Sei sulla pagina 1di 22

SELEO DE EsCRITOs BAHs

A SaNTIDaDE E NaTUREZa Das ELEIEs BaHs

Uma compilao preparada pela Casa Universal de Justia

A SaNTIDaDE E NaTUREZa Das ELEIEs BaHs TERMO DE USO DO COPYLEFt Ao adquirir este livro em verso eletrnica, voc aceita a seguir os seguintes termos e condies dos nossos procedimentos privados. A Editora Bah do Brasil pode revisar o Termo de Uso a qualquer tempo sem aviso prvio. Voc tem permisso de fazer e usar livremente cpias deste livro eletrnico e de qualquer informao dos textos contidos neste documento/livro incluindo: imprimir, postar eletronicamente ou por correio, copiar, fazer download, transmitir e disponibilizar parte ou a totalidade de seu contedo seguindo as orientaes abaixo: 1. A informao de nosso Copyright ou Copyleft deve estar anexa ao contedo; 2. O contedo no pode ser modificado ou alterado em qualquer forma, a no ser para mudar o tipo de fonte (letra) ou o lay-out (aparncia); 3. O contedo somente pode ser utilizado para propsitos no-comerciais. Apesar deste anncio permitir a reproduo do contedo livremente, sem qualquer permisso especial, a Editora Bah do Brasil retm completa proteo do direito autoral (Copyright) sobre esta obra, a qual aplicada a lei internacional e nacional. Para obter permisso para publicar, transmitir, expor ou outra forma de uso deste contedo para qualquer fim comercial, por favor contatar: administrativo@editorabahaibrasil.com.br. 2009 copyleft Todos os direitos em portugus reservados para: EDITORa BaH DO BRasIL Caixa Postal 1085 13800-973 Mogi Mirim SP www.editorabahaibrasil.com.br Ttulo original em ingls: The Sanctity and Nature of Bah Elections Compilado pelo Departamento de Pesquisa da Casa Universal de Justia Traduo por Rolf von Czkus ISBN: 978-85-320-0197-9 1a Edio: 2009 (verso eletrnica)

Caso for imprimir o livro utilizar papel A4: 210 x 297 mm.

[2]

A SaNTIDaDE E NaTUREZa Das ELEIEs BaHs

Introduo

SUMRIO

4 5 5 6 7 7 8 10 11 11 11 13 13 14 16 16 16 18 18 19

1. Promovendo uma Atitude Espiritual com respeito a Eleies 1.1 De Cartas Escritas por Shoghi Effendi ou em seu Nome 1.2 De Comunicaes Escritas pela Casa Universal de Justia 2. As Qualidades Daqueles a serem Eleitos 2.1 De Cartas Escritas por Shoghi Effendi 2.2 De Cartas Escritas em Nome de Shoghi Effendi 2.3 De um Memorado Escrito pela Casa Universal de Justia 3. O Carter No-Poltico das Eleies 3.1 De Cartas Escritas por Shoghi Effendi ou em seu Nome 3.2 De Cartas Escritas em Nome da Casa Universal de Justia 4. A Ausncia de Indicaes 4.1 De Cartas Escritas por Shoghi Effendi ou em seu Nome 4.2 De um Memorando Escrito pela Casa Universal de Justia 5. Participao nas Eleies 5.1 De Cartas Escritas por Shoghi Effendi 5.2 De Comunicaes Escritas pela Casa Universal de Justia ou em seu Nome 6. O Papel de Assemblia Espiritual Nacional 6.1 De Cartas Escritas por Shoghi Effendi ou em seu Nome Apndice Carta da Casa Universal de Justia aos Bahs do Mundo; maro de 2007

[3]

A SaNTIDaDE E NaTUREZa Das ELEIEs BaHs

INTRODUO
A Casa Universal de Justia sente que oportuno liberar uma compilao sobre eleies bahs como um instrumento til para ajudar as Assembleias Espirituais Nacionais a aumentar a compreenso dos crentes com respeito natureza e santidade destas eleies e se prepararem para o esperado rpido aumento no nmero de crentes. Esta compilao intitulada A Santidade e Natureza das Eleies Bahs foi preparada pelo Departamento de Pesquisa. O estudo desta compilao requerer cuidadoso e continuado planejamento pelas Assembleias Espirituais Nacionais e Assembleias Espirituais Locais e deveria tornar-se parte dos programas em andamento para o aprofundamento dos amigos nos fundamentos da administrao bah. A Casa de Justia urge todas as Assembleias Espirituais Nacionais a discutirem a implementao de um tal programa com os conselheiros, de modo que a massa dos crentes, com o sincero apoio dos membros do Corpo Auxiliar e seus ajudantes, apreciem a importncia de, com relao a isto, aderirem aos princpios bahs e realizarem todas as eleies bahs, em plano nacional assim como de rea e local, de uma forma exemplar, em total harmonia com o esprito de pureza e santidade que as devem caracterizar. A Casa Universal de Justia deseja enfatizar a esta altura quo importante que se elegem todos os delegados designados Conveno Nacional e o quo desejvel que todos os delegados eleitos participem deste vital evento nacional. Notou-se que, ainda que a participao na maioria das Convenes Nacionais esteja gradualmente melhorando, em diversos pases todos os anos, nem todos os delegados so eleitos e em numerosos casos, mesmo quando eleitos, eles no participam quer pessoalmente quer atravs do envio de suas cdulas de votao. Estejam assegurados de oraes ardentes nos Sepulcros Sagrados para que seus esforos resolutos para melhorar o registro de participao devota e entusistica nas eleies dos delegados, Convenes Nacionais e eleies das Assembleias Locais atraiam a ajuda e bnos do Concurso Divino. Departamento do Secretariado da Casa Universal de Justia 10 de dezembro de 1989

