Sei sulla pagina 1di 16

GUIA DE EMBALAGENS

Abril 2013

SUMRIO
Introduo O que embalagem? Tipos de embalagens Critrios e requerimentos Outras boas prticas Anexo 1 Rotulagem Ambiental Anexo 2: Principais leis, convenes e normas aplicveis a embalagens 12! 2! 2! 3! 5! 8! 10!

INTRODUO
O Rio 2016 tem entre seus principais objetivos tratar e reciclar os resduos gerados durante a preparao e a operao dos Jogos. Para isso, fundamental que a utilizao de embalagens seja otimizada. A utilizao de embalagens primrias, secundrias e tercirias deve respeitar as diretrizes definidas na Poltica Nacional de Resduos Slidos (PNRS), que estabelece a seguinte hierarquia de aes na gesto dos materiais e embalagens: evitar, reduzir, reutilizar, reciclar, incinerar com recuperao energtica e, por ltimo, realizar o tratamento dos resduos slidos e a disposio final adequada dos rejeitos.

O QUE EMBALAGEM?
Embalagem uma forma prtica, financeiramente vivel, e, principalmente, segura de proteger, conter e apresentar mercadorias para a sociedade, nas etapas de transporte, armazenamento, entrega e uso, desde as matrias-primas at os produtos transformados. Embora essenciais, ao longo do seu ciclo de vida as embalagens podem causar severos danos ao meio ambiente. Assim como os diversos setores da cadeia produtiva, as embalagens seguem diversos requisitos legais e tcnicos que devem ser atendidos. O objetivo proteger o produto e a viabilidade logstica, de distribuio, de venda e de consumo, alm da sade e do meio ambiente. importante adequar a embalagem ao produto e selecionar seu material, levando em conta a proteo necessria. A fragilidade de um produto pode ser medida atravs de testes, com o uso de equipamentos de choque, vibrao e presso, cujo resultado permite determinar o nvel de proteo nas embalagens. Quanto menor controle a empresa tiver sobre o ambiente fsico, maiores devem ser as precaues com a embalagem para evitar avarias. Portanto, o ambiente logstico influencia as decises relativas ao projeto da embalagem. Os fornecedores e licenciados devero facilitar qualquer informao necessria relacionada s embalagens primrias, secundrias ou tercirias utilizadas ou fornecidas sempre que solicitados pelo Rio 2016.

TIPOS DE EMBALAGENS Quanto ao uso:


O Rio 2016 entende que a definio de embalagem engloba: Embalagem primria (ou embalagem de venda): qualquer embalagem que esteja em contato direto com o produto e que tenha contato direto com o consumidor final no ponto de compra. Embalagem secundria (ou embalagem grupada): qualquer embalagem que tenha por objetivo agrupar um determinado nmero de unidades de venda, sendo que as caractersticas do produto no sero alteradas se removido da embalagem. Embalagem terciria (ou embalagem de transporte): qualquer tipo de embalagem que tem por objetivo facilitar a logstica das embalagens secundrias e/ou primrias, contribuindo para que no haja danos aos produtos movimentados. Os contentores para transporte rodovirio, ferrovirio, martimo e areo no so considerados embalagens tercirias.

Quanto destinao temporria:


As embalagens podem ser produzidas considerando as seguintes opes de destinao aps sua primeira utilizao: Embalagem descartvel: ser descartada aps a primeira utilizao. Pode ter uma estrutura mais simples, usando menos matria-prima na sua formulao e consumindo menos energia para o seu processamento. Embalagem retornvel: retornar ao processo de fabricao do produto para reenvasamento, passando pelos processos de lavagem e esterilizao, bem como pelas etapas de transporte da logstica reversa. importante observar a otimizao de cada processo e etapa. Embalagem reutilizvel: ser reaproveitada pelo consumidor para o acondicionamento de outros produtos e dever ser ajustada para que seja possvel a sua reutilizao, sem prejudicar a sade e a segurana do consumidor.

