Sei sulla pagina 1di 32

O SISTEMA DIGESTRIO

O sistema digestrio humano formado por um longo tubo musculoso, ao qual esto associados rgos e glndulas que participam da digesto. Apresenta as seguintes regies; boca, faringe, esfago, estmago, intestino delgado, intestino grosso e nus.

A parede do tubo digestivo, do esfago ao intestino, formada por quatro camadas: mucosa, submucosa, muscular e adventcia.

BOCA
A abertura pela qual o alimento entra no tubo digestivo a boca. A encontram-se os dentes e a lngua, que preparam o alimento para a digesto, por meio da mastigao. Os dentes reduzem os alimentos em pequenos pedaos, misturando-os saliva, o que ir facilitar a futura ao das enzimas.

Caractersticas dos dentes

Imagem: http://www.webciencia.com/11_06dente.htm

Os dentes so estruturas duras, calcificadas, presas ao maxilar superior e mandbula, cuja atividade principal a mastigao. Esto implicados, de forma direta, na articulao das linguagens. Os nervos sensitivos e os vasos sanguneos do centro de qualquer dente esto protegidos por vrias camadas de tecido. A mais externa, o esmalte, a substncia mais dura. Sob o esmalte, circulando a polpa, da coroa at a raiz, est situada uma camada de substncia ssea chamada dentina. A cavidade pulpar ocupada pela polpa dental, um tecido conjuntivo frouxo, ricamente vascularizado e inervado. Um tecido duro chamado cimento separa a raiz do ligamento peridental, que prende a raiz e liga o dente gengiva e mandbula, na estrutura e composio qumica assemelha-se ao osso; dispe-se como uma fina camada sobre as razes dos dentes. Atravs de um orifcio aberto na extremidade da raiz, penetram vasos sanguneos, nervos e tecido conjuntivo.

Tipos de dentes
Em sua primeira dentio, o ser humano tem 20 peas que recebem o nome de dentes de leite. medida que os maxilares crescem, estes dentes so substitudos por outros 32 do tipo permanente. As coroas dos dentes permanentes so de trs tipos: os incisivos, os caninos ou presas e os molares. Os incisivos tm a forma de cinzel para facilitar o corte do alimento. Atrs dele, h trs peas dentais usadas para rasgar. A primeira tem uma nica cspide pontiaguda. Em seguida, h dois dentes chamados pr-molares, cada um com duas cspides. Atrs ficam os molares, que tm uma superfcie de mastigao relativamente plana, o que permite triturar e moer os alimentos.

Imagem: http://www.webciencia.com/11_06dente.htm

A lngua

A lngua movimenta o alimento empurrando-o em direo a garganta, para que seja engolido. Na superfcie da lngua existem dezenas de papilas gustativas, cujas clulas sensoriais percebem os quatro sabores primrios: amargo (A), azedo ou cido (B), salgado (C) e doce (D). De sua combinao resultam centenas de sabores distintos. A distribuio dos quatro tipos de receptores gustativos, na superfcie da lngua, no homognea.

As glndulas salivares
A presena de alimento na boca, assim como sua viso e cheiro, estimulam as glndulas salivares a secretar saliva, que contm a enzima amilase salivar ou ptialina, alm de sais e outras substncias. A amilase salivar digere o amido e outros polissacardeos (como o glicognio), reduzindo-os em molculas de maltose (dissacardeo). Trs tipos de glndulas salivares lanam sua secreo na cavidade bucal; partida, submandibular e sublingual:

Glndula partida - Com massa variando entre 14 e 28 g, a maior das trs; situa-se na parte lateral da face, abaixo e adiante do pavilho da orelha. Glndula submandibular - arredondada, mais ou menos do tamanho de uma noz. Glndula sublingual - a menor das trs; fica abaixo da mucosa do soalho da boca.

Imagem: www.webciencia.com/11_11glandula.htm

O sais da saliva neutralizam substncias cidas e mantm, na boca, um pH neutro (7,0) a levemente cido (6,7), ideal para a ao da ptialina. O alimento, que se transforma em bolo alimentar, empurrado pela lngua para o fundo da faringe, sendo encaminhado para o esfago, impulsionado pelas ondas peristlticas (como mostra a figura do lado esquerdo), levando entre 5 e 10 segundos para percorrer o esfago. Atravs dos peristaltismo, voc pode ficar de cabea para baixo e, mesmo assim, seu alimento chegar ao intestino. Entra em ao um mecanismo para fechar a laringe, evitando que o alimento penetre nas vias respiratrias. Quando a crdia (anel muscular, esfncter) se relaxa, permite a passagem do alimento para o interior do estmago.

FARINGE E ESFAGO
A faringe, situada no final da cavidade bucal, um canal comum aos sistemas digestrio e respiratrio: por ela passam o alimento, que se dirige ao esfago, e o ar, que se dirige laringe. O esfago, canal que liga a faringe ao estmago, localiza-se entre os pulmes, atrs do corao, e atravessa o msculo diafragma, que separa o trax do abdmen. O bolo alimentar leva de 5 a 10 segundos para percorre-lo.

Imagem: CD O CORPO H !"#O $.0. %lobo !ultim&dia.

ESTMAGO E SUCO GSTRICO


O estmago uma bolsa de parede musculosa, localizada no lado esquerdo abaixo do abdome, logo abaixo das ltimas costelas. um rgo muscular que liga o esfago ao intestino delgado. Sua funo principal a digesto de alimentos proticos. Um msculo circular, que existe na parte inferior, permite ao estmago guardar quase um litro e meio de comida, possibilitando que no se tenha que ingerir alimento de pouco em pouco tempo. Quando est vazio, tem a forma de uma letra "J" maiscula, cujas duas partes se unem por ngulos agudos.

Imagem: www.webciencia.com/11_0'e(tom.htm

Segmento superior: o mais volumoso, chamado "poro vertical". Este compreende, por sua vez, duas partes superpostas; a grande tuberosidade, no alto, e o corpo do estmago, abaixo, que termina pela pequena tuberosidade. Segmento inferior: denominado "poro horizontal", est separado do duodeno pelo piloro, que um esfncter. A borda direita, cncava, chamada pequena curvatura; a borda esquerda, convexa, dita grande curvatura. O orifcio esofagiano do estmago o crdia. As tnicas do estmago: o estmago compe-se de quatro tnicas; serosa (o peritnio), muscular (muito desenvolvida), submucosa (tecido conjuntivo) e mucosa (que secreta o suco gstrico). Quando est cheio de alimento, o estmago torna-se ovide ou arredondado. O estmago tem movimentos peristlticos que asseguram sua homogeneizao. O estmago produz o suco gstrico, um lquido claro, transparente, altamente cido, que contm cido clordrico, muco, enzimas e sais. O cido clordrico mantm o pH do interior do estmago entre 0,9 e 2,0. Tambm dissolve o cimento intercelular dos tecidos dos alimentos, auxiliando a fragmentao mecnica iniciada pela mastigao. A pepsina, enzima mais potente do suco gstrico, secretada na forma de pepsinognio. Como este inativo, no digere as clulas que o produzem. Por ao do cido clordrico, o pepsinognio, ao ser lanado na luz do estmago, transforma-se em pepsina, enzima que catalisa a digesto de protenas.

A pepsina, ao catalizar a hidrlise de protenas, promove o rompimento das ligaes peptdicas que unem os aminocidos. Como nem todas as ligaes peptdicas so acessveis pepsina, muitas permanecem intactas. Portanto, o resultado do trabalho dessa enzima so oligopeptdeos e aminocidos livres. A renina, enzima que age sobre a casena, uma das protenas do leite, produzida pela mucosa gstrica durante os primeiros meses de vida. Seu papel o de flocular a casena, facilitando a ao de outras enzimas proteolticas.
Imagem: CD O CORPO H !"#O $.0. %lobo !ultim&dia.

A mucosa gstrica recoberta por uma camada de muco, que a protege da agresso do suco gstrico, bastante corrosivo. Apesar de estarem protegidas por essa densa camada de muco, as clulas da mucosa estomacal so continuamente lesadas e mortas pela ao do suco gstrico. Por isso, a mucosa est sempre sendo regenerada. Estima-se que nossa superfcie estomacal seja totalmente reconstituda a cada trs dias. Eventualmente ocorre desequilbrio entre o ataque e a proteo, o que resulta em inflamao difusa da mucosa (gastrite) ou mesmo no aparecimento de feridas dolorosas que sangram (lceras gstricas). A mucosa gstrica produz tambm o fator intrnseco, necessrio absoro da vitamina B12. O bolo alimentar pode permanecer no estmago por at quatro horas ou mais e, ao se misturar ao suco gstrico, auxiliado pelas contraes da musculatura estomacal, transforma-se em uma massa cremosa acidificada e semilquida, o quimo. Passando por um esfncter muscular (o piloro), o quimo vai sendo, aos poucos, liberado no intestino delgado, onde ocorre a maior parte da digesto.