[4]

A SaNTIDaDE E NaTUREZa Das ELEIEs BaHs

1. PROMOVENDO uMA AtItuDE ESPIRItuAL cOM RESPEItO A ELEIES 1.1 DE CaRTas EscRITas POR SHOGHI EFFENDI OU EM sEU NOME 1. No dia da eleio, os amigos devem participar sinceramente nas eleies, em unidade e amizade, volvendo suas oraes para Deus, desprendidos de tudo salvo dEle, buscando sua orientao e suplicando Sua ajuda e generosidade.
(27 de fevereiro de 1923, escrita por Shoghi Effendi aos bahs do Oriente; traduzida do persa para ingls)

2. Novamente, solenemente apelo a cada um de vocs e renovo meu nico pedido com todo ardor de minha convico, para fazer, antes e durante a iminente Conveno, mais um novo esforo, desta vez mais espontneo e desprendido do que antes, e se empenharem para assumir sua tarefa - a eleio de seus delegados, bem como, seus representantes nacionais e locais - com aquela pureza de esprito que sozinha pode realizar o mais acalentado desejo de nosso Bem-Amado...
(23 de fevereiro de 1924, escrito por Shoghi Effendi aos Bahs da Amrica, publicado em Administrao Bah - 1922-1932, p. 85 (Mogi Mirim: Editora Bah Brasil. 2007, 1edio)

3. No desempenho desta sagrada funo, nenhuma influncia seja esta qual for, nenhuma presso seja qual for a sua origem, ainda mesmo que esta proveniesse da Assembleia Nacional, deve sob quaisquer circunstncias afetar as suas opinies ou restringir a sua liberdade. Os delegados devem estar completamente independentes de qualquer rgo administrativo, devem concentrar a sua ateno nos assuntos mais importantes e prementes.
(12 de agosto de 1933, escrita em nome de Shoghi Effendi Assembleia Espiritual Nacional dos Estados Unidos e do Canad, publicada em A Assembleia Espiritual Nacional, compilado pela Casa Universal de Justia [Lisboa: Assembleia Espiritual Nacional dos Bah s de Portugal, 1979], p. 22)

4. Tal retido de conduta deve manifestar-se, com potncia cada vez maior, em todos os vereditos que os representantes eleitos da comunidade bah, em qualquer capacidade em que se encontrem, possam ter de pronunciar... Deve ser exemplificada na conduta de todos os eleitores bahs quando exercem seus sagrados direitos e funes...
(25 de dezembro de 1938, escrita por Shoghi Effendi aos Bahs dos Estados Unidos e Canad, publicada como O Advento da Justia Divina, Rio de Janeiro: Editora Bah Brasil, 1970, p. 42)

[5]

A SaNTIDaDE E NaTUREZa Das ELEIEs BaHs

1.2 DE COMUNIcaEs EscRITas PELa Casa UNIVERsaL DE JUsTIa 5. As condies de mo de obra limitada, dificuldades ao viajar e analfabetismo entre o povo local so encontradas em graus variados em outros pases do mundo e temos sempre e em todas as partes urgindo as Assemblias Espirituais Nacionais envolvidas a orientar e ensinar os amigos nos procedimentos administrativos bahs corretos, no s durante as semanas imediatamente precedendo as eleies locais mas, de fato, durante todo o ano, de modo que os amigos aguardassem o advento do Ridvn com antecipao e determinados a observar e apoiar princpios corretos de administrao bah.
(De uma carta escrita em 24 de setembro de 1973 a uma Assembleia Espiritual Nacional)

6. A meta sempre deve ser a de educar os amigos de tal modo durante o ano que considerem a sua participao em eleies bahs no s como um direito que exercem mas, tambm, como uma obrigao espiritual que, quando desincumbida com o esprito bah correto, contribui sade e crescimento da comunidade bah.
(De um memorando datado de 18 de junho de 1980 ao Centro Internacional de Ensino)

[6]

A SaNTIDaDE E NaTUREZa Das ELEIEs BaHs

2. AS QuALIDADES DAquELES A SEREM ELEItOS 2.1 DE CaRTas EscRITas POR SHOGHI EFFENDI 7. A devida considerao deve ser dada a sua real capacidade e atuais realizaes e somente aqueles que so mais bem qualificados para serem membros, sejam eles homens ou mulheres, e sem levar em considerao a sua posio social, devem ser eleitos para a posio extremamente responsvel de membro da Assembleia Bah.
(Manuscrito de Shoghi Effendi, apenso a uma carta datada de 27 de dezembro de 1923, escrita em seu nome Assembleia Espiritual Nacional da ndia e Burma. Publicada em Dawn of a New Day [New Delhi: Bah Publishing Trust, 1970], p.4)

8. Vamos recordar Suas explcitas e frequentemente repetidas asseveraes que cada Assembleia eleita nessa rarefeita atmosfera de abnegao e desprendimento , em verdade, apontada por Deus, que seu veredicto verdadeiramente inspirado, que um e todos devem se submeter a suas decises sem reservas e com alegria. (23 de fevereiro de 1924, aos bahs da Amrica, publicada em Administrao Bah, p. 85 (Mogi Mirim: Editora Bah Brasil, 2007, 1 edio)

9. Seria impossvel, a este ponto, ignorar a indispensabilidade ou superestimar o significado nico da instituio da Assembleia Espiritual Nacional... Suprema sua posio, sria em suas responsabilidades, mltiplas e rduas seus obrigaes. Quo grandioso o privilgio, quo delicada a tarefa de congregar os delegados cuja funo eleger estes representantes nacionais, que por seu registro de servio enobrecem e enriquecem os anais da Causa!... Por conseguinte, incumbe a todos os delegados escolhidos considerarem sem o menor trao de paixo e preconceito, e independente de qualquer considerao material, somente os nomes daqueles que melhor renem as qualidades necessrias de inquestionvel lealdade, abnegada devoo, uma mente bem treinada, reconhecida habilidade e experincia madura.
(3 de junho de 1925, aos Delegados e Visitantes da Conveno Nacional dos Bahs dos Estados Unidos e Canad, publicada em Administrao Bah, p. 117, Mogi Mirim: Editora Bah do Brasil, 2007, 1 edio)

