Sei sulla pagina 1di 8

INTERCAMBIALIDADE DE PROJETOS EM PAC A PADRONIZAO ASSOCIADO AO AUMENTO PRODUTIVO

Marcos Andr Elias Nunes Ricardo Victor Pereira Sousa Universidade Federal Rural do Semi rido UFERSA PAC Projeto Auxiliado por Computador 13/02/14 RESUMO Com a era da informtica as pessoas passaram cada vez mais a utilizar o computador como uma ferramenta de trabalho, lhes proporcionando uma maior rapidez em seus objetivos. Isso no foi diferente com engenheiros e/ou arquitetos, que a partir do aparecimento de softwares especializados puderem acelerar suas respostas em relao a projetos a serem elaborados. O principal software utilizado na Engenharia e Arquitetura para o desenvolvimento de projetos o AutoCAD, que permite uma maior agilidade por parte de seus usurios. Sendo tambm, de certa forma flexvel, havendo diversas maneiras para se chegar ao resultado desejado. Isso pode ocasionar um problema devido incompatibilidade desses projetos dificultando assim, uma melhor e mais confivel troca de informaes. Verificando a ocorrncia desse problema e visando a uniformizao do conhecimento prope-se uma padronizao para a realizao de projetos por meio da ferramenta AutoCAD. Palavras-Chave: AutoCAD; Intercambialidade; Padronizao.

1 INTRODUO

Nos anos 50 a engenharia conheceu uma nova ferramenta que passou a auxili-la, j naquela poca, com relevante importncia, o computador e a ferramenta CAD (computer aided design.). Eles passaram a facilitar e agilizar os projetos envolvidos nas engenharias, e com a criao dos softwares a ferramenta CAD passou a estar presente com maior freqncia nos escritrios de engenharia, e hoje estando presente em quase todos eles. Como todos os programas e ferramentas associados informtica, a ferramenta CAD ainda relativamente nova no Brasil, e normas feitas exclusivamente para ela ainda no so seguidas por escritrios e empresas, com isso so criadas, normas informais e individuais, gerando assim uma grande barreira na intercambialidade dos projetos. As normas NBR 6492/1994 e NBR 8403/1984 da ABNT tambm so aplicadas a desenhos CAD, e seguidas em quase todas as empresas e escritrios de engenharia, porm o seguimento dessas normas, por mais rgido que seja no impede a desintegrao de projetos em CAD, pois as

normas da ABNT no esto esclarecidas para projetos auxiliados por computador, por isso a ASBEA (Associao Brasileira de Arquitetura) props uma padronizao na nomenclatura de arquivos, diretrios, layers e configurao de penas para CAD, porm, por diversos motivos, essa padronizao no foi bem aceita pelos projetistas e cadistas.

2 OBJETIVOS

O objetivo desse artigo evidenciar o fato de que a padronizao dos projetos em CAD, mais especificamente o AUTOCAD e a consequente melhor intercambialidade dos mesmos so o maior fator de aumento produtivo dos projetos nos escritrios e empresas de engenharia. Mostraremos como capacitar os profissionais envolvidos, a padronizao proposta pela ASBEA, os malefcios causados pela incompatibilidade de projetos e como ela afeta na produo.

3 FUNDAMENTAO TERICA

O autoCAD um software (programa) desenvolvido pela empresa Autodesk e como j apresentado no seu prprio nome, um software do tipo CAD, desenho auxiliado por computador. No inicio, ao ser lanado no mercado, permitia apenas a elaborao de projetos simples, mas com o passar do tempo obteve uma grande evoluo, at se tornar o software mais utilizado para o desenvolvimento de projetos em diversas reas, no apenas na esfera da construo civil e arquitetura, onde mais comumente observado. Ele tambm possibilita a elaborao de projetos mecnicos, eltricos, hidrulicos, entre outros. A utilizao desse programa, permitiu aos engenheiros e projetistas otimizar o seu tempo, pois proporciona praticidade e agilidade a quem est utilizando os seus recursos, se comparado aos mtodos anteriores onde o projeto teria que ser feito a mo, assim levando um tempo maior para poder ser concludo. Ento, com a reduo do tempo gasto para a elaborao dos projetos, pode-se dizer que houve um consequente aumento na produtividade, ocasionando tambm uma maior renda para as empresas desse ramo. Mas essa questo da produtividade, do aumento da demanda, traz consigo a necessidade de mais pessoas especializadas na utilizao do programa. Atualmente, podemos observar em escritrios de arquitetura, por exemplo, que h diversos projetistas, isso para que seja necessrio suprir a demanda por projetos. Mas ai que pode estar o problema, pois geralmente cada projetista utiliza a sua maneira para a realizao de tal projeto, onde

ele pode estar utilizando uma metodologia diferente dos demais e, em alguns casos, ser entendido apenas por ele prprio. Por isso, julga-se necessrio e interessante haver uma padronizao de todos os processos para o desenvolvimento dos projetos, sendo realizada uma verdadeira integrao entre todos, possibilitando agilizar a troca de informaes e a confiabilidade das mesmas. Dessa maneira, a AsBEA (Associao Brasileira dos Escritrios de Arquitetura), visando o propsito de homogeneizar o conhecimento, prope que pelo menos de inicio, haja uma padronizao dos layers, arquivos, diretrios, com o objetivo de transform-los em normas aprovadas na ABNT.

