) Como ramo da Cincia, a Administrao de Empresas necessria no s para os administradores, mas para
todas as reas do conhecimento humano e cientfico. Cientistas, profissionais liberais, empreendedores, presidentes, governadores, prefeitos, polticos e todo tipo de empreendimento social requerem conceitos da Administrao para alcanar seus objetivos. O desenvolvimento de um pas ou organizao passa necessariamente pela Administrao.
(CHIAVENATO, I.- Teoria da Administrao: teoria, processo e prtica. 4. Ed. Rio de Janeiro: Campus/Elsevier, 2007, p. 06).

Nesse sentido, a Administrao caminha cada vez mais para ser a) b) c) d) e) praticada pelos administradores de empresas, exclusivamente. praticada nas grandes corporaes privadas, preferencialmente. uma cincia universal. uma cincia experimental. uma metacincia.

2) Em nvel conceitual, a Administrao de Empresas o processo de


a) desenvolver prticas e mtodos de representao e gesto da informao e do conhecimento em diversos ambientes corporativos. b) analisar o patrimnio empresarial, bem como seus fenmenos e variaes, em nvel quantitativo e qualitativo, anotando os fatos de natureza econmico-financeira que o afetam. c) estabelecer os princpios e as tcnicas a serem observados para a gesto, a catalogao e a guarda de documentos em uma determinada organizao. d) planejar, organizar, dirigir e controlar os recursos e as competncias de uma organizao para alcanar metas e objetivos com eficincia e qualidade. e) criar, administrar e manter a gesto do conhecimento, propiciando fornecer informaes adequadas para a tomada de deciso.

3) A Teoria Geral da Administrao consiste na investigao


a) dos mtodos, aes e valores que devem reger a vida das grandes corporaes transnacionais, principais agentes econmicos de uma sociedade globalizada. b) dos valores e das prticas que regem as empresas pblicas, em nvel geral, e as empresas privadas, em particular. c) do contexto socioambiental e poltico no qual se desenvolvem as aes das organizaes empresariais. d) dos fatores simblicos e materiais que concorreram para o desenvolvimento da humanidade a partir do sculo XVIII. e) sistemtica, racional e objetiva da administrao das organizaes e das empresas, devendo ser vista como um conjunto integrado de teorias e mtodos.

4)

A Escola da Administrao Cientfica vicejou, no incio do sculo XX, atravs dos estudos e trabalhos do engenheiro estadunidense, principalmente, pelo terico a) b) c) d) e) George Washington. Frederick Taylor. Henry Ford. Ronald Reagan. Noan Chomsky.
(CPPCTAE UNIRIO 2012)1

CONCURSO PBLICO TCNICO-ADMINISTRATIVO EM EDUCAO UNIRIO 2012

ADMINISTRADOR

5) A Teoria Clssica da Administrao, que inaugurou a abordagem anatmica e estrutural da empresa, foi criada
pelo engenheiro francs a) b) c) d) e) Augusto Comte. Henri Fayol. mile Durkheim. Frederick Taylor. Raymond Aron.

6)

A Teoria da Burocracia da Administrao, que identifica determinadas caractersticas da organizao voltadas para a racionalidade e a eficincia das condutas, foi criada pelo socilogo alemo a) b) c) d) e) Karl Marx. Max Weber. Friedrich Engels. Bruno Bauer. George Hegel.

7)

A Administrao Pblica gerencial constitui um avano, e, at certo ponto, um rompimento com a Administrao Pblica burocrtica. Isso no significa, entretanto, que negue todos os seus princpios. Pelo contrrio, a Administrao Pblica gerencial est apoiada na anterior, da qual conserva alguns de seus princpios fundamentais (...).
(PALUDO, Augustinho Vicente. Administrao Pblica. Rio de Janeiro: Campus/Elsevier, 2012, p. 64).

A diferena fundamental da administrao gerencial para a burocrtica est a) b) c) d) e) no sistema de governo, que agora basicamente parlamentarista. na forma de estado, que agora tem como meta o bem comum. no regime poltico, que agora predominantemente democrtico. na forma de controle, que agora passa a ter foco nos resultados. na forma de governo, que agora essencialmente republicana.

8) A Teoria Estruturalista da Administrao uma vertente terica que


a) postula a formalizao das atividades organizacionais, defendendo que as mesmas devem ser organizadas de acordo com normas e regras racionais e impessoais. b) enfatiza a necessidade de diviso do trabalho no mbito da empresa, na qual cada participante tem um cargo ou funo definidos e uma esfera especfica de competncia. c) defende que o encarreiramento profissional deve ser determinado exclusivamente em funo do mrito dos funcionrios. d) introduz o conceito de sistema aberto na anlise das organizaes e estabelece uma abordagem mltipla e compreensiva da empresa. e) busca a separao entre os conceitos de propriedade e administrao, concorrendo para o desenvolvimento das sociedades annimas e do moderno mercado de capitais.

9) A organizao do Estado um tema tratado, privilegiadamente, no Direito


a) b) c) d) e) Administrativo. Tributrio. Constitucional. Atuarial. Civil.
(CPPCTAE UNIRIO 2012)2

CONCURSO PBLICO TCNICO-ADMINISTRATIVO EM EDUCAO UNIRIO 2012

ADMINISTRADOR

10) A Escola das Relaes Humanas a vertente terica que pretendeu


a) divulgar o planejamento da administrao empresarial, visando a aperfeioar os mecanismos de organizao, direo e controle da empresa. b) definir as tarefas e classificar os rgos que devero ordenar a dinmica empresarial e obter uma unidade de ao com vistas consecuo dos bens comuns. c) determinar os princpios e os valores necessrios ao desenvolvimento da organizao empresarial, em particular nos cenrios de crise sistmica. d) democratizar a administrao das empresas e humaniz-la, tendo como base conceitos da Psicologia e da Sociologia Organizacional, como motivao, dinmica de grupo e liderana. e) desenvolver o conceito de estrutura organizacional, ratificando as caractersticas centrais da Teoria da Burocracia, como diviso do trabalho, meritocracia e profissionalismo.

11)

A Teoria Comportamental ou Escola do Comportamento Organizacional desenvolveu uma teoria prpria. De acordo com essa Teoria, a) o indivduo visto to somente como um instrumento que deve ser utilizado pela organizao com vistas realizao de suas metas, objetivos e propsitos. b) as empresas devem pautar suas condutas a partir dos elementos endgenos e exgenos que brotam de cada contexto social e poltico. c) o administrador essencialmente um tcnico voltado para os aspectos lgicos e formais da organizao. d) as empresas so sistemas de decises nos quais seus membros definem seus comportamentos por percepes, sentimentos e outros elementos nem sempre objetivos. e) as empresas adotam rotinas e comportamentos formais que visam a substituir a fragilidade das decises individuais.

12) So variveis bsicas da empresa, segundo a Teoria Geral da Administrao:


a) b) c) d) e) tarefas, estrutura, pessoas, tecnologia, ambiente e competitividade. trabalhismo, formalizao, legalismo, impessoalidade, meritocracia e competncia. meritocracia, internalizao, formalismo, autoritarismo, resistncia e trabalhismo. tecnologia, categorizao, ambiente, pessoas, resistncia e impessoalidade. impessoalidade, legalismo, meritocracia, internalizao, ambiente e competitividade.

