Sei sulla pagina 1di 40

SELEO

DE E S C R I T O S

BAH'S

-i

V r+y,

Sade/, Jxigiene/,

Ttulo original: O SER HUMANO Sade, Higiene, Cura Editora Bah' do Brasil Caixa Postal 198 13800-970 Mogi-Mirim, SP Fone/fax: 19 3806-9220 editbahai@mogi.com.br www.bahai.org.br/editora Ia edio: 1986 2" edio: 1990 (ampliada) 3 edio: 2000 ISBN 85-320-0041-X Compilao e traduo Osmar Mendes Reviso Rubens A.K. Dantas No. 528. Composto em Times New Roman 11,5 Impresso: R. Vieira Grfica e Editora Ltda., Campinas, SP

ndice
Introduo Alimentos Asseio Bebidas Alcolicas Conduta Conselhos de 'Abdu'1-Bah Corpo Humano Corpo, Mente e Esprito Curando Doenas Deus o Grande Mdico Fumar Higiene - Fsica e Mental Leis da Cura - Leis de Deus Limpeza e Santidade Manuteno da Sade Mdicos Msica e Sade Obedincia aos Mandamentos Divinos Orao - Seu Efeito sobre as Doenas Sade Mental O Jejum Vida Simples v 1 2 3 4 5 6 7 9 11 12 13 15 17 18 19 21 22 23 24 25 26

Introduo
Os ensinamentos bah's no esto associados com nenhuma escola de nutrio ou medicina. O que possumos so algumas orientaes bsicas, indicaes gerais e princpios que sero cuidadosamente estudados por especialistas e que nos anos futuros, provaro ser de valor inestimvel para guia e inspirao no desenvolvimento das cincias mdicas. Ainda mais, nesse sentido o secretrio do Guardio afirmou, escrevendo em seu nome, que ... " prematuro iniciar e aprofundar detalhes sobre umas poucas referncias com relao sade e medicina existentes em nossas Sagradas Escrituras." Os crentes devem cuidar-se para no se apegarem a algum texto particular que gostem mais, o qual podem estar entendendo apenas parcialmente, ou mesmo incorretamente... No Kitb-i-Aqdas, Bah'u'llh declarou:
Sempre que ficares doente, recorre a medico competente. Verdadeiramente, no abolimos a busca de recursos materiais; pelo contrrio, afirmamos tal ao atravs desta Pena, feita por Deus a Estrela Matinal de Sua luminosa e resplandecente Causa.
Casa Universal de Justia, 24 janeiro 1977

Em assuntos de sade, particularmente com relao dieta e nutrio, a Casa de Justia aconselha aos amigos a

buscarem ajuda e orientao de especialistas e mdicos. Isto foi o que BahVllh recomendou, e Ele no indica a que escola de pensamento ou de prticas eles devem pertencer.
Casa Universal de Justia, 19 junho 1977

Os excertos a seguir oferecidos para leitura e meditao dos amigos so apenas alguns dentre os existentes nas Escrituras Bah's e tratam apenas de alguns assuntos julgados importantes para a manuteno da sade do ser humano.
"Editora'Ba/wHdoCBrasiC

a/w,
KAA/VO/

Alimentos
O alimento do futuro constar de frutos e cereais. Tempo vir em que o homem no mais comer carne. A cincia mdica est apenas na infncia, porm j demonstrou que nosso alimento natural aquele que vem da terra.
'Abdu 'l-Bah, Ten Days in the Light of 'Akk

Conselhos de Bah'u'llh "No deveis comer exceto quando estiverdes com fome e no deveis beber depois de vos deitardes." "No comais exceto quando a comida anterior j tenha sido digerida. E no deveis engolir antes que o alimento tenha sido bem mastigado." "Se vos for servido duas refeies opostas e incompatveis, no as mistureis. Contentai-vos com um s tipo." "Iniciai com alimentos simples e leves, e depois podeis passar para os mais pesados. E os lquidos antes dos slidos." "Fazer uma refeio logo aps a anterior perigoso. Cuidai-vos." "Aquilo que difcil de mastigar proibido pelos sbios. Assim vos ordena a Pena Suprema." "Fazer um desjejum leve pela manh , na verdade, como uma luz para o corpo." "O exerccio fsico mais benfico quando o estmago est vazio, fazendo com que os membros do corpo se fortaleam, mas prejudicial quando o estmago est cheio." "Aquele que comer demais agrava sua doena."
1

"Sede moderados sob todas as condies, pois a moderao preserva o corpo de condies insalubres." "Aps comerdes, fazei um pequeno passeio a p, para que a comida possa ser digerida."

Asseio
Sede a essncia de asseio entre a humanidade. ... sejam refinados vossos modos sob todas as circunstncias. ... no deixeis nenhum trao de sujeira aparecer em vossas roupas.... Imergi-vos em gua pura ... Desejamos, verdadeiramente, perceber em vs as manifestaes do Paraso na Terra, de modo que possa difundir-se de vs aquilo em vista de que os coraes dos favorecidos regozijar-se-o.
Kitb-i-Aqdas, citado em Bah 'u 'llh e a Nova Era, 101

O asseio do corpo, embora seja apenas uma coisa fsica, concorre muito para a espiritualidade... O fato de se ter um corpo puro e limpo exerce uma certa influncia sobre o esprito do homem.
Tablets of 'Abdu'1-Bah, vol. III, 581-2

Quando o homem puro e imaculado em todos os respeitos, ele se torna o centro do reflexo da luz manifesta. Em todas as suas aes e conduta deve haver primeiro pureza, e ento beleza e independncia. Devemos limpar o canal antes de ench-lo de gua fresca. Os olhos puros compreendem a vista e o significado de Deus: a narina pura inala as fragrncias do roseiral das graas: o corao puro torna-se espelho da beleza da verdade. Eis porque, nos Livros Sagrados, os conselhos e mandamentos divinos so comparados gua.

