Sei sulla pagina 1di 26

MARKETING DE CONTEDO PARA PMES

O GUIA PARA GERAR NEGCIOS ATRAVS DO USO DE CONTEDO

PRODUZIDO POR

NDICE

03

INTRODUO

04

CRIANDO BUYER PERSONAS

07

MONTANDO A ESTRATGIA

18

EXECUTANDO A ESTRATGIA
18 20 23

BLOG REDES SOCIAIS EMAIL

25

CONCLUSO

INTRODUO
Micro, pequenas e mdias empresas no podem se dar ao luxo de no serem extremamente eficientes, afinal, elas no possuem o capital e nem a fatia de mercado de uma grande corporao. Cada real precisa ser bem investido para que a empresa no corra o risco de desperdiar dinheiro. Uma das atividades essenciais de qualquer empresa o marketing, mas medir os resultados dos esforos de marketing algo complicado, caro e, tradicionalmente, as PMEs no fazem isso com eficincia. Os clientes simplesmente aparecem e no h um processo para medir quanto foi gasto em cada venda, tornando-o impossvel de ser otimizado.

A NOVA CARA DO MARKETING


O marketing de contedo uma estratgia de gerao de contedo direcionado ao seu pblico-alvo de maneira a gerar novas oportunidades de negcios e alcanar os objetivos da empresa. Isso significa criar contedos interessantes, que iro atrair possveis clientes, e us-los de maneira inteligente de acordo com o estgio de compra de cada um. Manter um blog atualizado, por exemplo, com textos interessantes, e no publicitrios, uma tima maneira de fazer com que as pessoas descubram sua marca e sejam consumidoras de seu contedo, aumentando a percepo positiva de sua marca. Uma vez que voc crie a audincia no seu blog 3

possvel us-lo para conseguir e-mails e criar uma relao mais prxima atravs de newsletters que iro, aos poucos, educar o cliente at que ele esteja pronto para a compra. Esse s um exemplo bsico, e muito simplificado, de como usar o contedo de maneira estratgica. Um plano mais elaborado envolve outros formatos como ebooks e white papers, por exemplo, e interaes muito mais complexas. Independente da complexidade, toda estratgia de marketing de contedo se baseia em alguns princpios: Um objetivo claro: toda estratgia possui um objetivo claro e no marketing de contedo a situao no diferente. Voc quer conseguir mais leads? Aumentar suas vendas? Diminuir o custo com suporte? Isso deve estar decidido e registrado desde o incio. Contedo relevante para seu pblico: a disputa pela ateno do pblico na Internet acirrada e hoje mensagens extremamente publicitrias j no conseguem mais alcanar e engajar as pessoas. Criar uma linha editorial de contedos interessantes para seu pblico crucial. Processos automatizados: medida que sua estratgia de marketing de contedo comea a ganhar trao a sua audincia ir aumentar e, consequentemente, o nmero de pessoas com quem voc precisa interagir. Gastar muito tempo nessas interaes extremamente improdutivo, por isso necessrio ter vrios processos automatizados. Alguns exemplos so disparos automticos de e-mails, nutrio de leads, etc. Mensurao de resultados: medir os resultados dos esforos de marketing essencial! Se voc j tem seus objetivos definidos de extrema importncia que eles sejam acompanhados e os resultados sejam usados para fazer melhorias na estratgia.

O marketing de contedo traz uma grande vantagem para pequenas e mdias empresas pois a relao do sucesso com a quantidade de dinheiro investido bem menor do que na publicidade tradicional, afinal, voc est gerando engajamento com seu pblico.

Marketing de Contedo custa 62% menos e gera 3 vezes mais oportunidades de negcio do que a publicidade tradicional.

Imagine que voc est fazendo uma campanha usando outdoors como uma das mdias de divulgao. No momento em que voc parar de pagar por esse espao publicitrio essa campanha deixa de existir, ou seja, uma grande empresa mais capitalizada possui muito mais poder de aparecer nesse espao. No caso de um blog, por exemplo, a situao outra. Se seu contedo for bom e atrair leitores o gasto com a divulgao desse blog cada vez menor e, mesmo que algum dia voc no gaste nada, seus textos continuaro disponveis na Internet para serem encontrados. Bem, agora que voc j sabe o que marketing de contedo hora de aprender na prtica como criar e executar uma estratgia de resultados, alinhada com os objetivos da empresa.

