Sei sulla pagina 1di 16

Escola de Administrao Fazendria

Misso: Desenvolver pessoas para o aperfeioamento da gesto das nanas pblicas e a promoo da cidadania.

Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes


Edital ESAF n. 66, de 05/11/2012

Cargo:

rea de Especializao:

Analista em Infraestrutura de Transportes

Engenharia Civil

Prova 2
1. Nome: 2. 3.

Instrues

Escreva seu nome e nmero de inscrio, de forma legvel, nos locais indicados. N. de Inscrio:

O CARTO DE RESPOSTAS tem, obrigatoriamente, de ser assinado. Esse CARTO DE RESPOSTAS no poder ser substitudo, portanto, no o rasure nem o amasse. Transcreva a frase abaixo para o local indicado no seu CARTO DE RESPOSTAS em letra legvel, para posterior exame grafolgico:

O prazer no trabalho aperfeioa a obra.


4. 5. 6. DURAO DA PROVA: 3 horas, includo o tempo para o preenchimento do CARTO DE RESPOSTAS. Na prova h 50 questes de mltipla escolha, com cinco opes: a, b, c, d e e. No CARTO DE RESPOSTAS, as questes esto representadas pelos seus respectivos nmeros. Preencha, FORTEMENTE, com caneta esferogrca (tinta azul ou preta) fabricada em material transparente, toda a rea correspondente opo de sua escolha, sem ultrapassar as bordas. Ser anulada a questo cuja resposta contiver emenda ou rasura, ou para a qual for assinalada mais de uma opo. Evite deixar questo sem resposta. Ao receber a ordem do Fiscal de Sala, conra este CADERNO com muita ateno, pois nenhuma reclamao sobre o total de questes e/ou falhas na impresso ser aceita depois de iniciadas a prova. Durante a prova, no ser admitida qualquer espcie de consulta ou comunicao entre os candidatos, tampouco ser permitido o uso de qualquer tipo de equipamento (calculadora, tel. celular etc.). Por motivo de segurana, somente durante os 30 (trinta) minutos que antecederem o trmino da prova, podero ser copiados os seus assinalamentos feitos no CARTO DE RESPOSTAS, conforme subitem 9.7, do edital regulador do concurso. A sada da sala s poder ocorrer depois de decorrida 1 (uma) hora do incio da prova. A no-observncia dessa exigncia acarretar a sua excluso do concurso pblico. Ao sair da sala, entregue este CADERNO DE PROVA, juntamente com o CARTO DE RESPOSTAS, ao Fiscal de Sala.

7. 8. 9. 10.

11. 12.

TODOS OS DIREITOS RESERVADOS. vedada a reproduo total ou parcial desta prova, por qualquer meio ou processo. A violao de direitos autorais punvel como crime, com pena de priso e multa (art. 184 e pargrafos do Cdigo Penal), conjuntamente com busca e apreenso e indenizaes diversas (arts. 101 a 110 da Lei n 9.610, de 19/02/98 Lei dos Direitos Autorais).

CONHECIMENTOS ESPECFICOS 1 - No planejamento de uma obra, os cronogramas so elementos que permitem o acompanhamento do desenvolvimento fsico e nanceiro de um empreendimento. A respeito da elaborao de cronogramas e dos seus principais tipos, correto armar que a) o uso da informtica acelera as informaes e permite sua reprogramao, mas no permite simulaes, logo no melhora na execuo dos cronogramas. b) para ns de clculo de custos, o quantitativo de servios a executar apresenta maior variao que o de mo de obra. c) a rede de atividades um tipo usual de cronograma. d) o grco de Gantt apresenta o inconveniente de no permitir o acompanhamento do tempo de durao das atividades de um empreendimento. e) o ordenamento das atividades no interfere na elaborao de um cronograma. 2 - A elaborao de um oramento prvio uma etapa do planejamento das obras, antes do m do detalhamento do projeto, com nalidade de vericar a viabilidade do empreendimento. Uma forma de estimar o custo considerar elementos provenientes de uma obra semelhante, com quantidades de materiais e servios e respectivos custos conhecidos, cujo mtodo conhecido como: a) estimativa por analogia. b) mtodo paramtrico. c) estimativa Bottom-Up. d) estimativa por adaptao. e) estimativa por vericao. 3 - A execuo direta uma das modalidades de execuo de obras e servios na qual a Administrao Pblica executa a obra com os seus prprios recursos de mo de obra, materiais e equipamentos e, eventualmente, contando com a participao de empresas terceirizadas para execuo de servios especializados. A execuo indireta, que o caso mais comum, aquela no qual a Administrao Pblica conta com os servios terceirizados para a realizao dos servios. Neste caso, o rgo decide se a contratao abranger apenas os materiais, apenas a mo de obra ou todo o conjunto. A modalidade de contratao pela qual estabelecido um preo total para a execuo da obra denominada empreitada a) por preo unitrio. b) por preo global. c) integral. d) turn-key. e) por tarefa.

4 - Considere que o desenvolvimento de uma determinada etapa da construo de uma obra tenha a sua rede CPM esquematizada na gura abaixo. Julgue os itens abaixo, relativos a essa rede.
3 B 1 A 2 D 4 E 6 C 5 I J F H G 9 7 K

I.

O percurso crtico na rede aquele que requer mais tempo para ser completado.

II. Na rede CPM, os crculos representam as atividades desenvolvidas. III. Na rede CPM, as setas indicam os eventos realizados. IV. A atividade G no consome tempo nem recursos, sendo chamada de ctcia ou fantasma. V. Os crculos representam os eventos e as letras, as atividades. correto o que se arma em: a) I, IV e V. b) I, II e III. c) I e II. d) III e IV. e) II e III. 5 - A funo do planejamento a de planejar os trabalhos da obra antes do seu incio, de tal forma que sejam escolhidos os mtodos construtivos e os meios de produo mais adequados e estes sejam coordenados entre si, considerando-se todo o quadro de condicionantes internos e externos empresa. O oramento de obras composto pelas composies de preo unitrio de cada servio ou atividade, que, por sua vez, so compostos por seus insumos e seus respectivos consumos. Julgue os itens subsequentes, referentes a custos e oramentos de obras de construo civil. I. O preo de um empreendimento composto das seguintes parcelas: custo direto, custo indireto relativo administrao central, custo indireto relativo administrao do canteiro de obras e lucro.

II. Entende-se por BDI de um empreendimento o custo indireto originrio da administrao central subtrado de impostos, taxas e lucro. III. Mobilizao (contratao e transferncia de pessoal, equipamentos etc.), consultorias e trabalhos tcnicos especiais no so considerados custos indiretos integrantes dos preos unitrios componentes da planilha de custos de uma obra. IV. Na composio de custos de uma obra, so considerados encargos sociais bsicos, entre outros, a Previdncia Social, o Fundo de Garantia por Tempo de Servio e o seguro contra acidentes de trabalho.