Quanto destinao final:


As embalagens podem ser produzidas considerando as seguintes opes de destinao final: Embalagem reciclvel: a embalagem cuja matria-prima pode ser reaproveitada depois de utilizada, aps sofrer uma transformao qumica ou fsica, para finalidades diversas. Embalagem biodegradvel (no compostvel): a embalagem que pode ser degradada por microorganismos liberando CO2 para atmosfera sob determinadas condies de calor, umidade, presena de microorganismos e oxignio. Este tipo de embalagem no transformado em novo produto ou adubo orgnico. Embalagem biodegradvel compostvel (ou reciclagem orgnica): um tipo especfico de embalagem biodegradvel que pode ser destinada compostagem orgnica. O produto da compostagem pode ser usado como adubo em plantas e rvores em geral. A destinao envolve ambiente seguro e controlado (tratamento aerbico ou anaerbico, com produo de resduos orgnicos estabilizados ou de metano). A deposio em aterros sanitrios no reconhecida como forma de reciclagem orgnica. Embalagem no biodegradvel: o Rio 2016 considera no biodegradvel toda embalagem que no se degrada naturalmente ou que o faz aps um prazo superior a 10 anos (plsticos: de 10 a 400 anos; metais: de 50 a 200 anos; vidros: indeterminado). O descarte irresponsvel de uma embalagem pode comprometer sua qualidade de reciclagem ou biodegradao, tornando-a to nociva quanto as embalagens no biodegradveis. O Rio 2016 dar preferncia s embalagens reciclveis e biodegradveis compostveis. O uso de embalagem no biodegradvel ou biodegradvel no compostvel restrito.

CRITRIOS E REQUERIMENTOS Ciclo de vida


O Rio 2016 encoraja a verificao de cada estgio do ciclo de vida e seus possveis impactos ambientais. Nesse contexto, importante garantir que, quando se fizer alguma melhoria em um determinado estgio do ciclo de vida, no haja impactos ambientais negativos em outros estgios. A reduo de massa ou volume da embalagem, a melhoria da eficincia energtica no processo fabril, a otimizao de seu processo produtivo, o melhoramento de sua vida til, bem como a escolha de matrias-primas de menor impacto ambiental, compatveis com processos de reciclagem, so alguns dos critrios ambientais que podem ser considerados atravs da anlise do ciclo de vida.

Rotulagem ambiental
obrigatria a adoo de rotulagem ambiental tipo II (autodeclaraes), de acordo com a ISO 14021, de forma que esteja sempre claramente indicada a melhor maneira de lidar com a embalagem aps a utilizao. A adoo de rotulagem ambiental tipo I (selos verdes) desejvel. Qualquer exceo a essas regras deve ser previamente justificada pelo fornecedor ou licenciado e aprovada pelo Rio 2016. Para mais esclarecimentos sobre os tipos de rotulagem ambiental, favor consultar o anexo 1.

Ecodesign
O Rio 2016 entende que se deve minimizar a utilizao de materiais durante a fabricao, assim como seus impactos ambientais nas etapas de distribuio e descarte. desejvel que toda embalagem seja produzida respeitando princpios de ecodesign, de acordo com a norma ISO 14062 (Integrao de Aspectos Ambientais no Projeto e Desenvolvimento do Produto). A implantao da ISO 14062 facilita a obteno de redues de matria-prima, energia e gua sem que o desempenho da embalagem seja prejudicado. Essa norma