INTESTINO DELGADO
O intestino delgado um tubo com pouco mais de 6 m de comprimento por 4cm de dimetro e pode ser dividido em trs regies: duodeno (cerca de 25 cm), jejuno (cerca de 5 m) e leo (cerca de 1,5 cm). A poro superior ou duodeno tem a forma de ferradura e compreende o piloro, esfncter muscular da parte inferior do estmago pela qual este esvazia seu contedo no intestino. A digesto do quimo ocorre predominantemente no duodeno e nas primeiras pores do jejuno. No duodeno atua tambm o suco pancretico, produzido pelo pncreas, que contm diversas enzimas digestivas. Outra secreo que atua no duodeno a bile, produzida no fgado e armazenada na vescula biliar. O pH da bile oscila entre 8,0 e 8,5. Os sais biliares tm ao detergente, emulsificando ou emulsionando as gorduras (fragmentando suas gotas em milhares de microgotculas).

Imagem: CD O CORPO H !"#O $.0. %lobo !ultim&dia.

O suco pancretico, produzido pelo pncreas, contm gua, enzimas e grandes quantidades de bicarbonato de sdio. O pH do suco pancretico oscila entre 8,5 e 9. Sua secreo digestiva responsvel pela hidrlise da maioria das molculas de alimento, como carboidratos, protenas, gorduras e cidos nuclicos. A amilase pancretica fragmenta o amido em molculas de maltose; a lpase pancretica hidrolisa as molculas de um tipo de gordura os triacilgliceris, originando glicerol e lcool; as nucleases atuam sobre os cidos nuclicos, separando seus nucleotdeos.

O suco pancretico contm ainda o tripsinognio e o quimiotripsinognio, formas inativas em que so secretadas as enzimas proteolticas tripsina e quimiotripsina. Sendo produzidas na forma inativa, as proteases no digerem suas clulas secretoras. Na luz do duodeno, o tripsinognio entra em contato com a enteroquinase, enzima secretada pelas clulas da mucosa intestinal, convertendo-se me tripsina, que por sua vez contribui para a converso do precursor inativo quimiotripsinognio em quimiotripsina, enzima ativa.

A tripsina e a quimiotripsina hidrolisam polipeptdios, transformando-os em oligopeptdeos. A pepsina, a tripsina e a quimiotripsina rompem ligaes peptdicas especficas ao longo das cadeias de aminocidos. A mucosa do intestino delgado secreta o suco entrico, soluo rica em enzimas e de pH aproximadamente neutro. Uma dessas enzimas a enteroquinase. Outras enzimas so as dissacaridades, que hidrolisam dissacardeos em monossacardeos (sacarase, lactase, maltase). No suco entrico h enzimas que do seqncia hidrlise das protenas: os oligopeptdeos sofrem ao das peptidases, resultando em aminocidos.
Suco digestivo Saliva Suco gstrico Enzima Ptialina Pepsina Quimiotripsina Tripsina Amilopepsina Rnase Dnase Lipase pH timo neutro cido Substrato polissacardeos protenas Produtos maltose oligopeptdeos

Suco pancretico

alcalino protenas peptdeos alcalino protenas peptdeos alcalino polissacardeos maltose alcalino RNA ribonucleotdeos alcalino DNA desoxirribonucleotdeos alcalino lipdeos glicerol e cidos graxos

arboxipeptidase Aminopeptidase Dipeptidase Suco intestinal ou entrico !altase Sacarase Lactase

alcalino alcalino alcalino alcalino alcalino alcalino

oligopeptdeos oligopeptdeos dipeptdeos maltose sacarose lactose

aminocidos aminocidos aminocidos glicose glicose e "rutose glicose e galactose

No intestino, as contraes rtmicas e os movimentos peristlticos das paredes musculares, movimentam o quimo, ao mesmo tempo em que este atacado pela bile, enzimas e outras secrees, sendo transformado em quilo. A absoro dos nutrientes ocorre atravs de mecanismos ativos ou passivos, nas regies do jejuno e do leo. A superfcie interna, ou mucosa, dessas regies, apresenta, alm de inmeros dobramentos maiores, milhes de pequenas dobras (4 a 5 milhes), chamadas vilosidades; um traado que aumenta a superfcie de absoro intestinal. As membranas das prprias clulas do epitlio intestinal apresentam, por sua vez, dobrinhas microscpicas denominadas microvilosidades. O intestino delgado tambm absorve a gua ingerida, os ons e as vitaminas.

Imagem: www.webciencia.com/11_1)inte(.htm

Os nutrientes absorvidos pelos vasos sanguneos do intestino passam ao fgado para serem distribudos pelo resto do organismo. Os produtos da digesto de gorduras (principalmente glicerol e cidos graxos isolados) chegam ao sangue sem passar pelo fgado, como ocorre com outros nutrientes. Nas clulas da mucosa, essas substncias so reagrupadas em triacilgliceris (triglicerdeos) e envelopadas por uma camada de protenas, formando os quilomcrons, transferidos para os vasos linfticos e, em seguida, para os vasos sangneos, onde alcanam as clulas gordurosas (adipcitos), sendo, ento, armazenados.

INTESTINO GROSSO
o local de absoro de gua, tanto a ingerida quanto a das secrees digestivas. Uma pessoa bebe cerca de 1,5 litros de lquidos por dia, que se une a 8 ou 9 litros de gua das secrees. Glndulas da mucosa do intestino grosso secretam muco, que lubrifica as fezes, facilitando seu trnsito e eliminao pelo nus.

Imagem: www.webciencia.com/11_1*inte(t.htm

Mede cerca de 1,5 m de comprimento e divide-se em ceco, clon ascendente, clon transverso, clon descendente, clon sigmide e reto. A sada do reto chama-se nus e fechada por um msculo que o rodeia, o esfncter anal. Numerosas bactrias vivem em mutualismo no intestino grosso. Seu trabalho consiste em dissolver os restos alimentcios no assimilveis, reforar o movimento intestinal e proteger o organismo contra bactrias estranhas, geradoras de enfermidades. As fibras vegetais, principalmente a celulose, no so digeridas nem absorvidas, contribuindo com porcentagem significativa da massa fecal. Como retm gua, sua presena torna as fezes macias e fceis de serem eliminadas. O intestino grosso no possui vilosidades nem secreta sucos digestivos, normalmente s absorve gua, em quantidade bastante considerveis. Como o intestino grosso absorve muita gua, o contedo intestinal se condensa at formar detritos inteis, que so evacuados.

GLNDULAS ANEXAS
Pncreas
O pncreas uma glndula mista, de mais ou menos 15 cm de comprimento e de formato triangular, localizada transversalmente sobre a parede posterior do abdome, na ala formada pelo duodeno, sob o estmago. O pncreas formado por uma cabea que se encaixa no quadro duodenal, de um corpo e de uma cauda afilada. A secreo externa dele dirigida para o duodeno pelos canais de Wirsung e de Santorini. O canal de Wirsung desemboca ao lado do canal coldoco na ampola de Vater. O pncreas comporta dois rgos estreitamente imbricados: pncreas excrino e o endcrino.

Imagem: www.webciencia.com/11_1+panc,ea(.htm

O pncreas excrino produz enzimas digestivas, em estruturas reunidas denominadas cinos. Os cinos pancreticos esto ligados atravs de finos condutos, por onde sua secreo levada at um condutor maior, que desemboca no duodeno, durante a digesto.

O pncreas endcrino secreta os hormnios insulina e glucagon, j trabalhados no sistema endcrino.

Fgado

o maior rgo interno, e ainda um dos mais importantes. a mais volumosa de todas as vsceras, pesa cerca de 1,5 kg no homem adulto, e na mulher adulta entre 1,2 e 1,4 kg. Tem cor arroxeada, superfcie lisa e recoberta por uma cpsula prpria. Est situado no quadrante superior direito da cavidade abdominal.
Imagem: CD O CORPO H !"#O $.0. %lobo !ultim&dia.