Asseio e santidade, pureza e fineza enaltecem a humanidade e causam o progresso dos seres. Mesmo quando aplicada s coisas fsicas, a fineza conduz espiritualidade, como estabelecido nas Sagradas Escrituras.
Tablets of 'Abdu 'l-Bah, 581

Asas poludas de lama jamais podero voar.


Bah 'u 'llh, Epistle to the Son ofthe Wollf, 13

Bebidas Alcolicas
inadmissvel que o homem, tendo sido dotado de razo, consuma aquilo que lhe roube. No! Incumbe-lhe, sim, portarse de um modo digno da condio humana, e no conforme as iniqidades das almas insensatas e inconstantes.
Bah'u'llh, Kitb-i-Aqdas, par. 119

Acautelai-vos para no trocardes o Vinho de Deus por vosso prprio vinho, porque este entorpecer vossas mentes e afastar vossas faces do Semblante de Deus, o Todo-Glorioso, o Imaculado, o Inatingvel. No vos aproximeis dele porque vos foi ele proibido por juno de Deus, o Exaltado, o TodoPoderoso.
De uma Epstola de Bah'u'llh, citada em Uma Nova Raa de Homens, 20

Bebei, servas de Deus, o Vinho Mstico do clice de Minhas palavras. Rejeitai de vs, pois, o que vossas mentes abominam, pois isso vos foi proibido em Suas Epstolas e Suas Escrituras. Guardai-vos de trocardes o Rio que a vida verdadeira por aquilo que as almas dos puros de corao detestam. Inebriai-vos com o vinho do amor de Deus e no com aquilo que vos amortece as mentes, vs que O adorais!

Verdadeiramente, isto foi proibido a todo crente, quer seja homem ou mulher. Assim brilhou o sol de Meu mandamento acima do horizonte das Minhas palavras, para que as servas que crem em Mim possam ser iluminadas."
Bah'u'llh, citado em O Advento da Justia Divina, 51-52

O uso do vinho", escreveu 'Abdu'1-Bah, " proibido, segundo o texto do Sacratssimo Livro (o Kitb-i-Aqdas), porque causa de enfermidades crnicas, enfraquece os nervos e consome a mente.
Bah 'u 'llh, citado em O Advento da Justia Divina, 51

Quanto ao uso de bebidas alcolicas: De acordo com o texto do Livro do Aqdas, so proibidas tanto as bebidas fracas como as fortes.
Shoghi Effendi, Uma Nova Raa de Homens, 23

Conduta
Filho de Minha serva! A orientao sempre tem sido dada atravs de palavras, mas agora dada por aes. Cada um deve manifestar aes que sejam puras e santas, pois palavras pertencem a todos igualmente, mas aes como estas so prprias s de Nossos bem-amados. Esforai-vos, ento, de corao e alma, a fim de vos distinguirdes pelos vossos atos. Assim, Ns vos aconselhamos nesta Epstola santa e resplandecente.
Bah'u'llh, Palavras Ocultas, no. 76, do persa

O Meu servo! Os melhores dos homens so aqueles que ganham seu sustento em sua vocao e despendem em benefcio de si prprio e dos seus semelhantes, por amor a Deus, o Senhor de todos os mundos.
Bah'u'llh, Palavras Ocultas, no. 82, do persa

A verdadeira liberdade consiste na submisso do homem a Meus Mandamentos, embora pouco saibais disto. Fossem os homens observar o que Ns lhes mandamos do Cu da Revelao, eles atingiriam, com toda a certeza, a liberdade perfeita... A liberdade que vos proveitosa s se encontra em completa dedicao a Deus, a Verdade Eterna. Quem tiver experimentado sua doura, recusar-se- a troc-la por todo o domnio da terra e do cu.
Bah'u'llh, A Revelao Baha, 64

O Mestre, 'Abdu'1-Bah, disse: "Uma rvore conhecida pelos seus frutos. Assim, um verdadeiro bah' deve ser conhecido pelos seus feitos e atos, e no s pelo nome bah'." "Atravs de boas aes, vida pura, humildade e docilidade, deveis, ser um exemplo para os outros."

Conselhos de 'Abdu'1-Bah
Bah'u'llh e ' Abdu'1-Bah, que nesta era so os mdicos para os males do mundo, sempre gozaram de perfeita sade espiritual. 'Abdu'1-Bah disse:
Minha sade espiritual sempre perfeita. Gozo de uma sade de esprito eterna. Espero que os povos do mundo ganhem esta ddiva celestial. Orai para que a sade espiritual do mundo possa ser melhorada diariamente, pois h muitos mdicos que atendem aos males fsicos do povo, mas h poucos mdicos divinos.

nesse sentido que Cristo disse:


No tenhais medo daquelas pessoas que controlam vosso corpo, mas, sim, daquelas que controlam vosso esprito.