estimula a priorizao dos projetos de embalagens que contenham processos de reutilizao, desmontagem, reciclagem ou incinerao com recuperao energtica, reduzindo a gerao da poluio na fonte e evitando substncias perigosas ou txicas. Para maiores detalhes sobre esse ltimo ponto, verificar o Guia de Substncias e Materiais Nocivos Rio 2016. Assim, o ecodesign visa ao uso sustentvel e otimizado de recursos naturais atravs do desenvolvimento de embalagens que levem em conta a mitigao de impactos significativos, o emprego de recursos renovveis e/ou ambientalmente adequados (como um material reciclado), a reduo e reciclagem dos resduos gerados, assim como a reduo dos prejuzos ambientais que possam ser causados pelo mau uso do produto, atentando-se ao ciclo de vida de bens e servios. O ecodesign prioriza tambm a combinao de materiais que sejam compatveis em sua reciclagem, tais como embalagens feitas com papel biodegradvel compostvel com janelas feitas de mesmo material ou embalagens cujos componentes possam ser separados de forma tcnica e economicamente vivel, maximizando suas formas de reaproveitamento e utilizando insumos compatveis com seu processo de reciclagem, incluindo a reciclagem dos rtulos junto com a prpria embalagem. importante considerar o ciclo de vida da embalagem dentro do contexto em que ela ser utilizada. Cada caso deve ser estudado com a especificidade do produto a ser acondicionado, o local de fabricao e consumo, o pblico-alvo e as formas de distribuio, respeitando as funes primordiais de uma embalagem. Adotando os princpios de ecodesign, a empresa poder ter benefcios como reduo de custos e riscos, oportunidades de novos negcios e melhoria de imagem.

Acessibilidade da informao nas embalagens


O Rio 2016 encoraja a descrio bsica dos produtos e suas especificidades em Braille nas embalagens primrias, dada a importncia da incluso de todas as pessoas, inclusive os deficientes visuais, nos Jogos. Letras legveis so determinantes para o entendimento e leitura das pessoas com baixa viso. Instrues de uso devem ser claras, com utilizao de cones para facilitar a leitura, se possvel.

Deve-se, sempre que possvel, evitar embalagens com extremidades pontiagudas que possam causar riscos de acidentes, tais como perfuraes. recomendvel o desenvolvimento de produtos utilizando as premissas do desenho universal, ou seja, com equiparao nas possibilidades de uso, flexibilidade, uso simples e intuitivo, captao da informao, tolerncia ao erro, mnimo esforo fsico, dimenso e espao para o uso e interao. Por fim, deve-se pensar nas diversas possibilidades e habilidades das pessoas ao projetar a retirada do produto da embalagem quando tal procedimento for feito sem a utilizao de qualquer ferramenta.

Embalagens de papel, papelo ou madeira


Toda e qualquer embalagem que tenha como fonte primria recursos florestais deve ter a certificao do Forest Stewardship Council (FSC), do Programa Brasileiro de Certificao Florestal (Inmetro/Cerflor) ou similar Programme for the Endorsementof Forest Certification (PEFC). Para mais informaes sobre certificadoras competentes, favor procurar o Conselho Brasileiro de Manejo Florestal ou o Inmetro.

Logstica reversa
A Poltica Nacional de Resduos Slidos (PNRS) diz que a logstica reversa um instrumento de desenvolvimento econmico e social, caracterizado por um conjunto de aes, procedimentos e meios destinados a viabilizar a coleta e a restituio dos resduos slidos ao setor empresarial, para reaproveitamento em seu ciclo ou em outros ciclos produtivos ou para outra destinao final ambientalmente adequada. Segundo a PNRS, so obrigados a estruturar e implantar sistemas de logstica reversa, mediante retorno dos produtos aps o uso pelo consumidor, de forma independente do servio pblico de limpeza urbana e manejo dos resduos slidos, os fabricantes, importadores, distribuidores e comerciantes de agrotxicos, seus resduos e embalagens, assim como de outros produtos cujas embalagens, aps o uso, constituam resduo perigoso.

A PNRS aponta as responsabilidades e medidas a serem adotadas pelas empresas na fabricao de embalagens e produtos mais facilmente reciclveis ou que gerem menos impactos ambientais. Sempre que solicitados pelo Rio 2016, os fornecedores, patrocinadores e licenciados devero recolher as embalagens para tratamento e reciclagem, arcando com todos os custos envolvidos. Inicialmente, o Rio 2016 pretende adotar essa prerrogativa apenas para embalagens no conformes s normas aqui estabelecidas ou que requeiram um tratamento no convencional para sua reciclagem.

Materiais para embalagens


A escolha dos materiais utilizados nas embalagens deve seguir as diretrizes e requerimentos estabelecidos no Guia da Cadeia de Suprimentos Sustentvel Rio 2016 e no Guia de Substncias e Materiais Nocivos Rio 2016. O Rio 2016 divulgar uma matriz relacionando os materiais ideais para cada tipo de embalagem e componente.

