Sei sulla pagina 1di 4

UNIVERSIDADE FEDERAL DE VIOSA DEPARTAMENTO DE ECONOMIA RURAL PROGRAMA DE PS-GRADUAO EM EXTENSO RURAL

ERU 635 Comunicao e prticas sociais Seminrio Leila Cristina Moraes 59821

FRANA, Vera. Sujeito da comunicao, sujeitos em comunicao. __In: GUIMARES, Csar; FRANA, Vera. Na mdia, na rua: narrativas do cotidiano. Belo Horizonte: Autntica, 2006.

Vera Regina Veiga Frana atualmente professora do Programa de Ps-Graduao em Comunicao da UFMG, trabalhando nesta instituio desde 1981. coordenadora do GRIS (Grupo de Pesquisa em Imagem e Sociabilidade da FAFICH/UFMG). Fez graduao em Comunicao Social pela PUC-MG, realizou um dos mestrados em Comunicao pela UnB, DEA. O segundo mestrado e depois o doutorado em Cincias Sociais concludos na Universit Ren Descartes - Paris V (19891993), sendo orientada tanto no mestrado quanto no doutorado por Michel Maffesoli. De acordo com a autora ela tem desenvolvido e orientado projetos em torno dos processos interativos miditicos, com nfase na televiso; na relao popular/miditico; na construo do acontecimento e no conceito de pblico enquanto forma e experincia. Frana (2003) a partir da defesa das narrativas enquanto prticas ordenadoras de sentido inseridas nos processos comunicativos. Estes processos colocam em cena seres como um novo papel: sujeitos da comunicao, sujeitos em comunicao, em seguida ela pergunta: que sujeito esse? Neste sentido, a autora tece o texto, com o objetivo de problematizar as teorias diversas que tratam o conceito de sujeito. Para em seguida propor uma compreenso de sujeito mais sucinta, que possa funcionar enquanto um operador analtico. Neste caminho de mapear as correntes tericas que estudam o sujeito, Frana (2003) inicia organizando-as pelo Recorte Funcional, diversas teorias que so herdeiras do paradigma informacional1. Parte da compreenso das posies dos sujeitos
1

Nesse paradigma a comunicao entendida como um processo de transmisso de mensagens de um emissor para um receptor (FRANA, 2002).

no processo comunicativo, entendidas de forma dicotmica entre emissores (com sua atuao ativa e produtora) e num outro patamar menor ento os receptores (numa funo passiva e receptiva). Os estudos dos emissores so menos numerosos, entre os exemplos destes estudos esto: a cultura de massa2, estudos de orientao marxista e newsmaking3. Ambos destacam o papel central e determinante dos emissores no processo comunicativo. Os estudos em torno dos receptores so mais privilegiados com pesquisas, voltados para o estudo dos efeitos. Nestas concepes o receptor concebido em seu papel passivo. Como exemplos, os estudos como agulha hipodrmica, em que os receptores eram vistos como presas fceis, submissos mdia. Diferentemente nos estudos dos fluxos em duas etapas conferem uma menor fragilidade ao receptor, porm neste estudos, o receptor ainda no entendido como sujeito da ao. Teorias mais recentes, como a hiptese da agenda setting com ligao as teorias de construo social da realidade, destacam a ao da mdia na cognio do sujeito, porm, o receptor continua submisso, agindo e pensando com base em ferramentas da mdia. Nos estudos da teoria dos usos e gratificaes resgatam o receptor como um sujeito racional, que tem suas escolhas, segundo a autora, esta noo traz um excesso de autonomia na escolha e consumo do receptor. As concepes dos estudos da recepo apesar da investida num sujeito que resiste, negocia, dribla, e com nfase na cultura, estes estudos correm o risco da submisso s instituies. (GOMES, 1996 apud FRANA, 2003). A autora sintetiza que as abordagens agrupadas no recorte funcional sofrem duas limitaes: enfoque no emitir e receber; e mantm a dicotomia entre os polos de emisso e recepo, ou seja, os polos permanecem distantes e analisados de maneira separada. No tpico sujeitos do discurso, a autora apresenta as teorias de linguagem trazendo a concepo da ao do sujeito emissor, numa perspectiva de agente com intencionalidade, aquele que constri as narrativas, que produz enunciado e textos. Quanto ao receptor, ele tambm visto como agente, como sujeito de escolha e ao, que interpreta, seleciona e apropria dos cdigos do emissor. Nessas abordagens, a autora observa para fins didticos uma supervalorizao do texto em detrimento do
2

Com referenciais em Adorno, Frana discorre que nestes estudos a massa a ideologia da indstria cultural; (...) a realizao mais acabada do projeto de dominao da sociedade industrial. (FRANA, 2003, p. 64). 3 Procura desenvolver uma leitura do nicho cultural dos produtores. (FRANA, 2003, p. 62).