Cargo: Analista em Infraestrutura de Transportes - DNIT-2012/2013

rea de Especializao: Engenharia Civil - Prova 2

incorreto que se arma em a) I, III e IV. b) I, II e III. c) I e II. d) III e IV. e) II e III. 6 - Para avaliar o comportamento do solo so empregados ensaios de laboratrio de modo a se determinar parmetros de resistncia e deformabilidade. Com relao aos ensaios de laboratrio, analise as armativas. I. O ensaio de cisalhamento direto no permite a determinao do mdulo de cisalhamento. II. No ensaio de compresso triaxial adensado no drenado (CU), a presso neutra durante o ensaio praticamente nula, e as tenses totais aplicadas indicam as tenses efetivas. III. O ensaio de compresso edomtrica avalia a compressibilidade e a resistncia dos solos. correto o que se arma em a) I. b) II. c) III. d) I e III. e) I, II e III. Utilize a gura abaixo para responder s questes 7 e 8. PERFIL INDIVIDUAL DE SONDAGEM DE SIMPLES RECONHECIMENTO PERCUSSO (S.P.T.)
COTA EM RELAO AO RN NDICE DE PENETRAO

GRFICO
N.A. NSPT

AVANO

NSPT
0 1 10 20 30 40 50 60

0 1

TC P TC P

N. de golpes 2 2 3 1 1 1 1 1 1 1 1 1 1 2 2 4 5 6 7 7 7 9 15 25 26 30 0 0 0 0 0 0 0 /15 /15 /15 /15 /15 /15 /15 /15 /15 /15 /15 /15 /15 /15 /15 /15 /15 /15 /15 /15 /15 /15 /15 /15 /15 /10 /15 /15 /15 /15 /15 /15 /15

TC P

TC P

TC P

TC P

CA P

CA P

CA P

CA P

10

CA P

11

CA

1. + 2. 2. + 3. N. de golpes Inicial 4 Final 5 N. de golpes Inicial 2 Final 2 N. de golpes Inicial 2 Final 2 N. de golpes Inicial 2 2 Final N. de golpes 3 Inicial Final 4 N. de golpes Inicial 9 Final 11 N. de golpes Inicial 14 Final 14 N. de golpes Inicial 24 Final 40 N. de golpes 56 Inicial Final 30 N. de golpes Inicial 0 Final 0 N. de golpes Inicial 0 Final 0

1a + 2a
3

2a + 3a

4 5

6 7

8 9 10
1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 4 2 2 2 3 9 14 24 56 0 0 5 2 2 2 4 11 14 40 30 0 0

11 12

Avano: TH - Trado helicoidal CA - Circulao de gua TC - Trado concha P - Percusso

Cargo: Analista em Infraestrutura de Transportes - DNIT 2012/2013

rea de Especializao: Engenharia Civil - Prova 2

7 - Considerando os resultados da sondagem percusso apresentados na gura, a profundidade do NSPT superior a 20 a partir de: a) 6,0 m. b) 7,0 m. c) 7,5 m. d) 8,0 m. e) 9,0 m. 8 - Existem mtodos empricos para estimar a tenso admissvel a partir de ensaios de campo como a sondagem percusso e o ensaio de cone. Um dos mtodos propostos estima a tenso admissvel, em MPa, como sendo o produto do NSPTmdio por 0,02. Em que o NSPTmdio a mdia aritmtica dos NSPT da regio localizada entre a cota de apoio da sapata e o trmino do bulbo de presses, considerado aproximadamente 1,5 vezes a menor dimenso da sapata. Para a construo de uma residncia com carga mxima nos pilares de 20 toneladas, a ser executada no terreno onde foi realizada a sondagem apresentada anteriormente, foram dimensionadas sapatas com dimenses (2,0 x 1,0) m, assentes na profundidade mostrada na gura anterior. Considerando essa situao, analise as armativas. I. A profundidade estimada para o bulbo de presso das sapatas ser de 5,0 m. II. A tenso admissvel estimada em funo do NSPT ser de 0,4 kgf/cm2. III. As dimenses das sapatas esto adequadas tenso admissvel estimada para o solo. IV. Observa-se a presena do nvel dgua a 3,5 m do RN, o que dicultaria o assentamento das sapatas em profundidades maiores. correto o que se arma em a) I. b) II. c) II e IV. d) I, II e III. e) II, III e IV.

9 - Tomando como referncia o desenho esquemtico de um terreno onde sero construdas as projees destacadas e suas respectivas reas, o nmero mnimo de furos de sondagem de simples reconhecimento, considerando a fase de planejamento do empreendimento, ser de
reas das Projees: A1 = 800 m2 A2 = 1.000 m2 A3 = 600 m2 A4 = 2.000 m2 Aterreno = 10.000 m2

a) 11. b) 17. c) 18. d) 19. e) 20. 10- A gura abaixo mostra o esquema do equipamento utilizado para os ensaios de CPT (Cone Penetration Test) e CPTU (Piezocone Penetration Test), que nos ltimos anos vem se destacando como importante ferramenta para prospeco geotcnica. De acordo com os princpios desses ensaios, correto armar que:

TODOS OS DIREITOS RESERVADOS. vedada a reproduo total ou parcial desta prova, por qualquer meio ou processo. A violao de direitos autorais punvel como crime, com pena de priso e multa (art. 184 e pargrafos do Cdigo Penal), conjuntamente com busca e apreenso e indenizaes diversas (arts. 101 a 110 da Lei n 9.610, de 19/02/98 Lei dos Direitos Autorais).

a) a cravao realizada de forma dinmica, medindose a fora necessria para cravar a ponta cnica. b) os resultados obtidos podem ser usados para estimar a resistncia ao cisalhamento e o coeciente de adensamento horizontal do solo. c) no CPT so realizadas medidas de resistncia de ponta e de atrito lateral, alm do monitoramento das presses neutras geradas durante a cravao.

