Sei sulla pagina 1di 10

Anlise fatorial de personalidade

Anlise da estrutura fatorial do Inventrio Fatorial de Personalidade IFP


Robson Medeiros de Arajo*
RESUMO - Inventrios psicolgicos so usados para avaliar aspectos psicolgicos dos indivduos, bem como para testar teorias sobre a personalidade em geral. O Inventrio Fatorial de Personalidade (IFP) uma adaptao de uma verso modificada do Edwards Personal Preference Schedule (EPPS), desenvolvido por Allen L. Edwards em 1953 e 1959, com a finalidade de medir 15 dimenses da personalidade. O desenvolvimento dos itens, representativos dos 15 fatores do EPPS, seguiu a Teoria da Personologia de Murray (1938). De acordo com Murray, as pessoas possuem vrias necessidades, que funcionam como elementos em processos motivacionais, e mediam seus atos e comportamentos ao longo de toda a vida. O objetivo deste trabalho foi de testar, atravs da anlise dos componentes principais e da anlise fatorial, a estabilidade das 15 dimenses gerais do IFP e a natureza dimensional especfica de cada um desses 15 fatores, quando considerados isoladamente. A amostra final obtidos atravs de um processo de seleo psicolgica (Amostra 3.806 sujeitos). Anlises fatoriais confirmatrias foram feitas para cada um dos 15 fatores obtidos originalmente por Pasquali (1997). Estes ltimos resultados reproduziram a estrutura fatorial geral do IFP, mas tambm sugeriram a possvel presena de fatores de segunda ordem, compostos por diferentes itens oriundos de uma mesma dimenso. Palavras-chave: anlise fatorial, validade de construto, personalidade.

Psicologia

Factorial structure analysis of the Factorial Inventory of Personality FIP


ABSTRACT - Psychological inventories are used to evaluate the psychological aspects of individuals as well as to test theories about the personality in general. The Factorial Inventory of Personality (Inventrio Fatorial de Personalidade IFP), is an adaptation of a modified version of the Edwards Personal Preference
* Mestre em Psicologia pela Universidade de Braslia. Consultor em Mtodos de Avaliao Educacional e Psicolgica. Professor do Centro Universitrio de Braslia. E-mail: robson.araujo@uniceub.br. Este artigo parte da Dissertao de Mestrado do autor defendida em 1999, sob orientao do Dr. Luiz Pasquali (UnB).

Univ. Ci. Sade, Braslia, v. 2, n. 1, p. 1-151, jan./jun. 2004

Robson M. de Arajo Schedule (EPPS), developed by Allen L. Edwards in 1953 and 1959, measuring 15 dimensions of personality. The development of the items underlying the 15 factors of the EPPS, followed the Theory of Personology of Murray (1938). According to Murray, people have several needs acting as elements in motivational processes, and mediating their behaviors or acts throughout their lives. The goal of this work was to test, through principal components analysis and factor analysis, the reliability of the general 15 dimensions of the Brazilian factorial structure of the IFP, and the dimensional nature of these same factors, when considered one at a time. The data for the final sample came from psychological evaluations of candidates to professional positions (Sample 3.806 subjects). Confirmatory factor analyses were then carried out for each of the 15 original factors obtained previously by Pasquali (1997). These later results supported the general factorial structure but suggested the possibility of the presence of second order factors made up by different items from the same dimension. Key words: factor analysis, construct validity, personality.

O uso de testes objetivos de personalidade para a avaliao psicolgica vem crescendo nos ltimos anos devido s mudanas nas leis sobre avaliao psicolgica em concursos para cargos pblicos, por exemplo. No Brasil ainda h uma escassez de trabalhos empricos que investiguem a validade dos instrumentos de medidas psicolgicas para a populao brasileira. A maioria dos testes de personalidade utilizados no pas, ou foram apenas traduzidos e utilizam as normas originais, ou foram adaptados com pequenas amostras limitadas a sub-regies. No campo da Psicologia da Personalidade, tem-se discutido muito sobre as teorias de personalidade e sua aplicabilidade. A literatura traz trabalhos que discutem a estabilidade da personalidade e a predio de comportamento, onde vem sendo discutida criticamente a pelo menos trs dcadas. Alm de Mischel, que certamente foi um dos mais influentes pesquisadores dessa rea com seu livro Personality and Assessment (1968), pode-se citar os trabalhos de Hunt (1965), Peterson (1968) e Vernon (1964). Apesar disso, as teorias no cessaram de evoluir. Os estudos de Murray sobre personalidade, por exemplo, permitiram a operacionalizao de seus conceitos e a criao de um instrumento de personalidade: o EPPS (Edwards Personal Preference Schedule), desenvolvido por Allen L. Edwards em 1953 e revisto em 1959. O objetivo principal deste trabalho contribuir para o desenvolvimento do Inventrio Fatorial de Personalidade IFP atravs da anlise de sua estrutura fatorial.
2