13)

Uma organizao empresarial no uma entidade pronta e fechada em si mesma, mas est sujeita a cmbios e transformaes constantes. Nesse sentido, organizaes so unidades a) polticas que visam a potencializar as dinmicas de poder e riqueza que movem todas as atividades empresariais. b) sociais racionalmente planejadas e constitudas para atingir seus propsitos e metas com menor custo, esforo e tempo. c) econmicas que visam a minimizar lucros e maximizar custos com vistas a amealhar recursos financeiros e potencializar riquezas. d) jurdicas constitudas em conformidade com as normas domsticas e internacionais que regem as pessoas fsicas e jurdicas. e) corporativas que se amoldam a contextos endgenos e exgenos com vista a cumprir seu estatuto social e limitar seu balano de ganhos e perdas.

(CPPCTAE UNIRIO 2012)3

CONCURSO PBLICO TCNICO-ADMINISTRATIVO EM EDUCAO UNIRIO 2012

ADMINISTRADOR

14) As caractersticas que pertencem, adequadamente, s organizaes empresariais so as seguintes:


a) b) c) d) e) Orientao para o lucro, assuno de riscos e avaliao contbil. Avaliao Contbil, desorganizao burocrtica e postergao de comando. Postergao de comando, constituio flexvel e apropriao pblica. Apropriao pblica, assuno de riscos e desestruturao setorial. Desestruturao setorial, desorganizao burocrtica e orientao para o lucro.

15) As trs habilidades bsicas do administrador, so, necessariamente,


a) b) c) d) e) tcnicas, humanas e conceituais. conceituais, filosficas e estruturais. estruturais, humanas e institucionais. institucionais, filosficas e psicossociais. psicossociais, tcnicas e estruturais.

16) O administrador desempenha os seguintes papis fundamentais:


a) b) c) d) e) jurista, empreendedor e avaliador lder, executivo e jurista empreendedor, gerente e lder avaliador, executivo e comerciante comerciante, empreendedor e executivo

17)

As empresas possuem a necessidade de se adaptarem continuamente s circunstncias ambientais para lograrem seus objetivos. Pela Teoria Geral da Administrao, o ambiente de uma empresa pode ser didaticamente dividido em dois segmentos, geral e especfico. O ambiente geral constitudo por a) elementos prximos ou endgenos que caracterizam especificamente cada uma das organizaes empresariais. b) condies e fatores exgenos que circundam e influenciam de modo difuso e assimtrico todas as organizaes empresariais. c) condies tecnolgicas e pelos fornecedores de capital e matrias primas, sem os quais no possvel o desenvolvimento da prpria atividade empresarial. d) elementos psicossociais, estruturais e econmicos que determinam, em funo de cada ambiente empresarial, o xito ou o fracasso da empresa. e) condies polticas que decorrem das decises governamentais e pelos consumidores, sempre determinantes para o xito das atividades empresariais.

18) Em nvel conceitual, planejamento estratgico


a) o elemento diferencial de cada organizao empresarial, sendo direcionado diretamente ao usurio ou ao consumidor final. b) a expresso ttica do planejamento, que elaborado por cada departamento da organizao empresarial. c) a expresso mais ampla e abrangente do planejamento, que abarca cada organizao empresarial em seu conjunto. d) o elemento difuso de uma determinada organizao empresarial, sendo diretamente definido pela cpula dirigente. e) a expresso global do planejamento, sendo projetado para o mdio prazo, ou seja, para um perodo aproximado de 12 meses.

(CPPCTAE UNIRIO 2012)4

CONCURSO PBLICO TCNICO-ADMINISTRATIVO EM EDUCAO UNIRIO 2012

ADMINISTRADOR

19)

O Sistema Participativo de Administrao um modelo de gesto democrtico e aberto que, dentre outras, possui as seguintes caractersticas: a) Processo decisrio centralizado, sistema de comunicao precrio, baixo relacionamento interpessoal e nfase nas punies. b) Processo decisrio consultivo, comunicaes verticais no sentido descendente, relacionamento interpessoal ativo e nfase nas recompensas materiais. c) Processo decisrio autocrtico, sistema de comunicao precrio, intolerncia aos relacionamentos interpessoais e nfase nas punies. d) Processo decisrio intermitente, vasto investimento comunicacional, precrio relacionamento interpessoal e nfase nas recompensas simblicas e sociais. e) Processo decisrio horizontal, alto investimento em sistemas de comunicao, forte relacionamento interpessoal e nfase nas recompensas simblicas e sociais.

20) No mbito da Administrao Empresarial, inovao


a) a relao entre as sadas e entradas do sistema, sendo tal relao mensurada em razes simples tais como toneladas por homem-hora ou produo por operrio-dia. b) o resultado que a organizao pretende alcanar em um determinado lapso temporal e numa dada circunscrio espacial. c) a relao com o ambiente fsico e psicolgico do trabalho, sendo tal relao mensurada por medidas como satisfao laborativa e ndice de rotatividade funcional. d) o grau de satisfao dos resultados em relao ao conjunto de recursos disponibilizados e aqueles que foram efetivamente utilizados. e) o grau em que novas ideias so produzidas e ou se readaptam antigos conceitos para que se alcancem os objetivos da organizao empresarial.

21) No Brasil, o sistema de governo


a) b) c) d) e) Republicano. Parlamentarista. Sindicalista. Presidencialista. Monarquista.

22)

A literatura a respeito da organizao poltico-administrativa do pas evidencia alguns traos da formao colonial que marcaram a constituio da coisa pblica no Brasil. O primeiro deles diz respeito ordem ibrica, mais precisamente, ao carter conservador de Portugal e do seu Estado absolutista no perodo dos Quinhentos.
(CARVALHO, Eneuton Dornelleas Pessoa de. O aparelho administrativo brasileiro: sua gesto e seus servidores do perodo colonial a 1930. CARDOSO JR. Jos Celso. (Org.). Burocracia e ocupao no setor pblico brasileiro. Rio de Janeiro: Ipea, 2011, p. 20).

Nesse sentido, a(s) primeira(s) unidade(s) administrativa(s) do pas foi (foram): a) b) c) d) e) a monarquia. os municpios. os estados. a capital. os Distritos.

(CPPCTAE UNIRIO 2012)5

CONCURSO PBLICO TCNICO-ADMINISTRATIVO EM EDUCAO UNIRIO 2012

ADMINISTRADOR

23) Aps 20 anos de regime militar, a Constituio Federal de 1988 (CF/88) buscou superar o legado autoritrio
por meio da construo do Estado Democrtico de Direito. (CARVALHO, Eneuton Dornelleas Pessoa de. O aparelho administrativo brasileiro: sua gesto e seus servidores de 1930 aos dias atuais. CARDOSO JR. Jos Celso. (Org.). Burocracia e ocupao no setor pblico brasileiro. Rio de Janeiro: Ipea, 2011, p. 20). Nesse sentido, a Constituio estabeleceu a) b) c) d) e) a liberdade de criar e inovar. a democracia como nico sistema de governo do pas. o concurso pblico como a nica forma de efetivao em cargo pblico. o mrito como a nica forma de ascenso funcional no servio pblico. o registro civil como a nica forma de se garantir a propriedade intelectual.