Cargo: Analista em Infraestrutura de Transportes - DNIT-2012/2013

rea de Especializao: Engenharia Civil - Prova 2

d) o registro da resistncia penetrao, da mesma forma que no ensaio de SPT, realizado a cada metro de profundidade. e) esse ensaio mais indicado para argilas compactas e rgidas graas a sua elevada capacidade de carga. 11- Faa a correlao das diferenas entre os pavimentos exvel e rgido. (1) Pavimento Flexvel ( ) Melhores caractersticas de drenagem supercial: escoa melhor a gua supercial. ( ) Mantm ntegra a camada de rolamento, no sendo afetado pelas intempries. ( ) Absorve a umidade com rapidez e, por sua textura supercial, retm a gua, o que requer maiores caimentos. ( ) fortemente afetado pelos produtos qumicos (leo, graxas, combustveis). ( ) Maior segurana derrapagem em funo da textura dada superfcie (veculo precisa de 16% menos de distncia de frenagem em superfcie seca, em superfcie molhada 40%). Assinale a opo que apresenta a sequncia correta de cima para baixo. a) 2 2 1 2 1. b) 1 2 1 1 2. c) 2 1 2 1 2. d) 1 2 1 2 2. e) 2 2 1 1 2. 12- A compactao pode ser entendida como ao mecnica por meio da qual se impe ao solo uma reduo do seu ndice de vazios. Julgue os itens subsequentes, referentes a compactao de solos. A compactao confere maior densidade aos solos, diminuindo sua compressibilidade e aumentando a sua resistncia ao cisalhamento. II. Os parmetros de compactao dos solos, ou seja, teor de umidade tima e massa especca seca mxima, dependem da energia de compactao adotada. Quanto maior a energia adotada, maiores valores para a massa especca seca mxima e menores valores para os teores de umidade tima so encontrados. III. Para que um solo atinja as condies ideais de compactao, ou seja, teor de umidade timo e massa especca seca mxima, ele deve se encontrar na condio saturada. IV. O fenmeno do solo borrachudo pode ocorrer quando se tenta compactar um solo com umidade acima da tima. I.

incorreto o que se arma em a) I. b) II. c) III. d) IV. e) I, II, III e IV. 13- As mquinas de terraplenagem esto em contnuo processo de aprimoramento tecnolgico e com elevado valor de mercado, exigindo operadores bem treinados.

(2) Pavimento Rgido

O equipamento apresentado na gura acima : a) Escavadeira de Imina frintal. b) Retroescavadeira. c) Moto scraper. d) Motoniveladora. e) Bobcat. 14- As juntas podem ser denidas como detalhe construtivo, que deve permitir movimentaes de retrao e dilatao do concreto e a adequada transferncia de carga entre placas contiguas, mantendo a planicidade, assegurando a qualidade do piso e conforto do rolamento. Com relao a juntas em pavimentos rgidos, assinale a opo incorreta. a) As juntas so utilizadas para controle de ssuras. b) Para manter as placas unidas, usa-se barras de ligao. c) Seo enfraquecida na placa de concreto, formada por meio de corte ou ranhura (profundidade 1/4 e 1/6 da altura da placa). d) As juntas podem ser transversais e longitudinais. e) Para transferir as cargas de uma placa para outra, utiliza-se barras de transferncia.

TODOS OS DIREITOS RESERVADOS. vedada a reproduo total ou parcial desta prova, por qualquer meio ou processo. A violao de direitos autorais punvel como crime, com pena de priso e multa (art. 184 e pargrafos do Cdigo Penal), conjuntamente com busca e apreenso e indenizaes diversas (arts. 101 a 110 da Lei n 9.610, de 19/02/98 Lei dos Direitos Autorais).

Cargo: Analista em Infraestrutura de Transportes - DNIT-2012/2013

rea de Especializao: Engenharia Civil - Prova 2

15- Os pavimentos so estruturas sujeitas a solicitaes diversas, que devem ser dimensionadas e executadas de forma apropriada para garantir sua vida til e condies satisfatrias de operao. Com relao a esse assunto, assinale a opo correta. a) A sequncia tpica de camadas constituintes de um pavimento rodovirio exvel, partindo-se da superfcie do pavimento para baixo, : revestimento, sub-base, base, reforo de subleito e subleito. b) O grau de compactao do solo em uma obra de pavimentao dado pela razo entre o peso especco seco do solo no campo e o peso especco seco mximo obtido em ensaios de laboratrio. c) De acordo com normas tcnicas disponveis, a expansibilidade de um solo a ser utilizado em um pavimento rodovirio pode ser determinada em ensaios de ndice de Suporte Califrnia, pela vericao do aumento da altura da amostra compactada aps sua imerso em gua por 24 horas. d) Classicam-se como pavimentos rgidos aqueles construdos com camadas de solo e sobre subleitos que apresentam valores de ndice de Suporte Califrnia superiores a 90%. e) A umidade de equilbrio do subleito de uma rodovia o valor mximo do teor de umidade do solo de subleito atingido aps a ocorrncia de chuva com tempo de recorrncia no inferior a 50 anos. 16- As obras subterrneas, principalmente os tneis, so as obras que mais exigem exatido das investigaes geolgicas e geotcnicas e nas quais o conhecimento da geologia da rea a ser estudada mais exigido. A presena de gua em locais onde se executam tneis um fator de grande importncia. Em relao s presses e construo de tneis sob essas condies, pode-se dizer que:

e) mesmo aps o seu trmino, os tneis podem agir como elemento drenante, sendo necessrio interceptar e remover as guas de inltrao. 17- Concreto betuminoso um produto originado da mistura, em propores convenientes, de agregados e betume, destinado ao uso, principalmente em pavimentos (Figura 2) no qual so requeridas coeso, exibilidade e resistncia. Neste uso, os agregados devem atender a alguns requisitos de qualidade para que possam apresentar bom desempenho. Entre as opes abaixo, assinale a qualidade do agregado que no recomendada para ser usada em concreto betuminoso.

Figura 2 Pavimento betuminoso de uma rodovia.

a) Boa tenacidade e resistncia ao polimento, para suportar as aes mecnicas promovidas pelo avano dos pneus dos veculos. b) Boa resistncia compresso, para resistir ao peso dos veculos. c) Boa adesividade, para impedir o deslocamento da pelcula de betume. d) Presena de minerais alterveis, para resistir s aes intempricas. e) Forma a mais equidimensional possvel, para diminuir o consumo de betume e, tambm, melhorar a resistncia mecnica. 18- De acordo com as denies abaixo, analise as assertivas com V para as Verdadeiras e com F para as Falsas. ( ) Asfalto - comumente denido como uma mistura de hidrocarbonetos solvel no bissulfeto de carbono. ( ) Alcatro - mistura de hidrocarbonetos derivados do petrleo de forma natural ou por destilao, cujo principal componente o betume, podendo conter ainda outros materiais, como oxignio, nitrognio e enxofre, em pequena proporo. ( ) Betume - uma designao genrica de um produto que contm hidrocarbonetos, que se obtm da queima ou destilao destrutiva do carvo, madeira e outros materiais. Assinale a opo que apresenta a sequncia correta de letras. a) b) c) d) e)
6

a) a fase de maior diculdade durante a construo do tnel, sendo os efeitos da inltrao desprezveis aps a execuo de seu revestimento. b) qualquer quantidade de gua de inltrao deve ser evitada sob risco de acentuar as presses que atuam sobre o tnel. c) as regies de calcrios so as que apresentam as melhores propriedades, devido inexistncia de canais de dissoluo. d) a execuo de tneis abaixo do nvel dgua inaceitvel, devido aos efeitos permanentes de inltrao que a obra ir sofrer.
Cargo: Analista em Infraestrutura de Transportes - DNIT-2012/2013

F, F, V F, V, F V, F, F F, F, F V, V, F
rea de Especializao: Engenharia Civil - Prova 2

19- Para a execuo de um pavimento asfltico, foi feita a aplicao de uma camada de material betuminoso sobre a superfcie de uma base concluda, objetivando aumentar a coeso da superfcie da base pela penetrao do material betuminoso empregado, impermeabilizar a base e promover condies de aderncia entre a base e o revestimento. Essa prtica chamada de a) calcinao. b) compactao. c) extruso. d) regularizao. e) imprimao. 20- Os asfaltos so aglomerantes de grande interesse em obras de construo civil por se tratar de um poderoso ligante, rapidamente adesivo, altamente impermevel e de longa durabilidade. I. Durante o aquecimento e manipulao de um cimento asfltico, a temperatura deve se manter sempre superior correspondente ao ponto de fulgor.