Exemplo: A Baby Bottles um e-commerce (fictcio) de mamadeiras que precisa aumentar suas vendas. Seus esforos com anncios em outros sites trouxeram pouco retorno, principalmente em longo prazo pois no criou uma clientela fiel. Uma boa estratgia de marketing de contedo para eles seria: Um blog voltado para mes, com dicas sobre como criar um beb e bastante foco em alimentao e sade. Os textos so divulgados em redes sociais como o Facebook. Respostas dirias de dvidas sobre maternidade, no Facebook, atravs da fanpage Uma newsletter quinzenal com contedos exclusivos para assinantes, estendendo o que foi escrito no blog e, esporadicamente, fazendo alguma promoo de produtos (junto ao texto) Com essa estratgia rodando a Baby Bottles pode conseguir ir construindo uma audincia de mes interessadas em receberem dicas sobre como criar melhor seus filhos, exatamente o pblico-alvo de seus produtos.

MONTANDO A ESTRATGIA
DEFINIO DE OBJETIVOS

Um plano de marketing de contedo precisa ter objetivos claros para ser bem-sucedido. Infelizmente, muitas empresas iniciam suas estratgias sem um objetivo. Essas empresas simplesmente publicam contedo com a esperana de que ele traga algum resultado. Esta atitude um desperdcio de recursos, coisa que nenhuma empresa, muito menos uma PME, pode se dar ao luxo de fazer. Uma estratgia de marketing de contedo deve gerar resultados, e para que isso acontea ela precisa de objetivos claros. Mas como fazer para defini-los? O primeiro passo saber qual o objetivo estratgico da empresa. Ele pode ser algo rotineiro como conquistar mais clientes, ou algo mais complexo como se tornar referncia no segmento. A partir desta definio so derivados os objetivos do marketing de contedo. O marketing deve servir aos negcios, e no o contrrio.
7

Em segundo lugar conhea muito bem seu pblico-alvo. Faa pesquisas, quantitativas e qualitativas, converse com possveis clientes, leia as principais publicaes sobre o tema e, principalmente, evite o achismo. O sucesso de uma estratgia de contedo depende de um conhecimento aprofundado das chamadas personas. Personas so apenas representaes simplificadas dos clientes ideais de uma empresa. Uma persona , como o nome sugere, uma personagem criada para ajudar sua empresa a compreender melhor quem o cliente e do que ele precisa.

Quer aprender a construir personas? Visite esse post no nosso blog e baixe nosso tempolate gratuito.
Para facilitar listamos os objetivos mais comuns, junto a algumas orientaes sobre como direcionar a sua estratgia.

GERAO DE LEADS
Provavelmente o objetivo mais comum em uma campanha de marketing de contedo. Leads so oportunidades de negcio atravs de cadastro de pessoas e empresas interessadas em um determinado produto ou servio, quanto mais leads mais chances sua empresa tem de fechar uma venda.

SE TORNAR UM REFERNCIA DE MERCADO


Vrias empresas buscam se tornar a grande referncia em um segmento
8

especfico. Este caminho ajuda a atrair clientes e mant-los satisfeitos. Se sua PME tem este objetivo, lembre-se, o melhor caminho demonstrar autoridade sobre o assunto. Invista em contedo aprofundado, demonstre grande embasamento terico e prtico. S no se esquea de que os clientes possuem nveis diferentes de conhecimento, adapte o seu material para os diversos estgios da venda.

EDUCAR SEUS CLIENTES


Um produto ou servio inovador precisa educar o pblico sobre seus benefcios. Muitas empresas se colocam no centro da conversa e publicam contedo sobre caractersticas do seu produto. No caia nessa. Foque os seus artigos no problema do seu cliente e no nas caractersticas do seu produto.