Univ. Ci. Sade, Braslia, v. 2, n. 1, p. 1-151, jan./jun. 2004

Anlise fatorial de personalidade

A Personologia de Murray
De acordo com Hall & Lindzey (1972), Henry A. Murray, em 1938, rotula a sua recm criada teoria de personologia por considerar que um segmento do comportamento no pode ser compreendido separadamente do dinamismo pessoal. Para Murray, o passado ou a histria do indivduo, o seu presente e o meio so igualmente importantes como determinantes da personalidade. Alm disso, ele elaborou um esquema de conceitos motivacionais que foi amplamente usado pelos estudiosos de personalidade. Sua teoria tambm d nfase aos aspectos fisiolgicos associados aos processos psicolgicos, ainda que sua concepo da estrutura da personalidade tenha sido profundamente influenciada pela teoria psicanaltica embora se distancie bastante da concepo ortodoxa de Freud. A definio da personalidade para Murray teve vrias investidas em diferentes pocas, mas as citaes abaixo tm os seus principais elementos: O termo personalidade foi reservado para a estrutura hipottica da mente, cujos consistentes processos e estruturaes se manifestam rapidamente (juntamente com novos elementos) nas condutas internas e externas que constituem a vida de uma pessoa. A personalidade no , pois, uma srie de fatos biogrficos, mas algo mais amplo e permanente, deduzido dos acontecimentos (Murray & Kluckhohn, 1953). A personalidade o rgo que governa o corpo, uma instituio que, do nascimento morte, incessantemente se envolve em operaes funcionais transformadoras (Murray, 1951a) De uma maneira geral, as contribuies de Murray teoria psicolgica so mais importantes no que diz respeito representao de algumas atividades bsicas do homem, tais como: esforo, busca, aspirao, desejo, vontade. Pois, sua teoria possui uma nfase nos aspectos mais motivacionais, devido sua convico de que o estudo das tendncias humanas a chave da compreenso do comportamento. ... o mais importante a descobrir no indivduo a direcionalidade de suas atividades, sejam mentais, verbais ou fsicas (Murray, 1951b). Com a definio geral e o critrio para compreender e classificar as necessidades, Murray organizou uma lista de 20 necessidades, aps intensivo estudo de um pequeno grupo. Essas variveis foram apresentadas pela primeira vez no livro Explorations in Personality (1938).

Univ. Ci. Sade, Braslia, v. 2, n. 1, p. 1-151, jan./jun. 2004

Robson M. de Arajo

Tabela 1. Lista das necessidades da Personologia de Murray (adaptado de Hall & Lindzey, 1972).
N e ce s s idade Humilhao*(ou denegao) Realizao*(ou persistncia) Afiliao* Agreo* Autonomia* Contra- reao*(ou desempenho) Defesa Deferncia* Domnio*(ou dominncia) Exibio* Auto- defesa (fsica) Auto- defesa (psquica) Bre ve de finio - Submeter- se passivamente fora externa. Desejar sofrimento, punio, doena, infortnio. - Dirigir, manipular ou organizar objetos fsicos, seres humanos ou idias. Rivalizar com os outros e supera- los. Aumentar a auto- estima pelo uso bem secedido dos seus talentos. Tornar- se ntimo de outrem, associar- se a outrem em assuntos comuns. Vencer a opoiso pela fora. Lutar. Revidar a injria. O por- se pela fora ou punir a outrem. Resistir coero e restrio. Ser independente e agir impulsivamente. Romper convenes. Do mina r o u ve nc e r o fra c a s s o p e lo e s fo r o . P ro c ura r o b s t c ulo s e dificuldades a vencer. Manter a auto- estima e o orgulho em alto nvel. Defender- se do ataque, crtica, sensura. O cultar ou justificar um mal feito. Reinvindicar o ego. Admirar e apoiar um superior. Limitar um modelo. Conformar- se com os costumes. Controlar o ambiente. Influenciar ou dirigir o comportamento alheio, atrvs da sugesto, seduo, persuaso ou ordem. Dissuadir, restringir ou proibir. Deixar uma impresso. Provocar, causar admirao, divertir, impressionar, intrigar, seduzir. Evitar a dor, o dano fsico, a doena, a morte. Escapar de uma situao perigosa. Evita r humilha o . F ugir a situa e s e mb a ra o sa s o u d e p re c ia tiva s: escrnio, ridculo, indiferena dos outros. Reprimir a ao pelo medo do fracasso. Prover as necessidades de pessoas desamparadas, como crianas ou pessoas incapazes. ajudar algum em perigo.Alimenter, ajudar, consolar, proteger, curar, confortar, cuidar. Por as coisas em ordem. Prover a limpeza, o arranjo, a organizao, o equilbrio, a preciso. Agir por brincadeira, sem segundas intenes. Rir, contar anedotas. Procura relaxar a tenso. Seperar- se de uma influncia negativa. Repelir ou desprezar um objeto inferior. Procurar impresses sensuais e sentir prazer nelas. Planejar e manter uma relo ertica. Intercurso sexual. Ter suas necessidades satisfeitas pela ajuda simptica de pessoa amiga.Ter suas necessidades satisfeitas pela ajuda simptica de pessoa amiga; ser protegido. Permaner ao lado de um devotado protetor. Ter um defensor permanente.

