Sei sulla pagina 1di 4

Ensaio de trao temperatura ambiente NBR 6152

Tendo em vista que a trao uma das propriedades mais importantes da construo civil, a Norma especifica o mtodo de ensaio de trao em materiais metlicos e define as propriedades mecnicas que podem ser determinadas temperatura ambiente. O ensaio deve ser realizado entre 10C e 35C, salvo se especificado fora desses limites. Ensaios sob condies controladas podem ser executados temperatura de 23C 5C. A menos que esteja especificado na norma do produto, a velocidade do ensaio deve estar em conformidade com as condies que dependem da natureza do material, pois se o produto tem mdulo de elasticidade (E)< 150.000 N/mm deve ter velocidade de tensionamento entre 2 e 10 (N/mm . S-), j se o (E) do material >150.000 N/mm, a velocidade varia de 6 a 30 (N/mm . S-). O corpo de prova , usualmente, obtido pela usinagem de uma amostra do produto ou obtida por forjamento ou fundio. Entretanto, produtos de seo constante (barras, fios, etc.) e tambm corpos de prova fundidos (ferro fundido malevel, ferro fundido branco, ligas no ferrosas) podem ser ensaiados sem serem usinados. O comprimento de medida original do corpo de prova no deve ser menor que 20mm. A seo transversal do corpo de prova pode ser circular, quadrada, retangular, anelar, ou em casos especiais, de alguma outra forma. As extremidades do corpo de prova usinado podem ser de qualquer forma, desde que sejam compatveis com os dispositivos de fixao da mquina de ensaio. O eixo do corpo de prova deve coincidir ou ser paralelo ao eixo de aplicao de fora. As extremidades do comprimento de medida original devem ser levemente marcadas com traos ou linhas, mas no com riscos que possam resultar em uma ruptura prematura. Se o corpo de prova consistir de uma parte no usinada do produto ou de uma barra, o comprimento livre entre os dispositivos de fixao da mquina de ensaio deve ser suficiente para que as marcas de referncia fiquem a uma distncia razovel desses dispositivos. O ensaio consiste em solicitar o corpo de prova com esforos de trao, geralmente at a ruptura, com o propsito de se determinar o limite de escoamento, o alongamento e a estrico. Preparado, o corpo de prova levado a uma mquina de ensaios que permita trao axial, com aplicao dos esforos progressivos e sem golpes ( a velocidade recomendada de 1kg/mms). Essa mquina deve ter dispositivos que permitam a medida dos esforos, comando e regulagem. No corpo de prova colocado extensmetro que permita a leitura de deformao.

Quando se submete uma barra trao axial, aparecem tenses internas. A tenso de trao obtida dividindo-se a fora aplicada pela rea inicial da seo transversal. Essa tenso determina aumento do comprimento da barra: a deformao. Chama-se alongamento expresso: , onde L a base de medida marcada no corpo de prova antes do ensaio e L, a distncia entre essas marcas, aps a ruptura e uma vez reajustadas as duas partes da barra rompida da melhor maneira possvel. Essa medio vlida, em princpio, somente se a distncia entre a ruptura e a marca mais prxima no for menor que 1/3 do comprimento de medida original (L). O alongamento determina, no corpo de prova, uma reduo da seo varivel ao longo do comprimento. A seo que sofre maior reduo ser tambm a que ter maior tenso, o que determinar ainda maior diminuio da seo naquele local. Formar-se- uma estrico e a zona de menor rea chamada de seo estricta.

A densidade da estrico dada em porcentagem, por: , onde S a seo inicial do corpo de prova e S, a rea da seo estricta. Levando-se a um sistema de coordenadas as tenses e as deformaes, tem-se o diagrama tenso-deformao, no qual observa-se que h um perodo inicial em que as deformaes so diretamente proporcionais s tenses; o perodo elstico.

Aumentando a tenso, chega-se a um valor de mdulo de elasticidade (e) em que comea a haver grandes deformaes, mesmo que a carga estacione ou at diminua. O valor e chama-se limite de scoamento. Neste perodo as deformaes se tornam permanentes, o que no ocorria no perodo anterior. Segue-se um revigoramento; a linha torna-se uniforme, mas curva. Neste trecho alcana-se a tenso t mais alta do ensaio: o limite de resistncia.No grfico ela parece diminuir porque no levada em conta a estrico. Finalmente o metal rompe; a tenso de ruptura, que tem pequeno valor prtico, porque normalmente inferior tenso mxima. Bibliografia: 1. Materiais de construo 2. Bauer, L.A. Falco.- 2 ed. Rio de janeiro: LTC 2. NBR 6152/2002 materiais metlicos Ensaio de trao temperatura ambiente

barra vai diminuindo o dimetro na regio centralque foi previamente demarcada, entrando assim no regime elstico de deformao, ou seja deformao reversvel do materal, com o aumento da carga ela entra na deformao plstica at romper, devido a estrico sofrida durante o ensaio

Potrebbero piacerti anche