AUXILIAR SEU TIME COMERCIAL


O trabalho do time comercial de grande importncia e uma estratgia de marketing de contedo pode ajudar de duas formas. Primeiro educando clientes antes da conversa com vendas. Segundo auxiliando a argumentao dos seus vendedores. Juntas essas duas vertentes de contedo contribuem para melhorar a eficcia do time de vendas. Tenha muito cuidado ao definir sua estratgia. Ao se deparar com as possibilidades listadas muitas empresas acreditam que podem alcanar todos os objetivos (e talvez at mais alguns). Uma estratgia precisa de foco. Se voc acredita que todas as essas opes servem para a sua empresa sinal de que os objetivos estratgicos do seu negcio no esto claros. Pense melhor, reflita, e escolha apenas um objetivo.

DEFINIO DOS PROCESSOS E CANAIS


Agora que voc j sabe os objetivos da sua estratgia de marketing de contedo o momento de colocar a mo na massa e realmente pr a mquina para rodar. O primeiro passo , claro, definir qual verba ser destinada a essa iniciativa. Uma vez que j temos objetivos e verba, o que mais precisa ser definido?

CANAIS E FORMATOS A escolha dos canais a serem usados diretamente relacionada ao seu produto e ao pblico que sua empresa quer atingir. Essa deciso deve ser feita com bastante cuidado pois existem milhares de possibilidades na Internet, cada uma com suas particularidades. Seguem abaixo alguns exemplos de canais que podem ser usados na Internet: Blog: para textos mais aprofundados e que iro prender mais a ateno do pblico e posicionar sua empresa, criando a voz dela na Internet. Essencial para quem quer educar o pblico ou se tornar referncia em algum assunto Facebook: alm de ser essencial para divulgar o que foi escrito no blog, tambm podem ser criados contedos especficos para a rede, de rpido consumo e fcil compartilhamento. Instagram: possui uma grande eficincia quando o produto vendido possui grande apelo visual e esttico, como produtos de moda, etc Youtube: muito bom para demonstraes de produtos ou para educar o mercado de maneira aprofundada e visual, gerando autoridade na sua rea de atuao. Materiais ricos: ebooks e white papers so materiais mais
10

aprofundados pelos quais as pessoas esto dispostas a dar alguma informao em troca do download, como por exemplo o email. Usar esses materiais uma tima maneira de se gerar leads. Cada um desses canais possui sua particularidade e deve ser usado em conjunto com outros para que o marketing de contedo seja o mais eficiente o possvel. Lembre-se que a gerao de cada tipo de contedo pode ser mais cara que outro. Manter uma conta na Youtube, por exemplo, requer investimento em equipamentos de vdeo e estdio, que podem ser caros. Por isso bom se preparar para que a estratgia seja executvel com a verba disponvel.

FREQUNCIA A frequncia de postagem est diretamente relacionada escolha dos canais (e sua verba, claro). Apesar da gerao de contedo em volume geralmente ser boa, importante entender qual uma boa frequncia que satisfaa seu pblico, gere resultados e no seja extremamente custosa. Vdeos e fotos, por exemplo, costumam gerar um bom retorno de aumento de percepo de marca, mas fazer um vdeo por dia geralmente um processo invivel. Por outro lado a postagem diria em redes sociais facilmente alcanvel e esperada pelo seu pblico. No existe uma regra universal da frequncia de gerao e divulgao de contedo que sirva para todas as empresas e pblicos. Fazer testes para entender qual frequncia traz melhores resultados (em visualizaes, interaes, etc) uma boa maneira de se tirar concluses e montar o calendrio editorial ideal. Mas lembre-se: uma vez decidida a frequncia, no perca o ritmo e siga o calendrio. Um blog ou um
11

perfil esquecido em redes sociais pode causar um impacto negativo na reputao de sua empresa.

ESTRUTURA DO TIME Existem vrias maneiras de se montar uma equipe para gerao de contedo de qualidade com frequncia. Algumas empresas preferem deixar toda a produo de contedo por conta de um time interno, enquanto outras terceirizam essa tarefa e algumas utilizam estratgias mistas. Cada modelo tem as suas vantagens e desvantagens e a organizao vai depender das necessidades especficas que sua marca quer comunicar e da sua cultura. Aqui vo algumas vantagens e desvantagens de cada estratgia:

Time Interno Um time interno pode ser composto de pessoas com dedicao exclusiva ao marketing de contedo ou ento que possua essa atribuio juntamente a outras.