21- Para o cimento asfltico de petrleo (CAP), so realizados ensaios na determinao de suas propriedades. Ensaios esses que so: penetrao, viscosidade, ductilidade, ponto de amolecimento, ponto de fulgor, solubilidade, efeito do calor e do ar, e o ndice de suscetibilidade trmica. Faa a correlao dos ensaios abaixo com sua denio. (1) Penetrao ( ) determina a temperatura mxima em que o asfalto pode ser aquecido sem perigo de incndio. ( ) determina a temperatura em que o asfalto se torna uido.

(2) Ponto de fulgor

(3) Ponto de amolecimento ( ) distncia, em centmetros, em que um corpo de prova de material betuminoso, em condies padronizadas, submetido a uma trao em condies especicadas, se rompe. (4) Ductilidade ( ) tempo em segundos em que 60 ml de amostra uem atravs do orifcio SayboltFurol numa determinada temperatura. ( ) avalia a consistncia do asfalto, que a resistncia a uir dependente da temperatura.

II. O asfalto lquido de cura rpida uma mistura de cimento asfltico, de 80 a 120 de penetrao, e de um solvente altamente voltil, em geral com ponto de evaporao prximo ao da gasolina. III. As emulses asflticas so misturas homogneas de cimento asfltico com solvente de hidrocarboneto de baixa volatilidade. IV. Nos asfaltos lquidos de cura mdia, utiliza-se cimento asfltico com penetrao menor que a do cimento asfltico usado nos asfaltos lquidos de cura rpida. A respeito das caractersticas dos diferentes tipos de asfalto, assinale a opo incorreta. a) I, II e III b) II, III e IV c) I e II d) II e IV e) I, III, e IV

(5) Viscosidade

Assinale a opo que apresenta a sequncia correta de cima para baixo. a) 2 3 4 5 1 b) 2 1 4 5 2 c) 1 2 3 4 5 d) 4 1 3 5 2 e) 2 5 4 2 1 22- Na execuo do ensaio de ndice Suporte Califrnia (CBR), ao proceder moldagem do corpo de prova, compactando-se em cinco camadas, cada camada dever receber um nmero x de golpes caso o ensaio seja o AASHO normal, intermedirio ou modicado. Este mtodo prescreve o procedimento para determinao do valor do ndice de Suporte Califrnia e da expanso de solos em laboratrio, utilizando amostras deformadas, no reusadas, de material que passa na peneira de 19 mm, com um mnimo de 5 corpos de prova. Assinale a opo abaixo que apresenta respectivamente esses nmeros x de golpes. a) 12; 26; 55 b) 13; 24; 55 c) 13; 26; 52 d) 12; 24; 48 e) 13; 26; 48

TODOS OS DIREITOS RESERVADOS. vedada a reproduo total ou parcial desta prova, por qualquer meio ou processo. A violao de direitos autorais punvel como crime, com pena de priso e multa (art. 184 e pargrafos do Cdigo Penal), conjuntamente com busca e apreenso e indenizaes diversas (arts. 101 a 110 da Lei n 9.610, de 19/02/98 Lei dos Direitos Autorais).

Cargo: Analista em Infraestrutura de Transportes - DNIT-2012/2013

rea de Especializao: Engenharia Civil - Prova 2

23- Pavimento: superestrutura constituda por um sistema de camadas de espessuras nitas, assentados sobre um semiespao considerado teoricamente como innito (infraestrutura ou terreno de fundao) a qual designada de subleito (Manual do DNIT, 2006). Julgue os itens subsequentes, relativos a pavimentao. I. O revestimento tradicional a camada, o mais impermevel possvel, que recebe diretamente a ao do rolamento dos veculos.

25- O Sistema de Custos Rodovirios do DNIT (SICRO) utiliza metodologia e critrios para o clculo dos custos unitrios dos insumos e servios necessrios execuo das obras de construo, restaurao e sinalizao rodoviria e dos servios de conservao rodoviria. De acordo com a metodologia adotada pelo SICRO, indique qual das opes apresenta corretamente os critrios de medio a serem adotados. a) O servio de desmatamento, destocamento e limpeza de rvores com dimetro entre 0,15m e 0,30m sero medidos em funo da rea efetivamente trabalhada. b) A medio do servio de regularizao do subleito ser feita por m3 de acordo com a seo transversal do projeto, incluindo mo-de-obra, equipamentos eventuais, e transporte de gua. c) Os servios de imprimao e pintura de ligao sero medidos atravs da rea efetivamente executada, em m2, includas todas as operaes, abrangendo armazenamento, perdas e transporte do material betuminoso, dos tanques de estocagem pista. d) O servio de limpeza e enchimento de juntas de pavimento de concreto ser medido por m3 de pavimento executado, incluindo mo-de-obra, equipamentos, eventuais, e materiais. e) Nos servios de concreto betuminoso usinado a quente, o transporte da mistura at a pista ser medido em m3.km. 26- Para realizao do servio de reforo do subleito, no faz parte da equipe mecnica a(o) a) motoniveladora. b) trator agrcola. c) grade de disco. d) rolo compactador Tanden vibratrio auto propelido. e) caminho tanque - 10.000 l. 27- O equipamento mostrado na gura compe a equipe mecnica necessria execuo do servio de tratamento supercial triplo com CAP. A capacidade do tanque de 6000 l, o consumo do caminho de 3 l/m2, o fator de ecincia de 0,50, a distncia percorrida no trecho de 10 km e o tempo total de ciclo de 300 min. A produo horria do equipamento de:

II. Base de um pavimento, sobre a qual se constri um revestimento, a camada destinada a resistir aos esforos verticais oriundos dos veculos, distribuindo tais esforos sobre o terreno. III. Sub-base a denominao dada ao terreno de fundao de um pavimento ou revestimento. IV. Subleito a camada corretiva da sub-base, ou complementar base, que utilizada quando, por qualquer circunstncia, no aconselhvel construir o pavimento diretamente sobre a base. correto o que se arma em a) I, III e IV. b) I, II e III. c) I e II. d) III e IV. e) II e III. 24- Ao se fazer o levantamento das reas contribuintes de pistas, taludes e terrenos lindeiros, facilmente obtm-se a vazo de projeto, para pequenos trechos da rodovia. Para se obter a vazo de projeto, ao se dimensionar os dispositivos de conduo longitudinal da drenagem, utiliza-se: a) frmula de Bazin. b) frmula de Manning. c) mtodo do hidrograma unitrio. d) mtodo racional. e) frmula de Izzard.

