Sei sulla pagina 1di 16

ESTRUTURA DO TIID 2010

7. Anexos c

7. A ficha de entrevista, agora com as respostas, deve ser apresentada como anexo, aps as referncias bibliogrficas.

6. Referncias Bibliogrficas

6. As referncias bibliogrficas so elaboradas em espaamento simples separadas uma da outra por dois espaos.

5. Elementos Textuais
Introduo, desenvolvimento e consideraes finais

5. Os elementos textuais dever vir em sequncia, isto , no pular pgina para separ-los.

4. Sumrio 3. Ficha de Avaliao

4. O sumrio no deve ser papaginado.

2. Folha de Rosto 1. Capa

FAPE FACULDADE DE PRESIDENTE EPITCIO

TTULO DO TRABALHO

NOME COMPLETO DO DISCENTE

Presidente Epitcio/SP 2010

FAPE FACULDADE DE PRESIDENTE EPITCIO

TTULO DO TRABALHO

NOME COMPLETO DO DISCENTE


Trabalho Integrado Interdisciplinar de Direito TIID apresentado no curso de graduao em Direito, como requisito parcial para obteno do ttulo de Bacharel.

Coordenadora do TIID: Prof. Maria Antonieta

Presidente Epitcio/SP 2010

TTULO DO TRABALHO Subttulo, se houver

NOME DO DISCENTE

FICHA DE AVALIAO

Nota atribuda (de 0,0 a 2,0): ________________.

Observaes:

Presidente Epitcio/SP 2010

SUMRIO

INTRODUO............................................................................................ 0? 1. DESENVOLVIMENTO............................................................................ 0? 1.1 subttulos/subtpicos......................................................................... 0? 2. CONSIDERAES FINAIS................................................................... 0? 3. REFERNCIAS BIBLIOGRFICAS...................................................... 0?

ELEMENTOS DO TIID ELEMENTOS GRFICOS:

- Papel: A4 branco. - Margens: Superior e esquerda 3 cm; inferior e direita 2 cm. - Corpo da fonte: Arial 12 - Entrelinhas: simples para citaes com mais de trs linhas e 1,5 para o texto. - Pargrafo: 2,5 cm da margem esquerda.

ELEMENTOS PR-TEXTUAIS:

1. Capa

Contendo o timbre da Faculdade, nome do(s) aluno(s), ttulo (e subttulo) do trabalho, Cidade e ano, conforme modelo acima disponvel.

2. Folha de rosto

Contendo o timbre da Faculdade, nome do(s) aluno(s), ttulo (e subttulo) do trabalho, natureza do trabalho, Cidade e ano, conforme modelo acima disponvel.

3. Ficha de avaliao

Contendo o ttulo (e subttulo) do trabalho; nome do(s) aluno(s); local para atribuio da nota; espao para observaes dos avaliadores, Cidade e ano conforme modelo acima disponvel.

4. Sumrio

Com os indicativos das sees, seus ttulos e subttulos. (No necessrio paginar) ELEMENTOS TEXTUAIS:

5. Introduo

uma apresentao do trabalho para o leitor, com a delimitao do tema e a forma como o trabalho est desenvolvido, ou seja, como os captulos esto divididos e o que tratado em cada um deles.

6. Desenvolvimento

Desenvolva seu TIID por meio de citaes (diretas ou indiretas), sempre indicando a fonte das mesmas.

7. Consideraes finais

o fechamento do trabalho, um olhar panormico sobre o mesmo. Tambm o momento de tecer suas consideraes pessoais, confrontando o tema pesquisado com os elementos da entrevista realizada.

ELEMENTOS PS-TEXTUAIS:

8. Referncias Bibliogrficas

Apenas com as referncias bibliogrficas utilizadas para a fundamentao terica do trabalho desenvolvido, apresentadas conforme as normas da ABNT.

9. Anexos

Devem ser apresentados aps as referncias bibliogrficas do seguinte modo: alinhada esquerda, a palavra ANEXO, em letras maisculas, hfen, e a sequncia alfabtica. Ex:

ANEXO A Entrevista com o advogado Marcos Martins

CITAES:

10. Tipos de citaes

Segundo a ABNT, citao a meno, no texto, de uma informao extrada de outra fonte (NBR 14.724/2005), fundamental em nossa vida acadmica e o TIID deve estar repleto delas. Porm, estamos obrigados a apresentar sempre quem o autor da idia que citamos, seja com suas prprias palavras (citao direta), seja com nossas palavras (citao indireta ou livre).