10. ... o eleitor ... chamada a votar somente naqueles que a prece e a reflexo o inspirarem a apoiar... (27 de maio de 1927, Assembleia Espiritual Nacional dos Estados Unidos e
Canad publicado em Administrao Bah, p. 180, Mogi Mirim: Editora Bah do Brasil, 2007, 1 edio )

[7]

A SaNTIDaDE E NaTUREZa Das ELEIEs BaHs

11. ... Eu no sinto que esteja de acordo com o esprito da Causa impor qualquer limitao liberdade dos crentes na escolha daqueles de qualquer raa, nacionalidade ou temperamento que melhor combinem as qualificaes essenciais para serem membros de instituies administrativas. Devem desconsiderar as personalidades e encontrar sua ateno nas qualidades e nos requisitos necessrios da funo, sem preconceito, paixo ou personalidade. A Assembleia deveria ser representativa dos elementos mais seletos, mais diversos e capazes em cada comunidade bah...
(Manuscrito de Shoghi Effendi, apenso a uma carta datada de 11 de agosto de 1993, escrita em seu nome a um crente, publicada em Bah Institutions [New Delhi: Bah Publishing Trust, 1973], pp.71-72)

12. Se h alguma discriminao que deva ser tolerada, no deveria ser contra, mas sim, a favor da minoria, seja racial ou contra... toda comunidade organizada alistada sob o estandarte de Bahllh deve considerar que sua primeira e inescapvel obrigao nutrir, encorajar e salvaguardar toda minoria pertencente a qualquer f, raa, classe ou nao em seu seio. To grande e vital este princpio que, em tais circunstncias, como no caso de um nmero igual de votos haver sido dado numa eleio, ou de as qualificaes para qualquer posto estarem equilibradas entre as raas, fs ou nacionalidades dentro da comunidade, a prioridade deve ser concedida, sem hesitao, ao grupo que representa a minoria, e isto no por outro motivo seno o de estimul-la e encoraj-la e dar-lhe uma oportunidade para promover os interesses da comunidade...
(25 de dezembro de 1938, publicado como O Advento da Justia Divina, pp. 55-56)

13. Os eleitores... devem eleger, piedosa e devotamente e depois da meditao e reflexo, almas fiis, sinceras, experientes, capazes e competentes que sejam dignas de serem membros...
(1 de julho de 1943, Assembleia Espiritual Nacional da Prsia, traduzida do persa para o ingls)

2.2 DE CaRTas EscRITas EM NOME DE SHOGHI EFFENDI 14. ...sobre as qualificaes dos membros da Assembleia Espiritual, h uma distino de importncia fundamental que deveria sempre ser lembrada neste assunto, e esta entre a Assembleia Espiritual como instituio e as pessoas que a compem. Estas de modo algum deveriam ser julgadas perfeitas, nem devem ser consideradas inerentemente superiores aos demais companheiros

[8]

A SaNTIDaDE E NaTUREZa Das ELEIEs BaHs

de crena. exatamente porque esto sujeitos s mesmas limitaes humanas que caracterizam os outros membros da comunidade que eles devem ser eleitos cada ano. A existncia de eleies suficiente prova de que membros de uma Assembleia, embora formem parte de uma instituio que divina e perfeita, so, eles mesmos, imperfeitos. No quer isso dizer necessariamente, porm, que o julgamento seja deficiente...
(15 de novembro de 1935, a crentes, publicada em A Assembleia Espiritual Local, p. 12)

15. Um crente tem o direito de votar em si mesmo durante o perodo de eleies, se ele conscienciosamente se sente impelido a assim o fazer. Isto no implica necessariamente que ele ambicioso ou egosta, pois pode conscienciosamente crer que suas qualificaes o habilitam a ser membro de um corpo administrativo bah, e pode ser que tenha razo. O essencial, no entanto, que seja sincero em sua crena e que aja de acordo com os ditames de sua conscincia. Alm do mais, ser membro de uma Assembleia ou comit e uma forma de servio e no deveria ser encarado como um distintivo de superioridade inerente ou um meio para auto-elogio.
(27 de maro de 1938, a um crente individual, publicada em Dawn of a New Day, pp. 200-201)

16. Em princpio, no h qualquer objeo para uma Assembleia ser reeleita, seja no todo ou em parte, desde que seus membros sejam considerados bem qualificados para o cargo. o valor individual que conta. Inovao, ou o mero ato de renovar nas eleies, so consideraes puramente secundrias. Mudanas nos membros da Assembleia so bem-vindas na medida em que no prejudiquem a qualificao de membro. Uma vez encerradas as eleies da Assembleia, o resultado deve ser consciencioso e inquestionavelmente aceito por todo o corpo de crentes, no necessariamente porque eles representem a Voz da Verdade ou a Vontade de Bahullh, mas pelo supremo propsito de manter a unidade e a harmonia na comunidade (10 de julho de 1938, a um crente individual, publicada em Diretrizes do
Guardio, p. 35, Mogi Mirim: Editora Bah do Brasil, 2005, 1 edio )

17. Com respeito a sua questo sobre as qualificaes de delegados e membro de Assembleia: as qualificaes que ele esboou so aplicveis verdadeiramente a qualquer um que elegemos para um posto bah, qualquer que seja a sua natureza. Porm, estas so s uma indicao, no significam que pessoas que so as preencham no possam ser eleitas para um cargo. Devemos visar to