24)

Por fim, importante sublinhar que os servidores pblicos so pagos com recursos provenientes da arrecadao de impostos e taxas junto sociedade, e a determinao de seus nveis salariais tambm responde a uma dinmica diferente da determinao dos salrios no setor privado (...). Os mecanismos de determinao do salrio no setor pblico, portanto, no so totalmente definidos por fatores econmicos, como os que afetam a determinao salarial do mercado de trabalho privado (...).
(MATTOS, Fernando Augusto Mansor de. Emprego pblico em perspectiva internacional: evoluo histrica e diferenas nos perfis. CARDOSO JR. Jos Celso. (Org.). Burocracia e ocupao no setor pblico brasileiro. Rio de Janeiro: Ipea, 2011, p. 334).

A explicao das diferenas entre o modo de determinao salarial do setor pblico em relao ao setor privado a) b) c) d) e) No setor privado, a fora do sindicato o que fixa o valor do salrio. No setor pblico, a dinmica capital x trabalho dita o valor dos salrios. No setor privado, a capacidade contributiva da empresa determina o salrio. No setor pblico, quem define os salrios o Tribunal de Contas da Unio. No setor pblico, os salrios so mais sensveis a fatores polticos e institucionais.

25)

Os rgos pblicos podem ser classificados em independentes, autnomos, superiores e subalternos. Os independentes so aqueles que derivam diretamente da Constituio Federal, no se submetendo a nenhuma hierarquia superior. Com base nessa informao, um rgo pblico independente a) b) c) d) e) Gabinete da Presidncia da Repblica. Ministrio das Relaes Exteriores. Advocacia Geral da Unio. Ministrio da Fazenda. Congresso Nacional.

26) Em seus aspectos gerais, agentes pblicos so as pessoas fsicas e jurdicas que exercem alguma atividade
estatal. O conjunto dos agentes pblicos inclui os agentes polticos, administrativos, honorficos e delegados. um exemplo de agente pblico honorfico a) b) c) d) e) Ministros de Estado. Secretrios de Governo. Oficiais das foras armadas. Mesrios Eleitorais. Servidores da Administrao Direta.

(CPPCTAE UNIRIO 2012)6

CONCURSO PBLICO TCNICO-ADMINISTRATIVO EM EDUCAO UNIRIO 2012

ADMINISTRADOR

27)
uma a) b) c) d) e)

A instrumentalidade uma das caractersticas da Administrao Pblica na medida em que a Administrao ferramenta do Estado para a promoo do desenvolvimento e do bem comum. atividade que presta servios e pratica atos administrativos atravs de seus rgos. estrutura hierrquica, onde h subordinao dos rgos inferiores aos superiores. prestadora de servios pblicos que obedece a normas jurdicas e tcnicas. circunscrio de competncias estabelecidas por lei.

28)

A governabilidade refere-se ao poder poltico em si, que deve ser legtimo e contar com o apoio da populao e de seus representantes.
(PALUDO, Augustinho Vicente. Administrao Pblica. Rio de Janeiro: Campus/Elsevier, 2012, p. 134).

Nesse sentido, governabilidade significa a) b) c) d) e) governar de acordo com as leis. direito de agir em nome do Estado. governar com amplo apoio popular. capacidade poltica de governar. legitimidade democrtica.

29) Governana pblica a capacidade de


a) b) c) d) e) representar o pas, julgar conforme as leis e implantar polticas pblicas. implantar polticas pblicas, governar e julgar conforme as leis. legislar, julgar conforme as leis e representar o pas. governar, decidir e implantar polticas pblicas. julgar conforme as leis, governar e legislar.

30) O desenvolvimento eletrnico produz resultado impactante na administrao pblica. No contexto recente da
governana eletrnica, pode-se afirmar que a) b) c) d) e) o e-mail passa a ser o grande canal de comunicao entre governantes e governados. as redes sociais so a principal forma de promoo das polticas pblicas. a tecnologia vem sendo utilizada como forma de incremento da governana pblica. o ponto eletrnico vem concorrer para flexibilizar os horrios de trabalho do servidor. a pesquisa cientfica assume o lugar da cultura poltica local.

31) No contexto das novas realidades da Administrao Pblica, accountability a


a) b) c) d) e) faculdade que todo cidado possui de ingressar no servio pblico. possibilidade de que a sociedade manifeste seu apoio aos governantes. obrigao da Administrao Pblica em adequar-se Lei de Responsabilidade Fiscal. necessidade que a Administrao Pblica tem de respeitar os usos e os costumes sociais. capacidade de responsabilizao da Administrao Pblica por suas aes/omisses.

(CPPCTAE UNIRIO 2012)7

CONCURSO PBLICO TCNICO-ADMINISTRATIVO EM EDUCAO UNIRIO 2012

ADMINISTRADOR

32) Accountability um termo correlato s discusses acerca da efetividade das instituies inerentes ao Estado
democrtico. O termo corresponde tanto capacidade de o governo informar, explicar e responder pelos atos cometidos como tambm capacidade de impor sanes aos agentes pblicos que violam as obrigaes. (...). ODonnel reconhece dois tipos bsicos de accountability, a vertical e a horizontal.
(ROMO, Christiane Itabaiana Martins. Mecanismos institucionais de controle e limitao do poder. PIRES FERREIRA, Lier; GUANABARA, Ricardo; JORGE, Vladimyr Lombardo. Curso de Teoria Geral do Estado. Rio de Janeiro: Campus/Elsevier, 2009, p. 174-175).

Accountability horizontal definida como a) b) c) d) e) a capacidade que o cidado possui de retirar o mandato de seus representantes. o sistema de freios e contrapesos exercidos entre os poderes Executivo e Legislativo. o controle que se estabelece entre diversas agncias e rgos estatais. o controle que o cidado faz dos seus representantes atravs do voto. a capacidade que o Judicirio possui de controlar as demais funes do Estado.

33)

A Administrao Pblica burocrtica surge na segunda metade do sculo XIX, na poca do Estado Liberal (...). Constituem princpios orientadores do seu desempenho a profissionalizao, a ideia de carreira, a hierarquia funcional, a impessoalidade, o formalismo, em sntese: o poder racional-legal.
(PALUDO, Augustinho Vicente. Administrao Pblica. Rio de Janeiro: Campus/Elsevier, 2012, p. 56).

A Administrao Pblica burocrtica surgiu com a filosofia de combate a) b) c) d) e) Corrupo e ao nepotismo patrimonialista. Monarquia e ao movimento sindicalista. Revoluo operria e ao feudalismo. Burocracia e ao nepotismo patrimonialista. Igreja e ao movimento sindicalista.