10.1. Citao indireta ou livre (parfrase)

Denominamos citao indireta ou livre toda idia ou qualquer tipo de informao de outra pessoa (fonte), em que utilizamos nossas prprias palavras. Ocorre quando fazemos uma transcrio livre o texto do autor consultado" (MEZZAROBA; MONTEIRO, 2008, p. 275).

10.2. Citao direta ou textual

Denominamos citao direta ou textual aquela em que transcrevemos literalmente as palavras e os conceitos do autor consultado (MEZZAROBA; MONTEIRO, 2008, p. 276), e estas podem ser curtas ou longas.

10.2.1. Citao curta

Citaes de at trs linhas no seu trabalho devem seguir as seguintes regras: - estar entre aspas duplas; - no devem estar em itlico; - devem integrar o texto (ou seja, no fazer um novo pargrafo para a mesma); - ter a fonte indicada. - EXEMPLO: Para Alves (2000, p. 126), todo conhecimento, toda cincia, toda tecnologia se baseia no conhecimento de relaes entre causas e efeitos.

10.2.2. Citao longa ou recuada

Citaes com mais de trs linhas no seu trabalho devem seguir as seguintes regras: - no devem estar em itlico; - no devem estar entre aspas duplas; - devem ser feitas em um pargrafo prprio; - recuadas 4 cm em relao margem esquerda; - o corpo da fonte deve ser 10; - espaamento entrelinhas simples. - EXEMPLO:
Quando frisamos a importncia desse trabalho, reconhecemos que: A delimitao do tema , ento, um recorte que o pesquisador deve fazer no seu objeto, de modo a deix-lo o mais especfico possvel. Muitas vezes o bom recorte assegura o sucesso dos resultados. Voc perceber que, uma vez delimitado o tema, o trabalho assume novos contornos, mais precisos. (MEZZAROBA, 2008, p. 147)

11. Chamada para citao de fontes (sistema autor-data)

Neste sistema a indicao da fonte faz constar: - sobrenome do autor (ou da instituio/ou do ttulo) em letras maisculas; - ano da publicao da obra; - pgina onde foi retirada a citao.

EXEMPLO PARA AUTOR: Portanto, todo conhecimento, toda cincia, toda tecnologia se baseia no conhecimento de relaes entre causas e efeitos. (ALVES, 2000, p. 126)

EXEMPLO PARA INSTITUIO: (ABNT, 2000, p. 2)

EXEMPLO PARA TTULO: (DEPOIMENTOS..., 2000, p. 21-56) Quando na prpria citao j for citado o nome do autor, da Instituio ou do ttulo, aparecer entre parnteses somente o ano da publicao da obra e a pgina.

EXEMPLO PARA AUTOR: Para Alves (2000, p. 126), todo conhecimento, toda cincia, toda tecnologia se baseia no conhecimento de relaes entre causas e efeitos.

EXEMPLO PARA INSTITUIO: Segundo a ABNT (2000, p. 2), a monografia um documento constitudo de uma s parte ou de um nmero preestabelecido de partes que se complementam.

EXEMPLO PARA TTULO: Depoimentos... (2000, p. 34-78) Obras de dois autores, incluir o sobrenome de ambos, separados por ponto-evrgula, exemplo: (SILVA; SOUZA, 1999, p. 34) Obras de trs ou mais autores, constar o sobrenome do primeiro e em seguida a expresso et al., exemplo: (SILVA et al., 1999, p. 30)

12. Referncia Bibliogrfica

MEZZAROBA, O.; MONTEIRO, C. S. Metodologia da pesquisa no Direito. So Paulo: Saraiva, 2008.

DESENVOLVIMENTO DO TIID

Os discentes regularmente matriculados nos 1, 2, 3 e 4 termos do curso de Direito, desenvolvero trabalhos cientficos bimestrais, conforme

estabelecem as normas do TIID Trabalho Integrado Interdisciplinar de Direito, bem como o quadro abaixo:

TERMOS 1 termo 1 termo 2 termo 2 termo 3 termo 3 termo 4 termo 4 termo

BIMESTRES 1 bimestre 2 bimestre 1 bimestre 2 bimestre 1 bimestre 2 bimestre 1 bimestre 2 bimestre

TIPOS DE TRABALHOS Resumo Resenha Crtica Fichamento Resenha Crtica Sntese Resenha Crtica Resenha Crtica Artigo Cientfico

Dessa forma, para que possamos desenvolver o tema proposto pelo TIID, relevante a compreenso de alguns conceitos, como as formas de apresentao do trabalho:

Organizao o ponto crucial para o desenvolvimento de qualquer trabalho cientfico...