O tecido heptico constitudo por formaes diminutas que recebem o nome de lobos, compostos por colunas de clulas hepticas ou hepatcitos, rodeadas por canais diminutos (canalculos), pelos quais passa a bile, secretada pelos hepatcitos. Estes canais se unem para formar o ducto heptico que, junto com o ducto procedente da vescula biliar, forma o ducto comum da bile, que descarrega seu contedo no duodeno. As clulas hepticas ajudam o sangue a assimilar as substncias nutritivas e a excretar os materiais residuais e as toxinas, bem como esterides, estrgenos e outros hormnios. O fgado um rgo muito verstil. Armazena glicognio, ferro, cobre e vitaminas. Produz carboidratos a partir de lipdios ou de protenas, e lipdios a partir de carboidratos ou de protenas. Sintetiza tambm o colesterol e purifica muitos frmacos e muitas outras substncias. O termo hepatite usado para definir qualquer inflamao no fgado, como a cirrose. Funes do fgado: Secretar a bile, lquido que atua no emulsionamento das gorduras ingeridas, facilitando, assim, a ao da lipase; Remover molculas de glicose no sangue, reunindo-as quimicamente para formar glicognio, que armazenado; nos momentos de necessidade, o glicognio reconvertido em molculas de glicose, que so relanadas na circulao; Armazenar ferro e certas vitaminas em suas clulas; Metabolizar lipdeos; Sintetizar diversas protenas presentes no sangue, de fatores imunolgicos e de coagulao e de substncias transportadoras de oxignio e gorduras; Degradar lcool e outras substncias txicas, auxiliando na desintoxicao do organismo; Destruir hemcias (glbulos vermelhos) velhas ou anormais, transformando sua hemoglobina em bilirrubina, o pigmento castanho-esverdeado presente na bile.

O COLESTEROL

O colesterol um membro da famlia dos lipdios esterides e, na sua forma pura, um slido cristalino, branco, inspido e inodoro. Apesar da m fama, o colesterol um composto essencial para a vida, estando presente nos tecidos de todos os animais. Alm de fazer parte da estrutura das membranas celulares, tambm um reagente de partida para a biossntese de vrios hormnios (cortisol, aldosterona, testosterona, progesterona, estradiol), dos sais biliares e da vitamina D. obtido por meio de sntese celular (colesterol endgeno -70%) e da dieta (colesterol exgeno- 30%). Exceto em pessoas com alteraes genticas do metabolismo do colesterol, o excesso dele no sangue resulta dos pssimos hbitos alimentares que possumos (que so adquiridos desde a infncia) e que nos levam a grande ingesto de colesterol e gorduras saturadas (geralmente de origem animal). O colesterol endgeno sintetizado pelo fgado, em um processo regulado por um sistema compensatrio: quanto maior for a ingesto de colesterol vindo dos alimentos, menor a quantidade sintetizada pelo fgado. Como insolvel em gua e, conseqentemente, no sangue, para ser transportado na corrente sangunea liga-se a algumas protenas e outros lipdeos atravs de ligaes nocovalentes em um complexo chamado lipoprotena. Existem vrios tipos de lipoprotenas, e estas podem ser classificadas de diversas maneiras. O modo pelo qual os bioqumicos geralmente as classificam baseado em sua densidade. Entre estas, esto as "Low-Density Lipoproteins", ou LDL, que transportam o colesterol do stio de sntese - o fgado - at as clulas de vrios outros tecidos. Uma outra classe de lipoprotenas, as "High Density Lipoproteins", ou HDL transportam o excesso de colesterol dos tecidos de volta para o fgado, onde utilizado para a sntese dos sais biliares.

LIPOPROTENAS
As lipoprotenas so classificadas em vrias classes, de acordo com a natureza e quantidade de lipdeos e protenas que as constituem. Dentre as classes de lipoprotenas destacam-se: Quilomicrons: grandes partculas que transportam as gorduras alimentares e o colesterol para os msculos e outros tecidos. Very-Low Density Lipoproteins (VLDL) e Intermediate Density Lipoprotein (IDL): transportam triglicerdeos (TAG) e colesterol endgenos do fgado para os tecidos. A medida em que perdem triglicerdeos, podem coletar mais colesterol e tornarem-se LDL. Low-Density Lipoproteins (LDL): transportam do fgado para os tecidos, cerca de 70% de todo o colesterol que circula no sangue. So pequenas e densas o suficiente para se ligarem s membranas do endotlio (revestimento interno dos vasos sangneos. Por esta razo, as LDL so as lipoprotenas responsveis pela aterosclerose (ver O colesterol no sangue) deposio de placas lipdicas (ateromas) nas paredes das artrias. Conseqentemente, nveis elevados de LDL esto associados com os altos ndices de doenas cardiovasculares.

High-Density Lipoproteins (HDL): responsvel pelo transporte reverso do colesterol ou seja, transporta o colesterol endgeno de volta para o fgado. O nvel elevado de HDL est associado com baixos ndices de doenas cardiovasculares. A maior parte do colesterol est ligada a lipoprotenas de baixa densidade ( LDL) e o restante, a protenas de alta densidade (HDL). O colesterol ligado LDL o que se deposita nas paredes das artrias, quando em excesso. Por isso denominado mau colesterol. Por outro lado, o HDL pode ser considerado o "bom colesterol", pois ele retira o LDL colesterol da parede das artrias e o transporta para ser metabolizado no fgado, "como se limpasse as artrias por dentro", desempenhando assim papel de proteo contra a aterosclerose.

ALORES PARA A!"LTOS #mg$dL%


!ESE&' EIS *o+estero+ tota+ Abaixo de #$$ L!L, co+estero+ H!L co+estero+ Trig+icer-deos Abaixo de '($ Acima de &$ Abaixo de'*$ LI(TRO)ES #$$%#&$ '($%')$ (*%&$ '*$%#$$ A"(ENTA!OS Acima de #&$ Acima de ')$ Abaixo de (* Acima de #$$

+ Se a pessoa , mani"estou eventos como in"arto- cirurgia de revasculari.a/0o- angioplastia ou "e. coronariogra"ia 1ue o LDL precisa "icar abaixo de '($2 Se existem "atores de risco associados como diabetes3ipertens0o e "umo- deve "icar abaixo de '$$2

As lipoprotenas transportam o colesterol no sangue. As LDL levam o colesterol do fgado e dos intestinos para diversos tecidos, onde ele usado para reparar membranas ou produzir esterides. As HDL transportam o colesterol para o fgado, onde ele eliminado ou reciclado.

O *OLESTEROL NO SAN."E
'% O co+estero+ /orma um comp+e0o com os +ip-deos e prote-nas1 c2amado +ipoprote-na2 A "orma 1ue realmente apresenta male"cio1uando em excesso- a L!L2 #% Nesta intera/0oa L!L pode acabar sendo o0idada por radicais +ivres presentes na clula2

(% Esta o0ida34o aciona o mecanismo de de/esadesencadeando um processo in"lamat4rio com in"iltra/0o de leuc4citos2 !olculas in"lamat4rias acabam por promover a "orma/0o de uma capa de cogulos sobre o n5cleo lipdico2

&% Ap4s algum tempo cria%se uma placa 6ateroma7 no vaso sanguneo 8 sobre esta placapode ocorrer uma lenta deposi34 o de c5+cionuma tentativa de isolar a rea a"etada2

*% 9sto pode interromper o /+u0o sangu-neo norma+ 6aterosclerose7 e vir a provocar in5meras doen/as cardacas2 De "ato- a concentra34o e+evada de L!L no sangue 6 a principa+ causa de cardiopatias2

O METABOLISMO DO COLESTEROL
Sntese do colesterol
Nos seres humanos, o colesterol pode ser sintetizado a partir do acetil-CoA. O fgado, seguido do intestino, so os principais locais da sntese do colesterol, podendo produzi-lo em grandes quantidades. Pode tambm ser produzido nos testculos, ovrios e crtex adrenal.

Transporte de colesterol

O colesterol proveniente da dieta, chega ao fgado a partir de quilomcrons remanescentes e da provoca a inibio da sntese da enzima da HMG-CoA redutase, diminuindo com isto a sntese endgena. Antes de deixar os hepatcitos (clulas do fgado), o colesterol incorpora-se nas lipoprotenas VLDL (lipoprotena de densidade muito baixa). Estas, na corrente sangunea, recebem as apoprotenas E e C2 das HDL (lipoprotena de alta densidade) e, ao passar pelos capilares dos tecidos perifricos, so transformadas em IDL (lipoprotena de densidade intermediria) e depois em LDL. Em indivduos normais, aproximadamente metade das IDL retornam ao fgado, atravs dos receptores LDL, por endocitose (LDL e IDL contm apoprotenas que se ligam especificamente aos receptores LDL aproximadamente 1.500 receptores por clula), e os remanescentes IDL so convertidos em LDL. Aps ligao com LDL, a regio da membrana contendo o complexo receptorlipoprotena, invagina-se, migra atravs do citoplasma celular e funde-se lisossomos. A LDL degradada nestas organelas e os steres de colesterol hidrolisados pela enzima colesterolesterase lisossmica. O colesterol liberado ressintetizado a ster dentro da clula e pode inibir a produo da redutase dentro de poucas horas, diminuindo com isto, a sntese do colesterol intracelular.