Que teu esprito seja livre que possa voar em direo s alturas da santidade. Que teu esprito desdobre as asas brancas do progresso. Muitas vezes a doena traz o homem mais perto de seu Criador, faz com que seu corao se esvazie de todos os desejos mundanos, at que se tome temo e compreensivo para com todos os sofredores, e compassivo para com todas as criaturas. Embora as doenas fsicas faam o homem sofrer temporariamente, no entanto, no tocam seu esprito. No, pelo contrrio, contribuem para o propsito divino, significando que suscetibilidades espirituais sero criadas em seu corao.
- do Dirio de Mirz Ahmad Sohrab

Nesta era sagrada, glria culminante de pocas e ciclos passados - f no consiste apenas em reconhecer a Unidade Divina, mas, sim, em ter uma vida que manifeste as virtudes e perfeies nas quais tal crena implica.
- do livro A Revelao Bah "i, 254

Abandonai todo pensamento do ego; seja todo o vosso esforo para vos tornardes obedientes e submissos Vontade de Deus.
- do livro A Revelao Bah ', 257

Corpo Humano
O Filho do Ser! Com as mos do poder, Eu te fiz; com os dedos da potncia, Eu te criei e dentro de ti coloquei a essncia de Minha Luz. Que estejas contente com isso e nada mais busques, pois perfeita Minha obra e inexorvel Meu mandamento. No questiones, nem alimentes dvida sobre isto.
Bah'u'llh, Palavras Ocultas, no. 12, do rabe

Filho do Homem! O templo do ser Meu trono: purifica-o de todas as coisas, a fim de que nele Eu possa Me estabelecer e nele habitar.
Bah'u'llh, Palavras Ocultas, no. 58, do rabe

Segundo os ensinamentos bah's, o corpo humano serve a um fim temporrio no desenvolvimento da alma e, depois de cumprir essa misso, posto de lado; assim como a casca do ovo serve a um fim temporrio no desenvolvimento do pinto, e quebrada e descartada guando cumprido esse propsito. O corpo fsico, diz 'Abdu'1-Bah, incapaz de atingir a imortalidade, pois composto de tomos e molculas e, semelhante as demais coisas compostas, h de se decompor no devido tempo. O corpo deve ser servo da alma, nunca seu senhor; mas ele deve ser um servo solicito, obediente e eficiente, e deve ser tratado com a considerao que um bom servo merece. Se no for devidamente tratado, resultam doena e desastre, trazendo conseqncias prejudiciais, tanto ao senhor como ao servo.
John E.Esslemont, Bah 'u 'llh e a Nova Era, 99

Deves saber que a alma do homem transcende e independente de todas as enfermidades de corpo ou mente. O fato de uma pessoa doente mostrar sinais de fraqueza devido aos empecilhos que se interpem entre sua alma e seu corpo, pois a prpria alma se conserva isenta de qualquer mal corpreo.
Bah'u'llh, A Revelao Baha, 46

Corpo, Mente e Esprito


Entre as coisas materiais e espirituais h uma conexo. Quanto mais saudvel o corpo do homem, tanto maior ser o poder de seu esprito, o poder de seu intelecto, o poder de sua memria e o poder de seu pensamento.
'Abdu'l-Bah, Table Talks in Akka, 5

A doena pode ser material ou espiritual. Por exemplo, um corte na mo: se orares para o corte ser curado e no estancares o sangramento, a orao pouco adiantar; que o ferimento precisa apenas de um remdio material. s vezes, se o sistema nervoso est paralisado atravs do medo, um remdio espiritual necessrio. A loucura, incurvel de outro modo, pode ser curada atravs da orao ... Freqentemente acontece que a tristeza adoece o indivduo. Tal doena pode ser curada por meios espirituais.
'Abdu 1-Bah, Star ofthe West, Vol. 2, no. 19, 7

J explicamos que o esprito do homem no est dentro de seu corpo, pois est livre e santificado de entrada e sada, as quais so condies corpreas. A conexo do esprito com o corpo como a do sol com o espelho. Em suma, o esprito tem uma condio prpria. No adoece devido s doenas do corpo, nem curado pela sade do corpo; no se torna doente, nem fraco, nem miservel, nem pobre; nem leve, nem pequeno - por assim dizer - no ser prejudicado devido s enfermidades do corpo e nenhum efeito ser visvel mesmo se o corpo enfraquecer, ou se as mos e os ps, e a lngua forem cortados, ou se perder o poder de ouvir, ou a viso. Portanto, evidente e certo que o esprito diferente do corpo, e que sua durao independe da durao do corpo. Seu poder e influncia, como a generosidade do sol sobre o espelho, so claros e visveis. Mas quando o espelho fica empoeirado, ou se quebra, isso far cessar o reflexo dos raios do sol sobre ele.
'Abdu'l-Bah, O Esplendor da Verdade, 190

Curando Doenas
O tu, que buscas a verdade! H duas maneiras de curar doenas: meios materiais e meios espirituais. O primeiro atravs do uso de remdios materiais. O segundo consiste em orar a Deus a para Ele se volver. Ambos os meios devem ser utilizados e praticados ... Alm do mais, no so incompatveis e deves aceitar os remdiosfsicoscomo provenientes da misericrdia e favor de Deus, o Qual revelou e tornou manifesto o conhecimento mdico para que Seus servos pudessem se beneficiar deste tipo de treinamento tambm.
Epstolas de 'Abdu'1-Bah, vol. III, 587