34) Complete a assertiva CORRETAMENTE:


Em contraposio ideia de Estado Unitrio, onde h apenas um centro de deciso poltica e administrativa, tem se que a caracterstica fundamental do Estado Federal a...
(CAMARGOS, Luciano Dias Bicalho; ANJOS, Marcelo Adriano Menacho dos. Tipos de Estado. PIRES FERREIRA, Lier; GUANABARA, Ricardo; JORGE, Vladimyr Lombardo. Curso de Teoria Geral do Estado. Rio de Janeiro: Campus/Elsevier, 2009, p. 84).

a) b) c) d) e)

responsabilizao de governantes e servidores pela sociedade. obteno de novas formas de financiamento do Estado. reorganizao do Estado visando ao bem comum. democratizao da ordem poltica e social. descentralizao administrativa e poltica.

35) Nos termos da Lei n 9.279/1996 e suas alteraes, o instrumento jurdico que garante ao autor de inveno
ou modelo de utilidade o direito prprio de propriedade denominado a) b) c) d) e) Autorizao. Licena. Resoluo. Sentena. Patente.

(CPPCTAE UNIRIO 2012)8

CONCURSO PBLICO TCNICO-ADMINISTRATIVO EM EDUCAO UNIRIO 2012

ADMINISTRADOR

36) O artigo 8 da Lei n 9.279/ 1996 e suas alteraes define os seguintes requisitos:
a) b) c) d) e) Aplicao industrial, atividade inventiva e comercialidade. Novidade, atividade inventiva e aplicao industrial. Comercialidade, novidade e operacionalidade. Operacionalidade, comercialidade e comensurabilidade. Comensurabilidade, operacionalidade aplicao industrial.

37) Nos termos da Lei n 9.610/1998 e suas alteraes, o autor de obra literria, artstica ou cientfica uma
a) b) c) d) e) Pessoa fsica. Empresa. Corporao. Entidade. Associao.

38) Nos termos da Lei n 9.610/1998 e suas alteraes, pertencem ao autor as/os
a) b) c) d) e) honrarias e direitos patrimoniais sobre a obra que criou. emolumentos e vantagens sobre a obra que criou. direitos morais e patrimoniais sobre a obra que criou. benesses intelectuais e direitos patrimoniais sobre a obra que criou. atos de imprio e direitos morais sobre a obra que criou.

39)

Nos termos do art. 3 da Lei n 10.973/2004 e suas alteraes, dentre as figuras de direito que podero ser criadas pelos entes federativos e por suas respectivas agncias de fomento, com ou sem o envolvimento de empresas nacionais, ICT e organizaes de direito privado sem fins lucrativos, com o propsito de realizar atividades de pesquisa e desenvolvimento, esto as a) b) c) d) e) associaes de produo. alianas estratgicas. pessoas fsicas. joint-ventures. parcerias pblico-privadas.

40)

Nos termos da Lei no 10.973/2004 e suas alteraes, a Instituio Cientfica e Tecnolgica (ICT), por intermdio do Ministrio ou rgo ao qual seja subordinada ou vinculada, manter o Ministrio da Cincia e Tecnologia informado, quanto a) s parcerias estratgicas de cada instituio, s inovaes cientficas e culturais, e aos documentos cartorrios e os contratos de patente e de propriedade intelectual. b) aos inventos originais, s formulaes autnticas, aos documentos cartorrios e os contratos de patente e de propriedade intelectual. c) s criaes desenvolvidas no mbito da instituio, s protees requeridas e concedidas, e aos cmbios e mudanas legislativas. d) poltica de propriedade intelectual da instituio, s parcerias estratgicas de cada instituio, e aos documentos cartorrios e os contratos de patente e de propriedade intelectual. e) poltica de propriedade intelectual da instituio, s criaes desenvolvidas no mbito da instituio, s protees requeridas e concedidas; e aos contratos de licenciamento ou de transferncia de tecnologia firmados.

(CPPCTAE UNIRIO 2012)9

CONCURSO PBLICO TCNICO-ADMINISTRATIVO EM EDUCAO UNIRIO 2012

ADMINISTRADOR

Texto 1 Escravido
Jos Roberto Pinto de Ges Uma fonte histrica importante no estudo da escravido no Brasil so os relatos de viajantes, geralmente de europeus que permaneciam algum tempo no Brasil e, depois, escreviam sobre o que haviam visto (ou entendido) nesses trpicos. Existem em maior nmero para o sculo XIX. Todos se espantaram com a onipresena da escravido, dos escravos e de uma populao livre, mulata e de cor preta. O reverendo Roberto Walsh, por exemplo, que desembarcou no Rio de Janeiro em finais da dcada de 1820, deixou o seguinte testemunho: "Estive apenas algumas horas em terra e pela primeira vez pude observar um negro africano sob os quatro aspectos da sociedade. Pareceu-me que em cada um deles seu carter dependia da situao em que se encontrava e da considerao que tinham com ele. Como um escravo desprezado era muito inferior aos animais de carga... soldado, o negro era cuidadoso com a sua higiene pessoal, acessvel disciplina, hbil em seus treinamentos, com o porte e a constituio de um homem branco na mesma situao. Como cidado, chamava a ateno pela aparncia respeitvel... E como padre... parecia at mais sincero em suas ideias, e mais correto em suas maneiras, do que seus companheiros brancos. Em apenas algumas horas caminhando pelo Rio de Janeiro, Walsh pde ver, pela primeira vez (quantos lugares o reverendo ter visitado?), indivduos de cor preta desempenhando diversos papis: escravo, soldado, cidado e padre. Isso acontecia porque a alforria era muito mais recorrente aqui do que em outras reas escravistas da Amrica, coisa que singularizou em muito a nossa histria. Robert Walsh escreveu que os escravos eram inferiores aos animais de carga. Se quis dizer com isso que eram tratados e tidos como tal, acertou apenas pela metade. Tratados como animais de carga eram mesmo, aos olhos do reverendo e aos nossos, de hoje em dia. Mas muito improvvel que tenha sido esta a percepo dos proprietrios de escravos. No era. Eles sabiam que lidavam com seres humanos e no com animais. Com animais tudo fcil. A um cavalo, se o adestra. A outro homem, faz-se necessrio convenc-lo, todo santo dia, a se comportar como escravo. O chicote, o tronco, os ferros, o pelourinho, a concesso de pequenos privilgios e a esperana de um dia obter uma carta de alforria ajudaram o domnio senhorial no Brasil. Mas, me valendo mais uma vez de Joaquim Nabuco, o que contava mesmo, como ele disse, era a habilidade do senhor em infundir o medo, o terror, no esprito do escravo. O medo tambm era um sentimento experimentado pelos senhores, pois a qualquer hora tudo poderia ir pelos ares, seja pela sabotagem no trabalho (imagine um canavial pegando fogo ou a maquinaria do engenho quebrada), seja pelo puro e simples assassinato do algoz. Assim, uma espcie de acordo foi o que ordenou as relaes entre senhores e escravos. Desse modo, os escravos puderam estabelecer limites relativos proteo de suas famlias, de suas roas e de suas tradies culturais. Quando essas coisas eram ignoradas pelo proprietrio, era problema na certa, que resultava quase sempre na fuga dos cativos. A contar contra a sorte dos escravos, porm, estava o trfico transatlntico intermitente, jogando mais e mais estrangeiros, novatos, na populao escrava. O trfico tornava muito difcil que os limites estabelecidos pelos escravos volpia senhorial criassem razes e virasse um costume incontestvel.
Fonte: GES, Jos Roberto Pinto de. Escravido. [fragmento]. Biblioteca Nacional, Rede da Memria Virtual Brasileira. Disponvel em http://bndigital.bn.br/redememoria/escravidao.html. Acesso em ago. 2012.