Regulao da sntese do colesterol


a- Inibio por feed-back: o colesterol proveniente da dieta inibe a sntese de colesterol no fgado, mas no no intestino, atravs da inibio da sntese da HMGCoA redutase. b- Ritmo circadiano: a sntese de colesterol atinge o pico 6 horas aps ter escurecido e o mnimo aproximadamente 6 horas aps a reexposio luz. A atividade regulada ao nvel da enzima HMGCoA redutase. c- Regulao hormonal: insulina aumenta a atividade de HMGCoA redutase enquanto glucagon e cortisol inibem a atividade da enzima.

ATEROSCLEROSE E RECEPTORES DE LDL


Para algumas pessoas, exerccios e dieta no so suficientes para diminuir o nvel de colesterol. Elas sofrem de uma doena gentica denominada hipercolesterolemia familiar. Estudos indicam que existe um defeito na capacidade das LDL de se ligarem aos receptores, e no h inibio por feed-back da sntese de colesterol. Sabe-se que na forma grave da doena, os nveis sangneos de colesterol freqentemente excedem 700mg/dL, o que provoca deposio excessiva de colesterol na parede das artrias. As manifestaes clnicas incluem nvel elevado de LDL (colesterol ruim) no plasma, depsitos nos tendes, pele (xantomas) e artrias, e, dependendo do caso, podem ocorrer na infncia, o que geralmente fatal. Esse um dos vrios motivos pelos quais a indstria farmacutica investe milhes de dlares na pesquisa de frmacos capazes de reduzir o nvel de colesterol.

AL."(AS AR(AS 7"(I*AS *ONTRA *OLESTEROL


:xistem & tipos de drogas para o tratamento da 3ipercolesterolemia; Inibidores competitivos da H(.8*oA redutase; agem inibindo uma das etapas na biossntese do colesterol8 tambm aumentam o n5mero de stios receptores de LDL no "gado2 9nibidores como a mevinolina 69ovastatina7 podem redu.ir em *$< os nveis de colesterol2

(isturas de )ibras e Prote-nas; condu.em ao aumento do catabolismo do colesterol com o ob,etivo de repor a perda de sais biliares2 = conse1>ente decrscimo do nvel srico de LDL indu. ? sntese de receptores LDL 6exceto na 3ipercolesterolemia "amiliar72 9n"eli.mente- a 1ueda do colesterol plasmtico tambm indu. a sntese da en.ima @!A% oA redutase- a 1ual eleva a biossntese do colesterol- resultando numa 1ueda de apenas '* a #$< do nvel srico do lipdeo Se9uestradores de 5cido bi+iar: administra/0o de resinas 1ue se ligam aos cidos biliares2 Redu.em a reabsor/0o dos cidos biliares e assim mais colesterol do "gado e das LDL desviado para produ.ir os cidos biliares2 Dessa maneira- diminuem a concentra/0o de colesterol em '*%#$<- por promoverem a convers0o de parte do colesterol plasmtico em cidos biliares2

'cido Nicot-nico; tambm con3ecido com vitamina B(- esta droga capa. de diminuir a concentra/0o de CLDL8 o 1ue acaba por redu.ir a concentra/0o de LDL e aumentar a concentra/0o de @DL22 O 7"E )A;ER NA !IETA; Substitui/0o de cidos graxos saturados por cidos graxos poliinsaturados 6ex2; cido linoleico7; s0o mais rapidamente metaboli.ados no "gado- diminuindo a concentra/0o de colesterol plasmtico

Portanto, conclumos que o uso combinado de medicamentos e dieta poder resultar numa queda plasmtica do colesterol de 50 a 60%, de um histrico familiar de hipercolesterolemia; alerta a necessidade de instituir o tratamento desde a infncia do indivduo como conduta preventiva indispensvel.

CONTROLE DA ATIVIDADE DIGESTIVA


A presena de alimento na boca, a simples viso, pensamento ou o cheiro do alimento, estimulam a produo de saliva. Enquanto o alimento ainda est na boca, o sistema nervoso, por meio do nervo vago, envia estmulos ao estmago, iniciando a liberao de suco gstrico. Quando o alimento chega ao estmago, este comea a secretar gastrina (1), hormnio produzido pela prpria mucosa gstrica e que estimula a produo do suco gstrico. Aproximadamente 30% da produo do suco gstrico mediada pelo sistema nervoso, enquanto os 70% restantes dependem do estmulo da gastrina. Com a passagem do alimento para o duodeno, a mucosa duodenal secreta outro hormnio, a secretina (2), que estimula o pncreas a produzir suco pancretico e liberar bicarbonato. Ao mesmo tempo, a mucosa duodenal produz colecistocinina (ou CCK) (3), que estimulada principalmente pela presena de gorduras no quimo e provoca a secreo do suco pancretico e contrao da vescula biliar (4), que lana a bile no duodeno. Em resposta ainda ao quimo rico em gordura, o duodeno secreta enterogastrona (5), que inibe os movimentos de esvaziamento do estmago, a produo de gastrina e, indiretamente, de suco gstrico.

NUTRIO E SADE
A nutrio fator essencial na manuteno da sade. Os hbitos alimentares, ou seja, os tipos de alimentos escolhidos pelas pessoas para fazer parte de sua dieta usual, bem como o modo de preparar esses alimentos, variam muito de um povo para outro. Encontramos essa variedade at dentro de um mesmo pas, que pode apresentar diferenas regionais quanto alimentao

Apesar disso, indispensvel que os nutrientes essenciais sejam ingeridos diariamente em quantidades adequadas Os nutrientes presentes nos alimentos podem ser enquadrados em trs grupos, de acordo com suas funes: plsticos ou estruturais (1), energticos (2) e reguladores (3). Os nutrientes plsticos so representados principalmente pelas protenas, que entram na construo de diversas partes da clula. J os acares (carboidratos) e as gorduras (lipdios) so predominantemente nutrientes energticos, uma vez que fornecem a maior parte da energia do corpo. Essa diviso, porm, no rigorosa: nosso organismo pode queimar protenas ingeridas em excesso para obter energia, caso a dieta seja pobre em acares e gorduras; por outro lado, os acares e as gorduras tambm tomam parte na formao de certas estruturas do corpo Para manter o bom funcionamento de nosso organismo no basta apenas ingerir quantidades adequadas de nutrientes plsticos e energticos. Para que nosso corpo trabalhe em harmonia, so necessrios nutrientes reguladores, como as vitaminas, que controlam a queima de acares, a produo de protenas, a formao dos ossos etc. J os sais minerais desempenham tanto funes reguladoras quanto funes plsticas.

Nutrio e Equilbrio do Corpo


Todos os sistemas de um organismo trabalham em conjunto no sentido de manter suas condies internas compatveis com a vida (homeostase). Uma falha nesse controle pode determinar uma doena ou at mesmo a morte do organismo. Todos os processos vitais, por mais variados que possam ser, tm apenas uma nica finalidade, que a de manter constantes as condies de vida do ambiente interno do corpo. Essa capacidade de auto-regulao presente em todas as formas de vida foi denominada homeostase.

SAIS MINERAIS

Quem tem uma dieta equilibrada entre carnes, vegetais, ovos e leite no precisa se preocupar com a falta desses ingredientes qumicos. Alguns esto presentes em maior quantidade nos vegetais verdes, outros na carne, mas todos so comuns na maioria dos alimentos Vrios elementos qumicos, como selnio, zinco e cobre so importantes para o bom funcionamento do organismo, apesar das quantidades dirias necessrias serem pequenas inferiores a 20 mg por dia; por isso, so considerados micronutrientes (nutrientes necessrios em pequenas quantidades, mas essenciais ao bom funcionamento do organismo). Outros elementos, como clcio, fsforo, enxofre, potssio, sdio, cloro e magnsio, so necessrios em quantidades relativamente altas, que ultrapassam os 100 mg por dia - so os macronutrientes O homem necessita de cerca de 21 elementos qumicos diferentes. Desses, a matria viva se constitui principalmente de carbono, hidrognio, oxignio e nitrognio. Por isso, os quatro so chamados de elementos de constituio. O carbono forma a estrutura bsica de todas as molculas orgnicas Os sais minerais podem ser encontrados sob forma no-solvel, como constituintes estruturais de certas partes do corpo (ossos), ou sob a forma solvel em gua, sendo, nesse caso, dissociados em seus ons constituintes. sob a forma de ons que exercem importante papel no metabolismo. 1- FLOR: combina-se com o fosfato de clcio presente nos dentes, formando fluoropatita, muito mais resistente. Com isso os dentes ficam protegidos da ao corrosiva dos cidos produzidos pela fermentao de bactrias da boca, evitando a crie. encontrado na gua fluorada. A ingesto excessiva favorece o aparecimento de manchas nos dentes. 2- POTSSIO: influencia a contrao muscular e a atividade dos nervos, sendo o principal ction (on positivo) intracelular. Participa, juntamente com o sdio e o cloro, da manuteno do equilbrio osmtico celular, ajudando a eliminar gua em excesso do corpo e regulando o pH do sangue. Atua no metabolismo de carboidratos e protenas. encontrado em carnes, leite e muitos tipos de frutas, verduras e legumes. Estudos demonstram que dietas ricas em potssio previnem a hipertenso e doenas cardiovasculares; sua deficincia ou excesso pode levar a problemas cardacos.