Evidentemente, pois, possvel efetuar curas por meio de alimentao - frutas e vegetais, mas como a cincia da medicina hoje est imperfeita, este fato no foi ainda plenamente compreendido. Quando a cincia mdica tiver alcanado a perfeio, tratamento ser por meio de alimentos - frutas fragrantes e vegetais, e por vrias guas, quentes e frias de temperatura.
'Abdu'l-Bah, O Esplendor da Verdade, 210

A cura proveniente do Poder do Esprito Santo no precisa de concentrao ou contato especial. atravs do desejo da Pessoa santificada. O doente pode estar no oriente, e o Curador no ocidente. Podem nem se conhecer pessoalmente. Mas to logo o Ser divino volver Seu corao a Deus e comear a orar, a cura ocorre. Esta uma ddiva pertencente aos Santos Manifestantes e a pessoas que esto no mais alto grau.
'Abdu 'l-Bah,

Aquele que est pleno do amor de Bah, e esquece todas as coisas, o Esprito Santo ouvir o que seus lbios pronunciarem e o esprito de pura vida encher seu corao. As palavras emanadas de seus lbios so como colares de prolas e toda a doena ser curada ao toque de suas mos.
'Abdu'l-Bah, Starofthe West, vol. III, 233

O tu que buscas a verdade! Doena causada por acidente fsico deve ser tratada com medicamentos. As que so devidas a causas espirituais, desaparecem atravs de meios espirituais. Assim, uma, doena causada por aflio, medo, impresses nervosas, ser curada por tratamento espiritual em vez do fsico. Ambas as formas de tratamento so aplicveis, pois procedem da misericrdia e favor de Deus, o Qual revelou e tornou manifesto o conhecimento mdico para que Seus servos pudessem se beneficiar deste tipo de tratamento tambm. Deves dar ateno igual ao tratamento espiritual, pois produz efeitos maravilhosos. Agora, se desejas conhecer o Remdio Divino, que curar o homem de todas as doenas e lhe dar a sade do Reino Divino, sabe que so os preceitos e ensinamentos de Deus. Guarda-os em reverncia.
'Abdu 1-Bah, Tablets of 'Abdu 1-Bah, vol. III, 587

O tu que s puro e espiritual! Volve-te a Deus, com teu corao batendo com Seu amor, devotado ao Seu louvor, vislumbrando Seu Reino e procurando a ajuda de Seu Esprito Santo, num estado de xtase, enlevo, amor, desejo, alegria e fragrncia. Deus te ajudar atravs do Esprito de Sua presena a curar as doenas.
'Abdu 1-Bah

Quando se volve a face a Deus, isto traz cura ao corpo, mente e alma.
'Abdu 'l-Bah 10

Orao de Cura Teu Nome minha cura, Meu Deus, e a lembrana de Ti meu remdio. Aproximar-me de Ti minha esperana, e meu amor por Ti, meu companheiro. Tua misericrdia por mim minha cura e meu socorro, neste mundo como no vindouro. Tu, em verdade, s o Todo-Generoso, o Onisciente, a Suprema Sabedoria.
Bah'u'llh

Deus o Grande Mdico


... Compassivo, sozinho concede a verdadeira cura! Toda cura verdadeira provm de Deus! Todas as criaturas dependem de Deus, por maiores que sejam seu conhecimento, poder e independncia. Observai os reis poderosos sobre a terra. Tm todo o poder do mundo que um homem pode alcanar. No entanto, quando a morte os chama, tm que obedecer, da mesma forma como ocorre com um campons... Observai tambm os animais - quo indefesos parecem ser. O elefante, o maior de todos os animais, incomoda-se com a mosca, e o leo no pode escapar da irritao que um verme pode lhe causar. Mesmo o homem, a forma mais alta dos seres criados, precisa de muitas coisas para sua prpria vida, como o ar para respirar, sem o qual morreria em poucos minutos. Precisa da gua, do alimento, do agasalho, do calor, e muitas outras coisas.
11

Est cercado de perigos de todos os lados. So muitas as dificuldades, tambm, contra as quais seu corpo fsico, sozinho, no pode se defender. Se olhar ao seu redor o homem ver que todas as coisas criadas dependem e so cativas das leis da Natureza. O homem, somente ele, devido ao seu poder espiritual, conseguiu se livrar e voar acima da matria e torn-la sua serva. Sem a ajuda de Deus o homem como os animais que perecem. Mas Deus lhe concedeu tal poder maravilhoso que ele poder sempre olhar para cima e receber, entre outras ddivas, a cura de Sua generosidade divina. Mas, infelizmente, o homem no grato por este supremo bem. Dorme o sono da negligncia, sendo displicente da grande Merc que Deus lhe proporciona, desviando sua face da luz e seguindo seu caminho na escurido. minha prece sincera que no sereis assim, mas que mantereis vossas faces constantemente voltadas para a Luz, para que possais ser como tochas acesas nos lugares escuros da vida.
'Abdu'1-Bah, Palestras de 'Abdu'1-Bah- Paris 1911, 18-19

Fumar
Em verdade, so evidentes o prejuzo e o desperdcio deste infrutfero ato de fumar. Prejudica o corpo, enfraquece os nervos e impede o crebro de nutrir pensamentos nobres. Desperdia-se o prprio tempo e esbanja-se os prprios recursos. Nem mata a sede nem sacia a fome. Algum dotado de inteligncia certamente abandonar esse hbito prejudicial e ir ao encalo daquilo que promova sua sade e seu bemestar.