OUTRAS BOAS PRTICAS


O Rio 2016 tambm encoraja a adoo das seguintes boas prticas:

Embalagens de fast foods biodegradveis compostveis


Essas embalagens apresentam excelente rigidez e resistncia absoro de gua na camada interna, associando-se caractersticas de impresso para processo offset e rotogravura. A apresentao visual caracterstica do papel reciclado agrega marca a responsabilidade ambiental, j que o primeiro contato visual com as embalagens criar mais empatia com o produto. Alm das embalagens, os talheres e as tampas utilizadas tambm podem ser biodegradveis.

Embalagens plsticas reciclveis de fontes renovveis


Algumas empresas adotam o uso de materiais polimricos de fontes renovveis para a confeco de embalagens plsticas. Esse tipo de polmero denominado polmero verde e pode ser produzido a partir da cana-de-acar e do amido de milho, entre outras opes. Trata-se de uma boa opo sustentvel para as empresas de embalagens. Como principal benefcio, destaca-se a utilizao de matrias-primas provenientes de fonte renovvel, que atuam contra o aquecimento global e o efeito estufa. A cadeia na qual o polmero verde produzido permite uma maior reduo dos nveis de dixido de carbono na atmosfera em comparao com outros polmeros.

ANEXO 1 ROTULAGEM AMBIENTAL


A norma ISO 14020 define trs tipos de rotulagem ambiental, a saber:

Rotulagem tipo I Programas de Selo Verde NBR ISO 14024


Especifica os procedimentos de certificao para a concesso do rtulo, estabelecendo os princpios para o desenvolvimento de programas de rotulagem ambiental. Inclui tambm a seleo de categorias de produtos, assim como suas caractersticas funcionais e critrios ambientais, demonstrando e avaliando sua conformidade. Recomenda-se a adoo desta norma, visto que a colocao de selos de sustentabilidade em embalagens firma o compromisso e a preocupao que o fornecedor tem sobre esse tema, fazendo tambm diferena na percepo do consumidor.

Rotulagem tipo II Autodeclaraes Ambientais NBR ISO 14021


A autodeclarao consiste na aplicao das simbologias que seguem os padres da International Organization for Standardization (ISO), da Associao Brasileira de Normas Tcnicas (ABNT) e demais simbologias padronizadas pelo mercado brasileiro. Seu objetivo informar os consumidores o tipo de material do qual feita a embalagem, permitindo uma destinao ambientalmente adequada. Esta norma especifica os requisitos para autodeclaraes ambientais, incluindo textos, smbolos e grficos. Descreve, ainda, termos selecionados usados comumente em declaraes ambientais e fornece qualificaes para seu uso, assim como uma metodologia de avaliao e verificao geral das autodeclaraes ambientais. As autodeclaraes auxiliam na educao ambiental, assim como nas etapas de coleta seletiva e triagem de materiais reciclveis.

10

A adoo desta norma obrigatria, visto que necessrio indicar a melhor maneira de tratamento da embalagem aps o uso.

Rotulagem tipo III Avaliao do Ciclo de Vida NBR ISO 14025


Esta norma tem algo grau de complexidade devido incluso da ferramenta Avaliao do Ciclo de Vida. Estabelece os princpios e especifica os procedimentos para o desenvolvimento de programas de avaliao do ciclo de vida dos produtos. Pode ser usada como parmetro para a importao de produtos de pases que no estejam adequados e preparados para atender aos Jogos. Sua adoo desejvel, tendo em vista sua grande importncia na anlise de ciclo de vida dos produtos usados nos Jogos.

11

ANEXO 2: PRINCIPAIS LEIS, CONVENES E NORMAS APLICVEIS A EMBALAGENS


A seguir so apresentadas as principais leis, convenes e normas aplicveis cadeia produtiva de embalagens.

