Sei sulla pagina 1di 29

Histria 9

L1
Europa no sec. XIX
Fabrica do Mundo Comerciante do Mundo Banqueira do Mundo

Grandes potencias- BIFA Imperialismo- Sistema politico em que uma grande nao domina social e politicamente vastas regies independentes. Colonialismo- Forma de domnio social, politico e econmico que o pas colonizador exerce sobre as colnias.

Partilha de frica
Revoluao industrial Vaga imperialista Viagens de explorao a frica Conflitos na Europa Conferencia de Berlim (1885) Principio da ocupao efetiva Grandes potencias saram beneficiados

O ultimato ingls

Independncia do Brasil ( 1822 ) Projetos para melhor aproveitamento de frica Viagens de explorao Pretendeu se ocupar o Chire (territrio entre Angola e Moambique) Este projeto vai contra o plano da Inglaterra de ligar " o cairo ao cabo ". Ultimato ingls (1890 )

Antecedentes da 1 Guerra Mundial


Rivalidades econmicas - que conduziram ao imperialismo e colonialismo, que levou a paz armada e corrida ao armamento. Nacionalismos -desenvolvimento deste atravs da propaganda (pangermanismo expanso do povo alemo atravs da conquista de um espao vital, defendendo a superioridade do povo alemo) A pennsula balcnica destaca se tambm pelas pequenas nacionalidades que se querem libertar do domnio da ustria. O imprio Austro-Hungaro queria ter acesso ao mar mediterrneo, anexando a servia. O imprio Russo tinha o mesmo objetivo bem como afinidades com os povos eslavos, considerando se sua protetora e prestando apoio aos Bulgaros, Srvios e Bosnios.

Politica de aliana - a) ustria/Hungria + Itlia + Alemanha

b) Frana + Inglaterra + Rssia

A 28 de agosto de 1914, Francisco Fernando (herdeiro do


trono do imprio Austro-Hungaro na Bosnia por um estudante srvio, comeando assim a guerra.

Guerra de Movimentos- Guerra rpida em que os exrcitos se deslocam de forma fulminante ( ataque surpresa ). Guerra de trincheiras ou de posies- procuravam conservar o territrio ocupado. Cavavam valas e abrigos ( trincheiras ).

A mundializao da guerra Fim da Guerra de Trincheiras

Procura de novas armas e aliados

Armas muito mais perigosas e submarinos Aliados: Itlia, Portugal, Japo

1917

Potencias centrais: Imprio Turco, Bulgria

1. Sada da Russia da Guerra 2. Entrada dos E.U.A na guerra

1- .A Russia estava constantemente a ser atacada pela Alemanha .Problemas internos ( mortalidade, fomes, doenas ) .Revoluo socialista ( abdica da Finlandia, Lituania, Ucrnia , Polnia, Estonia )

2- .Os E.U.A consideram se defensores da democracia e da paz mundial .Ataques alemes a embarcaes com civis americanos, uma vez que os E.U.A forneciam armas e mantimentos aos aliados .Os E.U.A receavam pelos seus investimentos na Europa. Os EUA contriburam muito para desequilibrar a guerra a favor dos aliados com um milho de soldados, logo para o fim da guerra. Os aliados juntaram um eficiente bloqueio econmico aos adversrios e a situao das potencias tornou-se dramtica. Em julho de 1918, os Aliados lanaram a ofensiva final e no dia 11 de novembro foi assinado o armistcio (suspenso das operaes militares).

Custos da Guerra
1. Alteraes no mapa poltico

2. Consequncias demogrficas e econmicas. Milhes de mortos e invlidos; ficou tudo em runas

Terminada a guerra, os pases vencedores reuniram-se em Paris

Conferncia de paz
O tratado de Versalhes

com a Alemanha com condies humilhantes.

Novo mapa poltico o imprio Austro-Hungaro ficaram Polnia, Hungria, Checoslovvia, Jogoslvia. desmembrados -> principio das nacionalidades

A Alemanha
Teve de abandonar os territrios da Alsacia e da Lorena e foi desmilitarizado. Os pases vencidos tiveram de pagar pesadas indemnizaes aos vencedores.