(CPPCTAE UNIRIO 2012)10

CONCURSO PBLICO TCNICO-ADMINISTRATIVO EM EDUCAO UNIRIO 2012

ADMINISTRADOR

Texto 2 A escrava Isaura


Bernardo Guimares Malvina aproximou-se de manso e sem ser pressentida para junto da cantora, colocando-se por detrs dela esperou que terminasse a ltima copla. -- Isaura!... disse ela pousando de leve a delicada mozinha sobre o ombro da cantora. -- Ah! a senhora?! - respondeu Isaura voltando-se sobressaltada. -- No sabia que estava a me escutando. -- Pois que tem isso?.., continua a cantar... tens a voz to bonita!... mas eu antes quisera que cantasses outra coisa; por que que voc gosta tanto dessa cantiga to triste, que voc aprendeu no sei onde?... -- Gosto dela, porque acho-a bonita e porque... ah! no devo falar... -- Fala, Isaura. J no te disse que nada me deves esconder, e nada recear de mim?... -- Porque me faz lembrar de minha me, que eu no conheci, coitada!... Mas se a senhora no gosta dessa cantiga, no a cantarei mais. No gosto que a cantes, no, Isaura. Ho de pensar que s maltratada, que s uma escrava infeliz, vtima de senhores brbaros e cruis. Entretanto passas aqui uma vida que faria inveja a muita gente livre. Gozas da estima de teus senhores. Deram-te uma educao, como no tiveram muitas ricas e ilustres damas que eu conheo. s formosa, e tens uma cor linda, que ningum dir que gira em tuas veias uma s gota de sangue africano. Bem sabes quanto minha boa sogra antes de expirar te recomendava a mim e a meu marido. Hei de respeitar sempre as recomendaes daquela santa mulher, e tu bem vs, sou mais tua amiga do que tua senhora. Oh! no; no cabe em tua boca essa cantiga lastimosa, que tanto gostas de cantar. -- No quero, -continuou em tom de branda repreenso, -- no quero que a cantes mais, ouviste, Isaura?... se no, fecho-te o meu piano. -- Mas, senhora, apesar de tudo isso, que sou eu mais do que uma simples escrava? Essa educao, que me deram, e essa beleza, que tanto me gabam, de que me servem?... so trastes de luxo colocados na senzala do africano. A senzala nem por isso deixa de ser o que : uma senzala. -- Queixas-te da tua sorte, Isaura?... -- Eu no, senhora; no tenho motivo... o que quero dizer com isto que, apesar de todos esses dotes e vantagens, que me atribuem, sei conhecer o meu lugar.

Fonte: GUIMARES, Bernardo. A Escrava Isaura. [1 ed. 1875]. Biblioteca Virtual do Estudante Brasileiro <http://www.bibvirt.futuro.usp.br>. Disponvel em http://www.dominiopublico.gov.br/download/texto/bv000057.pdf. Acesso em ago.2012

(CPPCTAE UNIRIO 2012)11

CONCURSO PBLICO TCNICO-ADMINISTRATIVO EM EDUCAO UNIRIO 2012

ADMINISTRADOR

Texto 3 Cotas: continuidade da Abolio Eloi Ferreira de Arajo


Sancionada em 13 de maio de 1888, a Lei urea foi responsvel pela libertao de cerca de um milho de escravos ainda existentes no Pas. Representou a longa campanha abolicionista de mais de 380 anos de lutas. No entanto, aos ex-cativos no foram assegurados os benefcios dados aos imigrantes, que tiveram a proteo especial do Estado Imperial e mais tarde da Repblica. Foram mais de 122 anos desde a abolio, sem que nenhuma poltica pblica propiciasse a incluso dos negros na sociedade, os quais so cerca de 52% da populao brasileira. A primeira lei que busca fazer com que o Estado brasileiro inicie a longa caminhada para a construo da igualdade de oportunidades entre negros e no negros s veio a ser sancionada, em 2010, depois de dez anos de tramitao. Trata-se do Estatuto da Igualdade Racial, que oferece as possibilidades, atravs da incorporao das aes afirmativas ao quadro jurdico nacional, de reparar as desigualdades que experimentam os pretos e pardos. Este segmento que compe a nao tem em sua ascendncia aqueles que, com o trabalho escravo, foram responsveis pela pujana do capitalismo brasileiro, bem como so contribuintes marcantes da identidade nacional. Ressalte-se que no h correspondncia na apropriao dos bens econmicos e culturais por parte dos descendentes de africanos na proporo de sua contribuio para o Pas. O Supremo Tribunal Federal foi instado a decidir sobre a adoo de cotas para pretos e pardos no ensino superior pblico, e tambm no privado, na medida em que o ProUni foi tambm levado a julgamento. A mais alta Corte do pas decidiu que estas aes afirmativas so constitucionais. Estabeleceu assim, uma espcie de artigo 2 na Lei urea, para assegurar o ingresso de pretos e pardos nas universidades pblicas brasileiras, e reconheceu a constitucionalidade tambm do ProUni. (...) O Brasil tem coragem de olhar para o passado e lanar sem medo as sementes de construo de um novo futuro. Desta forma, podemos interpretar que tivemos o fim da escravido como o artigo primeiro do marco legal. A educao com aprovao das cotas para ingresso no ensino superior como o artigo segundo. Ainda faltam mais dispositivos que assegurem a terra e o trabalho com funes qualificadas. Da ento, em poucas dcadas, e com a implementao das aes afirmativas, teremos de fato um Estado verdadeiramente democrtico, em que todos, independentemente da cor da sua pele ou da sua etnia, podero fruir de bens econmicos e culturais em igualdade de oportunidades.
Fonte: Governo Federal. Fundao Cultural Palmares. Disponvel em http://www.palmares.gov.br/cotas-continuidade-da-abolicao/. Acesso em ago. 2012

Todos se espantaram com a onipresena da escravido, dos escravos e de uma populao livre, mulata e de cor preta. [Texto 1]

41) De acordo com o autor do Texto 1, a justificativa para o espanto a que se refere no trecho destacado est
apresentada em: a) Pareceu-me que em cada um deles seu carter dependia da situao em que se encontrava e da considerao que tinham com ele. b) Em apenas algumas horas caminhando pelo Rio de Janeiro, Walsh pde ver, pela primeira vez (...) indivduos de cor preta desempenhando diversos papis. c) Quantos lugares o reverendo ter visitado? d) A alforria era muito mais recorrente aqui do que em outras reas escravistas da Amrica, coisa que singularizou em muito a nossa histria. e) Tratados como animais de carga eram mesmo, aos olhos do reverendo e aos nossos, de hoje em dia.