12

Vantagens Consegue criar contedos de forma mais dinmica, respondendo rapidamente a necessidades de ltima hora da empresa Interage com o resto da empresa, podendo criar contedos sobre ela e de acordo com a necessidade de outros departamentos Consegue gerar contedos mais tcnicos Desvantagens Gerao limitada de contedo em escala, pois cada profissional possui um tempo mximo a se dedicar para produzir contedos. Custo alto devido aos gastos de contratao CLT, compra de equipamentos e alocao de espao Necessidade de se treinar e gerenciar esses profissionais.

Time externo Um time externo pode ser composto tanto por escritores freelance, quanto por uma agncia de publicidade ou alguma empresa especializada em contedo, como a Rock Content. uma boa escolha para PMEs que esto apenas comeando a investir nessa rea. Vantagens bem mais barato do que contratar um time de funcionrios internos escalvel, pois caso voc queira aumentar a quantidade de contedos criados por ms no necessrio contratar mais pessoas, basta encomendar mais textos para o fornecedor Fornecedores especializados so profissionais na rea e j sabem como criar contedo de qualidade

13

Desvantagens No caso de escritores freelance ainda necessrio gastar tempo gerenciando o time mais difcil passar informaes sobre a empresa para um time externo, pois ele no possui contato direto com outros departamentos e/ou com o dia a dia No indicado para um ambiente de criao muito dinmico, como notcias de ltima hora etc, pois o tempo de comunicao maior com um time externo Equipe mista Uma equipe mista uma tima maneira de combinar as vantagens do time interno, como a equipe de marketing, e do time externo para montar uma estratgia mais avanada. Vantagens Possibilidade de ser gerar uma maior variedade de contedos, entre notcias de ltima hora, artigos longos, matrias e formatos visuais A presena de um especialista interno facilita o controle de qualidade e o alinhamento estratgico dos contedos gerados pelo time externo Desvantagens A contratao de um profissional capaz de criar contedo e gerenciar um time externo no tarefa fcil Os custos podem ser altos, principalmente para pequenas e mdias empresas

14

DEFINIO DE INDICADORES E RESULTADOS


Agora que voc j possui seus objetivos e j conhece os canais chegou a hora de colocar sua estratgia para funcionar, correto? Ainda no, falta um passo muito importante: saber como medir o sucesso da sua iniciativa. Toda ao de marketing precisa mostrar resultados e com contedo no diferente.

Cada um dos objetivos listados possui uma forma adequada para medio de resultados. So os chamados KPIs (sigla em ingls para indicador chave de performance). O KPI a mtrica principal que a sua empresa deve medir para saber se a estratgia est dando resultados. Veja alguns exemplos de KPIs de acordo com o objetivo do marketing:

15

Objetivo: Gerao de leads KPI: Nmero total de leads gerados. Este o mais simples de todos. Uma estratgia focada na gerao de leads pode ser medida simplesmente pelo nmero total de leads gerados. Tenha sempre em mentes quantas leads so necessrias para gerar uma venda e estabelea metas baseadas nestes nmeros. Objetivo: Se tornar um trendsetter/evangelista KPI: Visitantes nicos Se o objetivo da sua empresa se tornar referncia na sua rea de atuao a melhor forma de medir isso atravs do aumento no total do nmero de visitantes. Use ferramentas como o Google Analytics para medir e aprimorar os resultados. Objetivo: Engajamento em social media KPI: Nmero de compartilhamentos e comentrios Vrias empresas medem sua atuao nas redes sociais atravs do nmero total de seguidores, ou fs. Essas mtricas no so as mais indicadas. Se uma presena forte nas redes sociais essencial para a sua PME a melhor mtrica o engajamento. Monitore o aumento total do nmero de compartilhamentos, likes, retweets e comentrios, ou seja, procure aumentar a interao entre seus clientes e sua empresa. Objetivo: Educar seus clientes KPI: Reduo no tempo de suporte Quanto tempo sua empresa gasta em suporte ao cliente? Diminuir este tempo o indicador chave esto educados e reconhecem o valor do seu produto. Uma estratgia focada em educao de clientes pode ter seu sucesso avaliado na reduo do tempo gasto em suporte e
16