Sociedade das naes 1919

Presidente Wilson, dos E.U.A

Os pases interessados em preservar a paz e a cooperao econmica e cultural entre os pases membros

A Rssia czarista
Em pleno sculo XX, o czar dispunha de um poder autocrtico, completamente absoluto. A sua industrializao era muito fraca porque dependia sobretudo de capitais e tcnicos estrangeiros. Existiam muito poucos operrios na Rssia e estavam todos concentrados nas grandes cidades. A maioria da populao eram camponeses e apesar de a servido ter sido abolida o povo continuava a viver miseravelmente.

As sementes da Revoluo
xodo rural haviam muitos desempregados e os operrios tinham condies de vida miserveis. Esta situao era propcia difuso das ideias socialistas, no s entre o proletariado mas tambm entre uma parte da pequena e mdia burguesia.

A 22 de janeiro de 1905: a revoluo falhada


Embora a revoluo tenha sido falhada e reprimida (at se atribuiu o nome de domingo sangrento ao dia) serviu de ensaio para a verdadeira revoluo.

O Czar criou um parlamento, a Duma que era facilmente manipulada pelo governo.

Revoluo de fevereiro (burguesa)


Lder: Kerenksy e Mencheviques (minorias) Ideologia: Regime Republicano Liberal Parlamentar e burgus. Fatores: exigncias da retirada da Rssia da Rssia da 1 Guerra Mundial, a distribuies das terras pelos camponeses e a reduo da crise. Medidas: Regresso dos exilados polticos Abolio da censura Maior liberdade O czar foi deposto Foi a revoluo burguesa. No entanto, a Rssia no foi retirada da guerra, no reduziram a crise e no distriburam as terras de forma igualitria pelos camponeses. Os Sovietes (conselhos populares) mostravam constantemente o seu descontentamento. Entre os membros dos Sovietes, os Bolcheviques inspiravam-se no Marxismo e pretendiam uma revoluo mais radical.

Revoluo de outubro ( socialista )


Lder: Lenine, Trostky, Bolcheviques (militares e povo, maiorias)

Ideologia: Marxismo-leninismo Medidas: Construo da URSS Retirada da Rssia da 1 Guerra Mundial Nacionalizao dos meios de produo Distribuio das terras pelos camponeses Controlo das fbricas pelos operrios Garantia de igualdade a todos os povos que viviam na Rssia Criao da polcia secreta (Tcheka)

Marxismo
Segundo Marx, o proletariado deveria tomar conscincia de que uma classe social e como tal, unir-se e lutar contra os opressores. Deveria realizar uma Revoluo Poltica, colocando a minoria, o povo no poder e uma Revoluo Econmica, nacionalizando os meios de produo. Concluso: Marx defendia uma sociedade sem classes, ou seja, comunista.

Guerra Civil ( 1918-1920 )

Comunismo de Guerra

Capitalistas europeus + Burgueses liberais (defensores da revoluo de fevereiro/ Mencheviques) = Exrcito Branco. Defensores da revoluo de outubro (Bolcheviques) = Exrcito Vermelho Esta violenta guerra civil prolongou-se por 2 anos.

Adotaram-se assim medidas ditatoriais por parte do partido socialista. 1. 2. 3. 4. 5. Proibio de todos os partidos de todos os partidos Censura imprensa Trabalhos obrigatrios Comrcio efetuado por troca direta ( desaparece a moeda ) Nacionalizao das fbricas, bancos, terras

Descontentamento social

A Consolidao da Revoluo
Em 1920, aps o fim da guerra civil e da vitria do Exrcito Vermelho (Trotsky), o pas estava arruinado economicamente. Em 1921 foi adotada a NEP (Nova Poltica Econmica). Retorno ao capitalismo por um tempo limitado Anulao das requisies dos produtos agrcolas e criao de uma taxa fixa Fim do trabalho obrigatrio e das culturas impostas Possibilidade de venda de excedentes no mercado interno Privatizao das empresas at 20 operrios Eletrificao do pas Existncia (temporria) de um setor privado

A NEP conseguiu, assim, acabar com a deteriorao econmica.

Em 1922 foi criada a URSS --> A Unio das Repblicas Socialistas Soviticas, era uma federao que reunia as vrias regies.

As repblicas tinham, teoricamente, autonomia e liberdade, embora todas tivessem de responder ao centro, a Rssia.

A sucesso de Lenine
Trotsky e Estaline eram adversrios na sucesso de Lenine. Trotsky tinha conduzido o exrcito vermelho vitria na guerra civil. Defendia uma revoluo socialista mundial. Porm Lenine tinha-se tornado secretrio-geral do partido comunista e considerava que era necessrio assegurar a consolidao da revoluo da URSS e s depois pensar numa revoluo mundial. Estaline foi o sucessor de Estaline, pois eliminou todos os seus adversrios, incluindo Trotsky.