(CPPCTAE UNIRIO 2012)12

CONCURSO PBLICO TCNICO-ADMINISTRATIVO EM EDUCAO UNIRIO 2012

ADMINISTRADOR

Mas muito improvvel que tenha sido esta a percepo dos proprietrios de escravos. No era. Eles sabiam que lidavam com seres humanos e no com animais. Com animais tudo fcil. A um cavalo, se o adestra. A outro homem, faz-se necessrio convenc-lo, todo santo dia, a se comportar como escravo. [Texto 1]

42) O fragmento destacado acima, retirado do Texto 1, encerra uma aparente falta de coerncia do autor, j
que a ideia presente no segundo perodo contradiz, de certa forma, o que dito no primeiro. Essa aparente incoerncia revela o percurso do raciocnio do autor. Assim, nesse percurso, o raciocnio se movimenta a) b) c) d) e) da tese para a anlise. da anlise para a sntese. da sntese para a suposio. da hiptese para a tese. da suposio para a hiptese.

Tratados como animais de carga eram mesmo, aos olhos do reverendo e aos nossos, de hoje em dia. [Texto 1]

43) Neste fragmento do Texto 1, o autor estabelece um vnculo entre o ponto de vista do viajante do sculo XIX
e o nosso ponto de vista, hoje. O fragmento do Texto 3 que corrobora a veracidade desse ponto de vista : a) Sancionada em 13 de maio de 1888, a Lei urea foi responsvel pela libertao de cerca de um milho de escravos ainda existentes no Pas. b) A primeira lei que busca fazer com que o Estado brasileiro inicie a longa caminhada para a construo da igualdade de oportunidades entre negros e no negros s veio a ser sancionada, em 2010, depois de dez anos de tramitao. c) Representou a longa campanha abolicionista de mais de 380 anos de lutas. d) No entanto, aos ex-cativos no foram assegurados os benefcios dados aos imigrantes, que tiveram a proteo especial do Estado Imperial e mais tarde da Repblica. e) O Brasil tem coragem de olhar para o passado e lanar sem medo as sementes de construo de um novo futuro. O trfico tornava muito difcil que os limites estabelecidos pelos escravos volpia senhorial criassem razes e virasse um costume incontestvel
[Texto 1]

44) No perodo acima, a funo sinttica do adjetivo grifado :


a) b) c) d) e) Predicativo do sujeito. Objeto direto Sujeito Complemento nominal Predicativo do objeto direto

(CPPCTAE UNIRIO 2012)13

CONCURSO PBLICO TCNICO-ADMINISTRATIVO EM EDUCAO UNIRIO 2012

ADMINISTRADOR

Se quis dizer com isso que eram tratados e tidos como tal, acertou apenas pela metade. Tratados como animais de carga eram mesmo, aos olhos do reverendo e aos nossos, de hoje em dia. Mas muito improvvel que tenha sido esta a percepo dos proprietrios de escravos.
[Texto 1]

45) Os
explcitas.

perodos do fragmento acima guardam entre si correlaes semnticas, mesmo que no estejam

De modo a explicitar correlaes semnticas de condio, causa, comparao e concesso, o fragmento pode ser reescrito da seguinte forma: a) Quando disse que eram tratados e tidos como tal, acertou apenas pela metade porque, na medida em que eram tratados realmente como animais de carga, tanto aos olhos do reverendo quanto aos nossos, de hoje em dia, muito improvvel que tenha sido esta a percepo dos proprietrios de escravos. b) Consoante tenha querido dizer com isso que fossem tratados e tidos como tal, acertou apenas pela metade, que, embora fossem tratados realmente como animais de carga, aos olhos do reverendo e aos nossos, de hoje em dia, muito improvvel que tenha sido esta a percepo dos proprietrios de escravos. c) Quando disse que eram tratados e tidos como tal, acertou apenas pela metade proporo que, se eram tratados realmente melhor que animais de carga, aos olhos do reverendo e aos nossos, de hoje em dia, muito improvvel que tenha sido esta a percepo dos proprietrios de escravos. d) Mesmo querendo dizer com isso que eram tratados e tidos como tal, acertou apenas pela metade, porque, caso fossem tratados realmente pior que animais de carga, aos olhos do reverendo e aos nossos, de hoje em dia, muito improvvel que tenha sido esta a percepo dos proprietrios de escravos. e) Se quis dizer com isso que eram tratados e tidos como tal, acertou apenas pela metade, porque, embora fossem tratados realmente como animais de carga, aos olhos do reverendo e aos nossos, de hoje em dia, muito improvvel que tenha sido esta a percepo dos proprietrios de escravos.

A um cavalo, se o adestra.

[Texto 1]

46) O fragmento em destaque, retirado do Texto 1, apresenta, em sua estrutura sinttica, um pleonasmo.
O mesmo procedimento se verifica em: a) A contar contra a sorte dos escravos, porm, estava o trfico transatlntico intermitente. b) A alforria era muito mais recorrente aqui do que em outras reas escravistas da Amrica, coisa que singularizou em muito a nossa histria.. c) A outro homem, faz-se necessrio convenc-lo. d) [...] o que contava mesmo, como ele disse, era a habilidade do senhor em infundir o medo, o terror, no esprito do escravo. e) Quando essas coisas eram ignoradas pelo proprietrio, era problema na certa, que resultava quase sempre na fuga dos cativos.

(CPPCTAE UNIRIO 2012)14

CONCURSO PBLICO TCNICO-ADMINISTRATIVO EM EDUCAO UNIRIO 2012

ADMINISTRADOR

Walsh pde ver, pela primeira vez (quantos lugares o reverendo ter visitado?), indivduos de cor preta desempenhando diversos papis.

47) No perodo acima, retirado do Texto 1, a correta correlao entre classe gramatical e funo sinttica
apresentada em: a) b) c) d) e) pela primeira vez locuo substantiva adjunto adverbial pde ver locuo adverbial ncleo do predicativo quantos advrbio interrogativo sujeito diversos - pronome substantivo objeto direto de cor preta locuo adjetiva adjunto adnominal

48) Dentre os perodos extrados do Texto 1, observa-se a presena de uma orao subordinada substantiva
completiva nominal em: a) Uma fonte histrica importante no estudo da escravido no Brasil so os relatos de viajantes, geralmente de europeus que permaneciam algum tempo no Brasil. b) O chicote, o tronco, os ferros, o pelourinho, a concesso de pequenos privilgios e a esperana de um dia obter uma carta de alforria ajudaram o domnio senhorial no Brasil. c) Estive apenas algumas horas em terra e pela primeira vez pude observar um negro africano sob os quatro aspectos da sociedade. d) Pareceu-me que em cada um deles seu carter dependia da situao em que se encontrava e da considerao que tinham com ele. e) Assim, uma espcie de acordo foi o que ordenou as relaes entre senhores e escravos.