atendimento. Objetivo: Auxiliar seu time comercial KPI: Reduo no tempo de venda Se a sua empresa demora muito para fechar um negcio, isso ter um impacto direto no seu custo total de vendas. Uma estratgia de contedo focada em ajudar o time de vendas deve diminuir o tempo mdio de cada venda. Caso voc tenha alguma dvida, lembre-se: uma medida uma forma de quantificar, e reduzir, incertezas. Ela deve te ajudar a entender melhor a situao, tomar decises mais acertadas e melhorar sua performance. Cuidado para no ao medir suas aes de acordo com as mtricas mais fceis, ou mais acessveis. As melhores mtricas so aquelas que ajudam voc a melhorar constantemente seus resultados.

17

EXECUTANDO A ESTRATGIA
Agora que voc est com sua estratgia de marketing de contedo traada e estruturada, j tem seu objetivos definidos e escolheu quais canais sero usados para disponibilizar o material que ser produzido, o prximo passo usar cada um desses canais da melhor forma possvel.

BLOG
O blog corporativo , normalmente, a base da estratgia de marketing de contedo. Nele voc disponibilizar a maior parte do contedo gerado. Mantenha em mente que seu blog uma ferramenta de contedo e no divulgue propagandas, textos publicitrios ou press releases. Isso ir quebrar a expectativa do leitor que estar procurando textos teis e informativos e no uma pea publicitria. Sempre fale algo til, interessante e original. Suas postagens precisam trazer algo novo e relevante para seu leitor. E copiar materiais de outros blogs, alm de piorar seu posicionamento nos mecanismos de busca (o Google, por exemplo, penaliza material duplicado), ainda diminuir sua credibilidade. Introduza Calls-to-action. Mesmo que seja somente uma chamada para comentar ou compartilhar seu texto nas redes sociais, seu post deve

18

terminar com algo que leve o leitor para o prximo passo. Mas lembre-se de no pedir para que ele compre ao final do post. Tentar vender em um blog pode gerar a perda de confiana do leitor. Conhea os desejos da sua audincia. Ao saber o que seu pblico quer ler, ficar mais fcil produzir contedo relevante para eles. No tenha medo de perguntar pelas dvidas e anseios, e sempre procure quais materiais eles mais precisam. Divulgue seu blog. Ao produzir um contedo novo, no adianta esperar que os leitores cheguem at ele somente atravs de mecanismos de busca. V para redes sociais, divulgue seu material e mostre para seu pblico-alvo sua presena. Para atrair cada vez mais leitores e fazer com que eles sempre retornem a seu blog, uma boa prtica usar de formatos diferentes de contedo. Textos longos com muitas informaes so extremamente teis e mostraro todo seu domnio em sua rea de atuao, mas post-los todos os dias pode ser cansativo para seu leitor. Tente usar alguns formatos diferentes como: Listas: Esse formato muito atrativo por ser fcil e rpido de ler. Alm disso, podem trazer exemplos que iro ilustrar e exemplificar os temas que voc aborda em suas postagens, o que pode ser muito interessante para educar e cativar seu pblico. Cases de Clientes: Mostrar histrias de clientes que obtiveram sucesso usando seu servio ou satisfeitos com seus produtos um timo recurso para ajudar o time de vendas. Tutoriais: Posts de Como fazer iro identificar problemas que sua audincia vem tendo e ajudar a solucionar o que a est desafiando. Entrevistas com especialistas: Entrevistar um especialista da rea, procurando solucionar dvidas frequentes de clientes e conseguir dicas

19

tambm uma forma de disponibilizar contedo diferente e relevante. Textos curtos com dicas prticas: Textos longos e ricos so excelentes e precisam ser postados com frequncia, mas demandam mais tempo do leitor. Intercalar as postagens destes com textos mais rpidos e prticos, com dicas e opinies, podem manter o seu visitante sempre atento a seu blog, uma vez que mesmo se ele no tiver muito tempo, ele ainda conseguir informaes valiosas. Lembre-se sempre que um blog desatualizado pior do que no ter um blog! Ao tomar a deciso de ter um blog, desenvolva um calendrio editorial e planeje cada postagem com antecedncia. Como j foi dito, no existe uma frequncia tima ou um nmero mgico de postagens semanais. Voc precisa descobrir isso junto a seu pblico, ento faa alguns testes e tente obter alguns comentrios. Entretanto, deve-se manter em mente que para criar um bom relacionamento e conquistar a confiana de seus leitores, vital que seu blog sempre esteja disponibilizando contedo relevante, til, original e atual.