Autrusmo*(ou assistncia) O rdem* Entretenimento Rejeio Sensitividade Sexo*(ou eterosexualidade)

Apoio*(ou afago)

P erguntar e responder. Interessar- se por teorias. Especular, formular, Compreenso*(ou intracepo) a nalisar, generalizar.

Univ. Ci. Sade, Braslia, v. 2, n. 1, p. 1-151, jan./jun. 2004

Anlise fatorial de personalidade

Neste sentido, o conceito de necessidade aparece como ponto central da teoria de Murray. Para ele: Uma necessidade um construto (uma fico conveniente ou conceito hipottico) que representa uma fora... na regio cerebral, uma fora que organiza a percepo, a apercepo, a inteleco, a conao e a ao, de modo a transformar, em uma certa direo, uma situao insatisfatria existente. Uma necessidade , muitas vezes, provocada diretamente por certos processos internos, porm, mais freqentemente (quando em estado de alerta), pela ocorrncia de uma das poucas presses comumente efetivas (foras do meio). Portanto, a necessidade leva o organismo a procurar ou evitar o choque, a prestar ateno e a responder certas presses... . Cada necessidade acompanhada de um sentimento, ou emoo, e tende a utilizar certos mtodos para satisfazer sua inclinao. Pode ser dbil ou intensa, momentnea ou duradoura. Geralmente ela persiste, dando origem a um comportamento manifesto (ou fantasia) que muda a circunstncia inicial, de modo a chegar a uma situao final que tranqiliza (pacifica ou satisfaz) o organismo (Murray, 1938).

Mtodo
Descrio do instrumento1
O Inventrio Fatorial de Personalidade um instrumento, elaborado por Pasquali e col. em 1997, que fundamenta-se maximamente no Edwards Personal Preference Schedule (EPPS), desenvolvido por Allen L. Edwards em 1953 e revisto em 1959. Trata-se de uma adaptao modificada que resultou em um inventrio objetivo de personalidade, de natureza verbal, baseado na teoria das necessidades bsicas formulada por Henry Murray (1938). A adaptao de Pasquali no se restringiu simples traduo do original, mas abrangeu uma srie de reformulaes visando atender a algumas das crticas apresentadas na literatura referentes ao EPPS, justificando inclusive a mudana do nome original do teste. O IFP foi validado com 3.399 sujeitos (33% de homens e 67% de mulheres), a maioria estudantes universitrio (49,5%) oriundos de 11 estados brasileiros.

Informaes mais detalhadas sobre contedo do IFP no sero expostas neste trabalho, devido ao teste estar no mercado e que este trabalho ter acesso livre para o pblico em geral.

Univ. Ci. Sade, Braslia, v. 2, n. 1, p. 1-151, jan./jun. 2004

Robson M. de Arajo

Este instrumento visa avaliar o indivduo normal (no aconselhado para uso em populao clnica) em 15 necessidades ou motivos psicolgicos, a saber: Assistncia ( nurturance ), Intracepo ( intraception ), Afago ( succorance ), Deferncia (deference), Afiliao (affiliation), Dominncia (dominance), Denegao (denegation), Desempenho ( achievement), Exibio (exhibition ), Agresso (aggression), Ordem ( order), Persistncia (endurance), Mudana (change ), Autonomia (autonomy) e Heterossexualidade (heterosexuality).2 Cada uma das que escalas composta por nove itens, totalizando 135 itens para os 15 fatores. Alm das dimenses citadas, o teste possui uma escala de desejabilidade social (12 itens), retirados da Escala de Personalidade de Comrey, e uma escala de mentira ou validade (8 itens) que apresenta questes que avaliam o grau de ateno com que os sujeitos respondem ao instrumento. Ao todo o teste contm 155 itens, 75 itens a menos que os EPPS. As respostas a cada item so em escala tipo Likert composta por 7 pontos. Os pontos da escala correspondem progressivamente de 1 = Nada caracterstico at 7 = Totalmente caracterstico.