[9]

A SaNTIDaDE E NaTUREZa Das ELEIEs BaHs

alto quanto possvel. Ele no sente que os amigos deveriam atribuir tanta importncia a limitaes - tais como pessoas que talvez no sejam capazes de participar de reunies da Assembleia ou Conveno, porque se assim o fizerem, ento o conceito fundamental de todos estarem dispostos a render um servio bah em corpos administrativos ser enfraquecido e os amigos podem ser tentado e votar naqueles que em virtude da independncia de meios ou circunstncias de suas vidas tm mais liberdade para vir e ir mas so menos qualificados servir.
(24 de outubro de 1947. Assembleia Espiritual Nacional das Ilhas Britnicas, publicado em Unfolding Destiny: The Messages from the Guardian of the Bah Faith to the Bah Community of the British Isles [London: Bah Publishing Trust, 1981], p. 207)

2.3 DE UM MEMORaNDO EscRITO PELa Casa UNIVERsaL DE JUsTIa 18. Tambm relevante a esta questo a declarao feita por Abdul-Bah em uma de Suas Epstolas no sentido de que um volante deve fazer sua escolha entre aqueles cujo bom nome tenha sido amplamente difundido. Inevitavelmente, em qualquer forma de eleio, indivduos meritrios no so eleitos simplesmente porque no so amplamente conhecidos. Isto verdadeiro no sistema que usa nomeaes e campanha eleitoral do mesmo modo como o ser no sistema bah. No entanto, no este o ponto. Eleio para uma Assembleia, do ponto de vista bah no um direito ao qual se faa jus, ou uma honra a qual se deva aspirar; um dever e uma responsabilidade para a qual podem ser chamados. O propsito que aqueles que so eleitos para uma Assembleia devem ser os mais dignos para este servio; isto no pode significar que todos aqueles que so dignos sero eleitos. Espera-se que no futuro... haja grandes nmeros os indivduos que tenham as qualidades que os tornaro aptos para o servio em Assembleias Espirituais. Destes, somente uns poucos podem ser eleitos em qualquer ocasio. Espera-se que, atravs de treinamento e experincia no processo e esprito de eleies bahs, os membros do eleitorado tero elevado a conscincia de sua responsabilidade de voltarem para aqueles que preencham os requisitos delineados pelo Guardio. Consequentemente, contemplaro como seu contnuo dever familiarizarem-se com o carter e habilidades daqueles que esto ativos na comunidade, de modo que quando for tempo de eleio, j tero alguma ideia das pessoas entre as quais devem fazer sua escolha.
(16 de novembro de 1988, ao Centro Internacional de Ensino)

[10]

A SaNTIDaDE E NaTUREZa Das ELEIEs BaHs

3. O CARtER NO-POLtIcO DAS ELEIES 3.1 DE CaRTas EscRITas POR SHOGHI EFFENDI OU EM sEU NOME 19. Acautelai-vos, acautelai-vos a fim de que o odor ftido dos partidos e povos de terras estrangeiras no Ocidente e seus mtodos perniciosos, tais como intrigas, poltica e propaganda partidria prticas que so abominveis at mesmo no nome jamais venham a alcanar a comunidade bah. Exercerem qualquer influncia que seja sobre os amigos, e assim arruinar toda a espiritualidade...
(30 de janeiro de 1923, escrita por Shoghi Effendi a uma Assembleia Espiritual traduzida do persa para o ingls)

20. O voto da pessoa deve ser mantido confidencial. No permitido fazer-se qualquer referncia a nomes individuais. Os amigos devem evitar os mtodos malignos e praticas detestveis dos polticos. Devem voltar-se completamente para Deus e com pureza de motivo, liberdade de esprito e santidade de corao, participarem nas eleies...
(16 de janeiro de 1932, escrita em nome de Shoghi Effendi a uma Assembleia Espiritual traduzida do persa para o ingls)

21. Que exeram a mxima vigilncia de modo que as eleies sejam realizadas livremente, universalmente e por voto secreto. Qualquer forma de intriga, logro, conluio e compulso devem ser paradas e so proibidas.
(8 de maro de 1932, escrita em nome de Shoghi Effendi a uma Assembleia Espiritual Local traduzida do persa para o ingls)

22. A fora e o progresso da comunidade bah dependem da eleio de almas puras, fiis e ativas.. Angariar voto abominvel...
(9 de abril de 1932, escrita em nome de Shoghi Effendi a uma Assembleia Espiritual Local traduzida do persa para o ingls)

3.2 DE CaRTas EscRITas EM NOME Da Casa UNIVERsaL DE JUsTIa 23. Como sabe muito bem, o mtodo das eleies bahs est em total divergncia com os mtodos e prticas de eleies dos sistemas polticos. O amado Guardio salientou para ns que se viermos a seguir os mtodos dos polticos em nossas eleies bahs, surgiro mal-entendidos e divergncias, seguir-se-o o caos e a confuso, sobejar o dano, e as confirmaes de Deus suprimidas desta comunidade bah. Em vista destas srias admoestaes, o mximo

[11]

A SaNTIDaDE E NaTUREZa Das ELEIEs BaHs

cuidado deve ser sempre exercido de modo a que a pureza e o carter espiritual das eleies bahs sejam mantidos e preservados. Quando se v algum bah inexperiente ou imaturo ser dado a propaganda eleitoral, quer abertamente ou secretamente, longe de sermos tentados a imitlo, devemos nos levantar resolutamente e atravs dos canais e procedimentos administrativos apropriados ajudar a extirpar tais tendncias e purificar a comunidade bah de tais malignas influncias.
(6 de dezembro de 1971, a um crente)