REDES SOCIAIS
Existem vrias redes sociais que podem ser usadas em sua estratgia de marketing de contedo. Voc dever escolher quais usar de acordo com sua rea de atuao, seus objetivos e, claro, com o pblico que deseja atingir. Pode parecer tentador usar todos os canais disponveis, mas lembre-se que produzir contedo para cada uma dessas redes demandar tempo e dinheiro. Ento, mantenha o foco e escolha aquelas que lhe traro melhor retorno. O Facebook a maior e mais importante rede social do mercado atual. Com mais 1.1 bilhes de usurios, essa uma ferramenta essencial para sua
20

estratgia de contedo. Ele ser importante por diversos motivos: Divulgue o contedo produzido em seu blog. O Facebook ser sua principal mdia de divulgao do que voc postar em seu blog. Escreva uma chamada curta, coloque o link do seu texto e escolha uma imagem atraente. Produza material especfico. Com um pblico to grande, tambm importante produzir contedo especialmente para o Facebook. Eles sero textos curtos, fotos ou citaes, que visaro gerar engajamento dos seus seguidores e aumentar a visibilidade de sua marca. Use muitas imagens. Usurios dessa rede social preferem postagens com imagens. Segundo o Hubspot, posts com imagens geram 39% mais interao que posts com somente textos. Mantenha os textos curtos. Posts com 250 caracteres ou menos possuem 60% a mais de interao que posts mais longos. O Google+ ainda no ganhou muito destaque no Brasil, mas ter sua importncia em breve. Por ser um dos fatores que auxiliam a rankear melhor no Google, o uso dessa rede social se tornar um fator importante para as empresas. Sua forma de uso muito similar ao Facebook e a prtica adotada para divulgar em um tambm funcionar no outro. J o Linkedin uma rede social mais profissional. Portanto, a linguagem utilizada e o tipo de postagem tambm deve estar adaptado a tal ambiente. O Linkedin tambm conta com inmeros grupos de discusso. Localizar aqueles em que seu pblico-alvo est presente, se unir s discusses e divulgar seu material nestes grupos uma excelente estratgia para conquistar novos leitores.

21

Temos ainda, o Instagram, uma rede social para compartilhamento de fotos e vdeos curtos. Podendo ser integrada outras redes sociais, como o Facebook, o uso do Instagram pode ser muito interessante, em especial para empresas de segmento com um apelo esttico, como moda e beleza. Porm, ele no restrito isso. Um restaurante pode fotografar os pratos do dia, por exemplo. O Instagram tambm uma boa forma envolver seus clientes em sua marca. Ao incentiv-los a tirar fotos que tenham seus produtos, voc conseguir que eles produzam contedo para sua empresa. Por ter um apelo mais jovem, ser criativo no uso dessa ferramenta vital para o sucesso. No podemos deixar de falar no Youtube. Produzir vdeos pode parecer mais trabalhoso e um pouco mais caro, mas o retorno tambm poder ser muito valioso. Primeiro, vdeos no Youtube ajudam a melhorar a posio de seu contedo nos mecanismos de busca. Eles tambm ajudam a construir sua reputao e gerar autoridade em sua rea de atuao. Alm disso, o Youtube tem um imenso alcance. Seus vdeos sero vistos por um pblico muito vasto. Voc pode criar vdeos de demonstrao de produtos, tutoriais e at mesmo incentivar seus clientes e leitores a enviarem material para ser divulgado em seu canal. Assim como o Instagram, envolver seu pblico pode trazer algo diferenciado e nico, fortalecendo ainda mais o lao entre eles e sua marca. Importante: Lembre-se que todas essas redes sociais permitem que leitores e clientes faam comentrios, tanto sobre o material quanto sobre sua empresa. No se esquea de respond-los da forma mais educada possvel, mesmo que estes sejam crticas ou ofensivos. Uma briga na Internet sempre ser negativa para voc e sua marca.