Amostras
Neste estudo os dados do IFP foram coletados coletivamente em salas de 30 a 50 pessoas, em vrios Estados, sendo a metade da amostra do DF. So elas:

Tabela 2. Nmero de fatores segundo diferentes critrios e amostras.


Variveis Amostra 1 N = 802 28,9 (DP= 6,25) 87,5 % 12,5 % Amostra 2 N = 1. 4 5 8 29,1 (DP= 4,90) 70,7% 29,3% Amostra 3 N = 281 * 31,2% 68,8% Amostra 4 N= 1.265 22,3 (DP= 2,70) 93,9% 6,1%

Mdia de idade Sexo: Masculino: Feminino:

* = Dado no disponvel

Na pgina anterior foram apresentadas todas as necessidades da Personologia de Murray, exceto a necessidade Mudana, conforme observado ao fim da Tabela 1. 6

Univ. Ci. Sade, Braslia, v. 2, n. 1, p. 1-151, jan./jun. 2004

Anlise fatorial de personalidade

Resultados
Resultados da anlise exploratria
Para sintetizar as anlises de componentes principais, a Tabela 3 apresenta os resultados das anlises exploratrias para cada amostra segundo o critrio de Kaiser (eigenvalues > 1), scree plot, critrio de Harman (var. explicada de no mnimo 3%). Alm destes critrios, utilizou-se o critrio 1/2 > 5, para verificao da unidimensionalidade dos fatores com base no eigenvalue. De acordo com este critrio, quando a razo entre o 1 e o 2 eigenvalue maior ou prxima de 5 significa que h unidimensionalidade no fator, caso contrrio um segundo fator deve ser considerado na anlise como uma 2 dimenso, ou seja, no h unidimensionalidade no fator. Tabela 3. Nmero de fatores segundo diferentes critrios e amostras.
Crit rios Amos tra 1 Amos tra 2 Amos tra 3 Ge ral

Eigen>1

33

29

31

26

Scree

5 ou 6

5 ou 6

5 ou 6

5 ou 6

Var. Explic.> 3%

81 /82 > 5

mais de 1

mais de 1

mais de 1

mais de 1

Resultados das anlises confirmatrias


Foram realizadas anlises fatoriais PAF para cada fator. Todos os resultados confirmaram os resultados do manual do IFP, entretanto observou-se que alguns fatores podem ser compostos por mais de um contedo referente ao construto. Para verificar a possibilidade de que alguns fatores sejam na realidade fatores de segunda ordem e de que sejam compostos por contedos diferentes sobre a mesma dimenso, realizou-se uma anlise de cada fator forando a extrao de 2 fatores e verificou-se, atravs do critrio l1/l2, se os eigenvalues 1 e 2 formam um mesmo fator ou sugerem dimenses distintas (Hattie, 1985). Os resultados dessa anlise so apresentados a seguir:
Univ. Ci. Sade, Braslia, v. 2, n. 1, p. 1-151, jan./jun. 2004
7

Robson M. de Arajo

Tabela 4. Anlises da Dimensionalidade dos Fatores do IFP na Amostra Geral.

Amos tra Ge ral Es tats ticas Fat ores Assistncia Intracepo Afago Deferncia Afiliao Dominncia Denegao Desempenho Exibio Agresso Ordem Persistncia Mudana Autonomia igen 1 igen 2 % v ar.1 3,73 3,64 3,83 2,93 4,08 3,50 1,93 3,57 3,40 2,69 4 , 19 3,31 3,49 2,76 0,91 0,97 1,12 1,20 0,91 1,03 1,50 1,07 1,12 1,32 1, 0 1 1, 3 0 1,01 1,16 1,31 41,47 40,54 42,60 32,61 45,37 38,92 21,49 39,62 37,79 29,87 46,59 36,74 38,74 30,71 38,74 % v ar.2 10,15 10,87 12,45 13,37 10,12 11,47 16,67 11,93 12,50 14 , 6 6 11,23 14,50 11,23 12,96 14,60
81 /82

4,10 3,75 3,42 2,44 4,48 3,40 1,29 3,34 3,03 2,04 4,15 2,55 3,45 2,35 2,66

Eterosexualidade 3,49

OBS: Os valores em negrito indicam que no h a unidimensionalidade no fator, ou seja, existe a presena de contedos diferentes que merecem ser apreciados.