Leis, instrues normativas e resolues da esfera federal Lei 12.305/2010: institui a Poltica Nacional de Resduos Slidos, dispondo sobre seus princpios, objetivos e instrumentos, bem como sobre as diretrizes relativas gesto integrada e ao gerenciamento de resduos slidos, includos os perigosos, e s responsabilidades dos geradores e do poder pblico e aos instrumentos econmicos aplicveis. Lei 9.974/2000: dispe sobre a pesquisa, a experimentao, a produo, a embalagem e rotulagem, o transporte, o armazenamento, a comercializao, a propaganda comercial, a utilizao, a importao, a exportao, o destino final dos resduos e embalagens; o registro, a classificao, o controle, a inspeo e a fiscalizao de agrotxicos, seus componentes e afins; e d outras providncias. Lei 9.832/1999: probe o uso industrial de embalagens metlicas soldadas com liga de chumbo e estanho para acondicionamento de gneros alimentcios, exceto para produtos secos ou desidratados. Lei 9.605/1998 (Lei de Crimes Ambientais): estabelece aes para quem praticar condutas e atividades lesivas ao meio ambiente, o que engloba o gerenciamento inadequado de resduos slidos. Anvisa Instruo Normativa n 9, de 12 de novembro de 2002: as embalagens destinadas ao acondicionamento de produtos hortcolas in natura devem atender, sem prejuzo das exigncias dispostas nas demais legislaes especficas. Anvisa Resoluo RDC n 20, de 26 de maro de 2008: dispe sobre o regulamento tcnico para embalagens de polietilenotereftalato (PET) ps-consumo reciclado grau alimentcio (PET-PCR grau alimentcio) destinados a entrar em contato com alimentos.

12

Anvisa Resoluo RDC n 17, de 17 de maro de 2008: dispe sobre regulamento tcnico sobre lista positiva de aditivos para materiais plsticos destinados elaborao de embalagens e equipamentos em contato com alimentos. Conama Resoluo n 334/2003: dispe sobre os procedimentos de licenciamento ambiental de estabelecimentos destinados ao recebimento de embalagens vazias de agrotxicos. Conama Resoluo n 275/2001: estabelece o cdigo de cores para os diferentes tipos de resduos, a ser adotado na identificao de coletores e transportes, bem como nas campanhas informativas para a coleta seletiva.

Normas ISO 20121 Sustentabilidade na Gesto de Eventos ISO 9001 Gesto da Qualidade ISO 14001 Gesto Ambiental ISO 26000 Gesto da Responsabilidade Social NBR ISO 14024 Rotulagem Tipo I NBR ISO 14021 Rotulagem Tipo II ISO 14025 Rotulagem Tipo III ABNT ISO/TR 14062 Gesto Ambiental Integrao de Aspectos Ambientais no Projeto e Desenvolvimento do Produto ABNT NBR 11562 Embalagem de Produtos Perigosos ABNT NBR 14910 Embalagens de Vidros para Produtos Alimentcios ABNT/CB-23 Embalagens e Acondicionamentos

Internacional Conveno de Roterd Conveno de Basileia Conveno de Estocolmo

13

Mercosul/GMC/Resoluo 16/93 Embalagens plsticas retornveis destinadas a entrar em contato com bebidas no alcolicas carbonatadas Diretiva 94/62/CE do Parlamento Europeu e do Conselho de 20 de Dezembro de 1994, relativa a embalagens e resduos de embalagens Environmental Protection The Packaging (essential requirements) Regulations 2003; n. 1914; UK

Materiais de Referncia: A Rotulagem Ambiental Aplicada s Embalagens; Abre e Cempre: 2008 Directiva 94/62/CE do Parlamento Europeu e do Conselho de 20 de Dezembro de 1994 Diretrizes de Sustentabilidade para a Cadeia Produtiva de Embalagens e Bens de Consumo (3a Edio); Abre Guia do Programa da Cadeia de Suprimentos Sustentvel (verso temporria para uso interno) Integrao de Aspectos Ambientais no Projeto e Desenvolvimento da Embalagem; janeiro de 2006, Abre Reciclagem de embalagens plsticas usadas contendo leo lubrificante; So Paulo: FIESP, 2007

14

15

Potrebbero piacerti anche