12

minha esperana que os amigos, gradualmente, abandonaro o uso do fumo, quanto mais o uso do pio. Um dos significados da "Arvore Maldita" tabaco. inspido, repugnante, nocivo e txico. Dissipa nossos bens e atrai doena e cansao.
'Abdu 1-Bah, citado em Uma Nova Raa de Homens, 40

Mas quanto a fumar, ainda que seja desaprovado e repugnante, no considerado como uma das proibies. Quanto a fumar, embora no seja proibido, muito desencorajado por Bah'u'llh. Fumar no envolve um problema moral e no proibido; por razes de sade e de asseio vigorosamente desacreditado.
Shoghi Effendi, citado em Uma Nova Raa de Homens, 41

de se esperar que a ampla publicidade que est sendo dada aos os malficos efeitos do ato de fumar, tanto nos fumantes como naqueles que tm que respirar o ar carregado de fumaa, ajudar a convencer a todos da sabedoria de 'Abdu'lBah em desencorajar vigorosamente os bah's de fumar. O bah' em sua vida diria, quer seja ele fumante ou no, deveria sempre ser consciente dos direitos daqueles que esto a sua volta e evitar de fazer qualquer coisa que seja ofensivo a outros.
Casa Universal de Justia, citado em Uma Nova Raa de Homens, 46

Higiene - Fsica e Mental


O amigos de Deus, a experincia mostra quanto a renncia ao fumo, vinho e pio proporcionam sade, fora e prazer intelectual, juzo aguado e vigor fsico.
Tablets of 'Abdu 'l-Bah, voi. III, 581

13

"No recuseis tratamento mdico quando for necessrio, mas abandonai-o quando o corpo est em boas condies." "Tratai a doena em primeiro lugar atravs da dieta e abstende-vos da medicao." "Se achardes o que precisais para a cura numa erva simples, no utilizeis um medicamento composto." "Evitai todos os hbitos danosos, pois causam a infelicidade do mundo." "Procurai a causa da doena." "Evitai a preocupao e a ansiedade, pois estas contm uma calamidade oculta." "O cime consome o corpo e a raiva consome o fgado, assim como o fogo queima a lenha. Afastai-vos de ambos como vos afastareis de um leo." "Purgar o corpo essencial, mas somente nas estaes moderadas."
Palavras da Pena Suprema - Bah'u'llh

Ao construirdes a base de vossa F, insisti que todos os aspectos de vossa vida sejam modificados ao entrardes para o Reino.
'Abdu 'l-Bah

Quando o mundo material e o divino esto correlacionados, quando os coraes se tornam celestiais e as aes so puras e divinas, uma conexo perfeita o que acontece. Assim, este poder produz uma manifestao perfeita. A doena fsica, ou espiritual, poder ento ser curada integralmente. A exortao breve. Ponderai e compreendereis seu significado.
'Abdu l-Bah

14

Leis da Cura - Leis de Deus


A cura provm de Deus. Se a bno celestial estiver sobre ns enquanto estamos sendo curados, com certeza seremos verdadeiramente curados. Tudo depende de Deus. A Medicina simplesmente uma forma ou meio exterior pelo qual podemos conseguir a cura celestial. Sem a bno de Deus nada vale. Se o homem olhar a natureza do mundo ao seu redor, ver que todas as coisas criadas dependem de alguma coisa; isto , a vida do homem depende do ar que ele respira; da mesma forma os animais dependem da terra e a vida de cada ser criado depende de alguma circunstncia material. O homem, portanto, e todas as criaturas so prisioneiros da natureza. O sol precisa seguir suas leis; a terra precisa seguir sua lei de movimento, e assim tambm o mar. Mas o poder espiritual de Deus, o qual por Sua generosidade foi conferido ao homem, permite que o ser humano seja capaz de transcender as leis da natureza, de muitas e maravilhosas maneiras. a lei da natureza que o homem caminhe sobre a face da terra, mas ele transcende esta lei e viaja sobre a gua e tambm voa como um pssaro pelo ar.
'Abdu 'l-Bah

a tarefa desafiadora dos bah's obedecer a Lei de Deus em suas prprias vidas e, gradualmente, conseguir a aceitao dela pelo resto da humanidade. Ao considerar o efeito da obedincia s leis na vida individual, deve-se ter em mente que o propsito desta vida o de preparar a alma para a prxima. Aqui, deve-se aprender a controlar e direcionar os impulsos animais, e no ser escravo deles. A vida neste mundo uma sucesso de testes e
15

realizaes, de no se alcanar e de realizar novos progressos espirituais. Algumas vezes o caminho pode parecer muito difcil, mas ... a alma que obedece firmemente as leis de Bah'u'llh, por mais difcil que possa parecer, cresce espiritualmente...
Casa Universal de Justia, 6.2.1973