24. ...os bahs, especialmente bahs proeminentes, devem evitar fazer qualquer coisa que possa criar uma impresso errada e dar lugar a acusaes de parte de bahs desinformados de que se esteja fazendo propaganda eleitoral.
(15 de abril de 1986, a uma Assembleia Espiritual Naciona Espiritual Local)

[12]

A SaNTIDaDE E NaTUREZa Das ELEIEs BaHs

4. A AuSNcIA DE INDIcAES 4.1 DE CaRTas EscRITas POR SHOGHI EFFENDI OU EM sEU NOME 25. Sinto que a referncia a personalidades antes da eleio, motivaria malentendidos e divergncias. O que os amigos devem fazer conhecerem bem uns aos outros, trocarem opinies, associarem-se livremente e tratarem entre si dos requisitos e qualificaes de membro, sem nenhuma referncia ou aplicao, por indireta que seja, a indivduos particulares. Devemos abster-nos de influenciar a opinio dos outros...
(14 de maio de 1927, escrita por Shoghi Effendi Assembleia Espiritual de Akron, Ohio, publicada em Bah News Letter dos Estados Unidos, n 18 [junho de 1927], p. 9 publicado em A Assembleia Espiritual Local, p. 13)

26. ...a prtica da nomeao, to prejudicial atmosfera de uma eleio silenciosa e compenetrada, vista com desconfiana, uma vez que d maioria de um corpo, que nas circunstncias atuais frequentemente constitui em si mesmo uma minoria de todos os delegados eleitos, o direito de negar aquela liberdade concedida por Deus a cada eleitor de votar apenas em favor daqueles que estiver conscienciosamente convencido de que so os candidatos mais dignos...
(27 de maio de 1927, escrito por Shoghi Effendi Assembleia Espiritual dos Estados Unidos e Canad, publicada em Administrao Bah 1922-1932, p. 180-1, Mogi Mirim: Editora Bah do Brasil, 2007, 1 edio)

27. Quanto prtica da indicao de candidatos em eleies bahs, isto o Guardio firmemente cr estar em desacordo fundamental com o esprito que deve animar e conduzir todas as eleies realizadas por bahs, sejam de carter e importncia local ou nacional. De fato, a ausncia de tal prtica que constitui a caracterstica distintiva e a acentuada superioridade dos mtodos eleitorais bahs sobre aqueles comumente associados com partidos e faces polticas. A prtica da indicao de candidatos, sendo, portanto, contrria ao esprito da Administrao Bah, deveria ser totalmente abandonada por todos os amigos. Pois de outro modo, a liberdade do eleitor bah em escolher os membros de qualquer Assembleia Bahi ser seriamente posta em perigo, deixando o caminho aberto para o domnio de personalidades. No somente isso, porm, o mero ato da indicao de candidatos leva eventualmente formao de partidos algo que totalmente estranho ao esprito da Causa. Alm destes graves perigos, a prtica da indicao de candidatos tem a grande desvantagem de extinguir no crente o esprito de iniciativa e de auto-

[13]

A SaNTIDaDE E NaTUREZa Das ELEIEs BaHs

desenvolvimento. Os procedimentos e mtodos eleitorais bahs tm, de fato, como um de seus propsitos essenciais o desenvolvimento em todo crente do esprito de responsabilidade. Ao enfatizar a necessidade de manter sua total liberdade nas eleies, atribuem-lhe o dever de se tornar um membro ativo e bem informado da comunidade bah na qual ele vive. Para ser capaz de fazer uma escolha sbia na poca da eleio, necessrio que esteja em ntimo e contnuo contato com todos os seus companheiros de crena, se mantenha em contato com todas as atividades locais, sejam elas de ensino, administrativas ou outras, e participar totalmente e com sinceridade nos assuntos dos comits locais e nacionais e Assembleias de seu pas. somente desta maneira que um crente pode desenvolver uma verdadeira conscincia social e adquirir um real senso de responsabilidade em assuntos afetando os interesses da Casa. A vida comunitria bah, por conseguinte, faz com que seja o dever de cada crente leal e fiel se tornar um eleitor inteligente, bem informado e responsvel e tambm lhe d a oportunidade de se elevar a uma tal posio. E desde que a prtica da indicao de candidatos impede o desenvolvimento de tais qualidades no crente, alm de levar corrupo e partidarismo, tem que ser totalmente abandonada em todas as eleies bahs.
(4 de fevereiro de 1935, escrita em nome de Shoghi Effendi a um crente, publicada em The Light of Divine Guidance: The Messages from the Guardian of the Bah Faith to the Bahs of Germany and Austria, vol. 1 [HofheimLangenhain: Bah Verlag, 1982], pp.67-68)

28. As eleies, especialmente quando anuais, do comunidade uma boa oportunidade para remediar qualquer defeito ou imperfeio de que a Assembleia possa sofrer em consequncia das aes de seus membros. Assim, se tem estabelecido um mtodo pelo qual se pode continuamente elevar e melhorar a qualidade de membro nas Assembleias bahs. Como j expusemos, entretanto, a instituio da Assembleia Espiritual sob nenhuma circunstncia deve ser identificada com as qualificaes pessoais dos membros que a compem, nem meramente por estes deve ela ser avaliada.
(15 de novembro de 1935, escrita em nome de Shoghi Effendi a crentes, publicada em A Assembleia Espiritual Local, pp.12-13)

4.2 DE UM MEMORaNDO EscRITO PELa Casa UNIVERsaL DE JUsTIa 29. A diferena fundamental entre o sistema de candidatura e o sistema bah que, no primeiro, indivduos, ou aqueles que os indicam, decidem que devem ser colocados de autoridade e se pem em evidncia para serem votados para

[14]