L2
Dificuldades econmicas Portuguesas
A industrializao s abrangia as grandes cidades e Portugal era agrcola. Portugal continuava a importar mais do que exportava, tendo que recorrer a sucessivos emprstimos no estrangeiro. Os poucos produtos que Portugal exportava tinham alta concorrncia.

O descontentamento social

De 1890 a 1892, uma grave crise econmica afetou a Europa, o nvel de vida da populao baixou, o que levou ao descontentamento social. Desigualdades sociais. O operariado mostrava-se revoltado.

Difuso das ideias republicanas.


Portugal, na altura, era uma monarquia constitucional. Em 1870 foi fundado em Portugal o partido republicano, que passou a desenvolver uma intensa campanha contra os partidos monrquicos. Defendiam o sufrgio universal, descentralizao poltica e econmica. Era apoiado por elementos da pequena e mdia burguesia e de setores importantes do operariado. A situao do pas piorou aps o ultimato ingls.

A ofensiva republicana
A 31 de janeiro de 1991, rebentou no porto uma revolta. A causa republicana era cada vez mais popular e tinha o apoio dos principais jornais. Contava ainda com o apoio de organizaes secretas como a Maonaria e a Carbonria.

O regicdio
Em 1917, D. Carlos dissolveu as cortes e permitiu que Joo Franco governasse em ditadura. Entre as suas medidas destacaram-se os adiantamentos casa real. A oposio ao regime atingiu o auge. Em fevereiro de 1908, decorreu o regicdio, e o rei e o primognito foram mortos.

A revolta triunfante
A 5 de Outubro de 1910, deu-se a implantao da repblica.

Primeiras medidas
Nova bandeira A Portuguesa Escudo Igualdade entre filhos legtimos e ilegtimos

Governo provisrio
Tefilo Braga

Constituio republicana (1911)


Todos so iguais perante a lei Liberdade de expresso

Separao de poderes - Legislativo parlamento Executivo Presidente da Repblica e governo Judicial -tribunais

Realizaes e dificuldades
Afonso Costa desempenhou um papel muito importante na sociedade.

Laicizao do estado: estado civil (decreta liberdade religiosa); expulso das ordens religiosas e nacionalizao dos seus bens; registo civil obrigatrio; legalizao do divrcio. Legislao social: autorizao da greve; instituio do descanso semanal obrigatrio; limitao dos horrios de trabalho; seguro obrigatrio para doena e velhice. Ensino: instruo obrigatria e gratuita para crianas at 12 anos; ensino tcnico; fundao das universidades de Lisboa e do Porto.

Porm, as dificuldades tambm comearam: Oposio da igreja catlica e dos monrquicos Os operrios mostravam-se descontentes com a lentido da resoluo dos problemas

Participao de Portugal na guerra


Haviam varias opinies sobre a participao de Portugal na guerra.

Participao e consequncias
A interveno de Portugal na guerra agravou as dificuldades internas e aumentou o descontentamento do povo. Levou ainda a um perodo de ditadura por Sidnio Pais.

O fim da 1 Repblica
Fatores econmicos

Depois da guerra, a situao econmica do pas piorou ainda mais, os salrios no acompanhavam a subida dos preos. Por isso o nvel de vida da populao desceu. Fatores sociais e polticos Instabilidade politica, a agitao militar era permanente, o operariado mostrava o seu descontentamento atravs de greves manifestaes. Alguns grupos de extrema-esquerda recorriam a atentados.

Ditadura militar
A 28 de maio de 1926, um golpe militar iniciado em Braga ps fim 1 Repblica. 1. O parlamento foi dissolvido 2. As liberdades individuais foram suspensas 3. O poder passou a ser assumido pelos militares.