O QUE RESUMO? Resumo uma condensao fiel das idias ou dos fatos contidos no texto. Resumir um texto significa reduzi-lo ao seu esqueleto essencial sem perder de vista trs elementos: a. Cada uma das partes essenciais do texto; b. A progresso em que elas se sucedem; c. A correlao que o texto estabelece entre cada uma dessas partes.

Para elaborar um bom resumo, necessrio compreender antes o contedo global do texto. No possvel ir resumindo medida que se vai fazendo a primeira leitura. evidente que o grau de dificuldade para resumir um texto depende basicamente de dois fatores: a. da complexidade do prprio texto (seu vocabulrio, sua estruturao sintticosemntica, suas relaes lgicas, o tipo de assunto tratado etc.); b. da competncia do leitor (seu grau de amadurecimento intelectual, o repertrio de informaes que possui, a familiaridade com os temas explorados). Alguns procedimentos para diminuir as dificuldades de elaborao do resumo: 1. Ler uma vez o texto, ininterruptamente, do comeo at o fim: sem a noo do conjunto, mais difcil entender o significado preciso de cada uma das partes. Essa primeira leitura deve ser feita com a preocupao de responder seguinte pergunta: do que trata o texto? 2. Uma segunda leitura sempre necessria. Mas esta, com interrupes, com o lpis na mo, para compreender melhor o significado de palavras difceis (se preciso, recorra ao dicionrio) e para captar o sentido de frases mais complexas (longas, com inverses, com elementos ocultos), bem como as conexes entre elas; 3. Num terceiro momento, tentar fazer uma segmentao do texto em blocos de idias que tenham alguma unidade de significao. Em um texto pequeno, normalmente pode-se adotar como critrio de segmentao a diviso em pargrafos. Quando se trata de um texto maior (o captulo de um livro, por exemplo) conveniente adotar um critrio de segmentao mais funcional, o que vai depender de cada texto. Em seguida, com palavras abstratas e mais abrangentes, tenta-se resumir a idia ou as idias centrais de cada fragmento.

4. Dar a redao final com suas palavras, procurando no s condensar os segmentos, mas encade-los na progresso em que se sucedem no texto e estabelecer as relaes entre eles.

O QUE UMA SNTESE? Para realizar uma boa sntese necessrio, antes de mais, ter compreendido o texto original, para depois redigir um novo, com base no textofonte.

1 fase: compreenso do texto original: Aps a leitura global do texto em questo, deve-se proceder a deteco das idias e dos acontecimentos principais, sublinhando as articulaes lgicas e os exemplos.

2 fase: construo do novo texto: Devemos introduzir o texto, apresentando o tema, o nome do autor e a tese (se existir) e, depois, ilustr-lo com a exposio dos fatos inerentes ao tema, ou seja, o problema do texto (o ponto central). Sendo uma sntese, a ordem dos acontecimentos no tem de ser igual do texto original, mas tem-se que respeitar as relaes entre fatos, sem alterar o seu significado.

A sntese sempre redigida na terceira pessoa, de forma concisa e clara, nunca transcrevendo em discurso direto.

O QUE UM FICHAMENTO? Fichar anotar, registrar, catalogar. Na definio do Aurlio (2005), o fichamento, como ato de fichar, so as anotaes, registros e catalogaes realizadas por algum. Durante o processo de produo de um trabalho acadmico, os fichamentos so uma etapa necessria construo das bases tericas sobre as quais o texto final ir repousar. Fichamento uma forma de investigao que se caracteriza pelo ato de fichar (registrar) todo o material necessrio compreenso de um texto ou tema. Para isso, preciso usar fichas que facilitam a documentao e preparam a execuo do trabalho. No s, mas tambm uma forma de estudar / assimilar criticamente os melhores textos / temas de sua formao acadmico-profissional.

Um fichamento completo deve apresentar os seguintes dados: 1. Indicao bibliogrfica mostrando a fonte da leitura; 2. Resumo sintetizando o contedo da obra. Trabalho que se baseia no esquema (na introduo pode fazer uma pequena apresentao histrica ou ilustrativa); 3. Citaes apresentando as transcries significativas da obra; 4. Comentrios expressando a compreenso crtica do texto, baseando-se ou no em outros autores e outras obras; 5. Ideao colocando em destaque as novas idias que surgiram durante a leitura reflexiva.