Porque me faz lembrar de minha me. [Texto 2]

49) Considerando o verbo lembrar, utilizado no fragmento em destaque, extrado do Texto 2, a construo que,
embora frequente na linguagem coloquial, contraria a norma culta da Lngua Portuguesa : a) b) c) d) e) Essa msica nos faz lembrar de um tempo em que ramos realmente felizes. Embora a menina seja parecida com o pai, o jeito dela lembra muito a me. Ele no consegue ser responsvel. Diariamente preciso lembr-lo de suas obrigaes. Ontem vi a Alice, que foi sua colega de escola. Voc lembra dela? Nenhum deles tem boa memria, de modo que precisamos lembrar-lhes os compromissos.

Ao contrrio da linguagem jornalstica, a literatura o espao privilegiado da conotao.

50) O fragmento do Texto 2 em que se verifica a presena da linguagem conotativa :


a) b) c) d) e) No sabia que estava a me escutando. Porque me faz lembrar de minha me, que eu no conheci. Oh! no; no cabe em tua boca essa cantiga lastimosa, que tanto gostas de cantar. Ho de pensar que s maltratada, que s uma escrava infeliz. Deram-te uma educao, como no tiveram muitas ricas e ilustres damas que eu conheo.

(CPPCTAE UNIRIO 2012)15

CONCURSO PBLICO TCNICO-ADMINISTRATIVO EM EDUCAO UNIRIO 2012

ADMINISTRADOR

Tabela 1: Planilha de Notas

51) Considerando a Tabela 1, o endereo da clula que contm a mdia do aluno Joaquim dos Santos
a) b) c) d) e) = (B5+C5 + D5)/3 E6 F6 = (E2+E3+E4+E5)/4 E5

52) Considerando a Tabela 1, a frmula correta para calcular a mdia do aluno Ziraldo
a) b) c) d) e) = B3+ C3+ D3/3 = (B3+C3+D3)/3 = B3+B4+B5/3 = (B2+C2+D2)/3 = (B3+C3+D3)/4

53) Considerando a Tabela 1, a frmula correta para calcular a mdia da turma na Nota2
a) b) c) d) e) = SOMA(C2:C5)/3 = SOMA(C2:C5)/4 = SOMA(B6:D6)/3 = SOMA(D2:D5)/3 = SOMA (D2:D5)/4

54) O termo utilizado para designar o conjunto de componentes que formam a parte fsica dos computadores
a) b) c) d) e) o Hardware. o Teclado. a CPU. o Mouse. o Software.

(CPPCTAE UNIRIO 2012)16

CONCURSO PBLICO TCNICO-ADMINISTRATIVO EM EDUCAO UNIRIO 2012

ADMINISTRADOR

55) O software utilizado para acessar uma pgina web na Internet


a) b) c) d) e) um kit multimdia. um navegador. um provedor de acesso. editor de pginas web. facebook.

56) Os chats podem ser caracterizados como seguinte tipo de mecanismo de comunicao:
a) b) c) d) e) tradicional sncrono assncrono seguro alternativo

57) Faa a correlao entre a 1 e a 2 colunas.


1 Coluna 1. um software que permite clculos automticos atravs de frmulas em tabelas. 2. Copiar o contedo de um arquivo residente em outro computador para o seu, independente da distncia. 3. Pgina introdutria de um site. 4. Browser da Microsoft. 5. Processo de conexo rede que inclui a identificao e senha de controle. A sequncia CORRETA da correlao entre colunas a) b) c) d) e) 41253 35214 51234 21524 1 2 4 5 1 ( ) ( ) ( ) ( ) ( ) 2 Coluna Internet Explorer Planilhas Eletrnicas Download Login Homepage

(CPPCTAE UNIRIO 2012)17

CONCURSO PBLICO TCNICO-ADMINISTRATIVO EM EDUCAO UNIRIO 2012

ADMINISTRADOR

Figura 1: Texto utilizando o Microsoft Word

58) O boto do Microsoft Word que pode ser utilizado para centralizar os ttulos do texto, mostrados na Figura 1
a) b) c) d) e)

59) O boto do Microsoft Word que pode ser utilizado para verificar a ortografia e a gramtica de um trecho do
texto, mostrado na Figura 1 a) b) c) d) e)
(CPPCTAE UNIRIO 2012)18

CONCURSO PBLICO TCNICO-ADMINISTRATIVO EM EDUCAO UNIRIO 2012

ADMINISTRADOR

60) Em relao Internet, pode-se afirmar que


a) b) c) d) e) No possvel anexar vdeos s mensagens de e-mail. http://www.mec.gov.br uma URL, ou seja, o endereo de correio eletrnico. Provedor de acesso um software que permite a visualizao de uma pgina na Internet. HTML um padro de editorao que permite criar pginas para a publicao na Internet. Um exemplo de endereo de email invlido cosea@unirio.br

61) Com base na Lei 8666/93, os contratos podem ser alterados, com as devidas justificativas, nos seguintes
casos: a) por acordo das partes ou unilateralmente pela Administrao, quando houver necessria a modificao do valor contratual em decorrncia de acrscimo ou diminuio quantitativa de seu objeto, apenas nos contratos internacionais. b) unilateralmente pela Administrao, quando houver modificao do projeto ou das especificaes, para melhor adequao tcnica aos seus objetivos. c) unilateralmente pela Administrao, quando conveniente a substituio da garantia de execuo. d) por acordo das partes, quando necessria a modificao do regime de execuo da obra ou servio, bem como do modo de fornecimento, em face de verificao tcnica da inaplicabilidade dos termos contratuais originrios, desde que haja autorizao expressa do Ministro da rea afeta ao contrato. e) unilateralmente pela Administrao, quando necessria a modificao da forma de pagamento, por imposio de circunstncias supervenientes, sem a correspondente contraprestao de fornecimento de bens ou execuo de obra ou servio.

62) A licitao destina-se a garantir a observncia do princpio constitucional da isonomia, a seleo da proposta
mais vantajosa para a administrao e a promoo do desenvolvimento nacional sustentvel e ser processada e julgada em estrita conformidade com os princpios bsicos da legalidade, da impessoalidade, da moralidade, da igualdade, da publicidade, da probidade administrativa, da vinculao ao instrumento convocatrio, do julgamento objetivo e dos que lhes so correlatos. A lei 8666/93 estabelece normas gerais de licitao e contratos administrativos e subordina ao seu regime os seguintes rgos, tais como: a) os rgos da administrao direta e indireta, como os fundos especiais, as autarquias, as fundaes pblicas, as fundaes privadas, as empresas pblicas, as sociedades de economia mista. b) os rgos da administrao direta, os fundos especiais, as empresas pblicas, as sociedades de economia mista e demais entidades controladas direta ou indiretamente pela Unio, Estados, exceto, o Distrito Federal. c) os rgos da administrao direta, os fundos especiais, as empresas pblicas, as sociedades de economia mista e demais entidades controladas direta ou indiretamente pela Unio, Estados e Municpios. d) Os fundos especiais contra a fome, quando contratadas com terceiros, sero necessariamente precedidas de licitao, na modalidade concurso, ressalvadas as hipteses previstas nesta Lei. e) dispensa os rgos da administrao indireta, como as autarquias especiais, como as agncias reguladoras (ANP, ANATEL).