L3
As mudanas sociais
Belle poque foi uma poca dourada, de grande prosperidade e bem-estar resultantes da 2 revoluo industria, do desenvolvimento do comrcio mundial e dos bancos. Grandes obras pblicas Melhoria nos transportes As pessoas mais ricas frequentavam inmeros lugares de luxo A classe mdia, desenvolveu-se muito (colarinhos brancos)

Crescimento das classes mdias


Meios de promoo social escola trabalho poupana Surgiram novas profisses professores Jornalistas Engenheiros

Movimentos femininistas e sufragistas


Antes da 1 guerra mundial as mulheres viviam simplesmente para a famlia, no trabalhavam e por isso tinham completa dependncia econmica dos maridos. No tinham educao e se trabalhassem nas fbricas recebiam muito menos que um homem. As mulheres no tinham direitos, no podiam votar, at precisavam da autorizao de um homem da famlia para sair. Durante a 1 Grande Guerra a mulher foi obrigada a trabalhar e quando a guerra acabou no queria deixar o emprego, nem a independncia econmica. A mulher passou a cuidar da famlia e a trabalhar ao mesmo tempo, passou a cuidar melhor de si prpria e a arranjar-se melhor. Os movimentos sufragistas pretendiam que todas as mulheres tivessem o direito de votar. Os movimentos femininistas abrangiam mais reas, como os direitos das mulheres, a independncia destas, a educao, etc.

A revoluo na arte
Uma multiplicao de experincias. 1980-anos 30 do sec. XX Nesses 40 anos rompeu-se totalmente com as regras e convenes artsticas do passado. A procura de novas formas de expresso ousadas e originais era de certo modo o reflexo do estado de esprito dos artistas face a situao difcil que enfrentavam.

Paris era a capital cultural da Europa. Movimentos de Vanguarda tendncias artsticas mais avanadas, mais revolucionrias. Os primeiros sinais de inovao A partir de 1980 - Van Gogh, Gaugin, Czanne = novas tendncias da pintura. 1. Van Gogh -> expressionismo Expressionismo Corrente artstica que deforma a realidade para lhe dar maior expressionismo. 2. Gaugin, Matisse -> fauvismo Fauvismo (fera) cores violentas nos quadros, de forma arbitrria, sem critrios definidos.

As grandes roturas 1907- cubismo e abstracionismo. 3. Czanne, Picasso, Braque -> Cubismo Cubismo as figuras so decompostas por planos geomtricos que correspondem a vrios ngulos de viso sobrepostos que confundem a superfcie do quadro.

4. Kadinsky -> Abstracionismo O abstracionismo tambm chamado de arte no-figurativa, torna-se uma simples combinao de linhas, de formas e de cores, abstradas da realidade ( limitam-se a seguir um estado de esprito, uma emoo).

A proliferao das tendncias - 1920 5. Marinetti -> Futurismo -> O manifesto futurista. O futurismo refletiam as transformaes sociais, maquinas, movimento, dinamismo da vida moderna, do futuro.

6. Andr Breton, Salvador Dali, Magritte, Mir, Chagal, Picasso -> Surrealismo -> Manifestos surrealistas O surrealismo Influenciado pela psicanlise de Freud, o surrealismo procurava representar o surreal, o mundo do inconsciente, como ele se manifesta nos sonhos. As origens do modernismo arquitetnico Incio das mudanas fim do sec. XIX

Arte Nova artes decorativas, formas ondulantes e


ornamentao exuberante e extica, inspiradas na natureza. Relaciona-se com a 2 revoluo industrial. Gaudi foi o mais original arquiteto da arte nova.

O programa Bauhaus Em 1919, foi criada por Walter Gropius, na Alemanha, a Bauhaus, uma escola de artes plsticas. O fundador defendia a unidade de todas as artes e a sua disposio ao servio pblico. Os artistas da escola desenvolveram assim o Design -> democratizao da arte. A Bauhaus teve uma grande influencia no funcionalismo. Funcionalismo As formas arquitetnicas deveriam adequar-se somente funo do edifcio, depurando-os de ornamentos e tirando partido da luz e dos diferentes materiais -> Le Corbusier.

Orpheu Em 1915, um grupo de escritores e artistas ( Fernando Pessoa, Almada Negreiros) lanaram a revista Orpheu criticando a mentalidade e cultura burguesa. Deve a esse grupo a introduo dos movimentos vanguardistas em Portugal = MODERNISMO.

