Sei sulla pagina 1di 9

UNIVERSIDADE DO EXTREMO SUL CATARINENSE UNESC CURSO DE ENGENHARIA MECNICA

FABRICIO BRATTI PICOLLOTO JOO AUGUSTO SACHETI LEONARDO VIEIRA MAURCIO MARCUS WILLIAN SANTOS RONALDO VERONS DO NASCIMENTO

SOLUBILIDADE E REATIVIDADE DOS COMPOSTOS

CRICIMA 2013

FABRICIO BRATTI PICOLLOTO JOO AUGUSTO SACHETI LEONARDO VIEIRA MAURCIO MARCUS WILLIAN SANTOS RONALDO VERONS DO NASCIMENTO

SOLUBILIDADE E REATIVIDADE DOS COMPOSTOS


Relatrio apresentado disciplina de Qumica Experimental, da 2a fase do Curso de Engenharia Mecnica, ministrado pelo prof. MSc. Valmir Machado.

CRICIMA 2013

1- INTRODUO

A solubilidade de compostos orgnicos um importante parmetro para a caracterizao qumica. Testes de solubilidade permitem prever a presena ou ausncia de grupos funcionais e reatividade em alguns casos. Ao misturar um soluto com um solvente, pode haver a formao de trs tipos de solues: saturada, soluo insaturada ou soluo supersaturada, cada uma delas dependendo da quantidade de soluto que se dissolveu no solvente. A reatividade consiste na tendncia que uma reao qumica tem em acontecer. Neste relatrio verificaremos a solubilidade de certos compostos como o hidrxido de sdio, carbonato de clcio. Analisaremos as reaes de precipitao de reagentes como cloreto de ferro III com hidrxido de sdio e, por fim, a reatividade de cidos em gua e a queima de uma fita metlica de magnsio.

2- REVISO BIBLIOGRFICA A gua muitas vezes chamada de solvente universal porque ela consegue dissolver uma quantidade muito grande de solutos. No entanto, a solubilidade dos materiais em gua no ocorre da mesma forma. (RUSSELL, 1994) Alm disso, a gua no o nico solvente que existe. Todo material que dissolve outra substncia um solvente. Alm disso, uma mesma substncia possui diferentes solubilidades em diferentes solventes. (RUSSELL, 1994) Coeficiente de solubilidade a medida da capacidade que um soluto possui de se dissolver numa quantidade-padro de um solvente, em determinadas condies de temperatura e presso. Em outras palavras, a quantidade mxima que pode ser dissolvida de soluto numa dada quantidade de solvente, a uma determinada temperatura e presso. (PAOLI, 2004) Solues insaturadas so aquelas em que a quantidade de soluto dissolvido ainda no atingiu o coeficiente de solubilidade. Isso significa que se quisermos dissolver mais soluto, isso ser possvel. Solues saturadas so aquelas que atingiram exatamente o coeficiente de solubilidade. (PAOLI, 2004) Na solubilidade, o carter polar ou apolar de uma substncia influi principalmente, pois devido polaridade, estas substncias sero mais ou menos solveis. Dessa forma, substncias polares tendem a se dissolver em lquidos polares e substncias apolares, em lquidos apolares. (ATKINS, 2001) Os gases, em geral, so pouco solveis em lquidos. Existem, porm, dois fatores que alteram sua solubilidade: a presso e a temperatura. A influncia da presso sobre um lquido pode ser enunciada pela Lei de Henry: Em temperatura constante, a solubilidade de um gs em um lquido diretamente proporcional presso parcial do gs acima do lquido. (ATKINS, 2001)

Em Qumica, reatividade consiste na tendncia que uma reao qumica tem em acontecer. um conceito qualitativo, mas pode ser quantificadas pela atribuio de uma srie de energias, definidas para condies particulares, tais como sob presso constante, ou sob volume constante. A reatividade consiste na tendncia que um tomo possui para captar ou perder eltrons. (ATKINS, 2001) A reatividade qumica dos metais varia com sua eletropositividade, logo, quanto mais eletropositivo for o elemento, mais reativo ser o metal. Os metais mais reativos so aqueles que possuem grande tendncia a perder eltrons, logo, formam ons positivos com mais facilidade. (CASTELLAN, 1986) A reatividade de um elemento est relacionada com a perda ou ganha de eltrons. Quanto maior a eletropositividade, maior a reatividade, isso no caso dos metais e no caso dos no-metais a eletronegatividade que deve ser maior que a reatividade. (CASTELLAN, 1986)