O QUE UMA RESENHA CRTICA? Resenha um trabalho de sntese, que revistas e jornais cientficas publicam geralmente logo aps a edio de uma obra, com o objetivo de divulg-la. No se trata de um simples resumo. O resumo deve se limitar ao contedo do trabalho, sem qualquer julgamento de valor. J a resenha vai alm, resume a obra e faz uma avaliao sobre ela, apresentando suas linhas bsicas, deve avali-la, mostrando seus pontos fortes e fracos. Conhecida como resumo crtico, a resenha s pode ser elaborada por algum com conhecimentos na rea, pois sua elaborao exige opinio formada, pois alm de resumir, o resenhista avalia a obra, sustentando suas consideraes, deve embas-las seja com evidncias extradas da prpria obra ou de outras de que se valeu para elaborar a resenha. De uma boa resenha devem constar: 1. A referncia bibliogrfica da obra, preferencialmente seguindo a ABNT; 2. Alguns dados biogrficos relevantes do autor (titulao, vnculo acadmico e outras obras, por exemplo); 3. O resumo da obra, ou sntese do contedo, destacando a rea do conhecimento, o tema, as idias principais e, opcionalmente, as partes ou captulos em que se

divide o trabalho. Deve-se deter no essencial, mostrando qual o objetivo do autor, evitando recorrer a detalhes e exemplos, com mxima conciso. Este momento mais informativo que crtico, embora a crtica j possa estar presente.

O QUE UM ARTIGO CIENTFICO?

Artigo cientfico parte de uma publicao com autoria declarada, que apresenta e discute idias, mtodos, tcnicas, processos e resultados nas diversas reas do conhecimento. (ABNT. NBR 6022, 2003, p. 2). Para Lakatos e Marconi (1991) os artigos cientficos tm as seguintes caractersticas:

a) no se constituem em matria de um livro; b) so publicados em revistas ou peridicos especializados; c) permitem ao leitor, por ser completos, repetir a experincia.

O artigo cientfico apresentado segundo a linguagem e mtodo prprios de uma rea da cincia e, de modo geral, com uma estrutura lgica de argumentao, apresentando inicialmente o problema ou objetivo da investigao, o conjunto de hipteses, as possveis solues do problema ou modos de se atingir o objetivo, uma descrio dos mtodos e tcnicas utilizados, uma anlise dos resultados obtidos, uma concluso que aponta qual hiptese foi verificada experimentalmente. Como h diversidade no que seja o mtodo em cada rea da cincia, a forma do artigo cientfico pode variar em sua apresentao, no existindo uma estrutura nica que assegure, por si mesma, a cientificidade de um artigo ou texto que se pretenda cientfico. Diante dessa impossibilidade de uma construo textual objetivamente cientfica, h a necessidade do exame do artigo pela comunidade cientfica, pois a cincia uma forma de conhecimento de carter pblico, cuja validade s se estabelece aps o debate em torno dos resultados apresentados e do caminho percorrido - o mtodo - que conduziu a sua construo. Deste modo, o artigo cientfico, ao tornar pblico e aberto ao debate o conhecimento elaborado em pesquisa, um meio fundamental para a divulgao e desenvolvimento da cincia.

Em geral se requer os seguintes elementos para a publicao de um artigo cientfico: ttulo; autores; instituio a que pertencem os autores; resumo e texto.

REFERNCIAS BIBLIOGRFICAS

ABNT. NBR 6022: informao e documentao: artigo em publicao peridica cientifica impressa: apresentao. Rio de Janeiro, 2003. DEMO, P. Metodologia do conhecimento cientfico. So Paulo: Atlas, 2000. FERREIRA, A. B. de H. Fichar. In: o autor. Novo Dicionrio Eletrnico Aurlio da Lngua Portuguesa. 3 ed. Paran: Positivo, 2004. Disponvel em: <C:/arquivos de programas/Novo Dicionrio Aurlio 2005>. Acesso em 16 mai. 2010. LAKATOS, E. M. e MARCONI, M. A. Fundamentos de metodologia cientfica. So Paulo: Atlas, 1991. FEBA, L.F.T. Manual de normas tcnicas para elaborao de trabalhos acadmicos e cientficos. Presidente Epitcio, 2009. SAVIOLI, F. P. & FIORIN, J. L. Para entender o texto. 7 ed. So Paulo: tica, 1993.

Potrebbero piacerti anche