a) b) c) d) e)
Cargo: Analista em Infraestrutura de Transportes - DNIT-2012/2013 8

100 m2/h. 180 m2/h. 200 m2/h. 300 m2/h. 330 m2/h.
rea de Especializao: Engenharia Civil - Prova 2

28- A utilizao de equipamentos em canteiros de obras e as atividades de construo devem ser realizadas de forma ecientes e seguras, obedecendo s normas vigentes relativas segurana do trabalho. Com relao a esse assunto, julgue os seguintes itens. I. Os elevadores de caamba devem ser utilizados somente para transporte de operrios da obra.

II. No caso da utilizao de bate-estacas para a execuo das fundaes da obra, quando este no estiver em operao, o pilo deve permanecer em repouso a uma altura de pelo menos 4 m acima do nvel do terreno. III. Os acessos verticais ao andaime de fachada devem ser feitos em escada incorporada sua prpria estrutura ou por meio de torre de acesso. IV. A instalao de proteo contra queda de trabalhadores e projeo de materiais ao longo da periferia da edicao s deve ser realizada a partir do incio dos servios necessrios concretagem da 4. laje da edicao. V. No que se refere a equipamentos de proteo individual, a utilizao do cinto de segurana do tipo paraquedista s obrigatria em atividades a mais de 4 m de altura do piso, nas quais haja risco de queda do trabalhador. incorreto o que se arma em a) III. b) I, II, IV e V. c) III, IV e V. d) I e III. e) II, III, IV e V.

29- A sinalizao permanente, composta em especial por sinais em placas e painis, marcas virias e dispositivos auxiliares, constitui-se num sistema de dispositivos xos de controle de trfego que, ao serem implantados nas rodovias , ordenam, advertem e orientam os seus usurios. De modo geral, a sinalizao deve conquistar a ateno e a conana do usurio, permitindo-lhe ainda um tempo de reao adequado. A conquista deste objetivo se d pelo uso de sinais e marcas em dimenses e locais apropriados, e a escolha das dimenses e locais adequados depende, por sua vez, de um conjunto de fatores que compem o ambiente rodovirio. Com relao a esse assunto, assinale a opo incorreta. a) A sinalizao horizontal representa o conjunto de dispositivos, smbolos e legendas aplicados sobre o revestimento de uma rodovia, obedecendo a um projeto especco desenvolvido para atender s condies de segurana e conforto do usurio. b) As marcaes de faixas longitudinais nas rodovias so do tipo contnua e descontnua, nas cores branca ou amarela, sendo executadas nas bordas e no eixo do pavimento, de acordo com o projeto de sinalizao. c) As tintas destinadas pintura de sinalizao horizontal devem possuir propriedades que permitam uma elevada resistncia ao desgaste por abraso pela incidncia do trfego, invariabilidade na sua cor, e elevada reetividade quando da incidncia da luz dos veculos. d) A sinalizao vertical constituda por dispositivos montados sobre suportes, no plano vertical, xos ou mveis, por meio dos quais so apresentadas mensagens de carter permanente e, eventualmente variveis, atravs de legendas ou smbolos, com o propsito de regulamentar, advertir ou indicar o uso das vias pelos veculos e pedestres, da forma mais segura e eciente, visando ao conforto e segurana do usurio, e melhor uxo do trfego. e) Os balizadores so dispositivos de sinalizao horizontal, utilizados para delinear os bordos dos acostamentos e obstrues existentes.

TODOS OS DIREITOS RESERVADOS. vedada a reproduo total ou parcial desta prova, por qualquer meio ou processo. A violao de direitos autorais punvel como crime, com pena de priso e multa (art. 184 e pargrafos do Cdigo Penal), conjuntamente com busca e apreenso e indenizaes diversas (arts. 101 a 110 da Lei n 9.610, de 19/02/98 Lei dos Direitos Autorais).

Cargo: Analista em Infraestrutura de Transportes - DNIT-2012/2013

rea de Especializao: Engenharia Civil - Prova 2

30- O controle da poluio sonora tem como objetivo garantir o bem-estar da populao residente prxima aos trechos em obras e evitar reclamaes que possam vir a ocasionar embargos, mesmo que temporrios. Sobre o assunto julgue os itens subsequentes. I. Deve-se evitar a operao de mquinas e equipamentos em horrios de repouso, junto s reas habitadas.

33- No faz parte das atribuies da Fiscalizao a atividade de a) conferir a delidade da planta do levantamento planialtimtrico com o terreno, reavivando, se possvel, os marcos usados no levantamento inicial. b) durante a execuo do movimento de terra, vericar visualmente se as principais caractersticas do solo local conrmam as indicaes contidas nas sondagens. c) controlar a execuo dos aterros, vericando a espessura das camadas, programando a realizao dos ensaios necessrios ao controle de suas qualidades. d) cadastrar redes de guas pluviais, esgotos e linhas eltricas existentes na obra. e) determinar previamente, em conjunto com a contratada, os locais de bota-fora e emprstimo do material terraplenado, quando estes locais no forem denidos em projeto.

II. Realizar manuteno peridica de equipamentos e mquinas visando a baixos nveis de rudo. III. Providenciar a divulgao do evento nos meios de comunicao locais, bem como comunicar Polcia Rodoviria e, antecedendo o evento, utilizar sinal sonoro para as intervenes com utilizao de explosivos que devero ocorrer em horrios pr-estipulados. IV. Divulgar nos meios de comunicao e/ou ao longo das obras, por meio de placas, nmeros de telefones para que a populao possa registrar queixas de poluio sonora. V. As medidas de controle de rudos ecazes sero implementadas quando houver reclamaes. incorreto o que se arma em a) I. b) II. c) III e V. d) IV e V. e) V. 31- A Fiscalizao dever exigir relatrios dirios de execuo dos servios e obras - Dirio de Obra, com pginas numeradas em 3(trs) vias, sendo 2(duas) destacveis. O dirio de obras deve conter o registro de a) fatos normais do andamento dos servios. b) autorizaes para modicaes do prazo contratual. c) condies climticas. d) servios em andamento. e) efetivo de pessoal.

TODOS OS DIREITOS RESERVADOS. vedada a reproduo total ou parcial desta prova, por qualquer meio ou processo. A violao de direitos autorais punvel como crime, com pena de priso e multa (art. 184 e pargrafos do Cdigo Penal), conjuntamente com busca e apreenso e indenizaes diversas (arts. 101 a 110 da Lei n 9.610, de 19/02/98 Lei dos Direitos Autorais).