3- MATERIAIS

3.1 Materiais e Reagentes Tabela 1 Materiais e reagentes utilizados Materiais/Reagentes NaOH CaCO3 FeCl3 NaOH H2SO4 HCl L de Ao Magnsio metlico em fita Becker Tubo de ensaio Becker Pina metlica Bico de Bunsen Capacidade 100mL 25mL Quantidade 0,5g 0,5g 5mL 5mL 5mL 5mL 01 01 01 01 01 01 01

3.2 - Mtodo a) Dissolveu-se 0,5g de NaOH com 20 mL de H2O em um Becker de 100mL. b) A seguir, dissolveu-se 0,5g de CaCO3 em 20 ml de H2O em um Becker de 100mL. c) Misturou-se 5mL de FeCl3 com 5 mL de NaOH e verificou-se as reaes. d) Misturou-se 5mL de H2SO4 em 50 mL de H2O e verificou-se as reaes ocorridas. e) Foi colocado um pedao de l de ao em 5mL de HCl a 50% em um tubo de ensaio, anotando-se as reaes do fenmeno. f) Com auxilio da pina metlica pegou-se um pedao de Magnsio metlico em fita, acendeu-se o Bico de Bunsen e colocou-se o Magnsio metlico em fita na chama, observando a reao ocorrida.

4- RESULTADOS E DISCUSSO 4.1 Solubilidade a) Aps dissolver 0,5g de NaOH com 20 mL de H2O em um Becker de 100mL, observou-se a formao de uma substncia homognea e a solubilidade do NaOH. b) Aps dissolver 0,5g de CaCO3 em 20 ml de H2O em um Becker de 100mL, observou-se que a soluo adquiriu carter homogneo e solvel. 4.2 Reao de Precipitao a) Aps misturar-se 5mL de FeCl3 com 5 mL de NaOH, formou-se uma substancia heterogenia e houve precipitao de detritos no fundo do Becker. Conforme se pode observar na equao: FeCl3 + NaOH Fe(OH)3 + NaCl 4.3 Reatividade a) Misturou-se 5mL de H2SO4 em 50 mL de H2O, notou-se que houve aquecimento o recipiente. b) Colocou-se um pedao de l de ao em 5mL de HCl a 50% em um tubo de ensaio, aps o termino houve formao de bolhas e liberao de gs hidrognio. De acordo com a equao a seguir:
2 Fe (s) + 6 HCl(aq) 2 FeCl3(aq) + 3 H2(g) c) Com auxilio da pina metlica pegou-se um pedao de Magnsio metlico em fita,

acendeu-se o Bico de Bunsen e colocou-se o Magnsio metlico em fita na chama, desta forma verificou-se que a combusto do metal magnsio uma reao bastante exoenergtica da qual resulta a emisso de uma luz branca de forte intensidade. Curiosidade, antigamente usava-se nos flashs das maquinas fotogrficas. De acordo com a reao a seguir: 2 Mg(s) + O2(g) 2 MgO(s) visvel o xido de magnsio resultante no final da reao: p branco.

5- CONCLUSO Com base no experimento realizado conclui-se que possvel determinar qual a funo orgnica pertencente a cada substncia com simples testes de solubilidade e analises detalhadas sobre cada composto. Alm disso, pode ser considerada uma tcnica rpida e simples por exigir pouca quantidade de amostra e interessante pelo baixo custo quando comparado com outros mtodos.

6-REFERNCIA BIBLIOGRFICA CASTELLAN, G.W. Fundamentos de Fisico-Quimica, Livros Tcnicos e Cientificos. Rio de Janeiro, 1986.

PAOLI, Marco-Aurlio. A Determinao da Densidade de Slidos e Lquidos. 2004, 8p.Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Qumica. Campinas. RUSSEL, J. B., Qumica Geral, Editora McGraw-Hill, So Paulo, 1981, pp.193-194.

ATKINS, Jones. Principios de Qumica, questionando a vida moderna e o meio ambiente. Editora Bookman: Porto Alegre, 2001.

Potrebbero piacerti anche