Sei sulla pagina 1di 2

2 PROCESSO DE REALIZAO DO PRODUTO (PRP) Processo elaborado para ajudar no desenvolvimento de produtos contemplando todas as fases do mesmo, desde

e a identificao das necessidades do cliente at o descarte do produto. Desenvolver um produto com base nas necessidades identificadas do consumidor; Desenvolver um processo de produo que contemple todas as fases de do produto, desde o seu desenvolvimento, passando pela fabricao, comercializao, uso, manuteno e descarte; Desenvolver sistemas de controles e aprovaes intermedirias e finais incluindo a satisfao do cliente.

4 UTILIZAO DO PRP Para implantao e utilizao do PRP necessrio conhecer alguns conceitos.

4.1-GRUPOS DE TRABALHO Habilidade para trabalhar conjuntamente com diversos membros multidisciplinares visando alcanar um objetivo comum.

4.2-COMUNICAO Habilidade de expressar claramente e logicamente idias, informaes e dados; atravs da escrita, da palavra ou visualmente de modo atender as intenes dos receptores que possuem diferentes nveis de compreenso. 5 O PRP PROCESSO DE REALIZAO DO PRODUTO 5.1 SISTEMA DE INFORMAO Sistema que permite a difuso dos vrios tipos de informaes entre os diferentes participantes do processo. 5.2 TICA PROFISSIONAL Adequao aos padres de conduta profissionais e da empresa. 5.3 CRIATIVIDADE Criar e expressar novas idias para otimizar sistemas ou solucionar problemas conhecidos e inesperados. 5.4 PROJETO DE SEGURANA Projeto para minimizar as possibilidades de danos aos usurios e ao meio ambiente. 5.5 PROJETO DE CUSTOS Equacionamento do custo final do produto levando em considerao todos os processos envolvidos para a fabricao, desde a aquisio de insumos, estocagem, montagem, distribuio, uso e manuteno. Prever anlises dos custos do processo para avaliar se a meta pr-estabelecida foi atingida. 5.6 1 FASE DO PRP POR ONDE COMEAR? MISSO DA EMPRESA: Razo de existir da empresa. Ex.: Dar ao usurio dos nossos servios e instalaes a sensao de bem estar mesmo fora de casa. (hotel Jandaia) 5.7 PRP POR ONDE COMEAR? TIME DE DESENVOLVIMENTO Quem deve participar da equipe de desenvolvimento de novos produtos/ servios.

BENCHMARKING Consiste em analisar solues de problemas similares em empresas lderes de mercado. 5.8 2 FASE DO PRP DESENVOLVIMENTO CONCEITUAL DO PRODUTO Sero desenvolvidos os requisitos funcionais do produto. Os requisitos devem obedecer aos conceitos da engenharia de valor.

.9 3 FASE DO PRP INTEGRAO So realizadas as anlises preliminares de viabilidade: 1) Econmica; 2) Tcnica; 3) Mercado; 4) Humana Ferramenta mais utilizada o brainstorming.

5.10 4 FASE DO PRP APRIMORANDO O CONCEITO Tecnicamente o projeto j est definido.

Materiais j esto definidos: Facilita o suprimento e as regras de qualidade, prazo de entrega, etc. Mtodo de produo definido.

5.11 5 FASE DO PRP ANLISES Anlise de engenharia Anlise de desempenho Anlise de processos de manufatura Anlise detalhada dos custos

Potrebbero piacerti anche