32- A gura abaixo representa um tipo de fundao supercial denominada: a) sapata corrida. b) radier. c) sapata distorcida. d) sapata associada e) viga alavanca.

Cargo: Analista em Infraestrutura de Transportes - DNIT-2012/2013

10

rea de Especializao: Engenharia Civil - Prova 2

As informaes a seguir referem-se s questes 34, 35 e 36: Em novembro de 2012, o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) lanou um sistema que permite acompanhar a execuo fsica e nanceira das obras rodovirias pela internet - O Boletim Eletrnico de Medio (BEM). O sistema permite escolher o estado, a rodovia e o trecho em obras, disponibilizando os dados do contratos e as medies realizadas. Ao selecionar uma medio possvel acompanhar o desenvolvimento da obra.

Medio: 25 Perodo Lquido: 01/10/2012 31/10/2012


Fsico Servio Descrio Unididade kg kg m
3

Folha: 3/7
Quantidade de Projeto 133,000 46.482,000 4.700,000 418,000 1.572,000 Quantidade desta Medio 0,000 0,000 0,000 0,000 0,000 Quantidade de Medio Acumulada 132,260 46.082,000 4.425,436 400,270 1.510,466 Financeiro Valor Total de Valor desta Projeto (R$) Medio (R$) 1.258,18 460.171,80 249.617,00 209.326,04 87.230,28 1.007.603,30 T T m m3 Unid. T 78,000 5,000 136,000 23,000 21,000 5,000 75,000 4,500 0,000 0,000 0,000 4,500 75,000 4,500 135,600 22,274 21,000 4,500 99,77 421,51 355,39 526,4 14,6 1.262,70 7.782,06 2.107,55 48.333,04 12.107,20 306,60 6.313,50 76.949,95 kg m3 m2 0,000 0,000 0,000 0,000 0,000 0,00 7.482,75 1.896,80 0,00 0,00 0,00 5.682,15 15.061,70 Valor de Medio Acumulada (R$) 1.251,18 456.211,80 235.034,91 200.447,21 83.815,76 976.760,85 7.482,75 1.896,80 48.190,88 11.725,03 306,60 5.682,15 75.284,21

Valor Unitrio (R$) 9,46 9,90 53,11 500,78 55,49

9.2 O A E / PONTE SOBRE O RIO CALIND / SUPERESTRUTURA 300.814 FORN. PREP E COLO FORMAS AO CA-25 300.818 FORN. PREP E COLO FORMAS AO CA-50 311.901 ESCORAMENTO COM MADEIRA DE OAE 332.029 CONCRETO ESTRUTURAL FCK=30MPA 337.102 FORMA DE PLACA COMPENSADA PLASTIFICADA SUBTOTAL 9.3 O A E / PONTE SOBRE O RIO CALIND / ACABAMENTOS 110.334 CONCRETO ASFLTICO 220.256 TRANSP.COMERCIAL ASF.CAP 50/70 240.016 BARREIRA DE SEG. SIMPLES TIPO NEW JERSEY 332.030 CONCRETO ESTRUTURAL FCK=35MPA 399.102 DRENO DE PVC D=100MM 2.006.150 AQUISIO CAP 50/70 SUBTOTAL 9.4 O A E / PONTE SOBRE O RIO CALIND / PLACA DE TRANSIO 300.818 FORN. PREP E COLOC. FORMAS AO CA-50 332.027 CONCRETO ESTRUTURAL FCK=25MPA 337.000 FORMA COMUM DE MADEIRA SUBTOTAL 9.6 O A E/PONTE SOBRE O RIO CALIND / SINALIZAO VERTICAL 110.335 MARCADOR DE ALINHAMENTO 0,30 X 0,90 m SUBTOTAL

m3 m2

3.170,000 25,000 21,000

0,000 0,000 0,000

3.170,000 24,399 18,200

9,90 431,67 59,66

31.383,00 10.791,75 1.252,86 43.427,61

0,000 0,000 0,000 0,000

31.383,00 10.532,32 1.085,81 43.001,13

m2

1,000

0,000

0,000

352,940

352,94 352,94

0,000 0,000

0,00 0,00

34- De acordo com os dados apresentados, assinale a opo correta. a) As quantidades previstas para os servios 110.334 e 300.818, folha 3/7, foram superiores s quantidades medidas. b) O Boletim de Medio apresentado refere-se a 10 Medio da Obra da BR-135/MG. c) No boletim de medio de Outubro/2012, folha 3/7, foram medidos os servios referentes aos itens 9.2, 9.3, 9.4 e 9.6. d) Na medio atual, apresentada na gura, a quantidade medida para o item concreto estrutural fck=25 MPa foi de 24,399 m3. e) Os servios de superestrutura da ponte sobre o Rio Calind foram concludos anteriormente ao ms de setembro.
Cargo: Analista em Infraestrutura de Transportes - DNIT 2012/2013 11 rea de Especializao: Engenharia Civil - Prova 2

35- Considere que a empresa J. Malucelli entregou sua proposta de preos em julho de 2010, solicitando reajustes em agosto de 2011 e setembro de 2012. Para o reajuste de preos do item 9.2 Ponte sobre o Rio Calind / Superestrutura, os ndices de reajuste de preos (I0 e I1) a ser considerado para o clculo do reajustamento em 2012 ser de
NDICES DE REAJUSTAMENTO DE OBRAS RODOVIRIAS (BASE: Dezem bro/2000=100) E IGP-DI (BASE: Agosto/94=100) MS Janeiro Fevereiro Maro Abril Maio Junho Julho Agosto Setembro Outubro Novembro Dezembro 2011 TERRAPLENAGEM 203,313 203,917 204,429 204,707 206,006 206,259 207,198 207,357 209,015 209,305 210,02 210,396 2012 210,842 209,92 210,652 212,003 213,826 215,243 217,293 218,524 219,02 219,664 220,31 2011 OBRAS DE ARTES ESPECIAIS 212,17 212,445 213,272 213,866 215,47 216,904 217,872 217,473 218,788 219,061 219,853 219,9 2012 220,274 220,498 220,701 222,009 224,117 224,89 227,909 229,137 229,545 229,767 230,041 2011 PAVIMENTAO 231,428 232,889 234,004 234,561 235,167 235,222 236,103 235,835 236,548 236,869 234,059 234,299 2012 234,932 234,368 234,656 235,031 235,184 234,842 239,489 242,261 242,769 242,636 243,418