Da mesma maneira que existem leis governando nossas vidas fsicas, exigindo que devemos suprir aos nossos corpos certas comidas, mant-los dentro de certos limites de temperatura, e assim por diante, se desejamos evitar incapacidade fsicas, tambm existem leis governando nossas vidas espirituais. Estas leis so reveladas humanidade, em cada poca, pela Manifestao de Deus, e obedincia a elas de vital importncia, se cada ser humano, e a humanidade como todo, devam se desenvolver correta e harmoniosamente. Alm disso, estes diversos aspectos so interdependentes. Se um indivduo infringe as leis espirituais para seu prprio desenvolvimento, causar dano no somente a si mesmo, mas a sociedade em cujo meio vive. De maneira semelhante, a condio da sociedade tem um efeito direto sobre os indivduos que tm de viver em seu meio.
Casa Universal de Justia, 6.2.1973

O que convm ao homem submeter-se a tais restries que o possam proteger de sua prpria ignorncia e guardar do dano que o malfico lhe possa causar. Qualquer coisa que ultrapasse os limites da moderao cessar de exercer uma influncia benfica.
Bah 'u llh, Seleo dos Escritos de Bah'u'llh, 138

Inclinai vossos coraes, povo de Deus, aos conselhos de Vosso Amigo verdadeiro, vosso Amigo incomparvel.
Bah'u'llh, Seleo dos Escritos de Bah'u'llh, 69 16

O chamado e a mensagem que transmitimos nunca foram destinados a atingir ou beneficiar apenas um pas ou somente um povo. A humanidade inteira deve aderir firmemente a qualquer coisa que lhe tenha sido revelada e concedida. Ento, e somente ento, atingir a liberdade verdadeira.
Bahau 'llh, Seleo dos Escritos de Bah'u'llh, 68

O Mdico Onisciente tem Seu dedo no pulso da humanidade. Ele percebe o mal e, com sua infalvel sabedoria, prescreve o remdio. Cada era tem seu prprio problema e cada alma sua especial aspirao.
Bah 'u 'llh, Seleo dos Escritos de Bah 'u 'llh, 13 6

O vs, povos do mundo! Sabei, seguramente, que Meus mandamentos so as lmpadas de Minha terna providncia entre Meus servos e as chaves de Minha misericrdia para Minha criaturas.
Bah 'u 'llh, Seleo dos Escritos de Bah'u'llh, 206

Limpeza e Santidade
A limpeza e a santidade em todas as condies so caractersticas de seres puros e necessidades de almas livres. A perfeio primria consiste em limpeza e santidade, e pureza de todo defeito. Quando o homem em todas as circunstncias, for puro e imaculado, ele tornar-se- um centro para a reflexo da luz manifesta. Em todas as aes do homem, e em sua conduta, deve haver primeiro pureza, depois beleza e independncia. O canal deve ser limpo antes que possa ser enchido de gua doce.
'Abdu 'l-Bah

17

O significado que, em todas as condies, limpeza e santidade, pureza e delicadeza, exaltam a humanidade e promovem o progresso dos seres contingentes. Mesmo quando aplicado as coisas fsicas, a delicadeza permite atingir a espiritualidade, como est estabelecido nas Sagradas Escrituras. A limpeza exterior, embora seja somente uma coisa fsica, tem grande influncia sobre a espiritualidade. Por exemplo, embora o som no seja mais do que a vibrao do ar que atinge o tmpano do ouvido, e embora as vibraes do ar no sejam mais do que um acidente entre os acidentes que dependem do ar, considera profundamente como as notas maravilhosas de uma cano encantadora influenciam o esprito. Uma cano maravilhosa d asas ao esprito e enche o corao de exaltao.
'Abdu 'l-Bah

O Filho do Homem! O templo do ser Meu trono: purifica-o de todas as coisas a fim de que nele Eu Me possa estabelecer e nele habitar.
Bah 'u 'llh, Palavras Ocultas, no. 58, do rabe

Manuteno da Sade
Espero que vos torneis como uma luz que se eleva e obtenhais sade espiritual, pois a sade espiritual conduz sade fsica.
'Abdu 'l-Bah

No o corpo que sente dor ou transtorno, mas sim a alma. Se temos dor no brao, o defeito est no corpo, mas a alma que sente a dor e se transtorna, no o corpo.
'Abdu 'l-Bah

Quanto ao fato do homem dever esquecer completamente de si mesmo queremos dizer que ele deve se levantar no mistrio do sacrifcio e que para isso necessrio o desaparecimento dos sentimentos mortais e dos apegos mundanos, que constituem a escurido temporal, e no que sua sade fsica seja transformada em fraqueza e debilidade.
'Abdu 'l-Bah

Cuidar da prpria sade pode ser feito com duas intenes: o homem pode cuidar de seu corpo com o objetivo de satisfazer desejos pessoais. Ou pode cuidar da sade com a boa inteno de servir a humanidade e viver o suficiente para cumprir com seu dever para com seus semelhantes. Esta ltima muitssimo louvvel.
'Abdu 'l-Bah

O alimento espiritual o principal alimento... O efeito do alimento espiritual eterno. A comida material, isto , comida para o corpo, simplesmente gua e po, mas o alimento do esprito so os significados das palavras celestiais e a generosidade do Espirito Santo.
'Abdu 'l-Bah

O dever mais vital, neste dia, a purificao de vosso carter, a correo de vossos modos e a melhoria de vossa conduta. ... A veracidade, o fundamento de todas as virtudes humanas. Quando este santo atributo for estabelecido no homem, todas as qualidades divinas tambm sero adquiridas.
'Abdu'l-Bah, citado em O Advento da Justia Divina, 41-42