4 IMPORTNCIA DA PADRONIZAO EM CAD

Como todo software os programas de CAD possuem erros, que podem variar de diversas formas. Porm o erro mais comum e que causa maior atraso em um projeto desenhado em CAD a incompatibilidade de arquivos. Essa incompatibilidade pode ocorrer em relao verso do programa, tipo de arquivo, diretrio, ou at mesmo configurao dos layers. Logo, uma padronizao dos projetos impediria que houvesse tais erros de compatibilizao, e logo evitaria grandes atrasos, perca de produo, e consequentemente perca financeira. Como a incompatibilidade de projetos em CAD s pode ser resolvida presencialmente percebe-se que o atraso e conseqente perca produtiva causada por esse problema diretamente proporcional distncia entre projetistas que esto promovendo a intercambialidade do projeto, com isso percebemos que a padronizao no necessria somente em um escritrio individual, mas sim em escala nacional.

5 CAPACITAO DOS PROFISSIONAIS

A integrao entre cadistas e projetistas aumenta junto com a demanda de projetos, sendo que a grande maioria dos cadistas entram na profisso como amadores, ou muitas vezes com um curso tcnico do programa, porm cada profissional entra em uma empresa com sua forma prpria de trabalho e sua organizao individual dos projetos no CAD. Cadistas e projetistas entram nas empresas, muitas vezes, com anos de vida profissional individual, portanto uma capacitao obrigatria e conseqente mudana na prpria padronizao dos projetos, apesar de traumtica, seria de essencial importncia.

Portanto, uma capacitao imediata de antigos e novos funcionrios de empresas e escritrios seria a melhor forma de padronizar os projetos sem maiores perdas produtivas, porm esse padro implantado pela a empresa no poderia se restringir somente mesma, mas sim em escala nacional, implantando as Diretrizes Gerais Para Intercambialidade De Projetos Em CAD. Da ASBEA.

6 PADRO PARA INTERCAMBIALIDADE DE PROJETOS CAD DA ASBEA

A criao individual de padres no resolveria o problema de intercambialidade entre empresas e escritrios espalhados pelo pas, portanto adotar um padro nacional proposto pela ASBEA seria a melhor soluo para uma melhor integrao de projetos.

6.1 NOMENCLATURAS DE DIRETRIOS

Segue na tabela a seguir como deve ser dada a nomenclatura dos diretrios de acordo com a ASBEA:

TABELA 1 Manual ASBEA

Em que o campo I nomeado como o cdigo do projeto, escolhido pelo usurio e devendo ter 8 letras maisculas. J o campo II est associado com o agente do projeto, em que a primeira letra est associado ao tipo de projeto (Arquitetura, Topografia, Eltrica) e as demais letras da abreviao esto associado com o complemento da informao do agente (Urbanismo, Paisagismo) devendo conter 3 letras. Os demais campos esto associados s fases do projeto (campo III) e qualificao do projeto.

6.2 NOMENCLATURAS DE ARQUIVOS

A tabela a seguir mostra como deve ser feita a nomenclatura de arquivos de acordo com a padronizao proposta pela ASBEA:

TABELA 2 Manual ASBEA

Em que o campo I est associado com o cdigo do projeto e deve conter 8 letras maisculas. O campo II est associado ao agente do projeto, devendo conter uma abreviao de 3 letras maisculas. Os campos III e IV esto associados, respectivamente com as fases do projeto (2 letras maisculas) e a qualificao (3 letras maisculas). Como exemplo de nomenclatura de arquivo proposto pela ASBEA podemos ter: JOSENUNE-ARQ-PB-DCT JOSENUNE, arquitetura, projeto bsico, documentos tcnicos.

6.3 NOMENCLATURAS DE LAYERS

Segue a tabela de nomenclatura de layers proposta pela ASBEA:

TABELA 3 Manual ASBEA

Em que o Campo II est associado com o agente, devendo conter 3 letras maisculas. O campo IV est associado com o elemento ou objeto a ser desenhado e tambm dever conter 3 letras maisculas. Os campos V e VI esto associados, respectivamente a qualificao e representaes grficos do desenho. Todas as listas de abreviaes recomendadas pela ASBEA esto disponveis em diretrizes gerais para intercambialidade de projetos em CAD.

7 CONCLUSO

Com o aumento da demanda em projetos de engenharia, a informtica se tornou grande aliada para o ganho de tempo, e conseqente ganho de produo para empresas envolvidas na rea, porm a falta de integrao entre mtodos de trabalho com essas ferramentas causou, e ainda causa problemas que esto cada vez mais visveis por quem administra essas empresas e por projetistas.

Viu-se a a necessidade de uma padronizao e conseqente integrao entre funcionrios de uma mesma empresa para evitar problema de incompatibilidade de dados nos projetos em CAD, porm percebeu-se tambm eu uma padronizao individualizada em relao a uma empresa no resolveria problema de incompatibilidade na intercambialidade de empresas, ou profissionais em geral. Logo, uma padronizao em escala nacional, proposta por uma associao tambm nacional , de fato, a melhor soluo para esse problema. Portanto a padronizao proposta pela ASBEA, apesar de ser considerada burocrtica, no pode ser desprezada pelos profissionais envolvidos com os projetos em CAD, e uma adoo dessa padronizao feita por grande parte das empresas e profissionais traria um benefcio mtuo que se transformaria em aumento de produo e melhor ganho financeiro.

REFERNCIAS BIBLIOGRFICAS

CAMBIAGHI H. et al. Diretrizes para Intercambialidade de Projetos em CAD. Integrao entre projetistas, construtoras e clientes. AsBEA, 2011. CAMBIAGHI H. et al. Otimizao e Padronizao de Informaes em CADD. Integrao entre projetistas, construtoras e clientes. rev. 1.5.1. AsBEA, 2000. PICININI A. Compatibilizao de projetos em edificaes de mltiplos andares. Lages, Santa Catarina, 2013.

Potrebbero piacerti anche