A SaNTIDaDE E NaTUREZa Das ELEIEs BaHs

estas posies. No sistema bah a massa do eleitorado que faz a deciso. Se um indivduo, ostentosamente, se faz muito conhecido do pblico, com o aparente propsito de conseguir que pessoas votem nele, os membros do eleitorado consideram isto como presuno e se sentem afrontados por isto: aprendem a distinguir entre algum que bem conhecido como resultado desintencional de ativo servio pblico e algum que faz uma exibio de si mesmo meramente para atrair votos.
(16 de novembro de 1938, ao Centro Internacional de Ensino)

[15]

A SaNTIDaDE E NaTUREZa Das ELEIEs BaHs

5. PARtIcIPAO NAS ELEIES 5.1 DE CaRTas EscRITas POR SHOGHI EFFENDI 30. Estas Assembleias Espirituais Locais devero ser eleitas diretamente pelos amigos, e todo crente declarado acima de 21 anos, o qual, longe de manterse afastado e assumir uma atitude independente ou indiferente, deve ver este como seu dever sagrado e tomar parte conscienciosa e diligentemente, na eleio, na consolidao e eficiente trabalho da Assembleia de sua prpria localidade.
(12 de maro de 1923, aos bahs do Ocidente, Japo e Australsia, publicado em Administrao Bah, p. 51, Mogi Mirim: Editora Bah do Brasil, 2007, 1 edio)

31. Tambm me pareceria no haver objeo de se habilitar e at mesmo requerer em ltimo recurso que os delegados que possivelmente no podem empreender viagem ao local da Conveno Bah que enviem seus votos.... Deveria, contudo, ser deixado claro a todo delegado eleito - e serem continuamente lembrados - que uma sagrada responsabilidade e reconhecidamente prefervel participar, se possvel, pessoalmente nas sesses da Conveno, tomar parte ativa em todos os seus procedimentos, e inteirar seus companheiros de trabalho sobre sua parcela nas realizaes, decises e aspiraes dos congregados representantes dos crentes americanos. (24 de outubro de 1925, Assembleia Espiritual Nacional dos Estados Unidos e do Canad, publicada em Administrao Bah, pp. 121-122, Mogi Mirim: Editora Bah do Brasil, 2007, 1 edio)

32. Sinto que devo afirmar a importncia e a necessidade vital do direito de votar - uma responsabilidade sagrada da qual nenhum crente adulto reconhecido deve ser privado... este direito caracterstico do crente no inclui nem implica uma obrigao de dar seu voto se ele achar que as circunstncias em que vive no justificam nem lhe permitem exercer esse direito com inteligncia e discernimento. Esta uma questo que deve ser deixada deciso do prprio indivduo, de acordo com sua prpria conscincia e critrio. (Manuscrito de Shoghi Effendi, apenso a uma carta datada de 28 de abril
de 1935, escrita em seu nome Assembleia Espiritual nacional dos Estados Unidos e do Canad, publicada em Esta Hora Decisiva - 1932-1946, p. 11, Mogi Mirim: Editora Bah do Brasil, 2007, 1 edio)

5.2 DE COMUNIcaEs EscRITas NOME

PELa

Casa UNIVERsaL

DE

JUsTIa

OU EM sEU

[16]

A SaNTIDaDE E NaTUREZa Das ELEIEs BaHs

33. Na questo do comparecimento de delegados s Convenes, a convenincia dos prprios amigos serem auto-suficientes deve ser destacada pela Assembleia Nacional. Se um delegado no pode pagar suas prprias despesas para comparecer Conveno, a Assembleia Local ou os crentes na unidade eleitoral da qual o delegado provem, devem ser encorajados pela Assembleia Nacional a custear tais despesas, de modo que s quando no h disponibilidade de fundos destas fontes, a Assembleia Nacional constatada para considerar oferecer ajuda financeira...
(De uma Carta datada de 9 de fevereiro de 1967, escrita pela Casa Universal de Justia a todas as Assembleias Espirituais Nacionais, publicada em Lights of Guidance: A Bah Reference File, compilado por Helen Hornby [New Delhi: Bah Publishing Trust, 1983]. p. 143)

34. No h um nmero mnimo de clulas requerido para que uma eleio seja considerada vlida, quer no caso de uma Assembleia Espiritual Local ou de delegados Conveno Nacional. No obstante, desejvel que todo votante elegvel tome parte e sua Assembleia deve encorajar todos os crentes a assim faz-lo...
(De uma carta datada de 10 de julho de 1980, escrita em nome da Casa Universal de Justia a uma Assembleia Espiritual Nacional)

35. Em geral, se um delegado Conveno Nacional incapaz de pagar suas prprias despesas de viagem, os crentes da unidade eleitoral da qual o delegado provm, devem ser encorajados pele Assembleia Espiritual Nacional a custear tais despesas. Se no h fundos disponveis desta fonte, a Assembleia Nacional pode ser abordada a fim de que considere oferecer ajuda financeira. A Assembleia Nacional no est obrigada de assim o fazer. Pode escolher pagar somente uma parte das despesas de viagem de um delegado, tal como a parte de retorno das despesas de transporte. Na maioria dos casos prefervel que a Assembleia organize como cobrir as despesas em vez de enviar dinheiro ao delegado. Os conselheiros no devem hesitar em chamar a ateno da Assembleia Espiritual Nacional para a necessidade de promover uma boa participao dos delegados na Conveno Nacional e de oferecer conselhos sobre os mritos de provises de ajuda financeira a delegados. Alm disso, os Conselheiros devem enfatizar comunidade, atravs dos membros do Corpo Auxiliar e seus ajudantes, a importncia dos crentes em cada rea proverem ajuda financeira ao delegado que elegem para participar nas deliberaes da Conveno Nacional. A responsabilidade vital de cada delegado votar pelo correio, se no for capaz de participar pessoalmente, tambm deve ser enfatizada.
(De um memorando datado da 14 de novembro de 1988, escrita pela Casa Universal de Justia ao Centro Internacional de Ensino)