Mdicos
O tu, que s puro e espiritual! Volve-te a Deus, com teu corao batendo com Seu amor,
19

devotado ao Seu louvor, vislumbrando Seu Reino e procurando a ajuda de Seu Esprito Santo, num estado de xtase, enlevo, amor, desejo, alegria e fragrncia. Deus te ajudar, atravs do esprito de Sua presena, a curar as doenas.
'Abdu'1-Bah

Continuai a curar coraes e corpos, e procurai curar as pessoas doentes volvendo-te ao Reino Supremo e fazendo um esforo para conseguir a cura atravs do poder do Maior Nome e do esprito do Amor de Deus.
Abdul-Bah, Tablets of 'Abdu'1-Bah, vol. III, 628

O doutor! Ao tratares um doente, primeiro menciona o Nome de teu Deus, o Possuidor do Dia do Juzo, e ento usa o que Deus designou para a cura de Suas criaturas. Por Minha Vida! A visita do mdico que sorveu do Vinho do Meu Amor cura, e seu sopro merc e esperana. Apegate a ele para o bem-estar da constituiofsica.Ele confirmado por Deus em seu tratamento. Este conhecimento a mais importante de todas as cincias, pois o maior meio criado por Deus, o Vivificador do p, para preservar a sade de todos e Ele o colocou frente de todas as cincias e conhecimentos. Pois este o dia em que deves te levantar para Minha Vitria.
Bah'u'llh, Epstola a um Mdico (trecho citado em Bah 'u 'llh e a Nova Era, 109-110

... Isto adorao: servir humanidade e suprir as necessidades do povo. Servir orar. Um mdico, cuidando dodoente benignamente, ternamente, livre de preconceito e crente na solidariedade da raa humana, est louvando a Deus.
'Abdu'1-Bah, Palestras de 'Abdu'1-Bah - Paris 1922, 141

20

Msica e Sade
O que msica? E uma combinao de sons harmoniosos. O que poesia? uma coleo simtrica de palavras, que so agradveis atravs da harmonia e doritmo.A poesia muito mais efetiva e completa que a prosa. Comove mais profundamente. Uma voz afinada, quando unida a uma linda msica, causa um grande efeito. Tudo isso tem, inerentemente, uma organizao e construdo sobre leis naturais. Portanto, correspondem ordem da existncia como algo que cabe dentro de uma forma. Uma voz suave cabe dentro da forma da natureza, e quando isso acontece afeta os nervos e estes afetam o corao e o esprito. No mundo da existncia todas as coisas materiais tm uma conexo com as realidades espirituais. Assim, a voz se liga ao esprito e pode ser elevada desta maneira. Todas as formas e smbolos, quando compreendidos, alegram o corao. As melodias, embora materiais, ligam-se ao espiritual. Portanto, produzem um grande efeito. Um determinado tipo de melodia alegra o espirito; outro, o entristece; outro ainda, incita-o ao. Todas essas emoes podem ser causadas pela voz e pelos sons da msica, pois atravs dos nervos move e mexe com o espirito. O que quer que esteja nos coraes dos homens, a msica move e desperta. Se o corao est cheio de bons sentimentos, e uma voz pura a eles se une, produz-se com isso um grande efeito salutar. Algumas pessoas so bondosas por natureza, mas podem ficar, vez por outra, perturbadas por um acesso de ira e indignao. Mas se ouvirem uma msica agradvel, sua verdadeira natureza se restabelece. A msica, portanto, realmente acorda a verdadeira
21

natureza do ser humano, a essncia individual, mas o efeito principal causado pelo Verbo, pela Palavra, e quando palavras adequadas so unidas a linda melodias, a harmonia mais delicada produzida.
'Abdu'1-Bah

Obedincia aos Mandamentos Divinos


Com referncia sua pergunta sobre cura espiritual, sua importncia foi muito enfatizada por 'Abdu'1-Bah, que considera tal mtodo, na verdade, como parte essencial da cura fsica. Esta, porm, no ser completa e duradoura a no ser que seja reforada pela cura espiritual. E esta ltima ser melhor alcanada atravs da obedincia s leis e exortao de Deus, conforme reveladas atravs de Seus Manifestantes.
De uma carta escrita em nome do Guardio a um crente individual, em 12 de maro de 1934.

O primeiro TARAZ e o primeiro TAJALI que o homem deve conhecer-se a si mesmo e saber quais coisas o levam elevao ou baixeza, vergonha ou honra, afluncia ou pobreza.
Bah 'ullh

Aquele que permanece ocioso e indiferente, e continua em seu egosmo, entregando-se constantemente a seus apetites carnais, desce ao mais profundo abismo da degradao e ignorncia, sendo inferior ao mais perigoso dos animais selvagens. Pois est escrito: Estes, na verdade, so piores que os brutos; e inferiores a qualquer animal, aos olhos de Deus, so os surdos e os mudos que no querem compreender.
'Abdu'l-Bah

22

Filho do Homem! Fosses tu percorrer a imensido do espao, e atravessar a extenso do cu, nem assim encontradas repouso, salvo em submisso a Nosso Mandamento e em humildade diante de Nossa Face.
Bah'u'llh, Palavras Ocultas, no. 40, do rabe

O Filho da Luz! Esquece-te de tudo menos de Mim e comunga com Meu Esprito. Eis a essncia de Meu Mandamento; volve-te, pois, a isso.
Bah'u'llh, Palavras Ocultas, no. 16, do rabe