3- SDIO: principal ction (on positivo) do lquido extracelular. Importante no balano de lquidos do corpo (atua na reteno de lquidos corporais); essencial para a conduo do impulso nervoso. encontrado no sal de cozinha, em alimentos marinhos, os de origem animal e industrializados. O consumo excessivo predispe hipertenso e sobrecarrega os rins. 4- COBRE: Atua na integridade cardiovascular e na sade do SNC, funcionando em equilbrio com o zinco e a vitamina C na formao da elastina, uma protena da pele. Componente de muitas enzimas, dentre elas, enzimas respiratrias e enzimas que participam da sntese da hemoglobina. Encontrado no fgado, ovos, peixe, mariscos, chocolate, trigo integral e feijo. Se o consumo de vitamina C ou ferro for muito alto, h interferncia no metabolismo do cobre. 5- MANGANS: necessrio para a ativao de diversas enzimas; importante no mecanismo de amadurecimento celular; ajuda o selnio a eliminar os radicais livres. Encontrado em cereais integrais, gema de ovo e vegetais verdes.

6- CLCIO: o mineral mais abundante no corpo humano, sendo componente importante dos ossos e dos dentes. essencial para a coagulao do sangue e necessrio ao funcionamento normal de nervos e msculos, inclusive o cardaco, bem como ao funcionamento normal da membrana plasmtica (permeabilidade seletiva). Previne a osteoporose (degenerao ssea que ocorre principalmente em mulheres na idade pr e ps-menopausa, devido reduo drstica do estrgeno, hormnio sexual feminino responsvel, entre outras funes, pela fixao de clcio nos ossos), cogulos e ajuda a reduzir a presso arterial. Participa da estrutura protica dos cidos nuclicos (histonas). encontrado em vegetais verdes (pouca quantidade), leite e derivados, ostra, sardinha, soja. Os sinais de deficincia incluem cibras, nervosismo, palpitaes e unhas quebradias. 7- SELNIO: faz parte das enzimas destruidoras de radicais livres (glutadiona peroxidase, uma enzima antioxidante), molculas instveis liberadas durante a produo de energia, que esto prontas para se ligarem a quaisquer molculas que encontram pela frente, para roubar eltrons. Os radicais so acusados de causar o envelhecimento e vrias doenas, como problemas no corao e cncer. Est associado ao metabolismo de gorduras e vitamina E. Encontrado na cebola, na castanha-do-par, na carne, no peixe e frutos do mar em geral, em gros, no leite e na gua. 8- MOLIBDNIO: ajuda na eliminao de radicais livres e na converso das gorduras ingeridas em outros outras facilmente metabolizveis pelo organismo. Indispensvel para que o organismo processe o nitrognio, sendo essencial para o funcionamento normal das clulas. encontrado em folhas verdes, legumes e cereais. 9- FERRO: componente da hemoglobina (protena encontrada nas hemcias, responsvel pelo transporte de oxignio), mioglobina e enzimas respiratrias; fundamental para a respirao celular. Associado a protenas e zinco, essencial durante a fase de crescimento e na gravidez. A vitamina C pode aumentar a absoro de ferro em at 30%. Encontrado no fgado, corao, ostras, feijo, carnes, gema de ovo, legumes e vegetais verdes. Quantidades excessivas de zinco ou ingesto conjunta com clcio interferem na absoro de ferro. Ferro em excesso aumenta a produo de radicais livres e est associado a doenas cardacas. Sua deficincia provoca anemia, hemorragia intestinal e fluxo menstrual excessivo. 10- ZINCO: componente de muitas enzimas, atua em vrias funes metablicas vitais, como digesto, sntese de protenas e de cidos nuclicos, estando relacionado multiplicao celular; mantm os nveis sanguneos de vitamina A; auxilia na cicatrizao de ferimentos; faz parte da molcula de muitas enzimas antioxidantes. Encontrado em carne, ovos, peixe, crustceos, leite e legumes, farelo de trigo. 11- IODO: componente dos hormnios da glndula tireide, que estimulam o metabolismo do corpo e controlam o fluxo de energia; ajuda no metabolismo de gorduras. Encontrado em frutos do mar, sal de cozinha iodado e laticnios. Sua carncia pode acarretar bcio (papo formado pelo crescimento da glndula tireide), falta de memria, dificuldade de aprender a ler, cansao dirio e retardamento fsico e mental (em crianas). 12- FSFORO: indispensvel para a formao do ATP, sendo essencial para o armazenamento e transferncia de energia nas clulas, componente importante dos cidos nuclicos, sendo indispensvel multiplicao celular. Componente dos ossos e dos dentes.

Desempenha papel importante no metabolismo de gorduras, carboidratos e protenas. Mantm a integridade do sistema nervoso central e dos rins. Auxilia o corpo na utilizao de vitaminas. Encontrado em leite e derivados, carne, peixe, ovos, nozes e cereais. Tanto o excesso quanto a deficincia interferem na absoro de clcio e no metabolismo. 13- COBALTO: componente da vitamina B12, essencial para a produo das hemcias. Sua falta leva anemia perniciosa. Encontrado em carnes e laticnios. 14- ENXOFRE: componente de muitas protenas, essencial para a atividade metablica normal; importante na converso de alguns metais pesados txicos em compostos solveis em gua, ajudando na sua eliminao. Encontrado em carnes e legumes. 15- MAGNSIO: vital para a estrutura dos ossos. Componente de muitas coenzimas, sendo essencial para a sntese de ATP; necessrio para o funcionamento normal de nervos e msculos. Ativa diversas enzimas que atuam no processo digestivo. Juntamente com o clcio, atua na permeabilidade das membranas. Participa, nas plantas, da molcula de clorofila, indispensvel para o processo de fotossntese. Atua como protetor do msculo cardaco. Encontrado em cereais integrais, amndoa, castanha de caju, milho, ervilha, soja, vegetais verdes e alimentos marinhos. 16- CROMO: seu papel no totalmente conhecido, mas sabe-se que ele participa, junto com a insulina na metabolizao de acares dentro do organismo, mantendo os nveis ideais de acar no sangue. Reduz os nveis de colesterol. Encontrado em carne, queijos e laticnios, cereais integrais, batata, fgado, levedo de cerveja, frutas e legumes verdes. 17- CLORO: principal nion (on negativo) do lquido extracelular. Importante no balano de lquidos do corpo e na manuteno do pH. Encontrado no sal de cozinha e muitos tipos de alimentos Descobriu-se, recentemente, que o germnio tem ao antioxidante em tubos de ensaio. encontrado na babosa, confrei, alho, ginseng, cogumelo shitake e cebola.

VITAMINAS
A descoberta das vitaminas e seu papel no metabolismo foi um dos grandes feitos cientficos do sculo XX. Vitaminas so substncias orgnicas essenciais, que tm de ser obtidas do alimento, uma vez que o organismo no consegue fabric-las. Atuam como coenzimas em diversas reaes enzimticas, sendo fundamentais ao bom funcionamento do organismo. Na ausncia de uma determinada vitamina, no se forma a holoenzima correspondente, o que altera o metabolismo das clulas. O ritmo da vida moderna um notrio ladro de nutrientes. Em primeiro lugar, porque quase ningum tem tempo para fazer uma refeio adequada. Em segundo, porque o estressante corre-corre se traduz no corpo como uma descarga de hormnios que atrapalham a ao das vitaminas; sem contar outros hbitos que prejudicam essas substncias. Um comprimido de aspirina faz com que a vitamina C de um suco de laranja tenha um prazo trs vezes menor para agir, antes de ser eliminada pela urina. Os componentes das plulas anticoncepcionais acabam com boa parte das molculas de vitamina B disponveis no sangue.