22

Tambm no se esquea de responder as mensagens diretas, em especial no Facebook. As redes sociais esto se tornando um tipo de Servio de Atendimento ao Cliente e de suma importncia manter todos os seus seguidores bem tratados e atendidos.

EMAIL

Apesar do crescimento do investimento em redes sociais e novas plataformas, o email ainda uma das mais poderosas ferramentas de marketing que existe. Afinal, se voc fez tudo corretamente, todas as pessoas em sua lista te deram uma permisso voluntria para que voc levasse a conversao para a sua caixa de entrada, algo muito mais pessoal do que anncios e posts pblicos em outras plataformas. Mas para que o uso de emails seja realmente eficiente importante saber como fazer, por isso aqui vo algumas dicas para te ajudar a montar uma estratgia vencedora:

23

Consiga seus emails de maneira legtima: apesar de parecer tentador, de nada adianta comprar listas com centenas de milhares de emails, pois alm do pblico no possuir interesse em voc, existe um grande risco de seu domnio cair na caixa de spam. Use um servio de entrega de emails: esse um dos pontos mais importantes! Provedores de emails como gmail ou outlook no esto prontos para envios em massa e tentar montar uma estrutura prpria desnecesariamente custoso. Servios como Mailchimp ou Mailee.me alm de garantirem uma maior taxa de entrega tambm te geram preciosas estatsticas de quantas pessoas abriram o e-mail ou clicaram nele. Encontre a frequncia ideal de envio: a no ser em casos muito especiais, ningum quer receber mensagens todo dia em sua caixa de entrada. Comece mandando emails mensais e teste eventualmente alguma frequncia maior. Se o nmero de pessoas que descadastrarem da sua lista aumentar com a frequncia, significa que ela est muito alta. Muita ateno com o ttulo do seu email: se o assunto/ttulo do seu email no for chamativo, seu leitor no ir nem abrir a mensagem. No envie somente emails promocionais: as pessoas j recebem propagandas demais em seus emails, aproveite para se diferenciar e mande uma newsletter informativa que seja interessante para seu pblico e faa uma chamada para seu blog e para seu produto. Com isso sua taxa de abertura ser mais alta e o engajamento com sua marca ser maior.

24

CONCLUSO
O marketing de contedo uma tima soluo para pequenas e mdias empresas, pois uma boa estratgia e um contedo de qualidade podem fazer com que sua marca se destaque no mercado e alcance um pblico sem gastar verbas milionrias para competir com grandes concorrentes. O objetivo desse ebook foi mostrar como o marketing de contedo funciona e dar umas dicas de primeiros passos para que voc consiga implementar uma estratgia simples e rpida em sua empresa para voc j obter resultados sem ter que fazer investimentos iniciais muito grandes. Lembre-se que os resultados do marketing de contedo no so imediatos, mas so duradouros. Bons negcios!

25

A Empreendemia ajuda o dia a dia de micro e pequenos empresrios com contedos prticos e ferramentas - tudo gratuitamente. Os principais sites da Empreendemia so: www.saiadolugar.com.br -- o maior portal brasileiro com dicas prticas de gesto para micro e pequenos empresrios www.empreendemia.com.br -- rede social gratuita para acelerar negcios entre PMEs www.abrasuapj.com.br -- todas as informaes sobre o processo de abertura de CNPJ no Brasil

A Rock Content a empresa lder em marketing de contedo no mercado brasileiro. Ns ajudamos marcas a se conectarem com seus clientes atravs de contedo fantstico e blogs corporativos sem monotonia. Atravs de nosso servio de consultoria montamos estratgias de contedo para nossos clientes que so executadas pelo nosso time de milhares de escritores freelance qualificados. Possumos vrios materiais educativos gratuitos e sempre temos algum artigo interessante no blog do Marketing de Contedo.

26

Potrebbero piacerti anche