Sei sulla pagina 1di 4

UAB-UFSCAR - LICENCIATURA EM PEDAGOGIA LINGUAGENS, ALFABETIZAO E LETRAMENTO I PROF. DRA.

MARIA IOLANDA MONTEIRO TUTORA: PATRICIA LIA VIEIRA NASCIMENTO ALUNO: RODOLPHO DESIDER PINOTTI R.A.: 303984

PROPOSTA DE AO COM VARIAES LINGUSTICAS

INTRODUO A maior riqueza de um povo o seu patrimnio, seja ele material (seus prdios, infraestrutura, entre outros) ou imaterial (hbitos, costumes e valores). O Brasil um pas que possui uma diversidade cultural muito grande e, por isso, o seu patrimnio muito diversificado e rico. Porm essa diversidade nunca foi devidamente valorizada, a ponto de ser negada, como o caso da linguagem que durante muito tempo acreditou-se sermos uma nao monolngue. E mesmo quando as variaes lingusticas so reconhecidas, elas so comumente classificadas e atribudo maior ou menor prestgio de acordo com a proximidade da cultura da elite, estimulando comportamentos preconceituosos em toda a sociedade, em especial na escola, e excluso. Por isso, faz-se necessrio um trabalho direcionado compreenso das variaes lingusticas e da sua importncia patrimonial em relao lngua padro desde a educao infantil a fim de construir uma sociedade mais humana e inclusiva.

OBJETIVO Estimular o reconhecimento das variaes lingusticas como manifestao cultural brasileira e constituinte de nossa identidade cultural.

PROCEDIMENTO METODOLGICO

Sero utilizados trs exemplos de variaes lingusticas presentes em diferentes gneros discursivos: 1. Poesia - "Ai Se sesse" de Z da Luz (escrita e declamada por Lirinha da banda Cordel do Fogo Encantado). Esse um poema escrito por Z da Luz, pois disseram para ele que para falar de amor era necessrio um portugus correto, dito erudito, ou seja a lngua padro. Por isso, o poeta escreveu este divertido texto:

Ai Se Sesse - Z da Luz Se um dia nois se gostasse Se um dia nois se queresse Se nois dois se empareasse Se juntim nois dois vivesse Se juntim nois dois morasse Se juntim nois dois drumisse Se juntim nois dois morresse Se pro cu nois assubisse Mas porm acontecesse de So Pedro no abrisse a porta do cu e fosse te dizer qualquer tulice E se eu me arriminasse E tu cum eu insistisse pra que eu me arresolvesse E a minha faca puxasse E o bucho do cu furasse Tarvs que nois dois ficasse Tarvs que nois dois caisse E o cu furado arriasse e as virgi toda fugisse

Depois de ler a poesia, os alunos ouviro o texto declamado por Lirinha da banda "Cordel do Fogo Encantado" e por fim ser feita uma roda de conversa sobre essa histria de amor, seus personagens e a linguagem utilizada.

2. Audiovisual - "A lenda da mandioca (em LIBRAS)" . Ser exibido um filme baseado na lenda da mandioca feito na Linguagem Brasileira de Sinais (LIBRAS). A LIBRAS um idioma desenvolvido para a comunicao de surdos, mas que reconhecido legitimamente como idioma brasileiro e utilizado inclusive por no surdos. Os alunos podero traduzir trechos do vdeo munido de um dicionrio de LIBRAS com ilustraes. A ideia iniciar o estudo dos signos a fim de que os alunos compreendam que o idioma pode tambm ser exclusivamente mudo. 3. Lenda - "A lenda do dia e da noite" (livro de Rui de Oliveira em portugus e o original na lngua dos ndios Karajs). Os alunos tero contato com o livro em portugus da lenda do dia e da noite e ouviro na lngua original da lenda, ou seja, na lngua dos ndios Karajs (inyrybe). A proposta que os alunos reconheam que a ideia de que o Brasil uma nao monolngue um mito, alm de fazer um paralelo entre oralidade e escrita. Todas as atividades buscaro incluir aspectos ldicos e artsticos, como por exemplo: na atividade da lenda Karaj, os alunos sero convidados a fazer uma roda indgena, danar e se pintar como eles e na atividade de LIBRAS eles faro brincadeiras de descobrir qual o animal que est sendo imitado.

PRTICAS AVALIATIVAS A avaliao ser realizada durante todo o projeto com a finalidade de diagnosticar o contedo apreendido, a pertinncia do tema, os significados atribudos. Essa avaliao pode ocorrer por meio de perguntas diretas, rodas de conversa, observao e atividade artstica.

REFERNCIAS MONTEIRO, Maria Iolanda. Alfabetizao e letramento na fase inicial da escolarizao / Maria Iolanda Monteiro. -- So Carlos: EdUFSCar, 2010.117 p. -- (Coleo UABUFSCar); Vdeoaula 2 Letramento, alfabetizao e cultura: vivncias e possibilidades;

A lenda da mandioca (em libras) disponvel em: http://www.youtube.com/watch?v=uC_jR7Dtffs A lenda do dia e da noite http://www.youtube.com/watch?v=I04c8Jck2wg

Potrebbero piacerti anche