sujeito. Desse modo, Frana percebe a necessidade de uma matriz conceitual que agregue os sujeitos, isso , os produtores e leitores, emissores e receptores. Para ultrapassar uma perspectiva internalista e externalista, autora aponta os estudos de Patrick Charaudeau, ao conceber a significao do discurso como resultante de foras lingusticas e uma abordagem situacional. Desse modo, os sujeitos em

comunicao so parceiros e protagonistas em uma situao de troca. Apesar do avano dessa perspectiva Frana,argumenta que o alcance dessa teoria se restringe em anlise dos textos, carecendo de uma anlise global do processo comunicativo. No tpico Sujeito Social, Frana (2003) discorre que a abordagem sciohistrica e cultural, compreende a ao dos sujeitos por variveis de pertencimento social e econmico, analisando o peso das inseres sociais, tais como, relaes pessoais e grupais influenciando na adeso das mensagens miditicas. Outros estudos de recepo por sua vez, abandonam a anlise da mdia, dos receptores como sujeitos sociais, para destacar sua atuao no mundo. Destaca que a partir de Martin Barbero a influncia da cultura, enquanto ativa e diversa, traz ares novos para os estudos dos processos de comunicao, com foco nos lugares das mediaes; Estes estudos focam na caracterizao dos grupos sociais, das situaes vividas, abandonando, o enfoque no consumo e recepo dos produtos miditicos. Contudo, para a autora o risco deter demasiadamente aos sujeitos e a situao vivida e se tornar a comunicao numa perspectiva externa e marginal. Frana apoiada em Stuart Hall destaca outras noes de sujeito pelo mbito das discusses de identidade, entendida de maneiras distintas: na concepo essencialista, apresenta uma identidade fixa; e uma segunda defende uma identidade mvel, enquanto processo de uma produo que no termina, e tambm histrica. E tambm traz duas concepes de sujeitos: um iluminista, centrado e unificado, dotado de capacidade e razo; j outro sujeito fragmentado e dividido. Segundo Frana (2003) falta trazer nessas abordagens uma noo do sujeito comunicacional mais precisa para torna-la um instrumento de leitura de algo. Para isso, a autora aponta que o sujeito da comunicao enunciador de discursos, ou um leitor de textos, mas somente essas compreenses no so suficientes, precisa-se entender um sujeito enveredado numa teia de relaes. Portanto, so as relaes que constituem esse sujeito, sujeitos que falam um com o outro produzidos nos e pelos laos discursivos que os unem. (p. 76).

E para compreender os sujeitos, Frana se apoia em Goffmam influenciados por Mead e Simmel, no qual desenvolve seus trabalhos sobre modelos interativos. Uma interao envolve uma interveno expressiva de um individuo na frente do outro, regulada pela possvel resposta deste outro. (p. 69). Destaca os conceitos de situao e de desempenho, como dois conceitos importantes na anlise da interao. O desempenho enquanto centro de ateno deste autor, se refere a representao mais ou menos adequada e bem sucedida dos atores. Esse desempenho no fundado no individuo e nem formado pelo outros, e sim forjado pela situao comunicativa, pela interao. Frana se interessa em Goffman pela sua matriz analtica, isso os sujeitos no so apenas afetados pelos outros, mas inscritos em formas, em ordens interativas que indicam/desenham seu posicionamento e seu (esperado) desempenho. (p.80). Quanto ao tratamento das formas, contrapondo a noo de pblico enquanto sujeito coletivo, Frana aborda o conceito de pblico apoiada em Quer. Este pblico, ento, constitudo na ao que se configura como coletiva. O pblico se forma quando uma situao que provoca sentido e propicia s pessoas envolvidas passar pela mesma experincia. A criao de situaes novas atualizam formas de agir como pblico, a autora cita como exemplo, fatos que a mdia transmite como a morte do Papa, geram atualizaes, que tanto pode comportar reprodues anteriores, como pode abrir espao par ao imprevisvel. Para se chegar a noo de sujeito de forma mais sistmica, a autora defende uma compreenso dos sujeitos, como interlocutores, portanto, no mais separado pela dicotomia emissor e receptor, mas inscritos numa estrutura comum (um contexto institucional), mas, sobretudo, sujeitos em experincia, afetando e sendo afetados tanto pela co-presena com pela mediao simblica que os institui em plos de uma interao. (p. 84). Na guisa de concluso a autora finaliza que a ao que constitui os sujeitos da comunicao, a ao de afetar e ser afetado por outro, atravs de materiais significantes, produzir /consumir discursos, representaes e sentidos. Analisar esses sujeitos, concomitante achar nos textos as marcas que os interpelam e no posicionamento e falas desses sujeitos a maneira como eles respondem, atuam e produzem. E para se apanhar o sujeito, ela orienta a atentar-se para os movimentos dos textos, das narrativas, discursos ou representaes, que do existncia aos agentes e pacientes (p.86).

Potrebbero piacerti anche