(CPPCTAE UNIRIO 2012)19

CONCURSO PBLICO TCNICO-ADMINISTRATIVO EM EDUCAO UNIRIO 2012

ADMINISTRADOR

63) A Administrao pode exigir garantias para a execuo do contrato ao licitante vencedor que pode escolher
dentre aquelas determinadas pela lei, critrio da autoridade competente, em cada caso, mas, ao escolher, dever constar do edital, precisamente, na forma de a) b) c) d) cheque administrativo, autorizado pelo Ministrio da Fazenda, conforme definido em contrato. cauo em dinheiro semelhana do fiana locatcia, registrada no Banco Central do Brasil. seguro-bancrio, registrado na SUSEP e no IRB. ttulos da dvida pblica, devendo estes ter sido emitidos sob a forma escritural, mediante registro em sistema centralizado de liquidao e de custdia autorizado pelo Banco do Brasil e avaliados pelos seus valores econmicos, conforme definido pelo Ministrio do Planejamento. e) cauo em dinheiro ou em ttulos da dvida pblica, devendo estes ter sido emitidos sob a forma escritural, mediante registro em sistema centralizado de liquidao e de custdia autorizado pelo Banco Central do Brasil e avaliados pelos seus valores econmicos, conforme definido pelo Ministrio da Fazenda.

64) Quanto a execuo dos contratos deve ser observado, fielmente, pelas partes, de acordo com as clusulas
avenadas e as normas da Lei n 8666/93, pode-se afirmar que a) o contratado dever manter preposto, aceito pela Administrao, no local da obra ou servio, para represent-lo na execuo do contrato, que ser unicamente responsabilizado pelas conseqncias de sua inexecuo total ou parcial. b) o representante da Administrao anotar em registro prprio todas as ocorrncias relacionadas com a execuo do contrato, contudo no podendo determinar regularizao das faltas ou defeitos observados. c) as decises e providncias que ultrapassarem a competncia do representante devero ser solicitadas a seus superiores em tempo hbil de 30 (trinta) dias para a adoo das medidas convenientes. d) o contratado no responsvel pelos danos causados diretamente Administrao ou a terceiros, decorrentes de sua culpa ou dolo na execuo do contrato, no excluindo ou reduzindo essa responsabilidade a fiscalizao ou o acompanhamento pelo rgo interessado. e) a execuo do contrato dever ser acompanhada e fiscalizada por um representante da Administrao especialmente designado, permitida a contratao de terceiros para assisti-lo e subsidi-lo de informaes pertinentes a essa atribuio.

65) NO constitui motivo para resciso dos contratos administrativos:


a) a paralisao da obra, do servio ou do fornecimento, com justa causa e prvia comunicao Administrao. b) o cumprimento de clusulas contratuais, especificaes, projetos ou prazos. c) atraso justificado no incio da obra, servio ou fornecimento levando a Administrao a comprovar a impossibilidade da concluso da obra, do servio ou do fornecimento, nos prazos estipulados. d) a subcontratao total ou parcial do seu objeto, a associao do contratado com outrem, a cesso ou transferncia, total ou parcial, bem como a fuso, ciso ou incorporao, admitidas no edital e no contrato. e) o atendimento das determinaes regulares da autoridade designada para acompanhar e fiscalizar a sua execuo, assim como as de seus superiores.

66) A Lei n 8.112/1990 e suas alteraes dispem sobre o


a) regime jurdico dos servidores pblicos civis da Unio, das autarquias e das fundaes pblicas federais. b) patrimnio e as finanas da administrao direta e indireta, em cada um dos entes da federao. c) regime jurdico dos servidores pblicos civis dos estados e do Distrito Federal, das autarquias e das fundaes pblicas estaduais. d) procedimento de contratao de servidores pblicos civis e militares de todos os entes federativos, em conformidade com a Constituio Federal. e) regime jurdico dos servidores pblicos civis dos municpios, das autarquias e das fundaes pblicas municipais.
(CPPCTAE UNIRIO 2012)20

CONCURSO PBLICO TCNICO-ADMINISTRATIVO EM EDUCAO UNIRIO 2012

ADMINISTRADOR

67) Para os efeitos da Lei 8.112/1990, servidor


a) b) c) d) e) a pessoa legalmente investida em cargo pblico. todo aquele que foi aprovado em um concurso pblico em nvel federal. a pessoa cujo concurso foi homologado pela autoridade pblica competente. todo aquele que foi aprovado em um concurso pblico em nvel estadual. a pessoa legalmente investida em cargo pblico at o ano de 1990.

68) O Ttulo II da Lei 8.112/1990 e suas alteraes tratam do provimento, vacncia, remoo, redistribuio e
substituio dos cargos pblicos. Nesses termos, so requisitos bsicos para investidura em cargo pblico: a) A aptido fsica e mental, a certido negativa de dbitos fiscais, a certido negativa de antecedentes penais, a carteira de vacinao atualizada, o gozo dos direitos sociais, a idade mnima de vinte e um anos, o translado da certido de nascimento. b) O translado da certido de nascimento, o gozo dos direitos sociais, a nacionalidade brasileira, o gozo dos direitos polticos, a quitao com as obrigaes militares e eleitorais e a concluso do Ensino Mdio. c) A concluso do Ensino Mdio, a certido negativa de dbitos fiscais, a certido negativa de antecedentes penais, a carteira de vacinao atualizada, o gozo dos direitos sociais, a idade mnima de vinte e um anos, o translado da certido de nascimento. d) A nacionalidade brasileira, o gozo dos direitos polticos, a quitao com as obrigaes militares e eleitorais, o nvel de escolaridade exigido para o exerccio do cargo, a idade mnima de dezoito anos e a aptido fsica e mental. e) A idade mnima de vinte e um anos, a nacionalidade brasileira, o gozo dos direitos polticos, a quitao com as obrigaes militares e eleitorais, o nvel de escolaridade exigido para o exerccio do cargo, a idade mnima de dezoito anos e a aptido fsica e mental.

69) A opo que apresentar, simultaneamente, trs formas de provimento de cargo pblico, conforme a Lei
8.112/1990 e suas alteraes a) b) c) d) e) Reconduo, promoo e concurso pblico. Concurso pblico, reintegrao e comissionamento. Comissionamento, readaptao e reverso. Reverso, concurso pblico e transferncia. Nomeao, aproveitamento e reconduo.

70) Com relao ao prazo de validade dos Concursos Pblicos, a afirmativa que est em perfeita consonncia
com os termos da Lei 8.112/1990 e suas alteraes: a) b) c) d) e) O concurso pblico ter validade de at 02 anos, podendo ser prorrogado duas vezes, por igual perodo. O concurso pblico ter validade de at 02 anos, podendo ser prorrogado uma nica vez, por igual perodo. O concurso pblico ter validade de at 03 anos, podendo ser prorrogado duas vezes, por igual perodo. O concurso pblico ter validade de at 03 anos, podendo ser prorrogado uma nica vez, por igual perodo. O concurso pblico ter validade de at 04 anos, podendo ser prorrogado uma nica vez, por igual perodo.

(CPPCTAE UNIRIO 2012)21

Potrebbero piacerti anche