[17]

A SaNTIDaDE E NaTUREZa Das ELEIEs BaHs

6. O PAPEL DE ASSEMBLEIA ESPIRItuAL NAcIONAL 6.1 DE CaRTas EscRITas POR SHOGHI EFFENDI OU EM sEU NOME 36. Os assentos dos delegados na Conveno, ou seja, o direito de decidir sobre a validade das credenciais dos delegados em uma determinada Conveno, est investido na Assembleia Nacional que se despede, e o direito de decidir sobre quem tem o privilgio de votar est tambm, em ltima instncia, colocado nas mos da Assembleia Espiritual Nacional... (29 de janeiro de 1925, escrita por Shoghi Effendi Assemblia Espiritual
Nacional dos Estados Unidos e do Canad, publicada em Administrao Bah, p. 106, Mogi Mirim: Editora Bah do Brasil, 2007, 1 edio)

37. Considera que a Assembleia Espiritual Nacional tem todo o direito de examinar as clulas se houver alguma dvida quanto a eleio ter sido conduzida de modo apropriado. Por preservao das clulas quer se dizer que so preservadas nos arquivos nacionais.
(14 de maro de 1947, escrita em nome de Shoghi Effendi Assembleia Espiritual Nacional da Assembleia e Nova Zelndia, publicado em Letters from the Guardian to Australia and New Zeland, 1923-1957 [Sidney: National Spiritual Assembly of Australia, 1970, p. 66])

[18]

A SaNTIDaDE E NaTUREZa Das ELEIEs BaHs

APNDIcE
CaRTa Da Casa UNIVERsaL DE JUsTIa aOs BaHs DO MUNDO Queridos amigos bahs, Um dos sinais do colapso da sociedade em todas as partes do mundo a eroso da confiana e colaborao entre o indivduo e as instituies de governana. Em muitas naes o processo eleitoral tornou-se desacreditado devido a uma corrupo endmica. Contribuindo para o aumento da desconfiana em um processo to vital esto a influncia decorrente de interesses velados com acesso a fundos extravagantes, as restries liberdade de escolha inerentes ao sistema partidrio, e a distoro na percepo pblica sobre os candidatos pela tendenciosidade expressa pela mdia. Apatia, alienao e decepo so uma consequncia, como tambm o um senso crescente de desesperana diante da improbabilidade de que os cidados mais capazes surjam para tratar dos inmeros problemas de uma ordem social defeituosa. Evidente, em toda parte, um anseio geral por instituies que administrem a justia, acabem com a opresso, e fomentem uma unidade duradoura entre os elementos dispares da sociedade. A Ordem Mundial de Bahullh o sistema divinamente ordenado, pelo qual as naes e os povos buscam to desesperadamente. Aclamada pelo Bb no Bayan Persa, suas caractersticas fundamentais prescritas pelo prprio Bahullh, esta Ordem algo sem precedente na histria humana, devido ao seu padro de justia e seu comprometimento com a realizao prtica da unicidade da humanidade, como tambm por sua capacidade de promover mudanas e o avano da civilizao mundial. Prov os meios atravs dos quais a Vontade Divina ilumina o caminho do progresso humano e conduz finalmente ao estabelecimento do Reino de Deus na Terra. Por todo o planeta, os devotados seguidores de Bahullh esto trabalhando para desenvolverem cada vez mais a Ordem Administrativa Bah, descrita pelo Guardio no somente como o ncleo, mas como o verdadeiro padro da Nova Ordem Mundial, e desta forma assentando as bases de uma civilizao mundial destinada a revelar seu deslumbrante esplendor em sculos vindouros. Laboram firmemente nesse sentido, apesar das condies de tumulto e desordem aludidas por Bahullh ao afirmar que o equilbrio do mundo foi alterado

[19]

A SaNTIDaDE E NaTUREZa Das ELEIEs BaHs

atravs da influncia vibrante desta nova e mais grandiosa Ordem Mundial. A vida ordenada do gnero humano foi revolucionada por meio deste Sistema nico, maravilhoso cujo igual jamais foi testemunhado por olhos mortais. Com o esforo conjunto no mundo inteiro para o avano do processo de entrada em tropas ganhando mpeto atravs da implementao das provises estabelecidas no Plano de Cinco Anos, agora oportuno que os crentes, em todas as partes, dem maior ateno ao fortalecimento do processo atravs do qual so eleitas as Assembleias, nacionais e locais. A forma de participao de todos os membros adultos da comunidade nessas eleies uma caracterstica distintiva do Sistema de Bahullh; sendo um dever sagrado que confere um elevado privilgio a todo bah poder selecionar, como um cidado responsvel do novo mundo que est sendo criado, a composio das instituies que tm autoridade sobre o funcionamento da comunidade bah. Neste sentido, indiferena e negligncia de parte de qualquer crente so atitudes alheias ao esprito da Causa. Os amigos devem esforar-se incansavelmente para evitar serem contaminados por essas atitudes destrutivas, que tm infligido tamanho dano integridade e autoridade das instituies de uma ordem mundial em declnio. Ao descrever as eleies bahs, Shoghi Effendi, atravs de uma carta escrita em seu nome, disse que: Os procedimentos e mtodos eleitorais bahs tm, de fato, como um de seus propsitos essenciais o desenvolvimento em todo crente do esprito de responsabilidade. Ao enfatizar a necessidade de manter sua total liberdade nas eleies, atribuem-lhe o dever de se tornar um membro ativo e bem informado da comunidade bah na qual ele vive. A forma como o eleitor exerce o direito e o privilgio de votar , portanto, de grande importncia. A orientao de Shoghi Effendi na seguinte passagem explica adicionalmente que para ser capaz de fazer uma escolha sbia na poca da eleio, necessrio que esteja em ntimo e contnuo contato com todas as atividades locais, sejam elas de ensino, administrativas ou outras, e que participe entusistica e completamente nos assuntos dos comits locais e nacionais e Assembleias de seu pas. somente desta maneira que um crente pode desenvolver uma verdadeira conscincia social e adquirir um real senso de responsabilidade em assuntos afetando os interesses da Causa. A vida comunitria bah, por conseguinte, faz com que seja o dever de cada crente leal e fiel se tornar um eleitor inteligente, bem informado e responsvel e tambm lhe d a oportunidade de se elevar a uma tal posio. Embora no deva ser feita meno de personalidades em relao s eleies bahs, de todo apropriado que os crentes consultem sobre os requisitos e qualificaes da condio de membro de uma instituio a ser eleita. Shoghi Effendi oferece orientaes claras sobre este ponto: Sinto que referncia