Fonte: Fundao Getlio Vargas

a) I0 = 207,357 e I1 = 219,02. b) I0 = 217,473 e I1 = 229,545. c) I0 = 207,198 e I1 = 217,293. d) I0 = 217,872 e I1 = 227,909. e) I0 = 217,473 e I1 = 227,137. 36- Considerando o Boletim de Medio apresentado e a Composio de Custo Unitrio para o servio Concreto Asfltico abaixo, assinale a opo correta.
DNIT - Sistema de Custos Rodovirios Composio de Custo Unitrio de Referncia
Construo Rodoviria Atividade/ Servio: Produo da Equipe: A - Equipamento E102 E105 E107 E149 E404 Rolo Compactador - Tanden vibrat. autoprop. 10,9 t (112 kW) Rolo Compactador - de pneus autoprop. 21 t (97 kW) Vassoura Mecnica Vibro-acabadora de Asfalto - sobre esteiras (74 kW) Caminho Basculante - 10 m3 - 15 t (170 kW) Concreto Asfltico - CBUQ 75,000 t Quantidade 1,00 1,00 1,00 1,00 1,53 Quantidade 1,00 8,00 Quantidade 1,00 Quantidade 0,06 0,028 Quantidade 0,242 0,6705 1 Unidade t Unidade t/t t/t Unidade t/t t/t t/t Utilizao Operativa Improd 0,56 0,44 0,58 0,42 0,24 0,76 0,81 0,19 1,00 0,00

SICRO2

B - Mo-de-Obra T511 T701 Encarreg. de pavimentao Servente

D - Atividades 1A0139002 Usinagem de CBUQ E - Transporte de Materiais M101 M905 Cimento asfltico CAP-20 Filler

F - Transporte de Materiais Produzidos 1A0117001 Areia extrada com equipamento tipo "drag-line" 1A0120001 Brita produzida em central de britagem de 80 m3/h 1A0139002 Usinagem de CBUQ OBS: Especificao de Servio: DNER-ES-313 Observaes:

As quantidades indicadas nos itens de transporte de materiais referem-se ao consumo de materiais a serem transportados, por unidade de servio.

a) Quem determina a produo da equipe mecnica desse servio a vassoura mecnica. b) Sabendo que a quantidade de cimento asfltico a ser transportado por tonelada de CBUQ produzida de 0,06 t/t, o valor correto a ser medido no boletim para o item 220.256 seria de 4,666 t. c) Para transportar as 75 t de CBUQ medidos no boletim, so necessrias 14,75 horas de caminho basculante. d) Para a produo de 1 tonelada de CBUQ, o Rolo Tandem permanece mais de 50% do seu tempo improdutivo. e) Para a quantidade medida de CBUQ, foram necessrias mais de 15 t de areia.
Cargo: Analista em Infraestrutura de Transportes - DNIT 2012/2013 12 rea de Especializao: Engenharia Civil - Prova 2

37- Em um edital de licitao do DNIT, foram exigidos os seguintes documentos: I. Registro ou inscrio da empresa e do responsvel tcnico no Conselho Regional de Engenharia, Arquitetura e Agronomia - CREA com jurisdio sobre o domiclio da sede do proponente. Se o proponente for de outro Estado, para participar da licitao dever obter o necessrio visto do CREA/SC.

39- A dragagem uma operao que visa aprofundar portos e vias navegveis removendo parte do fundo do mar ou do leito dos rios e canais. Geralmente junto draga operam uma chata e um rebocador, para recolhimento e descarte do material extrado. Para dragagem de areia na cimentada, no seria recomendado a utilizao de: a) escavadeira hidrulica sobre utuante. b) guindaste Clamshell. c) draga com suco e recalque. d) draga alcatruzes. e) draga dipper. 40- Em relao s embarcaes uviais, assinale a opo correta. a) A boca a distncia entre as verticais tangentes aos extremos de bombordo e boroeste da seo mestra. b) O calado corresponde distncia entre a altura da quilha e o convs principal. c) Pontal a distncia entre os extremos de proa e popa. d) Porte bruto o peso do volume de gua deslocado pela embarcao. e) Squat a diferena entre os calados a Vante e a R. 41- Com relao ao projeto de hidrovias, deve-se garantir a navegao livre e segura das embarcaes tipo adotadas. Denidas essas embarcaes, a hidrovia deve ser dimensionada, atendendo a diretrizes bsicas. Com relao s diretrizes, analise as armativas a seguir. I. A largura mnima em trechos retilneos para permitir o cruzamento seguro e sem reduo de velocidades de embarcaes de 4,4 vezes a boca da embarcao tipo.

II. Balano patrimonial e demonstraes do resultado do exerccio dos ltimos 5(cinco) anos, j exigveis e apresentados na forma de lei, que comprovem a boa situao nanceira da empresa, vedada a sua substituio por balancetes ou balanos provisrios, podendo ser atualizados, quando encerrados h mais de 3 (trs) meses da data de apresentao da proposta. III. Certido Negativa de Falncia ou Concordata, referente aos ltimos dois anos, expedida pelo(s) Distribuidor(es) da Justia do domiclio da sede da empresa em data no anterior a 90 (noventa) dias da data limite da entrega das propostas. Das exigncias editalcias relacionadas acima, estaria em conformidade com a Lei n. 8.666/93 apenas o que se solicita em a) I. b) II. c) III. d) I e II. e) II e III. 38- A gura abaixo representa uma embarcao uvial denominada

II. A rea hidrulica do canal deve ser superior a 5 vezes a rea da seo mestra da embarcao tipo. III. Para que no haja restrio de velocidade nas curvas, o raio mnimo de curvatura deve ser de 5 vezes o comprimento da embarcao tipo. correto o que se arma em a) I. b) II. c) III. d) I e II. e) II e III. a) chata. b) empurrador. c) comboio. d) utuador. e) catamar.
TODOS OS DIREITOS RESERVADOS. vedada a reproduo total ou parcial desta prova, por qualquer meio ou processo. A violao de direitos autorais punvel como crime, com pena de priso e multa (art. 184 e pargrafos do Cdigo Penal), conjuntamente com busca e apreenso e indenizaes diversas (arts. 101 a 110 da Lei n 9.610, de 19/02/98 Lei dos Direitos Autorais).

Cargo: Analista em Infraestrutura de Transportes - DNIT-2012/2013

13

rea de Especializao: Engenharia Civil - Prova 2

42- Anualmente, em face da dinmica uvial, os canais de navegao tm que ser redenidos e, por conseguinte, rebalizados e re-sinalizados. A gura abaixo apresenta a sinalizao de uma hidrovia de acordo com o Sistema de Balizamento Martimo Regio B da IALA. Assinale a opo que dene corretamente a simbologia de sinalizao utilizada.

5 4

2 1

a) 1 Boia de luz indicativa de guas seguras. b) 2 Boia de sinal cardinal leste. c) 3 Baliza sinalizando canal preferencial a bombordo. d) 4 Boia sinalizando entrada a boroeste. e) 5 Boia de luz de sinal cardinal oeste. 43- Lastro de ferrovia um corpo granular, com distribuio granulomtrica conveniente, sobre o qual se assentam os dormentes que, por sua vez, suportam os trilhos (Figura 1). Neste uso, os agregados exercem diversas funes. De acordo com as funes abaixo, assinale o item incorreto.