O alcoolismo a maior causa de deficincia vitamnica no pas, pois o lcool interfere na sua absoro e as vitaminas B estocadas no corpo so usadas para degradar a bebida no fgado. A molcula de vitamina C termina aniquilada pela nicotina do cigarro, quando as duas se esbarram na corrente sangunea. De 1/3 a 100% de toda a vitamina ingerida pode terminar inutilizada desse jeito. A falta de vitamina C uma das explicaes para a incidncia de aterosclerose - as placas de gordura nas artrias, comuns nos fumantes. Dentro dos vasos sanguneos, a vitamina C, a E e uma famlia de molculas protetoras chamadas fenis (presentes nas uvas vermelhas), formam uma barreira para impedir a reao dos radicais livres com o colesterol que, depois da reao, se depositam com facilidade nas paredes das artrias, criando placas que crescem at o sangue no conseguir passar.

Os atletas tambm no se encontram fora de risco: ao suar a camisa, o esportista est perdendo muitas molculas de vitamina B12. Na verdade, ele perde todas as do complexo B e a C, que se dissolvem na gua do suor. As refeies do nosso dia-a-dia j so desvitaminadas: na preparao dos alimentos so perdidas muitas vitaminas: algumas vitaminas dissolvemse rapidamente na gua, usada na preparao de ensopados e vegetais cozidos, como as vitaminas do complexo B e vitamina C. As vitaminas A, D, E e K, como so lipossolveis, dissolvem-se facilmente no leo usado na preparao dos alimentos. Alm disso, a alta temperatura usada no preparo das refeies estraga as molculas de muitas vitaminas. Existe uma larga faixa de pessoas com a chamada deficincia marginal: elas tm vitamina a menos, mas no chegaram a ponto de apresentarem sintomas especficos de doena. Sentem coisas diversas como cansao, falta de apetite e irritao constantes, sintomas que geralmente so rotulados como estresse. Outras manifestam os sintomas da avitaminose, apresentados no quadro a seguir.

ITA(INA
A #retino+%

"SO NO *ORPO
omponente de pigmentos visuais- importante na

A ITA(INOSE #!E)I*I<N*IA%
cegueira noturnaxero"talmia 6ol3os

PRIN*IPAIS )ONTES
vegetais amarelos 6cenoura- ab4bora-

manuten/0o e integridade dos epitlios8 combate os radicais livres8 evita a Dcegueira noturnaE2

secos78 batata doce- mil3o7espessamento da pGssego- nectarina- ovoc4rnea- lesFes de leite e derivados2 pele2

=> #tiamina%

Auxilia na oxida/0o dos carboidratos 6coen.ima da respira/0o celular78 estimula o perda de apetiteapetite- mantm o tHnus cereais integrais- "ei,0o"adiga muscularmuscular e o bom "gado- carnes- ovosnervosismo- beribri "uncionamento do sistema "ermento de padaria6de"iciGncia cardacanervoso- previne o beribri vegetais "ol3osos2 neurite7 6en"ra1uecimento dos m5sculos 1ue pode levar a uma total paralisia72 Auxilia a oxida/0o dos alimentos 6componente do IAD e de lesFes de epitlios; vegetais "ol3osos outras coen.imas do ruptura da mucosa 6couve- repol3ometabolismo energtico72 da boca- dos lbios- espina"re etc7- carnes :ssencial ? respira/0o celular8 da lngua e das magras- ovos- "ermento mantm a tonalidade saudvel boc3ec3as2 de padaria- "gado- leite2 da pele2 Atua na coordena/0o motora2

=? #ribo/+avina%

inrcia e "alta de !antm o tHnus nervoso e energia- nervosismo muscular e o bom extremo- dist5rbios =@ "uncionamento do aparel3o digestivos- pelagra #niacina ou 5cido digestivo2 omponente do NAD 6diarria crHnicae do NADP- importantes na nicot-nico% dermatite e respira/0o celular e "otossntesealtera/Fes respectivamente2 neurol4gicas72

"ermento de padariacarnes magras- ovos "gado- leite- cereais integrais- legumes2

=A #pirido0ina%

doen/as de pele"ermento de padariaAuxilia a oxida/0o dos dist5rbios nervosos- cereais integrais- "gadoalimentos- mantm a pele inrcia e extrema carnes magras- leitesaudvel8 coen.ima do apatia- clculos peixe- cereais integrais metabolismo dos aminocidos2 renais2 e verduras2

9mportante na "abrica/0o dos gl4bulos vermel3os do sangue e anemia perniciosano bom "uncionamento das 3emcias =>? clulas do corpo 6coen.ima do mal"ormadas#cianocoba+amina% metabolismo dos cidos altera/Fes nuclicos8 importante na divis0o neurol4gicas2 celular72 'cido /+ico #,% oen.ima do metabolismo dos cidos nuclicos e dos aminocidos2 anemia- diarria

"gado- peixe- carneovos2

"ol3as verdes- cerais integrais- "gado2

omponente da coen.ima A- "adiga- dist5rbios do amplamente distribudo 'cido pantotBnico sendo importante na respira/0o sono- incoordena/0o na dieta2 celular2 motora2 =iotina oen.ima do metabolismo dos "adiga- depress0overduras- legumes e

aminocidos2

nusea- dermatitedor muscular2

carnes2

!antm a integridade dos vasos sanguneos e a sa5de dos dentes2 9mportante na inrcia e "adiga em cicatri.a/0o de "eridas e adultos- insHnia e "rutas ctricas 6lim0o1ueimaduras- na absor/0o de nervosismo em limalaran,a7- tomate* #,% "erro e no combate aos radicais crian/ascouve- repol3o e outros livres2 Previne in"ec/Fes e o sangramento das #5cido ascrbico% vegetais "ol3ososescorbuto 63emorragias gengivas- dores nas piment0o2 espontJneas nas mucosas,untas- dentes redu/0o na ossi"ica/0o e alterados- escorbuto de"iciGncia nos processos de cicatri.a/0o7 Atua no metabolismo do clcio e do "4s"oro8 mantm os ossos e problemas nos os dentes em bom estado8 4leo de "gado de dentes- ossos "racosprevine o ra1uitismo 6altera/Fes bacal3au- "gado- ovoscontribui para os e de"ormidades do es1ueleto7 leite e derivadossintomas de artriteem crian/as e a osteomalcia cereais2 ra1uitismo 6amolecimento dos ossos7 nos adultos2 Promove a "ertilidade- previne o aborto8 atua no sistema nervoso involuntrio- no sistema muscular e nos m5sculos involuntrios8 previne danos ? membrana celular8 a,uda a combater os radicais livres2 4leo de germe de trigocarnes magraslaticnios- al"ace- 4leo de amendoim- peixes"ol3as verdes2

! #,,% #ca+ci/ero+%

E #toco/ero+%

esterilidade em 3omens- aborto

C #na/to9uinona%

Atua na coagula/0o do sangue 3emorragias gravesvegetais verdes6produ/0o de "atores de sangramentos tomates- castan3acoagula/0o pelo "gado7- previne internos sementes oleaginosas2 3emorragias

(*) As vitaminas assinaladas no resistem ao cozimento; so termolbeis. (**) A vitamina D no encontrada pronta na maioria dos alimentos; estes contm, em geral, um precursor que se transforma na vitamina, quando exposto aos raios ultravioleta da luz sol.

Imagem: "-"#CI#I . /"-"R011O. 2iologia 3 ma abo,dagem e4oluti4a e ecol5gica. -ol. $. 67o Paulo8 0d. !ode,na8 1''+.

HormDnio
.astrina Secretina

Loca+ de produ34o
estHmago intestino delgado

Erg4o8a+vo
estHmago pJncreas

)un34o
:stimula a produ/0o de suco gstrico2 :stimula a libera/0o de bicarbonato2 :stimula a libera/0o da bile pela vescula biliar e a libera/0o de en.imas pancreticas2 9nibe o peristaltismo estomacal e a produ/0o de gastrina2

*o+ecistocinina

intestino delgado

pJncreas e vescula biliar

Enterogastrona

intestino delgado

estHmago

CONTROLE DA GORDURA CORPORAL


Quando o valor calrico dos alimentos ingeridos em um determinado tempo supera o total da energia consumida no mesmo perodo, os alimentos excedentes so convertidos em gorduras

corporais. Essa converso acontece mais facilmente quando ingerimos gorduras do que quando ingerimos protenas ou carboidratos. Enquanto houver glicose disponvel, ela ser usada, e o metabolismo das gorduras ser interrompido. O estoque de glicose representado pelo glicognio, armazenado no fgado e nos msculos. Em um adulto em jejum, o estoque de glicognio esgota-se dentro de 12 a 24 horas. A seguir, so consumidas as reservas de gordura e, se necessrio, as de protena, posteriormente. As clulas podem usar at 50% de suas protenas como fonte de energia, antes que ocorra morte celular.