[20]

A SaNTIDaDE E NaTUREZa Das ELEIEs BaHs

personalidade antes da eleio motivaria mal-entendidos e divergncias. O que os amigos devem fazer se familiarizarem completamente uns com os outros, trocarem opinies, associarem-se livremente e discutirem entre si os requisitos e qualificaes de membro, sem nenhuma referncia ou aluso, por indireta que seja, a indivduos em particular. Entre as qualidades necessrias especificadas pelo Guardio, esto aquelas de lealdade inquestionvel, devoo abnegada, uma mente bem treinada, habilidade reconhecida e experincia madura. Com uma mais elevada conscincia das funes a serem cumpridas pelo corpo eleito, o crente pode, de forma apropriada, avaliar aqueles em quem devero votar. Dentre o grupo daqueles que o eleitor acredita sejam qualificados para servir, uma seleo deve ser feita com a devida considerao a ser dada a outros fatores como faixa etria, diversidade e gnero. O eleitor deve fazer sua escolha aps cuidadosa reflexo por um longo perodo de tempo antes da eleio propriamente dita. Quando convocados a votar em uma eleio bah, os crentes devem estar conscientes de que esto cumprindo um dever sagrado e singular desta Dispensao. Devem cumprir esse dever em uma atitude de orao, buscando guia e confirmao divinas. Conforme o conselho de Shoghi Effendi, eles devem volver-se inteiramente para Deus, e com pureza de motivo, liberdade de esprito e santidade no corao, participar das eleies. Com sua adeso incondicional ao processo eleitoral bah, os crentes testemunharo, dia a dia, um contraste cada vez maior entre as emergentes instituies da Ordem Administrativa Bah e a decadente ordem social sua volta. Nesta crescente distino ser testemunhada a promessa da glria da Ordem Mundial de Bahullh o Sistema destinado a cumprir com as mais elevadas expectativas da humanidade. A Casa Universal de Justia 25 de maro de 2007

[21]

Coleo Seleo de Escritos Bahs: APROFUNDaMENTO, CONHEcIMENTO E COMPREENsO Da F AQUIsIO DE SabEDORIa ARTE E AssUNTOs CORRELaTOs AssEMbLIa EsPIRITUaL LOcaL, A AssEMbLIa EsPIRITUaL NacIONaL, A BaHs E O MURO DE BERLIM, Os CaPTaNDO a CENTELHa Da F (IMPORTNcIa DO ENsINO s Massas) CONQUIsTa EsPEcIaL, UMa (LEVaNDO a MENsaGEM s PEssOas DE PROEMINNcIa) CONsERVaO DOs REcURsOs Da TERRa CONsULTa BaH ( A LMPaDa QUE GUIa) CONTRIbUIO aOs FUNDOs BaHs CONVNIO, O CORPO CONTINENTaL DE CONsELHEIROs, O CasaMENTO BaH' CRIsE E VITRIa EDUcaO BaH EM BUsca Da LUZ DO REINO (EXcELNcIa SObRE TODas as COIsas E FEsTas DE 19 DIas) ENsINO RELIGIOsO Nas EscOLas F EM AO (PROjETOs BaHs ScIOEcONMIcOs) FIDEDIGNIDaDE FUNERaL BaH IMPORTNcIa Da MEDITaO E Da ATITUDE DEVOcIONaL IMPORTNcIa Da ORaO ObRIGaTRIa E DO JEjUM, A IMPORTNcIa Das ARTEs Na PROMOO Da F, A INDIVDUO E O ENsINO, O INsTITUIO DOs CONsELHEIROs, A JEjUM BaH, O JUVENTUDE LEI DO HUQQULLH, A LEIs, HIsTRIas E ADMINIsTRaO Da F BaH LIbERaNDO O PODER Da AO INDIVIDUaL MULHER NO LIMIaR Da PaZ NOVa Raa DE HOMENs, UMa NOVO MODO DE VIDa, UM (SIGNIFIcaDO DE SER UM JOVEM BaH) OPOsIO F PaDRO DE VIDa BaH POR AMOR CaUsa (SObRE PIONEIRIsMO) POLTIca PREsERVaNDO CasaMENTOs BaHs (sObRE DIVRcIO) PROMOVENDO a ENTRaDa EM TROPas QUEsTO MaIs DEsaFIaDORa, A (AssUNTOs sObRE a Raa NEGRa) SabEsMO, BUDa, KRIsHNa, ZOROasTRO E AssUNTOs CORRELaTOs SaDE, HIGIENE E CURa TEsTaMENTO BaH VIDa CasTa E SaNTa, UMa VIDa EM FaMLIa (UMa ONDa DE TERNURa) VIVER a VIDa (ORIENTaEs sObRE a VIDa BaH)
ISBN 978-85-320-01970

www.editorabahaibrasil.com.br
9 788532 001979

Potrebbero piacerti anche