Figura 1 Seo de uma via frrea

a) Dicultar o crescimento de vegetao daninha nas vias. b) Preencher os vazios entre os dormentes, evitando seu deslocamento quando da passagem das composies. c) Assegurar uma boa drenagem, evitando que os dormentes se instabilizem, caso o lastro que saturado em gua. d) Impedir a subida de lama da plataforma, quando esta eventualmente se saturar. e) Apresentar forma adequada das partculas, alta tenacidade, alta resistncia ao desgaste, alta resistncia compresso e apresentar minerais inalterveis.
Cargo: Analista em Infraestrutura de Transportes - DNIT 2012/2013 14 rea de Especializao: Engenharia Civil - Prova 2

44- Os dormentes um dos principais elementos das vias frreas, com as seguintes funes: suportar os trilhos, manter o eixo da via constante e transmitir ao lastro as aes verticais e horizontais dos eixos dos veculos ferrovirios. Com relao a este assunto, assinale o item incorreto. a) Os dormentes so estruturas submetidas a esforos dinmicos repetitivos, os dormentes devem apresentar resilincia compatvel com as solicitaes. Por isso, so, muitas vezes, empregadas bras na composio do concreto. b) Os dormentes devem apresentar faces com superfcie retangular e limpa, apoio para trilhos plano e liso. No permitido nenhum tipo de acabamento para dissimular defeitos. c) Os dormentes de concreto devem possuir cobrimento mnimo de 20 mm na base e 30 mm nas demais faces, e o concreto deve apresentar resistncia caracterstica mnima de 40 MPa.

46- Com relao ao modal de transporte rodovirio de carga no Brasil, analise as assertivas com V para as verdadeiras e com F as falsas. ( ) Possui maior representatividade entre as modais. ( ) Alto custo de implantao. ( ) Alta capacidade de carga sem limitao de volume e peso. ( ) Adequado para curtas e mdias distncias. Assinale a opo que apresenta a sequncia correta de letras. a) F F V - V. b) V F F - V. c) V F V - F. d) V V - F - F. e) F V- F - V. 47- O Ministrio dos Transportes nos prximos 20 anos tem como meta modicar a matriz modal de transportes. Julgue os itens subsequentes. I. Priorizar investimentos no setor ferrovirio e hidrovirio, oferecendo melhor qualidade ambiental, menor consumo de petrleo e menor poluio atmosfrica.

d) Os dormentes de madeira se deterioram pelo tempo de uso e pelo clima, devendo, portanto, ser tratados e recuperados. Este tratamento realizado em estaes de tratamento de dormentes com o uso de herbicidas. e) A escolha do material a ser utilizado para estes ns depende de um estudo da anlise de viabilidade econmica, que considere, entre outros fatores, o custo de fabricao, o preo de colocao, substituio e a manuteno e o valor residual. 45- O incio das atividades de preservao de madeira no Brasil teve como base o tratamento de dormentes pela indstria ferroviria e dos postes para redes de distribuio de energia eltrica. A seleo adequada do preservante a ser utilizado e a escolha do mtodo de aplicao so condies fundamentais para conferir uma boa proteo e exigem o conhecimento das condies de agressividade biolgica a que a madeira est sujeita quando empregada, alm de sua permeabilidade e resistncia natural. O produto utilizado na preservao da madeira deve apresentar diversas caractersticas apresentadas abaixo. Com relao a essas caractersticas, assinale a opo incorreta. a) Ser txico aos organismos como fungos e insetos. b) No ser de utilizao perigosa no momento do tratamento. c) Resistir a perdas por evaporao e/ou lixiviao. d) No alterar as propriedades fsicas e mecnicas da madeira. e) Apresentar custos razoveis a m de assegurar a competitividade da madeira preservada em relao a outros materiais.

II. Priorizar investimentos no setor rodovirio, pois j temos uma malha rodoviria que atende todas as necessidades do transporte no Pas. III. Priorizar investimentos no setor aerovirio, pois pode-se atender todas as necessidades com maior rapidez e segurana. correto o que se arma em a) I b) II c) III d) I e II e) II e III 48- Estudos para implantao de trens de alta velocidade incorporam regies de elevada densidade demogrca. Os trechos que esto sendo analisados so: I. Campinas/SP Belo Horizonte/MG.

II. So Paulo/SP Belo Horizonte/MG. III. So Paulo/SP Curitiba/PR. IV. Campinas/SP Tringulo Mineiro. V. Campinas/SP Curitiba/PR. incorreto o que se arma em a) I e II b) II e III c) III e IV d) II e IV e) II e IV

Cargo: Analista em Infraestrutura de Transportes - DNIT-2012/2013

15

rea de Especializao: Engenharia Civil - Prova 2

49- Vetores logsticos representam uma nova forma de organizao espacial do Pas. Dessa organizao resultaram sete agrupamentos. Com relao a esse assunto, de acordo com o PNLT (Plano Nacional de Logstica e Sistemas de Transportes), assinale a sequncia correta. a) Amaznico, centro-oeste, nordeste-sententrional, leste, centro-sudeste, oeste e norte-sul. b) Nordeste-sententrional, centro-sul, centro-sudeste, sul, norte-sul, centro-norte e amaznico. c) Amaznico, centro-norte, nordeste-sententrional, nordeste-meridional, leste, centro-sudeste e sul. d) Amaznico, nordeste, centro-oeste, centro-sul, sudeste, nordeste-meridional e norte-sul. e) Nordeste, centro-sul, centro-oeste, sul, norte-sul, centro-norte e amaznico. 50- O Plano Nacional de Logstica e Sistemas de Transportes (PNLT) do Ministrio do Transporte tem como meta enquadrar e validar os projetos em vetores logsticos estruturantes do desenvolvimento social e econmico do Pas, considerando os seguintes objetivos, julgue os itens abaixo. I. Aumento da consolidadas. ecincia produtiva em reas

II. Induo ao desenvolvimento de reas. III. Reduo de desigualdades regionais. IV. Interao regional sul-americana. correto o que se arma em a) I, II, III e IV. b) I, III e IV. c) II, III e IV. d) I e II. e) II e III.

TODOS OS DIREITOS RESERVADOS. vedada a reproduo total ou parcial desta prova, por qualquer meio ou processo. A violao de direitos autorais punvel como crime, com pena de priso e multa (art. 184 e pargrafos do Cdigo Penal), conjuntamente com busca e apreenso e indenizaes diversas (arts. 101 a 110 da Lei n 9.610, de 19/02/98 Lei dos Direitos Autorais).

Cargo: Analista em Infraestrutura de Transportes - DNIT-2012/2013

16

rea de Especializao: Engenharia Civil - Prova 2

Potrebbero piacerti anche