J1
Crise dos Anos 30
Riqueza aparente (todas as compras eram efetuadas base de crditos). Investimentos constantes no mercado da bolsa, procura de riqueza rpida e fcil. Os E.U.A continuavam a produzir como se estivessem em guerra, o que provocou acumulao de mercadorias em stock. Entrou-se assim num perodo de deflao: situao econmica caracterizada por uma baixa generalizada dos preos e, por conseguinte uma quebra de lucro nas empresas. Na agricultura a situao tornou-se difcil mais rapidamente, os agricultores no conseguiam vender os seus produtos e muitos deles foram runa. A crise instala Em outubro de 1929 a crise econmica j era notria e todos os acionistas, assustados procuraram vender as suas aes. No dia 24 de outubro, foram apresentadas no mercado da Bolsa 12

milhes. Foi o crash de Wall Street, na chamada quinta-feira negra. A par da crise financeira, agravava-se a crise de superproduo (apesar da descida dos preos os produtos no eram comprados e milhares de empresas fecharam). Milhares de pessoas ficaram desempregadas, na misria. Mais desempregados Menor consumo Mais empresas vo falncia A grande depresso A crise transformou-se na Grande Depresso do sistema capitalista, pois atingiu quase todos os pases do mundo, com exceo da URSS, que estava bastante isolada economicamente. Fatores de propagao da crise 1. Retirada dos investimentos e exigncia do pagamento dos emprstimos por parte dos E.U.A Europa. 2. Os E.U.A evitam ao mximo as importaes e todos os outros pases entram igualmente em crise uma vez que no tm compradores para as suas mercadorias. As graves consequncias sociais. Todos os grupos sociais foram afetados pela crise. Os produtores destruam milhares de alimentos na tentativa de aumentar os preos. Todos ficaram arruinados, desempregados, na misria.

O New Deal americano Os E.U.A foram o primeiro pas a iniciar uma poltica de intervencionismo econmico. O presidente Franklin Roosevelt lanou, em 1933, o New Deal, pretendendo-se assim diminuir o desemprego e aumentar o poder de compra da populao, de forma a relanar o consumo e a produo. 1. Grandes obras pblicas (para criar postos de emprego). 2. Limitao do horrio semanal. 3. Concesses de subsdios a empresas que admitissem trabalhadores. 4. Salrio mnimo, subsdio de desemprego (melhorando o poder de compra).

J2
O fascismo
Razes do avano da extrema-direita: 1. Econmicas 1.1. Dificuldades econmicas ps guerra. 1.1.1. Runa de muitas cidades 1.2. Crise de 1929. 1.2.1. Desemprego. 1.2.2. Reduo do nvel de vida. 2. Sociais 2.1. Triunfo da revoluo sovitica. 2.2. A populao ansiava por um governo forte que resolvesse a crise.

Meios utilizados 1. Violncia. Ameaas Espancamentos Contra os partidos de Destruies esquerda e os sindicatos Milcias armadas e agressivas (camisas negras) 2. Propaganda. Imprensa Rdio pretendendo atrair as classes mdias Comcios como o operariado hesitante Manifestaes

A tomada de poder por Mussolini Os industriais e os proprietrios passaram a apoiar um partido de extrema-direita: o Partido Nacional Fascista (1921) chefiado por Benito Mussolini. Dispondo de milcias armadas (os camisas negras), o Partido Fascista violentava os militantes de esquerda e reprimia as greves. Em 1922, o rei de Itlia, pressionado pelas manifestaes fascistas, encarregou Mussolini de formar governo. Em 1924 realizaram-se eleies e recorrendo violncia e corrupo, Mussolini conseguiu tornar-se o senhor absoluto de Itlia.

Ideologia

Totalitarismo/ Estado Uno O estado controla toda a sociedade Imperialismo Poltica imperialista, necessidade de alargar o espao territorial. Corporativismo Associao entre patres e assalariados evitando a luta de classes e o comunismo Primado do Chefe Duce ou Chefe Primado do Estado obedincia incondicional ao Estado, no havendo interesses individuais Primado do Partido Existncia de um nico partido, no havendo oposio.

Organizaes juvenis fascistas As organizaes juvenis visavam a preparao militar e fsica dos jovens. Ex: Juventude Fascista

Economia 1. Vantagens para as famlias numerosas para que a expanso italiana fosse assegurada por uma populao forte. 2. Polticas imperialistas, (conquista da Etipia), desenvolvimento da indstria 3. Combate ao desemprego

4. Investimentos em infraestruturas que melhorassem a qualidade de vida dos italianos. Autarcia independncia econmica.

Nazismo
Ascenso: 1. Humilhao aps o Tratado de Versalhes 2. Crise de 1929 3. Crise social gravssima, a populao procurava um chefe forte que resolvesse a crise econmica.