Univ. Ci. Sade, Braslia, v. 2, n. 1, p. 1-151, jan./jun. 2004

Anlise fatorial de personalidade

Concluso
O IFP parece possuir uma boa estrutura fatorial, mesmo utilizando amostras com algumas caractersticas especiais, como o fato dos sujeitos deste estudo terem respondido ao teste em condies de avaliao psicolgica para fins de seleo e a maioria dos sujeitos j possurem curso superior completo, a maioria na rea de jurdica e social, estarem interessados no trabalho de polcia civil ou militar (como o caso das amostras 2 e 4) e, em virtude disto, o nmero de pessoas com alto escore na desejabilidade social. Tais caractersticas servem para fortalecer a idia de que, uma vez confirmada a validade e a estabilidade da estrutura fatorial do teste, os pressupostos tericos adjacentes aos fatores do IFP podem ser generalizveis a outras amostras. Entretanto, isso no significa que o teste no precise mais ser estudado. Pelo contrrio, mais um estmulo para que mais pesquisa e alteraes sejam realizadas com este instrumento para que seus construtos sejam cada vez mais compreendidos. Com relao anlise confirmatria, os resultados foram semelhantes aos obtidos por Pasquali (1997). Note-se que, conforme foi apresentado, com exceo dos fatores Assistncia, Intracepo e Afiliao, a unidimensionalidade dos fatores pode ser questionada o que sugere, pelo menos, que os sujeitos perceberam contedos distintos em relao aos itens que formam cada fator. Estes resultados sero valiosos para futuras reformulaes do teste na medida que orientam o pesquisador na tomada de deciso sobre quais itens devem permanecer ou qual o contedo que novos itens devem conter, como tambm para um maior entendimento e capacidade de interpretao sobre os construtos em questo. Finalmente, o Inventrio Fatorial Personalidade (IFP) possui validade de construto, estabilidade para diversas amostras e um teste muito bom para a contribuir para realizao de pesquisas e avaliaes psicolgicas, devido a seu fcil manejo. Pesquisas posteriores realizadas com este teste podero ser de grande valia para sua validade preditiva.

Referncias
EDWARDS, A. L. (1953). Manual for the Edwards Personal Preference Schedule. New York: Psychological Corporation. EDWARDS, A. L. (1959). Edwards Personal Preference Schedule. New York: Psychological Corporation. HALL, C. S. & LINDZEY, G. (1972). Teorias de Personalidade. So Paulo: Editora Herder.

Univ. Ci. Sade, Braslia, v. 2, n. 1, p. 1-151, jan./jun. 2004

Robson M. de Arajo HATTIE, J. (1985). Methodology Review: Assessing Unidimensionality of Tests and Items. Applied Psychological Measurement, v. 9, n. 2, pp. 139-164. HUNT, J. MCV. (1965). Traditional personality theory in the light of recent evidence. American Scientist, v. 53, pp. 80-96. MICHEL, W. (1968). Personality and Assessment. New York: John Wiley & Sons. MURRAY, H. A. (1938). Explorations in Personality. New York: Oxford University Press. MURRAY, H. A. (1951a). Toward a classification of interaction. In T. Parsons & E. A. Shils (Eds.) Toward a general theory of action. Cambridge: Harvard Univ. Press, pp. 434464. MURRAY, H. A. (1951b). Some basic psychological assumptions and conceptions. Dialetica, v. 5, pp. 266-292. MURRAY, H. A. & KLUCKHOHM, C. (1953). Outline of a conception of personality. In C. Kluckhohm, H. A. Murray & D. Schneider (Eds.). Personality in nature, society and culture. 2. Ed. New York: Knopf, pp. 3-52. PASQUALI, L.; AZEVEDO, M. M. & GHESTI, I. (1997) Inventrio Fatoria de Personalidade: manual tcnico e de aplicao. So Paulo: Casa do Psiclogo. PETERSON, D. R. (1968). The clinical study of behavior. New York: Appleton-CenturyCrofts. VERNON, P. E. (1964). Personality Assessment: A critical survey. New York: John Wiley & Sons.

10

Univ. Ci. Sade, Braslia, v. 2, n. 1, p. 1-151, jan./jun. 2004

Potrebbero piacerti anche