Orao - Seu Efeito sobre as Doenas


O serva de Deus! As oraes que foram escritas com o propsito da cura so tanto para cura espiritual como material. Assim, entoa-as para cura espiritual e material. Se a cura for melhor para o paciente, com certeza ser concedida. Para alguns que esto doentes, sua cura s seria causa de outros males. Assim que a sabedoria no ordena resposta a algumas oraes.
'Abdu 'l-Bah, Daily Lessons, 95

Atravs do maravilhoso poder espiritual que Deus d ao homem, ele capaz de alcanar o Reino. Mas, observai: o homem no grato e negligente da grande misericrdia que Deus lhe mostra.
'Abdu'1-Bah, Divine Artof Living, cap. 8

23

A orao somente no suficiente ... Bah'u'llh determinou que em caso de doena devemos sempre consultar os mdicos mais competentes. E isso exatamente o que o Guardio enfaticamente aconselha voc a fazer, pois somente a orao no suficiente. Para tornar o processo mais eficaz devemos utilizar todos os meios fsicos e materiais que Deus nos deu. Curar somente atravs das foras espirituais to inadequado quanto o que tentam inutilmente alcanar os mdicos materialistas e livres pensadores, recorrendo apenas aos recursos e aos mtodos materiais. O melhor resultado ser obtido quando se combinam os dois processos: espiritual e fsico.
De uma carta escrita em nome do Guardio a um crente individual, em 12 de maro de 1934

No temos razo para crer que a cura atravs do poder do Esprito Santo no possa ser conseguida por seres humanos comuns. Mas isso raro, um mistrio, uma ddiva de Deus.
De uma carta escrita em nome de Shoghi Effendi a um crente individual, em 26 de maro de 1950

Sade Mental
A felicidade nos d asas! Nos tempos de felicidade nossa energia mais vital, nosso intelecto mais lcido ... Mas, quando a tristeza nos visita, nossa fora nos abandona,...
'Abdu 'l-Bah, Palestras de 'Abdu 7 Bah - Paris 1911, 89

Verdadeiramente, a coisa mais necessria o contentamento sob todas as circunstncias. Assim se preservado de condies mrbidas e lassitude. No vos entregueis tristeza e ao pesar; estes causam a maior misria.

24

O cime consome o corpo e a raiva queima o fgado; evitai estes dois como evitareis um leo.
Bah'u'llh, Epstola a um Medico

O serva de Deus, existem dois tipos de doena: fsica e espiritual. Doenas fsicas so curadas por remdios e com a essncia de ervas e plantas. Doenas que so causadas pelas emoes da mente so curadas pelo poder do esprito do homem. Mas o poder do esprito divino domina todos os males do corpo e os da mente. Quando o esprito do homem for confirmado e ajudado pelas confirmaes do Esprito Santo, ento mostrar seu efeito em cada condio do mundo da existncia. Quanto cura mental, tambm tem um efeito porque alguns reflexos so produzidos entre os coraes pelo poder de concentrao. Deste poder de concentrao so produzidas impresses e a cura, ou o alvio, realizado por causa destas impresses.
'Abdu 'l-Bah, The Throne ofthe Inner Temple, vers. 185, 75

O Jejum
O jejum de dois tipos: espiritual e material. O jejum espiritual vem primeiro e a negao ou recusa da alma a todos os tipos de ms aes e hbitos. O jejum corporal, ou a absteno do alimento, um sinal ou testemunho do jejum interior, e sozinho no tem valor. Mas quando ambos esto juntos, ento o efeito sobre a alma como luz sobre luz.
'Abdu 'l-Bah,

25

Vida Simples
A economia a base da prosperidade humana. O esbanjador est sempre em apuros. A prodigalidade por parte de qualquer pessoa um pecado imperdovel. Nunca devemos viver as custas de outros, como uma planta parasita. Cada pessoa deve ter uma profisso, quer seja literria, quer manual, e deve ter uma vida limpa, corajosa, honesta, sendo um exemplo de pureza a ser imitado pelos outros. mais nobre satisfazer-se com uma casca de po adormecido do que gozar um jantar suntuoso, composto de pratos variados, pago dos bolsos de outrm. A mente de um homem contente est sempre em paz e o corao tranqilo.
'Abdu 'l-Bah, Bah 'u 'llh e a Nova Era, 100

Orao Senhor! Lastimveis somos ns concede-nos Teu favor. Somos pobres: d-nos uma frao do oceano de Tua riqueza. Satisfazes as nossas necessidades e livra-nos da humilhao, atravs de Tua glria. Todas as aves, os animais do campo, recebem de Ti cada dia o seu sustento dirio, e todos os seres so objetos de Teus cuidados e Tua merc. No prives este frgil ser humano de Tua graa maravilhosa e atravs de teu poder, favorece com tua generosidade esta alma desfalecida. D-nos o nosso po de cada dia e concede Teu acrscimo nas coisas necessrias vida, para que dependamos s de Ti, comunguemos inteiramente
26

Contigo, prossigamos em Teu caminho e declaremos Teus mistrios. s o Todo-Poderoso, o Deus de amor; s Quem prove a toda a humanidade.
'Abdu 'l-Bah

27

ISBN S-32D-GDm-X

7A532 OODmS

EDITORA

BAHA'1

Potrebbero piacerti anche