Partido Comunista

Partido Nacional Nazi Apoio financeiro dos grandes burgueses que receavam o comunismo. 1932- Partido Nazi foi o mais votado e nomeou Hitler chanceler. Este toma de imediato medidas antidemocrticas 1934 Hitler acumula os cargos de presidente da repblica e de chanceler.

Meios de Consolidao I. II. Violncia e fora contra os adversrios (SA e SS), atravs de milcias. Propaganda, comcios e censura

III. IV.

Controlo da juventude (todos os jovens tinham uma educao nacionalista e militar) Proibio de greves e sindicatos. Os operrios estavam inscritos na frente de trabalho.

Ideologia 1) Primado do estado 2) Primado do partido 3) Primado do chefe 4) Corporativismo 5) Imperialismo 6) Antissemitismo -> Genocdio do povo judeu

Poltica econmica Objetivo Autarcia. A Alemanha deveria ser economicamente independente sem precisar de importar qualquer produto. Racismo e expansionismo Para os Nazis existiam raas superiores -> a raa ariana e raas inferiores -> a raa judia. Esse violento antissemitismo levou tentativa de genocdio dos judeus. Segundo a lgica racista, os alemes deveriam ter direito a um espao vital, territrios considerados necessrios para o bemestar e crescimento do povo, que deveriam conquistar aos povos inferiores.

Segunda revoluo sovitica


Guerra Civil (exrcito branco vs exrcito vermelho) NEP -> Regresso limitado ao capitalismo -> Iniciativa privada Nova Burguesia Nepmen 1928- Fim da NEP Socialismo URRS 1. Nacionalizao da industria pesada A propriedade privada foi eliminada criando-se sovkhozes (quintas do estado) e holkhozes (cooperativas de camponeses). 2. Planificao econmica A economia era dirigida pelo estado planos quinquenais (fixavam os objetivos em cada 5 anos, nas produes). 1 plano quinquenal (1928-1932) Coletivizao da agricultura, industria pesada, eltrica e transportes. Kolkhozes (cooperativas) Sovkhozes (quintas do estado) MTS (estaes de maquinaria para os camponeses) Industria pesada 2 plano quinquenal (1933-1937) Industria pesada, ligeira, alimentar e txtil Pequenas propriedades privadas Kulaks

3 plano quinquenal (1938-1941) Industrias qumicas e siderrgicas Interrompido pela guerra

Os planos quinquenais, no gera, demonstraram-se muito positivos. 3. Desenvolvimento da industria pesada

Agricultura mecanizao e coletivizao Produo de subsistncia Todas estas mudanas aconteceram com uma profunda resistncia. No entanto a polcia conseguiu reprimir, de forma extremamente violenta a resistncia. 1936 Nova constituio ditadura do proletariado O estado devia estar ao servio da nica classe social, o proletariado. O Partido Comunista funcionrios obedientes a Lenine. Existia tambm a polcia poltica. 1934 purgas, perseguies por parte de Estaline aos opositores ( represso, deportaes, campos de concentrao) Terror policial Milhares de mortes ou deportaes para campos de trabalho na Sibria. 1940 Depuraes nos quadros poltico-partidrios

Propaganda oficial -> culto da personalidade do chefe.

A guerra civil espanhola


Em 1923, o Rei Afonso XIII convida o General Primo Rivera a formar governo, impondo uma ditadura militar. A vitria republicana nas eleies ditou o fim da ditadura militar e o exlio do Rei e do General para Marrocos. Em 1936, a Frente Popular, comandada por socialistas, anarquistas e comunistas vencem as eleies inicia-se o caus contra os conservadores da igreja. Assassinato de Calvo Sotelo, lder do partido monrquico (nacionalista) A Guerra civil 1936- o General Franco (nacionalista) chefiou uma revolta militar contra o poder republicano, iniciando-se uma luta entre nacionalistas e republicanos. Foras de Apoio Internas Nacionalistas (fascistas,) conservadores, monrquicos, religiosos, exercito. Republicanos povo (comunistas, anarquistas, socialistas( a marinha, operrios, provncias bascas e catals).

Foras de Apoio Externas Nacionalistas Legio Azul (Itlia Fascista), Legio Condor (Alemanha Nazi) e discretamente, Portugal.

Republicanos Frana, Inglaterra, EUA, URSS.

Consequncias A guerra civil durou trs anos e provocou cerca de 400000 mortos e dezenas de cidades destrudas. Ex: Guarnica. As foras franquistas tiveram o apoio alemo que procurava testar o seu armamento.

Potrebbero piacerti anche