OBESIDADE
A obesidade o maior problema de sade da atualidade e atinge indivduos de todas as classes sociais, tem etiologia hereditria e constitui um estado de m nutrio em decorrncia de um distrbio no balanceamento dos nutrientes, induzindo entre outros fatores pelo excesso alimentar. O peso excessivo causa problemas psicolgicos, frustraes, infelicidade, alm de uma gama enorme de doenas lesivas. O aumento da obesidade tem relao com: o sedentarismo, a disponibilidade atual de alimentos, erros alimentares e pelo prprio ritmo desenfreado da vida atual. A obesidade relaciona-se com dois fatores preponderantes: a gentica e a nutrio irregular. A gentica evidencia que existe uma tendncia familiar muito forte para a obesidade, pois filhos de pais obesos tem 80 a 90% de probabilidade de serem obesos. A nutrio tem importncia no aspecto de que uma criana superalimentada ser provavelmente um adulto obeso. O excesso de alimentao nos primeiros anos de vida, aumenta o nmero de clulas adiposas, um processo irreversvel, que a causa principal de obesidade para toda a vida. Hoje, consumimos quase 20% a mais de gorduras saturadas e acares industrializados. Para emagrecer, deve-se pensar sempre, em primeiro lugar, no compromisso de querer assumir o desafio, pois manter-se magro, aps o sucesso, ser mais fcil.

Por que estamos to gordos


Num tempo em que as formas esguias e os msculos esculpidos constituem um avassalador padro de beleza, o excesso de peso e a obesidade transformaram-se na grande epidemia do planeta. Nos Estados Unidos, nada menos de 97 milhes de pessoas (35% da populao) esto acima do peso normal. E, destas, 39 milhes (14% da populao) pertencem categoria dos obesos. O problema de forma alguma se restringe aos pases ricos. Com todas as suas carncias, o Brasil vai pelo mesmo caminho: 40% da populao (mais de 65 milhes de pessoas) est com excesso de peso e 10% dos adultos (cerca de 10 milhes) so obesos. A tendncia mais acentuada entre as mulheres (12% a 13%) do que entre os homens (7%

a 8%). E, por incrvel que parea, cresce mais rapidamente nos segmentos de menor poder econmico. O inimigo, desta vez, consiste num modelo de comportamento que pode ser resumido em trs palavras: sedentarismo, comilana e stress. Estamos vivendo a era da globalizao de um modo de vida baseado na inatividade corporal frente s telas da TV e do computador, no consumo de alimentos industrializados, cada vez mais gordurosos e aucarados, e num altssimo grau de tenso psicolgica.

A "mcdonaldizao"
Em ritmo acelerado e escala planetria, as culinrias tradicionais vo sendo atropeladas pelo fast-food. E bilhes de seres humanos esto migrando dos carboidratos para as gorduras. As conseqncias dessa alimentao engordurada podem no ser inocentes. Artrias entupidas e diabetes so apenas algumas das possveis conseqncias do excesso de peso. Mas, independentemente das conseqncias, existe hoje uma unanimidade entre os mdicos para se considerar a prpria obesidade como uma doena. E o que pior: uma doena crnica e incurvel. Como a gordura precisa ser estocada no organismo, todo obeso tem um aumento do nmero de clulas adiposas (obesidade hiperplstica) ou um aumento do peso das clulas adiposas (obesidade hipertrfica) ou uma combinao das duas coisas. Esse um dos fatores que faz com que, uma vez adquirida, a obesidade se torne crnica. O indivduo pode at emagrecer, mas vai ter que se cuidar pelo resto da vida para no engordar de novo. por isso tambm que, a longo prazo, os regimes restritivos no resolvem. Com eles, a pessoa emagrece rapidamente. Mas no consegue suportar, por muito tempo, as restries impostas pelo regime. E volta a engordar. o chamado "efeito sanfona", o massacrante vai-evem do ponteiro da balana.

O primeiro passo: levantar da poltrona e mexer o corpo


O sedentarismo a causa mais importante do excesso de peso e da obesidade. Por esse simples motivo, a atividade fsica tem que ser o primeiro item de qualquer programa realista de tratamento da doena. A pessoa sedentria deve comear reeducando-se em suas atividades cotidianas. Se ela mora em apartamento, por exemplo, pode utilizar as escadas, em vez do elevador. Mesmo isso, porm, deve ser feito gradativamente. A pessoa que mora no stimo andar pode subir apenas um lance de escada no primeiro dia e o restante de elevador. E ir aumentando o esforo, dia aps dia, at conseguir galgar todos os andares. A partir da, abre-se espao para uma atividade fsica sistemtica. Mas preciso que seja uma atividade aerbica (caminhada, esteira, corrida, bicicleta, hidroginstica, natao, remo, dana, ginstica aerbica de baixo impacto etc.), com elevao da freqncia cardaca a at 75% de sua capacidade mxima. Nessas condies, a primeira coisa que o organismo faz lanar mo da glicose, armazenada nos msculos sob a forma de glicognio. Depois de aproximadamente 30 minutos, quando o glicognio se esgota, o organismo comea a queimar gordura como fonte de energia. As dietas restritivas devem ser evitadas. At porque, exatamente pelo fato de serem desbalanceadas, o organismo se defende espontaneamente delas, fazendo com que, aps um perodo de restrio, a pessoa coma muito mais. O que o indivduo precisa, isto sim, buscar uma mudana no estilo de vida, pois os fatores comportamentais desempenham, de longe, o papel mais importante no emagrecimento.

Segure a compulso

Faa um dirio alimentar e anote tudo o que voc come. Obedea rigorosamente ao horrio das refeies, comendo com intervalos de 4 a 5 horas. Jamais pule refeies. Quando, fora dos horrios, surgir a vontade de comer, busque uma alternativa (caminhada, exerccios fsicos etc.) que reduza a ansiedade. Antes de cada refeio, planeje o que voc vai comer e prepare cuidadosamente a mesa e o prato. Preste a mxima ateno ao ato de comer. No coma enquanto l ou assiste televiso. Mastigue bem e descanse o garfo entre cada bocada. Isso ajuda a controlar a ansiedade. Mas eficiente tambm porque existem dois mecanismos que promovem a saciedade. Um, de natureza mecnica, atua rapidamente, com o preenchimento do estmago. O outro, mais lento, depende da troca de neurotransmissores no crebro. Comendo devagar, a pessoa d tempo para que esse segundo mecanismo funcione. Jamais faa compras em supermercados de estmago vazio, para no encher o carrinho com guloseimas. No estoque comidas tentadoras (doces, sorvetes, salgadinhos) em casa. Tenha sempre mo opes saudveis. No v a festas de estmago vazio. Se, chegando l, voc no resistir tentao de comer alguma coisa, escolha aquilo de que mais gosta e dispense o resto.

!a acupuntura F cirurgia de estDmago


Alm da "4rmula Katividade "sica L reeduca/0o alimentar L psicoterapiaE- 3 uma vasta gama de tratamentos auxiliares- 1ue v0o desde a acupuntura at a cirurgia2 A acupuntura entra em cena por1ue o ac5mulo de gorduras ocorre em determinadas partes do corpo onde existe uma 1ueda do metabolismo muscular2 A cirurgia % 1ue n0o se con"unde com a mera lipoaspira/0o e destina%se a redu.ir o volume do estHmago % pode ser uma alternativa nos casos de obesidade m4rbida- 1uando o excesso de gordura coloca em srio risco a sa5de da pessoa2 = estHmago inervado pelo nervo vago- 1ue o conecta ao 3ipotlamo2 Quando a pessoa "ica com o estHmago dilatado de tanto comer e o 3ipotlamo ainda produ. uma sensa/0o de "omemesmo estando per"eitamente alimentada- a pessoa continua comendo- at 1ue o estHmago se enc3a mais2 = resultado uma dilata/0o ainda maior2 :m tais casos- esse 4rg0o- 1ue "oi drasticamente alterado pelo 3bito alimentar- talve. precise ser cirurgicamente re"eito2 om o estHmago diminudo- o indivduo passa a se satis"a.er com menos comida

Distrbios ali !"tar!s


Os distrbios alimentares so responsveis pelos maiores ndices de mortalidade entre todos os tipos de transtornos mentais, ocasionando a morte em mais de 10% dos pacientes. A grande maioria - mais de 90% - daqueles que sofrem de transtornos alimentares so mulheres adolescentes e jovens. Uma das razes pelas quais mulheres dessa faixa etria so mais vulnerveis a esses transtornos a tendncia de fazerem regimes rigorosos para obterem a silhueta "ideal". Falaremos de cada um deles agora. Leia com ateno e, ao se identificar com algum deles, procure um especialista.

Anorexia nervosa
muito bom redescobrir as formas do corpo medida que o ponteiro da balana comea a descer, mas tem gente que, mesmo sem nunca ter sido gorda, alimenta um desejo obsessivo de ficar magrrima! O problema que essas pessoas no ficam s na vontade de emagrecer. Elas desenvolvem um tipo de rejeio comida que as faz perder o controle. Isso a anorexia nervosa, uma disfuno que pode aparecer sozinha ou em parceria com a bulimia (compulso pela comida, seguida de culpa que faz a pessoa utilizar mtodos de expulso do que comeu, de seu corpo). A rejeio comida (anorexia, com incidncia de 1%) classificada como um transtorno alimentar e suas vtimas so quase sempre (95% dos casos) mulheres jovens, de 15 a 20 anos, excessivamente preocupadas com a aparncia e mais sensveis s influncias dos padres de beleza em vigor para firmar sua personalidade. A doena tambm ataca mulheres na faixa dos 30 e raramente as acima dos 40. Porm no quer dizer que a adolescente que adora estar na moda esteja sujeita a manifestar o problema. Um dos primeiros sintomas a perda da noo que a pessoa tem da sua imagem corporal, mesmo magra ela se v gorda, acredita que precisa emagrecer ainda mais, e que o melhor jeito parar de comer. Normalmente essas mulheres no acreditam que este medo de engordar possa ser sinal de alguma disfuno. A prtica mostra que uma das partes mais difceis do atendimento para tratar a anorexia nervosa convencer a pessoa de que ela est doente. Normalmente, essas pessoas s so levadas tratamento quando a anorexia j est em nvel elevado, ou seja, quando os sinais j so perceptveis, quando o emagrecimento j exagerado, a que os parentes (pois a pessoa no se v to magra) ou amigos prximos percebem que j ultrapassou o limite do normal. A famlia sempre deve insistir no tratamento mesmo que a doente queira parar. O atendimento especializado a nica sada para controlar o problema antes que o corpo exija atendimento mdico por causa de uma emergncia.

Sem tratamentos, a anorexia nervosa: Desgasta emocionalmente. Debilita os rgos. Provoca distrbios associados desnutrio. Lesa o aparelho digestivo quando h vmitos constantes. Provoca arritmias cardacas.

Nas adolescentes, os principais sinais da anorexia so o enfraquecimento, a perda de peso visvel e a ausncia de menstruao.

Tratamento

Reidratar o organismo, recomeando a alimentao base de soros e lquidos (o estmago reduzido por no comer a tempos no suporta alimentos slidos). Introduzir gradualmente alimentos pastosos at chegar aos slidos. A pessoa tambm vai precisar reaprender a conviver com os outros durante as refeies, entrar em supermercados, fazer compras, ir a festas, participar dos almoos com a famlia, enfim, voltar a lidar com o lado social da comida.

Quanto imposio, ela s feita em casos que j esto muito graves, com perigo de morte (arritmia cardaca, vmitos espontneos). Para os demais casos ela deixou de ser recomendada porque tira o paciente da vida social, o que dificulta ainda mais a sua readaptao. A psicoterapia muito importante para a eficcia do tratamento. Atravs dela a pessoa vai alterar os hbitos adquiridos e voltou a comer. recomendado tambm que a famlia do paciente participe de sesses de terapia familiar em grupo para auxiliar a paciente em seu ambiente.

Sintomas

Preocupao excessiva com a alimentao. A pessoa passa a maior parte do tempo pensando no medo de engordar. Sensao intensa de culpa e uma ansiedade desproporcional por eventualmente ter sado um pouco da dieta. As pessoas dizem que voc est muito magra, suas roupas esto cada vez mais largas, mas voc no se acha magra e ainda quer perder peso. Menstruao irregular, ou no existente.
) '!ss!s ti*os+ %o"s)lt! ) ,'i%o *si-)iatra o)

Obs# s! $o%& s! i'!"ti(i%o) %o !"'o%ri"olo.ista/

As estatsticas revelam que 90% dos pr-adolescentes com problemas de bulimia e anorexia so filhos de pais obesos ou excessivamente preocupados em emagrecer.

Bulimia nervosa

Pessoas com bulimia nervosa ingerem grandes quantidades de alimentos e depois eliminam o excesso de calorias atravs de jejuns prolongados, vmitos auto-induzidos, laxantes, diurticos ou na prtica exagerada e obsessiva de exerccios fsicos. Devido ao "comer compulsivo seguido de eliminao" em segredo, e ao fato de manterem seu peso normal ou com pouca variao deste, essas pessoas conseguem muitas vezes esconder seu problema das outras pessoas por anos. Assim como a anorexia, a bulimia caracteristicamente se inicia na adolescncia. A doena ocorre mais freqentemente em mulheres, mas tambm atinge os homens. Indivduos com bulimia nervosa, mesmo aqueles com peso normal, podem prejudicar gravemente seu organismo com o hbito freqente de comerem compulsivamente e se "desintoxicarem" em seguida.

Sintomas comuns da bulimia


Interrupo da menstruao. Interesse exagerado por alimentos e desenvolvimento de estranhos rituais alimentares. Comer em segredo. Obsesso por exerccio fsico. Depresso. Ingesto compulsiva e exagerada de alimentos. Vmitos ou uso de drogas para induo de vmito, evacuao ou diurese. Alimentao excessiva sem ntido ganho de peso. Longos perodos de tempo no banheiro para induzir o vmito. Abuso de drogas e lcool.

Personalidade: pessoas que desenvolvem bulimia quase sempre consomem enormes quantidades de alimentos, geralmente sem valor nutritivo, para diminuir o estresse e aliviar a ansiedade. Entretanto, com a extravagncia alimentar, surgem a culpa e depresso. Pessoas com profisses ou atividades que valorizam a magreza, como modelos, bailarinos e atletas, so mais suscetveis ao problema.

Tratamento
Quanto mais cedo for diagnosticado o problema, melhor. Quanto mais tempo persistir o comportamento alimentar anormal, mais difcil ser superar o distrbio e seus efeitos no organismo. O apoio e incentivo da famlia e dos amigos podem desempenhar importante papel no xito do tratamento. O ideal de tratamento que a equipe envolva uma variedade de especialistas: um clnico, um nutricionista, um psiquiatra e um terapeuta individual, de grupo ou familiar.

Comer-compulsivo
um dos transtornos alimentares que se assemelha bulimia, pois caracteriza-se por episdios de ingesto exagerada e compulsiva de alimentos e, no entanto, difere da bulimia, pois as pessoas afetadas no produzem a eliminao forada dos alimentos ingeridos (tomar laxantes e/ou provocar vmitos). Pessoas com esse transtorno sentem que perdem o controle quando comem. Ingerem grandes quantidades de alimentos e no param enquanto no se sentem "empanturradas". Geralmente apresentam dificuldades em emagrecer ou manter o peso. Quase todas as pessoas com esse transtorno so obesas e apresentam histria de variao de peso. So propensas a vrios problemas mdicos graves associados obesidade, como o aumento do colesterol, hipertenso arterial e diabetes. um transtorno mais freqente em mulheres.

Sintomas

Comer em segredo. Depresso. Ingesto compulsiva e exagerada de alimentos. Abuso de drogas e lcool.

Tratamento
O xito maior quando diagnosticados precocemente. Precisa de um plano de tratamento abrangente, em geral, um clnico, nutricionista ou um terapeuta, para lhe dar apoio emocional constante, enquanto o paciente comea a entender a doena de uma forma de terapia que ensine os pacientes a modificar pensamentos e comportamentos anormais, que em geral, so mais produtivas.

Na calada da noite
A ingesto exagerada e compulsiva de alimentos, caracterstica da bulimia e do comer compulsivo foi batizada, em ingls, com o nome de binge eating (orgia alimentar). Elas geralmente ocorrem na calada da noite, longe do olhar de censura de outras pessoas, e so acompanhadas por uma sensao subjetiva de perda de controle, seguida de culpa. Assim como ocorre na compulso pelo lcool, pelas drogas, pelo sexo, ou em outras formas de dependncia, as causas profundas do comer compulsivo continuam a ser um mistrio para os estudiosos. Indivduos obesos tm maior risco de doenas cardacas e alguns tipos de cncer (estmago/intestino)

Potrebbero piacerti anche